• Nenhum resultado encontrado

G abarito A. das utoatividades INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "G abarito A. das utoatividades INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

das

A

G

utoatividades

INTRODUÇÃO AO ANTIGO

TESTAMENTO

(2)

Centro Universitário Leonardo da Vinci

RodoviaBR 470 Km 71,, nº .1 040 Bairro Benedito - CEP 89130-000 I daialn - Santa Catarina - 47 3281-9000

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

2017

Prof. Gesiel Anacleto Prof. Jean Rafael Giese

(3)

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES DE INTRODUÇÃO AO ANTIGO TESTAMENTO

Centro Universitário Leonardo da Vinci

RodoviaBR 470 Km 71,, nº .1 040 Bairro Benedito - CEP 89130-000 I daialn - Santa Catarina - 47 3281-9000

Elaboração:

Revisão, Diagramação e Produção:

Centro Universitário Leonardo da Vinci - UNIASSELVI

2017

UNIDADE 1

TÓPICO 1

1 De que forma os livros do Antigo Testamento estão organizados?

R.: A organização dos livros do Antigo Testamento na literatura hebraica é diferente da organização cristã, pois nela, segundo López (2002), é feita inclusive a união de alguns livros, que na literatura cristã são separados. São os livros dos 12 profetas menores, os dois livros de Samuel, os dois livros de Reis, os dois livros das Crônicas, assim como também é feita a junção dos livros de Neemias e Esdras, chegando ao total de 24 livros e não 39, como foi feita na nossa tradução do Pentateuco. No entanto, em relação a essas diferenças, apenas foram mudadas a forma estética e a organização, mas os conteúdos são equivalentes nas diferentes formas de tradução.

2 Como se deu a formação do Cânon do Antigo Testamento?

R.: Devemos entender que a formação do Cânon do Antigo Testamento se deu de forma gradual, ocorrendo num espaço de tempo de aproximadamente 1.255 anos, desde o personagem de Moisés até Esdras. Segundo as fontes de pesquisas, “[...] isto vai desde o período em que Moisés esteve entre os midianitas (quando, segundo a tradição judaica, teria escrito o livro de Jó), por volta de 1700 a.C., até Esdras (445 a.C.)” (LÓPEZ, 2002, p. 18). Em relação à redação final do Antigo Testamento, Esdras não pode ser considerado como o redator final.

3 O que afirma a Teoria Documentária da Alta Crítica?

R.: A Teoria Documentária da Alta Crítica afirma que os primeiros cinco livros da Bíblia são uma compilação de documentos redigidos, em sua maior parte, no período de Esdras (444 a.C.). No entender dos autores dessa teoria, o documento mais antigo que se encontra no Pentateuco data do tempo de Salomão (GAZZI, 2013). Durante os séculos XVIII e XIX, nas universidades alemãs, foram aplicados à Bíblia métodos de investigação e de análise que os historiadores haviam desenvolvido para reconstruir o passado. Procuraram

(4)

4

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI

NEAD

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T O

descobrir a data de cada livro, seu autor, seu propósito e as características do estilo e da linguagem. Perguntaram-se: Quais são as fontes originais dos documentos bíblicos? São dignas de confiança? Qual é o significado e o fundo histórico de cada um deles? A este movimento deu-se o nome de Alta Crítica.

TÓPICO 2

1 Como Deus é apresentado no Livro do Gênesis?

R.: É a partir do Livro do Gênesis que surge uma doutrina sobre Deus, sobre o homem e sobre a história da salvação humana. Gênesis apresenta Deus como sendo único, criador e transcendente. A história da salvação apresentada nesse livro é sobre os temas da bênção, da promessa, da aliança e da eleição divina.

2 Quem eram os Patriarcas e qual era o seu objetivo principal?

R.: Os primeiros e principais Patriarcas foram Abraão, Isaac e Jacó, todos descendentes de Moisés. Foi o período patriarcal importantíssimo para a formação e solidificação da fé do povo hebreu, pois todas as suas crenças tinham origens nas narrações e celebrações litúrgicas passadas de geração em geração.

