• Nenhum resultado encontrado

Sesc Belenzinho. O acesso e empréstimo dos títulos estão sujeitos a disponibilidade, mediante agendamento prévio em sescsp.org.

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sesc Belenzinho. O acesso e empréstimo dos títulos estão sujeitos a disponibilidade, mediante agendamento prévio em sescsp.org."

Copied!
61
0
0

Texto

(1)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

1

(2)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

1

O fim do homem soviético

Svetlana Aleksiévitch

A autora examina a vida das pessoas afetadas pela queda do Império Soviético. Em cada personagem está um pouco da história russa - a mãe cuja filha morreu em um atentado; a antiga funcionária do Partido Comunista que coleciona carteiras abandonadas de ex-filiados; o velho militante que passou dez anos em um campo de trabalhos forçados. O livro traz um painel fantástico de russos de todas as idades que se movem entre a possibilidade de uma vida diferente e a derrocada da sociedade que conhecem.

O diário de Zlata

Zlata Filipovic

Zlata tem onze anos e vive em Sarajevo. Mantém um diário, no qual vai registrando seu cotidiano. Mas a guerra eclode na ex-Iugoslávia e irrompe no diário da menina. As preocupações do dia a dia desaparecem diante do medo, da raiva, da perplexidade.

(3)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

2

Cisnes selvagens: três filhas da China

Juan Chang

Dos costumes ancestrais às violentas mudanças provocadas pela instauração do comunismo, Chang refaz a história de três gerações de mulheres de uma família que tenta preservar sua humanidade em meio à vertigem e ao horror da trajetória da China no século XX.

O livro dos mortos do Rock

David Comfort

Compara as vidas e as mortes trágicas dos sete maiores ícones do rock ’n’ roll: Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Elvis Presley, John Lennon, Kurt Cobain e Jerry Garcia.

(4)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

3

Vida

Paulo Leminski

Reunidas em volume único, quatro biografias

arrebatadoras, originais e cheias de estilo, escritas ao longo da década de 1980 pelo mais pop dos poetas brasileiros.

Esmeralda: por que eu não dancei

Esmeralda do Carmo Ortiz

O livro é um depoimento de Esmeralda. Uma menina que passou a infância e a adolescência na rua e

testemunhou a presença cotidiana da violência, das drogas e dos maus-tratos.

(5)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

4

O teu rosto será o último

João Ricardo Pedro

Através de episódios aparentemente autônomos - e tendo como ponto de partida a Revolução de 1974 em Portugal - este romance constrói a história de uma família marcada pelos longos anos de ditadura, pela repressão política, pela guerra colonial.

Bom dia, camaradas

Ondjaki

Através do olhar lírico de um garoto, o leitor é levado a uma Angola que acabou de se tornar independente e é obrigada a repensar as regras sociais e a questionar as causas da desigualdade. Ondjaki nos conduz aos pequenos acontecimentos do cotidiano que mostram como é preciso mais que um decreto para que as mudanças de fato aconteçam.

(6)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

5

FAs confissões da Leoa

Mia Couto

Ataques de leões aterrorizam uma aldeia

moçambicana. Vindo da capital com a missão de liquidar as feras, um caçador se vê enredado em

intrigas, mitos e traições. Mia Couto fala de uma África profunda onde o desejo de liberdade enfrenta formas modernas e ancestrais de opressão.

O ano em que Zumbi tomou o rio

José Eduardo Agualusa

É a história de um antigo coronel da segurança de estado de Angola que após 1992 vai para o Rio de Janeiro e começa a vender armas aos traficantes. Pouco a pouco aquilo que é hoje um conflito entre polícias e bandidos começa a ter contornos mais políticos.

(7)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

6

Tudo nela brilha e queima

Ryane Leão

Poesias que falam sobre amor, desapego, rotina, as cidades que nos atravessam, os socos no estômago que a vida dá, o coração desenfreado, a pulsação que guia as estradas, os recomeços, os dias, as noites, as madrugadas, os fins, os jeitos que a gente dá, as transições, os discos, os tropeços, as partidas, as contrapartidas, os pés firmes que insistem em voar, e tudo isso que é maluco e lindo e nos faz ser quem somos.’

Os filhos dos dias

Eduardo Galeano

Você sabia que o episódio de Adão e Eva mordendo a maçã não aparece na Bíblia? Que o grego Erastóstenes mediu a cintura do mundo há dois mil e trezentos

anos e errou por apenas noventa quilômetros? Que até 2008 Nelson Mandela integrava a lista de terroristas perigosos para a segurança dos Estados Unidos? Este livro tem o formato de um calendário. A cada dia, nasce uma história. Porque somos feitos de átomos, mas

(8)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

7

As lágrimas de Shiva

César Mallorqui

O livro narra um mistério: tudo começa com o desaparecimento de um objeto muito valioso,

perdido durante sete décadas As Lágrimas de Shiva, assim se chamava o objeto extraviado. Em torno

desse objeto, acontecem vinganças, amores proibidos e estranhas desaparições.

Paisagem de Outono

Leonardo Padura

Em uma noite de outono, alguns pescadores descobrem um cadáver na praia do Chivo, em Havana. A vítima é Miguel Forcade Mier, brutalmente assassinado e

abandonado em estado indescritível. Esse crime reviverá uma antiga trama de corrupções e ambições frustradas.

(9)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

8

Sinfonia em branco

Adriana Lisboa

A autora narra, numa sequência não cronológica, a história das irmãs: Clarice, a mais velha, sempre esteve fadada a se casar com o filho do dono da fazenda vizinha, enquanto Maria Inês, a mais nova, acaba por se tornar testemunha pueril e estarrecida de um abuso que dilaceraria a vida da irmã. O silêncio, o interdito, o segredo dão o tom a essa sinfonia. Afonso Olímpio, o pai, vaga como uma sombra enigmática e taciturna, enquanto a mulher, a impotente Otacília, vai se dando conta de sua infelicidade, e tenta resgatar as filhas da desgraça silenciosa, cada vez mais difícil de escapar. Com o tempo, tudo vai se encaminhando não exatamente para um desfecho ou uma “cura”, mas para possibilidades que se abrem. É com a maturidade que elas se dão conta de que é preciso superar o passado.

Rebentar

Rafael Gallo

Depois que seu filho desapareceu aos 5 anos, Ângela dedicou toda a sua vida à busca da criança. Parou de trabalhar, não teve mais filhos, afiliou-se a instituições de busca de crianças desaparecidas. Mas após trinta anos sem nenhum resultado, ela finalmente decide desistir completamente da procura. Além da própria dor e culpa, Ângela precisa enfrentar o julgamento de todos aqueles que de alguma forma estavam envolvidos com sua história.

