• Nenhum resultado encontrado

EDITAL SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EDITAL SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

EDITAL

SELEÇÃO AO CURSO DE DOUTORADO EM CIÊNCIA, TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO - 2015.2

O Diretor-Geral do Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca - CEFET/RJ, de acordo com o Regulamento do Programa de Pós-Graduação em Ciência, Tecnologia e Educação (PPCTE) http://dippg.cefet-rj.br/, comunica a abertura do processo seletivo para o Curso de Doutorado em Ciência, Tecnologia e Educação com vistas ao ingresso no ano letivo de 2015, segundo trimestre, que será regido pelas normas a seguir descritas e conduzido pela Comissão de Seleção.

1. INSCRIÇÃO

1.1. A inscrição para o Processo de Seleção será realizada nas dependências do CEFET/RJ,

campus Maracanã, mediante a entrega pelo candidato da FICHA DEINSCRIÇÃO preenchida. A

FICHA DE INSCRIÇÃO PODE SER OBTIDA por meio digital, via internet, através da página do PPCTE no portal do CEFET/RJ. Após o preenchimento o candidato deverá imprimir e assinar a FICHA DEINSCRIÇÃO. Esta ficha deverá ser apresentada no CEFET/RJ no período e local de inscrições definido no calendário do concurso, item III deste Edital. A ficha de inscrição e demais informações necessárias ao candidato também estarão disponíveis no endereço físico do CEFET-RJ, campus Maracanã, Secretaria da Pós-graduação, Av. Maracanã 229, Bloco E, 50 andar, sala 506. No ato da inscrição, o candidato deverá apresentar:

1.2. No ato da inscrição será necessário entregar na Secretaria do Programa os seguintes documentos:

• Duas (02) fotos 3x4 recentes.

• Cópia do diploma de graduação emitido por instituição reconhecida pelo MEC.

• Histórico Escolar do Mestrado, em curso reconhecido pela CAPES, para efeito de aproveitamento de créditos.

• A ficha de inscrição devidamente preenchida e assinada. O canhoto será devolvido ao candidato para efeito de comprovação e identificação.

• Certificado de proficiência da Língua Inglesa ou Francesa com data de conclusão de, no máximo, 5 (cinco) anos, se desejar isenção da prova de língua estrangeira.

• Currículo Lattes impresso junto às cópias dos documentos comprobatórios, que pontuam segundo as tabelas 1 e 2.

• Projeto de Pesquisa que pautará a Tese de Doutorado encadernado em três (3) vias impressas.

CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA CELSO SUCKOW DA FONSECA - CEFET/RJ

DIRETORIA DE PESQUISA E PÓS-GRADUAÇÃO

(2)

2. VAGAS

Serão oferecidas até 18 vagas para a Área de Concentração em Ciência, Tecnologia e Educação divididas pelas Linhas de Pesquisa do Programa.

3. CALENDÁRIO

Inscrição

Secretaria da Pós-graduação CEFET/RJ, campus Maracanã,

Av. Maracanã, 229 Bloco E, 5º andar, Sala 506 Horário: das 09:00h às 12:00h e das

14:00h às 17:00h

09/03/2015 a 10/04/2015

1ª etapa Avaliação da documentação entregue pelos candidatos

13/04/2015

Divulgação do resultado da primeira etapa (online e no mural da Secretaria da Pós-graduação)

15/04/2015 (a partir das 17h)

Sorteio de horários para arguição de projetos 17/04/2015 (às 14h) 2ª etapa Arguição de projetos 27/04/2015 a 29/04/2015

Resultado 04/05/2015 (a partir das 17h) Entrada de recursos com devida fundamentação 05/05/2015 (até às 17h)

Resultado Final 06/05/2015 (a partir das 17h)

4. ETAPAS DO PROCESSO SELETIVO

O processo seletivo será constituído de duas Etapas de Avaliação.

