• Nenhum resultado encontrado

CREDENCIAMNETO 2017/ Resposta aos questionamentos 84 a 129

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "CREDENCIAMNETO 2017/ Resposta aos questionamentos 84 a 129"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)

CREDENCIAMNETO 2017/00192 Resposta aos questionamentos 84 a 129

QUESTIONAMENTO 84: Item 3.1.9.4 do Anexo Nº2, Ao que refere-se a remuneração, está claro que será sobre fases (age de dívida), onde o mais antigo remunera mais até pela dificuldade, porém não temos visão de quanto dos clientes de cada lote pertencem a 1ºfase, ou demais. Sendo assim, conseguiriam nos fornece essa visão, quantidade de clientes mês por lote já separado por fase? Essa informação nos auxiliará muito na tomada de decisão de quais lotes solicitarmos.

Exemplo. Quantidade Média Mensal Mínima de Clientes em Cobrança, por Lote Quantidade Média Mensal de Clientes 1º Fase Quanti dade Média Mensa l de Client es Fase Quantid ade Média Mensal de Clientes Fase Quanti dade Média Mensal de Cliente s 4º Fase Valor Médio Mensal Mínimo de Operaçõ es em Cobranç a, por Lote PESSO A F ÍSI C A Lote 1 Região Centro- oeste e Norte 8.000 3.360 1. 840 1.520 1.280 45.000.00 0,00

Resposta: A volumetria dependerá do volume de inadimplência do contratante, bem como da quantidade de empresas contratadas.

QUESTIONAMENTO 85: Documento Nº4 do contrato de serviço na Tabela de Remuneração, Gostaríamos de saber também quais as métricas utilizadas para desdobramento das metas por fases, uma vez que a remuneração estará 100% atrelada no alcance destas metas.

Resposta: A meta dependerá do volume de inadimplência do contratante, bem como da quantidade de empresas contratadas.

QUESTIONAMENTO 86: Item 3.1.9.4 do Anexo Nº2, Gostaria de saber se possível em média quantos nomes devem entrar e sair ao fim e início de cada mês, pois ficou claro q manteremos uma média de x clientes ativos por mês em cada lote, mas não tem uma média de clientes novos entrantes, isso ajudaria no dimensionamento de posições de atendimento.

Resposta: A volumetria dependerá do volume de inadimplência do contratante, bem como da quantidade de empresas contratadas.

QUESTIONAMENTO 87: Item 7.2.1 do Anexo Nº1, Ao que refere-se aos 10 pontos de atendimentos dedicado para cada lote, também se dá aos lotes jurídicos? Onde se localiza uma gama bem menor de clientes por lotes, quando comparado aos lotes de Pessoas físicas, está correto?

(2)

Resposta: O item 7.2.1 esclarece que serão necessários 10 pontos de atendimento dedicados, por lote.

QUESTIONAMENTO 88: Como a Caixa não consegue separar CPF de CNPJ podemos considerar que todo o volume indicado pela Caixa é uma coisa ou outra? Exemplo (Dados Fictícios). A CAIXA indicou 100.000 CPF e CNPJ juntos nas 5 UFs que atuamos. Podemos considerar a média de 20.000 CPF e CNPJ por UF? Para fins de contabilização, podemos considerar esse atestado como sendo apenas de CPF?

Resposta: Não. Conforme item 3.1.9.1 deverão ser comprovadas as quantidades mínimas exigidas por lote e por segmento.

QUESTIONAMENTO 89: Considerando que com relação a infraestrutura física e de tecnologia da informação, mínima, a ser mantida durante toda a vigência do Contrato, o item 7.2.1 do projeto básico prevê: “7.2.1 10 Pontos de Atendimentos – PA, exclusivos para o processo de cobrança e recuperação de crédito do CONTRATANTE, por Lote habilitado”, questionamos qual a fundamentação de tal exigência, vez que a métrica vai variar conforme a quantidade de empresas credenciadas para o lote. Entendemos que tal exigência é completamente contrária à sistemática de trabalho a ser adotada, vez que a cobrança será dividida em tantas quantas forem as empresas credenciadas para o lote.