(10)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

9

História da vida privada: Do Império

Romano ao ano mil volume 1

Este primeiro volume cobre um período de cerca de oito séculos, do declínio do Império Romano à Alta Idade Média ocidental e à Bizâncio dos séculos X e XI. Reúne ensaios de renomados especialistas, entre eles Michel Rouche e Paul Veyne, que examinam a vida cotidiana de cidadãos e escravos, senhores e servos - sua sexualidade, o casamento, a família, as diversas formas de moradia, as atitudes religiosas e as práticas funerárias.

Barba ensopada de sangue

Daniel Galera

Um professor de educação física busca refúgio em Garopaba, um pequeno balneário de Santa Catarina, após a morte do pai. O protagonista (cujo nome não conhecemos) se afasta da relação conturbada com os outros membros da família e mergulha em um

isolamento geográfico e psicológico. Ao mesmo tempo, ele empreende a busca pela verdade no caso da morte do avô, o misterioso Gaudério, que teria sido assassinado décadas antes na mesma Garopaba, na época apenas uma vila de pescadores. Sempre acompanhado por Beta, cadela do falecido pai, o professor esquadrinha as lacunas do pouco que lhe é revelado, a contragosto, pelos moradores mais antigos da cidade.

(11)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

10

A noite da espera

Milton Hatoum

Primeiro volume da série, o romance retrata a formação sentimental, política e cultural de um grupo de jovens na Brasília dos anos 1960 e 1970.

Insubmissas Lágrimas de Mulheres

Conceição Evaristo

O elo fundido com técnica literária irrepreensível e grande força de sentimentos apresentado na obra, se revela um retrato de solidariedade e afeição

feminina, por tocar no que é essencial, no que move, no que aproxima e une mulheres e, em espacial, mulheres negras.

(12)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

11

O amor acaba

Paulo Mendes Campos

O livro apresenta a prosa encontra a poesia em sua busca frenética pelo instante precioso, pela frase

iluminadora e pela cena que define o seu supremo amor pela vida - e seu ódio ao tédio.

Dez centímetros acima do chão

Flavio Cafiero

Livro de antologia de contos sobre o que não está dito - os subtextos surgem em notas de rodapé e se revelam para o leitor. Em outros, o leitor encontra sentidos

camuflados em detalhes cotidianos: um cão deitado no caminho pode ser uma mensagem cifrada, uma planta doente prevê o futuro, um oratório no canto da sala encerra histórias ocultas. Em outros, ainda, o implícito vem flagrado em instantes suspensos, como numa foto: a borbulha de infiltração no assoalho, a expressão de susto no rosto do interlocutor, o pequeno salto dez centímetros acima do chão.

(13)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

12

Noites lebloninas

João Ubaldo Ribeiro

Este projeto, inacabado, seria composto por uma série de textos sobre a boemia carioca, mas o escritor terminou apenas dois dos contos antes de nos deixar. Eles mostram, no entanto, como João Ubaldo era, acima de tudo, um mestre na arte de contar uma boa história. Festas intermináveis, porres quase fatais. Botequins e bebedores singulares. Os cenários e os personagens do Baixo Leblon ganham vida nestes dois contos saborosos, narrados por um porteiro que tudo vê e tudo escuta.

De repente nas profundezas do bosque

Amós Oz

Uma pequena aldeia atravessada por um rio cristalino e rodeada por um bosque frondoso tem uma

particularidade insólita: não há nela nem um único animal. Nem animais domésticos, nem silvestres; nem peixes, nem aves; nem mesmo insetos de qualquer espécie perturbam a monotonia da vida dos aldeões. Mas dois garotos, Mati e sua amiga Maia, não se

conformam com os rodeios e as histórias mal contadas dos adultos e resolvem investigar por conta própria, desafiando a proibição de entrar no bosque, onde reina o temível Nehi, o demônio das montanhas. Depois

dessa aventura, nenhum dos dois será mais o mesmo - nem a aldeia.

(14)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

13

Porta do Sol

Elias Khourt

Em um campo de refugiados nas cercanias de Beirute, o velho Yunis repousa em coma profundo. Há três longos meses, o herói da resistência palestina jaz inerte sobre o leito do improvisado Hospital Galiléia. Morto ou vivo? Alheio ou consciente? São essas as perguntas feitas por Khalil, médico e filho espiritual do enfermo. Negando-se a aceitar o fato de que Negando-seu herói talvez nunca mais volte à consciência, o jovem seguidor se mantém em vigília constante, repassando - tal qual Xerezade dos dias de hoje - a extraordinária história de vida de Yunis, que é, nada menos que a saga do povo palestino.

Mar inquieto

Yukio Mishima

O jovem pescador Shinji conhece Hatsue, uma

mergulhadora de beleza inquietante, na orla da praia de Utajima, onde mora com a mãe e o irmão. Hatsue é filha de Terukishi Miyata, um dos homens mais ricos da pequena vila pesqueira japonesa. Shinji e Hatsue se apaixonam e frustram a vontade do pai da garota de vê-la casada com Yasuo, pretendente a quem ela fora prometida. Tem início uma história de amor proibida, de desenlace imprevisível.

(15)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

14

Os afetos

Rodrigo Hasbún

Com elementos biográficos, históricos e ficcionais e narrado por diferentes personagens, ‘’Os afetos’’ compreende um período de cinquenta anos da vida dos integrantes da família Ertl. Na polifonia da qual participam pai, mãe, filhas, mas também amantes e maridos, Rodrigo Hasbún reconta, à margem do idealismo, a convulsão política que abalou a América Latina na década de 1960, explorando as dificuldades que surgem ao se tentar conciliar as consequências das próprias decisões, tanto políticas quanto sentimentais.

A bibliotecária de Auschwitz

Antonio G. Iturbe

É uma história verdadeira e cheia de detalhes a respeito de um professor judeu, Fredy Hirsh, que criou uma escola secreta dentro do bloco 31, no campo de concentração de Auschwitz, dedicando-se a lecionar para cerca de 500 crianças. Criou também uma biblioteca de poucos volumes com a ajuda de Dita Dorachova, uma menina judia de 14 anos que se arriscava para manter viva a esperança trazida pelo conhecimento e escondia os livros embaixo do vestido.

