• Nenhum resultado encontrado

d) ofensividade. e) inderrogabilidade. 1º Simulado Direito Penal Noções Introdutórias e Princípios Penais

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "d) ofensividade. e) inderrogabilidade. 1º Simulado Direito Penal Noções Introdutórias e Princípios Penais"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

1º Simulado – Direito Penal

➢ Noções Introdutórias e Princípios Penais

01) IBADE 2017Órgão: PC-AC Prova: Delegado de Polícia

“O suicídio é um crime (assassínio) [...]. Aniquilar o sujeito da moralidade na própria pessoa é erradicar a existência da moralidade mesma do mundo, o máximo possível, ainda que a moralidade seja um fim em si mesma. Consequentemente, dispor de si mesmo como um mero meio para algum fim discricionário é rebaixar a humanidade na própria pessoa (homo noumenon), à qual o ser humano (homo phaenomenon) foi, todavia, confiado para preservação” (KANT, Immanuel, a Metafísica dos Costumes).

A extinção da própria vida já foi objeto de sancionamento penal em diversos países. Esclarece Galdino Siqueira (Tratado, tomo III, p. 68) que o direito romano punia com confisco de bens o ato de suicidar-se para fugir a uma acusação ou à pena por outro delito. A mesma pena foi aplicada em França. O confisco-segundo o autor-persistia na Inglaterra no início do século XX, desde que o suicídio não fosse efeito de uma desordem mental provada. Tendo por base o confisco de bens outrora pertencentes ao suicida - que tem herdeiros - como forma de punição penal, é correto afirmar que responsabilização de terceiros pela conduta de alguém viola o princípio penal, denominado:

a) individualização judicial da pena. b) taxatividade

c) intranscendência.

d) ofensividade. e) inderrogabilidade.

02) FUNCAB Órgão: PC-PA Prova: Delegado de Polícia Por teoria da

ratio essendi entende-se o(a):

a) estruturação do direito penal sob o princípio da intervenção mínima, que orientará iniciativas político-criminais pelo prisma da ultima ratio. b) ingresso pelo agente nos atos executórios de um crime, quando este se posta, de acordo com sua idealização, em atividade imediata e diretamente coligada à realização do tipo.

c) possibilidade de punição da punição da participação em sentido estrito quando o agente da conduta principal é um adolescente-infrator, bastando que este aja de forma típica e antijurídica.

d) concepção da culpabilidade como uma relação psicológica entre o autor e o fato por ele praticado, de sorte que dolo e culpa, para a teoria, são espécies de culpabilidade.

e) fusão entre dois substratos do conceito analítico de crime, a saber, a tipicidade e a antijuridicidade, sendo aquela reconhecida como a razão de ser desta; assim, o crime é composto pelo fato antijurídico (injusto) e pela culpabilidade.

03) CESPE Órgão: PC-GO Prova: Escrivão de Polícia Civil Considerando os princípios constitucionais e legais informadores da lei penal, assinale a opção correta.

a) Por adotar a teoria da ubiquidade, o CP reputa praticado o crime tanto no momento da conduta quanto no da produção do resultado.

b) A lei material penal terá vigência imediata quando for editada por meio de medida provisória,

(2)

condenação do réu se a denúncia já tiver sido recebida.

c) Considerando os princípios informativos da retroatividade e ultratividade da lei penal, a lei nova mais benéfica será aplicada mesmo quando a ação penal tiver sido iniciada antes da sua vigência.

d) A novatio legis in mellius só poderá ser aplicada ao réu condenado antes do trânsito em julgado da sentença, pois somente o juiz ou tribunal processante poderá reconhecê-la e aplicá-la.

e) Ainda que se trate de crime permanente, a novatio legis in pejus não poderá ser aplicada se efetivamente agravar a situação do réu.

04) FUNCAB Órgão: PC-PA Prova: Delegado de Polícia. Expressiva parcela da doutrina sustenta a inadequação do crime de escrito ou objeto obsceno (art. 234 do CP) para com os princípios que instruem o direito penal democrático. Um dos focos dessa inadequação reside na indevida alocação do sentimento público de pudor como objeto da tutela jurídica. Isso representa, em tese, violação ao princípio da:

a) intranscendência. b) culpabilidade. c) taxatividade. d) ofensividade. e) insignificância.

