• Nenhum resultado encontrado

Doença ou condição? Pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades se vacinam em Manaus neste sábado (03/04) 5 e 6. Política. Especial

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Doença ou condição? Pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades se vacinam em Manaus neste sábado (03/04) 5 e 6. Política. Especial"

Copied!
9
0
0

Texto

(1)

Pessoas de 50 a 54 anos

com comorbidades se

vacinam em Manaus

neste sábado (03/04)

CNP J 28.321.31 5/000 1-50

Especial

Política

5 e 6

2

MANAUS-AM, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021 * Ano 3 * Nº 933 /jornaloportunidadesenoticias @onjornal @_onjornal

AUTISMo:

Doença ou

condição?

(2)

oN Política

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021

2

FIQUE LIGADo. FIQUE oN.

Prefeitura de Manaus prorroga suspensão de

corte no fornecimento de água por

inadimplência para usuários da Tarifa Social

A Prefeitura de Manaus

prorrogou até 30 de junho deste ano, a suspensão do cor-te no fornecimento de água e dos serviços de esgotamento sanitário, por inadimplência, para os usuários cadastrados no programa “Tarifa Social”. A decisão foi publicada na edi-ção de 31 de março de 2021, do Diário Oficial do Municí-pio (DOM).

A medida foi validada pela Agência Reguladora dos Ser-viços Públicos Delegados do Município de Manaus (Age-man), que elaborou um rela-tório técnico assinado pela Diretoria de Gestão

Econô-mica e Tarifária, reforçando a necessidade de se manter a iniciativa que já vem ocor-rendo desde março de 2020, quando a Organização Mun-dial de Saúde (OMS)

classi-ficou a Covid-19 como pan-demia. A suspensão do corte por inadimplência benefi-cia aproximadamente 57 mil consumidores de baixa ren-da. A determinação do

prefei-to David Almeida considera que a água é recurso essen-cial para enfrentar a pande-mia, assim como negativos os efeitos econômicos causados pela doença às famílias ma-nauaras.

O decreto nº 5.058 prevê ainda a oferta de regras es-peciais para parcelamento e pagamento aos usuários não beneficiários da Tarifa So-cial, critérios que deverão ser definidos em conjunto com a concessionária Águas de Manaus. Caberá à Ageman, o acompanhamento e fiscaliza-ção do cumprimento do de-creto municipal.

Ernesto ganha cargo administrativo

no Itamaraty enquanto Bolsonaro

decide nova função

Aras pede ao STF derrubada de

decreto de Doria que restringiu cultos

e missas

Retirado do cargo de chanceler após forte pres-são do centrão e de em-presários, o ex-ministro Ernesto Araújo recebeu na quarta-feira (31) uma posi-ção subordinada ao setor administrativo do Itama-raty.

De acordo com interlo-cutores, a ideia é que ele permaneça na lotação até que o presidente Jair Bol-sonaro (sem partido) de-cida o destino dele: se fica no Brasil ou se é enviado para alguma missão no ex-terior.

Por ora, ele foi designado para a secretaria de gestão administrativa do Itamara-ty. A estrutura,

responsá-vel entre outros temas por tratar das remoções para o exterior, é chefiada pela embaixadora Cláudia Buz-zi.A partir de agora, Ernes-to deve despachar de uma sala no anexo 1 do Itama-raty, onde trabalha todo o segundo escalão da insti-tuição.

Em uma situação nor-mal, o esperado seria que Ernesto fosse enviado para chefiar alguma embaixada no exterior.

Mas a demissão do ex-chanceler ocorreu em cir-cunstâncias excepcionais, em meio a uma rebelião aberta de senadores con-tra a gestão dele no Itama-raty.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, pediu ao Supremo Tribu-nal Federal (STF) nesta quarta-feira, 31, que sus-penda decretos munici-pais e estaduais que proí-bem a realização de cultos, missas e outras atividades religiosas de caráter cole-tivo em meio ao pior mo-mento da pandemia da covid-19 no País. A mani-festação se deu no âmbito de ação ajuizada pelo PSD contra decreto do gover-no de São Paulo que vetou atividades religiosas cole-tivas presenciais durante as fases mais restritivas do plano SP.

Aras quer que a decisão do Supremo tenha efei-to expansivo para alcan-çar atos de outros entes federativos que também tenham restringindo reu-niões religiosas coletivas em razão da escalada da pandemia, que na noite desta quarta, 31, registrou

mais um recorde, com quase 4 mil mortes em 24 horas. O PGR sustenta que a Constituição assegura a liberdade religiosa e que “a assistência espiritual é essencial para muitas pes-soas enfrentarem a pande-mia”.

