• Nenhum resultado encontrado

Coleção Fábulas Bíblicas Volume 33 - O Plágio descarado do mito do dilúvio

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Coleção Fábulas Bíblicas Volume 33 - O Plágio descarado do mito do dilúvio"

Copied!
133
0
0

Texto

(1)
(2)

Coleção Fábulas Bíblicas Volume 33

O PLÁGIO

DESCARADO

do mito do dilúvio

A arca da salvação era o túmulo da morte rápida, pois antes que começasse a flutuar com as chuvas do dilúvio, já estariam todos mortos por asfixia e intoxicação. Só tinha uma janela e ficou lacrada por 40 dias. Projeto genial de barco suicida.

JL

jairoluis@inbox.lv

(3)

3

Esta barcaça ridícula foi projeto de Deus?

(4)

4

Sumário

Introdução ... 6

1 - Qual a causa do Dilúvio? ... 8

2 - O Dilúvio é um problemão para Jesus Cristo ... 11

1 - Noé, a arca, a chuva e os animais: “pequenos” problemas. ... 13

1 - Deus confessando sua incompetência: ... 14

2 - Deus, Dinossauros e a Arca. As absurdas teorias Cristãs >>> ... 25

1 - Deus e os Dinossauros de plastilina ... 34

1 - Os dinossauros conviveram com o homem ... 35

2 - O Tiranossauro se alimentava de cocos e frutas do bosque... 35

3 - A arca de Noé ia carregada de dinossauros ... 36

4 - Cangurus e ursos polares viviam junto à casa de Noé ... 36

5 - Os Neandertais eram os patriarcas bíblicos ... 37

6 - Deus criou os anfíbios porque lhe agradavam assim ... 37

7 - A Terra foi criada "instantaneamente" há poucos milhares de anos ... 37

8 - O Big Bang é um disparate científico ... 38

9 - A Evolução é uma invenção dos judeus ... 38

10 - O Universo é um grande truque de magia ... 38

3 - Implicações morais e éticas do Dilúvio. ... 40

4 - As virtudes de Deus e Noé; ou como matar teu avô. ... 45

5 - O plágio judaico-cristão descarado >>> ... 49

1 - Análise bíblica e sua moralidade ... 50

1 - Vivemos numa cúpula de vidro submersa ... 56

2 - Criou tudo em 6 dias, não conseguiu acabar em 40 dias ... 57

3 - Deus tinha esquecido a arca e de Noé ... 58

4 - Deus avisa Noé tarde demais ... 61

5 - Deus não conhecia o coração do homem ... 61

6 - Deus mentindo descaradamente ... 62

2 - Aconteceu algo assim? ... 63

3 - Todos os animais na arca? ... 67

1 - O volume da arca era suficiente para levar os tipos necessários? 67 2 - Quantos tipos de animais Noé precisou levar? ... 70

(5)

5

4 - Plágio de outras culturas anteriores ... 77

1 - O dilúvio bíblico é só mais um... E plagiado! ... 89

5 - Outros dilúvios “universais” >>> ... 90

1 - Dilúvio Judaico ... 91 2 - Dilúvio Sumério ... 92 3 - Dilúvio Africano ... 93 4 - Dilúvio Hindu ... 94 5 - Dilúvio Grego ... 95 5 - Dilúvio Mapuche ... 96 6 - Dilúvio Pascuense ... 97 7 - Dilúvio Maia ... 97 8 - Dilúvio Asteca ... 99 9 - Dilúvio Inca ... 99 10 - Dilúvio Uro ... 101

6 - Dilúvio babilônico versus dilúvio bíblico >>> ... 102

1 - Importância das duas histórias ... 106

2 - Quem foi o primeiro: Noé ou Ut-Napishtim? ... 109

7 - Resumo ... 114

1 - Mapa de migração humana do mtDNA ... 114

6 - “Encontrada a Arca de Noé”, diz Igreja da Arca de Noé >>> ... 117

7 - Mais bobagens do Cristianismo >>> ... 122

Mais conteúdo recomendado... 123

Livros recomendados ... 124

(6)

6

Introdução

O que causou o dilúvio bíblico? Segundo as palavras de Deus na Bíblia, foi o erro de Deus na criação da humanidade.

(7)

7 Parece bastante compreensível o desespero dos crentes e dos parasitas religiosos cristãos em revestir de alguma historicidade essa bobagem do dilúvio universal. E a razão para isso é muito simples: sem dilúvio: sem pecado original, sem queda do homem, sem arrependimento de Deus e SEM CRISTIANISMO. O dilúvio faz parte das ações fundamentais de Deus que dão sustentação à teologia judaico-cristã. Se o Dilúvio é simbólico, Jesus Cristo, sua morte, ressurreição e salvação TAMBÉM. O mesmo vale para as bobagens de céu, pecado, inferno e milagres. Tudo não passa de uma trollagem aplicada nos crentes palermas para enriquecer os parasitas da fé e suas igrejas.

(8)

8

1 - Qual a causa do Dilúvio?

Segundo a Bíblia, a resposta é simples e direta: a absoluta e comprovada incompetência de Deus. Não há o que discutir sobre isto, a Bíblia é muito clara e coloca as palavras diretamente na boca de Deus.

(9)

9 Vamos ao ponto que interessa:

Gênesis 1:3-5

3 - E disse Deus: Haja luz; e houve luz. 4 - E VIU DEUS QUE ERA BOA A LUZ; e fez Deus separação entre a luz e as trevas. 5 - E Deus chamou à luz Dia; e às trevas chamou Noite. E foi a tarde e a manhã, o dia primeiro.

Gênesis 1:10

E chamou Deus à porção seca Terra; e ao ajuntamento das águas chamou Mares; E VIU DEUS QUE ERA BOM.

Gênesis 1:12-13

12 - E a terra produziu erva, erva dando semente conforme a sua espécie, e a árvore frutífera, cuja semente está nela conforme a sua espécie; E VIU DEUS QUE ERA BOM. 13 - E foi a tarde e a manhã, o dia terceiro.

Gênesis 1:16-19

16 - E fez Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas. 17 - E Deus os pôs na expansão dos céus para iluminar a terra, 18 - E para governar o dia e a noite, e para fazer separação entre a luz e as trevas; E VIU DEUS QUE ERA BOM. 19 - E foi a tarde e a manhã, o dia quarto.

Gênesis 1:21

E Deus criou as grandes baleias, e todo o réptil de alma vivente que as águas abundantemente produziram conforme as suas espécies; e toda a ave de asas conforme a sua espécie; E VIU DEUS QUE ERA BOM.

Gênesis 1:25

E fez Deus as feras da terra conforme a sua espécie, e o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil da terra conforme a sua espécie; E VIU DEUS QUE ERA BOM.

Gênesis 1:31

E viu Deus tudo quanto tinha feito, E EIS QUE ERA MUITO BOM; e foi a tarde e a manhã, o dia sexto.

(10)

10  Alguém não entendeu?

 Deus fazia as coisas sem saber se o resultado seria bom? Aqui Deus, na maior cara de pau, revela que não sabia o resultado de suas criações antes de tê-las feito, só depois de prontas é que descobria se “era bom”, o que é espantoso para um deus onisciente e onipotente... E pior! Parece que descobria errado! O que achava que era bom, depois acabava descobrindo que se enganara, de tanto pisar na bola chegou a um ponto em que já estava cansado de se arrepender (Jeremias 15:6).

Gênesis 6:7

E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Mas ele não tinha visto que a criação era boa? Não conseguiu ver (com sua onisciência) os erros de sua própria criação diante de suas barbas? Diante disso, podemos chamar Deus de incompetente? Sim, sem dúvida! Mais incompetente nem com muito esforço! Mas o seu histórico de incompetência não parou nisso, fracassou completamente na tentativa de destruir a criação mal feita: criou o universo em 6 dias e não conseguiu destruir a humanidade em 40 dias de dilúvio e, acredite se quiser, EM VEZ DE CRIAR TUDO DE NOVO, SALVOU TUDO O QUE QUERIA DESTRUIR! E pouco depois já estava tudo na mesma merda (feita por ele mesmo) de antes. O seu rico histórico de incompetências continua até os dias de hoje...

(11)

11

2 - O Dilúvio é um problemão para Jesus Cristo

“Os 11 primeiros capítulos do Gênesis são a base conceitual do Criacionismo. Se retirarmos o Jardim do Éden, com Adão e Eva, a tentação e a queda, não há necessidade de uma redenção, de um redentor, de um salvador. Cristo veio fazer o que aqui nesta terra? ” Rui Vieira – Presidente da Sociedade Criacionista Brasileira.