05) IADES Órgão: PC-DF Prova: Perito Criminal - Ciências Contábeis Considere hipoteticamente que determinado cidadão japonês rouba um cidadão indiano a bordo de certa aeronave privada pertencente a uma companhia aérea brasileira, a qual se encontra em território inglês (no aeroporto).

Nesse caso, ao cidadão japonês

a) não se aplica a lei penal brasileira, segundo o princípio da bandeira ou da representação.

b) aplica-se a lei penal brasileira,

conforme o princípio da

territorialidade.

c) não se aplica a lei penal brasileira, em conformidade com o princípio real ou da proteção.

d) aplica-se a lei penal brasileira,

consoante o princípio da

nacionalidade.

e) aplica-se a lei penal brasileira, de acordo com o princípio da universalidade.

06 CESPE Órgão: PC-PE Prova: Agente de Polícia. Acerca dos princípios básicos do direito penal brasileiro, assinale a opção correta. a) O princípio da fragmentariedade ou o caráter fragmentário do direito penal quer dizer que a pessoa cometerá o crime se sua conduta coincidir com qualquer verbo da descrição desse crime, ou seja, com qualquer fragmento de seu tipo penal.

b) O princípio da anterioridade, no direito penal, informa que ninguém será punido sem lei anterior que defina a conduta como crime e que a pena também deve ser prevista previamente, ou seja, a lei nunca poderá retroagir.

c) É possível que uma lei penal mais benigna alcance condutas anteriores à sua vigência, seja para possibilitar a aplicação de pena menos severa, seja para contemplar situação em que a conduta tipificada passe a não mais ser crime.

d) O princípio da insignificância no direito penal dispõe que nenhuma vida humana será considerada insignificante, sendo que todas deverão ser protegidas.

e) O princípio da ultima ratio ou da intervenção mínima do direito penal

(3)

significa que a pessoa só cometerá um crime se a pessoa a ser prejudicada por esse crime o permitir.

07) CESPE Órgão: PC-PE Prova: Agente de Polícia. Considere que tenha sido cometido um homicídio a bordo de um navio petroleiro de uma

empresa privada hondurenha

ancorado no porto de Recife – PE. Nessa situação hipotética,

a) o comandante do navio deverá ser compelido a tirar, imediatamente, o navio da área territorial brasileira e o crime será julgado em Honduras. b) o crime será apurado diretamente pelo Ministério Público brasileiro, dispensando-se o inquérito policial, em função da eventual repercussão nas relações diplomáticas entre os países envolvidos.

c) a investigação e a punição do fato dependerão de representação do comandante do navio.

d) nada poderá fazer a autoridade policial brasileira: navios e aeronaves são extensões do território do país de origem, não estando sujeitos às leis brasileiras.

e) caberá à autoridade policial brasileira instaurar, de ofício, o inquérito policial para investigar a materialidade e a autoria do delito, que será punido conforme as leis brasileiras.

08) CESPE Órgão: PC-PE Prova: Escrivão de Polícia Civil. Um crime de extorsão mediante sequestro perdura há meses e, nesse período, nova lei penal entrou em vigor, prevendo causa de aumento de pena que se enquadra perfeitamente no caso em apreço.

Nessa situação hipotética,

a) a lei penal mais grave não poderá ser aplicada: o ordenamento jurídico não admite a novatio legis in pejus. b) a lei penal menos grave deverá ser aplicada, já que o crime teve início durante a sua vigência e a legislação, em relação ao tempo do crime, aplica a teoria da atividade. c) a lei penal mais grave deverá ser aplicada, pois a atividade delitiva prolongou-se até a entrada em vigor da nova legislação, antes da cessação da permanência do crime. d) a aplicação da pena deverá ocorrer na forma prevista pela nova lei, dada a incidência do princípio da ultratividade da lei penal.

e) a aplicação da pena ocorrerá na forma prevista pela lei anterior, mais branda, em virtude da incidência do princípio da irretroatividade da lei penal.

