• Nenhum resultado encontrado

Traceamento Elétrico de Calor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Traceamento Elétrico de Calor"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

Traceamento Elétrico de Calor

PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO

(2)

Traceamento Elétrico

2

Ilustração A:

Típica Instalação de Traceamento Térmico.

Notas . . .

1. A ilustração mostra um circuito de aquecimento auto-regulável comum. 2. É requerido equipamento de proteção terra para todos os circuitos de

traceamento térmico.

3. É recomendado controle de temperatura para todas as aplicações de traceamento térmico de proteções anticongelante e manutenção de temperatura.

4.Todas as linhas com traceamento térmico devem estar isoladas termicamente. 5. Consulte o formulário Thermon número PN50273 para instruções de

instalação dos cabos de Isolação Mineral MIQ

Sistema completo de Traceamento Elétrico

Os seguintes procedimentos de instalação são orientações sugeridas para a instalação de um Sistema de Traceamento Elétrico Thermon 1. Os indivíduos instalando estes produ-tos são responsáveis por cumprir com todas as diretrizes de segurança e saúde que apliquem. O Equipamento de Proteção Pessoal (Personal Protective Equipment - PPE) adequado deve ser utilizado durante a instalação. Entre em contato com a Thermon se tiver qualquer pergunta adicional.

Aplicações . . .

1. Os cabos de Traceamento Elétrico são usados para proteção anticongelante ou para manter a temperatura do encanamento, tanques e instrumentos. Este conjunto de instruções cobre aplicações em encanamentos comuns. Para detalhes de instalação em tanques e instrumentos, consulte as Guias de Instalação na nossa página www.thermon.com.

2. Os cabos de traceamento térmico podem ser instalados em áreas ordinárias (não classifi cadas) e em áreas perigosas (classificadas) dependendo das opções

específi cas de cabo e aprovações2.

Sistema completo de Traceamento Elétrico…

Um sistema complete de Traceamento de Calor Elétrico incluirá, geralmente, os seguintes componentes1:

1. Cabo de Traceamento de Calor Elétrico 2 (auto regulável, Limitação de Potência, watt paralelo de potência constante ou watt de série constante).

2. Kit de Conexão à Potência.

3. Sensor RTD ou termostato de controle3.

4. Kit em linha/ Conexão (permite que dois ou três cabos sejam unidos).

5. Acabamento de fi nal do cabo.

6. Fita de Anexo (use em intervalos de 12” ou como requerido pelo código ou especifi cação).

7. Etiqueta de “Traceamento Elétrico de Calor” (etiqueta autoadesiva se anexa à barreira de vapor isolante em intervalos de 10’ ou de acordo ao requerido pelo código ou especifi cação). 8. Isolamento Térmico e barreira de vapor (por outros).

A ausência de qualquer destes itens pode causar o mau funcionamento de um sistema ou representar um perigo à segurança. 8 5 4 6 5a 1 2 3 7

Tipos de Cabos de Aquecimento Cabos de Aquecimento Auto Regulável

Cabo de Aquecimento Auto Regulável BSX™ (Consulte Formulário TEP0067) Cabo de Aquecimento Auto Regulável RSX™(Consulte Formulário TEP0004) Cabo de Aquecimento Auto Regulável KSX™ (Consulte Formulário TEP0072) Cabo de Aquecimento Auto Regulável HTSX™ (Consulte Formulário TEP0074)

Cabo de Aquecimento Auto Regulável VSX™ (Consulte Formulário TEP0008)

Cabo de Aquecimento com Auto Limitação de Potência:

Cabo de Aquecimento com Auto Limitação de Potência HPT™ (Consulte Formulário TEP0011)

Cabo de Aquecimento Watt em Paralelo de Potência Constante:

Cabo de Aquecimento Watt em Paralelo de Potência Constante FP (Consulte Formulário TEP0016)

Cabos de Aquecimento Watt de Série Constante:

Cabo de Aquecimento Watt de Série Constante TEK™ (Consulte Formulário TEP0021)

Cabo de Aquecimento Watt de Série Constante HTEK™ (Consulte Formulário TEP0022)

O Código Nacional de Eletricidade e o Código Canadense de Eletricidade requerem que seja fornecida proteção terra para traceamento de calor elétrico

(3)

Traceamento Elétrico

Cabo Extra para Dis-sipadores de Calor em Linha

Cabo Extra para Dis-sipadores de Calor em Linha

Suporte do cano

Localização Proposta para o Fim do Circuito

Ilustração C: Instalação temporária

Notas . . .