O objetivo principal dos percursos dos Patriarcas e de seus descendentes, segundo Clines (1978), é a chegada à terra de Canaã. Esta chegada, desde o início está ligada a uma promessa divina e constitui um dos temas dominantes do Pentateuco.

3 Quais os principais gêneros literários presentes no Livro do Gênesis?

R.: O gênero literário lendário é o mais encontrado no Gênesis. É caracterizado por produzir um fato através de um relato verdadeiro. As lendas encontradas são as etiológicas, que têm a função de explicar no passado as causas de acontecimentos do presente. A genealogia lista nomes que vão até o passado a partir do presente. Na genealogia, o autor quer justificar os acontecimentos e os privilégios de uma classe social. É pela genealogia que ocorre o preenchimento do espaço entre a criação do mundo e todas as histórias do povo de Israel. As sagas são histórias antigas que são contadas de formas diferentes. E o gênero mítico faz o uso de fatos e acontecimentos.

(5)

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T TÓPICO 3

1 De que forma a Hipótese Documentária concebe a formação do Livro de Êxodo?

R.: A hipótese documentária para a elaboração do Pentateuco distribui o Livro do Êxodo em três fontes diferentes, que são os documentos Javista, Eloísta e Sacerdotal. Assim, os capítulos 1 a 34 são considerados como emendas de documentos Eloísta, Javista e Sacerdotal, e os capítulos 34 a 40 são considerados material apenas de documento Sacerdotal. Assim, a partir dessa hipótese, as tradições orais em que o livro de Êxodo se baseou foram sofrendo acréscimos e revisões por muitos séculos. Por esse motivo, os pesquisadores do Antigo Testamento suspeitam da genuinidade e particularidade literárias do livro e não creem em sua historicidade.

2 O que é o Livro do Êxodo e qual o seu propósito central?

R.: O Livro do Êxodo é um livro de livramento e estabelecimento. Nessa parte das Escrituras Sagradas, a aliança é estabelecida no Livro do Gênesis com os Patriarcas, à medida que Yahweh irrompe no tempo e no espaço com a intenção de libertar o povo hebreu (Israel) do cativeiro (escravidão no Egito) e estabelecê-lo como uma nação com uma regra de vida para a sua existência e permanência na terra de Canaã e contando com a presença de Deus em seu meio, através do Tabernáculo da Arca da Aliança, transformando-se então na história de Israel. “Os textos bíblicos sublinham expressamente, repetindo diversas vezes, que a ‘saída do Egito’ é o ato real de Deus por excelência” (PURY, 1996, p. 242). O propósito central do Livro do Êxodo é o de promover a obediência fiel a Yahweh, o Deus da Aliança, relatando sua atividade no livramento de Israel do cativeiro (cap. 1-18), oferecendo-lhe uma regra para a vida sob a promessa (cap. 19-31) e fazendo-se presente em seu meio (cap. 32-40).

3 Qual é o ponto culminante do Livro do Êxodo?

R.: O ponto culminante do Livro do Êxodo, segundo Gazzi (2013, p.135), é a descida da nuvem da glória de Yahweh sobre o Tabernáculo, que é, nesse momento, cheio da shekinah, a glória residente de Yahweh (40.34, 35). A turba de escravos agora tem um código de leis, um ministério sacerdotal para interceder perante Deus e direção divina para a sua jornada em direção à Terra Prometida (40.36-38). As promessas feitas aos patriarcas foram preservadas e acham-se a caminho de sua plena fruição.

(6)

6

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI

NEAD

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T O UNIDADE 2 TÓPICO 1

1 Em que sentido teológico o povo hebreu é apresentado como sendo um povo sacerdotal no Livro de Levítico?

R.: Os ritos religiosos apresentados no Livro do Levítico não devem ser entendidos como ato social do povo hebreu que forjou e busca celebrar a sua cultura, mas sim ações que visam sedimentar no decurso dos tempos a união de Deus com a nação de Israel, ou seja, é a vivência da Aliança uma vez selada e celebrada por seus antigos pais. Assim, celebrar a Aliança não quer dizer apenas recordá-la, mas sim experimentá-la em novos tempos e conjunturas sociais diversas. Portanto, o sistema sacrificial hebreu deve ser entendido como o meio pelo qual a Aliança selada com Deus se desenvolve na evolução cultural do povo hebreu como nação constituída.