Resposta: Esclarecemos tratar-se de 10 pontos de atendimento dedicados. A exigência é baseada em estudos técnicos realizados pelo Contratante.

QUESTIONAMENTO 90: Outrossim, com relação aos atestados para comprovação de execução de serviço de natureza semelhante ao licitado, considerando a possibilidade de soma de atestados, questionamos se para atendimento do edital a soma deverá ser por exemplo de atestados referentes a serviços prestados em 2016/2015 ou 2015/2014 ou 2014/2013 ou 2013/2012, etc.

Resposta: Independente do ano, para poder somar atestados de lotes do mesmo segmento, a empresa deverá comprovar que a prestação ininterrupta dos serviços de cobrança por, no mínimo, 12 (doze) meses é o mesmo nos lotes desejados. Para segmentos diferentes poderão ser entregues atestados de períodos diferentes

QUESTIONAMENTO 91: Ainda, com relação aos atestados, questionamos qual interpretação será dada ao atestado que indicar cobrança de pessoa jurídica ou física sem discriminar a quantidade especifica de cada uma delas.

Resposta: Conforme item 3.1.9.3 do Anexo 2 do Edital, o(s) atestado(s) deverá(ão) conter obrigatoriamente a média mensal mínima de clientes e de valores de operações em cobrança extrajudicial de dívidas por lote e segmento, sob pena de não aproveitamento do atestado.

QUESTIONAMENTO 92: - Se a empresa apresentar atestados que habilitem pela quantidade, mas tem valor de saldo devedor médio inferior ao mínimo estipulado da tabela, ou vice e versa, será considerado?

Resposta: Não. A comprovação deverá ser feita tanto para a quantidade de clientes como pelos valores de operações em cobrança.

(3)

QUESTIONAMENTO 93: - Há necessidade do reconhecimento de firma das assinaturas nos Atestados de Capacidade Técnica?

Resposta: Não.

QUESTIONAMENTO 94: - Se a empresa for habilitada nos 10 lotes, ela deverá ter no mínimo 100 PAS ou 200 Pessoas?

Resposta: O item 7.2.1 esclarece que serão necessários 10 pontos de atendimento por lote habilitado.

QUESTIONAMENTO 95: - Temos Atestado que possui as quantidades (Tanto PF quanto PJ) de sobra, porém o saldo dos contratos PJ é menor do exigido e o Saldo

PF supera o exigido tanto em PF quanto PJ, bem como na somatória dos dois

juntos. Esse atestado será valido?

Resposta: A comprovação deverá ser feita tanto para a quantidade de clientes como pelos valores de operações em cobrança por segmento (PF ou PJ).

QUESTIONAMENTO 96: - Considerando que o objeto do Edital/Contrato seja o credenciamento de empresas para realização de cobrança extrajudicial de créditos, oriundos de operações de crédito, arrendamento mercantil, CONSÓRCIO, serviços ou qualquer outra operação análoga a crédito; - Considerando que somente ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIOS podem administrar grupos e cotas de carteiras de consórcio; - Considerando que administradoras de consórcios são consideradas análogas e se equiparam às instituições financeiras, inclusive regulamentadas pelo Banco Central (BANCEN); Gostaríamos de consulta-los sobre a possibilidade de apresentação de atestados de capacidade técnica fornecidos exclusivamente por ADMINISTRADORAS DE CONSÓRCIO, atendendo todos os requisitos de volume, quantidade e prazo de prestação de serviço prestado. Tal questionamento se faz necessário posto as considerações acima, e além disso, garantir a participação de empresas que atuam com cobrança extrajudicial neste segmento.

Resposta: Conforme item 3.1.9.1 somente serão aceitos atestados emitidos por emitido(s) por Instituição Financeira do tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial, Caixa Econômica ou Securitizadora de Créditos.

