• Nenhum resultado encontrado

FACULDADE DE ROSEIRA FARO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "FACULDADE DE ROSEIRA FARO"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

FARO

REGULAMENTO PARA TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE

CURSO

(2)

FACULDADE DE ROSEIRA

FARO

DIRETOR GERAL

PROF. DR. JORGE PASIN DE OLIVEIRA

DIRETOR ACADÊMICO

PROF. DR. FRANCISLENE HASMANN

ELABORAÇÃO

(3)

Dispõe sobre a regulamentação para elaboração apresentação e julgamento de Trabalho de Conclusão de Curso – TCC na Faculdade de Roseira – FARO

CAPÍTULO I

DISPOSIÇÕES PRELIMINARES

Art. 01º. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), como atividade acadêmica, constitui requisito parcial para a obtenção do grau referente aos cursos de graduação e pós-graduação oferecidos pela Faculdade de Roseira – FARO.

Art. 02º. Este regulamento disciplina o processo de elaboração, apresentação e julgamento de monografias, como Trabalho de Conclusão de Curso, incluindo a escolha do tema e a consequente orientação docente.

Art. 03º. O Trabalho de Conclusão de Curso consiste em uma pesquisa (individual ou grupo de no máximo três alunos), orientado por docente da Faculdade de Roseira, e relatada sob a forma de monografia, abrangendo qualquer ramo da ciência afim ao curso.

CAPÍTULO II

DAS FINALIDADES E OBJETIVOS

Art. 04º. O TCC, tendo como finalidade primeira estabelecer a articulação entre ensino e a pesquisa, ao tempo em que estimula a atividade de produção científica e técnica, tem por objetivos proporcionar ao aluno oportunidades para:

(4)

I. Aprimorar a capacidade de analisar e interpretar criticamente resultados, fatos, ocorrências, e outros, na sua área de conhecimento;

II.Desenvolver as habilidades de expressão escrita na produção de texto científico de cunho monográfico;

III.Propiciar aos acadêmicos do curso a ocasião de demonstrar o grau de habilitação adquirido, o aprofundamento temático, o estímulo à produção científica e à consulta de bibliografia especializada;

IV.Desenvolver habilidades para a utilização de outras formas de expressão, através do uso das diversas linguagens traduzidas, dentre os vários trabalhos acadêmicos, em produtos da comunicação multimídia, projetos, experiências laboratoriais e/ou projetos educacionais.

Art. 05º. Inicia-se o processo de produção do TCC, com o planejamento e a execução, pelo aluno, de um Projeto de Pesquisa, de preferência elaborado com produto final dos componentes curriculares de orientação metodológica para a pesquisa, voltado, portanto, para a área do conhecimento para a qual se direcionam os objetivos de cada Curso.

Parágrafo Único. O TCC apresentado sob forma de texto monográfico deve caracterizar-se como produção individual do aluno.

Art. 06º. O processo do Trabalho de Conclusão de Curso compreende etapas sucessivas, a serem desenvolvidas nos últimos semestres letivos, sendo elas:

I. Escolha do tema, pelo aluno, sob a orientação docente; II. Elaboração do projeto de monografia;

III. Deliberação sobre o projeto de monografia;

IV. Pesquisa bibliográfica e de campo sobre o tema escolhido; V. Relatórios parciais e relatório final;

VI. Elaboração da versão preliminar da monografia, para discussão e análise com o professor-orientador;

(5)

VII. Elaboração da versão final de monografia;

VIII. Apresentação da monografia, em cinco vias, para julgamento de banca examinadora, com a presença do autor do Trabalho de Conclusão de Curso.

Art. 09º. O TCC deve estar inserido no contexto das propostas curriculares dos cursos de graduação, cabendo à Coordenação do curso indicar temáticas prioritárias para a pesquisa, cujo trabalho final, atenderá as disposições da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Art. 08º. O aluno deverá contar, em todas as etapas de realização do TCC, com o regular acompanhamento por um professor-orientador indicado preferencialmente, entre os docentes do respectivo curso da instituição.

Parágrafo Único. A indicação do professor-orientador deverá ser aprovada pela Coordenação do Curso.

CAPÍTULO III

DA SUPERVISÃO, COORDENAÇÃO, ENVOLVIDOS E SUAS ATRIBUIÇÕES NOS TRABALHOS DE CONCLUSÃO DE CURSO

Art. 09º. A supervisão e o acompanhamento das atividades relacionadas ao TCC, em cada Curso, são de responsabilidade da Coordenação do Curso, cabendo:

I. O estabelecimento das normas para a elaboração e avaliação do TCC (manual), as quais, atendendo as normas deste Regulamento, devem detalhar as particularidades para o trabalho final do aluno;

II. O acompanhamento, junto aos professores-orientadores, do andamento das atividades de orientação do TCC, quanto aos prazos para o desenvolvimento dos projetos de pesquisa e

(6)

entrega da versão final, buscando evitar qualquer prejuízo quanto às datas de diplomação dos concluintes dos cursos;

III. A realização de atividades abertas à comunidade acadêmica (reuniões, encontros, palestras, seminários, entre outros), envolvendo os professores-orientadores e seus orientandos para, num processo de socialização, promover a troca de experiências, divulgação dos temas trabalhados e das fases de desenvolvimento dos projetos no decorrer do processo de elaboração dos trabalhos de conclusão de curso.