2 Qual é o propósito geral do Livro de Levítico?

R.: O que deve ser levado em conta é que o livro é um certo “código de santidade” e que este deve ser observado por cada hebreu, pois ele deve ser um indivíduo puro, pelo fato de que o próprio Deus a quem são destinadas as ofertas, sacrifícios e serviços religiosos no templo, é puro. E a pureza de cada hebreu é a base da santidade de toda a comunidade hebraica.

3 Qual é a principal característica do Livro de Levítico?

R.: O código de leis e de santidade é a principal característica do Livro de Levítico, que contém ensinamentos sobre as leis do sacrifício, pois cada indivíduo deveria ser puro, e a pureza era então a base da santidade, ou seja, livre de práticas que ofendem a Deus e que colocam em risco a Aliança. Sendo que é por isso que o rito do sacrifício parecia atender essa necessidade de purificação do povo hebreu. Portanto, o povo hebreu, em seu ato de consagração, deve buscar ser semelhante à natureza de Deus, ou seja, livre de toda a maldade.

(7)

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T TÓPICO 2

1 Como deve ser entendido o Livro de Números?

R.: O Livro de Números deve ser entendido como uma continuação da história relatada no Livro de Êxodo. Depois de uma estadia que durou aproximadamente 40 anos no deserto, de acordo com as tradições religiosas cristãs e judaicas, sendo esse o período durante o qual Deus estabeleceu seu pacto com o povo hebreu, Deus deu a Moisés a lei, e o modelo do Tabernáculo instruiu-o a respeito do conteúdo do Livro de Levítico.

2 Qual o Propósito do Livro de Números?

R.: O Livro de Números, de acordo com Gazzi (2013), tem por propósito encorajar uma vida nacional que seja organizada, ao demonstrar como a incredulidade e a rebelião contra Deus trouxeram uma disciplina divina severa que retardou o cumprimento da promessa da chegada, entrada e posse da terra prometida.

3 O que o Livro de Números apresenta em seu conteúdo?

R.: Apresenta o fracasso dos hebreus em querer cumprir os planos que Deus propusera a eles. E que mesmo às portas da terra prometida, não passara de um povo de escravos dependentes. Rejeitaram a fé, murmurando sua saudade dos tempos em que viviam no Egito. Quando o povo perde a fé e rejeita a seu Deus, passa então a caminhar errante pelo deserto por mais ou menos 38 anos, conforme o livro relata. Sendo isso resultado de sua rebeldia contra Deus e do esquecimento dos grandes feitos que esse mesmo Deus fizera aos seus antigos pais no passado, conforme é relatado no livro do Êxodo.

TÓPICO 3

1 De que forma está organizado o Livro de Deuteronômio?

R.: O Livro de Deuteronômio, em sua quase totalidade, está organizado em três discursos que supostamente Moisés proferiu ao povo hebreu como se fosse uma forma de testamento ou despedida dele próprio, como pode ser conferido em Dt 1-30. Logo após o terceiro discurso, seguem as últimas ações de Moisés e um relato de sua morte. Porém, é somente nos capítulos 31 e 34 desse livro que constam discursos atribuídos a Deus.

(8)

8

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI

NEAD

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T O

2 Como a Lei de Deus é apresentada no Livro do Deuteronômio?

R.: Em Deuteronômio, segundo Hoff (1995), a Lei de Deus é apresentada aos hebreus com uma outra roupagem, visto que se trata de uma nova geração. E que as condições de vida serão de agora em diante, na terra prometida, diferentes. Mesmo que os desafios sejam os mesmos, ou seja, o cuidado com os povos inimigos, os perigos de se cair em tentação da idolatria a falsos deuses, preparar essa nova geração para o desenvolvimento das novas estruturas políticas. Não é mais um povo nômade, além de possuir um Deus, agora possui a sua terra, que por Ele fora dada, cumprindo então a sua divina promessa.