No parecer ao Supremo, Aras ainda reforçou a so-licitação liminar do PSD para a suspensão “imedia-ta” do decreto paulista - “a fim de que templos e igre-jas possam celebrar a Pás-coa, principal feriado cris-tão”.

(3)

oN Política

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021

3

FIQUE LIGADo. FIQUE oN.

Pessoas de 50 a 54 anos com comorbidades se

vacinam em Manaus neste sábado (03/04)

A Prefeitura de Manaus inicia no próximo sábado, 3/4, a vacinação das pesso-as de 50 a 54 anos, porta-doras de diabetes mellitus, obesidade mórbida (IMC > 40) ou cardiopatias, do-enças preexistentes prio-rizadas na etapa atual da campanha municipal de imunização contra a Co-vid-19. Os que se enqua-dram nessas condições de saúde e idade devem bus-car um dos sete pontos de vacinação da Secretaria Municipal de Saúde (Sem-sa), em funcionamento das 9h às 16h, nas quatro zonas geográficas da capi-tal.

“Manaus é a cidade que mais avança na inclusão de grupos prioritários na vacinação contra a Covid e esse ritmo será ainda mais acelerado com o aumen-to da disponibilidade de

doses anunciado pelo Mi-nistério da Saúde”, ressalta o prefeito David Almeida, que na última terça-fei-ra já havia determinado a antecipação da vacina para o público de 55 a 57

anos, que será atendido de modo escalonado ao lon-go da semana.

A secretária municipal de Saúde interina, Aline Rosa Martins, informa que to-dos os usuários de 50 a 54 anos cadastrados até ago-ra no “Imuniza Manaus” estão agendados, com a indicação de hora e local de atendimento. Quem ainda não fez o cadastro, pode acessar o sistema (https://imuniza.manaus. am.gov.br) e informar seus dados no campo “Comor-bidades”. A consulta ao agendamento está dispo-nível no mesmo link, na opção “Consultar 1ª dose”.

Câmara de Manaus vota projeto que

pede atendimento preferencial a

portadores de fibromialgia

Manaus é uma das cidades

inteligentes a participar do

Connected Smart Cities em abril

Durante reunião virtual de quarta-feira (31/3), a Comis-são de Constituição, Justiça e Redação (CCJR) analisou oito projetos, entre eles, o PL de autoria do vereador Wallace Oliveira (PROS), que dispõe de atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia em locais públicos e privados do município de Manaus. O pro-jeto foi aprovado e teve pare-cer favorável da procuradoria e também da relatora, vere-adora professora Jacqueline (Podemos). O presidente da comissão, vereador Joelson Silva (Patriota), falou ainda do projeto do vereador Marcel Alexandre (PODE) que aplica sanção pelo descumprimen-to da ordem de vacinação nos grupos prioritários no Plano do Estado do Amazonas de operacionalização da vacina contra a covid-19.

“O vereador Eduardo Assis pediu vista do projeto para sa-ber até onde vai essa questão da sanção, se isso, de repente, não precisa de uma regula-mentação ou tem que obede-cer, alguns critérios que

par-tem do Executivo. Na verdade, se está dentro da normativa legal, que temos no direito ad-ministrativo”, explicou o presi-dente da CCJR.

A comissão ainda analisou o projeto do vereador Jaildo Oliveira (PCdoB), sobre a im-plantação de lixeiras subterrâ-neas. O relator, vereador Caio André (PSC), deu parecer con-trário à procuradoria, pois se-gundo ele, não há um estudo econômico do custo desses depósitos, a quantidade deles e o local.

A capital amazonense é uma das cidades brasilei-ras que estará conectada no evento regional da pla-taforma Connected Smart Cities, no dia 6/4, com a “Apresentação do Plano de Cidades Inteligentes para Manaus”, que acontecerá de forma virtual. No pai-nel, a Prefeitura de Ma-naus contará com a parti-cipação de representantes do Instituto Municipal de Planejamento Urbano (Im-plurb), Instituto de Mobili-dade Urbana (IMMU) e ou-tras secretarias alinhadas à tecnologia e gestão.

