• Nenhum resultado encontrado

Joel Viana Rabello Junior

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Joel Viana Rabello Junior"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Joel Viana Rabello Junior

De: Fábio Mazelli Fruch <fabio.fruch@totalpresence.com.br>

Enviado em: quinta-feira, 2 de abril de 2015 10:26

Para: Joel Viana Rabello Junior

Cc: Charles Rodrigo

Assunto: Questionamento - PREGÃO PRESENCIAL SESI/SENAI-PR No. 157/2015

Prezado pregoeiro,

Referente ao Pregão em epígrafe, enviamos nossos questionamentos abaixo.

Vale ressaltar que, no conjunto das especificações, somente os fabricantes Cisco e a Polycom poderão atender no todo, o que limita muito a concorrência e, obviamente, não atende o princípio da isonomia, tão amplamente defendido nos processos licitatórios.

Caso os itens abaixo não sejam flexibilizados, ressaltando que são pequenas mudanças no escopo não alterando as funcionalidades desejadas, devem considerar este comunicado também como uma Impugnação, conforme os termos do Regulamento de Licitações e Contratos do SESI/SENAI.

Devido ao grande volume de informações e a complexidade da solução, solicitamos ainda a prorrogação do presente edital, por um período mínimos de mais 7 dias, com isso teremos tempo hábil para preparar a proposta mais vantajosa para o SESI/SENAI.

Seguem nossos questionamentos:

Questionamento 1:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.1 Visão Geral, "O acesso pelo Microsoft Lync 2013 ou superior poderá ser utilizado internamente e externamente à rede corporativa do SESI/SENAI. Se o

dispositivo (microcomputador ou desktop) não possuir o Microsoft Lync instalado, o mesmo poderá ser conectado através de plug-in (LyncWebApp) para que possa acompanhar do próprio navegador web, sem a necessidade de instalação de programa específico. Através do Microsoft Lync 2013 ou superior, deve ser possível o envio de conteúdo para a

videoconferência na qual estará conectado. Também deverá haver o recebimento de conteúdo gerado através da sala de videoconferência."

Pergunta 1: Entendemos que toda a solução do Microsoft Lync 2013 necessária para realização de chamadas internas e externas, inclusive através do LyncWebApp, já está instalado e em pleno funcionamento no SESI/SENAI, não cabendo ao vencedor do pregão realizar a instalação e configuração do mesmo, sendo que somente caberá ao vencedor a integração da nova solução implementada, com o Microsoft Lync 2013 existente. Está correto nosso entendimento? Se sim, é necessário que seja detalhada toda a topologia da solução Lync existente, para que seja feito o correto dimensionamento do esforço técnico necessário para tal integração.

Pergunta 2: A funcionalidade de transmissão de conteúdo bidirecional, entre a videoconferência e o MS Lync 2013, não está disponível para a grande maioria das soluções existentes no mercado de videoconferência. Esta característica limita muito a concorrência e o princípio da isonomia necessário para um processo licitatório desta monta. Sendo assim, entendemos que uma solução que consiga transmitir conteúdo em apenas uma das direções (Lync para Videoconferência ou Videoconferência para Lync) atenda integralmente o edital. Está correto nosso entendimento?

Questionamento 2:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.3 Suportar os seguintes recursos operacionais, "Permitir a transmissão on-line do conteúdo, por streaming, na velocidade especificada pelo

CONTRATANTE, que poderá ser 128, 256, 384 ou 768 Kbps, através da INFOVIA PARANA e da Internet, para os usuários autorizados pelo CONTRATANTE, que, de forma não-interativa, participarão das sessões de videoconferência;"

Pergunta: Entendemos que um streaming inferior a 320kbps reflete na baixa qualidade de visualização

e disponibilizamos quatro versões de streaming 768kbps 512kbps 384kbps e 320kbps sendo a última focada em

(2)

2

qualidade e portanto atende aos requisitos do edital de modo a fornecer melhores características. Entendemos que serão aceitos as quatro versões de streaming apresentadas, está correto nosso entendimento?

