• Nenhum resultado encontrado

Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Administração Regional de Goiás SENAR GOIÁS. Programa Agrinho REGULAMENTO CONCURSO 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Serviço Nacional de Aprendizagem Rural. Administração Regional de Goiás SENAR GOIÁS. Programa Agrinho REGULAMENTO CONCURSO 2017"

Copied!
26
0
0

Texto

(1)
(2)

2 Serviço Nacional de Aprendizagem Rural

Administração Regional de Goiás

SENAR GOIÁS

Programa Agrinho

REGULAMENTO CONCURSO 2017

Regulamento revisado e atualizado pela equipe do Departamento Técnico, responsável pelo Programa Agrinho, do SENAR GOIÁS (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural/Administração Regional de Goiás)

Goiânia, 2017

(3)

3 SUMÁRIO

Objeto do Regulamento ... 4

REGRAS GERAIS PARA TODAS AS CATEGORIAS ... 5

1. LEMA E TEMA ... 5

2. CATEGORIAS E PARTICIPAÇÃO ... 5

4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS ... 9

5. SELEÇÃO PARA O ENVIO DOS TRABALHOS ...18

5.1 Categoria Desenho ...18

5.2 Categoria Redação ...18

5.3 Categoria Agrinho Jovem ...19

5.4 Categoria Município Agrinho ...19

6. JULGAMENTO ...19

7. PREMIAÇÃO ...22

8. RESULTADO ...24

9. CERIMÔNIA...24

(4)

4 Programa Agrinho

O SENAR GOIÁS por meio do Programa Agrinho tem como objetivo geral incentivar a prática pedagógica através de projetos que contemplem a construção do conhecimento, proporcionando a inserção de temas de relevância social, cultural, econômica, política e ambiental, visando melhorias constantes de hábitos e atitudes.

O Programa Agrinho desenvolve-se em cinco etapas distintas, sendo: I – Escolha do tema e produção de material pedagógico; II – Lançamento de edição anual e capacitação de formador; III – Formação inicial de agente educacional e desenvolvimento dos trabalhos; IV – Concurso Agrinho; V – Premiação. Este regulamento se refere à etapa IV no que tange ao concurso e as diretrizes para sua realização. Os projetos de trabalho do concurso devem ser desenvolvidos contemplando a perenização do Programa Agrinho através da integração entre escola e sociedade.

Objeto do Regulamento

Trata-se de concurso que compõe uma das etapas do Programa Agrinho e por meio dele se reconhece e premia os trabalhos classificados que são desenvolvidos conforme metodologia específica de cada categoria. São quatro categorias a saber: a) Desenho (educação infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental e educação especial); b) Redação (3º ao 9º ano do ensino fundamental - regular e Educação de Jovens e Adultos - EJA de 3º ao 9º ano de ensino fundamental e educação especial de 3º ao 9º ano de ensino fundamental); d) Agrinho Jovem (alunos de ensino médio, educação de jovens e adultos (EJA - ensino médio) e universitários em instituições públicas e privadas, egressos de ações do SENAR Goiás – ensino médio e superior); d) Município Agrinho (municípios goianos e suas instituições (escolas, universidades, sindicatos...) das redes pública e privada). Tal concurso será regido pelas regras e condições estabelecidas no presente regulamento.

(5)

5 REGRAS GERAIS PARA TODAS AS CATEGORIAS

(Desenho, Redação, Agrinho Jovem e Município Agrinho) 1. LEMA E TEMA

Lema: Saber e atuar para melhorar o mundo.

Tema: Fontes de energias renováveis.

Para fins desse regulamento, meio ambiente constitui-se como cenário no qual se desenvolvem o lema e o tema em cada categoria descrita mais adiante neste documento.

2. CATEGORIAS E PARTICIPAÇÃO

O concurso é divido em quatro categorias sendo: Desenho, Redação, Agrinho Jovem, Município Agrinho. As categorias Desenho e Redação são divididas de acordo com o ano escolar e comporão, obrigatoriamente, como anexos de relatório da categoria Município Agrinho. A seguir descritas as categorias e respectivo público participante:

2.1 Categoria Desenho: alunos de educação especial, educação infantil (4 e 5 anos), 1º e 2º ano do ensino fundamental e que estejam regularmente matriculados em instituições de redes pública e privada, objetivando a elaboração de desenhos sobre o tema mencionado no item 1;

Desenvolvimento e envio de projeto e relatório da categoria Município Agrinho é pré-requisito para participação na categoria Desenho;

O aluno registrará, por meio da arte, a vivência durante o desenvolvimento do Programa Agrinho na escola;

Os trabalhos desta categoria deverão ser enviados como anexo(s) do relatório do projeto da categoria Município Agrinho; não podendo ser encadernados ou grampeados a este;

(6)

6 EJA de ensino fundamental e educação especial – ensino fundamental) que estejam regularmente matriculados em instituições de redes pública e privada objetivando a elaboração de redações sobre o tema mencionado no item 1.

Desenvolvimento e envio de projeto e relatório da categoria Município Agrinho é pré-requisito para participação na Categoria Redação.

O aluno registrará por meio da arte a vivência durante o desenvolvimento do Programa Agrinho na escola.

