• Nenhum resultado encontrado

KIDS. DÉcor para se inspirar Marcenaria e elementos lúdicos com painéis de madeira CATIVAM no Espaço Kids p.08 EDIÇÃO

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "KIDS. DÉcor para se inspirar Marcenaria e elementos lúdicos com painéis de madeira CATIVAM no Espaço Kids p.08 EDIÇÃO"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

2019 | 06 QUARTO MONTESSORIANO ENTENDA O MÉTODO E VEJA COMO ENCANTAR CRIANÇAS E PAIS PARA TODOS OS ESTILOS MELAMINAS BP AMPLIAM AS POSSIBILIDADES DE CUSTOMIZAÇÃO DE QUARTOS INFANTIS p.08 p.04 p.12

DÉcor para

se inspirar

Marcenaria e

elementos lúdicos

com painéis de

madeira CATIVAM

no Espaço Kids

KIDS

EDIÇÃO

K

I

D

S

(2)

03

02

Marcenaria lúdica

nos quartos infantis

EDIT

OR

IA

L

EXPEDIENTE

O mobiliário pode ser simples ou detalhado, colorido ou neutro, mas um projeto elaborado para estimular o desenvolvimento da criança é sempre um investimento bem-vindo no ambiente dos pequenos. É o que procuramos demonstrar nesta edição temática da Inspirare BNK, com propostas de quartos lúdicos e inspirados no método Montessori, difundido pela pedagoga Maria Montessori.

Todas as soluções partem do princípio de que o quarto deve ser feito sob o ponto de vista de um bebê ou da criança. A ideia é adaptar o ambiente e os móveis de forma que eles consigam ter independência para explorá--los sozinhos, fazendo todas as suas descobertas de forma espontânea, criativa e segura.

São infinitas as possibilidades de atender a esses espaços com painéis de MDF, MDP e HDF, criando armários, camas, bancadas, nichos organizadores, revisteiros, cabeceiras ou ainda revestindo as paredes e o teto. Vale “agir como criança” e explorar a imaginação.

A revista Inspirare BNK é uma publicação trimestral da Berneck S.A. Painéis e Serrados, dirigida ao mercado de móveis em geral, design, arquitetura e decoração.

Rua Dr. Valério Sobania, 500 - Thomaz Coelho | CEP 83707-125 | Araucária (PR) Tel.: (41) 2109-3700

Website: www.berneck.com.br Distribuição dirigida - Edição 06 Jan. Fev. Mar. 2019

Coordenação Marketing BERNECK®

Edição e Conteúdo

Carlos Eduardo Souza | DRT-PR 05108 Diagramação

Workers Retail Branding Foto Capa

Espaço Kids na Mostra Sustentável, de Campinas (SP), por Alessandra Duque. Foto: Felipe Gomes. Execução: Artdaka Marcenaria

Impressão: Corgraf Soluções Gráficas Tiragem: 20 mil exemplares

É permitida a reprodução dos textos e reportagens, desde que citada a fonte.

Graça Berneck Gnoatto

Diretora Comercial e de Marketing Berneck S. A. Painéis e Serrados

Dicas para limpar

e conservar

painéis e móveis

18-19

Nesta edição, Conheça melhor os padrões:

ARGENTO • Azul Sky • Azul Vel • Blackdots • Carvalho Nice • Carvalho Treviso • Ceramik • Chumbo Cinamomo • Faia Galiano • Linen Grigio • Louro Freijó • Millennial • Noce Macchiato • Panamá • Provence

Além do branco!

Melaminas BP ajudam a projetar

diferentes quartos infantis

12-17

PARA TODOS OS ESTILOS

limpeza

Veja como oferecer móveis e

soluções para valorizar o

bem-estar das crianças

04-07

novos conceitos

Utilize painéis de

madeira para criar ambientes

lúdicos e atemporais

08-11

espaço kids Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(3)

04

05

Marcenaria

no quarto

montessoriano

Profissionais podem oferecer

diferentes móveis e soluções para

valorizar o bem-estar das crianças

Montar o quarto de bebês e de crianças é uma tarefa que tem chamado a atenção dos pais para propostas que valorizam o ambiente, o conforto e a autonomia dos pequenos. O conceito montessoriano, criado pela pedagoga italiana Maria Montessori, ganha o mercado justamente por valorizar a autonomia da criança e estimular seu desenvolvimento natural.

O principal objetivo é que as crianças possam explorar tudo sem limites, sozinhas e com muita segurança – em suas diferentes fases. Ou seja, o quarto deve oferecer móveis e elementos posicionados na altura delas, estimulando seu aprendizado e sua psicomotricidade. Por isso, em vez de camas altas, colchões e camas no chão oferecem mais liberdade para elas deitarem e levantarem quando quiserem. Da mesma forma, os pequenos devem conseguir ver e pegar todos os brinquedos, livros e objetos no quarto. Profissionais de interiores e marcenaria podem

atender a esse nicho com muita criatividade. Confira algumas dicas!