09) CESPE Órgão: POLÍCIA

CIENTÍFICA – PE Prova: Cargos de Nível Superior

No que se refere à aplicação da lei penal no espaço, assinale a opção correta.

a) De acordo com o princípio da nacionalidade, é possível a aplicação da lei penal brasileira a fato criminoso lesivo a interesse nacional ocorrido no exterior.

b) A aplicação da lei penal brasileira a cidadão brasileiro que cometa crime no exterior é possível, de acordo com o princípio da defesa. c) De acordo com o princípio da representação, a lei penal brasileira poderá ser aplicada a delitos

cometidos em aeronaves ou

embarcações brasileiras privadas, quando estes delitos ocorrerem no estrangeiro e aí não forem julgados. d) De acordo com o princípio da justiça penal universal, a aplicação da lei penal brasileira é possível independentemente da nacionalidade do delinquente e do local da prática

(4)

do crime, se este estiver previsto em convenção ou tratado celebrado pelo Brasil.

e) Segundo o princípio da territorialidade, a lei penal brasileira poderá ser aplicada no exterior quando o sujeito ativo do crime praticado for brasileiro.

10) FUNCAB Órgão: PC-AC Prova: Perito Criminal - Análise de Sistemas Observa-se nas leis temporárias que:

a) não adotam a regra da retroatividade benigna.

b) sua vigência depende da excepcionalidade que a gerou.

c) não são ultra-ativas nem retroativas.

d) possuem a característica da

retroatividade, sempre para

beneficiar o réu.

e) sua vigência é previamente fixada pelo legislador.

11) FUNCAB Órgão: PC-AC Prova: Perito criminal

Observa-se nas leis temporárias que: a) não adotam a regra da retroatividade benigna.

b) sua vigência depende da excepcionalidade que a gerou.

c) não são ultra-ativas nem retroativas.

d) possuem a característica da retroatividade, sempre para beneficiar o réu.

e) sua vigência é previamente fixada pelo legislador.

12) FUNCAB Órgão: PC-AC Prova: Perito Criminal - Ciências Contábeis Observa-se nas leis temporárias que: a) não adotam a regra da retroatividade benigna.

b) não são ultra-ativas nem retroativas.

c) possuem a característica da

retroatividade, sempre para

beneficiar o réu.

d) sua vigência depende da excepcionalidade que a gerou.

e) sua vigência é previamente fixada pelo legislador.

13) FUNIVERSA Órgão: PC-DF Prova: Delegado de Polícia

Acerca da culpabilidade, da tentativa,

da culpa imprópria, da

irretroatividade da lei penal mais gravosa e da aplicação da lei penal no espaço, assinale a alternativa correta.

a) O crime de roubo é qualificado se a subtração for de veículo automotor que venha a ser transportado para outro estado ou para o exterior. b) Suponha que um chinês, a bordo de um navio privado brasileiro, falsifique dólares norte-americanos enquanto a embarcação navega em

águas do domínio público

internacional. Nas mesmas

circunstâncias de tempo e lugar, um marroquino atira contra um australiano. Consoante o Código Penal brasileiro e os cenários hipotéticos mencionados, aplicar-se-á a lei norte-americana ao crime de falsificação de papel-moeda (em razão do bem jurídico violado) e a lei australiana ao crime de homicídio (em virtude do princípio da nacionalidade passiva).

c) Consoante a teoria extremada da culpabilidade, configura-se erro de tipo permissivo quando o agente, por erro plenamente justificado pelas circunstâncias, supõe situação de fato que, se existisse, tornaria a ação legítima. Nesta hipótese, admite-se a punição a título de culpa se o fato for punível a título culposo.

d) Admite-se a forma tentada no crime impropriamente culposo.

(5)

e) Segundo o STF, a lei penal mais

grave aplica-se ao crime

permanente, mas não ao crime continuado, se a vigência da lei é anterior à cessação da continuidade ou da permanência.