3 Em que parte do Livro de Deuteronômio se encontra o “Código Deuteronômico” e o que ele prefigura?

R.: É nos capítulos 12 a 26 desse livro que podemos destacar o chamado “Código Deuteronômico”, conhecido então como o centro desse livro, situado no segundo discurso de Moisés aos hebreus. A primeira parte do Código Deuteronômico reforça a questão da centralização do culto, implicando também em centralização da economia e da política, como pode ser conferido em Dt 13-18. Já na segunda parte do Código Deuteronômico estão contidas, de forma entrelaçada, as leis referentes às esferas pública e privada, como podemos conferir em Dt 19-25. O Código Deuteronômico possui duas introduções, sendo que a primeira é uma recapitulação das leis e a segunda introdução faz referência às leis posteriores.

UNIDADE 3

TÓPICO 1

1 O período que antecedeu a monarquia em Israel foi marcado por momentos muito sombrios, pois frequentemente o povo se afastava de Deus e se entregava ao pecado. Nesse sentido, descreva o quadro moral e espiritual em que o povo de Israel se encontrava no período que antecedeu a monarquia.

R.: Este foi um período conturbado na história do povo israelita, pois estava cercado por povos idólatras e que não respeitavam a lei de Deus. O contato com estes povos fazia com que os judeus se envolvessem com a idolatria

(9)

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T

e todos os pecados relativos a essas práticas, dentre elas o sacrifício de crianças. Outro aspecto fundamental desta condição é que o povo se afastava da lei de Deus e cometia os mais diversos pecados e crimes, pois não havia temor e cada um fazia aquilo que parecia reto aos seus próprios olhos.

2 O Livro dos Juízes ocupa um lugar importante na história de Israel, pois nele é possível encontrar informações importantes sobre a nação judaica e seus grandes desafios na terra de Canaã. Sobre as principais características do Livro dos Juízes, analise as sentenças a seguir:

I- É uma descrição detalhada das conquistas lideradas por Josué, sucessor de Moisés.

II- Descreve as batalhas que Israel teve que enfrentar contra seus inimigos que frequentemente invadiam suas terras.

III- Narra a vida de alguns líderes espirituais e militares levantados por Deus para dar livramento ao povo israelita.

IV- Conta a história de Davi e seus descendentes que ocuparam a monarquia da nação de Israel.

Agora, assinale a alternativa CORRETA:

( ) As sentenças I e II estão corretas.

(x) As sentenças II e III estão corretas.

( ) As sentenças II, III e IV estão corretas. ( ) Apenas a sentença III está correta.

TÓPICO 2

1 O Livro dos Salmos possui uma riqueza poética extraordinária, pois é composto por uma diversidade muito grande de expressões, sentimentos e emoções experimentadas no dia a dia. Sobre o Livro dos Salmos, assinale V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas:

(V) O Livro dos Salmos consiste numa coletânea de cantos compostos por vários autores.

(F) O Livro dos Salmos foi escrito pelo Rei Davi, pois ele tinha um excelente gosto musical.

(F) A estrutura poética do Livro dos Salmos foge completamente da estrutura comum da poesia hebraica.

(V) Os Salmos são hinos que tinham como propósito serem cantados nos cultos comunitários.

(10)

10

GABARITO DAS AUTOATIVIDADES

UNIASSELVI

NEAD

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T O

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA: a) (x) V – F – F – V.

b) ( ) F – V – F – F. c) ( ) V – V – F – F. d) ( ) V – F – V – V.

