• Nenhum resultado encontrado

Incubadora de Empresas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Incubadora de Empresas"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

INCUBADORAS DE EMPRESAS 1

Uma incubadora de empresas é uma forma interessante de se tentar diminuir o índice de mortalidade das micros, pequenas e médias empresas no Brasil que é altíssimo: mais da metade destas, (56%), fecha as portas até o terceiro ano de vida, segundo dados do SEBRAE.

Uma incubadora de empresas busca oferecer as pequenas empresas apoio estratégico durante os primeiros anos de existência.

As primeiras incubadoras de empresas surgiram no Brasil na década de 80 e desde então, o número de incubadoras vem crescendo sensivelmente. Segundo dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançada (Anprotec) existem hoje no Brasil mais de 150 incubadoras espalhadas pelo Brasil, número que mal chegava a 10 em 1991. Estima-se em cerca de 1100 o número de empresas residentes nessas incubadoras, o que representa a geração de cerca de 6.100 novos empregos.

LOCALIZAÇÃO DAS INCUBADORAS (Fonte: ANPROTEC)

Objetivos principais

Reduzir a taxa de mortalidade das pequenas empresas - as incubadoras oferecem um ambiente flexível e encorajador onde são oferecidas uma série de facilidades para o surgimento e crescimento de novos empreendimentos a um custo bem menor do que no mercado, na medida em que esses custos são rateados e as vezes subsidiados.

Outra razão para a maior chance de sucesso de empresas instaladas em uma incubadora, é que o processo de seleção capta os melhores projetos e seleciona os empreendedores mais aptos, o que naturalmente amplia as possibilidades de sucesso dessas empresas.

ENTENDENDO O FUNCIONAMENTO DE UMA INCUDADORA 2

É um ambiente especialmente planejado que visa difundir o empreendedorismo e o conhecimento. Ela apóia projetos inovadores por meio de serviços especializados e consultorias que facilitam o seu desenvolvimento. A incubadora fomenta, também, o estímulo, a promoção e o fortalecimento de micro e pequenas empresas através da intermediação com instituições de ensino e pesquisa, órgãos governamentais e iniciativas privada.

Seu principal objetivo é proporcionar condições necessárias para que as empresas incubadas possam se preparar e se fortalecer para o mercado através da transferência de conhecimento e de tecnologias de Universidades e Instituições de ensino e pesquisas. Além disso, a incubadora também deve oferecer capacitação e assistência técnica e gerencial para que possam superar as barreiras existentes nos primeiros anos de sua atuação.

1 Fonte: Adaptação de artigo publicado na Internet (090608), disponível em <www.e-commerce.org.br/incubadoras.htm> 2 Fonte: Manual para implantação de Incubadoras de Empresas – PACTI, disponível em <www.sebraemg.com.br>

(2)

Crescimento rápido

Segundo dados da Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos de Tecnologia Avançada (Anprotec), as incubadoras de empresas crescem cerca de 30% ao ano no Brasil. Elas apóiam o futuro empresário, oferecendo-lhe consultoria técnica, estrutura física e mecanismos para manutenção e gerenciamento, até que ele esteja suficientemente maduro para caminhar com as próprias pernas, ou seja, atuar sozinho no mercado. Daí a origem do nome. O Brasil tem hoje 313 incubadoras, das quais 283 estão em operação e 30 estão sendo estruturadas. Só em Minas Gerais existem 25 incubadoras que operam em 16 cidades (o estado é o que mais tem se destacado no cenário nacional do setor).

A aprovação do plano de negócios da empresa é requisito para que ela usufrua dos benefícios da incubação - a seleção dos projetos é feita por meio de editais oferecidos pelas incubadoras.

Cada modalidade de incubadora possui características muito particulares, mas que visam criar um clima organizacional voltado para o treinamento e o suporte às empresas. Em geral ela oferece:

Infra-estrutura

Espaços físicos individualizados e especialmente projetados para instalação de cada empresa (com exceção de incubadoras temáticas, como agronegócios, que não necessitam do espaço físico); espaços para uso compartilhado como salas de reuniões, laboratórios, auditório, biblioteca, show-room, secretaria, recepção, copa cozinha, estacionamento etc.