Art. 10º. Compete ao Conselho do Curso:

I. Analisar, em grau de recurso, as decisões dos professores-orientadores;

II. Deliberar, em instância administrativa inicial, os recursos das avaliações dos professores orientadores e das bancas examinadoras;

III. Deliberar, em primeira instância, sobre todas as decisões e medidas necessárias ao efetivo cumprimento destas normas e do processo de desenvolvimento do TCC;

IV. Deliberar sobre as alterações deste regulamento, para decisão final do Conselho Superior da Faculdade de Roseira;

V. Deliberar sobre os casos omissos, neste regulamento, e interpretar seus dispositivos;

VI. Indicar, à Coordenação do Curso, os nomes dos professores/profissionais para integrarem as bancas examinadoras, no início de cada semestre letivo.

Art. 11º. Compete ao Coordenador do Curso:

I. Tomar as decisões administrativas necessárias ao desenvolvimento do processo do TCC; II. Designar os integrantes das bancas examinadoras, na época prevista no calendário

acadêmico, mediante indicação do conselho do Curso;

III. Designar os professores-orientadores, no início de cada semestre letivo, para atuarem no processo de elaboração, execução, acompanhamento e julgamento do TCC;

(7)

V. Convocar e dirigir reuniões com os professores-orientadores, com vistas à melhoria do processo do TCC.

Art. 12º. São responsabilidades do professor-orientador:

I. Orientar os acadêmicos na escolha do tema e na elaboração e execução do Trabalho de Conclusão de Curso, sob a forma de monografia, segundo calendário semestral e jornada semanal de atividades, aprovados pelo Conselho de Curso;

II. Sugerir ao Conselho de Curso normas ou instruções destinadas a aprimorarem o processo do TCC;

III. Participar de reuniões, convocadas pelo Coordenador do Curso, para análise do processo do TCC, e da avaliação dos acadêmicos e do processo abrangente de formação do profissional; IV. Emitir relatórios periódicos, parciais e finais, sobre o desempenho e a avaliação dos

acadêmicos, com vistas ao TCC;

V. Marcar dia, hora e local da realização do TCC, mediante a apresentação de monografia, perante banca examinadora;

VI. Emitir parecer sobre a matrícula de alunos na atividade TCC, após análise do projeto de monografia.

Art. 13º. A distribuição de encargos de orientação, de acordo com as normas internas dos respectivos cursos, deverá ser feita, preferencialmente, por área temática dentre os docentes qualificados para tal função, devendo observar a carga horária do docente e estando limitada a no máximo 08 (oito) alunos-orientados por docente.

Art. 14º. O professor-orientador deverá entregar semestralmente a ficha de acompanhamento dos alunos devidamente preenchida e assinada ao coordenador de curso, juntamente com o cronograma de andamento dos trabalhos.

(8)

Art. 15º. O professor-orientador deverá enviar, para a Secretaria, documento de autorização para a entrega dos trabalhos.

Art. 16º. A substituição do professor-orientador, em qualquer etapa da elaboração do TCC, poderá ser permitida, por motivo de força maior sob o aval da Coordenação do Curso, referenciado pelo Colegiado de Curso, observando-se, rigorosamente, a coincidência de datas do afastamento do então titular e do compromisso formal de assunção como orientador por outro docente.

Art. 17º. O aluno, matriculado no TCC, tem, entre outros, os seguintes deveres específicos: I. Frequentar as reuniões convocadas pelo Coordenador de Curso ou pelo seu orientador; II. Manter contatos quinzenais com o seu professor-orientador, para discussão do trabalho

acadêmico em desenvolvimento;

III. Cumprir o calendário divulgado pela Coordenadoria do Curso, para entrega de projetos, relatórios parciais ou monografias;

IV. Elaborar a versão final de sua monografia, obedecendo às normas e instruções deste regulamento e outras, aprovadas pelos órgãos colegiados e executivos da instituição;

V. Comparecer em dia, hora e local determinados pela Coordenadoria do Curso para apresentar e defender a versão final de sua monografia, perante banca examinadora.

Parágrafo Único. Os alunos devem ser submetidos ao processo de orientação, para efeito de escolha do tema e elaboração da monografia, a partir da matrícula no TCC.

