• Nenhum resultado encontrado

NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÃO TEMAS! ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA 23 DE OUTUBRO PALAVRA DE DEUS"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 2ª FEIRA | 23 DE OUTUBRO | …PALAVRA DE DEUS

Introdução

Bom dia a todos!

É já esta semana que celebramos a Festa da Santidade Juvenil Salesiana. Já muito foi falado sobre como poderemos atingir a Santidade e, de facto, sabemos que é algo que está ao alcance de todos nós. A música que iremos escutar hoje fala-nos de como a Santidade está presente no nosso dia-a-dia. Os dois jovens Salesianos que a cantam, dão vida à frase de Domingos Sávio “Eu quero ser santo” para enfatizar que todos somos chamados à Santidade.

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=D4cBT-zbA0Y

(Deverá colocar-se a letra ao lado do vídeo, para os alunos acompanharem)

Who Says You Can’t Be a Saint? – The Bosco Boys

Quem é que diz que não podes, quem é que diz que não podes, quem é que diz que não podes ser Santo? Dizes que não podes ser um Santo?

Eu acho que tu podes. Avança, segue o caminho

Quando te sentires mal, continua em frente. Não te percas, ouve música

A vida é uma viagem, não a desperdices

Mas existe santidade em cada dia, isso eu posso provar

Indo à escola, indo à Igreja, cozinhando o jantar, estando bem no trabalho Apenas continua! Cumpre as tuas tarefas e deixa-O fazer o Seu trabalho. És um bebé, és um irmão, és um professor, és uma mãe.

Continua! Cumpre as tuas tarefas e deixa-O fazer o Seu trabalho.

Quem é que diz que não podes, quem é que diz que não podes, quem é que diz que não podes ser Santo? Sim, os tempos são difíceis

Tens de te levantar, não importa o que custe.

Os Santos são pessoas normais que nunca desistiram, eu nunca desisto! Eu consigo, tu consegues, todos conseguimos erguer-nos.

Olhos abertos.

Alguém bate à tua porta, Alguém bate à tua porta, Alguém bate à tua porta, Porque eu quero mais!

Deus, permite-me, porque quero dar-me a Ti. Dá-me vida, para a dar a Cristo,

Pedro, Paulo, João, Tiago,

Libertem-me das minhas correntes e eu não terei vergonha. Seguirei Cristo com tudo o que tenho

De espírito cheio, enquanto eu participo nesta jornada. Junta-te aos Santos, até voltarmos a ver o Seu rosto.

(2)

Comentário

 Os “The Bosco Boys” (Os meninos Bosco) são dois jovens Salesianos que procuram evangelizar através da música, num caminho que nos leva até Jesus.

 Nesta música, incentivam todos a viver a santidade na vida quotidiana e nas próprias tarefas diárias, tal como Dom Bosco fazia.

 Através da música, podemos também ouvir a palavra de Deus, podemos despertar para uma vida mais alegre e mais feliz.

 Também tu podes ser Santo, basta estares atento aos sinais de Deus e viveres uma vida à Sua semelhança.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor Jesus, hoje queremos agradecer-te por todos os exemplos de santidade que nos dás. Ajuda-nos a sermos melhores diariamente e a vivermos de acordo com o teu modelo de vida.

Pai-nosso…

São João Bosco… rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(3)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 3ª FEIRA | 24 DE OUTUBRO | …PALAVRA DE DEUS

Introdução

Bom dia a todos!

Hoje é dia 24! Em todos os dias 24 os salesianos recordam Nossa Senhora Auxiliadora, uma das grandes devoções de São João Bosco. Ela foi mãe, mestra e guia de Dom Bosco ao longo de toda a sua vida e obra. “Foi Ela quem tudo fez”, dizia ele no final da sua vida.

Imagem

Comentário

 Esta imagem está na Basílica de Maria Auxiliadora em Turim. Mostra bem o quanto Dom Bosco era dedicado à figura da mãe de Jesus.

 Nem tudo foi fácil na vida de São João Bosco, mas sempre que precisava de ser ajudado e guiado, ele pedia a ajuda da Auxiliadora e ela não o deixava ficar mal.

