• Nenhum resultado encontrado

Como iniciar uma conversa

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Como iniciar uma conversa"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Como Começar uma Conversa Quando Você Não Tem o que Falar

3 Partes:Encontrando coisas para falar sobreLembre-se do básicoMantendo as coisas interessantes

Começar uma conversa para conhecer alguém ou quebrar um silêncio constrangedor pode se r muito estressante. Para iniciar uma conversação quando você não tiver nada para falar, use estas diretrizes.

Parte 1 de 3: Encontrando coisas para falar sobre

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 11

Comente sobre o local ou a ocasião. Olhe ao seu redor e veja se há alguma coisa que valha a pena apontar. Exemplos: "Este é um lugar lindo!", "que bufê incrível!", "Eu am o esta vista!", ou "que cachorro inteligente"!

Anúncio

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 22

Faça perguntas abertas. A maioria das pessoas gosta de falar sobre si mesma; essa é uma boa forma de abrir uma conversa. Uma questão em aberto requer uma explicação para uma resposta, ao invés de apenas um simples sim ou não. Perguntas abertas tendem a c omeçar com quem, quando, o que, por que, onde e como.

Perguntas fechadas: "Você gosta de livros?", "Você já foi à universidade?", "Sua estação fav orita é a primavera?", "Estou atrapalhando?" e "Você vem sempre aqui?"

Questões abertas: "Que tipo de livros você gosta?", "O que você estudou aqui nesta Uni versidade?", "Qual é a sua estação favorita? Por quê? ","O que está fazendo agora?", e "On de fica o bar mais interessante daqui?"

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 33

Saiba combinar observações gerais com perguntas abertas. Já que qualquer uma pode fica r estranha ou deslocada sozinha, combine-as para conseguir um efeito melhor. Por

exemplo:

"Essa é uma bolsa legal, onde você a comprou?" Isso permite que o proprietário da bols a fale sobre o dia em que ele foi às compras e todas essas coisas engraçadas acontec eram, ao contrário de: "Gostei da sua bolsa!" "Obrigado". (Fim).

"Que bufê incrível! Qual é o seu prato favorito?" Pedir uma opinião é especialmente útil, já q ue isso pode ser seguido com a clássica pergunta em aberto: "Por quê?"

"Quanta gente! Qual dos palestrantes é o seu preferido?"

"Eu amei a sua fantasia. Quais são os seus filmes de ficção científica favoritos? Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 44

Pergunte sobre animais de estimação. Animais são muitas vezes algo compartilhado com p essoas com as quais não há mais nada em comum. Se você gosta de animais em geral, é fácil se relacionar com outros amantes de animais se eles preferem cães, cavalos, pássaros

, gatos ou animais selvagens. Embora ouvir você falando sobre seu pet possa ser ir ritante para algumas pessoas, perguntar a elas sobre os pets delas é uma ótima manei ra de fazer com que se abram e se divirtam.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 55

Passe por acontecimentos atuais. Há chances de que elas saibam sobre eles também e, se não, essa será uma boa coisa para se falar! Leia ou veja as notícias e, quando esti ver pronto para iniciar uma conversa com alguém, diga algo como, "Ei, você ouviu sob re a queda do helicóptero? Que loucura!"

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 66

Volte para discussões anteriores. Se você conhece a pessoa, reveja uma lista mental de tópicos que discutiu com ela anteriormente e continue um deles. Por exemplo, al go que o filho dela aprendeu, um de seus projetos ou más notícias que ela compartilh

ou com você. Isto não só lhe dará alguma coisa para conversar, mas também mostrará que você pr esta atenção quando fala com ela e se importa com seus problemas e experiências o sufi

(2)

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 77

Faça perguntas fáceis de responder. Algumas são um pouco mais difíceis que outras. Alguém já lhe perguntou seus planos de fim de semana e você pensou: "Não quero pensar sobre m eus planos de fim de semana... tenho mesmo que responder a isso?" A maioria das

pessoas prefere perguntas fáceis, como "o que vai fazer hoje?", ou "a escola está te matando esses dias?" Isso deverá fazer as conversas fluírem melhor e parecerem mais confortáveis.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 88

Seja sensível aos sentimentos das outras pessoas. Faça perguntas não invasivas. Não faça a elas questões sobre tópicos que preferem não discutir. Por exemplo, algumas pessoas p odem se sentir desconfortáveis discutindo coisas que as tocam pessoalmente, como o peso, falta de diploma ou qualificação, incapacidade de ter um relacionamento mais sério etc. Tente ser o mais cuidadoso possível, mesmo que ainda não as conheça direito. Anúncio

Parte 2 de 3: Lembre-se do básico

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 91

Abandone seus medos. Quando você de repente sente que não é capaz de se envolver em um a conversa com outra pessoa, é provável que esteja dizendo a si mesmo algumas coisas negativas, tais como achar que é chato, que não é bom o suficiente, que é muito sem imp ortância, que está se intrometendo, desperdiçando o tempo delas, etc. Isso pode lhe de ixar com a sensação de língua presa. Não é incomum sentir-se constrangido ao conversar com os outros, mas também não é produtivo.

