• Nenhum resultado encontrado

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Ano Lectivo: 2009/2010 Área de Projecto 12ºB

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Escola Secundária de Pinheiro e Rosa Ano Lectivo: 2009/2010 Área de Projecto 12ºB"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

Escola Secundária de Pinheiro e Rosa

Ano Lectivo: 2009/2010

Área de Projecto 12ºB

Relatório 1º Período

Docente coordenador: Prof. Rui Lopes

GRUPO:

Ana Rita

Daniela Rosa

Rui Rodrigues

Renato Oliveira

Faro, 11 de Dezembro de 2009

(2)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

Sumário

 Introdução

 Metodologia:

- Método de abordagem;

- Etapas do trabalho de Projecto - Pesquisa Bibliográfica

- Elaboração de questionários/guiões

 Discussão e interpretação dos resultados obtidos

 Conclusões

- Destaque dos pontos principais - Comentários finais

 Anexo(s)

(3)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

Introdução

No âmbito da disciplina de Área de projecto foi necessário a escolha de um tema para que este seja desenvolvido e no final apresentado. Este projecto teria de ser algo que envolvesse a sociedade em geral. A ocorrência do tema surgiu no âmbito da área da saúde visto que esta tem alguns pontos fracos que necessitam de desenvolvimento.

Pensámos em desenvolver o nosso projecto abordando este tema, pois achamos que ainda não se reconhece que a saúde é um problema de todos nós e não só dos

especialistas de medicina.

Sentimos que existe a necessidade de procurar conhecer várias formas de compreender algumas coisas que impedem o nosso total bem-estar no dia-a-dia. Este projecto pretende mudar a opinião das pessoas em relação às medicinas alternativas já que estas não são tão divulgadas, sendo o nosso “slogan” Informar/Ensinar/Cativar para uma melhor saúde. O nome do projecto “Embaixadores da Saúde” surgiu de uma ideia vista na televisão sendo o nome aprovado pelos membros do grupo.

Os objectivos para o nosso projecto são:

Fazer chegar às pessoas em geral informações sobre determinadas doenças e, por conseguinte, esclarecermos dúvidas presentes sobre estas com a ajuda de especialistas dessas áreas;

Divulgar alguns métodos de medicina alternativa, como por exemplo acupunctura, fototerapia, quiroprática, massagem, etc. ;

(4)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

Metodologia

Métodos de abordagem:

Para a realização deste projecto e uma vez que queremos divulgar vários métodos de combater doenças é necessário recolher informação sobre medicina alternativa e medicina clínica, tanto através da pesquisa bibliográfica, como através do contacto com médicos e técnicos de medicina alternativa. Também queremos ter uma abordagem prática com palestras dadas por médicos e bombeiros, nomeadamente em relação ao dia do socorrismo, onde o principal objectivo é transmitir algumas técnicas básicas de socorrismo.

Etapas do trabalho projecto:

-

Planificação:

Elaborámos o plano e planificação do nosso projecto, onde expusemos toda a informação sobre o problema em estudo e todos os problemas parcelares, não esquecendo os objectivos e as actividades respectivas, assim como a calendarização de todas as etapas do trabalho. Passámos ainda à descrição do produto final e respectivas formas e meios de divulgação.

- Logótipo:

Após definirmos o problema e os problemas parcelares dedicámo-nos à escolha de um logótipo e à criação do mesmo.

(5)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

O logótipo foi criado com base no nosso tema e no nome do nosso grupo (ES- Embaixadores da saúde). Foi tudo realizado ao pormenor utilizando símbolos próprios para dar ênfase e realçar a ideia que realmente queremos transmitir; cada um com o seu significado sendo: o coração símbolo de vida, o estetoscópio marca das medicinas, as mãos significa que cada um de nós tem a saúde nas próprias mãos e que é em nós que começa a responsabilidade de sabermos viver / cuidar / prevenir e proteger o nosso estado de saúde e por último, mas o mais importante, o arco em verde que representa uma aliança de esperança que no fundo simboliza a união de todos os símbolos antes referidos.

-Blogue:

O blogue foi criado para que pudéssemos divulgar o nosso tema de forma mais perspicaz e também porque pretendemos ajudar a sociedade a ter maior informação sobre certos e determinados temas; assim e com esse objectivo criamos um fórum onde todos podem participar e expor todas as suas dúvidas, às quais tentaremos responder, o melhor possível, quer através de pesquisa de informação ou em contacto directo com os especialistas.

- Pesquisa bibliográfica:

Este período devido à necessidade de expormos informação no blogue, pesquisámos sobre medicinas alternativas, no livro: “ A Enciclopédia da Medicina”, onde encontrámos informação sobre doenças e os vários métodos de tratamento. Através desse livro fizemos os resumos que agora constam no blogue sobre medicina alternativa.

-Elaboração de questionários/guiões:

Na sequência do problema parcelar, a mentalidade da sociedade, decidimos realizar inquéritos, que iremos fazer a 100 pessoas da comunidade onde vivemos para percebermos o que a sociedade pensa sobre as medicinas.