Os trabalhos desta categoria deverão ser enviados como anexo(s) do relatório do projeto da categoria Município Agrinho; não podendo ser encadernados ou grampeados a este.

2.3 Categoria Agrinho Jovem: alunos de ensino médio, educação especial (ensino médio), educação de jovens e adultos (ensino médio) e ensino superior de instituições públicas e privadas e egressos de ações do SENAR Goiás (ensino médio ou superior), objetivando a descrição de plano de negócio simplificado evidenciando o empreendedorismo sustentável durante o desenvolvimento do Programa Agrinho.

Excepcionalmente para a categoria Agrinho Jovem a referência ao tema do ano de 2016 (Água: preservação e uso no campo e na cidade) e de 2017 (Fontes de energias renováveis) poderão ser considerados no plano de negócio sem, contudo, haver a obrigatoriedade de tais temas se relacionarem diretamente ao negócio propriamente dito.

Os trabalhos desta categoria poderão ser enviados em como anexo(s) do relatório do projeto da categoria Município Agrinho, caso sejam enviados por instituições de ensino; não podendo ser encadernados ou grampeados a este.

Incentivará empreendedorismo sustentável em jovens e adultos participantes, durante a construção de um plano simplificado de negócio.

(7)

7 qual participarão alunos de ensino médio (1º a 3º ano) e egressos de ações do SENAR Goiás (com ensino médio), e que não esteja no Ensino Superior. b) Agrinho Jovem Universitário destinada a acadêmicos de todas as áreas, graduados e egressos de ações ofertadas pelo SENAR Goiás (com ensino superior em qualquer área).

Para o participante egresso, dispensa-se da instituição a obrigatoriedade de participação em formação inicial, prevalecendo a necessidade de indicação de mediador devidamente identificado em ficha de inscrição do trabalho, sob pena de ser desclassificado.

2.4 Categoria Município Agrinho: comunidade escolar/acadêmica (gestores educacionais, diretores, supervisores, coordenadores, secretários, docentes e discentes), de redes pública e privada, objetivando registrar a vivência pedagógica sobre o tema mencionado no item 1 durante o desenvolvimento do Programa Agrinho nas instituições participantes em cada município.

Tem como pré-requisito que pelo menos um profissional ligado à instituição tenha participado e concluído formação inicial de agente educacional ministrada pelo SENAR Goiás.

Cada instituição participante registrará, por meio de projeto e relatório dos trabalhos desenvolvidos, como ocorreram as iniciativas de debate, reflexão e demais atividades desenvolvidas pelos educadores e seus alunos, juntamente com toda a comunidade escolar/acadêmica. Ressalta-se que o projeto e o relatório dessa categoria deverão conter como anexos os trabalhos das categorias Desenho e Redação (caso a instituição atenda o público de tais categorias e as desenvolveu), sob pena de desclassificação destes.

A equipe da secretaria municipal e Estadual de educação poderá relatar as ações do Programa Agrinho no município, especialmente aquelas empreendidas por cada instituição participante, identificando-se as realizadas individualmente bem como as ações coletivas.

(8)

8 No município onde a secretaria de educação optar por não relatar as ações do programa, cada instituição de ensino poderá encaminhar projeto e relatório das ações individualmente, considerados os termos deste regulamento.

O nome da categoria se deve ao formato de atuação da instituição (escolar/acadêmica) que “ultrapassa os muros” de modo a contribuir com a sociedade em geral, dos benefícios que vão além da comunidade na qual está inserida, contribuindo sobremaneira para com todo o município; o que faz com que as ações locais alcancem impactos globais.

3. INSCRIÇÕES

3.1 Poderá inscrever-se ao concurso cada instituição pública e privada que tenha pelo menos um agente educacional do Programa Agrinho, que tenha concluído formação ministrada pelo SENAR Goiás.

3.2 Caberá à direção da instituição a seleção dos trabalhos por categoria/ano escolar para representá-la no concurso.

3.3 Para egressos de ações do SENAR Goiás (ensino médio e superior) as inscrições poderão ser encaminhadas pelo sindicato rural/parceiro ou pelo próprio participante, devidamente identificado o mediador na ficha de inscrição.

3.4 A direção da instituição de ensino e/ou sindicato rural/parceiro encaminhará um único volume (envelope ou caixa) contendo os seus trabalhos ao SENAR Goiás somente no período de 14 de agosto (segunda-feira) a 01 de setembro (sexta-feira) - (sem prorrogação), e será considerada válida a data de postagem do material nos correios para efeito de recebimento. Poderão ainda ser entregues pessoalmente na sede do SENAR Goiás (Rua 87 nº 662 - Setor Sul - Edifício FAEG - 1º andar - CEP: 74093-300 - Goiânia-GO), no período citado, exclusivamente em horário comercial (de segunda a sexta-feira de 08:00 às 12:00 e de 14:00 às 18:00), excetuando-se recessos e feriados. Trabalhos entregues fora do prazo ou postados após o dia 01 de setembro serão automaticamente desclassificados. A data de postagem será considerada a constante de carimbo dos correios no material recebido (envelope ou caixa).

3.5 No material encaminhado ao concurso deverá conter os trabalhos e as fichas de inscrição correspondentes à categoria/ano escolar de acordo com o item 2. A ficha

(9)

9 de inscrição deverá ser totalmente preenchida, carimbada e assinada pela direção da instituição e/ou sindicato rural/parceiro.