QUESTIONAMENTO 97: Não sendo a empresa interessada no Credenciamento uma EPP- Empresa de Pequeno Porte ou ainda MICOEMPRESA, faz-se necessária a entrega do ANEXO N° 7 (MINUTA DE DECLARAÇÃO DE MICROEMPRESA E EMPRESA DE PEQUENO PORTE) devidamente assinado?

Resposta: Conforme item 3.1.7 do Anexo 02 do Edital, a declaração do Anexo 07 deverá ser apresentado apenas no caso de Microempresas - ME e Empresas de Pequeno Porte – EPP.

QUESTIONAMENTO 98: Conforme item 3.18 do referido edital, faz-se necessária apresentação de registro ou inscrição da PARTICIPANTE na entidade profissional competente se houver. Entendemos que por sermos uma empresa de natureza sociedade limitada, e por termos apenas nosso registro na Junta comercial de São Paulo e perante ao órgão federal competentes, no caso Ministério da Fazenda, podemos

(4)

apresentar o Cartão CNPJ e o contrato Social que atenderemos a solicitação do item 3.18?

Resposta: A exigência do item 3.1.8 é apenas se houver entidade profissional competente. Inexistindo, não será necessário nenhuma comprovação para o referido item.

QUESTIONAMENTO 99: Conforme item 1.1.4, o qual solicita a prova de inexistência de débitos inadimplidos perante a Justiça do trabalho, mediante a apresentação de certidão negativa, nos termos do TÍTULO VII –A da Consolidação das Leis do Trabalho e da lei 12.440/2011, questionamos se caso a empresa interessada opte pela habilitação por meio do SICAF, se a informação constante no documento SICAF, cujo informa que não há pendências trabalhistas (em especial ‘’trabalhista’’), se serve para atender a exigência de prova?

Resposta: Sim.

QUESTIONAMENTO 100: Os documentos apresentados devem ser cópias autenticadas ou podem ser cópias simples? Em relação as assinaturas dos anexos 4, 5, 6 e 8, os quais precisem ser entreguem no kit de documentação e assinados por representante legal, precisam estar com reconhecimento de firma?

Resposta: Os documentos necessários à habilitação poderão ser apresentados em original, por qualquer processo de cópia autenticada por cartório competente, por publicação em órgão da imprensa oficial, ou ainda, autenticado por funcionário do BB, desde que mediante cotejo da cópia com o documento original. O documento a ser apresentado com firma reconhecida é o instrumento particular de procuração (Anexo 03), para os demais não será necessário o reconhecimento de firma.

QUESTIONAMENTO 101: No tocante aos atestados de capacidade técnica, o BB aceitará UM único atestado, contendo informações sobre cobranças de PJ e PF? Ou seja, a empresa emitente pelo atestado, poderá colocar no mesmo atestado as informações acerca de PJ e PF? Ou a empresa emitente do atestado deverá enviar 2 atestados, um especifico de PJ e outro do PF?

Resposta: Poderá ser apresentado um único atestado com as informações de PF e PJ.

QUESTIONAMENTO 102: Quem já prestou serviços para o BB, de forma ininterrupta, por mais de 12 meses, porém, atualmente, não presta serviços ao banco, poderá solicitar o atestado? devemos solicitar o atestado para qual e-mail?

Resposta: Sim. Solicitação de atestado emitido pelo BB deverá ser encaminhada para o Cesup BH, pelo e-mail cesup.adconmg@bb.com.br. Ressalva-se que o BB somente emitirá atestados por no mínimo, 12 meses ininterruptos, no período de janeiro de 2013 a dezembro de 2016.

QUESTIONAMENTO 103: No campo Período, se prestamos serviços de forma ininterrupta desde 2010, podemos incluir neste campo: de 2010 até a presente data? Abril/2017? Mensal? tendo em vista que as quantidades informadas, são do mês de abril/2017, média mensal.

(5)

Resposta: Conforme item 3.1.9.5 do Anexo 02 do Edital, caso o atestado apresente mais do que 12 meses de prestação de serviços ininterruptos, será considerada a média mensal do período informado, tanto no tocante à quantidade de clientes quanto no valor total das operações em cobrança, considerando que a prestação de serviços deverá contemplar, no mínimo, 12 meses ininterruptos.