(12)

12

Você entendeu bem isto?

Para que o amado Jesus Cristo dos crentes enganados pelos parasitas religiosos tenha algum sentido e utilidade, o Jardim do Éden, com Adão e Eva, a tentação, queda, o Dilúvio e mais tarde o Êxodo, NÃO PODEM SER SIMBÓLICOS, ALEGORIAS, METÁFORAS OU LENDAS, PRECISAM SER REAIS E HISTÓRICOS OU JESUS NÃO SERVE PARA NADA. Se o crente cristão tem o descaramento de alegar que qualquer um desses eventos mitológicos é apenas alegoria, aplica-se isto automaticamente a Jesus Cristo, sua morte, ressurreição, redenção, juízo final, céu e inferno. Tudo história para boi dormir e palerma pagar dízimo.

Se o dilúvio é uma lenda plagiada:  Não existiu pecado original.

 O arrependimento de Deus é uma farsa.  O deus bíblico é fábula.

 Jesus é fábula.

 Cristianismo é fábula.

(13)

13

1 - Noé, a arca, a chuva e os animais: “pequenos” problemas.

(14)

14

1 - Deus confessando sua incompetência:

E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito. Gênesis 6:7. Um Homem (bem ancião na

realidade) de uns 400 anos ou mais (Jura? É para acreditar ou rir?) escutou uma voz que lhe disse para construir uma Arca (Ouvindo vozes aos 400 anos? Já devia estar bem gagá!) e junto com seus três filhos a fizeram; e não só isso, mas meteram dentro da tal arca

2 animais de todas as espécies existentes! Choveu por 40 dias e inundou toda a terra até acima dos picos mais altos. Depois de um ano, secou toda a água e este homem de 400 anos e os animais voltaram a povoar toda a terra. Ahh, tudo isso aconteceu há pouco mais de 4.000 anos (de acordo com os estudiosos da Bíblia a inundação ocorreu por volta de 2300 AEC). Existe algum ser humano medianamente sensato que acredite nesta bobagem? Incrivelmente sim! Hoje em dia existem pessoas que não só creem nesta sandice, mas pretendem apoiar-se em “provas e evidências”. Em pleno século 21!

(15)

15 Bem, vamos analisar alguns problemas envolvendo a arca, a chuva e os animais. Creio que todos conhecem a história, os capítulos do Gênesis de 6 a 9 relatam como aconteceram os “fatos”.

Gênesis 6:14-16

14 - Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 15 - E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. 16 - Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro. (Compare abaixo, com o maior navio já feito pelo homem).

A maioria dos estudiosos hebreus acredita que o côvado tinha aproximadamente 45 centímetros. Isto significa que a arca tinha aproximadamente 135 metros de comprimento, 22,5 metros de largura e 13,5 metros de altura. Noé foi encarregado da construção do maior navio de madeira já construído. Parece que os homens nunca, nem com as técnicas mais avançadas, construíram um barco tão grande em madeira. Aparentemente as questões técnicas da construção em madeira eram insuperáveis, mesmo para as técnicas mais avançadas que a humanidade já dispôs.

Não se voltou a construir um barco tão grande até meados do século 19 (os chineses tinham barcos de 120 metros no século 15), mas lembrem-se, esse barco foi construído por apenas 4 pessoas (8 se contar as esposas), sem tecnologia alguma e o líder era um ancião com mais de 400 anos. Como um homem que não tinha a mínima ideia do assunto conseguiu construir sem erros, sem testes prévios, uma arca de madeira que

(16)

16 funcionou de primeira no maior oceano jamais imaginado na Terra? Só no reino da fábula, porque os problemas de logística, matéria prima, transporte e tempo tornariam a tarefa inviável. Para alguns estudiosos da Bíblia, Deus deu a Noé apenas 7 dias para construir a arca (Gênesis 7:4 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz. >> parece que o deus imutável se arrependeu!!!), portanto, devia cortar quase 600 árvores (25 por hora, uma árvore a cada 2,4 minutos) por dia para chegar a tempo. Isso sem contar o tempo necessário para corte, polimento e montagem da arca e reunir os animais!

 Deus ordenou que os animais dos lugares mais distantes do mundo chegassem sozinhos até a arca?

É impensável como teria sido possível que um casal, e somente um casal, de animais desde todos os lugares do planeta teria chegado até a arca. Mais impressionante é que não morressem animais durante o longo trajeto, que atravessassem rios, oceanos e desertos, que não sofressem com as mudanças do clima. Mesmo assim ainda resta um problemão por resolver:

 Como as plantas e sementes de plantas chegaram até a arca?

É de se supor que um dilúvio dessa magnitude tivesse destruído a grande maioria das espécies vegetais da terra (um ano debaixo da água é mais que suficiente para matá-las), portanto, se assume que Noé meteu sementes e plantas também na arca (¡?). Igualmente, não tem nenhuma

(17)

17 credibilidade o fato de que pudesse recolonizar toda a Terra desde o ponto de desembarque no monte Ararat.

Noé, sem descanso depois da construção da arca (em 7 dias), teve que 7 casais de animais puros e 1 dos impuros, dentre todos os animais existentes: invertebrados terrestres, vírus, aves, repteis, mamíferos, anfíbios, bactérias, etc. Porque, em 2005, haviaM identificadas na Terra, segundo o Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas. E se acredita que há muito mais que não conhecemos:

 1.085.000 espécies de insetos,  400.000 de bactérias,  270.000 de plantas,  72.000 de cogumelos,  19.000 de peixes,  9.700 de aves,  6.300 de repteis,  5.000 de vírus,  4.300 de mamíferos,  4.200 de anfíbios,

Se os animais fossem entrando na arca à medida que era construída, Noé teria que ir acomodando uns 13.095 animais por hora, ou seja, 218 por minuto, ou 3,63 por segundo... Resumindo, Noé cortou 600 árvores por dia, as cortou em taboas, as montou e ao mesmo ia acomodando na arca 3,6 animais por segundo, tudo para cumprir com o prazo de 7 dias que lhe foi dado...

(18)

18 Você acredita nessa bobagem de um velho de 400 anos cortando 600 árvores por dia? É melhor acreditar, pois da existência real deste mito depende a existência de outro mito, Jesus Cristo.

Se o dilúvio não aconteceu, o pecado original não aconteceu, Deus não se arrependeu e Jesus Cristo não serve para nada. Simples, já que uma coisa está ligada a outra.

A Bíblia nos atraca a história de que as águas subiram até quinze codos acima dos montes mais altos. (¡?) De onde saiu tanta água? Alguém consegue imaginar uma idiotice dessas?

(19)

19 O monte mais alto da terra é o Everest e já existia há 4.000 anos, portanto, a água devia ultrapassá-lo. Em escalas geológicas isto é um tempo muito pequeno, então podemos considerar que a geografia terrestre era praticamente igual à de hoje. Vamos supor que o Dilúvio conseguiu inundar toda a superfície da Terra e, portanto, superou a altura da montanha mais alta: o Everest, com quase 9 km de altura. Calcular a quantidade de água necessária para tal inundação é um exercício muito simples, conhecendo o volume da Terra, o volume que ocuparia a mesma se sua superfície líquida alcançasse os 8.844 metros seria: O raio médio da Terra é de 6.371 km, enquanto que o raio que teria uma esfera cuja superfície alcançasse acima do Everest, seria de 6.371 + 8,844 km, ou seja, 6379,844 km. Desta forma, o volume da Terra seria 4/3 π r3 = 4/3 · 3,1416 · 63713 = 1,0834 x 1012 km3. Enquanto que o volume do globo inundado seria 4/3 π r3 = 4/3 · 3,1416 · 6379,8443 = 1,0878 x 1012 km3. Restando ambos, o volume de água caída durante os 40 dias do dilúvio seria: 1,0878 x 1012 - 1,0834 x 1012 = 4,4 x 109 km3. Ou seja, 4.400.000.000 km3 de água. Isto seria mais de três vezes a água de todo o planeta, contando oceanos, calotas polares, lagos, aquíferos, rios, etc. (que, entretanto, não pôde ser empregada para a chuva, pois teve que cobrir o globo inteiro).  A primeira pergunta, obviamente, é de onde saíram 4.400 milhões de quilômetros cúbicos de água, levando em conta que toda a água do planeta representa tão só 1.340 milhões?