 Também tu, na tua vida, o podes fazer: “confia em Maria Auxiliadora e verás o que são milagres”.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Maria Auxílio dos Cristãos, leva os nossos pedidos e orações a Jesus teu filho. Ave-Maria…

Nossa Senhora Auxiliadora…rogai por nós Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

(4)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 5ª FEIRA | 26 DE OUTUBRO | …PALAVRA DE DEUS

Introdução

Bom dia a todos!

A Palavra de Deus ocupa um lugar fundamental na nossa vida. É ela que nos mantém de pé!

Vídeo

https://www.youtube.com/watch?v=X5sZ4J_bSiQ

Comentário

 De uma forma muito informal e até lúdica o Papa Francisco explica-nos a importância da Palavra de Deus na nossa vida.

 Através da Palavra, Deus dá-nos a mão e guia-nos no nosso caminho, impede que caiamos!

 É importante leres e ouvires a Palavra de Deus com atenção; depois, é preciso perceberes como se pode aplicar na tua vida e, por fim, dá-la também a conhecer aos outros.

 Desafio-te hoje, ao final do dia, a leres o evangelho. Basta que pesquises na internet por “evangelho do dia”, lê-o e procura perceber como o podes aplicar na tua vida.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, que a tua Palavra se faça vida no nosso coração. Pai-nosso…

Nossa Senhora Auxiliadora…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ámen.

(5)

NÃO TEMAS!ESTOU CONTIGO! 6ª FEIRA | 27 DE OUTUBRO | …PALAVRA DE DEUS

Introdução

Bom dia a todos!

No evangelho do próximo domingo mais uma vez os fariseus tentam colocar Jesus à prova. A pergunta podia até ter rasteira mas a verdade é que Jesus aproveita a ocasião para afirmar aquilo que realmente interessa à luz de Deus.

Evangelho

Do Evangelho segundo São Mateus (Mt 22, 34-40)

Naquele tempo, os fariseus, ouvindo dizer que Jesus tinha feito calar os saduceus, reuniram-se em grupo, e um doutor da Lei perguntou a Jesus, para O experimentar: «Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?». Jesus respondeu: «‘Amarás o Senhor teu Deus com todo o teu coração, com toda a tua alma e com todo o teu espírito’. Este é o maior e o primeiro mandamento. O segundo, porém, é semelhante a este: ‘Amarás o teu próximo como a ti mesmo’. Nestes dois mandamentos se resumem toda a Lei e os Profetas».

Comentário

 Os fariseus já tinham na sua cabeça uma escolha bem definida sobre Jesus: a rejeição; portanto tudo o que faziam era para colocar em causa a sua credibilidade.

 Jesus, mais do que responder diretamente à pergunta “qual o mandamento mais importante?”, procura explicar a raiz de todos os mandamentos: o amor a Deus e o amor ao próximo. Isto é o que realmente importa  “Amar a Deus” significa deixar Deus entrar na tua vida, torná-Lo o centro e aceitares o Seu sonho para ti.  “Amar os irmãos” significa ser solidário, partilhar, estar ao serviço e sobretudo ser para os outros um irmão de

todo o coração.

Oração

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Senhor, que possamos ser um sinal vivo e verdadeiro do Teu amor infinito pelos irmãos. Pai-nosso…

São João Bosco…rogai por nós

Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo.

Referências

Documentos relacionados

Estes juízos não cabem para fenômenos tão diversos como as concepções de visões de mundo que estamos tratando aqui.. A velocidade deste mundo

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

As alterações introduzidas no regime das PPPs pelo DL 141/2006 têm aplicação imediata a todos os procedimentos de PPPs, ainda que já se tenha iniciado o estudo e preparação

Acreditamos que o estágio supervisionado na formação de professores é uma oportunidade de reflexão sobre a prática docente, pois os estudantes têm contato

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,

This study was carried out at Istanbul Mehmet Akif Ersoy Thoracic and Cardiovascular Surgery Training and Research Hospital, Istanbul, Turkey.. Abbreviations, acronyms

1.16 Assim, por mais que não exista previsão legal ou contratual, a Notificante concorda com a decisão adotada pela Notificada em fazer o pagamento das rescisões