• Nenhum resultado encontrado

ASC. Prof. Danilo Toledo Ramos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ASC. Prof. Danilo Toledo Ramos"

Copied!
43
0
0

Texto

(1)ASC Prof. Danilo Toledo Ramos.

(2) Fundações Profundas (Indiretas) Segundo a NBR 6122 6122//1996: 1996: Elementos de fundação que transmitem a carga ao terreno pela base (resistência de ponta), por sua superfície lateral (resistência de fuste), ou por uma combinação das duas. Está assente em profundidade superior ao dobro de sua menor dimensão em planta, e no mínimo 3 m. Os principais tipos são: Estaca e Tubulão.

(3) Estacas Peças estruturais alongadas cuja finalidade é transmitir cargas a camadas profundas do terreno.. P. São executadas executadas inteiramente por equipamentos ou ferramentas Resistência de fuste. As estacas recebem esforços axiais de compressão. A estes esforços elas resistem, seja: pelo atrito das paredes laterais contra o solo, pelas reações exercidas pelo solo resistente sobre a ponta da peça.. a) Resistência de base.

(4) Estacas. P. P. P. P. Terre no em c urso d e c o nsolid a ç ã o. a). b). c). d). Terreno resistente. (a) a capacidade resistente da estaca pelo atrito lateral e de ponta; (b) a estaca é carregada na ponta, trabalhando pois como pilar; (c) ela resiste pelo atrito lateral: é a estaca flutuante. (d) atravessa um terreno que se adensa sob seu peso próprio, ou sob a ação de uma camada de aterro sobrejacente, produzindo o fenômeno do atrito negativo, isto é, o solo em vez de se opor ao afundamento da estaca, favorece a sua penetração no solo..

(5) Estacas As estacas podem ser (pré-moldadas) ou confeccionadas no canteiro (in loco): pré-moldadas • Concreto • Metálica • Madeira. moldadas in loco • Com tubo de revestimento • Tipo Franki • Tipo Strauss • Escavada • Hélice contínua • Estaca raiz.

(6) Quando utilizar fundações profundas ? Quando os solos superficiais são pouco resistentes Quando solos superficiais estão sujeitos a erosão Fundações em locais alagados ou abaixo do N.A. Quando se requer elevada capacidade de carga Possibilidade de escavações futuras próximas ao local.

(7) Estaca pré-moldada As estacas pré-moldadas caracterizam-se por serem cravadas no terreno por percussão. Podem ser constituídas por diversos elementos estruturais, como concreto armado ou protendido, madeira, aço, etc..

(8) Estaca pré-moldada de CONCRETO São indicadas para transpor camadas extensas de solo mole e em terrenos onde o plano de fundação se encontra a uma profundidade homogênea. Dimensões de 16x16 cm até 35x35 cm, com 3 a 12 metros de comprimento. (* concreto protendido seções e comp. maiores) Desvantagem - o seu transporte exige cuidado redobrado no manuseio e verificação de sua integridade momentos. Comercializadas com diferentes antes da sua cravação. formatos geométricos..

(9) Estaca pré-moldada de CONCRETO. Martelo 2.400 Kg. capacete. Fonte: Solos fundações Ltda. Bate estaca (alto nível de ruído).

(10) Estaca pré-moldada de CONCRETO. Fonte: Solos fundações Ltda.

(11) Estaca pré-moldada METÁLICA São constituídas por peças de aço laminado ou soldado (perfis I, H, chapas dobradas, bem como trilhos, geralmente reaproveitados após a remoção de linhas férreas), sendo que o comprimento varia de acordo com a necessidade do projeto e capacidade do equipamento de cravação, realizando-se emendas através de solda. Grande capacidade de suporte de cargas Não apresenta problemas quanto ao transporte e manuseio Rapidez na cravação, podendo ser utilizadas em solos duros (camadas rígidas).

(12) Estaca moldada in loco Estaca Franki Estaca de concreto armado e moldadas “in loco” e executadas com tubo de revestimento. Caracteriza-se por apresentar uma base alargada obtida pela introdução de material granular (tampão ou bucha) por meio golpes de pilão. Devido ao método de cravação, pode ser usada, mesmo na presença de água (lençol fretático) A base alargada tem a finalidade de aumentar a resistência de ponta da estaca..

(13) Estaca moldada in loco Estaca Franki Sequência de execução.

(14) Estaca moldada in loco Estaca Franki pilão. Vista do equipamento e do tubo de revestimento a ser cravado. Tampão de areia e brita.

(15) Estaca moldada in loco Estaca Franki. Retirada do tubo de revestimento. Concretagem do fuste Arrasamento da cabeça da estaca.