Questionamento 3:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.5 Requisitos do sistema, "• Com relação à interconexão do Microsoft Lync com as salas de videoconferência, o Contratado deve realizar a configuração das

conexões e deixar o serviço em funcionamento, sem custos adicionais ao Contratante. • Com relação à interconexão do Cisco Call Manager com as salas de videoconferência, o Contratado deve realizar a configuração das conexões e deixar o serviço em funcionamento, sem custos adicionais ao Contratante. "

Pergunta: Entendemos que toda a solução do Microsoft Lync e o Cisco Call Manager já está instalado e em pleno funcionamento, que o escopo do vencedor se restringe a interconexão dos mesmos com a nova solução de

videoconferência, através de um SIP Trunk entre as soluções e que o SESI/SENAI irá disponibilizar uma equipe própria ou de terceiros, que tenha todo acesso de administração de tais plataformas, para que permita esta interconexão. Está correto nosso entendimento? Se sim, é necessário o detalhamento e diagrama da solução atual instalada, para o correto dimensionamento do esforço técnico necessário para tal integração.

Questionamento 4:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.5 Requisitos do sistema, "• Equipamentos que sejam necessários para ligar a MCU do CONTRATADO à INFOVIA PARANÁ e à Rede Pública de Telefonia. O

licenciamento dos softwares necessários para a implantação da MCU e demais serviços deve estar contemplada no projeto por responsabilidade do Contratado.

Pergunta: Entendemos que, para esta interligação, será necessário somente o uso de cabos de rede padrão e que toda a infraestrutura de rede necessária (Switches, Roteadores, Firewalls, etc.) já está disponível no local de instalação. Nosso entendimento está correto? Caso negativo, solicitamos um detalhamento do status atual da rede.

Questionamento 5:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.6 Requisitos técnicos mínimos da MCU, "Com configuração redundante que permita assegurar durante a contingência, no mínimo, 50% da capacidade total requerida e de acordo com o SLA descritos no item “Acordo de Nível de Serviço” deste anexo. "

Pergunta: Entendemos que, se utilizarmos duas MCU's, cada uma com capacidade para suportar pelo menos 50% da necessidade total, mesmo em caso de falha de uma delas, o item acima será plenamente atendido. Está correto nosso entedimento? Caso negativo, favor detalhar a necessidade.

Questionamento 6:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.4 Requisitos de desempenho: O CONTRATADO deverá ter recursos suficientes para atender, sob demanda dos CONTRATANTES e sem nenhuma degradação de qualidade de áudio ou de vídeo, com a capacidade abaixo em uma única videoconferência: • No mínimo 6 usuários via telefone (somente áudio);

• Através da INFOVIA PARANÁ, no mínimo 50 salas, sendo, no mínimo, 7 salas em HD 720p a 30fps e o restante em no mínimo 4CIF/4SIF 30fps em uma mesma conferência com gravação;

• Transmissão ao vivo por streaming, a 128 kbps, pela Internet, para um total de até 250 usuários; • No mínimo 100 usuários através do Microsoft Lync conectados;

** Esta é a conferência máxima suportada.

E subitem 5.6 Requisitos técnicos mínimos da MCU:

• Deve suportar simultaneamente a conexão de 20 salas em HD 1080p a 30fps; • Deve suportar simultaneamente a conexão de 40 salas em HD 720p a 30fps; • Deve suportar simultaneamente a conexão de 80 salas em 4CIF a 30fps;

• Ter capacidade de expansão de até 120 participantes na modalidade de presença contínua, sem a necessidade de hardware adicional, na resolução HD 720p/30fps sobre a mesma plataforma. O fornecedor poderá utilizar quantos chassis forem necessários, desde que o agendamento e a utilização das portas sejam transparentes para o usuário final, não sendo considerado as portas para utilização do Microsoft Lync e Cisco Jabber, desde que mantidos os requisitos de desempenho, qualidade, espaço no rack e pontos disponíveis no Data Center descritos neste Termo de Referência. Pergunta 1: As capacidades máximas a que se referem o subitem 5.4 não estão condizentes com os requisitos de MCU do item 5.6. Pedimos maior clareza da definição das capacidades da MCU.