2 O Livro de Provérbios é conhecido por suas máximas de sabedoria, uma prática muito comum no Oriente. O sábio escritor do livro registra essas máximas que devem servir para nortear a conduta de cada pessoa em sua relação com Deus e com as pessoas a sua volta. Nesse sentido, assinale a alternativa correta:

a) (x) A sabedoria incentivada no Livro de Provérbios é de caráter prático, a capacidade de escolher entre o bem e o mal, entre o justo e o injusto.

b) ( ) O Livro de Provérbios é dirigido exclusivamente à classe sacerdotal, pois estes eram os mestres da lei e deviam agir sabiamente.

c) ( ) A sabedoria disseminada nos provérbios é de caráter elitista, pois visava educar apenas a corte judaica.

TÓPICO 3

1 Os profetas que exerceram seu ministério entre os judeus após terem retornado do cativeiro se deparam com uma realidade totalmente nova. Nesse sentido, suas palavras, que ao mesmo tempo incentivavam o povo, também lhes dirigiam sérias repreensões diante da situação que estavam vivendo. Sobre os profetas pós-cativeiro, associe os itens utilizando o código a seguir:

I- Malaquias. II- Ageu. III- Zacarias.

(III) O teor da mensagem deste profeta gira em torno da esperança e cuidado que Deus dispensa ao seu povo.

(I) O tema central de sua mensagem era que a sinceridade e a santidade eram fundamentais para andar na presença de Deus.

(II) Este profeta faz uma dura repreensão ao povo judeu, pois que estavam mais preocupados em edificar suas casas e deixaram o templo do Senhor de lado.

(11)

I N T R O D U Ç Ã O A O A N T I G O T E S T A M E N T

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) ( ) I – II – III. b) ( ) II – III – I.

c) (x) III – I – II.

d) ( ) I – III – II.

2 O Livro de Isaías é um dos maiores livros do Antigo Testamento e possui uma diversidade grande de profecias, ao ponto de muitos estudiosos questionarem o fato de ser o profeta Isaías o autor de todo o livro. Independentemente dessa discussão, existem características neste livro que o tornam singular em relação aos demais. Sobre as principais características do Livro de Isaías, assinale V para as sentenças verdadeiras e F para as falsas:

(F) As profecias de Isaías são dirigidas exclusivamente ao Reino de Israel, as 12 tribos, que na época era governado por Jeroboão II.

(V) O Livro de Isaías é permeado por muitas profecias messiânicas, pois a este livro é atribuído o status de ser o livro mais messiânico do Antigo Testamento.

(V) O livro possui uma mensagem evangelística, pois há uma exposição detalhada acerca da doutrina de Cristo em seus 66 capítulos.

(F) O Livro de Isaías é messiânico, contudo, faz pouca referência aos pecados de Israel e seu afastamento de Deus.

Agora, assinale a alternativa que apresenta a sequência CORRETA:

a) ( ) V – F – V – F. b) ( ) F – F – F – V. c) ( ) V – V – F – F.

Referências

Documentos relacionados

x = quantidade de empregados.. Em um dia de trabalho, o número de unidades produzidas é unidade, em que é o número de horas trabalhadas no dia. Determine o custo de

R.: A resposta é de caráter subjetivo, entretanto, o(a) acadêmico(a) deve pesquisar e escrever quais as habilidades que são essenciais para exercer suas atividades profissionais

a) ( ) Não é obrigatório prestar socorro às vítimas quando não formos os culpados pelo acidente.. c) ( ) Somente devemos socorrer as vítimas se tivermos noções de primeiros

O Código de ética profissional, aprovado pela Resolução COFECI, tem por objetivo fixar a forma pela qual deve se conduzir o corretor de imóveis no exercício de sua profissão,

Ocorre que, passados quase sete anos da publicação da Lei n o  12.651/2012 e pacificadas as discussões sobre a sua aplicação, emendas a uma medida provisória em tramitação

The provisional measure addresses the necessary extension of the deadline for entry into the Environmental Regularization Program (PRA), but also contains amendments that aim

Esta pessoa precisa pesar 65,5 quilos para ser considerada de IMC Normal – observe que não é muito.. Pra ser saudável ninguém precisa ser magro como a

Questão única: Alta frequência são correntes alternadas superiores a 100 kHz, para sua aplicação são utilizados eletrodos de vidro, pelos quais a transmissão de