(16) Estaca moldada in loco Estaca Franki VANTAGENS: Alcança grandes profundidades. Melhor estabilidade pela base alargada, boa verticalidade e superfície do fuste bastante rugosa em contato com o terreno bastante comprimido Possui a capacidade de desenvolver elevada carga de trabalho, suportando até 100ton O comprimento da estaca pode ser facilmente ajustado durante a cravação. DESVANTAGENS: Alto custo e especializado, tal fundação só pode ser executada por companhias organizadas e protegidas com patentes de execução; - causa muita vibração, podendo danificar construções Processo executivo vizinhas.

(17) Estaca moldada in loco Estaca Strauss Balde sonda. Estaca em concreto simples ou armado, executadas com tubo de revestimento metálico recuperável, de ponta aberta para permitir a escavação do solo. Diâmetros de 25 a 45 cm Capacidade de carga: 20 a 60 ton Desaconselhável em terrenos com lençol freático Custo reduzido em relação aos outros processos Executada com tripé, balde sonda e soquete O equipamento é leve e de pequeno porte, facilitando a locomoção dentro da obra – obras de pequeno porte. O processo não causa vibrações.

(18) Estaca moldada in loco Estaca Strauss Seqüência executiva.

(19) Estaca Escavada As estacas escavadas apresentam as seguintes características: Baixo nível de vibração e ruído Execução problemática abaixo do NA; utilização de lama bentonítica Alta produtividade (comparando-se com a Strauss ou Franki) Maior controle com a verticalidade Cargas admissíveis mais elevadas (10000 kN).

(20) Estaca moldada in loco Hélice contínua Estaca de concreto escavada através de um equipamento que possui um trado helicoidal, que retira o solo conforme se realiza a escavação, e injeta o concreto (haste central do trado) simultaneamente à retirada do trado Alcançada a profundidade desejada, o concreto é bombeado através do tubo central, preenchendo simultaneamente a cavidade deixada pela hélice que é extraída do terreno. OBS: As áreas de trabalho devem ser planas e de fácil movimentação.. É um sistema que proporciona uma boa produtividade !.

(21) Estaca moldada in loco Hélice contínua Sequência executiva. Diâmetro: 25 a 100 cm Capacidade de carga: 30 a 500 ton.

(22) Estaca moldada in loco Estaca raiz Estaca escavada com perfuratriz, executada com equipamento de rotação ou rotopercussão. É recomendado para obras com dificuldade de acesso, pois o equipamento apresenta pequenas dimensões (altura 2m). Capacidade de carga: 10 a 200 ton Diâmetro: 100 a 500 mm VANTAGENS: Pode atravessar terrenos de qualquer natureza (até solos que possuem matacões e rocha). Pode ser executada de forma inclinada, resistindo a esforços horizontais..

(23) Estaca moldada in loco Estaca raiz Sequência executiva.

(24) Estaca raiz Fotos da perfuração. Perfuração utilizando máquina perfuratriz. além de perfurar os solo, injeta água sob alta pressão para lavar o furo e auxiliar na escavação.. Adição de tubo de revestimento.

(25) Tubulão Elemento de fundação profunda, construído através da concretagem de um poço (revestido ou não), geralmente dotado de uma base alargada. Em sua execução há descida do operário Pode ser feito a céu aberto ( normalmente sem revestimento) ou sob ar comprimido (pneumático) , estes sempre revestidos por camisa de concreto ou camisa de aço (metálica). No caso de revestimento de aço, este poderá ser perdido ou recuperado..

(26) Tubulão a céu aberto Tem seu fuste aberto por escavação manual ou mecânica ( até a cota desejada) sendo a base, em geral escavada manualmente. Poço com diâmetro mínimo de 70cm (para permitir a descida de operários). Alargamento da base. Retirada do material, onde utilizase balde e sarrilho..

(27) Tubulão a céu aberto Pode ser executado com ou sem revestimento, podendo este ser de aço ou de concreto. No caso de revestimento de aço (camisa metálica), este poderá ser perdido ou recuperado. Interior do tubulão com revestimento de concreto. Operário realizando a escavação. OBS: a armadura pode ser colocada totalmente Tubulão concretado com no revestimento ou parte revestimento de concreto. no revestimento e parte no núcleo;.

(28) Tubulão a céu aberto. Armadura dos tubulões Detalhe dos espaçadores (tipo rolete), cuja função é garantir o cobrimento do concreto e centralizar a ferragem.

(29) Tubulão a céu aberto. Concretagem dos tubulões.