Entre os palestrantes na plenária discutindo “Cida-des Inteligentes” de 9h30 às 11h, estará o diretor de Planejamento Urbano do Implurb (DPLA), arquite-to e urbanista Pedro Pau-lo Cordeiro. No espaço de integração e estímulo à inovação, o evento regio-nal propõe troca de infor-mações e difusão de ideias com foco em atender ao cidadão, contando com a

participação de Paula Fa-ria, CEO da Necta e ide-alizadora do Connected Smart Cities & Mobility.

A Connected Smart Ci-ties é uma plataforma que envolve empresas, entida-des e governos. para bus-car inovação e melhorias para cidades mais inteli-gentes e conectadas umas com as outras, sejam elas pequenas ou megacida-des. O evento reúne espe-cialistas, entidades, em-presas e poderes públicos com as melhores práticas.

Além de considerar os conceitos de cidades inte-ligentes, como tecnologia, meio ambiente e sustenta-bilidade, o Ranking consi-dera conceito de conecti-vidade, investimentos em saneamento, importância da educação na formação e reprodução dos poten-ciais das cidades e sus-tentabilidade econômica. Acesse os indicadores em: http://conteudo.urbansys-tems.com.br/csc_urban_ atual

(4)

oN Educação

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021

4

FIQUE LIGADo. FIQUE oN.

Centec inaugura agência de estágios em

parceria com empresas de Manaus

A busca por estágio é um momento essencial na vida de todo estudante, mas a inexperiência de mercado e as burocracias podem se tornar barreiras para con-seguir uma oportunidade. É nesse contexto que o Centro de Ensino Técnico inaugura o Centec Integrador, uma agência de estágios que irá atender alunos de dentro e fora da escola, junto a em-presas parceiras.

O objetivo do projeto, que já está a todo vapor, é criar pontes entre alunos que tão em busca de vagas de es-tágio e empresas dispostas a contratar esses estudantes, já que os dados de contra-tação no Brasil demonstram uma dificuldade nessas re-lações.

“O Centec integrador cria a possibilidade de nossos alunos terem uma remune-ração enquanto estudam. Já no caso das empresas, contribui para que façam um processo seletivo mais assertivo, pois os nossos alunos serão escolhidos vi-sando sempre competência técnica e comportamental”,

comenta Eliana Cássia de Souza, diretora técnica pe-dagógica do Centec.

De acordo com a escola, a agência já está em nego-ciação com ao menos qua-tro grandes empresas que atuam em Manaus, com o objetivo de abrir novas va-gas de estágio para alunos cadastrados no projeto. Para se tornar uma empresa par-ceira do Centec Integrador, as interessadas podem fazer contato por meio do What-sApp 99603-0192 ou pelo e-mail integrador@cente-c-am.com.br. As empresas

poderão tanto solicitar a contratação dos estagiários como divulgar as vagas dis-poníveis.

Pré-requisitos

O agenciamento pelo Centec Integrador é feito de forma gratuita tanto para alunos da escola como de outras instituições de en-sino. O requisito inicial é a pessoa interessada estar matriculada no curso pro-fissionalizante para o qual a vaga será destinada. O valor das bolsas deve variar entre R$ 500 e R$ 1,2 mil. Para se

tornar.

Como se cadastrar

Para participar das sele-ções, o candidato deve en-viar o currículo (e portfó-lio, caso julgue importante) para o e-mail vagaestagio@ centec-am.com.br. Segundo Vinícius Cavalcante, agente de integração da agência de estágios, as vagas serão di-vulgadas à medida que fo-rem disponibilizadas pelas empresas.,Para não perder nenhuma oportunidade, siga as redes sociais e canais oficiais do Centec.

Centro de Arte da Ufam abre vagas para cursos de

música online

O Centro de Arte da Ufam (CAua) abriu on-tem (01), 170 vagas para os cursos online de flauta doce, bateria, iniciação ao canto lírico, violão, flau-ta transversal, batucando em casa e musicalização e teoria musical. Além de gratuitos, os cursos são voltados para várias faixas etárias. O link para inscri-ção estará ativado até às 18h de hoje (02). As tur-mas serão preenchidas por ordem de inscrição. Confira os cursos disponí-veis aqui.

Para participar, basta

atender aos critérios de cada modalidade ofereci-da, como idade adequada e possuir os materiais ne-cessários. No link de ins-crição é possível conhecer os requisitos dos cursos. O resultado das inscrições será divulgado a partir do dia 6 de abril.

A carga horária dos cur-sos é de 30 horas cada. As aulas serão transmitidas por meio da plataforma Google Classroom, de 12 de abril a 15 de junho.

Mais informações, con-tate: centrodeartes@ufam. edu.br.

