• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ACURÁCIA DO APLICATIVO ICARE PARA QUANTIFICAÇÃO NA PRESSÃO ARTERIAL E FREQUÊNCIA CARDÍACA

TÍTULO:

CATEGORIA: CONCLUÍDO

CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE

ÁREA:

SUBÁREA: EDUCAÇÃO FÍSICA

SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO: CENTRO UNIVERSITÁRIO ÍTALO-BRASILEIRO

INSTITUIÇÃO:

AUTOR(ES): VALÉRIA NEIVA ALVES, MARINA AMARAL DE JESUS, NAUZILDA SANTOS DE LIMA, ROSEMEIRE DA COSTA OLIVEIRA

AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): ANA CAROLINA SIQUEIRA ZUNTINI

(2)

RESUMO

O objetivo desta pesquisa é avaliar a acurácia do aplicativo iCare Health Monitor para as variáveis Pressão Arterial (PA) e Frequência Cardíaca (FC). Foram avaliados 47 universitários, entre eles homens e mulheres com média de idade de 26,62 (1,13) anos, no período de cinco dias ininterruptos. Utilizamos três diferentes métodos: aplicativo através do dispositivo Samsung Galaxy S6, medidor digital NTL pressure e método manual com estetoscópio Rappaport ER100 Incoterm preto e esfigmomanômetro Premium ESFH50. Os resultados referente a Pressão Sistólica (PS), método manual (118,09mmHg1,83), aparelho digital (117,702,09) e aplicativo iCare (117,011,45), na Pressão Diastólica (PD) os valores foram, método manual (76,81mmHg1,61), aparelho digital (74,64mmHg1,30) e aplicativo iCare

Health Monitor (73,300,96) em relação à Frequência Cardíaca (FC), os valores

encontrados com aparelho digital (79,94bpm1,81), aplicativo iCare Health Monitor (78,68bpm1,59) e método manual (77,40bpm1,55). Os valores de pressão arterial e frequência cardíaca encontrados pela avaliação com o aplicativo iCare Health

Monitor não foram diferentes estatisticamente e mostrou-se tão preciso quanto os

outros dois métodos para quantificação das variáveis PA e FC.

Palavras chave: Tecnologia; Saúde; Aplicativos Móveis.

ABSTRACT

The objective of this research is to evaluate the accuracy of the iCare Health Monitor application for the variables Blood Pressure (BP) and Heart Rate (HR). It was evaluated 47 university students, among them men and women with mean age of 26.62 (± 1.13) years, in the period of five uninterrupted days. We used three different methods: application through Samsung Galaxy S6 device, NTL pressure digital meter and manual method with Rappaport ER100 black Incoterm stethoscope and ESFH50 Premium sphygmomanometer. The results for systolic pressure (PS), manual method (118.09 mmHg ± 1.83), digital device (117.70 ± 2.09) and iCare application (117.01 ± 1.45), in Diastolic Pressure ( (76.81 mmHg ± 1.61), digital device (74.64 mmHg ± 1.30) and iCare Health Monitor application (73.30 ± 0.96) in relation to Heart Rate (HR) ), values obtained with digital device (79.94bpm ± 1.81), iCare Health Monitor (78.68bpm ± 1.59) and manual method (77.40bpm ± 1.55). The blood

(3)

pressure and heart rate values found by the evaluation with the iCare Health Monitor application were not statistically different and were as accurate as the other two methods for quantification of PA and HR variables.

Key words: Technology; Cheers; Mobile Applications.

INTRODUÇÃO

O mundo do trabalho sofre transformações que acompanham as mudanças da sociedade pós-industrial, relativas ao desenvolvimento e à incorporação tecnológica que repercute de forma decisiva as ações de saúde no Brasil e no mundo (OLIVEIRA et al, 2009).

A tecnologia é um elemento essencial na construção do “saber-fazer” da saúde, permeando e influenciando suas bases teóricas e práticas. Destaca-se, portanto, a presença e a influência da tecnologia nas instituições de saúde e no agir das pessoas, visto que papéis, valores e padrões de trabalho foram influenciados pelos níveis de tecnologia que estão em constante mutação (OLIVEIRA et al, 2009).

O crescimento do mercado de dispositivos móveis tem gerado oportunidades comerciais e sociais em diversas áreas. Esse tipo de dispositivo é considerado um computador de bolso com acesso a milhões de aplicativos. Apenas em 2012, mais de 40 bilhões de aplicativos foram baixados nos smartphones. Isso se deve principalmente à facilidade com que esses aplicativos podem ser acessados em suas respectivas lojas virtuais. Desse modo, desenvolver soluções computacionais no formato de aplicativos móveis representa um meio eficaz de disponibilizar a ferramenta e atingir o público-alvo desejado (TIBES; DIAS; ZEM-MASCARENHAS, 2014).

