• Nenhum resultado encontrado

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL DATA - 20/11/2016"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)

EXAME DE CONHECIMENTO PARA CONCESSÃO DE REGISTRO DO TÍTULO DE ESPECIALISTA NAS ÁREAS DA FISIOTERAPIA E DA TERAPIA OCUPACIONAL

DATA - 20/11/2016

PROVA OBJETIVA 14h - horário de Brasília

NÍVEL SUPERIOR ESPECIALIDADE: FISIOTERAPIA EM OSTEOPATIA

Leia atentamente as INSTRUÇÕES:

1. Confira seus dados no cartão-resposta: nome, número de inscrição e o cargo para o qual se inscreveu. 2. Assine seu cartão-resposta.

3. Aguarde a autorização do Fiscal para abrir o caderno de provas. Ao receber a ordem do fiscal, confira o caderno de provas com muita atenção. Nenhuma reclamação sobre o total de questões ou falha de impressão será aceita depois de iniciada a prova.

4. O cartão-resposta não será substituído, salvo se contiver erro de impressão.

5. Preencha toda a área do cartão-resposta correspondente à alternativa de sua escolha, com caneta esferográfica (tinta azul ou preta), sem ultrapassar as bordas. As marcações duplas, ou rasuradas, com corretivo, ou marcadas diferentemente do modelo estabelecido no cartão-resposta poderão ser anuladas.

6. Sua prova tem 40 questões objetivas, com 5 alternativas, e 02 discursivas.

7. Cabe apenas ao candidato a interpretação das questões, o fiscal não poderá fazer nenhuma interferência. 8. A prova será realizada com duração máxima de 4 (quatro) horas), incluído o tempo para a realização da Prova Objetiva e o preenchimento do cartão-resposta.

9. O candidato poderá retirar-se do local de realização das provas somente 1 (uma) hora após o seu início, SEM LEVAR o caderno de provas.

10. O candidato NÃO poderá levar o caderno de provas NEM ANOTAÇÃO contendo transcrição do seu cartão-resposta.

11. Ao terminar a prova, o candidato deverá entregar ao fiscal de sala o cartão-resposta preenchido e assinado. 12. Os 3 (três) candidatos, que terminarem a prova por último, deverão permanecer na sala, e só poderão sair juntos após o fechamento do envelope, contendo os cartões-resposta dos candidatos presentes e ausentes, e assinarem no lacre do referido envelope, atestando que este foi devidamente lacrado.

13. Durante todo o tempo em que permanecer no local onde está ocorrendo o concurso, o candidato deverá, manter o celular desligado e sem bateria, só sendo permitido ligar depois de ultrapassar o portão de saída do prédio.

14. Não será permitido ao candidato fumar na sala de provas, bem como nas dependências. BOA PROVA!

(2)

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS DA ESPECIALIDADE

1. No caso de um aumento do tônus simpático, qual será a resposta na musculatura lisa dos bronquíolos? a) Aumento do tônus muscular.

b) Diminuição do tônus muscular.

c) O tônus muscular aumenta e depois diminui. d) O tônus muscular diminui e depois aumenta. e) Não há alteração da resposta muscular.

2. No caso de uma perna curta anatômica à direita, como tendem a organizar-se o ilíaco direito, o sacro e as lombares?

a) Ilíaco direito anterior, sacro em rotação à esquerda e lombares em rotação direita. b) Ilíaco direito posterior, sacro em rotação direita e lombares em rotação esquerda. c) Ilíaco direito anterior, sacro em rotação direita e lombares em rotação à direita. d) Ilíaco direito posterior, sacro em rotação esquerda e lombares em rotação à direita. e) Ilíaco direito anterior, sacro em rotação esquerda e lombares em rotação esquerda.

3. Um sacro fixado em TDE (Torção Direita Esquerda) apresenta que características posicionais? a) Extensão, rotação esquerda e ângulo inferolateral mais baixo à direita.

b) Flexão, rotação direita e ângulo inferolateral mais baixo à esquerda. c) Extensão, rotação esquerda e ângulo inferolateral mais baixo à esquerda. d) Flexão, rotação direita e ângulo inferolateral mais baixo à direita.

e) Extensão, rotação direita e ângulo inferolateral mais baixo à esquerda.

