• Nenhum resultado encontrado

Redesign de identidade da marca rio grande ferramentas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Redesign de identidade da marca rio grande ferramentas"

Copied!
27
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

IVAN LUIZ GOLLO

REDESIGN DE IDENTIDADE DA MARCA RIO GRANDE FERRAMENTAS

Ijuí/RS 2017

(2)

UNIVERSIDADE REGIONAL DO NOROESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL

DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS ADMINISTRATIVAS, CONTÁBEIS, ECONÔMICAS E DA COMUNICAÇÃO - DACEC

CURSO DE COMUNICAÇÃO SOCIAL – PUBLICIDADE E PROPAGANDA

IVAN LUIZ GOLLO

REDESIGN DE IDENTIDADE DA MARCA RIO GRANDE FERRAMENTAS

Projeto Experimental apresentado ao Curso de Comunicação Social da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí, como requisito para conclusão de curso.

Orientador: Nilse Maldaner

Ijuí/RS 2017

(3)
(4)

Resumo

O principal objetivo deste artigo é discorrer sobre os conceitos e ferramentas utilizadas para o redesign da Identidade Visual da Rio Grande Ferramentas, abordando sobre os principais temas envolvidos no projeto, bem como a demonstração da nova marca, suas possibilidades de uso e aplicações em papelaria e envelopamento do automóvel, presentes no Manual de Identidade Visual.

Palavras Chave

Redesign, Marca, Identidade Visual, Rio Grande Ferramentas,

Introdução

Com o advento da internet cada vez mais expandido e a criação da internet das coisas, o aumento das lojas virtuais de venda de produtos vem crescendo drasticamente, em grande parte devido ao baixo custo de manutenção de uma loja online e a automatização do processo desde o acesso do cliente até a finalização da compra.

Visto que a carga tributária para a manutenção de uma loja virtual é muito menor que uma loja física, a capacidade de obtenção de preços mais atraentes e descontos chamativos é muito maior.

Para poder driblar estes contratempos, a empresa Rio Grande Ferramentas achou necessário uma reformulação da sua marca e um trabalho de comunicação para reposicionar a marca como uma competidora no mercado de vendas da região Noroeste do estado do Rio Grande do Sul.

A empresa tem 8 anos de existência e uma marca sem nenhum trabalho ou cuidado. A aplicação da mesma se dá de qualquer forma em qualquer lugar sem nenhum estudo de viabilidade ou visibilidade. Não existem formas definidas

(5)

para a aplicação, vertical ou horizontal, muito menos cuidados com as cores, sendo que muitas vezes elas saem diferentes nos meios de impressão.

O objetivo deste projeto é dar uma “cara nova” para a empresa através de uma atualização visual da marca e a criação de um Manual de Identidade Visual (MIV) demonstrando a forma correta de aplicação, assim como informação de cores e fontes.

Perfil do cliente.

A Rio Grande Ferramentas iniciou suas atividades em 2009 como venda e importação de ferramentas voltados para as grandes indústrias da região noroeste do estado do Rio Grande do Sul. A maioria dos clientes da empresa está na região de Panambi, onde o setor de grãos e ferragens é bastante desenvolvido. Há ainda clientes em Santo Ângelo, Santa Rosa, Santo Cristo e Ijuí.

Com o passar dos anos e a saída de grandes empresas atendidas, da região, a empresa viu a necessidade de atender a um novo nicho de mercado, começando a prestar serviços na parte de venda e assistência técnica de compressores de ar.

A ideia do redesign da identidade visual da empresa partiu do proprietário em decorrência da forma como ela vinha sendo aplicada em materiais como revistas, panfletos e jornais, não obedecendo nenhuma regra de redimensionamento ou de alteração da forma e das cores e também pelo fato de já estar um tanto defasada em relação à concorrência.

(6)

O trabalho de redesign da marca apresentou características bastante desafiadoras. A primeira delas era entender como funcionava a comunicação entre a empresa e o consumidor, tendo em vista que alguns fatores internos e de comunicações não poderiam ser ignorados na hora da elaboração da marca. A segunda característica foi a inserção na marca da bandeira do Rio Grande do Sul ou algo que remetesse ao estado, estando esse em acordo com o nome da empresa. A terceira, foi como as marcas de empresas concorrentes, e até mesmo as marcas dos produtos vendidos, se comunicavam com o seu público. Através de uma análise rápida, percebe-se a simplicidade na construção dessas marcas, tornando a comunicação muito mais direta e eloquente.

