• Nenhum resultado encontrado

CONCURSO DE REDAÇÃO: Funcesi 20 anos: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONCURSO DE REDAÇÃO: Funcesi 20 anos: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

CONCURSO DE REDAÇÃO:

Funcesi 20 anos:

Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos

1-APRESENTAÇÃO

A história do ensino superior em Itabira não é recente, pois se iniciou há 45 anos com o nascimento da Faculdade de Ciências Humanas de Itabira - FACHI. O objetivo inicial da FACHI foi suprir o mercado regional com professores para os ensinos fundamental e médio.

Em 1993, momentos de crise e discussões mobilizaram a comunidade itabirana em relação aos destinos da única escola de Ensino Superior de Itabira, que, por vários motivos, estava prestes a encerrar suas atividades, deixando a cidade sem sua única faculdade. A necessidade de mantê-la, como também a necessidade de ampliação, com a oferta de novos cursos, apontaram uma alternativa positiva para os jovens itabiranos, deixando entrever, assim, novas perspectivas para a cidade.

A forma encontrada para manter vivo o ensino superior em Itabira foi a criação da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira - Funcesi. Assim, em 5 de outubro de 1993, em solenidade no Centro Cultural, é criada a nova Fundação com o objetivo de administrar os cursos superiores de Itabira.

Assim, a Funcesi se mantém viva e erguida, e, em 20 anos de história, reafirma constantemente seu compromisso com a formação de profissionais, sua contribuição para o desenvolvimento econômico, social, cultural e científico de Itabira e da região onde ela se encontra inserida.

Com o propósito de fixar no âmbito da comunidade de Itabira, e dos vários municípios que integram esta região, um sentimento de reconhecimento e confiança no compromisso da instituição com a comunidade, a Funcesi lança este CONCURSO DE REDAÇÃO “FUNCESI 20 ANOS: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos”, destinado aos alunos itabiranos matriculados no ensino fundamental(de 6ª à 9ª série), médio, cursos técnicos e pós-médio do sistema educacional público e privado do município e também ao público em geral.

O presente concurso objetiva, de forma geral, incentivar o hábito de leitura e produção de textos, estimular a pesquisa e promover uma interação da instituição com a comunidade, celebrando os seus 20 anos de história educacional. Assim, fomentará um processo de discussão entre alunos, familiares e educadores que agirão como facilitadores de ações de investigação reflexiva sobre a importância da instituição no setor de oferta de curso superior aos itabiranos e cidadãos de nossas regiões vizinhas.

(2)

2- DOS OBJETIVOS

O CONCURSO DE REDAÇÃO “FUNCESI 20 ANOS: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos”objetiva:

a) Estimular o exercício de produção de texto com alunos regularmente matriculados nas escolas de Itabira;

b) Premiar trabalhos de produção de texto referente ao tema proposto;

c) Promover a integração da comunidade estudantil com as comemorações dos 20 anos da Fundação Comunitária de Ensino Superior de Itabira – Funcesi;

d) Estimular a reflexão de crianças, adolescentes e adultos sobre o papel da Educação Superior promovida pela FUNCESI no município de Itabira e Região;

e) Levantar a percepção das pessoas sobre o papel da Funcesi no município;

f) Identificar ações/atividades/eventos promovidos pela FUNCESI de grande valor acadêmico e social;

g) Reafirmar a importância do trabalho desenvolvido pela instituição no setor educacional em Itabira e região;

h) Proporcionar às pessoas a oportunidade de escrever sobre a Funcesi.

3- DA PROMOÇÃO

O CONCURSO DE REDAÇÃO “FUNCESI 20 ANOS: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos” é promovido pela FUNCESI, sob coordenação do CEPPE – Centro de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão e da área de Comunicação, como parte dos eventos comemorativos dos seus 20 anos.

(3)

4- DO CONCURSO

Poderão participar do concurso os alunos regularmente matriculados nas escolas municipais, estaduais e particulares de Itabira, e o público em geral, que se inscreverem de acordo com sua modalidade de trabalho (cf. item 5), produzindo uma redação sobre o tema:

“FUNCESI 20 ANOS: Desenvolvendo a comunidade com novas ideias para novos tempos”.