Recopilemos as condições que deveriam acontecer para que ocorresse o Dilúvio e os efeitos que teria:

(20)

20 1. Deveria existir na atmosfera 3,55 bilhões de km3 de

água.

2. Toda esta água, capaz de encher outros dois planetas e meio como o nosso, caiu na Terra e desapareceu sem deixar rastro.

 As nuvens onde estava o vapor d´água cobririam a totalidade da Terra e teriam um mínimo de 10 km de espessura.

 Nesta situação, a Terra estaria completamente às escuras e a temperatura média baixaria uns 20ºC.  Após o Dilúvio, a temperatura do planeta deveria subir

20ºC (40ºC se considerarmos que deve recuperar os 20ºC de esfriamento) devido à maior absorção de radiação por pela água.

 Para onde foi toda essa água?

Após 150 dias de inundação, os 4.400.000.000 km3 de água “se retiraram”. Para onde? Isto é, obviamente, impossível de acreditar. Não há água disponível no planeta para gerar uma inundação dessa magnitude. Da mesma forma, não há lugar para onde possa “retirar-se” tal quantidade de água após o dilúvio. A ideia simplória de que se evapore é impensável, dado que saturaria a atmosfera a 100% de humidade somente uma fração da mesma, tornando impossível a respiração e a evaporação do resto. Hoje sabemos o que é o ciclo da água, sabemos que a quantidade de água que existe desde sempre na Terra tem permanecido mais ou menos constante ao longo dos tempos. Hoje sabemos que a água se evapora no mar e na terra, se translada de um lugar a outro em forma de nuvens, e quando se condensa, chove sobre a terra e regressa ao mar

(21)

21 pelos rios. Por isso o nível do mar permanece constante. Se evapora muita água, chove muito; se evapora pouca, chove pouco. Uma chuva da magnitude da qual fala a Bíblia deveria ser precedida de uma evaporação descomunal dos mares, seu nível teria baixado muitíssimo, porém teriam voltado encher-se até o mesmo nível de antes do dilúvio. Outro assunto. Agua doce ou salgada? Se a água era doce, mataria os organismos marinhos por descompensação osmótica. Se fosse salgada, morreriam os de água doce, além disso, onde estão os tremendos depósitos de sal que deveria existir?

1. Se era água doce, o dilúvio fracassou, pois não aniquilou os seres de água doce.

2. Se era água salgada, o dilúvio fracassou, pois não aniquilou os seres de água salgada.

Gênesis 7:21-22

21 - E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem. 22 - Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu.

As plantas não têm alento de vida? Os peixes não têm espírito de vida? Morreram eles também? Como morreram os peixes, se não respiram pelo nariz ou as plantas que nem sequer possuem nariz?

Gênesis 7:23

Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca.

(22)

22 Aqui a Bíblia nos relata que os peixes, plantas e inclusive as bactérias morreram com o dilúvio (¡?). A quantidade de alimento necessário para manter durante um ano a um número tão elevado de animais, superaria várias vezes o espaço disponível e a quantidade de excrementos gerados também. A isto teria que se somarem os cuidados especiais de muitos deles, incluindo uma grande quantidade de animais vivos para a alimentação dos carnívoros predadores. Como Noé conseguiu guardar na arca alimentos para todos os animais durante tanto tempo sem apodrecerem? Obviamente havia animais carnívoros na arca, portanto, como Noé fez para conservar tanta carne sem um sistema de refrigeração adequado? E com os animais que se alimentam de peixes? O peixe se conserva por muito menos tempo que a carne. Hoge em dia a zoologia moderna sabe que existem cadeias alimentícias sumamente complexas e que só podem ser adquiridas pelos animais em seu habitat natural. Sabe-se de insetos com cadeias alimentícias complicadas. Como Noé conseguiu sem conhecimentos de zoologia avançada e sem os recursos para manter essas cadeias alimentícias? Obviamente Deus também não tinha nenhum conhecimento sobre isso ou não teria dado tal ordem tão absurda. Outro enorme problema é conservar só um casal. Evidentemente, não se poderia preservar a fantástica biodiversidade do planeta mediante um único casal de cada espécie. Os problemas de endogamia e tronco evolutivo tornariam isso inviável.

Gênesis 8:6

E aconteceu que ao cabo de quarenta dias, abriu Noé a janela da arca que tinha feito.

(23)

23 Com isto descobrimos que a única abertura esteve fechada todo esse tempo. (!?) Mas, como conseguiram respirar sem renovação do ar tanto Noé e sua família, como o resto dos animais? Todos sabem que Noé enviou uma pomba para verifica se as águas tinham baixado e se havia algum lugar seco. A pomba regressou com um ramo de oliveira no bico. De onde saiu esta oliveira? Depois de tanto tempo debaixo d´água não deveria ter sobrevivido nenhuma árvore ou coisa viva, ISSO SERIA O FRACASSO RETUMBANTE DA INTENÇÃO DE DEUS DE ANIQUILAR TUDO. Como fez esta oliveira para crescer tão rápido, sobreviver e contradizer a palavra de Deus que diz: “Foi destruído todo ser que vivia sobre a face da terra”? Quem é o mentiroso nessa história? Após uma catástrofe de tal magnitude, os ecossistemas precisariam se recuperar (sem produtores primários) a uma velocidade espantosa para que os casais desembarcassem e pudessem sobreviver ou teriam que comer pó.

 Como se explica os ursos polares? Como chegaram aos polos?

 De que se alimentavam os animais herbívoros se tudo tinha sido exterminado?

 Como fizeram os marsupiais da Austrália para voltarem de novo para lá?

Supõe-se que os filhos de Noé e suas esposas eram da mesma raça e cor, portanto, surge outra dúvida:

 Como de quatro casais humanos surgiu tal quantidade de cores e variedades de raças humanas?

(24)

24 Podemos seguir e seguir dando argumentos, cálculos e cifras, mas não vale a pena; por simples sentido comum é impossível crer numa história desta magnitude. E se a isto somarmos a possibilidade certa de ter sido copiada de histórias mitológicas anteriores, não resta muito que dizer. Existem muitas “teorias” de cristãos que incrivelmente se empenham em afirmar que um fato como o dilúvio universal pode ter ocorrido. A grande maioria destas teorias está baseada em cálculos e suposições errôneas, mas principalmente se apoiam em milagres e divindades as quais não podem ser medidas nem quantificadas.

(25)

25

2 - Deus, Dinossauros e a Arca. As absurdas teorias Cristãs >>>

Maior navio do mundo transforma a arca de Noé em uma canoa ridícula.

Já sabemos que a história da arca e do dilúvio não pode ser tomada como literal (péssima notícia para Jesus). Mesmo sem os argumentos que levantamos aqui, por simples sentido comum, essa bobagem de Noé e seu barco é só um mito ou, no melhor dos casos, uma simples metáfora sem uma moral decente.

(26)

26 A respeito do tema dos

dinossauros, ninguém se atreveria a dizer que não existiram ou que existiram em épocas recentes. Os últimos estudos tem mostrado seu desaparecimento há uns 65,5 milhões de anos, com uma margem de incerteza de 300.000 anos aproximadamente. Ninguém

em seu juízo perfeito afirmaria que os dinossauros conviveram junto com os humanos em algum momento da história. Assombrosamente há muitos crentes que não apenas afirmam que os dinossauros existiram, mas que entraram na arca e, portanto, conviveram com os humanos no mais puro estilo da série animada “Os Flintstones”. Mas esses devem ser ignorados devido à sua absoluta ignorância científica e a má fé em outros casos.

Argumentar contra estas incríveis atrocidades e disparates é desnecessário; no lugar disso transcreveremos partes de algumas páginas web cristãs, onde não apenas apoiam essas sandices, mas pretendem dar provas científicas disso. (O que não é muito diferente de uma página de humor):

A maioria das pessoas, ao escutar pela primeira vez que havia dinossauros na arca, acha incompreensível. A projeção visual de dinossauros subindo a rampa e passando pela porta da arca não é um quadro que muitos tenham considerado. Demasiadas pedras de tropeço fazem que seja especialmente difícil dar à pessoa comum qualquer consideração a esta possibilidade, entre elas, o ensinamento evolutivo e o

(27)

27 tamanho gigantesco dos dinossauros. O trabalho dos meios principais de comunicação encarregados de convencer à população geral de que os dinossauros viveram há milhões de anos, tem sido tão efetivo que parece ridícula a ideia de dinossauros na arca. Depois de tudo, quiseram que acreditássemos que os humanos estão separados dos dinossauros por sessenta e cinco milhões de anos.

