• Nenhum resultado encontrado

Auxiliar Administrativo

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Auxiliar Administrativo"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)
(2)

Auxiliar Administrativo PORTUGUÊS

O poema a seguir se refere às questões 01, 02 e 03. Pronominais

Dê-me um cigarro Diz a gramática

Do professor e do aluno E do mulato sabido

Mas o bom negro e o bom branco Da Nação Brasileira

Dizem todos os dias Deixa disso camarada Me dá um cigarro.

(ANDRADE, Oswald de. Obras completas – Poesias reunidas. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1974) 01) O poeta valoriza:

a) O uso da língua culta.

b) O português do “mulato sabido”. c) O uso da língua coloquial.

d) A obediência às regras gramaticais. e) Nenhuma das anteriores.

02) O título do poema se justifica por se relacionar: a) Ao uso dos pronomes do português.

b) À miscigenação brasileira, expressa pelo mulato, pelo negro e pelo branco.

c) Ao Brasil como uma grande nação. d) À escola.

e) Ao bom uso da Língua Portuguesa.

03) “Dê-me”; “Me dá”. As palavras grifadas são exemplos da ocorrência, respectivamente, de:

a) Pronome pessoal do caso oblíquo e verbo no modo imperativo.

b) Mesóclise e ênclise.

c) Pronome pessoal do caso reto e pronome possessivo. d) Pronome relativo e mesóclise.

e) Ênclise e próclise.

04) Assinale a alternativa que contém uma palavra com 6 letras e 5 fonemas:

a) Afixar. b) Pipoca. c) Chapéu. d) Piscar.

e) Nenhuma das anteriores.

05) Há erro de concordância nominal na alternativa: a) As cópias dos documentos devem estar anexas à ficha de inscrição.

b) Devemos ficar alertas 24 horas por dia. c) Só água é bom para matar a sede! d) Comprou duas blusas rosa-claro. e) Maria sempre diz “obrigada” a todos.

06) Assinale a alternativa na qual o vocábulo “que” tem valor de realce:

a) Que que é isso, meu Deus?

b) A professora chamou o aluno que estava dormindo na carteira.

c) Desejamos que você volte em breve. d) Ana tem um quê de modelo fotográfico. e) Que dia é hoje?

07) ____um tempo que não vejo minha neta. Ela costumava vir ____ minha casa e se sentar ____ sombra da goiabeira, no quintal. Trazia muita alegria ____ casa.

Eu ____ esperava todos os dias e, exatamente ____ três da tarde, ela costumava aparecer. ____! Como sinto saudades daquela menina. Espero poder vê-la daqui ____ umas semanas novamente.

A alternativa que preenche corretamente as lacunas é: a) Ah, a, a, à, há, às, há, a.

b) Á, a, à, a, há, às, há, à. c) Há, a, à, à, à, as, há, a. d) A, a, à, a, à, às, ah, á. e) Há, à, à, à, a, às, ah, a.

08) A alternativa que apresenta regência verbal correta, de acordo com a norma padrão da língua, é:

a) Chegarei em sua casa às dez da noite. b) Informe ao seu chefe sobre o problema. c) Aspirei este emprego por toda minha vida.

d) Todos que assistem em São Paulo gostam muito da cidade.

e) O professor visou a todos os cadernos com seu carimbo.

09) Trata-se de uma oração coordenada conclusiva: a) Ou você para com isso ou tomarei providências! b) Não gosto de comer demais, portanto, não me preocupo com meu peso.

c) Um bom vinho é uma maravilha, porém, beber demais faz mal à saúde.

d) Compre tudo o que está nesta lista e não se esqueça do troco.

e) Os jovens de hoje não leem nem gostam de estudar. 10) Trata-se de uma oração subordinada substantiva objetiva direta:

a) Queremos que todos participem da reunião. b) Só desejo uma coisa: que você volte logo. c) A verdade é que não sou tão bom assim. d) Você tem medo de que algo aconteça? e) Marta desconfiou de que Fábio mentira. O texto a seguir se refere às questões de 11 a 15. Descaminhos da hipercorreção

Corrigir muito a grafia de uma palavra sem esclarecer por que os erros acontecem também pode induzir a enganos Chama-se de hipercorreção ao processo que leva a corrigir também quando não se deve corrigir. Ou seja, na tentativa de ser correto, corrige-se demais.