Relaxe. É provável que qualquer conversa que você esteja começando agora não permaneça na ca beça de ninguém daqui a alguns meses. Diga o que vier à sua mente, desde que não seja of ensivo ou muito estranho (a não ser, claro, que a pessoa com a qual estiver tentan

do conversar goste de coisas estranhas).

Tente manter em mente que todo mundo tem essas dúvidas de vez em quando, mas que é e ssencial superá-las a fim de se envolver com seres humanos. Convença a si mesmo de q ue a outra pessoa não está lhe julgando. Mesmo se ela estiver, isso provavelmente não terá nenhum impacto real na sua vida, então relaxe.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 102

Apresente-se, se necessário. Se você não conhece a pessoa, quebrar o gelo é muito simple s: pareça acessível, diga seu nome, ofereça sua mão para apertar e sorria. Isto não é apenas educado, mas também uma boa maneira de começar uma conversa. Às vezes, no entanto, po

de ser melhor esperar para se apresentar depois de começar a conversa.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 113

Continue com conversa fiada. Isso mantém a conversação leve e simples, o que é especialm ente útil para pessoas que ainda estão se conhecendo melhor. Use a conversa fiada pa ra estabelecer semelhanças, em vez de definir um ao outro por um argumento cheio d e opinião.

A conversa fiada abrange temas como o seu blog ou site, a compra de um carro nov o, reformas em casa, o prêmio de arte dos seus filhos, planos de férias, seu jardim recém-plantado, um bom livro que acabou de ler, etc.

Conversa fiada não é política, religião, desarmamento nuclear ou fusão, ou criticar alguém, especialmente não o anfitrião ou o evento que vocês estão ambos frequentando.

Embora falar sobre o tempo seja um clichê, se houver algo incomum nele, você tem aí um grande tema de conversa.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 124

Sincronize com seu parceiro de conversa. Depois de seu parceiro começar a falar, s iga a dica dele para manter a conversação sem problemas. Use a escuta ativa para ref letir o que ele está dizendo e resumir os possíveis sentimentos dele.

(3)

altere os tópicos quando houver uma pausa na conversa e certifique-se de que ele t enha a chance de falar pelo menos tanto quanto você, se não mais.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 135

Diga o nome da outra pessoa de vez em quando. Não só ajuda você a se lembrar dele, mas é um sinal de respeito e vai fazer com que a pessoa se sinta mais confortável. Isso mostra uma abordagem mais pessoal e deixa a conversa mais real e íntima. Uma vez a cada turno da conversa e pelo menos uma vez por conversa é uma boa regra. Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 146

Dê sinais de reconhecimento. Não precisa nem dizer coisas, muitas vezes; você pode ace nar com a cabeça, dizer "aham", "uau", "oh" ou "hmm", suspirar, grunhir jovialment e e dar pequenas afirmações encorajadoras, tais como "é mesmo?", "Meu Deus!", "O que v ocê fez/disse então?" e "Isso é incrível!", etc.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 157

Mantenha sua linguagem corporal aberta e receptiva. Acene com a cabeça em concordânc ia, faça contato ocular genuíno ocasionalmente, sem encarar, e incline-se na direção da outra pessoa. Coloque sua mão no coração de vez em quando e até mesmo toque-a na parte s uperior do braço, se você for uma pessoa que demonstra seus sentimentos abertamente. Isto faz com que os outros se sintam mais à vontade e leva a conversas mais natur ais.

Mantenha uma bolha razoável de espaço pessoal, se a pessoa com quem estiver falando for um estranho ou alguém que você não conhece bem.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 168

Mantenha-se envolvido na conversa. Permaneça interessado na outra pessoa e focada nela. Deixe sua curiosidade voltada para ela, em ver de se retirar para si mesmo . Isto é importante para manter conversas confortáveis e encontrar novas maneiras de continuar a conversar. Pode até levar você a encontrar aberturas para futuras conve

rsações com a mesma pessoa, já que assim você poderá pedir uma atualização em algum aspecto da vida que ela está contando agora, se prestar atenção na primeira vez!

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 179

Responda naturalmente às situações. Sorria e ria quando a outra pessoa fizer um comentár io engraçado ou uma piada. Não force o riso, pois isso afasta; em vez disso, acene c om a cabeça e sorria, ou sorria, balance a cabeça e olhe para baixo.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 1810

Pratique como iniciar uma conversa. Você pode se sentir um pouco desajeitado no iníc io, mas, com a prática, pode se tornar fácil iniciar uma boa conversação. Toda vez que e stiver em uma situação onde for chamado para conversar com os outros, veja-a como pa rte de sua prática em curso e observe como você está melhorando cada vez que experimen tar.