14) FUNIVERSA Órgão: PC-DF Prova: Delegado de Polícia

A respeito do erro de execução, do denominado dolus generalis, das normas penais em branco e dos crimes previstos na parte especial do CP, assinale a alternativa correta. a) A complementação da Lei de Drogas por portaria do Ministério da Saúde configura hipótese da chamada norma penal em branco homogênea heteróloga.

b) Suponha que “A” coloque sonífero na bebida de “B” a fim de subtrair-lhe os pertences (celular, bolsa, cartão de crédito). Neste caso, ausente a violência ou a grave ameaça, “A” responderá por furto ou estelionato, a depender das circunstâncias concretas e do dolo. c) Quanto ao erro de execução, o ordenamento jurídico brasileiro adotou a teoria da equivalência, e não a teoria da concretização.

d) Suponha que “A” tenha atirado contra “B” com o propósito de matá-lo. “A” acredita ter consumado o crime por meio dos tiros. Em seguida, joga o corpo de “B” em um rio, com a intenção de ocultar o cadáver. Posteriormente, descobre-se que “B” estava vivo quando foi jogado no rio e que morreu por afogamento. Nesta hipótese, conforme a doutrina majoritária, “A” poderá responder, a depender do caso, por homicídio doloso tentado em concurso material com homicídio culposo ou por homicídio doloso tentado em concurso material com ocultação de cadáver. Não se admite que “A” responda por homicídio

doloso consumado, porque “A” já não possuía animus necandi no momento em que arremessou o corpo de “B” no rio.

e) Desde que esteja fora do expediente, pratica omissão de socorro o policial que, podendo impedir roubo praticado diante de si, decide permanecer inerte.

15) VUNESP Órgão: PC-CE Prova: Delegado de Polícia

Ficam sujeitos à lei brasileira, embora cometidos no estrangeiro, mas desde que presentes algumas condições (entrar o agente no território nacional; ser o fato punível também no país em que foi praticado; estar o crime incluído entre aqueles pelos quais a lei brasileira autoriza a extradição; não ter sido o agente absolvido no estrangeiro ou não ter aí cumprido a pena; não ter sido o agente perdoado no estrangeiro ou, por outro motivo, não estar extinta a punibilidade, segundo a lei mais favorável), os crimes

a) contra a administração pública, por quem está a seu serviço.

b) de genocídio, quando o agente for brasileiro ou domiciliado no Brasil. c) contra a vida ou a liberdade do Presidente da República.

d) que, por tratado ou convenção, o Brasil se obrigou a reprimir.

e) contra o patrimônio ou a fé pública da União, do Distrito Federal, de Estado, de Território, de Município, de empresa pública, sociedade de economia mista, autarquia ou fundação instituída pelo Poder Público.

01 02 03 04 05 06 07 08 09 10 C E C D A C E C C E 11 12 13 14 15

(6)

Anotações: _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________ _____________________________

Referências

Documentos relacionados

7º 596 ODAIR DE PAULO BAURU SMSCROSS/CABO ENROLADO/ACADEMIA SPEED FITNESS 8º 1603 JOSE HENRIQUE DE OLIVEIRA AVARE INTERMOTOS/MOURA MOTOS/C3. 9º 110 EDUARDO PAIVA

DIREITO PENAL GERAL: Conceitos e divisões, Escolas Penais, Direito Penal do Inimigo, Fonte do Direito Penal, Classificação das Leis Penais, Interpretação das Leis Penais,

arizonae, a Mulleri complex member, by establishing rDNA restriction patterns and cloning representative EcoRI rDNA fragments.. Partial sequencing of these clones made

2° - Os Créditos Suplementares a que se refere o artigo anterior, no valor de R$ 143.050,00 ( cento e quarenta e três mil e cinquenta reais) serão cobertos

Devido à complexidade do tema, a sua abordagem acaba gerando diversas controvérsias, e motiva questionamentos relacionados principalmente à fragilidade na aplicação

Skull base defect from the posterior wall of the frontal sinus to the planum sphenoidale, reconstructed using the endoscopic double flap technique with the pericranial and

Autor das seguintes obras: Manual de Direito Penal - Parte Geral, Manual de Direito Penal - Parte Especial, Código Penal para Concursos, Lei de Execução para Concursos, Prática Penal

Em regiões frias de altitudes elevadas, a maturação dos frutos tende a ser mais precoce, por isso recomendam-se cultivares mais tardias para essas re- giões. Em regiões mais quentes,