• Nenhum resultado encontrado

CONIC-SEMESP

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CONIC-SEMESP"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

TÍTULO: ANÁLISE DO PROTEOMA CARDÍACO DE MODELO ANIMAL OBESO-INDUZIDO E SUBMETIDO A EXERCÍCIO AERÓBIO

TÍTULO:

CATEGORIA: EM ANDAMENTO CATEGORIA:

ÁREA: CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SAÚDE ÁREA:

SUBÁREA: Educação Física SUBÁREA:

INSTITUIÇÃO(ÕES): CENTRO UNIVERSITÁRIO DO DISTRITO FEDERAL - UDF INSTITUIÇÃO(ÕES):

AUTOR(ES): GUSTAVO LOPES RODRIGUES, MARCUS VINICIUS MARTINS ALVES AUTOR(ES):

ORIENTADOR(ES): BERNARDO PETRIZ DE ASSIS, FILIPE MOURA RIBEIRO ORIENTADOR(ES):

COLABORADOR(ES): OCTÁVIO LUIZ FRANCO COLABORADOR(ES):

(2)

RESUMO

A obesidade é uma doença multifatorial que resulta em alterações patofisiológicas no organismo. Condições como a esteatose e a lipotoxicidade podem resultar em alterações na funcionalidade cardíaca. Em contrapartida, o exercício físico promove alterações relacionadas ao aprimoramento da capacidade funcional do coração. Ainda assim, os mecanismos moleculares adjacentes as adaptações do coração ao exercício e a obesidade ainda não foram completamente elucidados. Dito isso, o objetivo do presente estudo será analisar os efeitos do treinamento aeróbico leve-moderado sobre o proteoma cardíaco de modelo animal induzido a obesidade por meio de uma dieta hiperlipídica. Para este fim, serão utilizados 40 camundongos machos e isogênicos, com 20 semanas de vida. Os animais serão divididos em 2 grupos: animais alimentados com dieta padrão (DPT = 20) e animais alimentados com dieta hiperlipídica durante 16 semanas (DHL = 20). Posteriormente, cada grupo será subdividido em dois grupos; dieta padrão sedentário (DPS = 10), dieta padrão treinado (DPT = 10), dieta hiperlípidica sedentário (DHLS = 10) e dieta hiperlipídica treinado (DHLT = 10). Os animais dos grupos treinado serão treinados durante 8 semanas, com sessões diárias de 30 min, 5x por semana com intensidade de 50% da velocidade máxima atingida em teste incremental de velocidade máxima (TI-Vmax). Após o treinamento, os animais serão eutanasiados e o tecido cardíaco será excisado e congelado em -80º C para posteriores análises proteômicas por meio da técnica de SDS-PAGE, seguido pela identificação proteica por MALDI-TOF utilizando o MASCOT como banco de dados. Os resultados preliminares revelam que o grupo DPT alcançou maior Vmax em relação aos grupos DPS (P < 0,01), DHLT (P < 0,05) e DHLS (P < 0,0001). No pré-treino, o grupo DPT também obteve maior Vmax em relação ao grupo DHLT (P < 0,01). No que concerne ao peso corporal, houve diferença significativa entre os grupos DHL vs DP, diferença média de 8,71g (P < 0,0001). Corroborando com os achados de peso corporal, o peso do tecido abdominal também foi superior nos grupos DHLT e DHLS (1,51g e 1,57g, respectivamente), em comparação com os grupos DPT e DPS (0,54g e 0,62g, respectivamente) (*P<0,05). O exercício físico não reduziu a diferença de peso corporal entre os grupos DHLT vs DPT (P < 0,0001). Entretanto o grupo DHLT obteve maior controle de peso em relação ao DHLS após o fim do treinamento (P < 0,05). Os dados indicam que tanto a dieta quanto o exercício foram capazes de alterar parâmetros de massa corporal e nível de treinamento. INTRODUÇÃO