QUESTIONAMENTO 104: Caso a empresa tenha prestados serviços para a Ativos S/A, em período superior a 12 meses, porém, atualmente não tem contrato vigente, o atestado da Ativos será aceito?

Resposta: Sim. Será(ão) aceito(s) atestado(s) emitido(s) por Instituição Financeira do tipo Banco Comercial, Banco múltiplo com carteira comercial, caixa econômica ou securitizadora de créditos.

QUESTIONAMENTO 105: Entendemos que a PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS ININTERRUPTA se refere ao tempo que uma empresa qualquer está prestando serviços a um contratante qualquer, ou seja, seu período CONTRATUAL. Está correto esse entendimento? Ou esse período da prestação de serviço contratual não interessa?

Resposta: Prestação de serviços ininterrupta se refere a prestação de serviços que não são interrompidos, que mantenham-se contínuos, seja por qual for o motivo.

QUESTIONAMENTO 106: Quando se fala em PERÍODO, entendemos que deve-se informar o período que contempla os serviços de cobrança realizados sobre determinado número de clientes e valores. Está correto esse entendimento?

Resposta: Trata-se da quantidade média de clientes e valor médio no período.

QUESTIONAMENTO 107: Esses 12 meses ininterruptos citados se referem ao PERÍODO ou a PRESTAÇÃO DE SERVIÇO (tempo de serviço contratual)?

Resposta: Pode vir se referir a ambos, se considerar que o tempo de serviço contratual foi o período de prestação de serviço.

QUESTIONAMENTO 108: Referente ao Anexo 4 ontem tem a coluna ordem de preferência: Pergunta-se como devemos preencher, participando dos lotes PF e PJ em outros estados como seria a classificado o número de ordem, Ex: 1º, 2º, 3º Etc....?

Resposta: Sim.

QUESTIONAMENTO 109: Conforme questionamento 205 da audiência pública: QUESTIONAMENTO 205: Poderei apresentar atestados de períodos e lotes diferentes para cada lote? Por exemplo, para uma região apresento atestados de 2012 e outra região período de 2014? Resposta: Sim. Diante do exposto a dúvida como apresentar a documentação se se faz em um só envelope informando os grupos interessados conforme cada atestado ou em dois envelopes?

Resposta: Para lotes do mesmo segmento (PF ou PJ) somente serão aceitos atestados do mesmo período. Para segmentos diferentes poderão ser entregues atestados de períodos diferentes. Toda a documentação deverá ser entregue em envelope ÚNICO.

(6)

QUESTIONAMENTO 110: Atestados de períodos diferentes, mas que não serão somados, somente usados cada qual para seu LOTE (lotes diferentes), serão aceitos? Ou seja, uma empresa poderá participar para LOTES DIFERENTES, ATESTADOS DIFERENTES, com períodos diferentes?

Resposta: Para lotes do mesmo segmento (PF ou PJ) somente serão aceitos atestados do mesmo período. Para segmentos diferentes poderão ser entregues atestados de períodos diferentes.

QUESTIONAMENTO 111: Com relação ao ATESTADO, possuo atestados com os números exigidos na pessoa física e com os números exigidos na pessoa jurídica, porém, são períodos diferentes para os segmentos Pessoa Física e Pessoa Jurídica, portanto, Lotes diferentes. Posso me credenciar apresentando atestado de janeiro/2015 a janeiro/2016 no Lote 2 - Região Nordeste - segmento pessoa física e atestado julho/2015 a julho/2016 no Lote 7 - Região Nordeste - segmento pessoa jurídica?

Resposta: Para lotes do mesmo segmento (PF ou PJ) somente serão aceitos atestados do mesmo período. Para segmentos diferentes poderão ser entregues atestados de períodos diferentes.