Com essa análise foi possível perceber que a marca da Rio Grande Ferramentas também deveria ser simples e direta, sem muitos elementos que denotassem qualquer forma de luxo ou fora da realidade do setor industrial. A mensagem tinha que ser direta e curta com poucos traços e formas e que fosse de fácil memorização.

A importância do Branding e do Redesign para as Marcas

Branding significa dotar produtos e serviços com o poder de uma marca. Está totalmente relacionado a criar diferenças. Para colocar uma marca em um produto, é necessário ensinar aos consumidores quem é o produto batizando-o, utilizando outros elementos de marca que ajudem a identificá-lo bem como a que ele se presta e por que o consumidor deve se interessar por ele. (KOTLER, 2013, p. 269).

Partindo desse pressuposto, torna-se necessário para qualquer empresa em qualquer ramo de atuação, uma forma de interação à primeira vista. Como ser reconhecido? Como saber que a minha empresa está ali, naquele endereço?

Essa forma de comunicação é essencial para um primeiro contato entre cliente e empresa. Para isso uma marca bem trabalhada que retrate todos os aspectos funcionais, torna-se fundamental para o sucesso de qualquer empresário e é por meio dessa comunicação que vai haver o primeiro contato.

(7)

O mais difícil estava sob nossa responsabilidade (os altos executivos). Paramos de pensar: “Eles são inteligentes o suficiente para entender?”. Temos que responder a pergunta: “Nós somos bons o suficiente em nos comunicar?”. (JENNINGS, 2013, p. 116)

Para que haja uma comunicação eficiente, é necessário a participação de setores de marketing, que auxiliem na captação da informação e na disseminação dessa informação, de forma que o retorno seja sempre o mais favorável possível, seja em vendas, potenciais clientes ou visibilidade da marca.

O rebranding é parte de uma estratégia de marca, produtos ou serviços e pode envolver uma mudança radical na marca e na imagem da empresa como “marca”, com o objetivo de prover uma cara nova para a empresa e fazer um reposicionamento da mesma frente ao mercado competitivo.

O que acontece é que a maioria dessas marcas acaba precisando encontrar uma forma de se tornar mais contemporânea, mais dinâmica, interagindo com o consumidor final. Ser percebida como antiquada pode ser fatal. A menos que seja atualizada, a logomarca, por exemplo, pode ser a âncora que mantem a marca acorrentada ao passado. (REBRANDING by DFA, p. 2)

Mudar a forma como a empresa é vista pelo consumidor pode se tornar um processo longo e bastante trabalhoso. Transparecer os ideais através da marca é um dos pontos fundamentais para uma sólida reentrada no mercado competitivo.

O sucesso da comunicação visual depende da capacidade de atingir um público alvo e gerar a resposta desejada. Às vezes a resposta é uma ordem de ação imediata e uma mensagem clara e concisa que deixa pouca abertura para interpretação. Na maioria das vezes, as imagens são usadas para evocar um estado emocional que torna o espectador receptivo à mensagem direcionada a ele. (DABNER, STEWART e ZEMPOL, 2014, p. 20)

(8)

Segundo DABNER, STEWART e ZEMPOL (2014), atingir o público alvo torna-se o pronto principal em um trabalho de design e branding. A forma como a empresa quer ser vista pelos seus consumidores, deve transparecer nas formas gráficas realizadas pelo designer responsável pelo trabalho. Tendo sido efetuado com sucesso, o feedback do consumidor, ou seja, a resposta em relação à nova marca, será recebida imediatamente ou em longo prazo.

Para isso, a forma como o nome da empresa será trabalhada, ou mudado, deverá passar pelas mãos de pessoas capazes e competentes de exercer tais mudanças de forma que o objetivo final seja alcançado. Tendo isso em mente, o designer precisa seguir o briefing previamente disponibilizado pelo cliente bem como pesquisar como é o comportamento do consumidor em relação aos produtos vendidos e qual o posicionamento das empresas concorrentes em relação ao mercado.