Gerenciamento

Equipe gerencial responsável pela administração e por prover assessorias e consultorias; redução de custos e riscos, qualificando através de treinamentos, cursos, assinaturas de revistas, jornais e publicações. etc.

Assessoria e qualificação

Assistência técnica e gerencial através do contato com profissionais capacitados, treinamentos, consultorias (contábil, jurídica, apuração e controle de custo, gestão financeira), orientação na comercialização de produtos e à exportação, assessoria na busca de inovação, de novas tecnologias e para o desenvolvimento do negócio.

Integração e Network

Contatos de nível com entidades governamentais e investidores, entre empresas, participação em eventos de divulgação, parcerias e fóruns.

Nas incubadoras fechadas cada empresa possui o seu módulo, ou espaço privativo de trabalho, constituído de uma ou mais salas pequenas, mais os espaços coletivos a serem utilizados por todos. Nas chamadas incubadoras abertas, as empresas incubadas não precisam estar instaladas no mesmo local. Elas contam com os serviços de apoio e usam circunstancialmente a estrutura compartilhada, como é o caso das incubadoras de cooperativas. Como participar de uma incubadora?

• Qualquer pessoa que tenha um projeto inovador e que deseje abrir sua própria empresa pode

apresentar propostas para análise da incubadora.

• Empresas que já atuam no mercado também podem candidatar-se a receber o apoio da

incubadora. Neste caso é preciso ter um projeto para melhoria ou desenvolvimento de novos produtos e serviços.

Para participar basta entrar em contato com a incubadora e apresentar a proposta, que será analisada de acordo com os critérios de seleção definidos pela incubadora.

Processo seletivo (exemplo de requisitos para participar de uma incubadora)

É necessário que o empresário/empreendedor se dirija à incubadora de sua escolha e apresente o plano de negócios ao gerente. O Conselho Diretor poderá analisar a viabilidade técnica e econômica do projeto, assim como seu alinhamento às diretrizes de atuação da incubadora, da entidade gestora e dos parceiros.

(3)

• Caso o plano seja considerado viável e exista vaga disponível no momento na incubadora, o

participante poderá iniciar suas atividades dentro da incubadora.

• Caso ainda não exista vaga disponível, o projeto entrará em uma lista de espera e será

convidado a iniciar suas atividades, assim que houver disponibilidade.

Os empreendedores que ainda necessitam aprimorar seu plano há a possibilidade da pré-incubação, período no qual a empresa é estimulada a desenvolver ainda mais o potencial de seu negócio, utilizando-se de alguns serviços assistenciais para o efetivo início do negócio.

Critérios básicos de seleção

Cada incubadora de empresas tem seus próprios critérios para seleção de novos empreendimentos. Todavia, pode-se dizer que, em geral, elas analisam os seguintes pontos:

• Grau de inovação do produto ou serviço

• Viabilidade econômico-financeira e mercadológica

• Perfil empreendedor e qualificação técnica do proponente e da equipe envolvida no projeto • Interação do empreendimento com os objetivos e missão da incubadora

• Produtos/processos que gerem empregos especializados • Contribuição com o avanço tecnológico

• Condições de sobrevivência da empresa (recursos financeiros para iniciar o projeto) Tipos de Incubadoras

Incubadoras de Empresas de Base Tecnológica

Reúne empresas cujos produtos, se viços ou processos possuem alto valor agregado devido a utilização de algum tipo de tecnologia ou de pesquisas científicas aplicadas. Geralmente abriga empreendimentos de informática, biotecnologia, química, mecânica de precisão etc.

r

Incubadora de Empresas dos Setores Tradicionais

Abriga empresas ligadas aos setores tradicionais da economia, as quais detêm tecnologia largamente difundida e as utilizam para agregar valor aos seus produtos, processos ou serviços por meio de um incremento em seu nível tecnológico. Devem estar comprometidas com a absorção ou o desenvolvimento de novas tecnologias.