Pergunta 2: Para as conexões através do Microsoft Lync não foi detalhado qual a qualidade desta conexão (FullHD, HD ou 4CIF). Pedimos maior clareza desta funcionalidade.

Pergunta 3: Nos requisitos da MCU há a afirmação de que para as capacidades descritas não devem ser consideradas as portas utilizadas para o MS Lync e Cisco Jabber. Isso nos leva ao entendimento de que, além das capacidades descritas (20

(3)

portas FullHD, 40 HD ou 80 4CIF), devemos considerar ainda outras 100 portas para conexão com Lync, conforme descrito nos requisitos de desempenho do subitem 5.4? Caso não seja este o entendimento, favor esclarecer em detalhes.

Pergunta 4: É solicitado que o Hardware da MCU tenha capacidade para expansão de até 120 portas em HD. Nosso entedimento é que, pelo fato de ser uma contratação como serviço e não como compra de Hardware, este item é totalmente dispensável, pois irá encarecer o projeto e o equipamento não será patrimoniado para o SESI/SENAI ao final do contrato. Por este motivo, entendemos que uma solução que atenda as capacidades descritas neste edital como sendo mínimas, mas que permitam o aumento da capacidade com adição de Hardware e/ou Software futuramente, atendem integralmente a necessidade do SESI/SENAI. Está correto nosso entendimento?

Questionamento 7:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.6 Requisitos técnicos mínimos da MCU, "Deve suportar os seguintes protocolos de áudio: G.711, G.722, G.722.1, G.729, G.722.1 Anexo C;"

Pergunta: Os produtos que ofereceremos para o SESI/SENAI suportam o padrão G.722 Anexo C que em suma abrange, simplifica e substitiui todos os padrões de áudio e taxas de compressão aprovadas pelo ITU ( International

Telecommunications Union), tais protocolos são: G.722.1, G.722,G.711, G.728, G.729/G.729A, G.723.1. O padrão G.722.1 Anexo C (ou G.722.1C) é um modo de baixa complexidade criado como extensão para G.722.1, que dobra o algoritmo para permitir chamadas a partir de 14 kHz de largura de banda de áudio usando uma taxa de amostragem de áudio de 32 kHz, em 24, 32 e 48 kbit / s. Sendo assim o padrão G.722 Anexo C é hoje o mais atual e abrangente em termos taxas de compressão de áudio e está totalmente comtemplado em nossa solução ofertada. Entendemos que o equipamento que ofertaremos, conforme descrito acima, atende integralmente às necessidades do SESI/SENAI, sendo completamente aceito, está correto nosso entendimento?

Questionamento 8:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.6 Requisitos técnicos mínimos da MCU, "Deve suportar protocolo de áudio de alta fidelidade a, no mínimo, 20KHz"

Pergunta: De acordo com vários estudos amplamente divulgados, o ouvido humano adulto tem a capacidade de audição de no máximo 14KHz, sendo que qualquer frequência acima desta será automaticamente descartada pelo célebro. Além deste fator fisiológico, há ainda um fator mercadológico onde cada fabricante seguiu um caminho diferente quando da implementação de protocolos de áudio de alta qualidade (acima de 14KHz), sendo que alguns, inclusive, desenvolveram protocolos proprietários para isso, como é o caso da Polycom. Tendo isso em vista, entendemos que uma solução que suporte qualidade de até 16KHz, desde que tais protocolos não sejam proprietários, atenda integralmente as

necessidades do SESI/SENAI e serão aceito para cumprimento deste item, está correto nosso entendimento? Questionamento 9:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.7 Requisitos do sistema de gestão e controle de chamadas, "Deve ser compatível com os protocolos SIP, H.323 e TIP"

Pergunta: O protocolo TIP foi desenvolvido pela Cisco (http://www.cisco.com/c/en/us/solutions/telepresence/tip.html) para que fosse possível a integração de Salas Imersivas de Telepresença, porém este protocolo não é padrão de mercado, apesar de ser aberto, sendo que apenas os fabricantes que tenham Salas Imersivas de Telepresença tenham

implementados esta interoperabilidade. Porém o presente edital não contempla salas de Telepresença Imersiva, nem tão pouco cita a existência deste tipo de sala, ficando portanto totalmente dispensável a obrigatoriedade deste protocolo, principalmente por causar um direcionamento técnico para apenas poucos fabricantes. Entendemos que soluções que não sejam compatíveis com protocolos TIP atenderão plenamente as especificações deste Termo de Referência, está correto nosso entendimento?