OBSERVAÇÃO: PARA OS ALUNOS DE 6ª À 9ª SÉRIES O TEMA DA REDAÇÃO É:“FUNCESI 20 ANOS DE PRESENÇA EM ITABIRA E REGIÃO”.

5- DAS MODALIDADES DE TRABALHO

Os alunos e o público em geral interessados em participar do concurso deverão elaborar uma redação sobre o tema proposto e se inscrever em uma das seguintes modalidades:

5.1 - Alunos de 6ª à 9ª séries (nível fundamental): texto narrativo ou dissertativo;

5.2 - Alunos de 1ª à 3ª séries (nível médio, cursos técnicos e pós-médio): texto dissertativo-argumentativo.

Observação: na categoria livre (público em geral) o gênero textual deve ser dissertativo-argumentativo.

Nas modalidades 5.1 e 5.2, os trabalhos deverão ser apresentados em papel formato A4, manuscrito à tinta azul ou preta, contendo o mínimo de 25 e o máximo de 35 linhas, relativos ao tema proposto. Nessas modalidades, o gênero textual fica à escolha do aluno e do professor.

Nas modalidades 5.1 e 5.2, os trabalhos apresentados deverão conter o seguinte cabeçalho: a- Nome da escola;

b-Nome do professor responsável; c-Nome do aluno; série/sala/turno; d- Modalidade de trabalho.

(4)

Observação: na categoria livre, os trabalhos deverão ser apresentados em papel formato A4, manuscrito à tinta azul ou preta, contendo o mínimo de 25 e o máximo de 35 linhas, relativos ao tema proposto. O trabalho deverá conter o seguinte cabeçalho:

a – Nome do autor; b – Escolaridade; c – Cidade;

d – Endereço completo, inclusive com telefone (s) e e-mail.

6 - DAS NORMAS

6.1 - Cada escola deverá selecionar dentre as redações produzidas três de cada modalidade, e entregar, separadas por modalidade, em um único envelope;

6.2 - Junto com os trabalhos, deverá ser encaminhada uma lista com os nomes dos alunos participantes, separados por modalidade;

6.3 - O envelope deverá ser lacrado e identificado com o nome da escola;

6.4 - Os trabalhos deverão ser entregues à comissão avaliadora da FUNCESI entre os dias 1 e 7 de outubro de 2013 , na Secretaria do CEPPE, prédio do Areão, 3º andar, no horário entre 13h30 e 17h30.

6.5 - Serão aceitos envelopes com trabalhos pelos correios, desde que postados, até o dia 4 de outubro deste ano, para CEPPE- Centro de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, Funcesi, Rua Venâncio Augusto Gomes 50 - CEP 35900-842 - Caixa Postal 255- Itabira/MG.

6.6 - O não atendimento a esses itens implicará a invalidação da inscrição.

Observação: na categoria livre, os trabalhos deverão ser entregues à comissão avaliadora da FUNCESI entre os dias 1 e 7 de outubro de 2013 , na Secretaria do CEPPE, prédio do Areão, 3º andar, no horário entre 13h30 e 17h30.

Serão aceitos envelopes com trabalhos pelos correios, desde que postados, até o dia 4 de outubro deste ano, para CEPPE- Centro de Pesquisa Pós-Graduação e Extensão, Funcesi, Rua Venâncio Augusto Gomes 50 - CEP 35900-842 - Caixa Postal 255- Itabira/MG.

(5)

7- DA SELEÇÃO

7.1 - O processo de seleção ocorrerá em dois momentos:

7.1.1 – As escolas serão responsáveis pela promoção de ações incentivadoras (pesquisa, debates, trabalhos, interdisciplinares, etc.) com seus alunos, para que estes participem do concurso, dentro das modalidades de trabalho. Obedecendo ao calendário definido pela própria escola, ocorrerá a triagem dos trabalhos produzidos pelos seus alunos. Portanto, a escola selecionará os 3 (três) melhores trabalhos de cada modalidade, sendo a responsável pela inscrição desses trabalhos no concurso, observando as orientações do item 6;

7.1.2 – Caberá a cada Escola encaminhar para a Funcesi todos os trabalhos produzidos pelos seus alunos.