3.6 Os modelos das fichas de inscrição e os formulários para confecção dos trabalhos para o envio, estarão disponíveis no site http://www.senargo.org.br ou em outro link disponibilizado pelo SENAR Goiás. O não envio da ficha de inscrição e/ou seu preenchimento incompleto e o não uso do formulário 2017 para confecção dos trabalhos implicará, automaticamente, na desclassificação.

3.7 Todos os trabalhos de todas as categorias/ano escolar de acordo com o item 2 deverão ser encaminhados pela instituição e/ou sindicato rural/parceiro, para a sede do SENAR Goiás, em um malote (envelope ou caixa) com as identificações conforme modelo abaixo:

4. NORMAS PARA APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS

As instituições, por intermédio dos professores e demais agentes envolvidos, deverão trabalhar o tema com os alunos, incentivando seu debate no ambiente de ensino, bem como organizar e supervisionar a confecção dos trabalhos.

Os sindicatos rurais/parceiros deverão desenvolver estratégias de sensibilização e mobilização para debater o tema do concurso junto aos alunos/participantes, por intermédio de atividades que fazem parte do processo de ensino aprendizagem.

Os trabalhos das categorias Desenho e Redação deverão ser anexados ao projeto (e relatório) da categoria Município Agrinho.

Serviço Nacional da Aprendizagem Rural

Administração Regional do Estado de Goiás – SENAR Goiás Endereço: Rua 87 nº 662 - Setor Sul - Edifício FAEG - 1º andar CEP 74093-300 - Goiânia-GO

PROGRAMA AGRINHO 2017 CONCURSO – CATEGORIAS

(Assinale com X somente as categorias enviadas, conforme descritas no item 2 do Regulamento)

___ Desenho; ___ Redação; ___ Agrinho Jovem; ___ Município Agrinho

(10)

10 Para as categorias Desenho e Redação poderão ser encaminhados até vinte trabalhos para cada subcategoria, sendo apenas um trabalho por aluno, conforme ítem 2 deste regulamento, sendo: Desenho educação especial, Desenho educação infantil, Desenho 1º ano do ensino fundamental, Desenho 2º ano do ensino fundamental, Redação 3º ano do ensino fundamental, Redação 4º ano do ensino fundamental, Redação 5º ano do ensino fundamental, Redação 6º ano do ensino fundamental, Redação 7º ano do ensino fundamental, Redação 8º ano do ensino fundamental e Redação 9º ano do ensino fundamental.

Para a categoria Agrinho Jovem poderão ser enviados todos os trabalhos elaborados (plano de negócio), sem limite de quantidade.

Para a categoria Município Agrinho cada instituição enviará apenas um trabalho (projeto, relatório e seus anexos); não sendo permitida substituição de trabalho, ou parte deste, após recebimento de parte do SENAR Goiás, independente da alegação. A instituição que enviar mais de um trabalho para esta categoria terá todos desclassificados da mesma categoria.

4.1 Categoria Desenho (educação infantil, 1º ano do ensino fundamental, 2º ano do ensino fundamental e educação especial)

O desenho deverá ser feito pelo aluno, apresentado no formulário padrão, sem rasuras, com o nome do aluno e do professor somente no verso do desenho, em folha de papel tamanho A4, branca ou de papel reciclado, grampeada à ficha de inscrição, sob pena de desclassificação.

O desenho deverá ser pintado com lápis de cor e/ou giz de cera e/ou caneta hidrocor e poderá conter um título na parte da frente da folha, desde que seja manuscrito do aluno.

Serão desclassificados trabalhos que contenham título ou cabeçalho impresso no formulário padrão.

Não serão aceitos desenhos feitos com colagem (uso de cola), sob pena de desclassificação.

(11)

11

O formulário para confecção do desenho estará disponível no site

http://www.senargo.org.br ou em outro link disponibilizado pelo SENAR Goiás.

Serão desclassificados os trabalhos que contenham, em qualquer hipótese, expressões, sinais ou palavras contrárias à moral e aos bons costumes, que ofendam a liberdade de religião, gênero, ideologia ou sentimentos das pessoas, que firam os direitos da criança e do adolescente ou gerem risco à sua integridade física ou psicológica, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

4.2 Categoria Redação (3º ao 9º ano do ensino fundamental (regular e EJA de 3º ao 9º ano de ensino fundamental e educação especial – ensino fundamental)

Do 3º ao 5º ano

Para os alunos de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, os gêneros textuais serão poema e/ou diário pessoal e/ou carta. O professor poderá desenvolver esta categoria em cada turma em que atua. O professor trabalhará sobre os três gêneros com a turma permitindo a cada aluno escolher o gênero textual que mais se identifica para produzir o texto.

Para alunos de 3º, 4º e 5º anos do ensino fundamental, o texto deverá ser apresentado em uma lauda de vinte a vinte e cinco linhas. Texto com menos de vinte linhas ou mais de vinte e cinco linhas será desclassificado.

É obrigatório título para o gênero poema, sob pena de desclassificação do trabalho.