1 - Como a família de Noé e as criaturas domesticadas podiam dividir alojamentos com criaturas ferozes como o Tyrannosuarus rex?

 Todas as criaturas terrestres foram cridas no sexto dia (Gênesis 1:24-26).

 Está claro que Deus criou durante o sexto dia todas as criaturas terrestres, como também o homem. Esta história da criação se reforça de novo em Êxodo 20:11, onde diz: “Porque em seis dias fez o SENHOR os céus e a terra, o mar e tudo que neles há, e ao sétimo dia descansou; portanto abençoou o SENHOR o dia do sábado, e o santificou”. Claramente, tudo, inclusive o homem e os dinossauros, foi criado durante os seis dias da criação.

2 - Noé deveria meter na arca dois de toda criatura imunda terrestre, o que incluiria os dinossauros (Gênesis 6:19-20 – “E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para conservá-los vivos contigo; macho e fêmea serão”.).

(28)

28  Se existiram dinossauros naquele tempo, podemos concluir, razoavelmente, que eles também requereriam de custódia segura.

3 - O livro de Jó descreve o “behemot” (40:15), uma criatura cuja descrição se ajusta ao dinossauro vivo depois do Dilúvio. (Existe mais evidência científica para a existência destas assombrosas criaturas depois do Dilúvio.).

 É certo que a maioria dos eruditos considera que o livro de Jó figura entre os primeiros livros escritos, além disso, pela forma de adoração de Jó e seus três “amigos”, podemos saber que o livro cai no tempo pós-diluviano. Além disso, há muita evidência científica segundo a qual os homens viram essas criaturas incríveis depois do Dilúvio.

4. Gênesis 1:29-30 indica que, antes de Dilúvio, tanto homens como animais deviam comer vegetação. Só depois do Dilúvio Deus permitiu que se comesse carne (Gênesis 9:3). Se fosse o caso que tanto homens como animais eram vegetarianos antes do Dilúvio, então, compartilhar as facilidades limitadas de hospedagem na arca não teria apresentado problema algum. 5 - Na Bíblia, não se especifica que Noé tivesse que meter animais adultos na arca. Embora muitos argumentem que os dinossauros teriam sido demasiado grandes para caber na arca, nós devemos ter em conta que alguns mistérios a Palavra de Deus não os revela. Por exemplo, o que impedia que Noé metesse animais jovens? Considere: requerem menos espaço, consomem menos alimento, produzem menos esterco e não teria que se preocupar com problemas relacionados com a

(29)

29 reprodução! Também é certo que nem todos os dinossauros eram de tamanho massivo.

Então, é possível que os dinossauros pudessem estar na arca com Noé e sua família? Absolutamente!

Fonte: http://www.editoriallapaz.org/Think_august_2007_dinosaurio s_en_arca.htm Espinossauro, o maior dinossauro carnívoro. Pesava 10 toneladas e 16 metros de comprimento. Imagine um ancião de 400 anos e seus filhos controlando dois destes dentro da arca. Também seria interessante saber como acomodariam um casal de Sismossauros, com quase 60 metros e 100 toneladas... Considerando-se que a arca tinha só 130 metros.

A Bíblia nos dá uma cosmovisão completamente diferente da história da Terra (e por consequência, dos dinossauros). Como é a palavra de Deus escrita para nós, podemos confiar que diz a verdade sobre o passado.

A história que todos temos escutado dos filmes, da televisão, dos jornais, da maioria das revistas e livros de texto é que os dinossauros “governaram a Terra” por 140 milhões de anos, se extinguiram há 65 milhões de anos, e, portanto, não se

(30)

30 encontravam por ai quando Noé e companhia embarcaram na Arca há uns 4.300 anos.

Pode-se fazer um cálculo matemático da idade do universo estudando cuidadosamente as Escrituras:

1 - Deus fez tudo em seis dias, e descansou o sétimo. (A propósito, esta é a base para nossa semana de sete dias: Êxodo 20:8-11). Proeminentes eruditos hebreus indicam que, baseados na estrutura gramatical do Gênesis 1, estes “dias” eram de duração normal e não representavam longos períodos de tempo.

2 - Nos diz que Deus criou o primeiro homem e a primeira mulher, Adão e Eva, no Dia Seis, junto com os animais terrestres (o que teria incluído os dinossauros).

3 - A Bíblia registra as genealogias desde Adão até Cristo. Pelas idades dadas nestas listas (e aceitando que Jesus Cristo, o Filho de Deus, veio a terra há uns 2000 anos), podemos concluir que o universo tem só uns poucos milhares de anos (talvez só 6000), e não milhões de anos. Desta maneira, os dinossauros viveram dentro dos últimos milhares de anos.

O investigador criacionista John Woodmorappe calculou que Noé tinha a bordo com ele, representantes de uns 8.000 gêneros animais (incluindo alguns animais agora extintos) ou cerca de 16.000 animais individuais. Quando você se dá conta de que os cavalos, as zebras e os asnos são provavelmente descendentes do gênero equino original, Noé não tinha que levar deus pares de cada um desses animais. Igualmente com os cães, os lobos e os coiotes que provavelmente vêm de um par de caninos originais. Segundo Gênesis 6:15, a Arca media 133 x 23 x 14 metros, com um volume de 39.500 metros

(31)

31 cúbicos. Investigadores têm mostrado que isto equivale ao volume de 522 vagões ferroviários de carga (como os dos EUA), cada um dos quais pode levar 240 ovelhas. A propósito, só 11% dos animais terrestres são maiores do que uma ovelha. Sem maternos em todas as matemáticas, os 16.000 animais teriam ocupado muito menos da metade do espaço na Arca (permitindo-lhes inclusive ter espaço para mover-se).

Porém, que outra opção temos? Bem, há duas opções.

Primeiro, se vamos confiar no que outros dizem, asseguremo-nos de que essa seja a informação mais atual e a melhor respaldada pela evidência. Aqui se deve ter cuidado ao buscar as opiniões contrárias e em pesar as suposições filosóficas das fontes de informação. Por exemplo, aceitar inocentemente o que nos mostra o Discovery Channel em programas como “Caminhando com Dinossauros”, não é uma boa opção. Com o objetivo de atrair grandes audiências, Discovery Channel e a BBC têm produzido programas espetaculares em efeitos e imagens, mas pobres em ciência e informação. O programa mencionado recebeu muitas críticas da comunidade científica por sua falta de rigor ao dar como fatos, especulações sem fundamento (como os hábitos maternais do T. rex). Os artigos de ministérios como “Planeta Jovem” e “Respostas em Gênesis”, apontam esses problemas e desmascaram as filosofias materialistas e ateias de muitos dos produtores destas séries.

Segundo, e mais importante, podemos ter um fundamento para medir a veracidade do que dizem os popularizadores da ciência e os meios de comunicação (não digo os científicos, porque na realidade muito poucos possuem acesso direto a eles). A Bíblia, por exemplo, como a Palavra de Deus, é o

(32)

32 melhor fundamento sobre o qual basear todo nosso pensamento. Se começamos pela Bíblia, podemos ter a confiança de que o Deus onisciente e verdadeiro nos diz a verdade sobre a natureza humana e a história do universo. Se alguém me diz que os dinossauros viveram faz mais de 65 milhões de anos segundo o Discovery Channel, eu respondo que os dinossauros viveram até há poucas centenas de anos segundo Deus. (Sem descartar que existam descendentes vivos dos dinossauros, em lugares recônditos da Terra.). Uma vez que tenhamos o fundamento de avaliar o que cremos segundo quem disse, podemos dar um passo adiante e avaliar o que se diz. Quando entendemos bem a diferença entre as opiniões dos homens e a Palavra de Deus, podemos julgar melhor a evidência e discernir, por exemplo, as interpretações corretas e incorretas da descoberta de um fóssil de dinossauro. Fonte: http://www.conpoder.com/creacion4.html

Nota: A semana de 7 dias.