(16)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

15

Este é o mar

Mariana Enriquez

Helena é uma das responsáveis por manter a

engrenagem do fanatismo a todo vapor, incitando os jovens fãs humanos a darem tudo de si e a consumirem seu ídolo. No entanto, não quer ser apenas uma abelha operária. Para se tornar uma Luminosa, precisa criar uma nova Lenda. Agora, tendo a morte como aliada, sua missão é eternizar James Evans, o vocalista da banda Fallen — uma árdua tarefa em meio à era da fugacidade dos desejos.

As coisas que perdemos no fogo

Mariana Enriquez

O livro reúne contos que usam o medo e o terror para explorar várias dimensões da vida contemporânea. Em um primeiro olhar, as doze narrativas do livro parecem surreais. No entanto, depois de poucas frases, elas se mostram estranhamente familiares: é o cotidiano transformado em pesadelo.

(17)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

16

As cidades invisíveis

Italo Calvino

No livro, a cidade deixa de ser um conceito geográfico para se tornar o símbolo complexo e inesgotável da existência humana.

O Conto dos Contos

Pentameron

Escrito em napolitano para entretenimento da corte, O conto dos contos inspirou mestres da literatura como os irmãos Grimm e Charles Perrault, ou do desenho animado como Walt Disney. Nos cinquenta contos que compõem o livro, ogros horrendos de bom coração, donzelas não muito castas, príncipes valentes e princesas mimadas, dragões malvados, rapazes tolos, mas audazes, animais falantes, belíssimas fadas, reis e rainhas, são elevados pela primeira vez à categoria de personagens da literatura, com seus encantamentos e magias. O Conto percorre o imaginário popular, sobretudo napolitano, mas também vai buscar na mitologia e na tradição de outros povos seus argumentos.

(18)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

17

Germinal

Emile Zola

Um dos grandes romances do século XIX, expressão máxima do naturalismo literário, Germinal baseia-se em acontecimentos verídicos. Para escrevê-lo, o autor trabalhou como mineiro numa mina de carvão, onde ocorreu uma greve sangrenta que durou dois meses. Atuando como repórter, adotando uma linguagem rápida e crua, Zola pintou a vida política e social da época. Mostrou que o ambiente social exerce efeitos diretos sobre os laços de família, sobre os vínculos de amizade, sobre as relações entre os apaixonados.

A mulher de pés descalços

Scholastique Mukasonga

O livro trata de maneira pungente dos conflitos enfrentados pelas mulheres na Ruanda das lutas

fratricidas entre as etnias Tutsi e Hutu, que culminaram com o ominoso genocídio praticado pelos hutus em 1994. Naquele momento, Scholastique Mukasonga, que é da etnia tutsi, já estava radicada na França, e viu à distância sua família ser dizimada.

(19)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

18

O inominável

Samuel Beckett

A obra nasce em pleno “pesadelo da história” que refere James Joyce (de quem Beckett foi secretário particular). Neste caso, um denso pesadelo de meio século,

começando pela noite escura da I Guerra, passando pela Grande Depressão e o nazifascismo, para atingir seu auge na noite ainda mais negra da II Guerra (da qual Beckett participou junto à Resistência Francesa).

O planeta dos macacos

Pierre Boulle

Na obra, o jornalista Ulysse parte com uma tripulação de cientistas para uma missão de descoberta de novos planetas. Em sua busca, os astronautas pousam em um local muito parecido com a Terra, um planeta repleto de florestas e com clima ameno, um pretenso paraíso, que apesar de muito atrativo, não é o que parece. A maior diferença entre a Terra e Soror, nome dado ao planeta descoberto, são seus habitantes. Neste planeta os macacos exerceram o papel de dominadores, e os homens são animais tão pouco desenvolvidos que mal se comunicam entre si, e servem aos símios como carregadores, cobaias e animais de estimação.

(20)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

19

O pomar das almas perdidas

Nadifa Mohamed

Hargeisa, segunda maior cidade da Somália, 1987. A ditadura militar que está no poder faz demonstrações de força, mas o vento que sopra do deserto traz os rumores de uma revolução, e em breve, pelos olhos de três mulheres, vamos assistir ao mergulho do país em uma sangrenta guerra civil. Aos 9 anos, atraída pela promessa de ganhar seu primeiro par de sapatos, a menina Deqo deixa o campo de refugiados onde

nascera. Em circunstâncias dramáticas, conhece Kawsar, uma viúva que logo em seguida é presa e espancada por Filsan, uma jovem soldado que deixara a capital para reprimir a rebelião que crescia no norte.

O garoto no convés

John Boyne

Aos catorze anos de idade, o órfão John Jacob Turnstile perambula pelas ruas de Portsmouth, no sul da

Inglaterra, cometendo pequenos furtos. Dois dias

antes do Natal de 1787, porém, o que tem início como apenas mais uma delinquência resulta numa série de acontecimentos que mudarão sua vida para sempre. Para escapar da prisão, embarca às pressas num navio da marinha inglesa na função de criado do capitão. Seu plano é fugir na primeira oportunidade, mas o que o aguarda é uma aventura de proporções épicas, na qual não faltarão conflitos entre os membros da tripulação, tempestades, portos exóticos, ilhas paradisíacas e um motim, que acabaria por se tornar o mais famoso na história naval.

(21)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

20

Conectadas

Clara Alves

Raíssa e Ayla se conheceram jogando feéricos, um dos games mais populares do momento, e não se desgrudaram mais - pelo menos virtualmente. Ayla sente que, com Raíssa, finalmente pode ser ela mesma. Raíssa, por sua vez, encontra em Ayla uma conexão que nunca teve com ninguém. Só tem um “pequeno” problema: Raíssa joga com um avatar masculino, então Ayla não sabe que está conversando com outra menina.

Operação Red Sparrow

Jason Matthews

Desde pequena, o sonho de Dominika Egorova era fazer parte do Bolshoi, o balé mais importante da Rússia. Após ser vítima de uma sabotagem, porém, ela vê sua promissora carreira se encerrar de forma abrupta. Desnorteada, Dominika cede à pressão do tio, vice-diretor do serviço secreto da Rússia, o SVR, e entra para a organização. Pouco tempo depois, é mandada à Escola de Pardais, um instituto onde homens e mulheres aprendem técnicas de sedução para fins de espionagem.

(22)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

21

Inspeção

Josh Malerman

Rapazes e garotas estão sendo criados em escolas

especiais. Um grupo não sabe da existência do outro. Do alto de uma torre embrenhada em uma floresta e isolada do restante do mundo, temos J. Ele é um dos vinte e seis rapazes de um internato, mas J suspeita da existência de algo mais fora dali, para além da Torre em que vive, algo que não querem que ele veja. Ao investigar os mistérios por trás de suas estranhas escolas, talvez os dois acabem descobrindo algo... que não deveriam.