É obrigatório o uso da folha de redação (correspondente ao 3º, 4º e 5º anos) que estará disponível no site http://www.senargo.org.br ou em outro link disponibilizado pelo SENAR Goiás grampeada à ficha de inscrição. A não observância desse item implicará na desclassificação da redação.

É obrigatória a identificação do gênero textual na frente do trabalho, sob pena de desclassificação.

(12)

12 trabalho cujo texto for escrito a lápis ou com caneta de tinta de cor diferente das mencionadas.

Do 6º ao 9º ano

Para os alunos do 6º, 7º, 8º e 9º anos, os gêneros textuais serão artigo de opinião e/ou conto e/ou crônica. O professor poderá desenvolver esta categoria em quantas turmas atuar. O professor trabalhará sobre os três gêneros com a turma permitindo a cada aluno escolher o gênero textual que mais se identifica para produzir o texto.

Para alunos dos 6º, 7º, 8º e 9º anos do ensino fundamental, o texto deverá conter, obrigatoriamente, título, sob pena de desclassificação, e deverá ser apresentado em uma lauda de trinta a trinta e cinco linhas. Texto com menos de trinta linhas ou mais de trinta e cinco linhas será desclassificado.

É obrigatório o uso da folha de redação (correspondente ao 6º, 7º, 8º e 9º anos) que estará disponível no site http://www.senargo.org.br ou em outro link disponibilizado pelo SENAR Goiás, grampeada à ficha de inscrição.

É obrigatória a identificação do gênero textual na frente do trabalho, sob pena de desclassificação.

É obrigatória a escrita utilizando caneta de tinta azul ou preta. Será desclassificado trabalho cujo texto for escrito a lápis ou com caneta de tinta de cor diferente das mencionadas.

A redação do aluno deve ser o resultado de todo um processo de ensino e aprendizagem da leitura e da escrita, dentro do tema apresentado, tendo como base as coletâneas contidas no material disponibilizado pelo SENAR – o que exige leituras, discussões, debates, orientações sobre a temática, características do gênero textual trabalhado e orientações sobre morfossintaxe, ortografia, pontuação e acentuação.

O texto deve ser sobre o tema proposto, tendo como “cenário” o meio ambiente, sob pena de ser desclassificado.

(13)

13 Serão desclassificados os trabalhos que contenham, em qualquer hipótese, expressões, sinais ou palavras contrárias à moral e aos bons costumes, que ofendam a liberdade de religião, gênero, ideologia ou sentimentos das pessoas, que firam os direitos da criança e do adolescente ou gerem risco à sua integridade física ou psicológica, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

Categoria Agrinho Jovem

O registro nessa categoria deverá preencher as formalidades abaixo, sob pena de ser desclassificado:

 A elaboração e a execução do plano simplificado de negócio seguirão os referenciais teóricos: Projeto Político Pedagógico (PPP) do Programa Agrinho, regulamento do concurso, além de outras fontes de pesquisa relacionadas a plano de negócios, pequenas empresas, empreendedorismo sustentável e sobre o ramo escolhido para o negócio, além de outros assuntos que julgar pertinentes;

 O formulário para o desenvolvimento do plano de negócio será disponibilizado no site http://www.senargo.org.br ou em outro link disponibilizado pelo SENAR GOIÁS, deverá ser grampeado à ficha de inscrição juntamente com documentos comprobatórios (certificados/declarações, vídeo, fotos...), quando houver. Outros campos poderão ser acrescentados de modo a tornar o plano mais completo e suficientemente descritivo;

 O plano de negócio poderá constar sócios; apenas um titular (sócio majoritário) será cadastrado no sistema como autor do plano e concorrente no concurso;  Serão considerados certificado(s)/declaração(ões) de curso(s), presencial ou a

distância, contemplados no portfólio do SENAR Goiás realizados dentro dos anos de 2013 a 2017;

 O plano poderá ter como anexo um vídeo relatando aspectos do negócio pretendido de modo a evidenciar alguns aspectos, por exemplo, demonstração de produção para empresa em funcionamento. O vídeo deve ser entregue em arquivo único, nos formatos “AVI”ou “WMV”ou “MP 4”ou “MPG” de 5 a 8 minutos. Materiais encaminhados fora das especificações indicadas não serão

(14)

14 considerados para efeito de julgamento;

 Os participantes egressos de ações do SENAR Goiás deverão comprovar por meio de certificado/declaração a formação exigida pela categoria;

 Serão desclassificados os trabalhos que contenham, em qualquer hipótese, expressões, sinais ou palavras contrárias à moral e aos bons costumes, que ofendam a liberdade de religião, sexo, ideia ou sentimentos das pessoas, que firam os direitos da criança e do adolescente ou gerem risco à sua integridade física ou psicológica, segundo o estatuto da criança e do adolescente – ECA.