Anúncio

Parte 3 de 3: Mantendo as coisas interessantes

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 191

Siga as dicas do seu parceiro. Se ele ou ela parecer interessado, continue. Se e

le estiver olhando para um relógio ou pior, procurando uma estratégia de fuga, você es tá se estendendo muito. É importante tentar seguir as sugestões, a fim de que a conver sa fique o mais agradável possível e faça a pessoa sentir que gostaria de falar com vo cê de novo.

Isto às vezes pode parecer uma habilidade difícil de aprender, mas é só praticar. É realme nte a única maneira de melhorar.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 202

(4)

nse", diga , perceba , etc., que incentivam a outra pessoa a manter um quadro descriti vo como parte de sua conversa. Isto pode tornar as conversações mais envolventes e t ambém deixar um impacto em seu parceiro. Por exemplo:

Onde você se vê daqui a um ano?

Como se sente com as flutuações atuais da bolsa?

O que pensa sobre os novos planos para a renovação do centro?

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 213

Mantenha o equilíbrio. Como a pessoa que iniciou a conversa, a responsabilidade de manter o ritmo cabe inicialmente a você. Então o que fazer quando a outra pessoa co meçar a praticar a escuta ativa e as questões abertas contra você? Há várias opções: Saborear como sua dica para começar a falar sobre si mesmo. Só não exagere; lembre-se de envolver a pessoa novamente com questões abertas e escuta ativa no final do seu próprio turno.

Desviar, se você prefere não ser o centro das atenções. Diga algo como: "Bem, eu gosto d e livros do Harry Potter, e eu particularmente adorei o ultimo. Mas você não quer ou vir sobre mim a noite toda! Quais foram seus momentos favoritos da série Harry Pot ter?"

Responder perguntas com outra pergunta. Por exemplo, "Como você conseguiu sair tão c edo?" poderia ser respondido com "Bem, como você fez?" Muitas vezes, a outra pesso

a ficará tão empenhada em informar você sobre o lado dela da história que vai esquecer q ue perguntou a você primeiro!

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 224

Não tenha medo de pausas. Elas podem ser usadas para alterar tópicos, reenergizar a conversa ou mesmo para tomar um fôlego curto. Deixar uma pausa ficar no ar é o único m omento em que você deve se preocupar com o silêncio numa conversa. Desde que você siga naturalmente para o próximo assunto ou se retire da conversa, estará tudo bem, e não é preciso se preocupar.

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 235

Tente não deixar seu parceiro desconfortável. Responda com todo o respeito a alguém qu e continuar a se sentir estranho ou desconfortável na sua presença. Se o seu parceir o de conversa parecer retraído e desinteressado no compartilhamento de informações com você, não persista muito. Tente um pouco mais antes de tomar a decisão de seguir em f rente.

Não faça muitas perguntas se o seu parceiro de conversa continuar a parecer distante .

Imagem intitulada Start a Conversation When You Have Nothing to Talk About Step 246

Dê uma saída a si mesmo. Uma bela forma de começar uma conversa é mencionar que você só pode falar um pouco, já que vai se encontrar com amigos ou precisa entrar em reunião. Is

so alivia seu parceiro de um sentimento de estar te prendendo ou segurando, e dá a

ambos uma saída fácil se as coisas não progredirem bem. Se a conversa der certo, você s empre pode ficar com seu parceiro pelo tempo que quiser.

Lembre-se de não exagerar, porque a pessoa pode pensar que você não quer falar com ela , mas prefere estar com seus amigos. Só use esse truque uma ou duas vezes.

Anúncio

Dicas

Para quebrar o gelo, um elogio é sempre bom.

Fale com clareza e finalidade. Se você resmungar, a conversa será muito mais difícil. Lembre-se, seja com quem estiver falando, vocês sempre têm algo em comum. Nós todos ex perimentamos o tempo, gostamos de boa comida e de uma boa risada. Quando estiver

(5)

em dúvida, converse sobre o porquê de estarem lá. Por exemplo, se encontrar alguém em u ma parada de ônibus, pergunte para onde ele está indo. Se ele for de outra cidade, p ergunte sobre como é a vida onde mora.

Seja corajoso. A conexão tem sido uma necessidade tão grande recentemente que você não p ode ficar tímido em relação a ela. Se houver uma razão para se conectar, encontre uma fo rma. Se você gosta do trabalho de alguém, diga isso a essa pessoa.

Também ajuda se você for realmente interessado no que faz. Se sua vida não for interes sante para você, certamente não vai ser para mais ninguém.