7.1.3 - Uma vez inscritos os trabalhos, uma Comissão Avaliadora da Funcesi, designada pelo CEPPE e pela área de Comunicação , procederá à seleção final, cujos resultados serão divulgados no dia 31 de outubro de 2013.

7.2 - Como critérios de avaliação, serão considerados os seguintes itens:

7.2.1 - Nas modalidades texto narrativo (6º à 9º séries) ou dissertativo, os critérios para a seleção do melhor trabalho serão adequação do trabalho ao tema, criatividade no desenvolvimento do tema, adequação da linguagem ao tipo e gênero textual produzido e clareza no desenvolvimento do tema.

7.2.4 – Na modalidade texto dissertativo-argumentativo (Ensino Médio, Cursos técnicos, e pós-médio e o público em geral), os critérios para a seleção do melhor trabalho serão: qualidade do texto quanto ao conteúdo: tema problematizado consistentemente; qualidade do texto quanto à abordagem do tema: originalidade e criatividade; qualidade do texto quanto à forma de apresentação: introdução, desenvolvimento e conclusão e objetivos coesos, estabelecendo conexões lógicas entre os argumentos e adequação da linguagem ao tipo e gênero textual produzido.

À Comissão Avaliadora da FUNCESI é permitido não selecionar um vencedor em qualquer modalidade, caso os trabalhos apresentados não atendam a um ou mais dos critérios de avaliação.

(6)

8- DA PREMIAÇÃO

8.1 - Os trabalhos vencedores (1º, 2º, 3º, 4º e 5º lugares) de cada modalidade concorrerão aos seguintes prêmios: notebooks, tablets, telefones celulares e máquinas fotográficas digitais.

8.2 – O professor responsável pela atividade, cujo nome conste no trabalho do aluno selecionado em primeiro lugar de cada modalidade (cf. item 5), também será premiado. Já os professores responsáveis pelos trabalhos classificados em 2º, 3º ,4º e 5º lugares receberão um Diploma de Participação Honrosa.

A Solenidade de Premiação dos Melhores Trabalhos será no dia 12 de novembro de 2013, às 20 horas, no Auditório da FUNCESI, prédio do Areão, 2º andar.

9 – CRONOGRAMA

ATIVIDADE PERÍODO / DATA DA REALIZAÇÃO

1- Envio do Regulamento do Concurso de Redação para as Escolas de Itabira

De 12 a 19 de agosto de 2013

2- Divulgação do Concurso de Redação pela(s) Escola aos seus alunos.

De 20 a 28 de agosto de 2013

3- Elaboração das redações pelos alunos

De 29 de agosto a 20 de setembro de 2013

4- Triagem das Redações pela Escola De 23 a 30 de setembro de 2013 5- Envio das Redações selecionadas e

também das não selecionadas para o CEPPE na FUNCESI.

De 1 a 7 de Outubro de 2013

6- Seleção Final De 16 a 30 de Outubro de 2013 7- Divulgação dos Resultados 31 de Outubro de 2013

(7)

10 – DAS FONTES PARA PESQUISA SOBRE A FUNCESI:

- www.funcesi.br

- Revista “Fachi 40 anos, Funcesi 15 anos: o Ensino Superior em Itabira tem História”.

- Informativos da Funcesi.

- Revista De fato, números 107, 131, 144 e 146.

- Revista em Foco Estrada Real número 34.

- Jornais de Itabira e seus respectivos sites.

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

A par disso, analisa-se o papel da tecnologia dentro da escola, o potencial dos recursos tecnológicos como instrumento de trabalho articulado ao desenvolvimento do currículo, e

xii) número de alunos matriculados classificados de acordo com a renda per capita familiar. b) encaminhem à Setec/MEC, até o dia 31 de janeiro de cada exercício, para a alimentação de

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Com a investigação propusemo-nos conhecer o alcance real da tipologia dos conflitos, onde ocorrem com maior frequência, como é que os alunos resolvem esses conflitos, a

​ — these walls are solidly put together”; and here, through the mere frenzy of bravado, I rapped heavily with a cane which I held in my hand, upon that very portion of