Tanto os hebreus quanto os alexandrinos foram, provavelmente, influenciados pelas civilizações da Mesopotâmia. Muito antes que os profetas e sacerdotes de Judá pusessem por escrito os primeiros livros da Torá ou Antigo Testamento, ou mesmo que os hebreus pudessem ser identificados como um povo, os sumérios de Ur já observavam um ciclo de sete dias, relacionado aos sete planetas, sete céus, sete ramos da árvore da vida e os sete deuses que regiam todas essas coleções de sete elementos: Utu, Nanna, Gugalanna, Enki, Enlil, Inanna e Ninurta. Por volta de 2350 AEC., Sargão I, o rei de Akkad, conquistou Ur e o resto da Suméria, unificou a Mesopotâmia e estendeu a toda a região o uso dessa semana de sete dias. Mais tarde, com a ascensão do poder da Babilônia, os nomes semitas dos deuses desta cidade se impuseram aos sumerianos, aos quais eram considerados equivalentes. O ciclo teológico-astrológico de sete dias - representado também pelos sete escalões de Etemenanki, a grande torre de Babel - passou a se compor de

(33)

33 Shamash (Sol), Sin (Lua), Nergal (deus da guerra e da morte, correspondente ao planeta hoje chamado Marte), Nabu (deus dos escribas, planeta Mercúrio), Marduk (deus patrono de Babilônia, tido pela cidade como supremo, planeta Júpiter), Ishtar (deusa do amor, planeta Vênus) e Ninurta (deus da agricultura e da saúde, planeta Saturno). Enquanto no dia de Ishtar era recomendável cultuar a deusa praticando o ato sexual, o último da semana era um dia perigoso, no qual qualquer empreendimento podia acabar mal. Ainda hoje, o planeta Saturno continua associado pelos astrólogos a má sorte, doenças e provações. Não era um dia de descanso, mas se evitava certas atividades. Os hebreus, ao que tudo indicam, adotaram esse ciclo, alterando seu significado. Para seu monoteísmo, os deuses nada significavam, mas o sétimo dia babilônico tornou-se um dia de culto a Javé, adotando o nome do dia que, uma vez por mês, os babilônios dedicavam especialmente ao culto dos deuses, principalmente a Lua. Pois shabbatu, em Babilônia, era o dia de "apaziguar os deuses" (a palavra, de origem suméria, significa "apaziguar-corações"). Quando foi inventado esse sábado? Não se sabe com certeza. Talvez durante o exílio dos judeus em Babilônia, talvez antes, ainda nos tempos dos reis de Judá. Mas há indícios de que os hebreus seguiram originalmente uma semana de dez dias. Sabe-se que o Egito do tempo dos faraós - que por muito tempo dominaram Canaã e os ancestrais dos hebreus - tinham de fato uma semana de dez dias, cuja sombra ainda se percebe nos "decanatos" da astrologia, que dividem o ano e o Zodíaco em 36 seções de aproximadamente dez dias. E a própria narrativa do Gênesis dá a impressão de ter sido originalmente dividida em dez dias ou fases, para ser mais tarde "comprimida" nos sete dias da semana adotada mais tarde.

Antonio Luiz M. C. Costa

Esses são apenas alguns dos comentários - mais engraçados do que ridículos - que abundam na web sobre o assunto. É incrível que a estas alturas existam pessoas tão ignorantes que de verdade creiam e apoiem opiniões como estas.

Um interessante artículo chamado “Deus e os dinossauros de plastilina” circula há algum tempo por aí, mas é de leitura indispensável:

(34)

34

1 - Deus e os Dinossauros de plastilina

Em março de 1925, durante o conhecido julgamento contra o professor Scopes por ensinar a teoria da Evolução a seus alunos, William Jennings Bryan sentenciou que o mundo havia sido criado em 23 de Outubro de 4004 AC, as 900h da manhã. “Hora do Leste ou do Oeste”? Perguntou-lhe o advogado Clarence Darrow sem dar atenção ao que estava escutando. Desde então, à esta parte, a luta da ignorância contra a Ciência, tem proporcionado um espetáculo inestimável na história do humor e do friquismo intelectual, uma espécie de pensamento da série Z, onde os tiranossauros "como inofensivas criaturas de plastilina" comem maçãs das árvores ou bailam com os pinguins na selva tropical. Estas são as dez piadas mais celebradas do Criacionismo:

(35)

35 1 - Os dinossauros conviveram com o homem

Atendendo às teses criacionistas, a Bíblia está repleta de referências que demonstram a convivência de homens e dinossauros. No capítulo 40 do "Livro de Jó", Deus apresenta a Jó o "Behemot", uma criatura que "come erva como boi", demonstra a "força de seus lombos" e "move sua cauda como um cedro". "Se alguém me diz que os dinossauros viveram há mais de 65 milhões de anos, segundo o Discovery Channel, (proclama um dos gurus do Criacionismo na Internet) eu respondo que os dinossauros viveram até há só umas poucas centenas de anos segundo Deus".

2 - O Tiranossauro se alimentava de cocos e frutas do bosque

Segundo o Gênesis (1:30), Deus proporcionou erva em abundância às criaturas do Paraíso para que pudessem alimentar-se e conviver em harmonia e felicidade.

 Então, para que o T-Rex necessitava de seus dentes afiados?

 A resposta dos criacionistas é de uma lógica devastadora: para abrir os cocos que caíam das palmeiras.

(36)

36 3 - A arca de Noé ia carregada de dinossauros

O Gênesis diz que Noé introduziu na arca dois exemplares de cada tipo de vertebrado terrestre, o que inclui os dinossauros.

 Mas como couberam no seu interior?

 A resposta dos criacionistas: segundo as Sagradas Escrituras, a Arca media 133 × 23 × 14 metros, volume mais que suficiente para uns 20.000 animais do tamanho de uma ovelha. Além disso, Noé não foi tão burro de levar dinossauros adultos, mas escolheu só exemplares jovens que ocupavam menos espaço.

4 - Cangurus e ursos polares viviam junto à casa de Noé Se Noé levou um casal de cada espécie animal, isto inclui cangurus e ursos polares, espécies que vivem em habitats muito diferentes.

 Ele passou pela Austrália para deixar os cangurus?  Os criacionistas afirmam que no mundo antediluviano a

temperatura era uniforme em todo o planeta, portanto os cangurus e pinguins viviam perfeitamente no Oriente Médio. Desta forma Noé não teve que deslocar-se de um lado para outro do globo, mas que soltou todos os animais no Ararat e eles por conta própria foram separando-se e escolhendo os lugares onde habitar.

(37)

37 5 - Os Neandertais eram os patriarcas bíblicos

Acredite se quiser, mas os criacionistas, os Neandertais não eram nem de longe as criaturas inferiores que nos querem fazer ver, mas humanos autênticos descendentes de Adão e Eva. Segundo dizem, existem provas evidentes de que os fósseis têm sido alterados sistematicamente numa tentativa de apoiar a teoria da Evolução. Da mesma maneira, os homens de Cro-magnon seriam os descendentes pós-diluvianos de Noé.

6 - Deus criou os anfíbios porque lhe agradavam assim Para os criacionistas, o fato de que os anfíbios existam só demonstra que Deus os criou. Os peixes nunca saíram da água nem evoluíram para novas formas de vida, como sugerem os evolucionistas. Assim o demonstra o fato de que todos os peixes que parecem fossilizados são 100% peixes, não 80% peixes e 20% anfíbios.

7 - A Terra foi criada "instantaneamente" há poucos milhares de anos

Assim acreditam muitos cientistas de reputação, embora até agora suas conclusões tenham sido silenciadas. De fato, as provas demonstrariam que "a Terra foi criada instantaneamente há uns 6.000 anos". Entretanto, ninguém pode provar porque a Terra só foi criada uma vez e "não havia testemunhos".

(38)

38 8 - O Big Bang é um disparate científico

Para os criacionistas, o Big Bang é um disparate que contradiz os mais elementares princípios da Termodinâmica: a energia nem se cria nem se destrói, e tudo tende à desordem. É mais lógico pensar que o Universo foi obra de um sopro divino. Quando muito, alguns criacionistas estão dispostos a admitir que Deus possa ter utilizado o Big Bang para colocar as coisas em ordem.

9 - A Evolução é uma invenção dos judeus

Uma informação recentemente elaborada por membros do Partido Republicano apresentava "evidencias irrefutáveis" de que as teorias evolucionistas não são mais que a evolução de um conceito largamente utilizado nos escritos rabínicos como a cabala desde 2000 anos, numa tentativa de manipular o mundo de acordo com seus interesses.