CAPÍTULO IV

(9)

Art. 18°. O projeto de monografia, de plena responsabilidade do discente, para o seu desenvolvimento, está sujeito à aprovação pelo professor-orientador, desde que atendidos os critérios estabelecidos pelo Colegiado de Curso, inclusive o cronograma definido e aprovado para o semestre acadêmico.

Art. 19°. Cabe ao professor-orientador a avaliação do projeto de monografia.

§ 1º. Aprovado o projeto de monografia, orientar o aluno a matricular-se na Trabalho de Conclusão de Curso; caso seja rejeitado, o aluno deve ter prazo máximo de sete dias letivos para reformulação e reapresentação do projeto.

§ 2º. Caso o projeto reformulado não seja aceito, a Coordenadoria do Curso deliberará sobre os procedimentos cabíveis, oferecendo-se ao aluno, sempre, oportunidade de recuperação de estudos, para prosseguimento do curso.

§ 3º. O projeto aprovado é entregue ao professor-orientador, para acompanhamento e avaliação do processo de elaboração e apresentação da monografia, sendo arquivada outra via no registro acadêmico do aluno.

Art. 20°. A mudança do tema do projeto de monografia somente pode ocorrer com a aprovação do Conselho do Curso, a partir de proposta do aluno ou do professor-orientador, com parecer conclusivo deste.

CAPÍTULO V

DA COMISSÃO AVALIADORA, DA APRESENTAÇÃO E DA AVALIAÇÃO DO TCC

Art. 21°. A Comissão Avaliadora do TCC deverá ser composta pelo professor-orientador e por dois outros docentes em exercício, reconhecida experiência como professor e/ou como pesquisador na área.

(10)

Parágrafo Único. O Coordenador do Curso, ao indicar os professores para a composição da Comissão Avaliadora, excetuando-se os casos dos professores-orientador, cuja presença é obrigatória, deve buscar a equidade no número de indicações;

Art. 22°. O produto final do TCC, a ser apresentado para avaliação, deverá ser elaborado, expressamente de acordo com estas disposições e instruções contidas no manual de elaboração do TCC.

Art. 23°. De acordo com a especificidade do projeto de pesquisa e a respectiva abordagem do tema/problema, o produto final do TCC pode resultar de:

I. Teorização sobre o tema pesquisado nas diversas fontes de referência bibliográfica;

II. Base teórica e aplicação prática em trabalho de campo, desde que atendidas a abrangência e compatibilidade do trabalho quanto à área de estudo e tempo destinado à realização do TCC; III. Análise de situação caracterizada como estudo de caso;

IV. Desenvolvimento de teoria ou de doutrina referente a determinado objeto de estudo;

Art. 24°. A versão final do TCC, deverá ser entregue à Secretaria em três vias impressas para encaminhamento aos membros da Comissão Avaliadora com no mínimo 01 (hum) mês de antecedência, a qual de acordo com as normas de cada curso, emitirão parecer conclusivo e nota final.

Parágrafo único. Cronograma para TCC:

a. Os membros das bancas examinadoras, a contar da data protocolo do TCC na Secretária, terão o prazo de trinta dias para procederem à leitura e análise das monografias que irão julgar; b. O aluno terá 15 dias para o cumprimento das recomendações da Comissão Avaliadora e

agendamento da apresentação do TCC.

(11)

Art. 25°. A Comissão Avaliadora deverá dispor de orientação para aplicação uniforme dos critérios de avaliação dos TCCs, abordando entre outros aspectos:

I. Conteúdo, fidelidade ao tema e metodologia adotada no desenvolvimento do trabalho; II. Coesão e coerência do texto e atendimento ao nível culto da língua portuguesa; e,

III. Estrutura formal da monografia, quando for o caso, de acordo com as normas técnicas para o trabalho acadêmico.

IV. Estruturação dos trabalhos produzidos conforme Manual do TCC.

Art. 26°. Os membros da banca examinadora devem atribuir conceitos, a cada monografia, de acordo com os seguintes valores:

I. Para aprovação da monografia, que abrange notas iguais ou superiores a sete;

II. Quando a monografia não merecer a aprovação da banca, correspondendo a notas inferiores a sete.

Parágrafo único. Será considerada aprovada a monografia que obtiver dois conceitos 6,0 (seis), e não será permitido qualquer recurso para a revisão e/ou alteração das notas consignadas

Art. 27°. O resultado da avaliação do TCC, de acordo com as normas específicas do curso, deverá ser registrado:

I. Em ata especialmente destinada para tal fim, na qual se explicitem os pareceres da Comissão Avaliadora e a média final alcançada pelo aluno;

II. Diretamente no Diário de Classe pelo professor da disciplina com base nos pareceres dos examinadores, arquivando-se aqueles pareceres como prova documental da avaliação efetuada.