PRIMEIRA ETAPA

4.1. A Primeira Etapa do Processo Seletivo ao Doutorado se constituirá do julgamento da produção acadêmica qualificada do candidato por meio do Currículo Lattes. O candidato deve manter o Currículo Lattes atualizado uma vez que o mesmo será consultado pela banca examinadora. Esta etapa será eliminatória, devendo cada candidato perfazer um total mínimo de 6,0 pontos para ser aprovado para a Segunda Etapa. Não haverá número máximo de pontos. O candidato deverá comprovar a produção científica compatível com aquilo que se espera de um profissional que almeje alcançar o último nível de formação de um pesquisador da Área de Ensino.

4.2. O primeiro quesito de análise será a produção bibliográfica em artigos. A pontuação será baseada em artigos publicados nos últimos 3 anos com no mínimo 5 (cinco) páginas

(3)

(2012, 2013, 2014 e aceitos ou publicados em 2015) que serão pontuados de acordo com o QUALIS da Área de Ensino (tabela 1). Essa condição deverá ser comprovada por documento emitido pela revista ou cópia da página inicial do trabalho onde conste as informações indispensáveis para a devida identificação.

Tabela 1 Revista Pontos A1 10,0 A2 8,5 B1 7,5 B2 6,0 B3 2,0 B4 1,0 B5 0,5

4.3. O segundo quesito será a análise da produção bibliográfica de TRABALHOS COMPLETOS publicados em ANAIS de congressos presenciais da área de Ensino com no mínimo 5 (cinco) páginas. A pontuação será considerada nos últimos 3 anos (2012,2013, 2014), de acordo com a tabela 2.

Tabela 2

TRABALHOS COMPLETOS PUBLICADOS EM ANAIS PONTOS

Cada trabalho completo em Congresso Internacional presencial (com Comitê Científico envolvendo pesquisadores de mais de 3 países)

3,0

Cada trabalho completo em Congresso Nacional presencial 2,0 Cada trabalho completo em Congresso Regional ou Estadual presencial 0,5

4.4. A comissão de seleção homologará a inscrição após o término do prazo estipulado no Calendário. Todos os candidatos homologados na Primeira Etapa estarão automaticamente aptos a participarem da Segunda Etapa. A comissão de seleção apresentará um relatório com a pontuação obtida pelos candidatos que será divulgada no sitio do PPCTE e afixada na Secretaria dos Programas de Pós-graduação (sala E-506).Será dado o prazo de 24 h, contados a partir da publicação do resultado da Primeira Etapa, para que os candidatos apresentem recurso. Não haverá atendimento telefônico para este tipo de informação.

SEGUNDA ETAPA

4.5. A Segunda Etapa se constituirá da arguição do projeto. Serão formadas bancas específicas para cada Linha de Pesquisa do Programa para a avaliação, já que cada candidato terá declarado em sua inscrição a linha escolhida e o orientador pretendido (ver anexo 1).

4.6. Para a realização da Segunda Etapa o candidato deverá se apresentar no dia e horários marcados no site do programa para a arguição do Projeto de Pesquisa portando os seguintes documentos:

• Canhoto da Ficha de Inscrição; • Original da Carteira de Identidade.

(4)

4.7. A Segunda Etapa também será eliminatória.

4.8. A arguição será realizada por uma banca que deverá atribuir uma nota entre 0 e 10 de acordo com critérios do estabelecidos no ítem 4.9.2

4.9. Serão selecionados os candidatos que totalizarem maior nota por orientador declarado no ato de inscrição. Portanto, só estarão aprovados aqueles com maior nota e que preencham o número de vagas disponibilizadas pelos orientadores. A Comissão de Seleção poderá propor a realocação de candidatos entre os orientadores, dentro da mesma Linha de Pesquisa, caso julgue conveniente. Esta medida só será concretizada se contar com a aceitação dos candidatos envolvidos e dos orientadores propostos.

