• Nenhum resultado encontrado

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - ESCUTA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - ESCUTA DE IDOSOS INSTITUCIONALIZADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO - ESCUTA DE IDOSOS

INSTITUCIONALIZADOS: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

SAMUEL BORGES ALVES1

ELIZABETH SOARES COELHO2

RESUMO

O aumento da expectativa de vida e o crescimento avançado da população idosa transformam as instituições de longa permanência em possíveis alternativas para o cuidado dos idosos, os quais se encontram na fase de seu desenvolvimento humano que é marcada por um processo de contínuas perdas, desde a desvalorização de seu papel social, econômico e cultural como no sentido afetivo, cognitivo e fisiológico. Assim, esse trabalho teve como objetivo compartilhar as experiências de um acadêmico do curso de psicologia da SOBRESP, participante de um projeto de extensão da Instituição, junto à população abrigada no Lar das Vovozinhas, na cidade de Santa Maria, RS no processo de acolhimento e escuta de pessoas residentes neste espaço. Observou-se ao longo dos encontros com as participantes do projeto, o aumento da auto estima e uma melhora nas suas relações inter pessoais, fatos comprovados nas interações que aconteceram ao longo dos encontros.

Palavras-Chaves: desenvolvimento, humano, idoso, escuta, relatos, experiência

1 Acadêmico do Curso de Graduação em Psicologia – SOBRESP – Faculdade de Ciências da Saúde. Participante do Projeto de Extensão – Autor do Artigo

2Professora Coordenadora do Projeto de Extensão e Professora Orientadora – SOBRESP – Faculdade de Ciências da Saúde.

(2)

INTRODUÇÃO

O projeto de extensão do curso de graduação em psicologia da Faculdade de Ciências da Saúde – SOBRESP proporciona aos seus acadêmicos a possibilidade em participar do projeto de Acolhimento aos idosos residentes no Lar das Vovozinhas, Instituição Não Governamental (ONG), de Longa Permanência, a qual atende uma população carente e presta serviços voluntários para o cuidado e a assistência à velhice, buscando desenvolver ações que correspondam às necessidades próprias dessa faixa etária, principalmente no âmbito psicológico, segundo as demandas do indivíduo institucionalizado, proporcionando um espaço para a escuta e o compartilhar de sentimentos.

Este trabalho aborda a temática da Psicologia do desenvolvimento humano, a qual abrange o estudo de aspectos afetivos, cognitivos, sociais e biológicos, com enfoques no desenvolvimento dos indivíduos ao longo de todo o ciclo da vida.

Papalia & Olds, (2000), definem desenvolvimento como o estudo científico de como as pessoas mudam ou como elas ficam iguais, desde a concepção até a morte, salientando o fato de que psicólogos do desenvolvimento estudam as mudanças, procurando entender como as condições internas e externas ao indivíduo influenciam e propiciam essas mudanças. (Biaggio,1978), salienta que a especificidade da psicologia do desenvolvimento humano está em estudar as variáveis externas e internas aos indivíduos que fazem as mudanças no comportamento em períodos de transição rápida, isto é, infância,adolescência e envelhecimento

A velhice pode ser caracterizada tanto por acontecimentos positivos como negativos na continuidade do desenvolvimento humano, dependendo das experiências do indivíduo quanto aos acontecimentos internos e externos (ambientais, culturais e históricos), que influenciam sobre ele (Riegel, 1976). Assim, se faz necessário aprofundar os estudos relacionados ao idoso, sendo esta uma etapa da vida que presume mudanças psicológicas, físicas e sociais, havendo modificações gradativas e natural.

Envelhecer é um processo inevitável, porém os efeitos do envelhecimento podem ser reduzidos a partir de alguns fatores, como, alimentação saudável, prática de exercícios físicos, exposição moderada ao sol, estimulação mental, aceitação perante as mudanças da vida e do envelhecimento. Os idosos podem ser acometidos por alguns transtornos mentais que podem ser reversíveis, como a depressão, alcoolismo, assim como outras doenças incluindo algumas formas de demência, porém são doenças que podem ser

(3)

curadas mediante um tratamento adequado. Os transtornos irreversíveis, como o mal de Alzheimer, mal de Parkinson ou demência de infarto múltiplo podem ser amenizadas através de medicação, mas não há cura.