4.4 Categoria Município Agrinho

O registro da vivência pedagógica do projeto da instituição de ensino junto ao Programa Agrinho nessa categoria preencherá as formalidades abaixo:

Deverá constituir um comitê gestor do projeto local da instituição junto ao Programa Agrinho, composto por no mínimo três representantes da comunidade escolar/acadêmica (diretor de instituição de ensino, coordenador pedagógico – preferencialmente - professor, aluno e pessoal administrativo), do qual pelo menos um representante tenha participado e concluído formação inicial de agente educacional do Programa Agrinho no ano de 2017 e que atue direta ou indiretamente com alunos de educação especial, educação Infantil (4 e 5 anos) , ensino fundamental, ensino médio, ensino superior e egressos do SENAR Goiás;

A elaboração e a execução do projeto de trabalho e relatório das ações empreendidas por instituições de ensino público e privado deverão ser realizadas considerando especificações mínimas necessárias contidas em formulário próprio, podendo acrescentar mais tópicos e informações que julgar necessários e seguindo os referenciais teóricos do Programa Agrinho: Projeto Político Pedagógico (PPP),

regulamento do concurso, links sugeridos e disponibilizados no site

http://senargo.org.br/programas/item/137-programa-agrinho ou em outro local divulgado pelo SENAR Goiás, além de outras fontes de pesquisa relacionadas ao tema de 2017.

(15)

15 O projeto e relatório da categoria Município Agrinho serão elaborados considerando-se que:

A-Instituição de ensino (escola, universidade...) elaborará projeto de trabalho contemplando as ações que serão/foram realizadas durante o ano; acrescentará - como anexo ao projeto - o relatório das ações executadas, o projeto de captação de recursos locais (caso haja). Elencar também as ações que permanecerão em andamento mesmo após o envio do relatório para o concurso. Mencionar ações de anos anteriores (do Programa Agrinho e/ou correlatas) e que permaneceram ativas e/ou que geraram impactos positivos na comunidade;

Trabalhos das categorias Desenho e Redação comporão projeto e relatório da categoria Município Agrinho, sendo estes enviados na mesma embalagem (envelope, caixa, malote...);

A quantidade de páginas do projeto juntamente com relatório das ações será de no mínimo vinte laudas, excetuando-se as folhas correspondentes a Desenho e Redação;

É obrigatório que trabalhos das categorias Desenho, Redação e respectivas fichas de inscrição sejam encaminhados ao SENAR juntamente com projeto e relatório da categoria Município Agrinho sendo que não poderão ser encadernados nem grampeados no projeto nem no relatório;

Trabalhos da categoria Agrinho Jovem – realizada em instituição de ensino - e respectivas fichas de inscrição poderão ser encaminhados ao SENAR juntamente com projeto e relatório da categoria Município Agrinho sendo que não poderão ser encadernados nem grampeados no projeto nem no relatório.

B-Equipe de sindicato rural poderá registrar em relatório geral as ações do Programa Agrinho no município em que atua, especificando: regional do SENAR Goiás, nome do município, nomes (completos e por extenso) - mencionando cargo, data de nascimento, CPF, RG (com órgão expedidor), e-mail e telefones (com DDD) - de: a) presidente do sindicato rural; b) agente educacional do Programa Agrinho (do

(16)

16 sindicato); c) mobilizador(a) do sindicato; d) pessoa de contato no sindicato rural indicada como responsável pelo programa no município que atende;

Relatar quais instituições de ensino (escolas, universidades...) que participam do programa em 2017, especificando principais ações desenvolvidas por cada instituição e ações conjuntas envolvendo mais de uma instituição e que foram acompanhadas pela diretoria e/ou equipe (mobilizador e outros) do sindicato;

Mencionar ações de anos anteriores e que permaneceram ativas e/ou que geraram impactos positivos na comunidade;

Destacar ações em andamento e que permanecerão após o concurso 2017;

Incluir no relatório as instituições privadas participantes.

Enviar relatório ao SENAR Goiás considerando prazo e endereço especificados neste regulamento.

C-Equipes de órgãos gestores da educação local (municipal/prefeitura) e regional (estadual/subsecretaria) poderão registrar em relatório geral as ações do Programa Agrinho em município/região de atuação, especificando: regional do SENAR Goiás (consultar lista disponibilizada no link: http://senargo.org.br/programas/item/137-programa-agrinho), nome do(s) município(s), nomes (completos e por extenso) - mencionando cargo, data de nascimento, CPF, RG (com órgão expedidor), e-mail e telefones (com DDD) - de: a) prefeito(a); b) titular de secretaria municipal de educação/subsecretaria regional de educação; c) titulares de outras secretarias municipais (meio ambiente, agricultura...) que julgar pertinentes ao tema do ano; d) pessoa (ou equipe) – preferencialmente coordenador pedagógico), responsável pelo Programa Agrinho na rede municipal/estadual de ensino; e) presidente de câmara de vereadores; ratificando: nomes (completos e por extenso), cargo, data de nascimento, CPF, RG (com órgão expedidor), e-mail e telefones (com DDD);

Relatar quais instituições de ensino (escolas, universidades...) que participam do programa em 2017, especificando principais ações desenvolvidas por cada instituição e ações conjuntas envolvendo mais de uma instituição e que foram acompanhadas

(17)

17 pela equipe gestora da educação local;

Mencionar ações de anos anteriores e que permaneceram ativas e/ou que geraram impactos positivos na comunidade;

Destacar ações em andamento e que permanecerão após o concurso 2017;

Incluir no relatório as instituições privadas participantes;

Enviar relatório ao SENAR Goiás considerando prazo e endereço especificados neste regulamento.