4. No caso de uma disfunção sacral em TDD (Torção Direita Direita), qual será a tendência de adaptação do crânio?

a) Adapta em extensão e em torção direita. b) Adapta em extensão e em torção esquerda. c) Adapta em flexão e em torção direita. d) Adapta em flexão e em torção esquerda.

e) Nesse tipo de disfunção não há tendência de adaptação.

5. No caso de tornozelos em posição de valgo bilateral, qual será a adaptação da cadeia ascendente? a) Rotação externa das tíbias, rotação externa dos fêmures, pelve em retroversão e diminuição das curvas vertebrais.

b) Rotação externa das tíbias, rotação externa dos fêmures, pelve em anteversão pélvica e aumento das curvas vertebrais.

c) Rotação interna das tíbias, rotação interna dos fêmures, pelve em retroversão e diminuição das curvas vertebrais.

d) Rotação interna das tíbias, rotação externa dos fêmures, pelve em anteversão e diminuição das curvas vertebrais.

e) Rotação interna das tíbias, rotação interna dos fêmures, pelve em anteversão e aumento das curvas vertebrais. 6. No caso de um ilíaco fixado em rotação anterior, qual será a organização tônica dos músculos ilíaco e psoas?

a) Ilíaco com aumento de tônus e psoas com aumento de tônus. b) Ilíaco com aumento de tônus e psoas com diminuição do tônus. c) Ilíaco com diminuição do tônus e psoas com aumento do tônus. d) Ilíaco sem aumento do tônus e psoas com diminuição do tônus. e) A organização tônica será normal.

7. Quais seriam alguns dos sintomas que um paciente pode apresentar, diretamente relacionados a uma congestão hepática?

a) Dor em joelhos, hipertensão arterial, presença de sangue na urina.

b) Pseudo síndrome bilateral do túnel do carpo, distúrbios do sono, tremores musculares. c) Lombalgia baixa em barra, aumento do colesterol, diminuição da audição.

d) Dor em ombro esquerdo, refluxo gastroesofágico, ascite abdominal. e) Dor esternal alta, veias aracniformes, cefaleias tensionais.

8. Segundo Kapandji, que grau de rotação pura existe entre o Occipital e o Atlas? a) 0º

b) 15º c) 25º d) 35º e) 45º

(3)

9. No caso de uma disfunção na válvula ileocecal, que estruturas deveremos trabalhar para regular o sistema simpático e parassimpático?

a) Dobradiça toracolombar e sacro b) Dorsais médias e base do crânio

c) Dobradiça toracolombar e base do crânio d) Lombares médias e sacro

e) Dobradiça lombosacral e sacro

10. Devido às características de suas facetas articulares, uma vértebra lombar típica realiza quantos graus de rotação? a) Até 3º b) Até 6º c) Até 9º d) Até 12º e) Até 15º

11. A cintura escapular pode ser definida, em osteopatia, como um sistema tampão das adaptações oriundas do crânio, ou mesmo da cintura pélvica. Supondo que se tenha um caso em que o paciente tenha uma disfunção da sutura occipito mastoidea do lado direito, provocando uma tensão na saída do forame jugular do lado direito, quais músculos estarão em espasmo na cintura escapular direita e por qual motivo?

a) Subocciptais e intertransverso, devido à compressão no nervo occpital menor.

b) Esternocleidomastóideo e subocciptais, devido à compressão no nervo cervical transverso. c) Trapézio e subocciptais, devido à compressão no nervo acessório.

d) Esternocleidomastóideo e trapézio, devido à compressão no nervo occiptal menor. e) Esternocleidomastóide e trapézio, devido à compressão no nervo acessório.

12. Em uma torção intraóssea do crânio do lado direito (SBR a direita), a asa maior do esfenoide e a osso occiptal se encontram em quais posições?

a) Asa maior do esfenoide do lado esquerdo alta e occiptal baixo. b) Asa maior do esfenoide do lado direito baixa e occiptal alto. c) Asa maior do esfenoide do lado direito baixa e occiptal baixo. d) Asa maior do esfenoide do lado direito alta e occiptal alta. e) Asa maior do esfenoide do lado esquerdo baixa e occiptal baixo.