QUESTIONAMENTO 112: Esclarecer o questionamento Nr. 13 com o Nr. 51, onde será necessário o reconhecimento em firma dos anexos ou não?

Resposta: O documento a ser apresentado com firma reconhecida é o instrumento particular de procuração (Anexo 03), para os demais não será necessário o reconhecimento de firma.

QUESTIONAMENTO 113: Os atestados emitidos por fundos de investimentos em direitos creditórios multissegmentos não padronizados, fundos que adquiriram carteiras de títulos vencidos bancos de bancos comerciais, são válidos.

Resposta: Conforme item 3.1.9.1, somente serão aceitos atestados emitidos por Instituição Financeira do tipo Banco Comercial, Banco Múltiplo com Carteira Comercial, Caixa Econômica ou Securitizadora de Créditos.

QUESTIONAMENTO 114: Se há alguma exigência complementar relativo à emissão de Atestado de Capacidade Técnica, tais como necessidade de reconhecimento de firma do signatário e juntada de documento de representação (procuração), ou se basta a simples emissão da carta em papel timbrado do emitente com identificação do signatário (nome, cargo, telefone, email, CPF e RG);

Resposta: Não há necessidade de reconhecimento de firma nem juntada de documento de representação. Basta conter as informações solicitadas no Edital.

QUESTIONAMENTO 115: Como serão escolhidas as empresas que forem habilitadas no credenciamento para então iniciarem a prestação de serviços de cobrança;

Resposta: As empresas que atenderem as exigências do edital serão contratadas. QUESTIONAMENTO 116: Se haverá algum ranking que estabelecerá a ordem de chamada para início da prestação de serviços.

(7)

Resposta: Não.

QUESTIONAMENTO 117: Considerando que a opção da empresa será a HABILITAÇÃO JUNTO AO BANCO perguntamos: devemos efetuar algum tipo de pré-cadastro junto a qualquer agência do Banco do Brasil? Em caso positivo, quais os documentos exigidos para este pré-cadastramento?

Resposta: Não.

QUESTIONAMENTO 118: Os documentos solicitados nos anexos 3, 4, 5, 6 e 7 deverão

ser apresentados em papel timbrado da empresa?

Resposta: Não é obrigatório.

QUESTIONAMENTO 119: Os Atestados de Capacidade Técnica deverão ser apresentados com firma reconhecida em cartório??

Resposta: Não.

QUESTIONAMENTO 120: Nossa certidão de regularidade do FGTS está em compasso de avaliação por ação anulatória na Justiça do Trabalho, dado o entendimento de inexistência de infração legal. Paralelamente, com base no mesmo fato, há ação de execução na mesma justiça do trabalho que encontra-se finalizada a nosso favor. O relatório detalhando os Processos fará parte da documentação de credenciamento. Existe a necessidade de documentação adicional para o nosso credenciamento?

Resposta: Com relação ao FGTS, informamos que a empresa deverá encaminhar a documentação que comprove a regularidade perante o FGTS.

QUESTIONAMENTO 121: Referente aos DOCUMENTOS Nº

01,02,03,04,05,06,07,08,09,10 e 11 serão entregues após o credenciamento? Junto com o ANEXO Nº 09?

Resposta: Informamos que os documentos são anexos ao Contrato. Somente serão necessários quando da assinatura do Contrato.

QUESTIONAMENTO 122: Nosso Balanço Patrimonial referente exercício 2016 já se encontra registrado na JUCEMG apesar de ainda não ter vencido o prazo legal para entrega que é 31/05/2017. PERGUNTAMOS: qual balanço devemos entregar? Referente 2016 ou 2015?

Resposta: Esclarecemos que o período para deliberação das demonstrações financeiras pela Assembleia Geral Ordinária, previsto no artigo 132 da Lei 6.404/73, em tese, pode não corresponder aos quatro primeiros meses do ano, sendo assim, não há como especificar datas dos balanços patrimoniais que as empresas precisam apresentar. Dessa forma, caberá às interessadas apresentar as demonstrações financeiras, considerando a sua atualidade em relação à data da sessão para apresentação dos envelopes "Documentos", observadas, ainda, se o caso, as normas específicas para a escrituração contábil digital.