10 - O Universo é um grande truque de magia

Por último, o grande argumento criacionista: "A probabilidade de que tenha se formado uma célula ao acaso a partir de seus componentes básicos, é a mesma que um tornado passe por um hangar cheio de peças soltas e forme um Jumbo 737".

 Tal argumento nos leva a pensar que, colocado pela primeira vez em sua vida diante de um Jumbo 737, o

(39)

39 criacionista atribuiria sua origem a um truque divino, antes de analisar seriamente seu funcionamento.

* Nota de rodapé: Uma pesquisa realizada pela empresa Gallup e publicada pelo diário “USA Today” em princípios deste mês de junho, mostrava que 66% dos norte-americanos diz crer no Criacionismo e na ideia de que Deus criou os humanos em sua forma atual durante um período de tempo dentro dos últimos 10.000 anos.

Fonte:

(40)

40

3 - Implicações morais e éticas do Dilúvio.

Uma das principais características de Deus é sua infinita bondade e amor. (1 João 4:8) e outra de suas qualidades é a onisciência (Deus sabe tudo); e claro, recordemos também que Deus é Imutável, ou seja, Deus não muda. Uma vez que conhecemos estas qualidades de Deus a as confrontemos a certos fatos que nos mostra a Bíblia, é muito difícil acreditar que Deus seja verdadeiramente tal como descrevem suas qualidades. Obviamente falamos do Dilúvio Universal.

O livro do Gênesis relata-nos capítulos 6 ao 9 como Deus ao ver a maldade da gente que ele próprio criou “Se arrepende de tê-los criado” (Gen 6:5-6) (recordemos que Deus é imutável,

que não deveria

mudar, portando,

dizer que “se

arrependeu” de algo é

uma contradição

descomunal e

injustificável.) Deus, para reparar o desastre que há na terra e pelo que parece ele não sabia que ocorreria, sua magistral e inteligente solução é afogar todo mundo, incluindo os animais e as plantas.

(41)

41 Deus escolhe salvar só um dos homens que habitam na terra, é Noé, que encontrou graça diante dos olhos de Deus. A Bíblia não nos diz que os filhos de Noé e suas esposas fossem bons, só diz que o único bom era Noé, portanto, se assume que o resto da tripulação que consegue se salvar, só o faz por ser a família de Noé e não por méritos próprios.

É muito interessante analisar a sábia decisão de Deus. Como é possível que a Deus, que em teoria é “Infinitamente sábio”, sua melhor ideia seja matar a todo mundo? Nem a um vulgar pecador qualquer ocorreria tamanha selvageria. Além disso, as implicações morais e éticas desta decisão estão na ordem do dia.

Segundo o próprio Deus, o único “bom” era Noé; portanto, para Deus as crianças era seres malvados. Certamente que no momento do Dilúvio existiam milhões de crianças no mundo, todas elas pecadoras, segundo Deus. Onde está a infinita sabedoria de um Deus que considera crianças como pecadores? Bem, mesmo que uma criança fosse um pecador, a solução não seria assassiná-lo. Isso é uma prática sádica, má, aberrante e nada digna de elogios ou admiração.

As desculpas dos crentes a respeito disso são abundantes e principalmente incrivelmente irracionais.

 Alguns dizem que Deus já sabia que essas crianças seriam más no futuro e por isso era melhor prevenir. Que tipo de argumento é este?

 Onde está o tão trilhado “livre arbítrio” de que tanto apregoam os cristãos?

 Se não temos opção porque já se sabe se seremos bons ou maus, para que adorar a Deus?

(42)

42  Para que rezar, se tudo já está escrito?

Se essas crianças tinham livre arbítrio, deviam ter uma oportunidade para melhorar. Assassiná-los não é nem de longe uma solução racional e muito menos amorosa ou inteligente. E claro, a desculpa mais comum e também a mais idiota diante desta “Sábia” decisão de Deus de assassinar as crianças inocentes, é que: “Deus sabe por que o fez” ou “Não podemos questionar as decisões de Deus”; isso é como dizer que Deus pode fazer o que lhe dá na telha e os crentes devem simplesmente aplaudi-lo.... Mesmo quando assassina milhões de crianças inocentes e puras!

Em outras partes do mundo também existiam humanos (América, África, Oriente) que nunca tinham ouvido falar do deus hebreu. Por que estas pessoas tinham que morrer se nem sequer conheciam esse deus sanguinário e assassino? É como se os cristãos enviassem uma bomba aos muçulmanos só porque eles não adoram o deus cristão. (Não é isso o que fazem os ultra-fanáticos Islamitas?). O Dilúvio é exatamente isso.

 Imaginemos que Deus fez bem em matar toda a população do mundo;

 Por que eliminar também os animais?

 Que culpa possuem os animais de que os humanos se tornassem maus?

 É como dizer: “como adoeceram as galinhas, vou queimar toda a granja”.

Outra coisa:

(43)

43  Ou talvez a morte de plantas e animais fosse só um

“efeito colateral” das incríveis decisões de Deus? Outra coisa que o crente precisa pensar:

 Ao desembarcar, Noé e sua família se dedicaram a voltar a povoar a terra a partir de bases puras; porque essa parecia ser a ideia de Deus: que já não houvesse maldade entre os homens.

 Mas estranhamente, em relativamente pouco tempo o mundo já estava cheio de maldade outra vez.

Se Deus sabe tudo, porque é onisciente:

 Por acaso Deus não sabia que o mundo se tornaria mau de novo?

 De que serviu toda esta história do Dilúvio, se depois de um tempo as coisas voltaram a ser iguais ou piores do que antes?

 Para que serve o poder da onisciência de deus, se ele não utiliza?

Ao analisar isto vemos com tristeza que a enorme matança que Deus fez, não serviu para absolutamente nada e que se desperdiçaram milhões de vidas humanas sem propósito algum.

As desculpas são tão abundantes quanto idiotas, basta fazer algumas perguntas no “Yahoo Answer” para ver e se divertir com o festival de besteiras sem pé nem cabeça.

(44)

44  Se Deus é Todo-poderoso, por que simplesmente não

eliminou o mal do mundo?

 Ou talvez: Por que não eliminou só as pessoas más, deixando vivas as crianças, animais e plantas? Lembre-se, Deus é todo-poderoso, poderia ter feito assim se quisesse. Por que não fez? Qual a sua desculpa agora? Como é fácil perceber, esta história do Dilúvio não só é uma falsidade completa do ponto de vista histórico ou científico, mas moral e eticamente é um verdadeiro desastre para a reputação do “bom” Deus.

Como pode alguém com cérebro adorar e admirar um Deus que assassinou a sangue frio milhões de crianças inocentes?

(45)

45

4 - As virtudes de Deus e Noé; ou como matar teu avô.

Escolher um ponto discordante em toda a história que a Bíblia relata sobre o Dilúvio é muito difícil, são tantos! Vamos analisar rapidamente alguns detalhes sobre as datas, idades e genealogia dos autores envolvidos e, quem sabe, descobrir o motivo da morte de um personagem lendário (como se algo não fosse pura lenda na Bíblia).

Vejamos os versículos que nos interessam:

Gênesis 5:21-32

21 - E viveu Enoque 65 anos, e gerou a Matusalém. 22 - E andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, 300 anos, e gerou filhos e filhas. 23 - E foram todos os dias de Enoque 365 anos. 24 - E andou Enoque com Deus; e não apareceu mais, porquanto Deus para si o tomou. 25 - E viveu Matusalém 187 anos, e gerou a Lameque. 26 - E viveu Matusalém, depois que gerou a Lameque, 782 anos, e gerou filhos e filhas. 27 - E foram todos os dias de Matusalém 969 anos, e morreu. 28 - E viveu Lameque 182 anos, e gerou um filho, 29 - A quem chamou Noé, dizendo: Este nos consolará acerca de nossas obras e do trabalho de nossas mãos, por causa da terra que o SENHOR amaldiçoou. 30 - E viveu Lameque, depois que gerou a Noé, 595, e gerou filhos e filhas. 31 - E foram todos os dias de Lameque 777 anos, e morreu. 32 - E era Noé da idade de 500 anos, e gerou Noé a Sem, Cão e Jafé.

Gênesis 7:11-12

11 - No ano 600 da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, 12 - E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

(46)

46 1. Matusalém tem Lameque com 187 anos.

2. Lameque tem Noé com 182 anos.

3. Ou seja, Matusalém tem 369 anos quando nasce seu neto Noé.

Agora, a Bíblia nos diz que o dilúvio começou quando Noé tinha 600 anos de idade.