Conforme Tibes, Dias e Zem-Mascarenhas (2014) a utilização de ferramentas computacionais na área da saúde está em crescente expansão, pois esse tipo de suporte pode proporcionar aos profissionais alcançarem mais precisão e agilidade em seus trabalhos. No que diz respeito ao cuidado na área da saúde no Brasil, a adoção de recursos tecnológicos é um fato crescente desde a década 60, com a fundamentação científica para cada profissão.

A computação móvel pode ser aplicada em várias vertentes dentro da área da saúde. Entre essas aplicações podem-se destacar o monitoramento remoto, o apoio

(4)

ao diagnóstico e o apoio à tomada de decisão (TIBES; DIAS; ZEM-MASCARENHAS, 2014).

Segundo Arone e Cunha (2006) na ausência de evidências de que o ritmo atual de inovação tecnológica na área da saúde seja alterado em um futuro próximo, torna-se crítico para qualquer país estabelecer políticas bem definidas de adoção e incorporação de novas tecnologias e de manutenção daquelas já em uso no sistema, para minimizar os aspectos negativos mencionados e assim contribuir para uma maior qualidade do sistema de saúde.

O significativo desenvolvimento científico e industrial e a expansão dos sistemas de atenção à saúde no pós-guerra resultaram em uma enorme ampliação dos processos diagnósticos e terapêuticos utilizados, levando a uma grande diversificação das tecnologias incorporadas pelos serviços (ARONE; CUNHA, 2006). Conforme Arone e Cunha (2006) os processos de inovação tecnológica em saúde têm constituído um problema considerável para todos os países, pelas pressões que colocam sobre o sistema de saúde e suas repercussões sobre o aumento de custos por meio do impacto sobre a formação e reciclagem de recursos humanos, pela necessidade de atualização de instrumentos de regulamentação e certificação de produtos, assim como investimentos na infra - estrutura física.

Existem diversos aplicativos na área da saúde que são utilizados pelos profissionais, como: “Dengue Manejo Clínico”, um guia para manejo de crianças e adultos com Dengue, o qual possibilita uma busca rápida pela doença na tabela da Classificação Internacional de Doenças. Merece destaque ainda aplicativos existentes que podem ser utilizados em Unidades de Terapia Intensiva (UTIs), setor da saúde responsável por prestar serviços aos pacientes criticamente enfermos (GONÇALVES et al, 2016).

Destaca-se também o aplicativo “Terapia Intensiva guia de CTI”, que visa fornecer informações de comportamento para auxílio dos médicos e acadêmicos; “Calcula Fisio UTI”, que objetiva o monitoramento do paciente na UTI; “iVentilação guia para CTI”, o qual tem como função fornecer informações sobre ventilação mecânica (GONÇALVES et al, 2016).

Esses aplicativos auxiliam os profissionais na área da saúde de forma a dar maior agilidade e fornecer informações necessárias para reduzir o tempo de resposta durante o atendimento ao paciente, sendo importantes ferramentas capazes de realizar cálculos, interpretações e auxiliar em diagnósticos, contribuindo

(5)

para a melhoria na atenção prestada às pessoas que necessitam dos serviços desses profissionais (GONÇALVES et al, 2016).

Conforme Muessig (2013 apud ROCHA et al., 2017) os profissionais da área da saúde devem trabalhar com desenvolvedores de aplicativos com o intuito de auxiliar na produção de ferramentas que incorporem elementos de intervenções baseados em evidências que reduzam riscos, melhorem a inclusão e alimentem a interatividade no uso de aplicativos.

Anderson, Burford e Emmerton (2016) citam que o envelhecimento populacional estimado para as próximas décadas tem contribuído para o maior investimento no desenvolvimento de aplicativos de auto-monitoramento. Entretanto, como não existem normas para o desenvolvimento dos aplicativos, não são realizados estudos sobre a real eficácia e aplicabilidade desses recursos, que também não são desenvolvidos, na maior parte dos casos, por especialistas em saúde.

Dados divulgados em sites especializados em análise de aplicativos citam o aplicativo iCare Health Monitor como o mais adquirido para auto-monitoramento de variáveis como Pressão Arterial, Saturação de Oxigênio, Frequência Cardíaca entre outras, além de realizar exames de acuidade visual e capacidade auditiva. O próprio site do desenvolvedor do produto indica que o uso seja apenas para propósitos de condicionamento físico e não para monitoramento de doenças.