Toda luz que não podemos ver

Anthony Doerr

Marie-Laure vive em Paris, perto do Museu de História Natural, onde seu pai é o chaveiro responsável por cuidar de milhares de fechaduras. Quando a menina fica cega, aos seis anos, o pai constrói uma maquete em miniatura do bairro onde moram para que ela seja capaz de memorizar os caminhos. Na ocupação nazista em Paris, pai e filha fogem para a cidade de Saint-Malo e levam consigo o que talvez seja o mais valioso tesouro do museu. Em uma região de minas na Alemanha, o órfão Werner cresce com a irmã mais nova, encantado pelo rádio que certo dia encontram em uma pilha de lixo. Com a prática, acaba se tornando especialista no aparelho, talento que lhe vale uma vaga em uma escola nazista e, logo depois, uma missão especial: descobrir a fonte das transmissões de rádio responsáveis pela chegada dos Aliados na Normandia. Cada vez mais consciente dos custos humanos de seu trabalho, o rapaz é enviado então para Saint-Malo, onde seu caminho cruza o de Marie-Laure, enquanto ambos tentam sobreviver à Segunda Guerra Mundial.

(23)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

22

Lincoln no limpo

George Sauders

Em 1862, em meio à Guerra Civil Americana, morre, aos onze anos de idade, Willie Lincoln, filho do lendário presidente Abraham Lincoln. A tragédia leva a um luto desesperado o homem que daria fim à escravidão nos Estados Unidos.

Eu perdi o rumo

Gayle Forman

Freya perdeu a voz no meio das gravações de seu álbum de estreia. Harun planeja fugir de casa para

encontrar o garoto que ama. Nathaniel acaba de chegar a Nova York com uma mochila, um plano elaborado em meio ao desespero e nada a perder. Os três se esbarram por acaso no Central Park e, ao longo de um único dia, lentamente revelam trechos do passado que não conseguiram enfrentar sozinhos. Juntos, eles começam a entender que a saída do lugar triste e

escuro em que se acham pode estar no gesto de ajudar o próximo a descobrir o próprio caminho.

(24)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

23

Seis contos da Era do Jazz e outras histórisa

Scott Fitzgerald

O livro reúne nove histórias contaminadas pelo contexto histórico como a prosperidade econômica, sufrágio universal para mulheres, fim da Primeira Guerra Mundial.

Fragmentados

Neal Shusterman

Em uma sociedade em que os jovens rejeitados são destinados a terem seus corpos reduzidos a

pedaços, três fugitivos lutam contra o Sistema que os “fragmentaria”. Unidos pelo acaso e pelo desespero, esses improváveis companheiros fazem uma alucinante viagem pelo país, conscientes de que suas vidas estão em jogo. Se conseguirem sobreviver até completarem 18 anos, estarão salvos. No entanto, quando cada parte de seus corpos - desde as mãos até o coração - é caçada por um Sistema ensandecido, 18 anos parece muito, muito longe.

(25)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

24

A humilhação

Philip Roth

Aos 65 anos, Simon Axler, um renomado ator de teatro, sobe no palco e constata que não sabe mais atuar. De uma hora para outra toda sua autoconfiança se esvai, e a partir daí sua vida entra numa espiral de perdas: a mulher vai embora, o público o abandona e seu

agente não consegue convencê-lo a retomar o trabalho. Obcecado com a ideia do suicídio, Simon se interna numa clínica psiquiátrica.

Vittorio, o vampiro

Anne Rice

Jovem, rico, feliz, letrado, Vittorio di Raniari era apaixonado pelas pinturas dos grandes mestres da

escola florentina, e sua formação completa de cavalheiro era ponto de honra para seu pai. Numa noite, entretanto, este se recusa a entregar crianças de suas terras a

vampiros, provocando a ira dos seres das trevas. Eles se vingam dizimando, sem piedade, a família num ataque ao qual apenas Vittorio sobrevive. Com a ajuda de anjos, destrói a macabra Corte e quase se liberta do mundo do mal, mas não resiste à paixão por Ursula – a sensual vampira que o põe a perder.

(26)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

25

Calcinha no varal

Sabina Anzuategui

Juliana é caloura, acaba de entrar na universidade, no curso de cinema. Vinda da periferia da cidade de São Paulo, ela divide um apartamento com Isabela, formada em veterinária. As duas ficam próximas e rondam juntas os bares paulistanos atrás de romance e experiências. A estudante logo começar a namorar Fabrício, apesar das restrições da amiga ao rapaz, que o considera “um bolha”. Ambientada nos anos 1990 e narrada em primeira pessoa, a intimidade de Juliana é contada, com sensibilidade,

bom-humor e ótimas doses de erotismo, a partir do olhar indiscreto, doce, aflito e sensível da própria protagonista à procura de sua identidade.

Águas da cabaça

Elizandra Souza

A obra reúne sete mulheres negras em diferentes protagonismos dentro da obra. “E é nessa cabaça que ela traz sonhos, esperanças e água/vida. Água essa que limpa e leva tudo que não for bom embora.

(27)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

26

Pé do ouvido

Alice Sant’Anna

A narradora de Alice Sant’Anna certamente é jovem, mas já rodou muitas estradas. Entre uma Brook Street qualquer e o Morro Dois Irmãos, o que ela aprende é a perder - certezas, casas ou amores -, aluna aplicada na dura disciplina ensinada por Elizabeth Bishop. Em duas partes assimétricas, no longo monólogo da viagem e no breve recado da volta, ela depura a dúvida.

Que mistério tem Clarice?

Sérgio Abranches

O romance parte dos dias atuais para, numa viagem por tempos e paisagens distintas, narrar a história de uma mulher que acaba se confrontando com um passado que julgara esquecido. Numa trama que alia engenho e delicadeza, usa a ficção para abordar temas caros ao Brasil contemporâneo, como a culpa nos

processos históricos, as faces movediças da verdade, o autoritarismo e a indiferença.

(28)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

27

Legend: a verdade se tornará lenda

Marie Lu

Ambientada na República, nação instalada numa região outrora conhecida como costa oeste dos Estados

Unidos e que vive em guerra contra as Colônias, a série acompanha o romance improvável entre dois jovens de origens distintas numa realidade opressora.

Prodigy: os opostos perto do caos

Marie Lu

June e Day já estiveram em lados opostos uma vez. Mas, depois de descobrir as medidas extremas que o governo da República é capaz de adotar para

proteger alguns segredos, agora os dois jovens têm a oportunidade de lutar lado a lado contra o controle e a tirania da República e, assim, alterar para sempre o rumo da guerra entre as nações.