São muitas as queixas e as perdas, as quais provocam estados de depressão, isolamento e solidão, relacionados a diversos problemas de saúde mental, problemas cognitivos, desenvolvendo muitas vezes a síndrome demencial.

Esse relato de experiência justifica-se pela necessidade e importância em registrar as experiências vividas por um acadêmico do curso de psicologia, num cenário de acolhimento e escuta de pessoas residentes em uma instituição para idosos, quando foi possível vivenciar novas experiências, através da escuta e da atenção direcionada a duas residentes, em momentos e ocasiões diferentes, situações em que ficou bem claro a importância do saber escutar e interagir com pessoas idosas, com experiências e histórias de vidas diferenciadas.

Assim, esse trabalho teve como objetivo compartilhar as experiências de um acadêmico do curso de psicologia da SOBRESP, participante de um projeto de extensão da Instituição, junto à população abrigada no Lar das Vovozinhas, na cidade de Santa Maria, RS no processo de acolhimento e escuta de pessoas residentes neste espaço. METODOLOGIA

O projeto de extensão junto ao Lar das Vovozinhas foi divulgado na Faculdade SOBRESP a todos os acadêmicos, os quais foram convidados a participar dos encontros que foram definidos a partir de um calendário pré estabelecido. Os encontros com as residentes do lar aconteceram através de diferentes atividades lúdicas e momentos culturais. Os alunos participavam das atividades propostas trabalhando em grupo ou individualmente com as residentes, conforme o interesse de cada uma das vovós residentes. Ao todo participaram dos encontros aproximadamente 40 vovós que aceitaram os convites. Este trabalho descreve dois encontros individuais realizados durante as atividades, a primeira participante possuía 72 anos de idade com deficiência na comunicação verbal. A segunda participante possuía aproximadamente 70 anos, a qual falava incessantemente, impossibilitando sua interação com o grupo. Ao perceber estes comportamentos diferenciados das demais, ocorreu o interesse por parte do acadêmico em acolher e escutar individualmente cada uma delas.

Como estratégia para aproximação, em relação à primeira, a qual somente se comunicava através de gestos, o aluno ficou junto a mesma, observando-a e dando

(4)

atenção aos seus gestos, procurando compreendê-la, respondendo também por gestos e fala, pois sua audição não era totalmente comprometida. Esta vovó demonstrava no seu olhar uma grande afeição, não se afastando do aluno, mas procurando mantê-lo junto a ela. A segunda vovó, em um novo encontro, estava gesticulando e falando altamente, chamando a atenção de todos e demonstrando muita irritabilidade. Quando o aluno se aproximou ela continuou falando apressadamente, porém começou observá-lo, pois ele ficou perto da mesma escutando-a e dando-lhe atenção, sendo que aos pouco ela começou a escutá-lo, possibilitando o início de uma conversa.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Estudar Desenvolvimento Humano é obter fundamentação e conhecimento para uma maior compreensão do ciclo vital. Segundo Helen Bee (1977), cada pessoa tem o seu próprio tempo e conceitos que mudam ao longo da história, como também sofrem influências do ambiente em que vive. Assim uma pessoa que vive num lar de idosos, pode apresentar um comportamento diferenciado de outra pessoa de mesma idade que vive em outro ambiente, no qual convive com seus familiares e que não sofreu interrupções na sua história de vida. O processo de envelhecimento acontece de maneiras diferentes e apresenta mudanças próprias de cada pessoa, porém, as pessoas idosas residentes em instituições de longa permanência, passam por desafios maiores ainda, devendo enfrentar o afastamento dos familiares, o espaço físico novo e o convívio com pessoas desconhecidas, iniciando uma nova caminhada, bem como novos relacionamentos que não fazem parte de suas escolhas. Ao interagir com as vovós participantes desse relato, percebe-se, nitidamente, suas dificuldades em aceitar todas as mudanças, pelas quais elas devem ter passado, fatores esses que influenciam nos seus comportamentos e sentimentos, as quais demonstraram em todos os momentos em que estiveram junto ao acadêmico, o qual percebendo suas carências e necessidades, deu-lhes a atenção necessária, escutando-as, e tornando os momentos em que interagiam, como momentos de satisfação.