(5)

oN Especial

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021

5

FIQUE LIGADo. FIQUE oN.

Autismo: Doença ou condição?

O

autismo, é um

transtor-no de desenvolvimento que se manifesta tipica-mente antes dos três anos de idade. Este transtorno com-promete todo o desempenho psico-neurológico afetando a comunicação, tais como a fala, entendimento e também o convívio social. Muitas vezes apresenta retardo mental, que segundo pesquisa, 60% dos autistas sofrem de epilepsias.

Chamado de Transtorno do Espectro Autista, é um Trans-torno Global do Desenvolvi-mento (TGD) que tem influên-cia genética e é causado por defeitos em partes do cérebro, como o cerebelo, por exemplo.

Para o autista, o relaciona-mento com outras pessoas cos-tuma não despertar interesse. O contato visual com o outro é ausente ou pouco frequente e a fala, usada com dificulda-de. Algumas frases podem ser constantemente repetidas e a comunicação acaba se dando, principalmente, por gestos. Por isso, evita-se o contato fí-sico no relacionamento com o autista - já que o mundo, para ele, parece ameaçador. Insistir neste tipo de contato ou pro-mover mudanças bruscas na rotina dessas crianças pode desencadear crises de agressi-vidade.

Para minimizar essa dificul-dade de convívio social, vale criar situações de interação. Respeite o limite da criança autista, seja claro nos enun-ciados, amplie o tempo para que ele realize as atividades propostas e sempre comuni-que mudanças na rotina an-tecipadamente. A paciência para lidar com essas crianças é fundamental, já que pelo menos 50% dos autistas apre-sentam graus variáveis de de-ficiência intelectual. Alguns, ao contrário, apresentam alto desempenho e desenvolvem habilidades específicas - como ter muita facilidade para me-morizar números ou deter um conhecimento muito espe-cífico sobre informática, por

exemplo. Descobrir e explorar as ‘eficiências’ do autista é um bom caminho para o seu de-senvolvimento.

Autismo em meninas

Os aspectos de comporta-mento em meninas são di-ferentes dos meninos, o que acaba dificultando o diagnós-tico.

“As meninas são mais in-teligentes, mais sociáveis e geralmente não apresentam um atraso significativo na fala. Também não tem apego a objetos como dinossauros,

legos, carrinhos, não tem o hiperfoco como os meninos tem, e isso acaba mascarando o diagnóstico”. Segundo pes-quisas, de cada dez pessoas diagnosticadas com TEA, ape-nas uma é mulher. O Psicólo-go, Dr. Jorge Trajano, dono do Centro Médico Mais Saúde em Manaus, afirma que ainda não se sabe o porquê de a condi-ção predominar entre homens e explica mais um motivo para a dificuldade na identificação em mulheres. “Não existe uma explicação cientifica para este fato ainda. O Diagnostico em

meninas também é mais difícil por conta de que, sempre tem um irmão autista e aí acaba que, o profissional fica em dú-vida se é autismo mesmo ou se ela está imitando o irmão”.

A presidente da Associação de Pais, Profissionais e Ami-gos dos Autistas de Brusque e Região (AMA Brusque), Gué-dria Motta, destaca que quan-do iniciou as leituras e cursos sobre autismo, foi informada que o espectro era muito mais comum em meninos do que em meninas e, exatamente por isso, a cor que representava o transtorno era o azul. Hoje, o símbolo foi atualizado para um grande quebra-cabeça co-lorido. “Na época, quando se falava em autismo em meni-nas, havia relação com o qua-dro mais severo do espectro, com comunicação e interação social bastante comprometi-das e a presença marcante de estereotipias. Hoje já se sabe que não é bem a verdade, e que uns tantão de meninas autistas caminham entre nós”, diz.

Max Queiroz,21 anos,faixa azul em Jiu-jitsu, destaque Manaus como

PCD Autista,estuda também teclado no Cláudio Santoro Ana Carol

Maria Lúcia e sua mãe Andréia Vieira

Desde muito criança Nuno, hoje com 17 anos, é acompanhado profissionalmente de perto todos

os dias pela grande Pedagoga internacionalmente

especializada Denise Temperine

Artista Plástico Victor Lima e sua fonoaudióloga

Psicóloga Nazaré e duas crianças Autistas

Caio Mateus ,29 anos, autista,

graduado em Propaganda e Publicidade, funcionário público da SEJUSC, mãe Nonata Nogueira, pioneira e ativista da causa autista

(6)

oN Especial

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021

6

FIQUE LIGADo. FIQUE oN.