 O documento composto por projeto e relatório das ações de cada instituição deverá conter no mínimo vinte páginas, sem contar capa e trabalhos de Redação, Desenho sob pena de desclassificação;

 Relatar todas as atividades desenvolvidas pelos participantes, considerando o tema do ano, de modo que os trabalhos das categorias Agrinho Jovem (quando houver), Desenho e Redação estejam contemplados e encaminhados juntamente com o projeto e o relatório;

 Deverá conter listagem com dados do comitê gestor, de professores, funcionários administrativos (com data de nascimento, e-mail e telefone);

 Documentos comprobatórios das diversas atividades desenvolvidas na escola como fotos (datadas e legendadas), vídeos, trabalhos dos estudantes registrados no corpo do projeto ou gravados em DVD ou pen drive (evitar CD);

 O projeto (com relatório) deverá ser encadernado em espiral e seguir as normas da ABNT, em fonte Arial, Calibri ou Times New Roman, tamanho da letra 12 e espaçamento 1,5 linhas;

 Recomenda-se uma criteriosa revisão ortográfica do projeto e do relatório, bem como dos trabalhos apresentados pelos alunos que farão parte do relato da categoria Município Agrinho;

 Serão desclassificados os trabalhos que contenham, em qualquer hipótese, expressões, sinais ou palavras contrárias à moral e aos bons costumes, que ofendam a liberdade de religião, gênero, ideologia ou sentimentos das pessoas. Que firam os direitos da criança e do adolescente ou gerem risco à sua integridade

(18)

18 física ou psicológica, segundo o Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA.

5. SELEÇÃO PARA O ENVIO DOS TRABALHOS

5.1 Categoria Desenho

Fica a cargo da direção da escola selecionar, dentre os trabalhos elaborados pelos alunos, a quantidade de até vinte desenhos de cada categoria/ano escolar para participarem do concurso independente da escola ter várias turmas do mesmo ano (Desenho – educação infantil (4 e 5 anos), Desenho – 1º ano do ensino fundamental, Desenho – 2º ano do ensino fundamental e Desenho - Educação especial).

No caso de envio de mais de vinte desenhos de uma mesma categoria/ano escolar e pela mesma escola, todos serão automaticamente desclassificados.

Os desenhos enviados deverão ser de autoria de alunos diferentes. No caso de envio de dois ou mais desenhos do mesmo aluno, todos os demais do ano correspondente ao que esse aluno esteja matriculado serão automaticamente desclassificados.

Os trabalhos selecionados para serem enviados para o concurso comporão parte do projeto e do relatório da categoria Município Agrinho.

5.2 Categoria Redação

Fica a cargo da direção da escola selecionar, até vinte redações por categoria/ano escolar para participarem do concurso independente da escola ter várias turmas do mesmo ano, tanto para ensino regular quanto para EJA - Educação de Jovens e Adultos e educação especial (Redação 3º ano do ensino fundamental, Redação 4º ano do ensino fundamental, Redação – 5º ano do ensino fundamental, Redação – 6º ano do ensino fundamental, Redação – 7º ano do ensino fundamental, Redação – 8º ano do ensino fundamental e Redação – 9º ano do ensino fundamental).

No caso de envio de mais de vinte redações por categoria/ano escolar pela mesma escola, todas serão automaticamente desclassificadas.

(19)

19 de duas ou mais redações do mesmo aluno, todas as demais do ano correspondente ao que este aluno esteja matriculado serão automaticamente desclassificadas.

Os trabalhos selecionados para serem enviados para o concurso comporão parte do projeto e do relatório da categoria Município Agrinho.

5.3 Categoria Agrinho Jovem

Fica a cargo da direção da instituição e/ou sindicato rural/parceiros selecionar os trabalhos de jovens empreendedores para participarem do concurso.

É livre o número de trabalhos a serem enviados para o concurso.

Os trabalhos enviados deverão ser de autoria de alunos diferentes.

5.4 Categoria Município Agrinho

Constituir comitê gestor do projeto da escola com o mínimo de três representantes.

É livre o número de participantes na elaboração do projeto da escola, porém cada escola poderá encaminhar apenas um projeto (e relatório) especificando as atividades, registrando e comprovando sua participação no Programa Agrinho 2017, bem como os resultados alcançados.

6. JULGAMENTO

O julgamento dos trabalhos será realizado por uma comissão julgadora multidisciplinar indicada pelo SENAR Goiás, promotor do concurso.

As decisões da comissão julgadora são soberanas, delas não cabendo recurso em qualquer instância.

Estão impedidos de participar do Concurso Agrinho: educadores/instrutores e funcionários do SENAR Goiás, integrantes de comissão julgadora deste concurso, bem como parentes em linha reta, colateral ou afim, até o segundo grau.