1. Os kits de acabamento para fabricar um circuito de traceamento té-rmico não são enfocados em detalhe nestes PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO. Consulte as instruções de instalação incluídas com os kits de acabamento de cabo ou entre em contato com a Thermon para instruções específicas para fabricar um cabo de aquecimento. 2. Para mais informação sobre tipos e opções de cabos específicos,

consulte os Tipos de Cabos de Aquecimento na página 1.

3. O raio de curvatura mínimo do cabo é de 10mm (3/8”) a -15°C (5°F).

Antes de Instalar o Cabo. . .

1. Certifi que-se de que todo o encanamento e equipamento a ser rastreados estejam completamente instalados e a pressão seja testada.

2. As áreas de superfície onde o traceamento será instalado devem estar razoavelmente limpas. Remova poeira, ferrugem e crostas com uma escova de aço e óleo e graxa com um solvente adequado.

Instalação Inicial. . .

1. Localize o cabo no quadrante inferior do cano na posição 4h ou 8h. Se existe um problema de acessibilidade, o cabo pode ser instalado na posição 10h ou 2h. O sensor de temperatura deveria estar localizado a, pelo menos, 90° de todos os cabos de aquecimento. Consulte a Ilustração B para informações sobre Cabo de Aquecimento versus Localização do Sensor. 2. Inicie a instalação temporária na localização do fi m do circuito

proposta e coloque o circuito de aquecimento no cano, permitindo cabo extra para a conexão de potência e para quaisquer locais de conexão3. Consulte a Ilustração C para informações sobre a instalação temporária.

3. Deixe cabo extra para válvulas, bridas, curvas e suportes de acordo aos desenhos aplicáveis e à tabela nas páginas 3 e 4 destes procedimentos de instalação.

Upon Receiving Cable . . .

1. Quando receba o cabo de aquecimento, confi ra para garantir que o tipo e saída corretos foram recebidos. Todos os cabos fl exíveis têm um número de catálogo, um nível de voltagem e saída em watts impressos no revestimento. 2. Inspecione visualmente o cabo em busca de qualquer dano

ocorrido durante o transporte. O cabo de aquecimento deveria ser testado para garantir sua

integridade elétrica com pelo

menos um megger de 500 Vdc entre o bus do cabo de aquecimento e ao trança metálica do cabo de aquecimento.

IEEE 515 recomenda que a voltagem de prova para os cabos de aquecimento isolados por com polímero seja de 2500 Vdc. A resistência mínima deveria ser de 20 megohms. Conecte o fi o positivo do megger aos fi os do cabo do bus e o fi o negative à trance metálica. (Registro 1 no Relatório de Teste do Baco.)

3. Armazene em local seco.

Cabo de Aquecimento Parede doCano Sensor de temperatura (Comun) 45º 45º 45º 45º 45º 90º

Ilustração B: Cabo de Aquecimento vs. Localização de Sensor

45º

45º 90º

(4)

Traceamento Elétrico

Layout do Circuito de Suporte

Ilustração D: Curva do Cano Ilustração E: Suporte do Cabo 1

Ilustração F: Brida do Cano

Comprimento de Suporte Fita de Fixação (Comun) Cabo de Aquecimento 8 cm 8 cm Cabo de Aquecimento Cabo de Aquecimento Fita de Fixação (Comun) 4

4. Bridas: Deixe cabo para ser enrolado ao redor do cano em cada lado e ao lado do brida. O cabo de aquecimento deve manter contato com o brida quando dando volta a bridas para compensar perda de calor adicional.

5. Consulte a folha de especifi cações do produto para informação sobre o raio de curvatura mínimo para um tipo específi co de cabo. Não exceda o raio de curvatura quando estiver realizando a instalação.