Considerando-se o crescimento do mercado de aplicativos médicos e os poucos estudos que avaliam a aplicação desses recursos, o presente estudo tratou da avaliação da acurácia do iCare Health Monitor para Pressão Arterial e Frequência Cardíaco.

OBJETIVO Objetivo Geral

Avaliar a acurácia do aplicativo iCare Health Monitor para as variáveis Pressão Arterial (PA) e Frequência Cardíaca (FC).

Objetivo Específicos

Quantificar as variáveis PA e FC utilizando-se o aplicativo iCare Health

Monitor, aparelho digital e o método manual.

(6)

METODOLOGIA

Casuística: Participaram da pesquisa 47 voluntários, dos quais 28 homens (60%) e 19 mulheres (40%), com média de idade de 26,62 (1,13) anos, média de altura de 1,69 (0,01) metros (m) e massa corporal média de 76,32 (1,94) quilogramas (kg). Todos os participantes eram universitários e não apresentavam alterações cardiovasculares diagnosticadas (hipertensão arterial ou arritmias cardíacas) no momento do estudo. Foram incluídos na amostra final aqueles voluntários que concluíram os cinco dias de avaliações, sem faltas ou interrupções. Todos os avaliados assinaram o Termo de Consentimento Livre e Esclarecido (TCLE) após informados sobre os propósitos da pesquisa.

DESENVOLVIMENTO

Dinâmica do estudo: No primeiro dia de participação, cada universitário foi avaliado quanto à massa corporal, altura e idade para estabelecerem-se as características antropométricas da amostra. A quantificação das variáveis PA e FC ocorreu durante cinco dias consecutivos, sempre no período da noite, com três métodos diferentes e em sequência aleatoriamente determinada: aplicativo, aparelho digital e método manual. Para cada método, sempre o mesmo avaliador ficou responsável pela quantificação das variáveis de todos os voluntários. Os procedimentos só eram realizados após o participante permanecer sentado por cinco minutos após a chegada ao laboratório em que o estudo foi conduzido.

Procedimentos: para medidas realizadas com aplicativo, foram seguidas as instruções disponíveis na tela do telephone móvel no momento da avaliação. Para a avaliação com medidor digital e pelo método manual foram seguidas as recomendações da Sociedade Brasileira de Cardiologia (2016) disponíveis nas VII Diretrizes Brasileiras para Hipertensão Arterial. As medidas pelo aplicativo foram realizadas em dispositivo Samsung Galaxy S6. O medidor digital era da marca NTL pressure e os equipamentos para medida manual foram estetoscópio Rappaport ER100 Incoterm preto e esfigmomanômetro Premium ESFH50.

Análise Estatística: Para todos os grupos foram calculados média e erro padrão. Os dados obtidos foram submetidos a tratamento estatístico por meio dos testes

two-way ANOVA, para análise da variância, e de Tukey, para múltiplas comparações,

utilizando-se o software GraphPrism 7.0. Foram considerados significativos os valores de p<0,05.

(7)

RESULTADOS

A análise da média dos valores obtidos a cada dia de avaliação evidenciou que não houve grande variação da PA e da FC quando comparados os três diferentes métodos aplicados no presente estudo, conforme observado na figura 1. Não houve diferenças estatísticas para a comparação dia a dia, entre os métodos.

Figura 1. Valores médios registrados por dia, para cada método.

Além da comparação dia a dia, também foi realizada a comparação geral das variáveis analisadas. A figura 2 mostra a comparação das médias gerais da variável Pressão Sistólica (PS). Os maiores valores foram encontrados quando quantificados pelo método manual (118,09mmHg1,83), seguidos pelas médias obtidas pela avaliação com aparelho digital (117,702,09) e com aplicativo iCare (117,011,45). Para essa variável não foram encontradas diferenças significativas.

DIA 1 DIA 2 DIA 3 DIA 4 DIA 5 0 50 100 150 p r e s s ã o ( m m H g ) PRESSÃO SISTÓLICA APLICATIVO DIGITAL MANUAL

DIA 1 DIA 2 DIA 3 DIA 4 DIA 5 0 20 40 60 80 100 p r e s s ã o ( m m H g ) PRESSÃO DIASTÓLICA APLICATIVO DIGITAL MANUAL

DIA 1 DIA 2 DIA 3 DIA 4 DIA 5 0 20 40 60 80 100 b a ti m e n to s p o r m in u to FREQUÊNCIA CARDÍACA APLICATIVO DIGITAL MANUAL

(8)

Figura 2. Comparação dos valores médios gerais da Pressão Sistólica (PS), por método aplicado.