(30) Tubulão a ar comprimido (pneumáticos) Utilizado quando pretende-se executar tubulões em solos onde haja água e não seja possível esgotá-la devido o perigo de desmoronamento das paredes do fuste (escavação abaixo do lençol freático). Podem ser com camisa de concreto ou de aço. A injeção de ar comprimido nos tubulões impede a entrada de água pois a pressão interna é maior que a pressão da água. Atualmente, só é usado em obras de arte, geralmente fora do perímetro urbano..

(31) Tubulão a ar comprimido (pneumáticos) Para trabalhar nestas condições, devem ser tomadas as seguintes providências: equipe permanente de socorro médico à disposição da obra; câmara de descompressão equipada disponível na obra; compressores e reservatórios de ar comprimido de reserva; renovação de ar garantida, sendo o ar injetado em condições para o trabalho humano.

(32) Tubulão a ar comprimido (pneumáticos).

(33) Tubulão a ar comprimido (pneumáticos).

(34) Tubulão a ar comprimido (pneumáticos). Engenheiro no interior da campânula sob pressão, para conferir as armaduras antes da concretagem..

(35) Análise de custo das fundações profundas Tubulão e estaca pré-moldada são as soluções mais econômicas. A estaca tipo hélice já foi considerada de custo elevado porém, devido a sua alta produtividade e ao aumento da demanda, houve uma progressiva redução de custos ao longo dos anos A estaca Franki é considerada mais custosa que as estacas anteriores (pré-moldada e hélice), porém de custo inferior a estaca raiz A estaca do tipo raiz apresenta alto custo O tubulão é uma solução viável quando utilizado acima do nível d.água e com pequenas profundidades, de 4 a 6 m..

(36) Características das fundações profundas.

(37) Características das fundações profundas.

(38) Conclusões O melhor tipo de fundação é aquela que suporta as cargas da estrutura com segurança e se adequa aos fatores topográficos, maciço de solos, aspectos técnicos e econômicos, sem afetar a integridade das construções vizinhas. É importante a união entre os projetos estrutural e o projeto de fundações num grande e único projeto, uma vez que mudanças em um provocam reações imediatas no outro, resultando obras mais seguras e otimizadas..

(39) Estruturas de transição entre as fundações e superestrutura Bloco de coroamento Cintamentos.

(40) Estruturas de transição entre as fundações e superestrutura Bloco de coroamento da fundação. Conjunto de estacas. Futuro bloco. Armadura do pilar e bloco de coroamento já concretado. Armadura dos blocos ( armadura densa).

(41) Estruturas de transição entre as fundações e superestrutura Cintamento e bloco de coroamento. cintamento. tubulão. Bloco escavado.

(42) Estruturas de transição entre as fundações e superestrutura Cintamento e bloco de coroamento. Bloco já com a forma e início da forma do cintamento.

(43) Referências Bibliográficas HACHIC, W, et. at., Fundações: Teoria e Prática, Pini, São Paulo-SP 1998. Manual de Estruturas 1FUN – ABCP Notas de Aula, Fundaçoes. PCC 2435. São Paulo, EPUSP, s.d.. ABNT, Projeto e Execução de Fundações. NBR 6122, Rio de Janeiro .1996. Borges, A.C.. Prática de pequenas construções. São Paulo: Edgard Blücher. 1999 Apostila de Fundações .Universidade Federal de Goiás.

(44)

Referências

Documentos relacionados

Objetivo: O presente trabalho tem como objetivo analisar uma série temporal de transplantes de órgãos humanos em diversos Estados e quais as políticas públicas

The general framework of proposed principles can be summarized in the following manner: (i) globalized, transnational AML action through common standards, international

Até aqui, a pauta foi a da necessidade de manter presente a boa-fé e o dever derivado de prestar informação nos negócios jurídicos, em especial nos contratos de seguro e

Para casos específicos, os contadores são procurados, como por exemplo a declaração do imposto de renda no qual muitos alegaram se tornar o período de maior contato, pois os

O setor de energia é muito explorado por Rifkin, que desenvolveu o tema numa obra específica de 2004, denominada The Hydrogen Economy (RIFKIN, 2004). Em nenhuma outra área

Para o Alentejo os estudos de casos são pouco conhecidos, o que não deixa de ser paradoxal por dois motivos: pedologicamente trata-se de uma zona muito apta para esta produção,

Neste panorama, o principal objetivo desse estudo é entender a importância da competitividade de destinos turísticos pontuando quais políticas tem sido adotadas

Como parte de uma composição musi- cal integral, o recorte pode ser feito de modo a ser reconheci- do como parte da composição (por exemplo, quando a trilha apresenta um intérprete