As fontes da hipercorreção são duas. Uma é a própria variação linguística, que sempre envolve uma forma considerada correta e outra considerada errada. A segunda fonte é a vontade de ser correto.

Tomemos um caso como paradigma: o “l” de final de sílaba é, em geral, pronunciado como semivogal (como se fosse um “u”): assim, “maldade” se pronuncia “maudade”.

Uma das atividades escolares consiste em insistir na grafia correta. Ora, na mesma posição ocorrem semivogais “de verdade”, como em “cauda” (rabo). Uma das atividades escolares [também] consiste em corrigir erros como “maudade”, o que levaria os alunos (e ex-alunos) a eliminar o “u” nesta posição. Mas o mesmo trabalho que leva a acertar a grafia de “maldade” leva a errar a grafia de “cauda”. Acrescente-se que existe também a palavra “calda”, a dos doces, o que ajuda a complicar a questão: no limite, alguém pode trocar “u” e “l”, escrevendo “cauda” quando deveria escrever “calda” e vice-versa (o mesmo ocorre em “auto/alto”, “mal/mau”). Muitos erros de grafia se devem a este fenômeno. Ao lado de escritas como “hoge” (hoje) ou “pessa” (peça), previsíveis, dado o nosso sistema de escrita, ocorrem casos como os comentados acima.

(3)

Também há hipercorreções sintáticas, como o excesso de concordância. Uma das características do português “popular” é a diminuição das flexões verbais. A terceira pessoa do singular funciona como “curinga” das outras pessoas: casos extremos podem ser representados por “eu vou/você vai/ele vai/nós vai/vocês vai/eles vai”, conjugação na qual só a primeira do singular é diferente (parece inglês…). Ora, estas formas são corrigidas na escola, pelo menos quando se decoram as conjugações. É uma pena, mas dificilmente se constrói uma espécie de gramática contrastiva, o que seria bem interessante e penso que eficaz.

“Flexionar mais” parece ser um imperativo. Não seria estranho dizer que formas como “haviam muitas pessoas” e “fazem cinco anos” são efeito dessa vontade de acertar, de colocar verbos no plural, que é o que se cobra sempre…

Ênclises demais

Pelo mesmo mecanismo se podem explicar certos casos de ênclise, como “que (não) inscreveram-se”, pelo estigma associado às próclises, simbolizadas por formas como “me parece”, sempre condenadas. O resultado é o exagero de ênclises, que até substituem mesóclises: em vez de “mostrar-se-ia”, ocorre “mostraria-se”. Uma das razões é que “se mostraria” soa errado. [...]

Atualidades

Mas os fatos são diferentes. Muita gente apreende o sentido da palavra (desta e de outras tantas) com base em seu uso, em sua circulação em determinados contextos. E a emprega corretamente, exceto pela grafia, às vezes. Que não é aleatória, e revela dois traços do português atual.

Um desses traços é a eliminação de semivogais em muitos ditongos. Palavras como “outro/dourado”, além de “caixa/peixe” etc., são frequentemente pronunciadas sem a semivogal do ditongo: “outro/dorado/ caxa/pexe”. Mas aprende-se na escola, mesmo se ela é um pouco precária, que essas palavras se escrevem “outro/dourado/peixe/caixa”. Ou seja, que há mais um elemento sonoro na sílaba, e não apenas a vogal. Outro fenômeno comum em nossa língua é a vocalização do “l” em final de sílaba (só em final de sílaba!). A maioria diz “braziw”, com uma semivogal no final da sílaba, tal como diz “awto” (alto), “azuw” (azul), “cawma”. (calma) etc.

Quando se escreve, as dúvidas se instalam: como grafar a primeira sílaba de “ouro/dourado/cover”? Com ou sem ditongo? Se se decide pelo ditongo, como grafar o som “w”: com “u” ou com “l”? [...]

Ditongo onde não tem [...]

A “correção” consiste, usualmente, em casos como esse, em acrescentar um som às sílabas que deixaram de conter ditongo (já que a fala informal elimina o ditongo), e em colocar um “l” no lugar de um “u” (é o “l” que se converte em “u”, não o inverso).

Uma hipercorreção consiste em acrescentar um som mesmo quando não há ditongo (bandeija, professoura) [...].