NO V O S C ONCEIT O S Diversifique o mobiliário

Invista em armários com nichos para guardar objetos, caixas organizadoras, gaveteiros simples e pequenas

prateleiras. A cama-casinha, embora não seja uma sugestão Montessori, ganhou apelo popular e diferentes modelos em marcenaria podem contribuir para colocá-la no chão com segurança e ainda garantir um quarto lúdico.

Crie cenários

Diferentes painéis podem ser combinados para criar paredes divertidas, bicolores ou com paisagens. Para um ar nórdico, painéis reproduzindo montanhas caem muito bem! O mix de texturas, conforto e calor que os painéis propiciam são ótimos aliados.

Projeto de Alessandra Duque com os padrões Galiano, Provence e Blackdots, com execução da Artdaka Marcenaria. Foto: Felipe Gomes.

Foto de divulgação. Foto de divulgação. Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(4)

06

07

Cuidado com a segurança

• Evite móveis ou outros elementos com quinas. Use um protetor de quina, se necessário.

• Tome cuidado com móveis instáveis, que possam tombar. • Não use quadros com vidros. Prefira acrílico.

• Evite pregos na fixação de objetos na parede. • Esconda e proteja as tomadas.

#DICA BNK

Que tal aproveitar a sobra de chapas e criar pequenas réguas de altura? Ou, ainda, cabideiros e uma arara baixa para deixar peças de roupas acessíveis? NO V O S C ONCEIT O S Ambientes

É importante dividir bem o ambiente, com área de descanso, de estudo e para brincadeiras. Mas evite sobrecarregar o quarto com muitas “informações”.

Cores, sempre!

Procure criar combinações agradáveis nos quartos e não se esqueça de incluir toques de cor para equilibrar e estimular a criatividade.

Beliche pode?

Pode! Desde que a criança já esteja com idade suficiente para subir e descer escadas sem se machucar. Essa solução é uma boa saída para quartos com pouco espaço.

Ao alcance das mãos

Um pequeno varal para pendurar fotos e desenhos ou nichos suspensos com livros e brinquedos preferidos ajudam a dar um toque especial ao quarto.

Elementos importantes

O espelho ajuda as crianças a se reconhecerem e a interagirem consigo mesmas. Já a barra afixada na parede (em geral, na frente do espelho) facilita que a criança fique em pé e comece a andar. Tapetes proporcionam experiências sensoriais para os bebês, ajudam a delimitar o espaço e oferecem conforto térmico.

Quarto do Menino na Casacor Itapema 2017. O padrão Carvalho Nice ganha destaque no projeto dos arquitetos Carina Beduschi e Diogo Lemos e do Ateliê Rita Lemos. Foto: Lio Simas.

CARVALHO NICE Foto de divulgação. Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(5)

09

08

UM mundo MÁGICO

DE INSPIRAçÕES

Arquiteta aposta na combinação de painéis de

madeira para criar móveis e elementos lúdicos

Inspirado no método Montessori, o Espaço Kids projetado pela arquiteta Alessandra Duque é lúdico e prioriza a interação das crianças com os móveis e o ambiente. Também demonstra as inúmeras possibilidades que os painéis de madeira propiciam na criação de ambientes infantis, sendo um recurso inesgotável para marceneiros, designers e arquitetos.

“Pensamos no espaço para que as crianças possam criar, ler e escapar do excesso de estímulos tecnológicos”, conta Alessandra, que desenhou uma série de elementos para estimular os pequenos. Toda a execução do mobiliário é da ArtDaka Marcenaria.

No projeto, os móveis trazem os padrões Galiano (lançamento), Blackdots e Provence.

A combinação oferece uma paleta de cores leve e atemporal, contribuindo para criar uma base neutra que valoriza objetos coloridos. Isso também cria um ambiente agradável para dormir e brincar – outra premissa Montessori.

A arquiteta investiu ainda em uma “casinha” que abriga cama e espaço para livros, nichos decorativos e brinquedos. Com a marcenaria, também foi possível incluir um esconderijo surpresa para as crianças.

O Espaço Kids, projetado pela arquiteta Alessandra Duque, traz composição lúdica e atrativa, com móveis executados pela Artdaka Marcenaria. Foto: Felipe Gomes.

es pa ç o kid s PROVENCE GALIANO Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(6)

10

11

Um grande painel de MDF Blackdots, com ilustração de asas, estimula os pequenos a “voarem pelo imaginário”. Foto: Felipe Gomes.