Questionamento 10:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.5 Requisitos do sistema, "Suportar, no mínimo, 25 conexões externas.", subitem 5.7 Requisitos do sistema de gestão e controle de chamadas, "Deve prover funcionalidades de travessia de firewall sobre SIP e H.323, com capacidade para pelo menos 25% das chamadas simultâneas requeridas;" e Questionamento 6 acima, que fala das capacidades do sistema.

Pergunta: Quando cruzamos as informações destes três itens, não fica claro qual a capacidade total de chamadas externas, ou via Internet. Pedimos maiores esclarecimentos para o correto dimensionamento da solução e preços. Questionamento 11:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem 5.8 Requisitos da plataforma de gravação em alta definição, "Deve utilizar recomendações para codificação de áudio compatíveis com todos os outros sistemas

fornecidos neste processo, com taxas entre 3kHz e 20kHz"

Pergunta: De acordo com vários estudos amplamente divulgados, o ouvido humano adulto tem a capacidade de audição de no máximo 14KHz, sendo que qualquer frequência acima desta será automaticamente descartada pelo célebro. Além

(4)

4

deste fator fisiológico, há ainda um fator mercadológico onde cada fabricante seguiu um caminho diferente quando da implementação de protocolos de áudio de alta qualidade (acima de 14KHz), sendo que alguns, inclusive, desenvolveram protocolos proprietários para isso, como é o caso da Polycom. Tendo isso em vista, entendemos que uma solução que suporte qualidade de até 16KHz, desde que tais protocolos não sejam proprietários, atenda integralmente as

necessidades do SESI/SENAI e serão aceito para cumprimento deste item, está correto nosso entendimento? Questionamento 12:

Termo de Referencia, item 5. REQUISITOS TÉCNICOS E FUNCIONAIS, subitem

5.8 Requisitos da plataforma de

gravação em alta definição, "

Deve permitir o streaming ao vivo para até 500 usuários;" e subitem 5.4 Requisitos de desempenho:

O CONTRATADO deverá ter recursos suficientes para atender, sob demanda dos CONTRATANTES e sem nenhuma degradação de qualidade de áudio ou de vídeo, com a capacidade abaixo em uma única videoconferência: • No mínimo 6 usuários via telefone (somente áudio);

• Através da INFOVIA PARANÁ, no mínimo 50 salas, sendo, no mínimo, 7 salas em HD 720p a 30fps e o restante em no mínimo 4CIF/4SIF 30fps em uma mesma conferência com gravação;

• Transmissão ao vivo por streaming, a 128 kbps, pela Internet, para um total de até 250 usuários; • No mínimo 100 usuários através do Microsoft Lync conectados;

** Esta é a conferência máxima suportada.

Pergunta: De acordo com os dois subitens acima, não está claro qual a quantidade de transmissão ao vivo pela Internet, devemos considerar 250 ou 500 como total?

Questionamento 13:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA, subitem 6.3 Caracterização do terminal de Videoconferência de Sala, "Permitir que apareça status de presença no Lync 2013 com status de

disponibilidade. Os serviços e licenças necessários para essa funcionalidade devem ser fornecidos, caso necessário." e item 6.6.10 Funcionalidades do Codec Tipo 1 e Codec Tipo 2, "Suportar registro e status de presença no Microsoft Lync 2013. Caso demande infraestrutura para esta funcionalidade o CONTRATADO deve fornecer software e licenças necessárias."