13. Uma perna curta do lado direito devido a um problema genético poderá produzir alterações em todo o membro inferior e pelve para tentar adaptar a essa diferença de comprimento. Quais são as alterações produzidas no membro inferior e pelve que o corpo realiza para conseguir adaptar esse problema?

a) Pé: aumento do arco plantar; joelho: lateralidade interna;, pelve: ilíaco posterior. b) Pé: aumento do arco plantar; joelho: lateralidade externa; pelve: ilíaco anterior. c) Pé: aumento do arco plantar; joelho: lateralidade interna; pelve: ilíaco anterior. d) Pé: aumento do arco plantar; joelho: lateralidade externa; pelve: ilíaco posterior. e) Pé: aumento do arco plantar; joelho: lateralidade anterior; pelve: ilíaco posterior.

14. Defina a questão que melhor responde o trajeto da inervação dos músculos supra e infra espinhoso. a) O nervo passa pela incisura escapular superior e inferior.

b) O nervo passa pela incisura escapular superior por baixo do ligamento conoide.

c) O nervo passa pela incisura escapular inferior por baixo do ligamento transverso inferior escapular. d) O nervo passa pela incisura escapular inferior por cima do ligamento transverso inferior escapular. e) O nervo passa pela incisura escapular superior por baixo do ligamento transverso superior escapular. 15. Quais são os nervos que compõem o plexo lombossacro e inerva a região posterior da coxa? a) Nervos: obturatório, glúteo médio, glúteo máximo e ciático.

b) Nervos: cutâneo posterior da coxa, glúteo superior, inferior, piriforme, fibular comum e tibial. c) Nervos: cutâneo femoral lateral, glúteo superior, inferior, pudendo e ciático.

d) Nervos: cutâneo posterior da coxa, glúteo superior, inferior, genitofemoral e ciático. e) Nervos: obturatório, glúteo superior, inferior, piriforme e ciático.

16. A divisão entre a artéria femoral superficial e profunda ocorre para que seja feita a vascularização de quais músculos?

a) Artéria femoral superficial: quadríceps; artéria femoral profunda: adutores. b) Artéria femoral superficial: adutores; artéria femoral profunda: quadríceps. c) Artéria femoral superficial: isquiotibiais; artéria femoral profunda: adutores. d) artéria femoral superficial: isquiotibiais; artéria femoral profunda: quadríceps. e) Artéria femoral superficial: quadríceps; artéria femoral profunda: adutores.

(4)

17. O pé apresenta quantos arcos plantares? a) 5 – 3 transversos e 2 longitudinais b) 4 – 2 transversos e 2 longitudinais c) 3 – 1 transverso e 2 longitudinais d) 2 – 2 longitudinais e) 1 – apenas 1 longitudinal

18. Nos movimentos de extensão e flexão do joelho, os meniscos fazem qual movimento? a) Extensão: anterioriza bilateralmente e flexão posterioriza bilateralmente.

b) Extensão: posterioriza bilateralmente e flexão anterioriza bilateralmente.

c) Extensão: anterioriza o medial e posterioriza o lateral e flexão anterioriza o lateral e posterioriza o medial. d) Extensão: posterioriza o medial e anterioriza o medial e flexão anterioriza o medial e posterioriza o lateral. e) Extensão: rotação externa e flexão rotação interna.

19. Quais as adaptações de uma disfunção do ilíaco em anterioridade? a) Perna curta e rotação externa do quadril.

b) Perna curta e rotação interna do quadril. c) Perna longa e rotação externa do quadril. d) Perna longa e rotação interna do quadril. e) Apenas rotação interna do quadril.

20. Quais os músculos responsáveis pela coaptação vertical da articulação glenoumeral? a) Bíceps cabeça curta, deltoide anterior, coracobraquial e peitoral maior.

b) Bíceps cabeça longa, deltoide anterior, coracobraquial e peitoral menor. c) Bíceps cabeça curta, deltoide anterior e coracobraquial.

d) Bíceps cabeça curta, deltoide médio, coracobraquial e peitoral menor. e) Bíceps cabeça longa, deltoide anterior, coracobraquial.