4.9.1 Cada candidato terá até 30 minutos para ser arguido pela banca.

4.9.2. A banca atribuirá a pontuação aos projetos arguidos segundo os seguintes critérios:

 Na arguição do projeto serão considerados o conhecimento da proposta de pesquisa, a clareza e a coerência de argumentos.

 O projeto deve conter entre 15 (quinze) e 20 (vinte) páginas, escritas em fonte Arial, tamanho 12, espaçamento entre linhas 1,5, folha A4, margens 3,0 cm.

 Na folha de rosto do projeto deve conter o nome da instituição, o nome do curso de pós-graduação, o título, a linha de pesquisa, o nome do provável orientador, o nome do candidato, a cidade e a data.

 O projeto deve conter obrigatoriamente: Título; Apresentação: delimitação do problema de forma contextualizada; Hipóteses; Objetivos; Fundamentação teórica; Metodologia; Cronograma; Referências Bibliográficas.

A nota final dos candidatos será obtida pela soma das duas etapas.

PROVA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

4.10. A prova de Língua Estrangeira constitui-se de um processo independente das duas etapas anteriores, tendo caráter eliminatório. Somente os candidatos aprovados nas duas primeiras etapas se submeterão a esta prova em data a ser marcada pela coordenação do PPCTE.

4.11. O candidato poderá optar por avaliação em uma de duas línguas estrangeiras: Francês ou Inglês.

4.12. O candidato que concluiu o mestrado com prova de línguas em até 5 (cinco) anos está isento de realizar esta etapa. Assim como o candidato que apresentar, no ato da inscrição, o certificado de conclusão do curso de proficiência em inglês ou francês com no máximo 5 (cinco) anos de término.

4.13. Caso o candidato não se enquadre nas condições do item anterior, fará a prova de inglês ou francês em data a ser marcada pela coordenação do PPCTE.

4.14. Caso o candidato não atinja a nota mínima 6,0 na prova realizada no ano subsequente, será automaticamente desligado do Programa.

4.15. As notas da prova de Língua Estrangeira não serão computadas na nota final dos candidatos para efeito de classificação.

5. DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

1. O candidato é responsável pelo preenchimento dos campos obrigatórios da FICHA DE INSCRIÇÃO e pela fidedignidade entre as informações prestadas e os respectivos documentos originais.

(5)

2. Não serão aceitas inscrições com a documentação incompleta. A falta de qualquer documento, ou a incorreção de qualquer informação fornecida pelo candidato tornará inválida a inscrição.

3. O candidato que não tiver sua inscrição homologada pela Comissão de Seleção na Primeira Etapa do Processo Seletivo por falta de documentos não poderá reapresentá-los fora do prazo.

4. Todas as atividades do processo seletivo serão realizadas nas dependências do CEFET/RJ, campus Maracanã.

5. As etapas do processo seletivo seguirão o calendário indicado no item 3. O calendário das arguições de projeto dos candidatos aprovados na Primeira Etapa será sorteado em presença de todos os candidatos. Candidatos ausentes no horário do sorteio receberão os horários não sorteados pelos demais de acordo com determinação da Comissão de Seleção.

6. A data da divulgação do resultado final dos candidatos selecionados está discriminada no item 3.

7. É de responsabilidade do candidato informar-se sobre o dia, a hora e o local de realização de todas as etapas do processo seletivo que exijam sua presença;

8. Não haverá segunda chamada.

9. A Comissão de Seleção se reserva o direito de não preencher todas as vagas previstas neste Edital.

10. O candidato portador de necessidades especiais deverá entrar em contato com a Comissão de Seleção através da Secretaria do PPCTE ou pelo e-mail sec.ppcte@gmail.com, até o último dia das inscrições, para que possam ser planejadas as necessárias adaptações. 11. O candidato que apresentar documentação incompleta, rasurada, indevidamente preenchida, que prestar informações incorretas ou falsas invalidará sua inscrição e será eliminado no momento do processo seletivo ou durante a matrícula.