Pergunta: A integração dos Terminais de Videoconferência de Sala com a plataforma Microsoft Lync ocorre, na grande maioria dos fabricantes, através da MCU, que é responsável pela transcodificação dos protocolos de áudio e vídeo entre as soluções. Com pouquíssimas exceções, o Terminal de Videoconferência não se registra diretamente na plataforma MS Lync, por isso não sendo possível esta funcionalidade de presença. Entendemos que serão aceitas soluções que não tenham esta integração de presença, desde que permita a total compatibilidade de chamadas entre as duas soluções. Está correto nosso entendimento?

Questionamento 14:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA,

subitem

6.5 Requisitos Técnicos mínimos do Codec High Definition – tipo 1 e subitem 6.6 Requisitos Técnicos mínimos do Codec High Definition – tipo 2, "Padrões de áudio: G.711, G.722, G.722.1 e um padrão adicional para áudio de alta fidelidade a, no mínimo, 20KHz".

Pergunta: De acordo com vários estudos amplamente divulgados, o ouvido humano adulto tem a capacidade de audição de no máximo 14KHz, sendo que qualquer frequência acima desta será automaticamente descartada pelo célebro. Além deste fator fisiológico, há ainda um fator mercadológico onde cada fabricante seguiu um caminho diferente quando da implementação de protocolos de áudio de alta qualidade (acima de 14KHz), sendo que alguns, inclusive, desenvolveram protocolos proprietários para isso, como é o caso da Polycom. Tendo isso em vista, entendemos que uma solução que suporte qualidade de até 16KHz, desde que tais protocolos não sejam proprietários, atenda integralmente as

necessidades do SESI/SENAI e serão aceito para cumprimento deste item, está correto nosso entendimento? Questionamento 15:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA,

subitem

6.5 Requisitos Técnicos mínimos do Codec High Definition – tipo 1 e subitem 6.6 Requisitos Técnicos mínimos do Codec High Definition – tipo 2, "Suportar ativação de licença para habilitar a resolução 1080p a 60fps;" e "Utilizar no máximo 768Kbps para chamadas em HD 720p a 30 quadros por segundo e 2,5 Mbps em High Definition 1080p a 60 quadros por segundo" e "Suportar resoluções em HP 720p 30fps e HP 1080p 60fps" em confronto com subitem 6.2 Descrições gerais do serviço a ser contratado, "Os terminais de videoconferência devem possuir opção para funcionar em HD 1080p a 30 quadros por segundo. O CONTRATADO deve prever, no mínimo, três licenças para uso em HD 1080p a 30

(5)

quadros por segundo", subitems 6.5.1 e 6.6.1 Câmera do equipamento compatível com as seguintes características , "Resolução mínima suportada de 1080p a 30fps"

Pergunta: Entendemos que houve um engano na digitação dos requisitos dos Terminais de Videoconferência, pois citam a resolução 1080p 60fps, mas quando fala da Descrição geral do serviço e das características da câmera e também toda a descrição da infraestrutura, é claramente citado a resolução 1080p 30fps. Tendo em vista a ampla concorrência e os padrões de mercado, entendemos que serão aceitas soluções com resolução 1080p 30fps, está correto nosso entendimento?

Questionamento 16:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA,

subitem

6.5.1 Câmera do equipamento compatível com as seguintes características, "Zoom óptico de, no mínimo, 4x". Pergunta: Para o próprio benefício do SESI/SENAI, com o intuito de diminuição do preço final, entendemos que serão aceitos Terminais de Videoconferência de Sala Tipo 1 com câmera que possua zoom óptico de 3X, desde que além disso tenha zoom digital combinado com no mínimo 4X de zoom total. Nosso entendimento está correto?

Questionamento 17:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA, subitens 6.5.2 e 6.6.2 Acessórios mínimos, "Extensor de cabo HDMI (caso o cabo HDMI que acompanha o codec seja inferior a 2 metros);"

Pergunta: Entendemos que este Extersor de cabo HDMI deva ter no mínimo 2 metros de comprimento, está correto nosso entendimento?

Questionamento 18:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA, subitem 6.5.5 Saídas/Entradas de vídeo, "2 x Saídas de vídeo, sendo: 2xHDMI para monitores primário e secundário".