Incubadora de Empresas Mistas

A incubadora mista é composta por empresas de base tecnológicas e de setores tradicionais. As incubadoras também apóiam empresas dos setores culturais, cooperativas e agronegócios:

Incubadoras de Empresas de Agronegócios

Apóiam empresas atuantes em cadeias produtivas de agronegócios, que possuem unidades de produção externas à incubadora e utilizam os módulos da incubadora para atividades voltadas ao desenvolvimento tecnológico e ao aprimoramento da gestão empresarial.

Incubadoras de Cooperativas

Abrigam, por período médio de dois anos, empreendimentos associativos em processo de formação e consolidação instalados dentro ou fora do município. Representam uma das modalidades de incubadoras de setores tradicionais.

Incubadoras de Empresas Culturais

Incubadora de empresas que tenham a arte e a cultura como valor agregado aos seus produtos. Essas incubadoras desenvolvem negócios relacionados à arte e a cultura regional, gerando trabalho e renda alternativas.

Tempo de incubação de uma empresa

• Nas incubadoras de base tradicional e temática as empresas podem permanecer incubadas

por até 2 anos. O prazo se estenderá por mais 1 ano, caso for verificada a necessidade.

• Já no caso das incubadoras de base tecnológica as empresas podem permanecer incubadas

(4)

Vantagens de uma incubadora

As incubadoras são mecanismos utilizados para promover e estimular a criação de micro e pequenas empresas. Contribuem para o desenvolvimento sócio-econômico, na medida em que são potencialmente capazes de induzir o surgimento de unidades produtivas que geram grande parte da produção industrial e criam a maior parte dos postos de trabalho no país.

Dados do SEBRAE mostram que micros, pequenas e médias empresas constituem aproximadamente 98% das empresas existentes, empregam 60% da população economicamente ativa e geram 42% da renda produzida no setor industrial, contribuindo com 21% do Produto Interno Bruto - PIB. Estatísticas de incubadoras americanas e européias indicam que a taxa de mortalidade entre empresas que passam pelo processo de incubação é reduzida a 20%, contra 50% detectado entre empresas nascidas fora do ambiente de incubadora.

No Brasil, estimativas já apontam que a taxa de mortalidade das micro e pequenas empresas que passam pelas incubadoras também fica reduzida a níveis comparáveis aos europeus e americanos. Para as nascidas fora do ambiente de incubadora, o SEBRAE aponta uma taxa de mortalidade de 80% antes de completarem o primeiro ano de funcionamento.

Entre as várias razões que ocasionam essa elevada taxa de mortalidade, o SEBRAE detectou problemas gerenciais como a principal.

Outras razões, não menos importantes, são as dificuldades burocráticas, que incluem uma legislação complexa, exigente e que acarreta altos custos burocráticos, tributários, de produtos e comercialização, além das dificuldades concorrenciais para micros e pequenos empresários que atuam em mercados oligopolizados, onde grandes empresas ditam prazos e condições de pagamentos para a aquisição de produtos e fornecimento de insumos.

Além disso, sabe-se que as elevadas taxas de juros sobre os empréstimos, superiores às que pagam as grandes empresas, bem como as exigências dos emprestadores por garantias reais, que geralmente o micro e pequeno empresário não pode oferecer, deixam-no sem acesso ao crédito. Completa esse quadro de entraves o difícil acesso a tecnologias para a inovação em produtos e em processos de produção.

As incubadoras de empresas podem contribuir principalmente para a solução de duas dessas dificuldades, quais sejam:

• Capacidade gerencial dos empresários

• Incorporação de tecnologia aos produtos e processos da empresa

As incubadoras também podem minimizar os efeitos nocivos dos outros problemas mencionados, e certamente maximizam a utilização dos recursos humanos, financeiros e materiais de que dispõem os micros e pequenos empresários, contribuindo para a sobrevivência das empresas que passam pelo processo de incubação.

Além disso, estimula o empreendedorismo e divulga a possibilidade de se criar um negócio próprio, com chances reais de êxito, como opção à busca de empregos.