Um dos casos mais incríveis de hipercorreção de que já ouvi falar é “Pallo” para “Paulo” – por se tratar de nome próprio bastante comum, se me perdoam o trocadilho. Explico: o escrevente imaginou que a sílaba “Pau” se escrevesse “Pal”, que a pronúncia “Pau” seria uma forma inovadora, e que, portanto, a grafia deveria seguir regras como a que se segue em “maldade”, pronunciada “maudade”…

Numa aula, um professor pode só corrigir. Mas, se souber explicar o que (provavelmente) aconteceu “na cabeça” do escrevente, isso fará dele um professor diferenciado. É mais ou menos como a diferença que há entre o professor de matemática que só manda aplicar uma fórmula e o que sabe o que ela significa. Um é

matemático, e raciocina. O outro poderia ser substituído pelo segurança da escola.

(Disponível em:

http://www.revistaeducacao.com.br/descaminhos-da-hipercorrecao/)

11) O autor aponta duas causas do fenômeno da chamada “hipercorreção”, sendo uma delas:

a) Corrigir o que realmente deve ser corrigido.

b) O desejo do usuário da língua de falar/escrever corretamente.

c) A vontade de colocar verbos no singular. d) Os erros de grafia.

e) Os professores que só querem corrigir, mas não explicam o porquê da correção.

12) “O outro poderia ser substituído pelo segurança da escola” significa que:

a) O segurança da escola tem um bom raciocínio. b) Os professores de matemática podem ser perfeitamente substituídos por outros profissionais, como o segurança da escola.

c) O segurança da escola pode ser um professor de matemática, se for levado a desenvolver seu raciocínio. d) Mandar aplicar fórmulas somente, sem explicá-las, é algo que não necessita de um conhecimento específico. e) O verdadeiro matemático é aquele que aplica fórmulas e não sabe seu significado.

13) “Não seria estranho dizer que formas como ‘haviam muitas pessoas’ e ‘fazem cinco anos’ são efeito dessa vontade de acertar [...].” Os trechos em destaque estariam corretos, de acordo com a norma culta da língua, se:

a) Os verbos estivessem no passado.

b) “Muitas pessoas” e “cinco anos” estivessem no singular.

c) Os verbos estivessem no singular. d) Os verbos estivessem no infinitivo. e) Nenhuma das anteriores.

14) De acordo com o texto, é uma das características do português atual:

a) A eliminação de semivogais em alguns ditongos. b) A substituição da ênclise pela mesóclise. c) A eliminação do “u” em “maudade”. d) A grafia de “hoje” por “hoge”. e) A grafia de “Brasil” por “Brasiw”.

15) “[...] em vez de ‘mostrar-se-ia’, ocorre ‘mostraria-se’. Uma das razões é que ‘se mostraria’ soa errado.” Das três formas grifadas, está(ão) correta(s), de acordo com a norma culta da língua:

a) Apenas “mostraria-se”.

b) Apenas “mostraria-se” e “se mostraria”, sendo seu uso dependente da oração na qual estão inseridas.

c) As três estão corretas, sendo seu uso independente da oração na qual estão inseridas.

d) Apenas “mostrar-se-ia” e “se mostraria”, sendo seu uso dependente da oração na qual estão inseridas. e) As três estão corretas, sendo seu uso dependente da oração na qual estão inseridas.

16) Assinale a alternativa na qual a conjunção “e” não dá ideia de adição:

a) Pus na lista leite, ovos e carne. b) Ganha muito dinheiro e continua pobre! c) José trabalha, estuda e pratica esportes.

d) Levante-se dessa cama e se prepare para a escola! e) Somos parentes e grandes amigas.

(4)

17) No período “É importante que você se decida logo sobre seu casamento”, a oração grifada pode ser classificada como:

a) Subordinada adverbial temporal. b) Coordenada conclusiva.

c) Subordinada substantiva subjetiva. d) Coordenada alternativa.

e) Subordinada adjetiva explicativa.

18) Trata-se de um caso de concordância ideológica: a) Carla e eu fomos juntas ao cinema.

b) Foram os garotos que pagaram a conta dessa vez. c) Menos de cinquenta pessoas participaram da votação. d) Nem tudo é somente alegria e tristeza nessa vida. e) Todos somos responsáveis pela preservação ambiental.