III. A banca examinadora, por maioria, pode sugerir ao aluno a reformulação integral ou parcial da monografia, em qualquer fase do processo, adiando seu julgamento para a análise do texto reformulado.

(12)

Art. 28°. O produto final do TCC, expressamente estruturado, conforme as normas previstas no Manual, deverá ser entregue pelo aluno à Coordenação do Curso, devidamente formatado, gravado em CD-ROM, acompanhado de três vias impressas, espiraladas.

Art. 29°. A apresentação oral e defesa da versão final do TCC, será realizada em data, local e horário a serem definidos pela Coordenação e professor do TCC, além de ser de pleno conhecimento do autor do trabalho e do seu professor-orientador. Como forma de socialização do saber, o evento deverá ser divulgado para a comunidade acadêmica local.

§ 1°. Para a apresentação e defesa oral do TCC, o aluno poderá dispor de até vinte minutos para exposição do seu tema, devendo solicitar com 72 (setenta e duas) horas de antecedência o material de suporte à sua exposição;

§ 2°. Cada membro da Comissão Avaliadora poderá dispor de até 30 minutos para arguição do aluno; § 3º. O aluno poderá usar mais quinze minutos, após a argüição de todos os membros da banca, para

responder questões não esclarecidas.

§ 4°. O aluno reprovado , única vez no trabalho de conclusão de curso, terá oportunidade para nova defesa, em data determinada pelo Coordenador do Curso.

Art. 30°. O aluno que não conseguir aprovação no Trabalho de Conclusão de Curso ou em componente curricular afim deverá matricular-se, no semestre, na disciplina correspondente, podendo, no caso de Projeto de Pesquisa ou TCC manter o mesmo tema que vinha sendo desenvolvido ou pesquisado.

Art. 31°. A colação de grau e o recebimento do respectivo diploma pelo aluno ficam condicionados, irrevogavelmente, à entrega da versão final do TCC no prazo estipulado e à obtenção da nota mínima para aprovação.

(13)

CAPÍTULO VI

DAS DISPOSIÇÕES GERAIS E TRANSITÓRIAS

Art. 32°. Compete aos Centros, através dos Coordenadores dos Cursos, sem prejuízo deste Regulamento, como forma de normalizar a produção do TCC no âmbito da FARO, a elaboração de normas internas para aquele trabalho acadêmico, de acordo com a especificidade de cada Curso, cujas normas deverão ser homologadas.

Art. 33°. Na forma da Lei n° 9.610/98, são reservados a FARO, todos os direitos referentes à produção científica dos alunos, decorrentes da execução do Trabalho de Conclusão de Curso, nas suas diversas modalidades.

Parágrafo único. Ressalvando-se aspectos do direito autoral, excetuam-se das recomendações inscritas deste artigo, os trabalhos desenvolvidos pelo discente com total independência em relação ao suporte da Faculdade.

Art. 34°. O aluno que não entregar a monografia ou que não se apresentar para a sua defesa oral, sem motivo justificado, a critério do Conselho de Curso, será automaticamente reprovado, podendo apresentar nova monografia, somente no período letivo seguinte, de acordo com o calendário aprovado.

Parágrafo único. O Conselho do Curso procederá a análise de caso previsto neste artigo.

Art. 35°. Os casos omissos e as interpretações deste regulamento devem ser resolvidos pelo Conselho do Curso, com recurso, em instância final, para o Conselho Superior da Faculdade de Roseira.

Art. 36°. Este regulamento entra em vigor na data de sua aprovação pelo Conselho Superior da Faculdade de Roseira.

(14)

Roseira, 26 de Abril de 2009.

Prof. Dr. Francislene Hasmann Diretor Acadêmico FARO

______________________________________________________________________________________ Aprovado pelo Conselho Superior em 20/05/2009, ata n. 01/2009

Referências

Documentos relacionados

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

O empregador deverá realizar a avaliação ambiental de poeira de asbesto nos locais de trabalho em intervalos não superiores a seis meses.. Os registros das avaliações deverão

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

O desenvolvimento das interações entre os próprios alunos e entre estes e as professoras, juntamente com o reconhecimento da singularidade dos conhecimentos

2. Identifica as personagens do texto.. Indica o tempo da história. Indica o espaço da história. Classifica as palavras quanto ao número de sílabas. Copia do texto três

1- A vida das comunidades recoletoras era muito difícil, devido ao frio intenso e aos animais ferozes, mas também porque era difícil encontrar comida e lugares onde se abrigarem.. 2-

Um senhorio é um território, pertencente a um Senhor (do Clero ou da Nobreza), em que podemos encontrar terras cultivadas pelos camponeses que vivem no senhorio,