Mesmo sem uma equipe de pesquisadores ao seu dispor, você pode descobrir coisas o bastante sobre o seu público-alvo para estabelecer uma abordagem de comunicação razoável. Identifique e pesquise concorrentes em potencial e veja que tipo de imagem de marca eles estão projetando. (DABNER, STEWART e ZEMPOL, 2014, p. 25)

Com a velocidade em que a sociedade se desenvolve e a informação estando cada vez mais rápida e acessível, serviços e produtos tendem a necessitar de uma marca para transmitir os valores que ela carrega. Uma marca é um símbolo que nos diferencia dos demais, é algo que temos que cuidar e agregar valor com passar dos dias para nos mantermos competitivos no mercado.

Marca é a soma intangível dos atributos de um produto; seu nome, embalagem e preço, sua história, reputação e a maneira como ele é promovido. A marca é também definida pelas impressões dos consumidores sobre as pessoas que a usam; assim como pela sua própria experiência pessoal. (OGILVY apud STRUNK, 2007, p. 19)

(9)

Dessa forma, é válido afirmar que uma marca não é meramente um simples desenho e sim um grande conglomerado de impressões, desde a questão gráfica até o que ela representa para o consumidor.

Muitas vezes o designer utiliza de ferramentas e recursos semióticos, como os símbolos, para agregar à marca uma forma diferente de comunicação ou simplesmente uma complementação à parte tipográfica. Como explica SANTAELLA, esses símbolos podem por sua vez acabar virando icônicos e se tornando únicos por sua forte presença e representatividade no mercado.

O termo símbolo é utilizado na área de design para denominar o texto visual figurativo, estilizado ou abstrato, mas não linguístico que compõe uma trademark. Em semiótica, este tipo de texto visual é denominado como pictograma, “um exemplo de pictograma é a famosa concha da Shell, que durante anos serviu de fundo para seu logotipo, até conquistar autonomia simbólica” (SANTAELLA, 2004)

Na mesma linha, Pinho afirma que “(...) uma marca não é somente um produto real, mas incorpora um conjunto de valores e atributos tangíveis e intangíveis que contribuem para diferencia-la daqueles que lhe são similares.” (PINHO, 1996, p. 7).

O autor ainda ressalta que por trás de uma marca, está englobado todo o valor afetivo desenvolvido com o cliente, todo o processo de sedução desde o momento em que ele viu a marca até o momento do fechamento do negócio. Neste quesito “conquista do cliente”, uma marca bem trabalhada e que sustente e transpareça toda a ideologia passada aos futuros compradores é fundamental.

“Nos projetos que envolvem redesign, o designer também precisa examinar com muito cuidado o valor da forma existente e compreender o que ela significou para a empresa”. (WHEELER, 2012, p. 134) Complementando Pinho, Wheeler afirma sobre a importância de nunca deixar o passado de uma marca para trás e saber aproveitar as formas existentes, evitando que haja uma mudança visual muito brusca e que acabe levando os objetivos em um sentindo totalmente oposto aos almejados.

(10)

Nova Marca e Identidade Visual

Como parte do projeto de Identidade Visual, foi desenvolvido um Sistema de Identidade Visual (SIV), que segundo Maria Luísa Peón é:

Sistema de normatização para proporcionar unidade e identidade a todos os itens de apresentação de um dado objeto, através de seu aspecto visual. Este objeto pode ser uma empresa, um grupo ou uma instituição, bem como uma ideia, um produto ou serviço. (PEÓN, 2003, p. 15)

No SIV, foram estipulados quais seriam os elementos primários, logotipo, símbolo e marca, e os elementos secundários, cores institucionais e alfabeto institucional, do projeto.

No logotipo, a fonte, Neo Sans Std. foi escolhida por conter arestas ligeiramente arredondadas e uma grande variação familiar, demonstrando agilidade, competência e segurança.

As cores verde, vermelho e amarelo em paralelo e no formato de pincelada, formam o símbolo e remetem à bandeira do Rio Grande do Sul, ao dinamismo e objetividade e ao forte sentimento tradicionalista que acompanha a sociedade gaúcha e passa o sentimento de patriotismo. O símbolo substitui o antigo “RG” presente na marca pois provocava confusões com a nomenclatura de marcas concorrentes.