19) As expressões “asa da xícara”, “pé da mesa” e “dente de alho”, em relação às figuras de linguagem, são classificadas como: a) Metáfora. b) Metonímia. c) Hipérbole. d) Personificação. e) Catacrese.

20) Na sentença “Oh! Como é lindo o zum-zum das abelhas!”, as palavras grifadas podem ser classificadas, respectivamente, como: a) Interjeição e onomatopeia. b) Preposição e conjunção. c) Conjunção e prosopopeia. d) Substantivo e interjeição. e) Conjunção e adjetivo. MATEMÁTICA

21) Um capital é investido à taxa de juros simples mensais de 2,5%. Após 5 meses o juro obtido com o investimento foi de R$ 800,00. O Capital aplicado foi de: a) R$ 640,00.

b) R$ 3.200,00. c) R$ 6.400,00. d) R$ 8.200,00. e) R$ 8.400,00.

22) Considerando o sistema de medidas de volume, estão corretas apenas as afirmações:

I - 100cm3 = 0,1 litro II - 100cm2 = 0,1 m2 III - 1 m3 = 1000 litros a) apenas I. b) apenas II. c) apenas III. d) apenas I e III. e) apenas I e II.

23) Para facilitar o armazenamento de 60 litros de leite, foram utilizadas garrafas com capacidade para de 2/3 de litros. A quantidade de garrafas a serem armazenadas será: a) 30 garrafas. b) 40 garrafas. c) 50 garrafas. d) 60 garrafas. e) 90 garrafas.

24) Um medicamento líquido é acondicionado em frascos com capacidade de 12 mililitros cada. Para embalar 800

litros desse medicamento, o número mínimo de frascos necessários será: a) 320.000 frascos. b) 32.000 frascos. c) 3.200 frascos. d) 320 frascos. e) 32 frascos.

25) Dos 60 bombons que ganhei na Páscoa, já comi 75%, o que significa que ainda me restam:

a) 8 bombons. b) 10 bombons. c) 15 bombons. d) 20 bombons. e) 25 bombons. INFORMÁTICA

26) Em uma planilha do Excel 2010, os seguintes valores foram inseridos nas células: A1 = 5, A2 =7, A3 = 10, A4 = 9 e A5 = 8 e A6 = 15. Se na célula A10 digitarmos a função =SOMA(A1:A9)/9, qual será o resultado apresentado? a) 9. b) 8 c) 5. d) 7. e) 6.

27) Em uma planilha do Excel 2010, os seguintes valores foram inseridos nas células: B1 = 20, B2 = 25, b3 = 30, B4 = 35, B5 = 42, B6 = 54, B7 = 33, B8 = 44, B9 = 51 e utilizamos uma determinada função cujo resultado foi final apresentado foi 14028 . Assinale a alternativa abaixo que indica corretamente essa função.

a) =SOMA(B1:B9)/B4. b) =SOMA(B1:B9)*B6. c) =SOMA(B1:B9)*B5. d) =MÉDIA(B1/B9)*B5. e) =MÉDIA(B1/B9)/B4.

28) Em uma planilha do Excel 2010, os seguintes valores foram inseridos nas células: A3 = 90, B3 = 120, C3 = 150, D3 = 180, qual resultado obteríamos de utilizássemos a formula =CONT.NÚM(A3:D3) nessas células. Assinale a alternativa correta.

a) 44. b) 4. c) 440. d) 6. e) 40.

29) Ainda no Excel 2010, assinale abaixo a alternativa que explica corretamente a função MÁXIMO.

a) Retorna o valor máximo de uma coluna, valores lógicos e texto são ignorados.

b) Retorna o valor máximo de uma linha, valores lógicos e texto são ignorados.

c) Retorna o valor máximo de um conjunto de argumentos, e o restante dos valores são organizados em ordem crescente.

d) Retorna os valores lógicos, organizando em ordem crescente e destacando o valor máximo relacionado na coluna ou linha.

e) Retorna o valor máximo de um conjunto de argumentos, valores lógicos e texto são ignorados. 30) Assinale abaixo a alternativa que explica corretamente a função PGTO no Excel 2010.

a) Calcula o pagamento de um empréstimo com base em pagamentos e em uma taxa de juros constantes.