(6)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

Realizaremos também questionários a médicos e técnicos de medicina alternativa e clínica para podermos compreender melhor certas técnicas e para retirarmos também algumas duvidas que achemos pertinentes na sociedade, nos nossos dias. Já realizamos um guião base para a medicina clínica e outro para a medicina alternativa que poderá depois ser modificado conforme o tipo de especialista a quem iremos recorrer.

Discussão e interpretação de resultados obtidos

Após finalizado este primeiro período, não há muitas conclusões a tirar em relação aos resultados obtidos, uma vez que este período baseou-se sobretudo na construção do projecto e não na sua concretização. Desta forma as únicas conclusões que podemos retirar são todas relativas à pesquisa bibliográfica, onde aprendemos muito mais sobre o trabalho que queremos realmente efectuar com a sociedade e o modo como podemos chegar às pessoas de forma a não traumatizar ninguém, pois infelizmente nos tempos que decorrem ainda muita gente valoriza os químicos e os médicos como “eternos salvadores ” de todo e qualquer problema.

Conclusões e comentários finais

Após toda a reflexão do trabalho desenvolvido ao longo deste período neste relatório, concluímos que foi muito trabalhoso. Passamos por imensas dificuldades, mas ultrapassámo-las com empenho e dedicação.

A maior dificuldade que encontrámos foi definitivamente a concretização do blogue, pois pensamos em fazer de uma forma e depois não dava e acabamos por ter de fazer um segundo blogue onde mais ou menos conseguimos encaminhar tudo e realizar, tal como queríamos, todos os objectivos; Hoje temos um blogue activo e bastante organizado. Em relação ao projecto em si, concluímos que o principal objectivo que tínhamos previsto foi realizado com sucesso, nomeadamente a exposição de informação sobre a medicina alternativa no nosso blogue, e que a partir de agora é mesmo só por em prática tudo o que tínhamos planeado.

(7)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

Estamos prontos para entrar no segundo período e começar logo no inicio a planear a apresentação do tema á escola e todo o nosso trabalho prático e interactivo com a sociedade.

Anexos

Logótipo

Questionários:

Questionário (Especialistas em medicina clínica)

1. No que se baseiam os tratamentos na medicina clínica? 2. Quão eficientes são os tratamentos da medicina clínica?

3. A maioria dos tratamentos clínicos tem efeitos secundários negativos?

(8)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

5. Em contra partida quais são os pontos positivos da medicina clínica?

6. A instrução inicial de carreira como medico é suficiente e/ou eficiente para uma profissão com tanta responsabilidade?

Questionário (Especialistas em medicina alternativa)

1. No que se baseiam os tratamentos da medicina alternativa?

2. Quão eficientes são os tratamentos?

3. Pode haver efeitos secundários negativos na medicina alternativa?

4. Quais os pontos negativos da medicina alternativa?

5. E os positivos?

6. O que é necessário para exercer tratamentos nesta área (cursos, palestras, estágios)?

Inquéritos de Rua

Nós somos um grupo de área projecto do 12º ano, que pretendemos ser Embaixadores da Saúde, ou seja, gostaríamos que a saúde deixasse de ser um problema que só pode ser resolvido por médicos e que as pessoas procurassem ter alguma autonomia em relação à saúde, e por isso decidimos fazer um inquérito para perceber a perspectiva da sociedade em relação a este tema.

(9)

ES – Ana Rita, nº2, Daniela Rosa, nº5, Renato Oliveira, nº20, Rui Rodrigues, nº22

1- Em qual dos tipos de medicina deposita

maior confiança?

Sim Não

2- Já recorreu à medicina alternativa?

Sim Não

3- Foi um tratamento eficaz?

4- Qual foi o tratamento que utilizou? _________________

5- Que tratamentos de medicina alternativa conhece? ________________

6- Concorda com a ideia de que a saúde não está apenas nas mãos dos técnicos

de medicina, mas também nas mãos de cada um e todos nós? Sim Não

Referências

Documentos relacionados

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

A motivação para o desenvolvimento deste trabalho, referente à exposição ocupacional do frentista ao benzeno, decorreu da percepção de que os postos de

a) política nacional de desenvolvimento do turismo; b) promoção e divulgação do turismo nacional, no país e no exterior; c) estímulo às iniciativas públicas e privadas de

nesta nossa modesta obra O sonho e os sonhos analisa- mos o sono e sua importância para o corpo e sobretudo para a alma que, nas horas de repouso da matéria, liberta-se parcialmente

Este trabalho buscou, através de pesquisa de campo, estudar o efeito de diferentes alternativas de adubações de cobertura, quanto ao tipo de adubo e época de

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Comunicar ao seu médico ou farmacêutico, todos os medicamentos que estiver em uso ou que tenha feito uso recentemente ao início do tratamento com o ALCYTAM (mesmo os sem necessidade

3.3 o Município tem caminhão da coleta seletiva, sendo orientado a providenciar a contratação direta da associação para o recolhimento dos resíduos recicláveis,