Instalação em Curvas, Suportes e Bridas

1. Instale o cabo de aquecimento de acordo às Ilustrações D, E e F abaixo. Fixe o cabo de aquecimento ao encanamento usando a fi ta de fi xação.

2. Curvas: Localize o cabo no raio externo de uma curva para fornecer calor sufi ciente para compensar o material de cano adicional. Fixe o cabo ao cano em cada lado da curva com a fi ta de fi xação.

3.Suporte de cano: Suportes de cabo isolados não requerem cabo de aquecimento adicional. Para suportes não isolados, deixe duas vezes o comprimento do suporte do cabo, além de 15” (40cm) adicionais de cabo de aquecimento.

Fita de Fixação (Comun)

30 cm

Nota: : A compensação do brida variará com base

no método de brida de isolamento e encanamento adjacente.

(5)

Traceamento Elétrico

Cabo de Aquecimento #1

Ilustração G: Detalhe de Válvula Comum Ilustração H: Detalhe de Bomba Típica

Cabo de Aquecimento em Serpentina em Válvula

Cabo de Aquecimento #3 Cabo de Aquecimento #3 Cabo de Aquecimento #2 Cabo de Aquecimento #2 Cabo de Aquecimento #2 Cabo de Aquecimento #1 Cabo de Aquecimento #1 Cabo de Aquecimento #3

Instalación en válvulas y bombas . . .

1. Instale o cabo de aquecimento de acordo

às Ilustrações G e H abaixo. Fixe o cabo de aquecimento ao encanamento usando a fi ta de fi xação.

2. É requerido cabo adicional para fornecer calor extra em válvulas, bombas e equipamento variado para reduzir a perda de calor aumentada associada a esses itens. Consulte a Tabela 1 para informação sobre requerimentos de cabo estimados para a instalação em válvulas e bombas comuns. As compensações mostradas na Tabela 1 são para válvulas de 150 libras. É necessário mais cabo para válvulas com classifi cações mais altas. Consulte o desenho isométrico de traceamento térmico para compensações em projetos específi cos.

3. Instale cabo de aquecimento em válvulas em bombas usando uma técnica de volta (isso permite que a válvula ou bomba seja removida, se necessário). Deveria ser evitado o cruzamento constante de cabo de aquecimento de watt sobre si mesmo.

4. Consulte a Folha de Especifi cação de Produto para informação sobre o raio mínimo de curvatura par ao tipo específi co de cabo. Não exceda o raio de curvatura quando estiver realizando a instalação.

Tabela 1: Compensação para Válvulas e Bombas 1

Notas...

1. A compensação de válvula dada é a quantidade total de cabo adicional a ser instalada na válvula. Se são usados múltiplos rastreadores, a compensação pode ser divididas entre rastreadores individuais. A compensação total de válvula pode ser alternada entre rastreadores para múltiplas válvulas em um circuito de traceamento térmico. As compensações são para válvulas de 150 libras. É necessário mais cabo para válvulas com classifi cações mais altas. Consulte o desenho isométrico de rastreamento térmico para compensações em projetos específi cos.

Cabo de Aquecimento #1 Cabo de Aquecimento #2 Cabo de

Aquecimento #3

Layout de Circuito único em Válvula Layout de Circuito múltiplo em Válvula Layout de Circuito único em Bomba Layout de Circuito múltiplo em Bomba