A nova marca foi desenvolvida pensando na forma mais fácil e rápida para o consumidor assimilar ao produto, juntando o símbolo, entre linhas horizontais e paralelas, simbolizando a estabilidade, ao logotipo. A abreviação RG foi retirada, por consequência de fatores externos e de eventuais confusões com marcas concorrentes, e implantada a forma completa do nome Rio Grande. Foi também desenvolvido uma segunda versão para aplicação em materiais que seguem o formato horizontal e que prejudiquem a aplicação da versão principal, de acordo com as imagens abaixo.

(11)

As cores empregadas na identificação da Rio Grande ferramentas são: Verde, Amarelo, Vermelho, Preto, Branco e tons de Cinza. As cores devem ser usadas conforme descrito no Manual de Identidade Visual para manter a integridade da marca, conforme as definições a seguir especificadas nas imagens.

A fonte da Rio Grande Ferramentas é a Neo Sans Std e suas variações de peso. Para título e textos de destaque, utilizamos a Neo Sans Std Black. Além das variantes de peso aqui apresentadas, usamos Arial em textos longos e interfaces que não suportam a versão webfont da Neo Sans Std.

(12)

A dimensão mínima preserva a legibilidade da logomarca e tem a medida estipulada abaixo.

Para impressão em materiais gráficos digitais, a dimensão mínima é de 229x97px, para a versão principal, e 359x60 px para a versão secundária. Em materiais impressos, o tamanho mínimo é de 1,94x0,82 cm para a principal e 3x0,5 cm para a versão secundária tendo como referência a altura do conjunto da logomarca.

(13)

A orientação para o uso da logomarca colorida sobre fundos (gráfico ou fotografia) é de acordo com a legibilidade e reconhecimento da sua forma. Em fundos onde não garantimos uma leitura adequada, devemos utilizar as versões monocromáticas da logomarca.

Devemos manter um espaço mínimo entre a logomarca da Rio Grande Ferramentas e outros elementos. A área de proteção é medida com base no tamanho do “T” de “FERRAMENTAS”, como mostrado abaixo.

Juntamente da Identidade Visual da marca, foi desenvolvido a arte para aplicação na papelaria da empresa (cartão de visitas, envelope e folha timbrada), bem como o envelopamento de automóvel, sempre respeitando as regras de manutenção impostas pelo Manual de Identidade Visual (ver nas imagens a seguir).

(14)
(15)

Hoje a Rio grande Ferramentas possui uma marca que não transmite seus valores e conceitos. Com o seu desenvolvimento durante os anos surgiram novas oportunidades que foram sendo incorporadas à empresa e a sua identidade visual acabou ficando defasada e pouco comunicativa, problema que foi resolvido com o trabalho de redesign desenvolvido ao longo deste projeto. Abaixo é possível verificar as marcas lado a lado e perceber a diminuição no uso das cores, tornando-a mais séria e a adoção de uma nova família tipográfica, tornando a mais equilibrada e objetiva.

Considerações Finais

Com a evolução da era digital e por consequência o grande fluxo de informações contínuas que recebemos e enviamos todos os dias, fica evidente que empresas necessitem, cada vez mais, de uma marca forte e de grande

(16)

expressão no mercado para gerar um expressivo rol de clientes e potenciais clientes cada vez maior, com o objetivo de expandir os negócios e formar novos vínculos.

A marca por sua vez, deve representar o máximo possível os ideais e conceitos não tangíveis da empresa que ela simboliza, desde a formulação do conceito até a aplicação em peças gráficas digitais e materiais impressos. Para que esse objetivo seja alcançado, o Manual de Identidade Visual deve se fazer presente em todos momentos em que a identidade visual for trabalhada.

Acredita-se que os objetivos principais do projeto foram alcançados, visto que a marca transparece a força e a dinâmica que ela necessitava, mantendo uma fácil identificação e legibilidade adequada que, em comparação a anterior, tornaram-se mais eficientes. Tudo isso só pode ser alcançado através de análises e aplicação de metodologias conceituais e de pesquisa de cliente e concorrentes, bem como posicionamentos de mercado.

(17)

Briefing de Redesign de Marca

1.Nome da Empresa

Rio Grande Ferramentas Comercio e Importação Ltda.

2.Como você descreveria o seu negócio em uma só frase?

Venda de produtos e serviços com soluções que atendam a necessidade dos clientes.

3.O que deseja comunicar com sua identidade? (Modernidade, tradição, agilidade, seriedade, descontração, compromisso, garantia, etc.)