12. Será aceito que o candidato que resida fora da região Metropolitana do Rio de Janeiro encaminhe os documentos relativos à primeira fase por correio, exclusivamente através de SEDEX/AR, endereçado à Secretaria do Programa, com postagem até o dia 10/04/2015. A inscrição com postagem posterior a essa data não será aceita. Os inscritos por SEDEX/AR não terão direito a comprovante de inscrição. O CEFET/RJ e a banca de seleção deste concurso não se responsabilizam por qualquer tipo de extravio de correspondências/documentos enviados por SEDEX/AR.

13. Não haverá, em qualquer hipótese, inscrição condicional ou aceitação de documentação incompleta, como também não serão aceitas inscrições via fax, via Internet e/ou extemporâneas.

14. Não se admitirá trancamento de matrícula no 1° período letivo do curso; 15. A documentação dos candidatos não será devolvida.

17. Informações complementares referentes às provas serão fornecidas por meio digital, juntamente com a Ficha de Inscrição.

18. O candidato terá até 24h após o término das etapas para entrar com recurso fundamentado junto à Comissão de Seleção caso encontre alguma irregularidade no processo. A Comissão terá 24h para dar um parecer.

19. Casos omissos neste Edital serão resolvidos pelo Diretor-Geral, ouvida aComissão de Seleção.

Rio de Janeiro, de 2015.

Carlos Henrique Figueiredo Alves Diretor-Geral

(6)

ANEXO

VAGAS DISPONIBILIZADAS POR ORIENTADOR

Orientador Vagas Linha de Pesquisa

Alcina Maria Testa Braz da Silva Até 02 L4

Alvaro Chrispino Até 02 L2 e L3

Andréia Guerra de Moraes Até 02 L1 e L4

José Cláudio Reis Até 02 L1

Marcelo Borges Rocha Até 02 L2

Marco Antonio Barbosa Braga Até 02 L1 e L3 Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima Até 02 L4

Maria Renilda Nery Barreto Até 02 L1

Tereza Maria Rolo Fachada Levy Cardoso Até 02 L1 e L3

Linhas de Pesquisa

L1 - HISTÓRIA E FILOSOFIA DA CIÊNCIA E DA TECNOLOGIA NO ENSINO L2 - CIÊNCIA TECNOLOGIA E SOCIEDADE (CTS) NO ENSINO

L3 - NOVAS ABORDAGENS EM EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA L4 - FUNDAMENTOS DA FORMAÇÃO DE PROFESSORES EM C&T

Referências

Documentos relacionados

Utilizar as estratégias de afinidade e de flexibilidade, além da antevisão, permitiu explorar características específicas de cada problema e reduzir o atraso médio geral em

Pelagem cinzento-acastanhada no dorso e mais clara e cinzenta centralmente; Tem o focinho muito curto e a cabeça muito redonda, de pêlo muito curto; As orelhas são triangulares

aprovada pelo Conselho Superior e, neste caso, a referida prova substituirá quaisquer outras formas de avaliação anteriormente citadas. A prova de segunda chamada, nos moldes

Incidimos prioritariamente na redução do orçamento de funcionamento para não penalizar as atividades desportivas, mototurismo e mobilidade, nacionais e internacionais, que nos

1 - No caso de uma Alta Parte Contratante denunciar o presente Protocolo, a denúncia só produzirá efeitos seis meses após a recepção do instrumento de denúncia. Se, no

DF COMERCIAL DE REPRESFNTAÇÔIS. cla.i? para Itacoitiari.. de maior at'ividade no momento, dizendo respeito a? necessitiude.s mmima.1 de MHHQt os países qUSJtto aos

Marcos Paulo Campos Cavalcanti de Mello, Universidade Estadual Vale do Acaraú - UVA, Brasil Maria Anezilany Gomes do Nascimento, Universidade Estadual do Ceará - UECE, Brasil..

daqui dessa casa com o resto da família a gente brigou muito por conta do processo de cuidado com meu avô que as outras pessoas se abdicaram e a gente tinha que ficar