Alessandra Duque projetou, ainda, uma bancada de estudo e interação com o padrão Blackdots. Sua face preta, com suaves pontinhos, permite que todos brinquem, escrevam e desenhem com giz. Um grande painel lateral com a Melamina BP Galiano – carvalho clássico, de um jeito novo – segue pelo forro. O mesmo padrão está aplicado na estante-biblioteca, que simula uma árvore. Tudo na altura ideal para que as crianças alcancem os livros.

“Queríamos estimular a sensação de aconchego, além de criar diferentes

ambientes em um mesmo espaço”, descreve a profissional.

O Espaço Kids integrou a Mostra Sustentável, evento de arquitetura, arte e design de interiores em prol do Serviço de Saúde Dr. Cândido Ferreira, de Campinas (SP). “A sustentabilidade é uma das premissas que marcam a história da BERNECK® e nos

alegra ver, ainda, que os padrões escolhidos ajudaram a criar um belo e lúdico ambiente. Os painéis foram o grande diferencial”, diz Alessandra Duque. es pa ç o kid s Alessandra Duque Campinas (SP) (19) 3203-1179 (19) 98856-2639 instagram.com/arq.alessandraduque EXECUÇÃO ArtDaka Marcenaria Paulínia (SP) (19) 3844-7487 www.artdaka.com.br BLACKDOTS Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(7)

12

13

AZUL SKY

Confira dicas de

Melaminas BP da

BERNECK

®

para explorar

nos móveis e espaços

dos pequenos

Toda criança precisa de um

ambiente especial para desenvolver a criatividade, aprender a

ser independente, conhecer coisas novas e explorar suas potencialidades. E nada melhor do que seu próprio quarto para criar esse mundo lúdico e de aprendizado. Mas lembre-se de que esse é

também um espaço para relaxar e dormir. Por isso, não esqueça de harmonizar as tonalidades das paredes, do mobiliário e dos demais objetos do quarto!

CORES NOS

QUARTOS

DAS CRIANÇAS

PA R A T OD O S O S ES TIL O S

Quarto Games, da arquiteta Renata Ferreira, na Casacor Minas Gerais 2017. Os móveis executados pela JVA Marcenaria destacam os padrões Azul VEL e Carvalho Treviso. Foto: Jomar Bragança.

AZUL VEL AZUL VEL

CERAMIK

CHUMBO

MILLENNIAL

CARVALHO TREVISO A DIFERENÇA ESTÁ NOS DETALHES

As cores podem ser protagonistas de um quarto lúdico. E como elementos visuais são percebidos de forma instantânea, elas são ótimas para auxiliar na organização.

Azul Sky: um azul sereno com leve

efeito metalizado.

Azul VEL: azul profundo com toque e

textura aveludada.

Ceramik: expressa o aconchego e a

naturalidade dos tons terrosos.

Chumbo: padrão moderno, que oferece

tons de cinza-fosco na decoração.

Millennial: rosa neutro, perfeito por

não ter gênero e atender a diferentes estilos. Foto de divulgação. Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(8)

14

15

CINAMOMO

Quarto Lúdico

Os arquitetos Rafael Wagner e Débora Pootz projetaram uma suíte divertida, com beliche, camas embutidas, mesas soltas encaixadas no armário e abaixo da bancada. O projeto combina os padrões Cinamomo, Panamá e Azul VEL. O projeto para a Mostra Container 2018, em Curitiba (PR), traz beliche e banquinhos executados pela Móveis In Casa – Atelier e Marcenaria. Os demais móveis foram produzidos pela Treuno – Soluções em Marcenaria. Foto: Tati Hultmann.

Invista em móveis personalizados

O mobiliário é essencial para um quarto atrativo, que facilite a movimentação e a limpeza. Além de armários e camas, invista em caixas e baús organizadores, nichos e prateleiras. Também é possível projetar diferentes revestimentos nas paredes e acessórios decorativos com os painéis de madeira.

OpÇões de padrões madeirados E FANTASIA

Carvalho Treviso: de tonalidade neutra,

seu desenho é expressivo e moderno.

Faia: madeira natural que remete ao

design escandinavo, aconchego e design minimalista.

Louro Freijó: sofisticado e atemporal,

esse padrão destaca a madeira brasileira.

Linen Grigio e Panamá: estes padrões

reproduzem tramas especiais de tecidos.