CONCLUSÃO

Participar do projeto de extensão no Lar das Vovozinhas foi muito gratificante e enriquecedor à vida acadêmica, pois mostrou o quanto a escuta é importante e o quanto a atenção que se dá a uma pessoa idosa é necessária para sua autoestima, seu bem estar

(5)

e se sentir valorizada e respeitada. Foi muito importante o tempo dedicado a estas duas idosas que participaram desse relato de experiência, duas vidas carentes, dois comportamentos diferentes, uma totalmente introvertida, com bloqueios de comunicação e a outra totalmente descontrolada, falante demais, extrovertida, aproveitando a atenção que lhe foi dada para expor suas queixas e lamentações.

Esse relato de experiência ratifica a atitude de um psicólogo ou de um acadêmico, que só pelo fato de acolher, escutar e dar atenção corrobora para que o idoso, ou os idosos residentes no Lar das Vovozinhas renovem suas esperanças, vencendo a barreira do isolamento, da solidão, buscando conviver melhor consigo mesmo e interagir de uma maneira mais saudável e acolhedora uns com os outros, na possibilidade de um final de vida mais tranqüilo, mais harmonioso, mesmo afastados de sua história de vida, de seus queridos, mas procurando entender mais o outro com o qual convive e é a sua realidade, tornando assim esse novo cenário de sua vida, um cenário prazeroso e de satisfação mútua, entre todos que estão passando pelas mesmas situações, desfrutando enfim, de uma maior qualidade de vida e de um bem estar que lhes proporcione uma parcela maior de felicidade.

REFERÊNCIAS

BEE, H. O ciclo vital. Porto Alegre : Artmed, 1977.

BIAGGIO, A. (1978). Psicologia do Desenvolvimento. Petrópolis: Vozes. BIAGGIO, A., & MONTEIRO, J. (1998). A psicologia do desenvolvimento no Brasil e no mundo. IN M. L. SEIDL DE MOURA, J. CORREA & A. SPINILLO (Orgs). Pesquisas

Brasileiras em psicologia do Desenvolvimento (pp. 15-31). Rio de Janeiro: Eduerj.

PAPALIA, D.; OLDS, S. Desenvolvimento humano. Porto Alegre: Artes Médicas, 2000

RIEGEL, K. The Dialectics of Human Development – American Psychologist, 689-699, out. 1976.

(6)

Referências

Documentos relacionados

Como pontos fortes, destacam-se a existência de iniciativas já em- preendidas em torno da aprovação de um Código de classificação e uma Ta- bela de temporalidade e destinação

c.4) Não ocorrerá o cancelamento do contrato de seguro cujo prêmio tenha sido pago a vista, mediante financiamento obtido junto a instituições financeiras, no

[r]

Os autores relatam a primeira ocorrência de Lymnaea columella (Say, 1817) no Estado de Goiás, ressaltando a importância da espécie como hospedeiro intermediário de vários parasitos

Esta degradação, é de difícil avaliação, por isso para cada caverna realiza-se uma análise da capacidade de carga, ou seja, o quanto uma área pode agüentar as

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

No entanto, não podemos deixar de comentar, como foi anteriormente abor- dado, que em relação aos Festivais de Viña del Mar e Mérida dos anos 1960, os Encontros ocorridos na

Os candidatos reclassificados deverão cumprir os mesmos procedimentos estabelecidos nos subitens 5.1.1, 5.1.1.1, e 5.1.2 deste Edital, no período de 15 e 16 de junho de 2021,