Estamos comprometidos em oferecer produtos e serviços que demonstrem boa relação custo /benefício aliados a modernidade, agilidade, seriedade e garantidos.

4.Quais são seus principais concorrentes? Informe o site, se souber. Atualmente o principal concorrente é a Internet de modo geral, e o principal concorrente é o Mercado Livre

5. Quais são suas principais vantagens e desvantagens frente estes concorrentes?

Vantagens: atendimento personalizado, olho no olho com o cliente para atender a todas suas demandas, pronta entrega de produtos.

Desvantagens: PREÇO

6.Você consegue imaginar outras marcas nas quais admira e gostaria de se referenciar? (Pode ser de outra área de atuação)

Ferramentas Gerais; LF da Silveira; Dismatal

Ferragens Negrão.

7.Sua empresa possui um diferencial?

Sim a busca de soluções econômicas, produtos diferenciados e inovadores. 8. Quais seus produtos e serviços?

Produtos: Maquinas, ferramentas e compressores de ar a parafuso rotativo. Serviços: Assistência técnica aos produtos de venda.

9.Qual é o seu público-alvo?

(18)

10.O que este público-alvo espera receber de empresas como a sua? Soluções práticas e econômicas através de serviços e produtos.

11. Você tem alguma preferência de cores, tipografia, estilo visual? Se desejar dê exemplos.

Sim, como diz o nome da empresa Rio Grande Ferramentas utilizamos as cores da bandeira o verde o amarelo e o vermelho.

12. Sua empresa possui tagline/slogan? Não

13. Quais os objetivos a serem alcançados?

Neste momento que vivemos, o principal objetivo é manter o negócio saudável, lucrativo, sem perder qualidade de atendimento. É fazer mais com menos, é manter a satisfação de ambos lados da negociação.

BIBLIOGRAFIA:

JENNINGS, Jason. Os Reinventores: Como Empresas Extraordinárias

Buscam a Mudança Radical Contínua. Rio de Janeiro /RJ: Alta Books, 2013.

252p.

KOTLER, Philip, KELLER, Kevin Lane. Marketing Essencial: conceitos,

estratégias e casos. 5ª Edição. São Paulo/SP: Pearson, 2013. 456p.

PEÓN, Maria Luísa. Sistemas de Identidade Visual. Rio de Janeiro/RJ: 2AB, 2003. 100p.

PINHO, José Benedito. O Poder das Marcas. São Paulo /SP: Summus Editorial. 153p.

REBRANDING by DFA . http://www.dfa.com.br/rebranding.pdf

SANTAELLA, Lucia. A teoria geral dos signos: como as linguagens

(19)

STRUNK, Gilberto Luiz Teixeira Leite. Como criar identidades visuais para

marcas de sucesso: um guia sobre o marketing das marcas e como representar graficamente seus valores. Rio de Janeiro: Ed. Rio Books, Ed. 3ª,

2007.

WHEELER, Alina. Design de identidade da Marca. Porto Alegre /RS: Bookman, 2012. 320p.

(20)
(21)
(22)
(23)
(24)
(25)
(26)
(27)

Referências

Documentos relacionados

Alguns parâmetros têm influência relevante nos modos de ruptura de uma estabilização em solo grampeado e devem ser levados em conta na análise destas

The biostimulant effect of HA ensures greater acquisition of nutrients by eucalyptus seedlings, promoting greater growth and production of shoot and root dry matter at

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

O campo de acção do própolis ao nív el antimicrobiano é amplo, conseguindo inibir o crescimento de bactérias, bolores e leveduras, mas a sua eficácia depende

Ainda na última parte da narrativa, outro “milagre” acontece: Grenouille apa- rece, de súbito, em meio ao povo, destampa uma pequena garrafa que trazia consi- go, borrifa-se com

Fuente: Elaboración propia con datos del BCP, Informe Económico Preliminar; 2004, pg. Nota: *Los valores de la reexportación fueron extraídos de OBEI; 2016, pg. De acuerdo al gráfico

A realização de uma pesquisa bibliográfica a respeito da inserção e da atuação das doulas no SUS permite analisar os aspectos similares e divergentes desse processo, sob

Al no tener comunicación con la dirección, esto dificultó mucho más este trabajo, porque lo hacía basándome en mi intención y forma de ver el cortometraje, pero al