Cabo de Aquecimento em Serpentina em Bomba

Tamanho do Cano

Compensação da Válvula Compensação da Bomba

Tamanho do Brida Parafusado

ou soldado Soldada Borboleta Parafusado Bridada

½" 6" 1' 0 1' 2' 1’ 3" ¾" 9" 1' 6" 0 1' 6" 3' 1’ 6" 1" 1' 2' 1' 2' 4' 1’ 6” 1¼" 1' 6" 2' 1' 3' 4' 6" 2’ 0" 1½" 1' 6" 2' 6" 1' 6" 3' 5' 2’ 0" 2" 2' 2' 6" 2' 4' 5' 6" 2’ 3" 3" 2' 6" 3' 6" 2' 6" 5' 7' 2’ 3" 4" 4' 5' 3' 8' 10' 2’ 9" 6" 7' 8' 3' 6" 14' 16' 3’ 3" 8" 9' 6" 11' 4' 19' 22' 3’ 9" 10" 12' 6" 14' 4' 25' 28' 4’ 3" 12" 15' 16' 6" 5' 30' 33' 5’ 0" 14" 18' 19' 6" 5' 6" 36' 39' 5’ 6" 16" 21' 6" 23' 6' 43' 46' 6’ 0" 18" 25' 6" 27' 6' 6" 51' 54' 6’ 6" 20" 28' 6" 30' 7' 57' 60' 7’ 3" 24" 34' 36' 8' 68' 72' 8’ 3" 30" 40' 42' 10' 80' 84' 10’ 0"

(6)

Traceamento Elétrico

6

Realizando a Instalação . . .

1. Comece a conexão do cabo fi xando o kit de acabamento de final do circuito e trabalhando no sentido do fornecimento de potência. Consulte a Ilustração I. • Os cabos de aquecimento fl exíveis devem ser instalados

usando a fi ta de fi xação. Faixas de fi ta em circunferência devem ser instaladas em intervalos de 12”(30 cm) para manter o cabo em contato apropriado com o cano. Consulte a Tabela 2 abaixo para calcular o número de rolos de fi ta de fi xação necessários com base no diâmetro do cano 1.

• Se necessário, consulte os detalhes de instalação fornecidos com os desenhos do projeto ou entre em contato com a Thermon para obter informação adicional sobre a instalação.

2. Além dos requerimentos de fi ta adicional, uma cobertura contínua de fita de lâmina de alumínio pode ser necessária quando:

• É aplicado isolamento térmico de Spray ou espuma 2. • Estiver rastreando calor em encanamento que não for

de metal.

Tablea 2: Fita de Fixação (Valor Representa Compensação Aproximada de Comprimento Linear por Rolo)

3.Complete as conexões em junção (se requerido) de acordo com as instruções de instalação fornecidas com o kit de conexõn.

4. Antes de realizar conexões de potência, o cabo de aquecimento deve ser testado para garantir uma integridade elétrica de pelo menos 500 Vdc megger entre o bus dos fi os do cabo de aquecimento e a trança metálica do cabo de aquecimento. IEEE 515 recomenda que o teste de voltagem para cabos de aquecimento isolado por polímero seja de 2500 Vdc. A resistência mínima deveria ser de 20 megohms.

(Registro 2 no Relatório de Teste do Cabo.)

5. Instale o kit de conexão de potência de acordo às instruções detalhadas de instalação fornecidas com o kit.

6. Fixe o sensor de temperatura ao cano (se requerido) utilizando a fita de fixação. Localize o sensor de temperatura como mostrado na página 6.

Notas…

1. A Tabela 2 assume que as faixas de circunferência são colocadas a cada 12” (30 cm) ao longo do comprimento do encanamento processado.

2. Verifi que a temperatura de exposição do cabo de aquecimento versus a temperatura de cura do isolamento

Ilustração I: Conexão do Cabo Final

Fim do Circuito Proposto Fita de Fixação

Fonte de Potência Surgerida

Especialistas em Traceamento Elétrico® Comprim

ento da Fa

Diâmetro do Cano em Polegadas

½"-1" 1¼" 1½" 2" 3" 4" 6" 8" 10" 12" 14" 16" 18" 20" 24" 30" 36 jardas 130' 115' 110' 95' 75' 65' 50' 40' 35' 30' 26' 23' 21' 19' 16' 13'

(7)

Traceamento Elétrico

7

Isolamento Térmico . . .

1. A necessidade de isolamento térmico instalado apropriadamente e bem mantido não pode ser enfatizada demasiadamente. Sem isolamento, as perdas de calor são geralmente muito altas para ser compensada por um sistema de traceamento térmico convencional. 2. Além do encanamento e equipamentos em linha, como

bombas e válvulas, todos os dissipadores de energia devem ser isolados apropriadamente. Isto inclui suportes de cano, suspensores, bridas e, na maioria dos casos, castelos da válvula.