Para a Pressão Diastólica (PD) os maiores valores também foram obtidos pelo método manual de avaliação (76,81mmHg1,61), seguidos por aqueles identificados pela quantificação com aparelho digital (74,64mmHg1,30) e aplicativo

iCare Health Monitor (73,300,96). A comparação entre os grupos identificou

diferenças significativas apenas entre os métodos manual e digital (p=0,0403), conforme mostra a figura 3.

Figura 3. Comparação dos valores médios gerais da Pressão Diastólica (PD), por método aplicado.

Em relação à Frequência Cardíaca (FC), os maiores valores foram encontrados na avaliação com aparelho digital (79,94bpm1,81), seguidos pelos valores encontrados na avaliação pelo aplicativo iCare Health Monitor (78,68bpm1,59) e pelo método manual (77,40bpm1,55). Novamente, a comparação entre os grupos mostrou-se significativa quando confrontados os resultados dos grupos manual e digital (p<0,0001) (Figura 4).

(9)

Figura 4. Comparação dos valores médios gerais da Frequência Cardíaca (FC), por método aplicado.

CONCLUSÃO

Os valores de pressão arterial e frequência cardíaca encontrados pela avaliação com o aplicativo iCare Health Monitor não foram estatisticamente diferentes daqueles obtidos pela avaliação com medidor digital e pelo método manual. Portanto, para a população do presente estudo, o aplicativo mostrou-se tão preciso quanto os outros dois métodos para quantificação das variáveis PA e FC.

REFERÊNCIAS

ANDERSON, Kevin; BURFORD, Oksana; EMMERTON, Lynne. Mobile health apps to facilitate self-care: a qualitative study of user experiences. PLoS One, v. 11, n. 5, p. e0156164, 2016.

ARONE, E. M,; CUNHA, I,; C,; K. O,; Avaliação tecnológica como competência do enfermeiro: reflexões e pressupostos no cenário da ciência e tecnologia. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/reben/v59n4/a19v59n4> Acesso em mai. 2017

GONÇALVES, F.B,; QUEIROZ, V.A.R. de,; QUEIROZ, R. S. de,; LOPES, C. R. S. Intergas Plus: Interpretação da gasometria arterial. Disponível em:

<http://www.uesb.br/revista/rsc/ojs/index.php/rsc/article/view/473/403> Acesso em ago. 2017

OLIVEIRA, M. M. C,; BARBOSA, A. L,; GALVÃO, M. T. G,; CARDOSO, M. V. L. M. L,; Tecnologia, ambiente e interações na promoção da saúde ao recém-nascido e sua família. Disponível em:

(10)

ROCHA, F. S. da,; SANTANA, E. B,; SILVA, E. S. da,; CARVALHO, J. S. M,; CARVALHO, F. L. de Q. Uso de APPs para a promoção dos cuidados à saúde. Disponível em:<file:///C:/Users/estudo.UNIITALO/Downloads/3832-10109-1-SM.pdf> Acesso em set. 2017.

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CARDIOLOGIA. 7th Brazilian Guideline of Arterial Hypertension. Arquivos Brasileiros de Cardiologia., v.107, n.3, september, 2016.

TIBES, C. M. dos S,; DIAS, J. D,; ZEM-MASCARENHAS, S. H,; Aplicativos móveis desenvolvidos para a área da saúde no Brasil: revisão integrativa da literatura. Disponível em: < http://www.reme.org.br/artigo/detalhes/940> Acesso em mai. 2017

Referências

Documentos relacionados

Key words: Bendlet Transform, Medical image classification, Multi-resolution analysis, Skin cancer, Support vector

The infection by Mycobacterium marinum in humans – also known as aquarium granuloma, swimming pool granuloma or fish tank granuloma [1] – is an uncommon disease that mainly affects

[r]

Avaliação da integridade celular em duas espécies de cianobactérias na etapa de coagulação – verificação das condições hidráulicas e adição de carbono ativado em

• Elevado percentual alocado no principal ativo-alvo do Fundo propicia um maior retorno ao cotista 12. • Os rendimentos com origem em CRIs quando distribuídos aos cotistas do

Narrativas sobre educação dos povos indígenas no Brasil: aportes para a história da educacão

O presente Protocolo tem por objeto estabelecer as condições em que, a título excecional e com caráter temporário, é emitida, pela ENTIDADE GARANTE, uma

Da forma como foi idealizado e desenvolvido, o aplicativo pretende então fornecer dois serviços ao usuário de smartphones: localização de pontos de venda