AUTISMo:

Conheça famosos que têm o

Transtorno do Espectro Autista

(TEA)

Do grau mais leve ao severo, nascer e crescer com o Transtorno do Espectro Autista nunca foi um impedimento para que alguém realizasse feitos notáveis.

Apesar das dificuldades sociais e, em muitos casos, cognitivas e motoras, um autista ainda pode desenvolver habilidades que venham a ser úteis e bastante funcionais. Algumas pessoas desenvolveram trabalhos tão importantes que se

tornaram personalidades famosas. Confira !

Hoje ela é uma das cantoras mais famosas do Reino Unido – e também do mundo. Mas há não tanto tempo assim, em 2009, ela era apenas uma mulher madu-ra cujo sonho de se tornar uma cantora profissional parecia mui-to longe da realidade. Afinal, fora dos padrões estéticos da indús-tria de massa e perto de comple-tar 50 anos, ela parecia carta fora do baralho. Mas sua apresen-tação no programa de calouros Britain’s Got Talent se tornou um viral na internet e, além do talen-to inegável no vocal, a indústria musical, assim como o público, se apaixonaram pela persona in-comum.

No futebol também se fala mui-to sobre o suposmui-to autismo em Lionel Messi, o atacante da se-leção argentina. constantemente repetidos em campo

A incidência de autismo em mulheres é comprovadamente muito menor do que em homens, mas acontece (tanto que já é a segunda mulher a aparecer na nossa lista). E aconteceu com a atriz norte-americana Daryl Hannah, estrela de filmes como Splash – uma sereia em minha vida e Blade Runner – Caçador de Androides. Ela revelou à im-prensa sua condição em 2013, depois de anos mantendo segre-do sobre um problema que vinha desde a infância.

Também eram observados com genialidade e Síndrome de TEA

O premiado ator hollywoodia-no precisou de “apenas” 70 ahollywoodia-nos para ter em mãos um diagnós-tico de autismo. Segundo ele, a desconfiança veio de sua espo-sa, que o incentivou a pesquisar mais sobre algumas caracte-rísticas que sempre o acompa-nharam. Apesar de ter tido uma longa e bem sucedida carreira midiática, o ator revelou ser mui-to inseguro.

Romeu, filho de Marcos Mion apresenta a síndrome TEA Gênio em sua época, também

apresentava a síndrome TEA A jovem ativista sueca Greta Thunberg vem motivando movi-mentos ecológicos pelo mundo e despontando como uma futura grande líder. E há pouco tempo seu diagnóstico de autismo veio à tona, mostrando que a meni-na também pode se tormeni-nar uma grande influenciadora para os di-reitos das pessoas autistas.

Susan Boyle

Leonel Messi

Daryl Hannah

Steve Jobs e Bill Gates

Anthony Hopkins

Greta Thunberg

Marcos Mion

Einstein

(7)

oN Justiça

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021

7

FIQUE LIGADo. FIQUE oN.

Justiça concede medalha a ministro amazonense

Mauro Campbell por contribuição no Judiciário brasileiro

O Colégio Permanen-te de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça do Brasil (CCOGE) concedeu ao Ministro do Superior Tri-bunal de Justiça (STJ) e do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Mauro Campbell Mar-ques e a outras oito autori-dades, a Medalha Desem-bargador Décio Erpen.

Instituída pelo CCOGE por meio da Portaria n°. 01/2010, de 27 de agosto de 2010, a honraria se destina a agraciar autoridades públi-cas e privadas que tenham notáveis serviços prestados ao Colégio Permanente de Corregedores Gerais dos Tribunais de Justiça do Bra-sil ou contribuído por qual-quer meio e de modo eficaz

para o fortalecimento, aper-feiçoamento e celeridade da prestação jurisdicional ou à causa da Justiça.

A homenagem ao Minis-tro Mauro Campbell Mar-ques, nascido no Amazo-nas, ocorreu durante o 85º encontro do colegiado, rea-lizado virtualmente na

últi-ma seúlti-mana.

Além do Ministro Mauro Campbell Marques, a Meda-lha Desembargador Décio Erpen foi outorgada ao go-vernador do Maranhão - es-tado que sediou o encontro do órgão colegiado - Flá-vio Dino; aos Ministros do Supremo Tribunal Federal

(STF), Luiz Fux e Alexandre de Moraes; aos Ministros do Superior Tribunal de Jus-tiça (STJ), João Otávio de Noronha e Moura Ribeiro (STJ); aos desembargado-res Lourival Serejo (TJMA) e Gilson Soares (TJMG) e ao secretário-geral do Con-selho Nacional de Justiça (CNJ), Valter Shuenquener.