3. Sem importar que tipo ou espessura de isolamento foi usado, uma barreira de isolamento deveria ser instalada. Isto protege o isolamento da intrusão de humidade, dano físico e ajuda a garantir o desempenho adequado do sistema de traceamento térmico. Vede ao redor de todas as penetrações através do isolamento térmico. 4. Depois da instalação do isolamento térmico e da barreira

de clima, porém ANTES DE ENERGIZAR O CIRCUITO TÉRMICO, o teste do megohmetro deve ser repetido. Isto deveria chamar a atenção para qualquer dano ao cabo de aquecimento que possa haver ocorrido durante a instalação do isolamento. (Registro 3 no Relatório de Teste do Cabo).

5. Aplique etiquetas de Advertência à barreira de isolamento de clima em intervalos necessários ao longo do cano.

Inspeção Final e Documentação . . .

1. É recomendado que o circuito seja temporariamente energizado para que volts, amperes, temperatura do cano e temperatura ambiente sejam registrados. Esta informação pode ser de valor para referência future e deveria ser mantida para o registro dos dados históricos de operação (Registro 4 no Relatório de Teste do Cabo). 2. O desenho estabilizado pode ser usado para cabos de

aquecimento Regulável para atribuir uma classe T mais baixa através do uso do software Thermon CompuTrace ou Thermon Engineering.

3. O desenho estabilizado pode ser usado para cabos de aquecimento watt de potência limitada e de watt constante para determinar a classe T através do uso do software Thermon CompuTrace ou Thermon Engineering.

4. Um modelo de formulário de registro de dados operativos está incluído na Guia de Manutenção e Resolução de Problemas de Traceamento de Calor Elétrico, Formulário Thermon TEP0066.

3. Para controle termostático sensível à parede do cano, o circuito de aquecimento deve ser conectado em séries com os contatos de controle como mostrado abaixo. O termostato sensível à parede do cano pode necessitar mais de um ponto de suporte.

Conexões Finais . . .

1. Siga as instruções de fabricação do circuito para saber o tipo específi co de cabo. As conexões de potência e kits de acabamento de fi nal de circuito foram desenhados para cada tipo de cabo; não devem ser feitas substituições. 2. Para potência controlada pelo ambiente, o circuito deveria ser conectado diretamente ao fi o de alimentação da fonte de alimentação. L1 Caixa de Conexão do Traceamento Térmico. L2/N Termostato de Sensível ao Ambiente CB COM NC NO Heater L1 Caixa de Conexão do Traceamento Térmico. L2/N Termostato Sensível à parede do Cano CB Sensor Termostato COM NC NO Aquecedor

(Muestra del termostato SPDT)

(Termostato SPDT Mostrado)

Aquecedor

O Código Nacional de Eletricidade e o Código Canadense de Eletricidade requerem que seja fornecida proteção terra para traceamento de calor elétrico

(8)

Relatório de Teste do Cabo

1. Consulte os PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO Thermon, FORMULÁRIO PN 50207, para conhecer os PROCEDIMENTOS DE INSTALAÇÃO, requisitos e diretrizes gerais.

2. Quando receba o cabo de aquecimento, confi ra para garantir que o tipo e saída corretos foram recebidos. Todos os cabos fl exíveis têm um número de catálogo, um nível de voltagem e saída em watts impressos no revestimento.

3. Inspecione visualmente o cabo em busca de qualquer dano ocorrido durante o transporte. O cabo de aquecimento deveria ser testado para garantir sua integridade elétrica com pelo menos um megger de 500 Vdc entre o bus do cabo de aquecimento e ao

trança metálica do cabo de aquecimento. IEEE 515 recomenda que a voltagem de prova para os cabos de aquecimento isolados por com polímero seja de 2500 Vdc. A resistência mínima deveria ser de 20 megohms. (Registro 1 no Relatório de Teste do Cabo).

