• Nenhum resultado encontrado

12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "12 Dicas Para Montar Um Negócio De Sucesso"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

12 Dicas Para

Montar Um

Negócio

Sucesso

Vinícius Gonçalves

Equipe Novo Negócio

12 Dicas Para

Montar Um

Negócio De

Sucesso

12 Dicas Para

Montar Um

De

(2)

www.novonegocio.com.br

2

Copyright 2013

Espero sinceramente que você leia este PDF até o final, pois aqui tem informações muito importantes e que podem mudar o rumo do seu futuro.

Em uma pesquisa sobre empreendedorismo realizada em 2012 no Brasil verificou se que quase 44% dos brasileiros tem o sonho de possuir um negócio próprio.

Contudo, o sucesso sempre virá após o trabalho, transformar este sonho em realidade, requer um planejamento cuidadoso cujo principal objetivo é minimizar erros, alcançar seus objetivos e construir um negócio lucrativo.

Não basta sonhar é preciso fazer alguma coisa para que o sonho se transforme em realidade. Se você chegou ao site Novo Negócio certamente faz parte do grupo dos 44% dos brasileiros que sonha se tornar o próprio patrão.

Veja agora 12 dicas que você precisa considerar

antes de montar seu próprio negócio:

1 – Você e Sua Família Devem Estar Preparados

Para Empreender

Em um negócio próprio você passa de ser conduzido por outros para ser o dono do próprio nariz. Se por um lado você deixa de receber ordens, por outro, se você não pensar e fazer algo sua empresa nem sairá do papel, imagine ser bem administrada.

Outro fator importante neste processo de transição é o apoio familiar. Como sua família reage à sua idéia de montar um negócio próprio? Como o novo negócio afetará o tempo com sua família? Eles vão trabalhar junto com você no negócio?

(3)

www.novonegocio.com.br

3

Copyright 2013

2 – O Negócio Deverá Gerar Dinheiro Suficiente

Para Manter Seu Padrão De Vida E Crescer.

A primeira coisa é saber de quanto você precisa para viver. Depois é preciso descobrir se o negócio que você deseja abrir poderá gerar caixa suficiente para manter seu padrão de vida e crescer.

Em uma análise prévia você deveria se perguntar se sua idéia de negócio tem potencial suficiente para gerar caixa para manter seu padrão de vida e de sua família e ainda crescer.

Lembre se que você deverá ter um salário na empresa (prolabore), o que sobrar no caixa é dinheiro da empresa e você poderá retirá-lo em forma de lucros quando for conveniente.

Este é um dos motivos que vemos pequenos negócios que se arrastam durante anos sem gerar riqueza ao dono, simplesmente pagando suas contas pessoais. O erro foi logo no ínicio, quando o empreendedor poderia escolher outro tipo de negócio ou o mesmo negócio em um lugar diferente, com mais clientes para o produto ou serviço.

3 – Em Primeiro Lugar: Conheça Suas Opções:

• Trabalhar em uma empresa privada;

• Passar em um concurso público;

• Trabalhar como autônomo;

• Virar empresário.

Qual a melhor opção? Depende do seu perfil.

Em termos de ganhos financeiros abrir uma empresa de sucesso pode ser a de melhor rendimento. Trabalhando para alguma organização seu ganho é limitado ao seu salário, diferente de ser empresário.

(4)

www.novonegocio.com.br

4

Copyright 2013

Vamos escolher uma profissão popular e que é sinônimo de sucesso para muitas pessoas. A profissão de médico. Muitos pequenos empresários ganham bem mais do que médicos autônomos ou assalariados.

Já que empreender pode ser uma das melhores maneiras de ganhar dinheiro vamos ao próximo item, o risco.

4 – Qualquer Negócio É Um Negócio de Risco,

Mas Compensa!

Se você já comprou um seguro de vida você sabe bem do que eu vou falar a seguir: “Não há garantias nem para o nosso bem mais precioso, que é a vida. Imagine para novos negócios?!”

Negócios giram em torno de risco e retorno e é apenas

isto.

Temos que ter em mente é que o retorno é proporcional ao risco. Quanto mais arriscado maior será a possibilidade de ganhar dinheiro.

O nosso papel como empreendedor é diminuir este risco. Como? Buscando informações, pedindo ajuda quando necessário e planejando.

A remuneração do risco. Inclusive no trabalho assalariado.

Para quem trabalha assalariado ou é empresário, já deve ter ouvido falar no adicional de periculosidade e insalubridade. Estes nada mais são do que uma remuneração adicional pelo risco da atividade.

Com o dinheiro é a mesma coisa: segurança só na poupança e olhe lá, pois o Banco Central, em caso de um banco quebrar, só garante o valor de R$ 250 mil por pessoa.