(29)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

28

Champion: do caos e da lenda surgirá um

campeão

Marie Lu

Em Champion, a República vive um novo momento. Day é agora herói nacional e garoto-propaganda do governo. June trabalha na privilegiada posição de Primeira Cidadã. Um acordo de paz com as Colônias parece iminente, mas a propagação de um vírus mortal na frente de batalha leva tudo por água abaixo e a ameaça de guerra volta a rondar as duas nações.

Vermelho amargo

Bartolomeu Campos de Queirós

O livro autobiográfico narra as difíceis memórias afetivas de sua dolorosa infância. Ele, muito cedo, teve que aprender a lidar com a madrasta enquanto ainda sofria com a morte prematura da mãe. O escritor revisita, em sua narrativa memorialista, não só seus sentimentos e suas atitudes, mas também dos cinco irmãos, do pai e da madrasta.

(30)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

29

A cidade e os livros

Antônio Cicero

Os poemas deste livro estão entrelaçados entre si evoca-se a descoberta de evoca-se pertencer anônimo entre anônimos à cidade-labirinto uma certa cidade inesquecível que se prolonga em lugares-livros e livros-cidades.

Poemas dos becos de Goiás

e outras estórias mais

Cora Coralina

Livro de estreia de Cora Coralina, publicado quando a autora tinha 75 anos. Suas poesias versam sobre o cotidiano e inquietações humanas. Com simplicidade de expressão, amor pelo semelhante e comunicação humana, a autora se impôs como uma personalidade forte, sabendo dizer as coisas como só ela.

(31)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

30

As coisas

Arnaldo Antunes

Sem radicalizar na sua proposta, Arnaldo Antunes

interpreta pictografias, transforma palavras em desuso e rearranja significados. Há sons, cores e formas

insinuando o que as palavras não dizem.

A vida passada a limpo

Carlos Drummond de Andrade

Fazendo parte pela primeira vez do livro Poemas (1959), volume que então reunia praticamente toda a poesia publicada de Drummond, A vida passada a limpo apareceu entre alguns dos maiores livros não só da obra do mineiro, mas de toda a moderna lírica brasileira, como Alguma poesia, Sentimento do mundo, A rosa do povo e Claro enigma. O presente volume promete trazer uma nova leitura a esta reunião de poemas.

(32)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

31

Caetés

Graciliano Ramos

João Valério, o personagem principal, introvertido e fantasioso, apaixona-se por Luisa, mulher de Adrião, dono da firma comercial, onde trabalha. O caso amoroso é denunciado por uma carta anônima, levando o marido traído ao suicídio. Arrependido, João Valério afasta-se de Luisa, continuando, porém, como sócio da firma.

Manuelzão e Miguilim

João Guimarães Rosa

Este livro é composto por duas novelas, “Campo Geral” e “Uma estória de amor (festa de Manuelzão)”, que de certa forma se complementam apresentando as duas pontas da existência humana: a infância de Miguilim, marcada pela descoberta constante e por vezes

dolorosa do mundo; e a velhice do vaqueiro Manuelzão, um relembrar também por vezes doloroso do que é a vida, como se, de tão acostumado a ela, houvesse esquecido sua dinâmica e voltasse a se deparar com a sua “espantante” novidade.

(33)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

32

Eles eram muitos cavalos

Luiz Ruffato

Os habitantes seguem realizando pequenos e grandes feitos cotidianos, protagonistas de uma narrativa subterrânea, que representa, ao fim e ao cabo, o próprio tecido da cidade. Para captar essa polifonia urbana, o autor estruturou seu

romance em 69 episódios, cada qual com registro e fôlego próprios, alternando entre poesia, discurso publicitário, música, teatro e prosa, instantâneos de uma cidade que só se move deixando para trás um rastro de esquecidos.

(34)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

33

HISTÓRIA EM

QUADRINHOS

(35)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

34

Sailor Moon

v. 1

Usagi é uma ginasial de 14 anos. Como muitas meninas de sua idade, é desastrada, distraída e um tanto preguiçosa. Em um encontro, aparentemente ao acaso, a jovem acaba conhecendo uma gatinha falante e, através dela, descobre ser dona de incríveis poderes. Por conta disso, acaba recebendo uma grande missão! Agora ela terá de encontrar suas companheiras, descobrir se o mascarado que ela acha lindo é amigo ou inimigo e proteger uma princesa, mas nada disso é tão difícil para ela do que acordar cedo para ir para a escola! Será que ela consegue?

Sailor Moon

v. 4

A ameaça da Black Moon continua a assolar as

guerreiras Sailors! Depois da Sailor Mercury e Mars, agora o alvo deles é a Sailor Jupiter, Makoto Kino! A operação “Re-new” da Petz das irmãs Sibilinas consiste em espalhar um forte vírus que deixa todos enfermos através do poder do Cristal Negro… As Sailors Moon e Venus tentam de tudo para impedir que mais uma companheira seja levada, mas não têm êxito… Tudo parecia estar perdido, mas a Petz deixa cair seu brinco de Cristal Negro, que pode se tornar a grande chave para o contra-ataque!

(36)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

35

Sailor Moon

v. 5

A Sailor Moon viaja até o século XXX atrás de Mars, Mercury e Jupiter que tinham sido capturadas pela Black Moon, mas acaba caindo nas garras do Príncipe Demand que usa o poder do Cristal Negro, e é levada até seu castelo! Lá, a nossa Usagi não consegue usar a força do Cristal de Prata por causa da interferência do Cristal Negro e tudo parecia desesperador, mas é a Nova Rainha Serenity, a Usagi do futuro, que desperta para dar forças à Sailor Moon! Finalmente transformada, a Usagi consegue recobrar a consciência de suas companheiras aprisionadas, e as nossas

guerreiras se levantam para a derradeira batalha contra a Black Moon, o Cristal Negro e o misterioso Wiseman!

Sailor Moon

v. 6

Quando tudo parecia em paz, fenômenos estranhos começam a ocorrer na cidade! Duas pessoas da

Academia Infinito aparecem e estão misteriosamente muito interessadas em Usagi e suas amigas. Quem são elas? Será que possuem alguma relação com esses fenômenos estranhos? Enquanto isso, o surgimento de duas novas guerreiras surpreende a todos e, mais uma vez, Sailor Moon e as Guerreiras Sailor irão enfrentar um novo inimigo!

(37)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

36

Ordinário

Rafael Sica

Ordinário é uma coletânea da série de tiras de mesmo nome, publicada por Rafael Sica em seu blog desde 2009. Essas tiras, em preto e branco e sem falas,

retratam a vida na metrópole, marcada por sentimentos intensos como solidão, tristeza, medo e horror, sempre com um humor ácido e um toque de surrealismo.