21. Com relação à irrigação arterial da curvatura maior do estômago, assinale a alternativa correta:

a) É realizada pelas artérias gástrica direita e esquerda, que são ramificações da artéria hepática comum e tronco celíaco, respectivamente.

b) É realizada pelas artérias gastromental esquerda e direita, que são ramificações da artéria hepática comum e tronco celíaco, respectivamente.

c) É realizada pelas artérias gastromental direita e esquerda, que são ramificações da artéria gastroduodenal e artéria esplênica, respectivamente.

d) É realizada pelas artérias gástrica e gastromental, que são ramificações da artéria gastroduodenal e artéria esplênica respectivamente.

e) É realizada pelas artérias gástrica direita e esquerda, que são ramificações da artéria gastroduodenal e artéria esplênica respectivamente.

22. O hiato esofágico é o orifício de abertura diafragmática que dá acesso ao esôfago na cavidade abdominal. Com relação aos elementos anatômicos que se encontram posteriores ao hiato esofágico e anteriores à zona de transição toracolombar, é correto afirmar:

a) Encontramos pilar direito e esquerdo do diafragma, ligamento arqueado medial direito e esquerdo, ligamento arqueado mediano e orifício aórtico.

b) Encontramos pilar direito e esquerdo do diafragma, ligamento arqueado medial direito e esquerdo, ligamento arqueado mediano e forame da veia cava.

c) Encontramos pilar direito e esquerdo do diafragma, ligamento arqueado mediano direito e esquerdo e forame da veia cava.

d) Encontramos pilar direito e esquerdo do diafragma, ligamento arqueado mediano direito e esquerdo e orifício aórtico.

e) O orifício esofágico é formado por fibras do pilar esquerdo do diafragma.

23. Com relação à inervação neurovegetativa das vísceras abdominais, assinale a alternativa correta: a) A principal origem das fibras simpáticas pré-sinápticas são os nervos esplânicos lombares.

b) As fibras aferentes viscerais que conduzem dor acompanham as fibras parassimpáticas.

c) O nervo esplânico torácico maior, esplânico torácico menor e esplânico imo conduzem fibras simpáticas pré-ganglionares até o gânglio celíaco, mesentérico superior e aórtico renal, respectivamente.

d) O nervo esplânico torácico maior e esplânico torácico menor conduzem todas as fibras simpáticas pré-ganglionares até o gânglio celíaco, mesentérico inferior e aórtico renal, respectivamente.

e) O nervo esplânico torácico maior e o nervo esplânico lombar conduzem todas as fibras simpáticas pré-ganglionares até o gânglio celíaco, mesentérico superior e aórtico renal respectivamente.

24. São elementos anatômicos localizados na fossa infratemporal:

a) Nervo mandibular (V3), gânglio ótico, músculo pterigoide medial e lateral, músculo temporal, artéria maxilar e plexo venoso pterigoideo.

(5)

b) Nervo mandibular (V3), gânglio pterigopalatino, músculo pterigoide medial e lateral, músculo temporal, artéria maxilar e plexo venoso pterigoideo.

c) Nervo mandibular (V3), gânglio ótico, músculo pterigoide medial e lateral, músculo temporal, artéria mandibular e plexo venoso pterigoideo.

d) Nervo maxilar (V2), gânglio pterigopalatino, músculo pterigoide medial e lateral, músculo temporal, artéria maxilar e plexo venoso pterigoideo.

e) Nervo mandibular (V2), gânglio ótico, músculo pterigoide medial e lateral, músculo masseter, artéria maxilar e plexo venoso pterigoideo.

25. Sobre a anatomia da articulação temporomandibular, assinale a alternativa correta:

a) O músculo pterigoide medial, através da sua cabeça superior, se insere na cápsula articular e disco da articulação.

b) O sistema ligamentar é formado exclusivamente pelos ligamentos esfeno mandibular e estilo mandibular. c) A inervação sensitiva da articulação é fornecida pelo nervo corda do tímpano que é ramo do nervo mandibular. d) O músculo pterigoide lateral tem sua origem na superfície medial das lâminas do pterigoide, osso palatino e túber da maxila.

e) A inervação sensitiva da articulação é fornecida pelo nervo ariculotemporal que é ramo do nervo mandibular. 26. Com relação aos movimentos da articulação temporomandibular, é correto afirmar:

a) Durante o movimento de desvio lateral da mandíbula com pequena abertura da boca, do lado homolateral ao movimento a cabeça da mandibula posterioriza e do lado contra lateral anterioriza.