Rafael Wagner e Débora Pootz

Curitiba (PR) www.rafaelwagner.arq.br www.deborapootz.com.br EXECUÇÃO Móveis In Casa (41) 3238-7872 www.moveisincasa.com.br

Treuno Soluções em Marcenaria

(41) 3010-5009 www.treuno.com.br PA R A T OD O S O S ES TIL O S AZUL VEL PANAMÁ CARVALHO TREVISO FAIA LOURO FREIJÓ LINEN GRIGIO Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(9)

16

17

Quarto do Jovem, assinado pelas arquitetas Leticia Queiroz e Paula Bianquini, na Morar Mais Por Menos BH 2017, combina os padrões Blackdots, Argento e Carvalho Treviso. A marcenaria é da Supremo Armários & Design. Foto: Ricardo Evangelista.

Padrão Millennial no ambiente das arquitetas Talita D’Agostin e Quilze Travagin na III Mostra Sonhos de Ninar, em Curitiba (PR). Execução por Estilo ArtDesign. Foto: Marcelo Stammer.

Painéis com o padrão Noce Macchiato criam uma atmosfera encantadora no Quarto do Benício, assinado pela arquiteta Ana Célia Garcia do Amaral. Foto: Natasha Bagatoli.

Parede e móveis para rabiscar!

Nada melhor para a imaginação do que desenhar. Com o painel Blackdots, isso é possível, pois, como em um quadro-negro, dá para desenhar e escrever com giz. Para apagar, basta um pano úmido. Prático, simples e sem manchas. PA R A T OD O S O S ES TIL O S NOCE MACCHIATO MILLENNIAL BLACKDOTS ARGENTO CARVALHO TREVISO Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(10)

18

19

limpe z a

Cuidados

básicos ao

limpar

Selecionamos dicas simples

para a limpeza de painéis de

madeira e móveis fabricados.

Confira!

#DICA BNK

Compartilhe essas informações com seus clientes após a instalação do mobiliário. Esse simples procedimento valoriza o trabalho da marcenaria e pode eliminar problemas com assistência técnica.

A limpeza de painéis de madeira – MDF, MDP ou HDF – requer cuidados simples no dia a dia, mesmo em ambientes com crianças. Na verdade, manter a qualidade e conformidade das superfícies revestidas é fácil. Mas, além das recomendações listadas aqui, é importante que todas as bordas do painel estejam seladas com fitas de borda. Esse procedimento eleva a durabilidade do móvel e evita a absorção de umidade nos painéis.

Dicas de limpeza

• A manutenção dos móveis, em geral, exige apenas a retirada do pó com um pano seco. Mas a limpeza também pode ser feita utilizando um pano levemente umedecido com água e um pouco de detergente neutro. Em seguida, a superfície deve ser seca com a ajuda de um pano limpo e macio. Esse processo dá conta da maior parte das sujeiras, incluindo manchas causadas por gordura, alimentos, café e maquiagens.

• Evite movimentos circulares ou esfregar repetidas vezes o mesmo local. Essa regra vale para padrões madeirados, fantasia ou unicolores.

• Na marcenaria, para a limpeza mais pesada, não utilize querosene ou thinner. Esses produtos podem danificar a superfície do MDF, provocando sua descoloração. Para limpezas com resíduos de cola, gordura de máquinas ou manuseio da chapa, pode-se fazer uso de um pano levemente umedecido com acetona, aguarrás ou álcool 90%. Um pano seco também ajuda a remover o excesso.

Itens que devem ser evitados

• Não aplique produtos como silicones, ceras e lustra-móveis.

• Não utilize desengordurantes e produtos multiusos. Eles podem ocasionar manchas amareladas na superfície.

• Evite esponjas e buchas que possam riscar o revestimento ou danificar as bordas dos painéis.

Foto de divulgação. Revi st a INS PIR A R E BNK | BER NE CK

(11)

Referências

Documentos relacionados

Reginaldo diz-lh Reginaldo diz-lhe, então, que esse e, então, que esse reino já não existe, que fora reino já não existe, que fora dividido dividido em dois e oferecidos às

No sentido de reverter tal situação, a realização deste trabalho elaborado na disciplina de Prática enquanto Componente Curricular V (PeCC V), buscou proporcionar as

As pontas de contato retas e retificadas em paralelo ajustam o micrômetro mais rápida e precisamente do que as pontas de contato esféricas encontradas em micrômetros disponíveis

v) por conseguinte, desenvolveu-se uma aproximação semi-paramétrica decompondo o problema de estimação em três partes: (1) a transformação das vazões anuais em cada lo-

autoincriminação”, designadamente através da indicação de exemplos paradigmáticos. Sem prejuízo da relevância da matéria – traduzida, desde logo, no número e

 No século 7, nas regiões desérticas da Arábia, um mercador chamado Muhammad, conhecido no Brasil pelo nome de Maomé, começou a pregar uma nova religião monoteísta.. 

Silva e Márquez Romero, no prelo), seleccionei apenas os contextos com datas provenientes de amostras recolhidas no interior de fossos (dado que frequentemente não há garantia

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e