Solanin

1

Em ‘Solanin 1’, um jovem casal de namorados, Meiko e Taneda, decide dar uma virada em suas vidas e ir atrás de seus sonhos, de música e liberdade.

(38)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

37

Solanin

2

A segunda e última parte da história de Inio Asano, mostra que, frente ao abismo entre os sonhos e a vida como ela se apresenta, às vezes improvisar é a única saída possível.

Monstros!

Gustavo Duarte

Dessa vez, no entanto, três monstros surgem do mar para invadir outro balneário: a cidade de Santos, em São Paulo. Como em todo bom filme do Godzilla, eles aparecem misteriosamente, sem aviso e com apenas uma ideia: se alimentar da população local. Mas cada cidade tem seu herói para uma situação dessas, e com Santos não poderia ser diferente. O algoz dos monstros, por assim dizer, será o velho Pinô, dono de bar,

pescador e famoso contador de histórias. Um sujeito simples, sem muitas surpresas na vida. Ou não.

(39)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

38

Pequenos Milagres

Will Eisner

Um avião cujo embarque você perdeu sofre um acidente. Um encontro absolutamente inesperado traz a solução para um problema que o angustiava. Um objeto que parecia perdido para sempre é

misteriosamente encontrado. Se pararmos para pensar, vamos descobrir que todos nós já passamos por

situações em que um acontecimento aparentemente casual teve uma importância decisiva em nossas vidas. Quem sabe não foi um pequeno milagre? Fruto de entrevistas e de extensa pesquisa em jornais, revistas, livros e televisão, este livro é uma coletânea de

histórias extraordinárias e comoventes.

Encruzilhada

D’Salete

Duas crianças abandonadas nas ruas da cidade grande, uma garota de programa, um usuário de drogas, vendedores de DVDs piratas, um ladrão de carros: os personagens de Encruzilhada revelam a São Paulo, por trás dos anúncios de celulares, por trás das fachadas luminosas, para além da segurança dos shopping centers.

(40)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

39

Morro da favela

André Diniz

A graphic novel conta a vida do fotógrafo Maurício Hora, morador do Morro da Providência. Na tentativa de entender melhor sua origem, Maurício pesquisou a história de sua comunidade e descobriu que as raízes dela estavam cravadas na primeira favela brasileira, que começou a surgir em 1897.

O livro do cemitério

Neil Gaiman

Enquanto seus pais e irmã são impiedosamente

assassinados por um misterioso homem chamado Jack, um bebê consegue escapar de seu berço e se aventurar pelo mundo. Uma série de coincidências, aliada a

uma grande dose de sorte, salva o pequeno de ter um destino tão trágico quanto o de sua família.

(41)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

40

O beijo do adolescente

Rafael Coutinho

Ariel é um adolescente comum: tímido, desajeitado, solitário. De sua vida pacata, ele se vê lançado ao centro de uma conspiração que envolve marcas famosas, vídeo games, uma cidade tomada por gangues, celebridades instantâneas, consumo. Em meio a tudo isso, adolescentes começam a ser

assassinados por monstros terríveis que só os jovens parecem enxergar.

Arzach

Moebius

Neste primeiro volume da Coleção Moebius, publicado com alta qualidade gráfica e no formato europeu

original, encontramos todas as histórias clássicas de Arzach e ainda mais.

(42)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

41

A garagem hermética

Moebius

Totalmente autoral, um tanto caótica, delirante, cômica e poética, A Garagem Hermética é uma das obras mais conhecidas e celebradas do genial Moebius. Uma

aventura singular que mistura elementos do faroeste e da ficção científica, dos quadrinhos de super-heróis e do misticismo.

(43)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

42

LITERATURA

INFANTIL

(44)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

43

Somos todos extraordinários

R. J. Palacio

Nessa história, acompanhamos ocarismático Auggie Pullman, um menino de dez anos com uma grave deformidade facial que começa a frequentar a escola pela primeira vez, ganha agora uma edição dedicada às crianças.

De flor em flor

Jon Arno Lawson e Sydney Smith

Muitas vezes, os gestos (e as imagens!) falam mais que as palavras. Neste livro, os desenhos contam a história de uma menina que colhe flores no asfalto e depois transforma cada uma delas em um presente especial - nos lembrando de que a vida é feita de pequenos gestos, pequenas coisas e grandes pessoas.

(45)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

44

Vovô Mandela

Zazi Ziwelene & Zindzi Mandela e Sena Qualls

Zazi e Ziwelene estão curiosos. Querem saber quem foi aquele homem de que tanto fala a sua avó Zindzi Mandela. Por meio das respostas às suas perguntas, os pequenos leitores descobrirão quem foi Nelson Mandela, uma das personalidades mais importantes da história universal. Da vida na tribo e sua origem nobre, passando pela luta contra o apartheid até a conquista do prêmio Nobel da Paz.

Aqui estamos nós: notas sobre como viver

no planeta Terra

Oliver Jeffers

Assumindo a voz de um pai que está conversando com seu filho recém-nascido, situação real que inspirou a escrita do livro, o autor gentilmente nos apresenta o planeta sob diversos pontos de vista. Assim, com pequenos conselhos que valorizam a vida, o carinhoso pai repassa ao filho singelas e divertidas lições de sobrevivência na Terra.

(46)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

45

Dois passarinhos

Dipacho

Era uma vez dois passarinhos que se envolveram em uma estranha competição: começaram a adquirir tantas e tantas coisas que o confortável local onde viviam acabou pequeno para tanta tralha.

Zekeyê e a música

Nathalie Dieterlé

Para fazer chover, o povo da aldeia de Zekeyê toca, canta e dança. Zekeyê quer tocar também, mas ele é muito pequeno, não alcança os tambores. Então, faz seu próprio instrumento musical, com um som tão pequeno quanto ele. O povo zomba de Zekeyê, e ele se entristece. Chega a chuva forte, que traz muitos mosquitos. Os velhos sábios mandam trazer sapos para acabar com os insetos. Os sapos resolvem o problema e criam outro: se recusam a sair da aldeia. Por sugestão do feiticeiro, são trazidas serpentes. Mais uma vez, um problema é resolvido criando outro problema. Zekeyê tem uma ideia, mas ninguém o escuta. Ele resolve agir por conta própria…

(47)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

46

C Isso é meu!