(8)

Minha empresa não faz operações no exterior, sendo assim, não possuo número de NIF. A dúvida é se apenas deixo em branco ou se terei que gerar alguma declaração referente ao não ter número de NIF?

Resposta: O NIF deverá ser informado apenas se a empresa possuir referido número.

QUESTIONAMENTO 124: Ao encadernar todo material do edital, é necessário que exista um “índice” ou apenas ordenar documentos conforme a ordem do edital?

Resposta: Não.

QUESTIONAMENTO 125: Por gentileza informar se existe alguma ordem para organização dos documentos?

Resposta: Não.

QUESTIONAMENTO 126: Gostaria de saber se as Impugnações ao Edital de Credenciamento nº 2017/00192 (8558) deverão ser enviadas de fato, por meio deste e-mail?

Resposta: Conforme item 6.1 da Seção II do Edital as impugnações deverão ser formalizadas e protocoladas junto à dependência do BANCO indicada no subitem 3.2.a – Seção I do Edital.

QUESTIONAMENTO 127:. Nosso questionamento é em relação aos atestados, os nossos são referentes a Contratos Imobiliários Habitacionais da Caixa Federal, serão considerados como pessoa física mesmo que não especificado como PESSOA FÍSICA?

Resposta: Para serem considerados válidos, os atestados deverão especificar que o segmento refere-se a PF ou PJ.

QUESTIONAMENTO 128:. Esta “Resposta: As cláusulas de remuneração foram ajustadas e serão disponibilizadas quando da divulgação do Edital. No entanto esclarecemos que em hipótese alguma trata-se de enriquecimento sem causa, vez que o crédito a ser cobrado pertence ao contratante e os acordos quando fechados nos canais do próprio pertencem a este", concordamos em parte. Perguntamos; Caso os clientes fossem contatados, antes, pela Contratada, e depois concretizaram o acordo nos atendimentos do BB, não seria possível dividir a comissão?

Resposta: Considerando que os ajustes no edital já foram efetuados, pedimos verificar o contido na Cláusula Quarta, Parágrafo Segundo (pág. 46) do Edital publicado em 23.03.2017 (Edital e Errata 01).

QUESTIONAMENTO 129:. Diante da disposição de escolha dos lotes contidos no "Anexo 4" do edital 2017/0192, no que tange ao Atestado de Capacidade Técnica, podemos escolher, somente, Pessoa Física ou Jurídica ou ambas? Da forma que se encontra, presume-se que temos opções. É verdadeiro?

Resposta: A empresa poderá escolher apenas um segmento ou ambos, desde que atendidas todas as condicionantes do Edital.

Referências

Documentos relacionados

Apart from the two nuclear energy companies that were strongly hit by the earthquake effects (the Tokyo and Tohoku electric power companies), the remaining nine recorded a

Neste estágio, assisti a diversas consultas de cariz mais subespecializado, como as que elenquei anteriormente, bem como Imunoalergologia e Pneumologia; frequentei o berçário

The challenges of aging societies and the need to create strong and effective bonds of solidarity between generations lead us to develop an intergenerational

O relatório encontra-se dividido em 4 secções: a introdução, onde são explicitados os objetivos gerais; o corpo de trabalho, que consiste numa descrição sumária das

continua patente a ausência de uma estratégia de desenvolvimento sustentável, o que poderá ser consequência ser tão insignificante que tal preocupação ainda não se

Neste sentido, surge o terceiro setor como meio eficaz de preenchimento da lacuna deixada pelo Estado, tanto no aspecto da educação política quanto no combate à corrupção,

Considerando a amplitude da rede mundial de computadores (internet) e a dificuldade em controlar as informações prestadas e transmitidas pelos usuários, surge o grande desafio da

Este trabalho tem como objetivo o estudo numérico/paramétrico do comportamento e capacidade resistente de ligações do tipo “T” compostas por perfis tubulares de paredes