(20)

20 infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental):

Ordem Critérios de Avaliação Pontuação

1

Pertinência ao lema: Saber e atuar para melhorar o mundo e ao tema: Fontes de energias renováveis, considerando os conteúdos apresentados pelo Programa Agrinho 2017

Caráter Classificatório 2 Vivacidade/Traçado/Colorido 30 3 Originalidade/Criatividade 30 4 Impacto Visual 30 5

Apresentação: o desenho poderá conter um título na frente da folha, ser apresentado no formulário padrão, ser em folha de papel tamanho A4, sem rasuras e intervenção do professor ou familiares

10

6.2 Critérios de Avaliação da categoria Redação (3º ao 9º ano do ensino fundamental – sendo de ensino regular, EJA e educação especial)

Ordem Critérios de Avaliação Pontuação

1

Pertinência ao lema: Saber e atuar para melhorar o mundo e ao tema: Fontes de energias renováveis, considerando os conteúdos apresentados pelo Programa Agrinho 2016

Caráter Classificatório

2 Presença de elementos do gênero textual escolhido 40

3 Originalidade, criatividade e criticidade 30

4 Coerência (lógica) e coesão. Aspectos de gramática e ortografia 30

6.3 Critérios de Avaliação da categoria Agrinho Jovem

Ordem Critérios de Avaliação Pontuação

1

Referência ao tema de 2016 - Água: Preservação e uso no campo e na cidade, e de 2017 – Fontes de energias

renováveis

03

(21)

21 6.4 Critérios de avaliação da categoria Município Agrinho

Ordem Critérios de Avaliação Pontuação

1

Pertinência ao lema: Saber e atuar para melhorar o mundo e ao tema: Fontes de energias renováveis, considerando os conteúdos apresentados pelo Programa Agrinho 2017

Caráter Classificatório

2 Inovação e criatividade 25

3

Apresentação de acordo com o Projeto Político Pedagógico, com descrição das atividades realizadas e conclusão, que devem ser explicitadas com clareza e coesão

10

4

Procedimentos e as metodologias utilizadas no projeto permitem chegar aos resultados (com as devidas comprovações)

20

5 Demonstração de diálogo para a discussão do problema, dos 20

do plano de negócio, que deve ser explicitada com clareza e coesão

3

Empreendedorismo sustentável contemplado no plano de negócio, de modo que na execução possa se constatar os procedimentos e resultados

20

4 Tendência de mercado regional considerada no plano de

negócio 12

5

Coerência do(s) curso(s) do portfólio do SENAR Goiás realizado(s) pelo aluno com o plano de negócio

(empreendedorismo, gerencial ou na própria área). Serão atribuídos 4 (quatro) pontos para cada certificado

apresentado, podendo o candidato apresentar no máximo 5 (cinco) certificados

20

6

Realização de curso(s) do portfólio do SENAR Goiás. Serão atribuídos 2 (dois) pontos para cada certificado apresentado, podendo o candidato apresentar no máximo 5 (cinco)

certificados

(22)

22 procedimentos e dos resultados do projeto (fotos, vídeos...)

6 Impacto do projeto na construção do conhecimento e

intervenção na realidade (fotos, vídeos...) 25

7. PREMIAÇÃO

Será premiado o primeiro lugar de cada categoria/ano escolar relacionada no item 2 desse regulamento, de cada uma das doze regionais do SENAR Goiás.

Caso julgue necessário, o SENAR Goiás poderá optar por destinar equipe interna e de avaliadores para assistir apresentação de trabalhos finalistas, de modo a constatar resultados dos projetos, contribuindo para melhor definição de classificação dos premiados.

Os prêmios deverão ser retirados somente pelos vencedores e somente ao final da cerimônia de premiação, no dia e local do evento.

Em hipótese alguma será entregue prêmio em data posterior à cerimônia de premiação, independente de qual seja o motivo.

Prêmios em viagens técnicas acontecerão em dia e horário definidos pelo SENAR Goiás, não havendo opção de transferência de data para o premiado.

A garantia dos equipamentos entregues como premiação será aquela ofertada por seu fabricante.

7.1 Categoria Desenho (educação infantil, 1º e 2º ano do ensino fundamental e educação especial)

Premiação

Classificação Aluno(a) Professor(a)

1º lugar de cada região por

categoria/ano escolar 1 (um) Tablet Cheque no valor de R$ 500,00

(23)

23 7.2 Categoria Redação (3º, 4º, 5º, 6º, 7º 8º e 9º ano do ensino fundamental, regular, EJA e educação especial)

Premiação

Classificação Aluno(a) Professor(a)

1º lugar de cada região por categoria/ ano escolar

1 (um)

Smartphone Cheque no valor de R$ 500,00

* Esses prêmios poderão sofrer alterações definidas pelo SENAR Goiás 7.2 Categoria Município Agrinho

Os componentes do comitê gestor do projeto da escola, envolvidos na elaboração dos trabalhos realizados nessa categoria, serão convidados a participar de um sorteio onde será escolhido a pessoa que representará a escola premiada.

O sorteio será realizado em cada município vencedor ou de outra forma definida pelo SENAR Goiás, em local e data a serem definidos e divulgados por este (SENAR).

Poderão estar presentes no sorteio representante(s) do SENAR Goiás e/ou sindicato rural, autoridades locais, diretores, professores, alunos e comunidade em geral

A representação se dará para recebimento dos prêmios, inclusive viagens técnicas, quando houver.