Blandina Franco e José Carlos Lollo

Dividir as coisas nem sempre é fácil, especialmente para as crianças pequenas. Essa é a dificuldade enfrentada pela menina desta história, que deixa bem claro para o leitor: o boneco é dela e de mais ninguém! Afinal, ela merece mais que as outras pessoas… Mas será mesmo? Neste diálogo muito bem arquitetado entre personagem e leitor, o que fica evidente no final é que ser egoísta não leva a nada. Assim, a tarefa de compartilhar o

brinquedo - que antes era tão difícil - se torna agradável e, melhor ainda: leva a uma nova amizade.

Casa de Passarinho

Ana Rosa Costa e Odilon Moraes

O livro apresenta uma narrativa que oscila entre a realidade e a fantasia. Desse encontro de autores da imagem e da palavra, nasce um livro de ritmo ágil, como a brincadeira de duas crianças protagonistas desta história. Um livro sobre a imaginação, a rua e o olhar curioso para a vida e seus movimentos.

(48)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

47

Um dia, um rio

Leo Cunha e André Neves

Um dia, um rio é um lamento, um grito de socorro tardio de um rio indefeso que não tem como reagir ao ser invadido pela lama da mineração que destrói suas águas e as vidas que abriga.

Eloísa e os bichos

Jairo Buitrago e Rafael Yockteng

Ao se mudar com o pai para uma nova cidade, Eloísa acaba por se defrontar com um mundo totalmente diferente do que conhecia, no qual se sente um verdadeiro bicho estranho. Com o passar do tempo, tudo o que a assustava começa a ser incorporado com naturalidade a sua rotina. Autor e ilustrador oferecem um terno e renovado olhar sobre problemas sociais, como o deslocamento, o respeito à diversidade e a recusa à intolerância.

(49)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

48

Para onde vamos

Jairo Buitrago e Rafael Yockteng

Uma menina viaja com seu pai, mas não sabemos para onde vão. Durante a longa caminhada, ela vai contando os animais, as nuvens e as estrelas do céu. Também conta crianças e soldados. Às vezes, eles param em algum lugar, durante uns dias, pois o pai precisa ganhar dinheiro para prosseguirem.

Na Floresta

Anthony Brownie

Em Na floresta, o autor e ilustrador aborda algumas angústias infantis, como o afastamento dos pais e o

enfrentamento do desconhecido. As referências aos contos de fadas estão por toda parte: na travessia da floresta para a casa da avó, nos personagens que o menino

encontra pelo caminho, nos detalhes das ilustrações. Uma história de familiaridade e estranhamento, de medo e coragem, de busca e encontro.

(50)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

49

Cantigas por um passarinho à toa

Manoel de Barros

Neste livro de poemas que Manoel de Barros escreveu para as crianças, o mundo parece um grande faz de conta. Ele é cheio de palavras que brincam com a gente e de acontecimentos típicos do imaginário das crianças. Árvores que falam, ventos que cantam, algazarras

de cigarras, um menino que mora numa garça e até uma rã que sonha ser passarinho são algumas das personagens que brincam com o leitor, conduzido por este grande artista das palavras.

O menino do bolso furado

Maria Helena Bazzo

O menino do bolso furado é um personagem que adora ler muitos livros e contava histórias para as crianças no lugar no que todos pensam que ele mora: na praça. A trama da narrativa suscita uma interpretação de que ele, na verdade, mora na rua. As histórias contadas pelo menino são ricas em intertextualidade, fazendo menção há personagens dos contos clássicos como Cinderela, Rapunzel e Sete Anões.

(51)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

50

Direitos do pequeno leitor

Patricia Auerbach e Odilon Moraes

Quando se trata de livros e leitura, os adultos têm seus direitos muito bem garantidos ― eles podem ler o que quiserem, quando quiserem. Mas e os pequenos leitores? Aqueles que estão começando a se aventurar nas páginas dos livros: a que eles têm direito? Ser o personagem principal de uma história, brincar com os heróis mais queridos, reler um conto quantas vezes quiser, ou até abandonar uma leitura no meio. Este livro nasceu para garantir que todos esses e outros direitos sejam conhecidos por todas as crianças, e assim vai ser mais fácil garantir que eles sejam cumpridos.

O caminho de Marwan

Patricia de Arias

O caminho de Marwan é feito de coragem e memória. Narra a história de Marwan, um pequeno menino refugiado que, como outros milhões de seres humanos, atravessou mares e desertos, fugindo da guerra e da fome, em busca de um lugar de pertencimento. Passo após passo, até a próxima

fronteira, Marwan tenta se lembrar da voz materna... E assim caminha, com ternura e curiosidade, levando os leitores pelas mãos rumo à liberdade.

(52)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

51

O mundo de papel

Jean-Claue R. Alphen

O menino vivia em seu mundo de papel. Os pais tentaram de tudo, mas nada adiantou: Nicolai queria mesmo era viajar pelos mundos inventados. Despois de muitas tentativas, resolveram aceitar o convite do filho: “Por que vocês não experimentam tirar os óculos?”. E uma nova história de afetos nasce na família.

Adélia

Jean-Claude R. Alphen

Adélia mora em uma casa no campo. Durante o dia, ela brinca com seus irmãos, mas à noite, quando todos estão dormindo, acontece algo bem estranho… Adélia se enche de coragem e, sozinha, percorre um longo caminho até chegar ao local que guarda aquilo que mais ama os livros e sua nova amiga.

(53)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

52

Bruno & João

Jean Claude R. Alphen

Sabe aquelas amizades de infância, em que a gente não larga o amigo por nada? Assim era Bruno e João. Os dois eram muito diferentes em tudo e eram essas diferenças que completavam a amizade e protegiam em momentos em que situações de bullying magoavam e chateavam. Uma delicada história de amizade para toda a vida. Dê uma espiadinha!

Dobras

Andres Sandoval

Este é um livro de brincar: abuse da imaginação e dobre as páginas nas linhas indicadas. Você vai criar novas formas, de cores e tamanhos diferentes e incríveis!

(54)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

53

ASSUNTOS

DIVERSOS

(55)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

54

Presos que menstruam

Nana Queiroz

Grande reportagem sobre o cotidiano das prisões femininas no Brasil, um tabu neste país: a jornalista, ao ouvir e dar voz às presas (e às famílias delas), desde os episódios que as levaram à cadeia até o cotidiano no cárcere, faz uma costura e ilumina o mais completo e ambicioso panorama da vida de uma presidiária brasileira.