 Que idade tinha então Matusalém quando começou o Dilúvio?

 Fácil, basta somar a idade que tinha quando nasceu Noé (369) mais 600 anos, o que nos dá 969 anos. Matusalém tinha 969 anos quando começou o dilúvio.

 Com que idade morreu Matusalém? Aos 969 anos (Gênesis 5:27).

 A conclusão é óbvia: Matusalém morreu afogado no Dilúvio!

Ou seria uma infinita casualidade que tenha morrido justamente quando começou o dilúvio.

Podemos concluir várias outras coisas:

 Por que Noé não avisou seu avô para que fosse salvo com eles no interior da arca?

 Recordemos o que disse Deus. Gênesis 7:1 (Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.) Isto significa que o único bom e justo para essa data era Noé; mas Matusalém estava vivo. A conclusão torna-se óbvia: Matusalém era uma pessoa má! Se fosse bom e justo teria entrado na arca com Noé. Só há duas opções:

(47)

47 1. Noé era um mau neto e não avisou seu avô

2. Ou Matusalém era uma pessoa perversa e não merecia entrar na Arca.

Uma análise cuidadosa das datas nos revela coisas interessantes:

Noé teve seus filhos aos 500 anos e o dilúvio começou quando tinha 600; isso significa que a construção da Arca durou menos de 100 anos. (Para alguns estudiosos da Bíblia, Deus deu a Noé apenas 7 dias para construir a arca. Gênesis 7:4) É verdadeiramente assombroso que só entre quatro pessoas conseguissem fazer esse trabalho nesse tempo. Alguns crentes alegam que pessoas ajudaram Noé a construir a Arca. Esta desculpa é verdadeiramente idiota já que o próprio Deus disse que os únicos “bons” eram Noé e sua prole; é improvável que os perversos que rodeavam Noé (entre eles seu avô Matú) o ajudassem. E o que é pior, que ajudassem e fossem deixados para morrer afogado. Isso teria sido verdadeiramente mal-agradecido por parte de Noé.

Falemos um pouco do pai de Noé, o senhor Lameque. Lameque teve Noé com a idade de 182 anos. Isso significa que Lameque deveria ter 782 anos no momento do início do Dilúvio (182+600). Mas Gênesis 5:31nos diz que tinha ao morrer 777 anos. Ou seja, morreu 5 anos antes do Dilúvio. Assumindo que Deus avisou a Noé sobre o Dilúvio quando seus filhos já estavam casados (Noé teria uns 520 anos), isso significa que seu pai estava vivo no momento que Noé começou a construir a arca, mas a Bíblia não nos diz que Lameque fosse dos escolhidos para entrar, assim concluímos que Lameque, o pai de Noé era outro perverso! Que família essa de Mister Noé!!!

(48)

48 Qual é a desculpa desta vez? Não me venham com o velho jargão de “Há que interpretar os versículos” Por favor! Peguem suas calculadoras e façam as contas. Simples, Deus especificou muito bem as datas e idades. Não há nada que interpretar. Isso de “Interpretação” não serve neste caso.

Outra desculpa batida é “Não deves te fixar nos detalhes, o que importa é o que quer transmitir”, com isso o crente tenta ignorar que a Bíblia está cheia de erros grosseiros, erros de tradução, contradições, etc. Então, se só interessa a mensagem, simplesmente aceite que a Bíblia é uma fonte interminável de falhas e não discuta sobre o assunto, preocupe-se só com seu maravilhoso ensinamento, que não custa nada dizer, é altamente questionável, talvez até pior que as falhas e erros.

(49)

49

5 - O plágio judaico-cristão descarado >>>

Já sabemos que a história de Noé é uma das mais comentadas e difundidas; que está cheia de eventos antinaturais que já foram desmascarados um sem número de vezes, o relato da Arca é, no entanto, motivo de disputa por parte de um grupo religioso (criacionistas) que pretende demonstrar que isto aconteceu tal como se narra, apesar de que, entre outras coisas, é uma impossibilidade completa. Analisemos agora com mais calma todas as fontes; o texto bíblico em si e sua moralidade; se algo dessa magnitude realmente aconteceu nessa época (a que propõem todos esses grupos religiosos); se teria sido possível desde um ponto de vista lógico; que evidências há disso e de onde o povo nômade hebreu plagiou a ideia para criar o relato.

(50)

50

1 - Análise bíblica e sua moralidade

Depois de relatar todos os descendentes desde Adão e Eva, até chegar a Noé, o autor começa a contar a história de Noé e sua arca:

Gênesis 6:1-3

1 - E aconteceu que, como os homens começaram a multiplicar-se sobre a face da terra, e lhes nasceram filhas, 2 - Viram os filhos de Deus que as filhas dos homens eram formosas; e tomaram para si mulheres de todas as que escolheram. 3 - Então disse o SENHOR: Não contenderá o meu Espírito para sempre com o homem; porque ele também é carne; porém os seus dias serão 120 anos.

Depois de criar Adão e Eva, com quem Deus esperava a descendência deles se reproduzisse? Antes de criar, Deus não sabia que isso aconteceria? Vai muito mal esse deus judaico-cristão se quiser ser reconhecido como onisciente.

Gênesis 6:4-6

4 - Havia naqueles dias gigantes na terra; e também depois, quando os filhos de Deus entraram às filhas dos homens e delas geraram filhos; estes eram os valentes que houve na antiguidade, os homens de fama. 5 - E viu o SENHOR que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era só má continuamente. 6 - Então arrependeu-se o SENHOR de haver feito o homem sobre a terra e pesou-lhe em seu coração.

Havia gigantes? Embora os crentes não gostem de ouvir (e muitos irão ignorar), segundo a Bíblia, eles existiam (nos livros

(51)

51 Deuterocanônicos do século IV AEC se descreve mais sobre eles e como foram extintos no dilúvio). Pois bem, supomos que não era em sentido literal: O texto realça a virtude de ser valente, como algo positivo. Então, basta ler o versículo 3, para entender o que irritou Deus a ponto de fazê-lo se “arrepender”.

Lei mais sobre os gigantes >>>>

 Deus se arrependendo?

 Um ser como Deus, que segundo o que nos relata a bíblia; é onisciente e conhece o futuro?

 Arrepende-se de algo que ele mesmo criou?

 Um ser que nos criou à “sua imagem e semelhança”, e não apenas isso: Depois de nos criar, junto com os animais, “viu que era bom” E se arrependeu de ter feito?  Ele não sabia que quando criou o homem dessa forma,

isso aconteceria?

 Um deus que sabe o que vai acontecer antes de criar e cria algo imperfeito e perverso?

(52)

52  Como algo tão perfeito como esse deus pode

equivocar-se sabendo que sua criação vai equivocar-ser imperfeita?

 E não é só isso, também lhe doeu no coração: um deus com sentimentos humanos impróprios para algo ou alguém que, se supõe; é divino, não terreno, onisciente e com sabedoria infinita?

Gênesis 6:7

E disse o SENHOR: Destruirei o homem que criei de sobre a face da terra, desde o homem até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; porque me arrependo de os haver feito.

Um ser misericordioso e justo: viu que o homem feito à sua “imagem e semelhança” era perverso (ou lhe doeu ver-se no espelho ou é um hipócrita) e não só não o perdoa (afinal de contas ele mesmo criou o homem assim), mas decide matar ele e todos os animais inocentes que habitam a terra. Incluídas as aves do céu (lembram-se disso).

Gênesis 6:8-13

8 - Noé, porém, achou graça aos olhos do SENHOR. 9 - Estas são as gerações de Noé. Noé era homem justo e perfeito em suas gerações; Noé andava com Deus. 10 - E gerou Noé três filhos: Sem, Cão e Jafé. 11 - A terra, porém, estava corrompida diante da face de Deus; e encheu-se a terra de violência. 12 - E viu Deus a terra, e eis que estava corrompida; porque toda a carne havia corrompido o seu caminho sobre a terra. 13 - Então disse Deus a Noé: O fim de toda a carne é vindo perante a minha face; porque a terra está cheia de violência; e eis que os destruirei com a terra. Noé; “justo e perfeito em suas gerações” (supostamente todo humano que viveu depois do dilúvio é descendente dele):

(53)

53 Alguns pontos e incoerências:

1. Deus caminhando com Noé.

2. Toda a violência e maldade vêm de todo ser (inclusive animais).

3. Deus decide destruir a humanidade por que eram violentos entre eles.

4. Supostamente, a violência e a maldade do homem deveria ter terminado com sua destruição. Se não é assim, Deus realizou um ato cruel e o mais importante, TOTALMENTE INUTIL.