A obesidade é uma doença multifatorial que gera uma série de alterações patofisiológicas ao organismo causando um acumulo exacerbado de gordura corporal, e também, sendo considerada como uma epidemia mundial 1. Dados da World Health Organization (WHO) revelam que no geral, a obesidade quase triplicou de 1975 até 2016, enquanto em 1975 pouco menos de 1% das crianças de adolescentes com idade de 5 a 19 anos eram obesos, em 2016 mais de 124 milhões de crianças e adolescentes tornaram se obesos (6% das meninas e 8% dos meninos) 2. O excessivo aumento de gordura corporal está associado ao desenvolvimento de diversas doenças como a diabetes mellitus tipo 2, dislipidemias, alguns tipos de câncer e doenças cardiovasculares. No coração, a obesidade pode resultar na esteatose cardíaca e lipotoxicidade, caracterizada pelo infiltrado de gordura no miocárdio. Este processo

(3)

está associado a disfunção metabólica e funcional do coração 3. Por outro lado, a eficácia do exercício físico como importante agente não farmacológico no tratamento e prevenção da obesidade já é amplamente conhecido, visto que o mesmo é responsável por causar alterações fisiológicas associadas ao aprimoramento da funcionalidade cardíaca e a efeitos cardioprotetivos, melhorando também o perfil metabólico e lipídico de seus praticantes 4. Todavia, pouco se sabe a respeito dos mecanismos moleculares relacionado ao processo de adaptação do miocárdio à lipotoxicidade e ao exercício físico. Neste contexto, o presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos do treinamento aeróbico leve-moderado sobre o proteoma cardíaco de modelo animal induzido a obesidade por meio de uma dieta hiperlipídica. OBJETIVOS

O presente estudo tem como objetivo analisar os efeitos de 8 semanas de treinamento aeróbico leve-moderado sobre o proteoma cardíaco de modelo animal induzido a obesidade por meio de dieta hiperlipídica.

METODOLOGIA

Foram utilizados 40 camundongos machos, isogênicos (C57BL6) e com 20 semanas de vida. A temperatura do biotério foi mantida em ~23 ºC (± 2 ºC) e em um ambiente de 12 h claro-escuro. A indução da dieta começou logo após o desmame e os animais usaram água ad libitum. Os animais foram divididos em dois grupos: alimentados com uma dieta padrão (DP, 68,8% de kcal como carboidrato, 18,8% de kCal como proteína e 12,4% de kcal como lipídios) (n = 20) e um grupo alimentado com uma dieta hiperlipídica (DHL, 21,3% kcal como carboidrato, 18,4% kcal como proteína e 60,3% kcal como gordura) (n = 20). O objetivo deste processo é induzir obesidade crônica em aproximadamente 4 meses de alimentação em DHL. Posteriormente, os animais foram divididos em 4 grupos: grupo dieta padrão sedentário (DPS, n=10); grupo dieta padrão treinado (DPT, n=10); grupo dieta hiperlipídica sedentário (DHLS, n=10) e grupo dieta hiperlipídica treinado (DHLT, n=10). Após esse período, os animais dos grupos treinados (DPT e DHLT) foram submetidos a treinamento aeróbio durante 8 semanas, 5x por semana, 30 min por dia, com intensidade correspondente a 50% da velocidade máxima obtida em teste incremental de velocidade máxima (TI-Vmax). Posteriormente, os animais foram anestesiados com 2% de xilazina (50 mg.kg-1) e 10% de ketamina (80 mg.kg-1) e eutanasiados por deslocamento cervical e o tecido cardíaco extraído e armazenado a -80º C. Foram coletadas amostras do tecido cardíaco nos períodos pré-dieta, pré-treino e pós-treino. Em momento posterior, as proteínas totais serão extraídas, quantificadas e analisadas por meio das técnicas proteômicas de SDS-PAGE e nanoUPLC-MSE. A presente pesquisa fora aprovada pelo Comitê de Ética em Uso Animal (CEUA) da Universidade Católica de Brasília (UCBDOC, no266/15).