Mulheres atrás das cameras: as cineastas

brasileiras de 1930 a 2018

Kuza Kysvarghi e Camila Vieira da Silva

O livro é fruto de uma inquietação perante as poucas informações disponíveis sobre a história do cinema brasileiro feito por mulheres. Os 27 artigos estruturam esta produção por meio de ensaios com recortes

temáticos ou focados em figuras de destaque. Vamos desde o pioneirismo de Cléo de Verberena (a primeira realizadora mulher), Carmen Santos (produtora, atriz, criadora de estúdios) e Gilda Abreu (roteirista e diretora do sucesso O ébrio [1946]), até diretoras em atividade como Anna Muylaert e Suzana Amaral.

(56)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

55

Guia dos Curiosos: Esportes

Marcelo Duarte

Neste livro você vai curtir milhares de curiosidades sobre futebol, basquete, vôlei, automobilismo, natação - e também de esportes dos quais talvez nunca tenha ouvido falar.

Eu amo Bike: 50 histórias de quem ama

andar de bicicleta

Trata-se de um livro de fotografias e histórias inspiradoras de 50 brasileiros que amam pedalar. São homens e mulheres de todas as idades, origens e estilos de vida, de Norte a Sul do Brasil, que dividem com você sua paixão pela bicicleta, as lições que aprenderam sobre duas rodas e muitas dicas para pedalar melhor.

(57)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

56

Cozinha pop: as 100 melhores cenas

gastronomicas do cinema e das séries de TV

Mariane Lorente e Laura Salaberry

As autoras indicam as cem melhores cenas gastronômicas do cinema e dos seriados de TV,

acompanhadas de mais de sessenta de suas receitas. De forma irreverente e ricamente ilustrado, o livro traz dicas e receitas do café da manhã ao jantar, passando por drinks e sobremesas para cozinheiros e cinéfilos iniciantes ou experientes.

Cozinha a quatro mãos

Rita Lobo

A autora apresenta receitas para jantares rápidos e também ensina a planejar o almoço do dia a dia, a marmita para levar para o trabalho, o brunch para receber os familiares e ideias de happy hour para os amigos. E todos os cardápios vêm com plano de ataque, um guia com instruções detalhadas para que cada refeição seja preparada a quatro mãos, em menos tempo e sem pesar para ninguém.

(58)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

57

A comida baiana de Jorge Amado

Paloma Jorge Amado

Paloma Jorge Amado compilou as receitas de pratos que aparecem na obra de seu pai e o resultado é este livro, que ainda apresenta citações, divertidas crônicas e maravilhosas fotos. E mais: receitas testadas com o método Panelinha! Até quem não sabe cozinhar vai conseguir trazer um pouco da Bahia para a cozinha de casa.

Histórias da mesa

Massimo Montanari

O livro reúne causos narrados pelo estudioso das tradições alimentares da humanidade, o italiano Massimo Montanari. As peculiares historietas envolvendo desde personagens históricos como

Carlos Magno, até figuras ficcionais como o cavaleiro Ivã, evidenciam uma premissa muito elementar: que a comida não serve meramente para saciar a fome. Seu escopo de significados é amplo, materializando-se em formas de expressar tradições, culturas,

identidades. Transformar o ato de comer em ocasiões de deleite sempre afetou a economia, a política, os paradigmas intelectuais e religiosos das sociedades ao longo dos tempos.

(59)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

58

Bela cozinha: as receitas

Bela Gil

Contrariando o mito de que comida saudável é sem graça, Bela Gil mostra que é possível se alimentar de forma equilibrada, privilegiando ingredientes naturais, sem perder o sabor. O livro apresenta 50 pratos deliciosos, alguns apresentados em seu programa no GNT e outros selecionados especialmente para esta edição.

O médico doente

Drauzio Varella

Em 2004, ao voltar de uma viagem à floresta amazônica - Drauzio sentiu-se mal, teve febre e pouco depois, foi internado. Acompanhando de perto a angústia dos colegas, o doente viu-se na desconfortável posição de entender melhor do que um paciente comum a gravidade de seu caso. Nem mesmo a descoberta de que se tratava de uma febre amarela trouxe alento: a enfermidade não tem cura, é preciso deixá-la seguir seu curso e torcer para que o corpo resista e se recupere. Neste relato, ele narra a experiência com olhar clínico, desmontando lugares-comuns e mitos sobre o que sente quem chega à beira da morte.

(60)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

59

História ambiental paulista

Paulo Henrique Martinez

Essa coletânea se organiza segundo a perspectiva de desenvolvimento sustentável e se propõe a incorporar a dimensão histórica no conhecimento do meio

ambiente brasileiro. Os estudos reunidos nesse livro abordam as relações entre os habitantes e a natureza paulista entre os séculos XVI e XX, abrangendo

aspectos como a história cotidiana das populações, seus modos de viver e trabalhar, os conflitos sociais, as migrações, a organização familiar, o convívio urbano, a participação política e as manifestações culturais.

Breve histórico da natureza no último

milênio

Josef H. Reich Holf

No momento em que o aquecimento global é um dos assuntos mais discutidos mundialmente, o autor propõe um novo olhar sobre o tema. Realiza, de um ponto de vista ecológico, uma retrospectiva do último milênio, analisando a influência recíproca entre a história da natureza e a dos homens, principalmente no que diz respeito à evolução climática, com suas consequências ecológicas, econômicas, políticas e socioculturais,

e evoca o verdadeiro papel da ciência para tratar a questão com seriedade, sem atemorizar as pessoas gratuitamente.

(61)

Acervo da Biblioteca do Sesc Belenzinho

60

Referências

Documentos relacionados

•   O  material  a  seguir  consiste  de  adaptações  e  extensões  dos  originais  gentilmente  cedidos  pelo 

Na fachada posterior da sede, na parte voltada para um pátio interno onde hoje há um jardim, as esquadrias não são mais de caixilharia de vidro, permanecendo apenas as de folhas

a) O pré-tratamento em água quente influenciou a taxa de secagem, aumentando significativamente os valores deste parâmetro, para as temperaturas de secagem de 45, 60

[r]

PORTUGUÊS: Fonética e Fonologia; Divisão Silábica; Acentuação Gráfica; Emprego do hífen; Ortografia; Pontuação; Processos de Formação das Palavras; Estrutura das

O enfermeiro, como integrante da equipe multidisciplinar em saúde, possui respaldo ético legal e técnico cientifico para atuar junto ao paciente portador de feridas, da avaliação

*TVL (Total Value Locked) são os ativos que estão bloqueados nas plataformas como garantia para a realização de operações de crédito, tradinge etc.... 14 Fo nt es : D ef iP uls e O

Resultados de um trabalho de três anos de investigação da jornalista francesa Marie-Monique Robin, o livro Le Monde Selon Monsanto (O Mundo Segundo a,Monsanto) e o