Gênesis 6:14-16

14 - Faze para ti uma arca da madeira de gofer; farás compartimentos na arca e a betumarás por dentro e por fora com betume. 15 - E desta maneira a farás: De trezentos côvados o comprimento da arca, e de cinquenta côvados a sua largura, e de trinta côvados a sua altura. 16 - Farás na arca uma janela, e de um côvado a acabarás em cima; e a porta da arca porás ao seu lado; far-lhe-ás andares, baixo, segundo e terceiro.

A palavra gofer só aparece uma vez na Bíblia, em Gênesis 6:14. Devido à grande semelhança entre a letra G e K em hebreu, alguns sugeriram que a palavra correta e Kofer: que se traduz como “madeira à prova d´água”. Há quem diga também que é uma técnica de impermeabilizar a madeira, cujo processo é muito longo e complicado. Muitos a comparam com uma madeira resinosa e durável como o cedro. Outros eruditos afirmam que a madeira de gofer não existia na região onde Noé vivia e que teria que viajar uma distância bastante extensa para poder consegui-la. Entretanto, não se sabe exatamente onde viveu Noé antes do dilúvio. Não importa, isto demandou um grande trabalho e muita perseverança.

(54)

54

Gênesis 6:17

Porque eis que eu trago um dilúvio de águas sobre a terra, para desfazer toda a carne em que há espírito de vida debaixo dos céus; tudo o que há na terra expirará.

Lembre-se desta frase.

Gênesis 6:18-20

18 - Mas contigo estabelecerei a minha aliança; e entrarás na arca, tu e os teus filhos, tua mulher e as mulheres de teus filhos contigo. 19 - E de tudo o que vive, de toda a carne, dois de cada espécie, farás entrar na arca, para os conservar vivos contigo; macho e fêmea serão. Das aves conforme a sua espécie, e das bestas conforme a sua espécie, de todo o réptil da terra conforme a sua espécie, dois de cada espécie virão a ti, para os conservar em vida.

E lembre-se disto também.

Gênesis 6:21-22

21 - E leva contigo de toda a comida que se come e ajunta-a para ti; e te será para mantimento, a ti e a eles. 22 - Assim fez Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Gênesis 7:1

Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração.

Deus volta a repetir que segundo ele, Noé e toda sua descendência (segundo a bíblia todos somos dela) serão justos.

(55)

55 2 - De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. 3 - Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. 4 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz.

Noé acata as ordens sem questionar, apesar de que Deus vai aniquilar toda a humanidade e todos os animais durante 40 dias. O deus todo-poderoso criou o universo em 6 dias e todas as espécies animais junto com o homem em um só dia, MAS NECESSITOU DE 40 DIAS PARA ACABAR COM O QUE CRIOU E, ALÉM DISSO, DE FORMA POUCO OU NADA EFICIENTE E BASTANTE CRUEL.

 Criou o universo em 6 dias, mas em 40 dias não conseguiu acabar com a vida na terra e muito menos com a maldade dos homens. Exemplo melhor de fracasso impossível.

Gênesis 7:5-9

5 - E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara. 6 - E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. 7 - Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. 8 - Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, 9 - Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé.

(56)

56 1 - Vivemos numa cúpula de vidro submersa

Gênesis 7:10-12

10 - E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as águas do dilúvio. 11 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, 12 - E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites.

Segundo uma análise bíblica, esta data estaria situada no ano de 2304 AEC (data totalmente incompatível com todos os descobrimentos arqueológicos de culturas anteriores e contemporâneas a ela).

Gênesis 7:13-21

13 - Depois disse o SENHOR a Noé: Entra tu e toda a tua casa na arca, porque tenho visto que és justo diante de mim nesta geração. 14 - De todos os animais limpos tomarás para ti sete e sete, o macho e sua fêmea; mas dos animais que não são limpos, dois, o macho e sua fêmea. 15 - Também das aves dos céus sete e sete, macho e fêmea, para conservar em vida sua espécie sobre a face de toda a terra. 16 - Porque, passados ainda sete dias, farei chover sobre a terra quarenta dias e quarenta noites; e desfarei de sobre a face da terra toda a substância que fiz. 17 - E fez Noé conforme a tudo o que o SENHOR lhe ordenara. 18 - E era Noé da idade de seiscentos anos, quando o dilúvio das águas veio sobre a terra. 19 - Noé entrou na arca, e com ele seus filhos, sua mulher e as mulheres de seus filhos, por causa das águas do dilúvio. 20 - Dos animais limpos e dos animais que não são limpos, e das aves, e de todo o réptil sobre a terra, 21 - Entraram de dois em dois para junto de Noé na arca, macho e fêmea, como Deus ordenara a Noé. 22 - E aconteceu que passados sete dias, vieram sobre a terra as

(57)

57 águas do dilúvio. 23 - No ano seiscentos da vida de Noé, no mês segundo, aos dezessete dias do mês, naquele mesmo dia se romperam todas as fontes do grande abismo, e as janelas dos céus se abriram, 24 - E houve chuva sobre a terra quarenta dias e quarenta noites. 25 - E no mesmo dia entraram na arca Noé, seus filhos Sem, Cão e Jafé, sua mulher e as mulheres de seus filhos. 26 - Eles, e todo o animal conforme a sua espécie, e todo o gado conforme a sua espécie, e todo o réptil que se arrasta sobre a terra conforme a sua espécie, e toda a ave conforme a sua espécie, pássaros de toda qualidade. 27 - E de toda a carne, em que havia espírito de vida, entraram de dois em dois para junto de Noé na arca. 28 - E os que entraram eram macho e fêmea de toda a carne, como Deus lhe tinha ordenado; e o SENHOR o fechou dentro. 29 - E durou o dilúvio quarenta dias sobre a terra, e cresceram as águas e levantaram a arca, e ela se elevou sobre a terra. 30 - E prevaleceram as águas e cresceram grandemente sobre a terra; e a arca andava sobre as águas. 31 - E as águas prevaleceram excessivamente sobre a terra; e todos os altos montes que havia debaixo de todo o céu, foram cobertos. 32 - Quinze côvados acima prevaleceram as águas; e os montes foram cobertos. 33 - E expirou toda a carne que se movia sobre a terra, tanto de ave como de gado e de feras, e de todo o réptil que se arrasta sobre a terra, e todo o homem.

Lembre-se disto também...

2 - Criou tudo em 6 dias, não conseguiu acabar em 40 dias

Gênesis 7:22-24

22 - Tudo o que tinha fôlego de espírito de vida em suas narinas, tudo o que havia em terra seca, morreu. 23 - Assim foi destruído todo o ser vivente que havia sobre a face da terra, desde o homem

(58)

58 até ao animal, até ao réptil, e até à ave dos céus; e foram extintos da terra; e ficou somente Noé, e os que com ele estavam na arca. 24 - E prevaleceram as águas sobre a terra cento e cinquenta dias. Para ser um deus onisciente e onipotente, demorou demais, não? O estava curtindo fazer dessa forma e vendo como tudo se destruía?

3 - Deus tinha esquecido a arca e de Noé

Montes Ararat (direita) e Sis – 5.137 metros.

Referências

Documentos relacionados

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

Apothéloz (2003) também aponta concepção semelhante ao afirmar que a anáfora associativa é constituída, em geral, por sintagmas nominais definidos dotados de certa

A abertura de inscrições para o Processo Seletivo de provas e títulos para contratação e/ou formação de cadastro de reserva para PROFESSORES DE ENSINO SUPERIOR

Este material foi desenvolvido para ensinar as crianças, como e o que elas devem aprender para dizer não às drogas, como os traficantes agem, as drogas

 De acordo com a Súmula 416 do STJ, caso haja a perda da qualidade de segurado à época do óbito, mesmo assim, será devida a pensão por morte ao dependentes, desde que o

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Varr edura TCP Window ( cont inuação) ACK- win manipulado Não Responde ACK- win manipulado ICMP Tipo 3 Firewall Negando Firewall Rejeitando Scanner de Porta... Var r edur a FI N/

1º Este Ato regulamenta o Sistema de Deliberação Remota do Senado Federal (SDR), criado pelo Ato da Comissão Diretora nº 7, de 2020, promovendo adequações para