Premiação

Classificação Representante da escola

(sorteado do comitê gestor) Escola

1º lugar de cada região Viagem técnica

Cheque no valor de R$2.500,00 para investimento na escola

(24)

24 Premiação: dois carros zero quilômetro

Classificação Escola Escola

1º lugar de cada região 1º colocado dentre os 1º lugar de cada região

Sorteio de um carro zero quilômetro

* Esses prêmios poderão sofrer alterações definidas pelo SENAR Goiás 7.3 Categoria Agrinho Jovem Ensino Médio

Premiação

Classificação Aluno(a)/Participante Professor/Mediador

1º lugar de cada região

Cheque no valor de R$ 5.000,00 Cheque no valor de R$

500,00

* Esses prêmios poderão sofrer alterações definidas pelo SENAR Goiás; 7.4 Categoria Agrinho Jovem Universitário

Premiação

Classificação Aluno(a)/Participante Professor/Mediador

1º lugar de cada região

Cheque no valor de R$ 5.000,00 Cheque no valor de R$

500,00

* Esses prêmios poderão sofrer alterações definidas pelo SENAR Goiás; 8. RESULTADO

O resultado do concurso será divulgado no site do http://www.senargo.org.br ou em outro link disponibilizado pelo SENAR Goiás em data a ser estabelecida.

9. CERIMÔNIA

A cerimônia de premiação será realizada, em data, hora e local a serem definidos pelo SENAR Goiás.

Será realizado no dia e local da cerimônia uma feira para exposição de trabalhos premiados de cada categoria e de cada região.

(25)

25 10. DISPOSIÇÕES GERAIS

A entrega dos trabalhos originais (em formulários específicos divulgados no site do http://www.senargo.org.br ou em outro link disponibilizado pelo SENAR Goiás) e ficha de inscrição impressa e assinada pelas instituições envolvidas, por si só constitui a inscrição e participação no concurso, importando em instrumento de plena aceitação, por parte do concorrente, das normas estabelecidas para o mesmo.

É vedada a participação de trabalhos que não obedeçam a especificações descritas neste regulamento.

O SENAR Goiás não se responsabiliza pelo extravio dos originais, bem como não devolverá os trabalhos enviados.

Fica autorizado ao SENAR Goiás, sem ônus e definitivo, pelo autor ou seu responsável, a utilização dos trabalhos, ao público em geral, todo e qualquer tipo de comunicação, divulgação, veiculação e enfim, publicidade e promoção relativamente ao seu nome, bem como as imagens e vozes obtidas em materiais e eventos, para fins de divulgação em publicações, em materiais e eventos da instituição, incluindo eletrônicos e na internet, desde que citada a autoria dos trabalhos.

O mesmo professor poderá participar de uma ou mais categorias desse concurso desde que obedecidas as normas estabelecidas neste regulamento.

Aluno/egresso autor de cada trabalho encaminhado de acordo com este regulamento receberá certificado de participação no Programa Agrinho e neste concurso. O certificado será disponibilizado pelo SENAR Goiás e impresso pela instituição a qual enviou seu trabalho.

Caso o(a) premiado(a) não possa usufruir do prêmio oferecido, não terá direito a qualquer outro a título de substituição ou compensação, independente de qual seja a alegação.

É vedada a utilização de materiais e trabalhos de terceiros, sendo esta utilização considerado plágio. Ao se inscrever em qualquer uma das categorias, o participante

(26)

26 garante que conta com a titularidade exclusiva, livre de toda carga ou limitação, de todos os direitos de propriedade intelectual sobre as iniciativas apresentadas. Assim, o SENAR Goiás não será, em nenhum caso, responsável por eventuais reclamações, em relação a infrações de direitos de terceiros, resguardado o direito de se cobrar, de todas as formas possíveis, eventuais danos causados ao SENAR Goiás. Este reserva-se o direito de negar a participação de pessoa que viole direitos de propriedade intelectual e/ou copie conteúdo dos quais não seja proprietário.

Os casos não previstos neste regulamento serão resolvidos pela comissão julgadora do Programa Agrinho/2017 e/ou pelo SENAR Goiás. As decisões tomadas pela comissão julgadora e pelo SENAR Goiás serão soberanas e irrecorríveis, não cabendo ao concorrente quaisquer contestações a tais decisões, bem como dos seus resultados.

Referências

Documentos relacionados

A exatidão do método proposto foi avaliada pela decomposição de CRM de coque de petróleo e através da comparação com os resultados obtidos pela decomposição por combustão

Parte da Reação – o Reactint reage na química do poliuretano e desta forma, não há migração da cor para fora

26 O SENAR/AR-AC e o Instituto CNA não se responsabilizarão por motivos de ordem técnica dos computadores, falhas de comunicação, congestionamento das linhas de

Na hipótese de igualdade de pontuação, o critério de desempate para definição da classificação nesta etapa será a maior nota na comprovação do exercício de

O SERVIÇO NACIONAL DE APRENDIZAGEM RURAL – ADMINISTRAÇÃO REGIONAL DE SERGIPE – SENAR-AR/SE, pessoa jurídica de direito privado, sem fins lucrativos, entidade do Serviço

O relatório de gestão do SENAR-AR/MT apresentado ao TCU, além de cumprir uma formalidade legal constitui importante peça do processo de prestação de contas anual. É um

Tabela 11: Valores dos índices de dificuldade e correlação item-total apresentados pelas crianças na identificação das letras invertidas que compõem cada forma

Finanças Locais, Fontes de Financiamento e Orçamento |Paula Reis Costa 54 ALTERAÇÕES Orçamento (e PAA) Mantem total do orçamento Reforços com contrapartida em anulações