A outorga da Medalha ao Ministro Mauro Campbell Marques foi uma proposi-tura da corregedora-geral de Justiça do Amazonas, desembargadora Nélia Ca-minha, que na atual gestão do Colégio Permanente de Corregedores-Gerais dos Tribunais de Justiça de-sempenha a função de 1ª. Secretária do órgão.

MPF arquiva investigação de crime contra a honra

do presidente Bolsonaro

O Ministério Público Fe-deral (MPF) arquivou in-quérito policial que apu-rava suposto crime contra a honra do presidente da República. O inquérito foi iniciado a pedido do en-tão ministro da Justiça, André Mendonça, com base em representação por ele formulada. O do-cumento dava conta de publicações em outdoors com críticas ao chefe do Executivo. Para o MPF, as mensagens mostraram-se claramente como po-sições políticas e por isso deve ser respeitado o di-reito à liberdade de ex-pressão dos cidadãos.

A notícia dava conta da publicação em outdoors com a imagem do presi-dente Jair Bolsonaro (sem partido) com as seguin-tes expressões: “Cabra à toa, não vale um pequi roído. Palmas quer impe-achment Já” e “Aí mente! Vaza Bolsonaro, o Tocan-tins quer paz”. As mensa-gens foram publicadas na cidade de Palmas (TO), no dia 10 de agosto de 2020, e permaneceram expos-tas por um período.

“Os fatos narrados nos autos colocam em apa-rente conflito a defesa da honra subjetiva e a garantia da liberdade de

pensamento, expressão e crítica resguardada pela Constituição Federal/88. Sobre as liberdades ga-rantidas pela CF/88, o art. 220 dita que ‘a manifes-tação do pensamento, a criação, a expressão e a informação, sob qual-quer forma, processo ou veículo não sofrerão qualquer restrição, ob-servado o disposto nesta Constituição’, ressaltan-do-se a redação de seu parágrafo 2º, segundo o qual ‘é vedada toda e qualquer censura de na-tureza política, ideológi-ca e artístiideológi-ca”, explicou o MPF.

PUBLICIDADE

EDITORES E JORNALISTAS PROJETO GRÁFICO CORRESPONDENCIA redacao@ojnornal.com comercial@onjornal.com Luiz Alves MT 1169/AM 55 (92) 3020-7514 Enygleuce (92) 99231-3820 Lina Castro (92) 99177-3821 Rua H, nº 10 Cj Eldorado Manaus - AM - Brasil CEP69000-00 CNPJ 28.321.315/0001-50 www.onjornal.com

Ana Caroline Moraes MT 1164/AM

Ítalo Ramos MT 0001172/AM

Ministro do STF Marco

Aurélio Mello anuncia

aposentadoria

O ministro do Supremo Tribunal Federal, Marco Aurélio Mello marcou sua aposentadoria para o dia 05 de julho. O ofício nesse sentido foi enviado à pre-sidência da corte. Um dos objetivos do ofício é evitar a aposentadoria compul-sória, pois há uma tendên-cia de reajuste de provi-mentos pela regra geral da previdência social para quem se aposenta com-pulsoriamente. Mello é o decano do STF e completa 75 anos no dia 12 de julho. Cabe agora ao presiden-te Jair Bolsonaro escolher um substituto, que deve ser sabatinado e aprovado pelo Senado Federal.

(8)

oN Entretenimento

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021

8

FIQUE LIGADo. FIQUE oN.

Projeto ‘Cênicas – Estúdio Repertório’

exibe espetáculos de teatro on-line

Ao reunir espetáculos teatrais para exibição on -line, o projeto “Cênicas – Estúdio Repertório” res-gata parte da trajetória ar-tística da Associação dos Artistas Cênicos do Ama-zonas – Arte&Fato (AACA). O projeto conta com o apoio da Prefeitura de Ma-naus, por meio do Edital Prêmio Manaus de Cone-xões Culturais 2020 – Lei Aldir Blanc.

Os vídeos estão dispo-níveis no canal do You-Tube da companhia, pelo link bit.ly/canalAACA. Os espetáculos selecionados para exibição foram “Fle-cha Borboleta”, “A Estrada” e “Bodas de Sangue”. Cada vídeo inclui um convida-do especial da área das artes para falar sobre tea-tro e seus diversos temas e linguagens, sendo eles

o diretor de teatro Jorge Bandeira do Amaral, o po-eta Dori Carvalho e a atriz Rosa Malagueta.