b) Durante o movimento de desvio lateral da mandíbula com pequena abertura da boca, do lado homolateral ativa-se músculo masativa-seter.

c) Durante o movimento de abertura da boca, ativam-se o músculo pterigoide medial, os supra-hióideos e infra-hióideos.

d) Durante o movimento de desvio lateral com pequena abertura da boca, no lado homolateral a cabeça da mandíbula homolateral gira sobre a superfície inferior do disco articular.

e) Os músculos da abertura são inervados na sua totalidade pelo nervo mandibular. 27. Sobre a inervação dos músculos supra e infra-hioides, é correto:

a) O músculo digástrico posterior é inervado pelo nervo mandibular. b) O músculo estilo hioide é inervado pelo nervo fascial.

c) O músculo omo hioide é inervado pelo nervo mandibular. d) O músculo platisma é inervado pelo nervo hipoglosso.

e) O músculo milo hioide é inervado pela alça cervicais do nervo hipoglosso. 28. Com relação à dor sacro ilíaca, é incorreto afirmar:

a) A endocardite, o câncer de próstata e distúrbios ginecológicos podem produzir dor referida neste segmento anatômico.

b) A dor manifestada ao pressionar o sacro, com o paciente em decúbito ventral, sugere sacroileíte.

c) A apresentação mais comum da dor sacro ilíaca ocorre em pessoa que passou por evento físico extraordinário, no qual iniciou a dor.

d) Síndrome do colón irritável pode ser responsável por dor referida na região sacro ilíaca.

e) Os pacientes com afecção da articulação sacro ilíaca demonstram clareza e objetividade nos achados clínicos que evidenciam papel primário desta articulação como causadores dos sintomas apresentados.

29. Com relação ao diagnóstico diferencial do paciente com dor no ombro, é incorreto afirmar:

a) O paciente com infarto agudo do miocárdio apresenta variação do quadro doloroso mediado pela respiração, pela posição ou movimentos dos ombros.

b) A dor no ombro pode ser o único sintoma do indivíduo com doença hepática ou biliar. c) Doença pancreática pode ser responsável por dor referida no ombro esquerdo.

d) Pontos gatilhos do músculo serrátil anterior podem gerar um padrão doloroso que deve ser diferenciado de tumores pulmonares como o de Pancoast.

e) Gravidez ectópica (ruptura) pode produzir dor referida sobre o ombro esquerdo.

30. A compreensão das funções reflexas da medula é fundamental para o entendimento da fisiologia de diversas técnicas osteopáticas, desde técnicas de alta velocidade até “stretching” musculares. Sobre essas funções, podemos afirmar:

a) Sempre que qualquer região do peritônio é atingida, o reflexo peritoneal aumenta a atividade de todas as viscerais vizinhas.

b) As fibras extrafusais são inervadas pelo motoneurônio alfa.

c) Algumas frações de segundo após um estímulo provocar um reflexo extensor, estímulos sensoriais cruzam para o lado oposto da medula provocando também a extensão do membro oposto, este é mecanismo é chamado de reflexo extensor cruzado.

d) As fibras extrafusais possuem terminações sensoriais do tipo II, enquanto as intrafusais possuem terminações sensoriais do tipo Ia.

(6)

e) As fibras intrafusais com cadeia nuclear são responsáveis pela resposta estática das terminações primárias e secundárias do fuso, e as fibras com bolsa nuclear responsáveis pela resposta dinâmica do fuso.

31. O mediastino é uma membrana de tecido conjuntivo que sustenta e protege o coração. Para seu tratamento, devemos avaliar:

a) Coluna torácica b) Coluna cervical c) Ilíacos

d) Diafragma

e) a e d estão corretas

32. São pontos de dores referidas cardíacas: a) Zona interescapular

b) Membro superior esquerdo c) Zona esternal

d) Todas as anteriores estão corretas. e) Nenhuma das anteriores

33. Para um tratamento da região visceral torácica, deve-se verificar: a) T1-T4

b) T5-T10 c) T11-T12 d) Plexo cervical e) Plexo lombar

34. A inervação dos rins é de qual segmento? a) T5-T10

b) T11-T12 c) Plexo lombar d) Plexo cervical

e) Nenhuma das anteriores

35. O tendão central é uma estrutura miofascial que está no tronco. Quanto a isso, pode se afirmar que: a) Sua maior parte se localiza na caixa torácica.

b) Tem um ponto de fixação no centro cardiorrespiratório da coluna torácica. c) Não influencia o ritmo cranosacral.

d) Língua e músculos hioideos não fazem parte. e) Nenhuma das anteriores.