(5)

www.novonegocio.com.br

5

Copyright 2013

Qual o risco que você suporta?

Quem quer retorno tem que assumir riscos! Por outro lado, isto é de cada um.

Não podemos induzir uma pessoa a assumir riscos. Você deveria se perguntar qual o risco que você suporta? Posso perder estas economias?

Mas afinal, como diminuir o risco?

5 - Você Precisa Diminuir o Risco

Você sabia que APENAS 50% dos empreendedores que fazem um plano planejamento abrem o negócio? Da outra metade muitos desistem e outros mudam de tipo de negócio.

Ok, então a metade dos empreendedores gastaram o dinheiro à toa? Pagaram por um plano de negócios no valor de 4 mil reais e perderem o dinheiro.? Errado! Eles economizaram uma grana enorme.

Imagine se eles tivessem aberto o negócio e perdido suas economias para depois descobrirem que aquele negócio era uma furada?

6 - É Preciso Investir Em Conhecimento

SUCESSO.

Isso não quer dizer que você precisa fazer uma faculdade antes de montar um negócio. Mas assim como você vai investir em estoques, uma máquina ou pintura do ponto, você precisa investir no planejamento do seu futuro negócio.

Um negócio pode dar certo ou errado. Segundo a última pesquisa do IBGE 48% das empresas fecham as portas em 3 anos. Ainda existem aqueles que não

(6)

www.novonegocio.com.br

6

Copyright 2013

fecham mas ficam se arrastando, sem gerar qualquer riqueza para o dono. Então a chance de dar errado existe. Como se preparar para que isso não aconteça?

7 - Você Precisará de Ajuda

Diminuir o risco significa: Planejamento, planejamento e planejamento. E se você não é um expert em negócios o melhor caminho é procurar ajuda.

Para planejar um negócio de SUCESSO você tem 3

opções:

• Estudar em livros e cursos, o que pode demorar muito;

• Contratar um consultor especializado;

• Utilizar uma ferramenta de apoio como o Kit Como Abrir Um Negócio. Mesmo na opção mais cara que é a contratação de um consultor, ainda assim é muito barato. Ora se um negócio próprio, por mais barato que seja você gastar R$ 40 mil. Gastar 10% deste valor para fazer um bom plano de negócios com a ajuda de um consultor ainda é bem lucrativo.

Simplesmente for fazer o plano você poderá estar deixando de perder estes 10% em outras atividades desnecessárias, economizando em 2 meses de alugueis pagos a mais, ou mesmo encontrando um ponto comercial mais próximo do seu cliente alvo onde você venderá muito mais.

Qualquer das opções que você escolher será melhor do

que não fazer nada.

Encontre um consultor, faça cursos, utilize um material de apoio composto de planilhas e manuais.

(7)

www.novonegocio.com.br

7

Copyright 2013

8 – Você Não Precisará de Um Sócio

Você só tem um motivo para buscar um sócio: O MEDO. Medo de estar sozinho, medo de que algo dê errado, medo de empreender.

Há pessoas que pelo simples fato de um amigo dar um palpite interessante na sua idéia de negócio já se sentem na obrigação de convidá-lo a participar.

Abandone este sentimento de culpa. As pessoas tem suas próprias vidas e só estão pensando em uma maneira de ganhar mais algum dinheiro.

Se você estiver buscando um sócio porque:

• Precisa de dinheiro: Procure um banco;

• Não consegue fazer tudo: Contrate um funcionário;

• Não domina alguma área: Terceirize

• Precisa de conselhos: Contrate um consultor.

Só justificaria encontrar um sócio quanto ele tiver um conhecimento que você não possa terceirizar / comprar ou que não seja viável.

9 - Não Basta Ter Uma Boa Idéia

Uma idéia por sí não quer dizer nada. Temos boas idéias o tempo todo, o sucesso está no planejamento e execução desta idéia. Uma idéia mediana pode ser um excelente negócio se muito bem executada.

Já uma ótima idéia pode se tornar em um prejuízo enorme se mal executada. Pense nisso.

Você precisa de uma boa idéia de negócio, um bom planejamento e uma excelente execução deste planejamento.

(8)

www.novonegocio.com.br

8

Copyright 2013

10 - Se Tudo Der Muito Certo Vai Faltar

Dinheiro

Ano passado fui chamado para dar consultoria para uma pequena empresa de produtos agropecuários. Os os proprietários estavam assustados porque tudo parecia ir muito bem mas não tinha dinheiro no caixa e as divídas da empresa estavam crescendo todo mês.

Resultado: Tudo Estava Dando Muito Certo.

Com o crescimento rápido das vendas os empresários precisaram comprar mais produtos para repor nas prateleiras. A medida que vendiam mais produtos, aumentavam as vendas à prazo. Assim , sem dinheiro no caixa tinham que pedir prazo aos fornecedores, aumentando a dívida da empresa.