“É perceptível que as obras escolhidas foram feitas ou executadas para serem compartilhadas presencialmente nas salas de espetáculos-palco e as metodologias e processos

são diferentes, mas este formato possibilita trocas, dialoga com o audiovisu-al e a dinâmica da edição e do estúdio a imagens já captadas de célebres

en-cenações presenciais”, explicou o ator e diretor Douglas Rodrigues, ideali-zador do projeto.

“Esse formato ganha

vi-gor de estúdio, por isso justifica sua nomenclatu-ra conceitual, dialoga com edição, vídeo, videoarte e audiovisual; reorganiza os acervos de cada mon-tagem, une a reflexão do fazer artístico para o mo-mento que estamos en-frentando e valoriza a me-mória”, completou.

Filmes de Zeudi Souza são destaque

no ‘Cine Sem Sair de Casa’ deste

sábado (03/04)

Feira internacional de artesanato

reúne cultura de 6 países em Manaus

Curtas-metragens de Zeudi Souza farão parte da programação do “Cine Sem Sair de Casa”, projeto do Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Cria-tiva. A exibição acontece sempre aos sábados, com a mostra de um cineasta amazonense, às 19h, no Facebook (@culturadoam).

Os filmes apresentados serão “Perdido” (2010), pri-meiro filme de ficção de Zeudi, que mostra um ho-mem sem rumo no meio da floresta e que ganhou prê-mio de melhor curta-me-tragem no Amazonas Film Festival; “No Rio das Bor-boletas” (2018), um drama sobre uma família de qua-tro mulheres que vive na zona rural de Manaus; e o minidocumentário “A Flor do Carmelo – Padroeira de

Parintins” (2018), que fala sobre os festejos de Nossa Senhora do Carmo.

‘Cine Sem Sair de Casa’ – Com início em 2020, o projeto “Cine Sem Sair de Casa” disponibiliza um ca-tálogo de mais de 20 filmes no Facebook da Secreta-ria de Cultura e Economia Criativa (@culturadoam), roteirizados e dirigidos por Sérgio Cardoso, que juntos acumulam mais de 11 mil visualizações.

O Manauara Shopping recebe a Nações & Artes, feira internacional de ar-tesanato, que reúne mi-lhares de peças exclusivas de diversos países, como: Marrocos, Chile, Índia, Itália, Bolívia e Brasil. O Espaço Internacional acontecerá na praça de eventos Tucumã, do Ma-nauara Shopping e tem início no dia 28 de março e vai até o dia até o dia 30 de abril. A visitação é gra-tuita, com ocupação limi-tada à 50% da capacidade do espaço, e os itens têm preço médio de R$ 30. Para mais informações: 27-98183-6053

Para garantir a tranqui-lidade e o bem-estar dos visitantes, a feira segue um rigoroso protocolo de prevenção. O espaço

disponibiliza álcool gel para seus frequentadores e conta com uma rotina periódica de higienização dos produtos, que garante um ambiente mais seguro a todos. Além disso, o pú-blico é orientado a usar máscaras faciais correta-mente (cobrindo nariz e boca) e se atentar para as indicações de distancia-mento seguro durante a permanência no local.

Serviço

Nações & Artes – Feira Internacional de Artesa-nato

Início: 28 de março de 2021.

Entrada gratuita

Local: Manauara Sho-pping

Horário de funciona-mento: das 10h às 20h

(9)

oN Curiosidades

OPORTUNIDADES & NOTÍCIAS

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 2 DE ABRIL DE 2021

9

FIQUE LIGADo. FIQUE oN.

Chocolate encomendado pela Rainha Vitória

há 121 anos é encontrado na Inglaterra

De acordo com informa-ções da agência de notí-cias Reuters, divulgadas nesta quinta-feira, 1, pelo portal UOL, algo peculiar foi encontrado no sótão da mansão Oxburgh Hall, localizada em Norfolk, In-glaterra. Trata-se de uma barra de chocolate de 121 anos.

Segundo revelado na publicação, o doce havia sido uma encomenda re-alizada pela rainha Vitó-ria, em 1900. Na ocasião, a monarca pediu para que chocolates de uma concei-tuada confeitaria britânica fossem enviados como um presente para os soldados ingleses que estiveram em combate na África do Sul, durante a Segunda Guerra dos Bôeres (1899 - 1902).