36. A fáscia renal é uma membrana de sustentação dos rins e pode causar: a) Cervicalgia

b) Lombociatalgia c) Lombalgia

d) Dor em membro superior e) Nenhuma das anteriores

37. Diante de uma alteração do ciclo menstrual após um trauma na região do crânio com whiplash cervical, devem ser avaliadas as seguintes estruturas:

a) Crânio - SEB b) Coluna cervical alta c) Coluna cervical baixa d) Clavícula

e) Todas estão corretas.

38. O útero é um órgão ímpar e se localiza dentro da pelve menor. Sobre isso, pode se afirmar que: a) Sua ausência provoca ptose visceral especialmente em intestino delgado.

b) Pode causar lombalgias e lombociatalgias. c) Causa disfunções em sacro.

d) Nenhuma das anteriores está correta. e) a, b e c estão corretas.

39. Para um tratamento de disfunções hormonais na mulher, devemos avaliar e tratar: a) Sincondrose esfeno basilar

b) Coluna lombar c) Sacro

(7)

e) Todas estão corretas.

40. Um problema de próstata, com o aumento de seu tamanho, pode provocar: a) Lombalgia alta

b) Cervicalgia

c) Dor em ombro direito d) Lombalgia baixa e) Todas estão corretas. PROVA DISCURSIVA

Rascunho da prova discursiva: estes textos não serão corrigidos.

Responda as duas próximas questões, usando para cada uma, no mínimo 10 (dez) linhas, e 15 (quinze) no máximo.

QUESTÃO 1 - A osteopatia, dentro de sua filosofia e conceitos centrais, trata dos mais diversos sintomas corporais, indo muito mais além do simples tratamento do sistema musculoesquelético.

No caso de um paciente que apresenta dores em várias articulações, somadas a distúrbios do sono, quadros de enxaquecas com aura, alterações do sistema gastrointestinal e formigamentos bilaterais de membro superior, fica claro o desequilíbrio metabólico além do mecânico.

No exame clínico, o paciente apresenta diferença de membros inferiores (perna direita mais curta), sensibilidade aumentada em dorsais médias e em hipocôndrio direito.

Como você explicaria os sinais e sintomas desse paciente, baseando-se na anatomia, na fisiologia e na patologia? ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________ QUESTÃO 2 - A partir do caso clínico anterior, proponha uma estratégia de tratamento e explique o porquê de sua opção. ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Given sage extract promising biological activities, the aim of this study is to investigate the major compounds presented in the hydroalcoholic and aqueous sage extract,

Esta realidade tem levado, segundo este autor, muitas instituições de ensino superior (IES) a ofertar a língua materna, como disciplina obrigatória em seus

trifásico de 2.100 W, bateria de 70 Ah, 340 A Transmissão: motor e câmbio acoplados, rodas acionadas por caixa de transferência (com reduzi- da integrada) agindo permanentemente

Método: um questionário sobre a percepção dos professores quanto ao ruído no ambiente escolar foi aplicado em 21 professores e foram realizadas medições dos

São palavras que se aproximam semanticamente por uma relação de equivalência ou semelhança. Não existem sinônimos perfeitos, mas, num dado contexto, palavras

As informações obtidas pelas métricas KPLs permitem a geração de relatórios que passam detalhes sobre como seus clientes se sentem em relação ao atendimento recebido, se

Análises de DRX dos materiais sintetizados mostraram a obtenção de fase espinélio para todas as amostras e de fases secundárias CuFeO 2 e BaCO 3 nas amostras contendo cobre

O trabalho de Silva (2006) estendeu o estudo e a avaliação do comportamento de ligações parafusadas viga-coluna, com base em seções transversais constituídas