(5)

b) Calcula o pagamento de um empréstimo com base no saldo devedor e em uma taxa de juros constantes. c) Calcula o pagamento de um financiamento com base no saldo devedor e em uma taxa de juros selic.

d) Calcula o pagamento de um financiamento com base em capital de giro e em uma taxa de juros sobre juros. e) N.D.A.

31) No sistema operacional Windows XP encontramos ferramentas nativas que podem ser usadas para garantir que o disco rígido apresente boas condições operacionais durante sua vida útil. Uma delas é o Checkdisk. Assinale abaixo a alternativa que apresenta corretamente sua função sobre o disco rígido.

a) Agrupar arquivos e eliminar vírus e compacta arquivos de sistema para ocupar menos espaço.

b) Isolar, desfragmentar e corrigir possíveis erros. c) Desfragmentar, isolar ou corrigir erros e garantir viabilidade no estado da superfície física e lógica do volume.

d) Consegue corrigir erros lógicos e diagnosticar erros nos setores físicos do disco.

e) Expande o espaço de armazenamento do disco e memória RAM.

32) Assinale a alternativa correta quanto ao significado das siglas WWW e HTTPS respectivamente.

a) Word Wile Web /Hyper Text Transfer Protocol Secure. b) World Wide Web /Hyper Text Transfer Protocol Secure.

c) World Wile Wed /Hyper Text Transfer Protocol Secure. d) World Wide Web /Hyper Text Transfer Point Security. e) Word Wile Web /Hyper Text Transfer Protocol Security.

33) Assinale abaixo a alternativa que define corretamente o que é uma extensão de arquivo.

a) São arquivos necessários para e execução e extensão de programas em rede.

b) São arquivos gerados quando descompactamos diversos arquivos ao mesmo tempo.

c) São arquivos gerados pelo sistema operacional para viabilizar a execução de determinados programas. d) São sufixos que designam seu formato e principalmente a função que desempenham no computador.

e) N.D.A.

34) No Outlook Express as mensagens são separadas em diferentes pastas. Assinale abaixo a alternativa que informa corretamente estas pastas.

a) Caixa de Entrada, Caixa de Saída, Anexos recebidos, Itens enviados, Itens excluídos e Rascunhos.

b) Caixa de Entrada, Caixa de Saída, Itens enviados, Itens excluídos e Rascunhos.

c) Caixa de Entrada, Caixa de Saída, Itens enviados, Itens excluídos, Rascunhos e anexos.

d) Caixa de Entrada, Caixa de Saída, Itens enviados, Itens recusados, Itens excluídos e Rascunhos.

e) Caixa de Entrada, Caixa de Saída, Itens enviados, Itens excluídos, Rascunhos, Anexos e Lixo eletrônico. 35) No Wordpad do Windows, para inserir uma imagem em um documento, é necessário:

a) Ir na aba Design – inserir arquivo de Imagem – selecionar imagem - Abrir .

b) Ir na aba Inserir – Inserir arquivo de Imagem – Imagem (Inserir imagem) – selecionar imagem - Abrir . c) Ir na aba Exibir – Imagem – Imagem (Inserir imagem) – selecionar imagem - Abrir .

d) Ir na aba Início – Imagem – Imagem (Inserir imagem) – selecionar imagem - Abrir .

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

• Quando o navegador não tem suporte ao Javascript, para que conteúdo não seja exibido na forma textual, o script deve vir entre as tags de comentário do HTML. <script Language

O Prêmio Justiça Para Todos - Josephina Bacariça consistirá em: Inciso I - Entrega de certificado de homenagem a Defensor/a Público/a, bem como ofício à

Coeficiente de partição n-octanol/água Não determinado por ser considerado não relevante para a caracterização do produto Temperatura de auto-ignição Não determinado por

- Remover as pastilhas usadas e retornar todo o parafuso de regulagem em seguida montar uma pastilha nova do lado da roda, empurrando com a mão a pinça no sentido do cilindro de

b.4) Para atuação como Professor Coordenador Geral - Anos Finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, o docente deve ser portador de diploma, devidamente.. registrado, de

Os episódios foram agrupados de acordo com as principais características utilizadas para definição de diagnóstico da aspergilose invasiva segundo consenso revisado

Não tome fluconazol 150 mg com terfenadina (medicamento antialérgico), astemizol, eritromicina ou cisaprida porque pode ser perigoso e provocar alterações do ritmo do