Pergunta: Entendemos que será aceito, alternativamente, que estas saídas HDMI sejam no padrão DVI-I, que permite a conexão em monitores e projetores HDMI (digital) e VGA (analógico), está correto nosso entendimento?

Questionamento 19:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA, subitens 6.5.7 e 6.6.7 Conexão de rede , "1 x Porta de rede LAN 10/100/1000 Base T "

Pergunta: Entendemos que para equipamentos dedicados para videoconferência onde a utilização máxima é de 6Mbps não é necessário um throughput de rede maior que o throughput do equipamento em si. Portanto entendemos que equipamentos que possuam uma interface de 10/100 Base T é suficiente para esta solução, está correto nosso entendimento?

Questionamento 20:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA, subitem 6.6.5 Saídas/Entradas de vídeo, "3 x Saídas de vídeo: 2 x Saídas em alta definição para monitores principal e secundário, suportando HD720p e permitindo HD1080p por ativação de licença opcional e 1 x Saída em alta definição para gravação ou terceiro monitor" Pergunta: No mercado de videoconferência mundial existem poucas alternativas de equipamentos que possuem 3 saídas de vídeo, o que restringe a concorrência e direciona, no conjunto das especificações, para um ou dois fabricantes, no máximo. Como a solução de gravação será centralizada, como solicitado neste Termo de Referência, entendemos que um Terminal de Videoconferência que possua duas saídas de vídeo atendam integralmente as necessidades do SESI/SENAI. Entendemos ainda que, caso seja imprescindível a colocação de um terceiro monitor, será permitido a oferta de um divisor de sinal externos para esta funcionalidade. Nosso entendimento está correto?

Questionamento 21:

Termo de Referencia, Item 6. REQUISITOS TÉCNICOS TERMINAL DE VIDEOCONFERÊNCIA, subitem 6.6.6 Saídas/Entradas de áudio:

• 5 x Entradas de áudio: o 1 x RCA • 2 x Saídas de áudio:

o 1 x RCA

Pergunta: Conforme especificado no item 6.5.6, do Terminal de Videoconferência Tipo 1, ao invés da interface RCA serão aceitas também as interfaces de 3,5mm, que tem as mesmas especificações técnicas, porém com pinagem diferente. Está correto nosso entendimento?

(6)

6 Aguardamos as respostas em 24 horas, conforme edital.

Me coloco ao seu inteiro dispor para quaisquer dúvidas que possam surgir.

Cordialmente,

Fábio Fruch

Diretor Executivo de Vendas

E-mail: fabio.fruch@totalpresence.com.br Direto: +55 (19) 2515-3731 (NOVO) PABX: +55 (19) 2515-3730 (NOVO) Celular: +55 (19) 9 9664-8333 www.totalpresence.com.br

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

PARÁGRAFO QUARTO - Quando da efetivação do pagamento, será consultado os documentos comprobatórios de situação regular em relação à Seguridade Social, Fundo de

17 CORTE IDH. Caso Castañeda Gutman vs.. restrição ao lançamento de uma candidatura a cargo político pode demandar o enfrentamento de temas de ordem histórica, social e política

Mantenha o comutador para modo de linha e de receptor premido durante mais de 4 segundos, até que o raio laser pisque cinco vezes para confirmação, para activar o modo de

O objetivo geral desse trabalho foi avaliar o potencial da regeneração natural na produção de mudas de espécies arbustivo-arbóreas nativas, como estratégia de resgate da

Crisóstomo (2001) apresenta elementos que devem ser considerados em relação a esta decisão. Ao adquirir soluções externas, usualmente, a equipe da empresa ainda tem um árduo

Como a INCORPORADORA será, na data da incorporação, detentora de 100% (cem por cento) das quotas representativas do capital social da INCORPORADA, a incorporação não

ENDEREÇO PARA CORRESPONDÊNCIA / DIRECCIÓN POSTAL / MAILING ADDRESS Universidade do Estado de Mato Grosso, Campus Universitário de.. Sinop Faculdade de Educação e Linguagem, Curso