Mesmo tudo correndo muito bem você vai precisar de ajuda!

11 - Você Deve Ter Uma Estratégia de Saída

O negócio que você pretende montar pode não dar certo e se isto acontecer o que você fará?

Você deve estar preparado para perder o mínimo de dinheiro. Então você deveria:

• Entrar com o menor capital possível;

• Começar pequeno, a partir de casa, se o seu modelo de negócio permitir;

• Não imobilizar dinheiro desnecessário comprando veículos, imóveis ou máquinas que possam ser compras depois ou até mesmo alugadas;

• Deixar seu estoque o menor possível, sem faltar mercadoria é claro;

Faça o máximo que puder gastando pouco, caso o negócio seja ruim mude de negócio, caso o negócio seja bom fique e ai sim comece a investir pesado!

(9)

www.novonegocio.com.br

9

Copyright 2013

12 – A Pressa É Inimiga Da Perfeição do Sucesso

Não tenha pressa, NÃO comece seu negócio sem um planejamento! Ai sim você estará destruindo suas economias. A prudência e o planejamento são o melhor caminho.

Se você só vai ter tempo para começar seu negócio no fim do ano ou mesmo no ano que vem, inicie agora o planejamento, quanto mais cedo você começar mais tempo terá para se adaptar.

Obrigado Por Participar Do Nosso Site!

Obrigado por fazer de nós um parceiro para o seu sucesso. Estamos ansiosos para entregar informações que você procura e satisfazer todas as suas necessidades empresariais.

Se você gostou deste PDF adicione meu perfil do Google +:

https://plus.google.com/u/0/105734930002298823664

Vinicius Gonçalves

Equipe Novo Negócio Bibliografia:

• Pesquisa GEM - Empreendedorismo No Brasil. Relatório Executivo. 2012.

• O livro Negro do Empreendedorismo – Fernando Trias de Bes. Editora Best Seller

(10)

www.novonegocio.com.br

10

Copyright 2013

Conheça também:

KIT COMO ABRIR UM NEGÓCIO

Para conhecer o Kit Como Abrir Um Negócio entre em:

http://www.comomontarumaempresa.com/

CONSULTORIA EMPRESARIAL

Se você precisa de ajuda para abrir ou administrar seu negócio entre em contato e solicite um orçamento.

http://www.novonegocio.com.br/consultoria/

FACEBOOK

Torne-se um fã para obter as últimas dicas e notícias para iniciar ou crescer seu negócio.

http://www.facebook.com/meunovonegocio

MAIS DE 500 IDÉIAS DE NEGÓCIOS

No link abaixo você encontra mais de 500 idéias de negócio para escolher:

http://www.novonegocio.com.br/ideias-de-negocios/

TWITTER

Siga-nos para acompanhar as últimas notícias e acontecimentos que podem afetar seu negócio.

http://www.twitter.com/novonegocio

PLANILHA AVALIAÇÃO DE OPORTUNIDADES DE NEGÓCIOS

É uma planilha GRÁTIS para você baixar para seu computador e avaliando o mercado onde você pretente abrir um negócio, o capital disponivel, seus interesses pessoais, ter idéias de negócios PERSONALIZADAS.

http://www.novonegocio.com.br/avaliacao-de-oportunidade.xlsx

PERGUNTAS E RESPOSTAS:

Caso tenha alguma dúvida, faça uma pergunta que teremos o maior prazer em ajudar:

http://www.novonegocio.com.br/respostas/

Você pode redistribuir este PDF como quiser, desde que

mantidas as fontes e links.

Referências

Documentos relacionados

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

Em dermatofitoses e em infecções por Candida, aplicar quantidade suficiente do produto para cobrir a área afetada, duas vezes ao dia (pela manhã e à noite). Após o desaparecimento

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

Ademais, apontando um tipo de unidade nos trabalhos coligidos, nota- se que praticamente todos tendem a afirmar, calcados em diferentes bases teóricas, que nas páginas de Abelaira

No contexto em que a Arte é trabalhada como recurso didático-pedagógico na Educação Matemática (ZALESKI FILHO, 2013), pode-se conceber Performance matemática (PM) como

Código Descrição Atributo Saldo Anterior D/C Débito Crédito Saldo Final D/C. Este demonstrativo apresenta os dados consolidados da(s)

Por último, temos o vídeo que está sendo exibido dentro do celular, que é segurado e comentado por alguém, e compartilhado e comentado no perfil de BolsoWoman no Twitter. No

3 Sugeri alhures (Aubert, 1998) que o empréstimo não se confunde com a transcrição, esta sim, uma cópia real, sem interferência do tradutor, e que ocorre sempre que o