Tente usar a linguagem corporal ao se comunicar com a outra pessoa. Ao fazê-lo, el a vai se envolver mais na conversa, e isso vai a manter a conversação por mais tempo .

Desenvolva seus interesses. É mais fácil iniciar conversas interessantes quando você i nveste no desenvolvimento de seus próprios interesses. Familiarize-se com o seu in teresse para que possa articulá-lo. Amplie-os e aprofunde-os tendo a atitude de al guém interessado em tudo. Outra maneira de ampliar e aprofundar seus interesses é fa zer perguntas sobre os interesses dos outros. Se seu amigo adora beisebol, pergu

nte a ele quais equipes e jogadores estão bem este ano ou faça perguntas que esclareça m a estrutura do esporte.

Se você for tímido, é útil pensar em um tópico ou dois sobre os quais se sinta confortável e m falar antes.

Não tenha medo de deixar a conversa ir para direções interessantes. Se pensar em algo enquanto está falando, provavelmente isso está relacionado.

Metade de uma conversa eficaz está na maneira como você se comunica não verbalmente, e não necessariamente no que você diz. Pratique habilidades não verbais melhores que se jam amigáveis e confiantes.

Se você se sente consistentemente incapaz de se conectar, é possível que só não esteja exp ressando bem seus interesses (seja partilhando de menos ou demais) ou que os est

eja escondendo por medo de que as pessoas os rejeitem (e a você). O resultado? Sem relevância e sem conexões. Em algum momento, você tem que estar interessado se quiser ser interessante.

Faça uma nota mental de algumas coisas divertidas que você viu ou ouviu durante todo o dia. Por exemplo, uma coisa engraçada que alguém disse, uma atividade divertida q ue fez com seus amigos ou qualquer coisa interessante. Isto pode dar lugar a uma conversa futura.

Anúncio

Avisos

Use por favor , posso , obrigado , você poderia e outros quando alguém for legal com você o quiser algo. Ser educado mostra maturidade e inteligência.

Lembre-se que nem todo mundo quer falar. Se a pessoa demonstrar sinais de descon forto ou perda de interesse, você não deve incomodá-la.

Nunca interrompa uma conversa entre uma ou mais pessoas. Espere que ela pare e e ntão diga algo. A cortesia leva longe.

Não seja muito invasivo com suas perguntas.

Nunca aja com arrogância, nem finja ser um sabe-tudo, quando lidar com as pessoas. Nunca comente negativamente sobre a pessoa com quem está falando ou qualquer outra

; nunca se sabe se há um apego pessoal à pessoa que está criticando. No entanto, não ten ha medo de dizer a alguém se nunca ouviu falar do que ele mencionou, por exemplo u

ma banda ou pessoa famosa.

Cuidado se você usar toneladas de preenchedores como "hum" ou então... . Isso pode deix ar a pessoa com quem está falando se sentindo estranha ou obrigada a dizer alguma

coisa. Em vez disso, fale devagar e pause. Isto criará um pouco de tensão e deixará se u novo amigo mais comprometido com a conversa.

Não fale o tempo todo sobre sua situação financeira na presença de seu novo amigo, espec ialmente se for um homem conversando com uma mulher.

Nunca xingue, insulte, desrespeite ou use qualquer fala preconceituosa em relação a gêneros, etnias ou orientações sexuais e religiosas.

(6)

Nunca desanime quando seu parceiro de bate-papo se mostrar pouco interessado; qu em sabe, talvez o próximo compartilhe de seus interesses.

Referências

Documentos relacionados

Democracia é uma palavra grega e significa “governo do povo, pelo povo e para o

Esta investigação permitiu, pela primeira vez a nível mundial, fazer um mapea- mento do tipo de neurónios e das ligações entre os neuró- nios existentes nesta lâmina da

• Infra para Wi-Fi no teto: melhor sinal por todo o apartamento.. • Infra para ponto de TV na sala e nos quartos (previsão para futuro

Com capacidade para 30 pessoas sentadas, o salão de festas do Vivaz é entregue completo e equipado para que você possa festejar com todos os que você gosta.. Perspectiva

Os móveis e utensílios são de dimensões comerciais e não fazem parte do contrato de compra e venda da unidade. Planta tipo ilustrada do apartamento de 36 m² privativos com sugestão

Se nesse período crítico, ela encontra alguém que, ignorante e inescrupulosamente, lhe fornece exercícios respiratórios, e se ela segue as instruções fidedignamente na esperança

O diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), Edvaldo Santana, disse ontem que o atual cenário de turbulências no setor elétrico “está caminhando para

Há amplo espaço para preocupação quanto às dificuldades para aprovação de reformas necessárias à contenção do déficit público, peça crucial para o sucesso