Micros e pequenas empresas que surgem no mercado sem contar com o apoio das incubadoras têm menores chances de incorporar inovações em seus processos de produção ou de prestação de serviços.

Micros e pequenos empresários, de modo geral, têm seu tempo consumido pelo trabalho cotidiano e rotineiro, enfrentam dificuldades financeiras e contam com um quadro de recursos humanos diminuto, muitas vezes recrutado na própria família, quase sempre sem especialização e capacitação para incorporar inovações à empresa.

Comparado a essa situação, o ambiente de uma incubadora é um habitat mais que desejável para as empresas nascentes, considerando que, além do apoio técnico-econômico, há sinergia criada pela concentração de empreendedores que têm como meta o sucesso empresarial.

Para uma cidade ou região, os benefícios advindos da instalação de uma incubadora são muitos: mobilização e coordenação de recursos locais já disponíveis e surgimento de novos negócios.

(5)

Quanto ao aumento do número de postos de trabalho, ainda que empresas intensivas em tecnologia absorvam pequenos contingentes de mão-de-obra, no longo prazo, caso sejam bem sucedidas, acabam por gerar empregos diretos e indiretos.

Também a longo prazo será observado um aumento gradual na arrecadação local de impostos, na medida em que as empresas se consolidarem e deixarem a incubadora, graduando-se e passando a participar agressivamente no mercado.

Além disso, pequenas indústrias regionais em declínio, mas que apresentem algum potencial de recuperação, poderão ser revitalizadas e aumentar a chance de se manterem competitivas se suas empresas tiverem a oportunidade de se instalar em uma incubadora.

Ainda que o retorno financeiro não seja alcançado em pouco tempo - embora desejável, do ponto de vista da incubadora esse não é o objetivo principal - os investimentos realizados para a sua instalação, bem como os custos decorrentes de seu funcionamento, podem ser compensados pelos benefícios acima descritos.

Passo a passo para a incubação de um projeto

1- Verificar se há uma incubadora que tenha por missão apoiar o seu tipo de projeto (enquadramento nas áreas de atuação da incubadora).

2- Entrar em contato com a gerência da incubadora e verificar se há vagas para novos projetos.

3- Submeter-se ao processo de seleção da incubadora. Geralmente este processo se divide nas seguintes fases:

• Apresentação de um formulário de identificação do empreendedor/projeto.

• Apresentação de um plano de negócios (documento que apresenta a viabilidade técnica e

comercial do projeto).

• Avaliação, por parte da direção da incubadora, e seleção dos projetos. • Entrada para a Incubadora.

4- O tempo de permanência varia de acordo com os critérios estabelecidos por cada incubadora (o tempo médio é de dois anos, prorrogável por mais um).

Referências

Documentos relacionados

A prevalência global de enteroparasitoses foi de 36,6% (34 crianças com resultado positivo para um ou mais parasitos), ocorrendo quatro casos de biparasitismo, sendo que ,em

Reserve o dia 01/07/2018 para a inauguração do Ginásio Poliesportivo e aniversário da AABB – A diretoria da AABB está programando um dia diferente na AABB com jogos,

No código abaixo, foi atribuída a string “power” à variável do tipo string my_probe, que será usada como sonda para busca na string atribuída à variável my_string.. O

Sendo assim, o presente estudo visa quantificar a atividade das proteases alcalinas totais do trato digestório do neon gobi Elacatinus figaro em diferentes idades e dietas que compõem

*No mesmo dia, saindo da sala do segundo ano, fomos a sala do primeiro ano, quando entramos os alunos já estavam em sala, depois de nos acomodarmos a professora pediu que

Portanto, a inclusão das metodologias ativas é uma alternativa eficaz para auxiliar o estudante a sanar as possíveis dúvidas no decorrer da disciplina e ao mesmo

Rodolpho – A dança aqui em Aracaju está num quarto momento. O novo movimento da dança começou há dois anos com a criação da Semana Sergipana de Dança, que foi quando

Sobre a aliança entre música e tecnologia, François Delalande (2007, p. 54-55) frisa a utilização de instrumentos de gravação de fonogramas não só para a