DESENVOLVIMENTO

O objetivo do presente estudo foi analisar os efeitos do treinamento aeróbico leve-moderado no proteoma cardíaco de animais obeso induzido. Petriz et al. demonstraram que o exercício aeróbico resultou no aumento da expressão de diversas proteínas relacionadas a melhora do perfil metabólico e funcionalidade

(4)

cardíaca dos animais submetidos a treinamento, além disso, evidenciou progresso na capacidade aeróbica de todos os animais dos grupos treinados. No presente trabalho, a potência aeróbica pós-treino dos animais DHLT não apresentou melhoria significativa quando comparada ao período pré-treino. Isso pode ter ocorrido devido a diferente intensidade de treinamento e também como resultado da indução da obesidade nesses animais. Ainda assim, espera se encontrar alterações na expressão de proteínas no tecido cardíaco dos animais treinados e obesos. O desenvolvimento de mais estudos para entendimento dos mecanismos moleculares adjacentes as adaptações do coração a obesidade e ao exercício se fazem extremamente necessários.

RESULTADOS PRELIMINARES

Resultante da indução a obesidade crônica nos animais durante 16 semanas, houve um aumento de peso significativo nos animais do grupo DHL, quando comparado ao do grupo DP, diferença média 8,71g (P < 0,0001). Além disso, o exercício físico aeróbico leve-moderado, não reduziu a diferença de peso entre os grupos DHLT e DPT (P < 0,0001). Contudo, o grupo DHLT obteve maior controle de peso se comparado ao grupo DHLS após o fim do treinamento (P < 0,05). Corroborando com os achados de peso corporal dos animais, o peso do tecido abdominal também foi superior nos grupos DHLT e DHLS (1,51g e 1,57g, respectivamente), em comparação com os grupos DPT e DPS (0,54g e 0,62g, respectivamente) (*P<0,05). Indicando que não apenas o peso corporal total aumentou, mas também o índice de adiposidade corporal em decorrência da dieta hiperlipídica. Após o termino do treinamento, foi encontrada diferença significativa na potência aeróbica máxima (Vmax) do grupo DPT quando comparado ao seu grupo controle DPS (P < 0,01). Contudo, não houve diferença entre os grupos DHLS e DHLT. Além disso, o grupo DPT obteve maior desempenho de Vmax quando comparado ao grupo DHLT (P < 0,05) e ao grupo DHLS (P < 0,0001). Observa-se que no período pré-treino, o grupo DPT também foi superior em relação ao grupo DHLT (P < 0,01), indicando que talvez, a diferente composição das dietas administradas possa ter influenciado no desempenho atingido no teste de potência aeróbica máxima.

FONTES CONSULTADAS

1. DROSATOS, Konstantinos; SCHULZE, P. Christian. Cardiac lipotoxicity: molecular pathways and therapeutic implications. Current heart failure reports, v. 10, n. 2, p. 109-121, 2013.

2. WORLD OF HEALTH ORGANIZATION. Obesity: Preventing and managing the global epidemic. Report of a WHO Consultation on Obesity. Geneva; 2018.

3. PINHEIRO, Anelise Rizzolo de Oliveira; FREITAS, Sérgio Fernando Torres de; CORSO, Arlete Catarina Tittoni. Uma abordagem epidemiológica da obesidade.

Revista de Nutrição, p. 523 – 533, 2004.

4. PETRIZ, Bernardo A. et al. Effects of acute exercise over heart proteome from monogenic obese (ob/ob) mice. Journal of cellular physiology, v. 228, n. 4, p. 824-834, 2013.

(5)

Referências

Documentos relacionados

Este capítulo tem uma abordagem mais prática, serão descritos alguns pontos necessários à instalação dos componentes vistos em teoria, ou seja, neste ponto

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Por outro lado, esta investigação concorre para a construção de uma linha de cuidados para a pessoa dependente e o familiar cuidador e para o planeamento de práticas educativas

A resposta deste sistema é lenta ( O processo de coleta de amostra de água e a posterior análise laboratorial de ppm residual remanescente de cloro livre, requer ½ hora ),

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

que guiam a reabilitação neuropsicológica, sendo alguns deles: o terapeuta precisa conhecer a experiência subjetiva do paciente em relação a sua patologia; o quadro

Caso a resposta seja SIM, complete a demonstrações afetivas observadas de acordo com a intensidade, utilizando os seguintes códigos A=abraços, PA=palavras amáveis, EP= expressões

8- Bruno não percebeu (verbo perceber, no Pretérito Perfeito do Indicativo) o que ela queria (verbo querer, no Pretérito Imperfeito do Indicativo) dizer e, por isso, fez