O chocolate descober-to recentemente perten-cia ao aristocrata Henry Edward Paston-Beding-field, o inglês — que parti-cipou da batalha na África do Sul — deixou o presente da rainha intacto.

O doce foi encontrado

em sua embalagem origi-nal, depois de uma inspe-ção na propriedade do bri-tânico, que só foi realizada após a morte da filha de Henry, Frances Greathead.

Outro detalhe interes-sante chamou a atenção nessa história: a lata em

que o chocolate estava guardado vem com uma mensagem supostamen-te escrita pela própria rai-nha: “Desejo-lhe um Feliz Ano Novo” e “África do Sul 1900”, além disso, a caixa ainda foi estampada com um retrato de Vitória.

ossos humanos e túnel misterioso são

encontrados em estacionamento da

Polônia

Dinossauro predador encontrado na

Patagônia é batizado de “aquele que

causa medo”

No ano passado, duran-te uma reforma constru-tores localizaram em um estacionamento na cidade de Jasło, Polônia, esque-letos humanos e um túnel misterioso. Após meses de pesquisa, arqueólogos re-velaram uma triste verda-de por trás da verda-descoberta surpreendente.

Conforme repercutiu o site The First News nesta quarta-feira, 31, uma equi-pe do Museu Regional em Jasło concluiu que a re-gião era um cemitério li-gado a um mosteiro que funcionou do século 15 ao século 18; o local, era à princípio, um hospital mi-litar.

“A pesquisa arqueoló-gica teve como objetivo revelar e documentar os sepultamentos de

esque-letos, mas havia esperança de que fossem descober-tos vestígios dos edifícios do mosteiro ou itens rela-cionados com a vida diária dos monges”, afirmou um porta-voz do Museu.

Descobertas arqueoló-gicas milenares sempre impressionam, pois, além de revelar objetos inesti-máveis, elas também, de certa forma, nos ensinam sobre como tal sociedade estudada se desenvolveu e se consolidou ao longo da história.

De acordo com uma re-cente pesquisa divulga-da pela revista científica Journal of Vertebrate Pale-ontology, durante explora-ções realizadas na Patagô-nia, Argentina, cientistas se depararam com uma descoberta impressionan-te: fósseis do crânio de um enorme dinossauro carní-voro. As informações fo-ram publicadas na quinta-feira, 1, pela BBC.

Segundo revelado na publicação, o animal tinha aproximadamente 5 me-tros e chegava a pesar até cinco toneladas. Estima-se que dinossauro tenha habitado aquela região da América do Sul a cerca de 85 milhões de anos, du-rante o período Cretáceo.

Chamado cientifica-mente de Llukalkan

alio-cranianus, o animal foi batizado na língua nativa mapuche, a tradução de seu nome significa “aque-le que causa medo”. Isso acontece graças à estru-tura do dinossauro. Espe-cialistas acreditam que ele tenha sido um predador amedrontador, que pos-suía uma mordida forte, além de um grande crânio.

Após inúmeras pesqui-sas, cientistas concluíram que o Llukalkan aliocra-nianus tinha algumas se-melhanças com o temido T. Rex, já que ambos pos-suíam braços muito cur-tos. Além disso, os espe-cialistas acreditam que o dinossauro encontrado na Patagônia possuía uma excelente audição, isso o tornava um caçador ainda melhor.

Referências

Documentos relacionados

No caso em pauta, se fez necessário a inspeção de representantes do Grupo Interinstitucional de Acompanhamento de Pessoas Acumuladoras- GIAPAC, criado pela Secretaria Municipal

Hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal: têm sido notificados com todos os AINE casos de hemorragia, ulceração e perfuração gastrointestinal potencialmente fatais,

Entre eles é possível citar os seguintes trabalhos: Moeschberger (1974) obtém um modelo Weibull para riscos competitivos a partir da distribuição Weibull

4.1 Serão selecionados 10 projetos nas áreas voltadas para Economia Criativa citadas no item ​1.1C​, usufruindo assim do espaço Cocreation Lab, localizado no mezanino do Museu

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, DOMINGO, 12 DE SETEMBRO DE 2021 33 FIQUE LIGADO..

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SÁBADO, 11 DE SETEMBRO DE 2021 44 FIQUE LIGADO..

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS, SEXTA-FEIRA, 10 DE SETEMBRO DE 2021 66 FIQUE LIGADO..

EDIÇÃO DIGITAL MANAUS-AM, SEGUNDA-FEIRA, 4 DE OUTUBRO DE 2021 88.