A. Conecte o fi o positivo do megger aos fi os do cabo do bus.

B. Conecte o fi o negative à trance metálica.

C. Energize o megger e registre a leitura. Leituras entre 20 megohms e infi nito são aceitáveis. Leituras menores a 20 megohms podem signifi car que o isolamento elétrico foi danado. Cheque novamente o cabo de aquecimento em busca de dano físico entre a trança e o elemento de aquecimento; cortes pequenos ou arranhões no revestimento não afetarão a leitura megger a menos que haja uma penetração real através da trance e revestimento de isolamento dielétrico.

4. Quando a instalação estiver completa, mas antes da instalação do isolamento térmico, cheque novamente o cabo de aquecimento com pelo menos 500 Vdc megger entre os fi os bus do cabo de aquecimento e a trança metálica do cabo de aquecimento. IEEE 515 recomenda que a voltagem de prova para os cabos de aquecimento isolados por com polímero seja de 2500 Vdc. A resistência mínima deveria ser de 20 megohms. (Registro 2 no Relatório de Teste do Cabo)

5. Depois de instalado o isolamento térmico, o teste do megohmetro deve ser repetido. A resistência mínima deveria ser de 5 megohms. (Registro 3 no Relatório de Teste do Cabo.)

6. Depois que o isolamento térmico está instalado e a fonte de potência está completa, registre a informação no painel e no disjuntor. Garanta que todas as caixas de conexão , controladores de temperatura, glândulas de cabo etc. estão asseguradas apropriadamente. Confi gure o controlador de temperatura (se aplicável) à confi guração manual e aplique a voltagem classifi cada ao(s) circuito(s) de traceamento térmico por 5 minutos. Registre a temperatura ambiente, meça e registre a voltagem e corrente do(s) circuito(s). (Registro 4 no Relatório de Teste do Cabo.)

NOTA: Para garantia do cabo é mantida durante da instalação, os testes mostrados

nesta folha devem ser realizados nos cabos de aquecimento instalados e os

resultados dos testes registrados e enviados a:

8

(9)

Cliente:

Contratista:

Endereço:

Endereço:

No. Telefone:

No. Telefone

Referência do Projeto:

Registro 1: Antes da Instalação

Tipo de Cabo:

Comprimento da Bobina:

No. del Bobina:

Resistência do Isolamento M Ohms:

Testado

por:

Data:

Testemunhado por :

Data:

Registro 2: Depois da Instalação do Cabo de Aquecimento

Resistência do Isolamento M Ohms:

Comprimento

do

Aquecedor:

Número

do

Aquecedor:

Testado

por:

Data:

Testemunhado por :

Data:

Registro 3: Depois que o Isolamento Térmico Está Instalado

Resistência do Isolamento M Ohms:

Testado

por:

Data:

Testemunhado por :

Data:

Registro 4: Comissionamento Final

No. do Painel:

No. do Disjuntor:

Volts:

Temperatura Ambiente (deg. F):

Temperatura do Cano (oF):

Amperes Registrados (depois de 5 minutos):

Testado

por:

Data:

Testemunhado por :

Data:

Relatório de Teste do Cabo

(10)

Informação sujeita a mudança. Formulário PN50207B-0512

THERMON . . . Especialistas em Traceamento Elétrico®

Corporate Headquarters 100 Thermon Dr.

PO Box 609 San Marcos, TX 78667-0609

USA Phone: +1 512-396-5801

Para localizar o escritório da Thermon mais próximo, visite nosso site

Referências

Documentos relacionados

Os resultados mostram efeito benéfico, quadrático, do ácido cítrico, na presença do fosfato natural, sobre os parâmetros avaliados; na ausência da aplicação ácido cítrico,

Our contributions are: a set of guidelines that provide meaning to the different modelling elements of SysML used during the design of systems; the individual formal semantics for

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

Os dados referentes aos sentimentos dos acadêmicos de enfermagem durante a realização do banho de leito, a preparação destes para a realização, a atribuição

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

8º Exceto nos casos de urgência, a presente Convenção não poderá ser denunciada antes de decorrido um prazo de 2 (dois) anos a contar da data em que tiver começado a vigorar para

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o