• Nenhum resultado encontrado

Assinaturas JORNALINHO DO CAMPO. Publicado o primeiro livrinho da colecção Os Livrinhos. do Jornalinho do Campo. Atenção

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Assinaturas JORNALINHO DO CAMPO. Publicado o primeiro livrinho da colecção Os Livrinhos. do Jornalinho do Campo. Atenção"

Copied!
8
0
0

Texto

(1)
(2)

JORNALINHO DO CAMPO

Ano III · Número 11 · Janeiro 2007 · Distribuição Gratuita (Escolas, Jardins de Infância e outras Entidades ligadas à Saúde, Protecção e Educação da Criança)· Assinatura anual: 10

Carlos Caseiro (Coordenador Geral e Autor dos Te x t o s ) · Susana Pereira / Andreia Gil (Ilustrações) Maria José S. de Albergaria ( P s i c ó l o g a ) · M. Filipe ( P r é - i m p r e s s ã o ) · Impriluz Gráfica ( I m p r essão)

CAP – Confederação dos Agricultores de Portugal

Av. do Colégio Militar, Lote 1786, 1549-012 LISBOA · Tel. 217 100 000 · Fax 217 166 123 e-mail: jornalinho@cap.pt

Publicação co-financiada - Medida 10 - Programa AGRO

Publicado

o primeiro livrinho

da colecção

“Os Livrinhos

do Jornalinho

do Campo”

Pequenas histórias muito ilustradas contam-nos as maravilhas que a natureza dá ao agricultor para que ele possa produzir tanta coisa boa que nos faz crescer saudáveis e felizes.

Com a periodicidade de publicação de 2/3 meses, a compra deste primeiro livrinho, pelo preço especial de lançamento de 1¤, pode ser feita através da mora-da, telefone ou mail, indi-cados na ficha técnica do Jornalinho do Campo.

Ao longo de quase dois anos, o Jornalinho do Campo tem chegado men-salmente a cerca de 3.000 escolas, jardins de Infância, hospitais e outras instituições de saúde, educação e protecção da criança.

Quase diariamente recebemos pedidos para novos envios. A todos temos procurado responder apesar das naturais limitações da tiragem. Mas a si-tuação mostra-se, desta vez, um pouco mais grave. As dificuldades com que todos nos deparamos põem em causa a própria edição normal do Jornalinho do Campo. No entanto, tudo se poderá resolver se todos com-participarem um pouco, para isso, basta que em cada escola, que já recebe o Jornalinho – com muitos milhares de alunos a terem contacto mensal com o Jornalinho –, professores, pais, ou outros responsáveis pela edu-cação das crianças, façam duas ou três assinaturas, pelo preço simbólico de 10 /ano cada. Isso permitirá, não só o Jornalinho do Campo continuar a chegar às escolas que já o recebem, como o envio para as novas esco-las que continuamente nos solicitam envios.

Começamos, pois, nesta data, uma grande campanha de assinaturas do Jornalinho do Campo. Cada assinante receberá mensalmente, no nome e na morada que indicar no cupão criado para o efeito, um exemplar do Jornalinho do Campo. E, desde já, temos pequenas ofertas para premiar o interesse dos nossos leitores:

- Quem arranjar 3 assinaturas, uma extra será grátis;

- A Escola, Jardim de Infância ou qualquer outra entidade, que nos envie 6 assinaturas, além das duas extras grátis, receberá ainda uma colecção completa dos Jornalinhos do Campo já publicados.

E pronto, agradecendo desde já a colaboração que temos a certeza não nos será regateada, cá ficamos à espera das assinaturas.

Não esqueçam!!!, as vossas assinaturas vão possibilitar continuarmos a chegar junto das escolas, onde quase 200.000 crianças já tomam contacto com o Jornalinho, como permitirá realizar mais envios para que mais escolas, espalhadas de Norte a Sul de Portugal, possam tam-bém ler o Jornalinho do Campo.

Atenção

• Todos os cupões publicados, ou não, nas páginas do Jornalinho, podem ser fotocopiados as vezes necessárias.

• Qualquer esclarecimento pode ser feito através do tel. 962379094

Assinaturas

do Jornalinho do Campo

(3)

Olá minhas meninas e meus meninos, um Bom Ano Novo para todos com muita saúde e ale-gria, com todas as coisinhas suficientes para serem felizes, é o que o Jornalinho do Campo deseja a todos, incluindo, pais, avós,

profes--sores, educadores, enfim, toda a gente. Como em quase todas as nossas casas, na “Quinta das Maravilhas” do Tio João Nabiça e do primo Manuel, também se festejou a passagem de ano. E foi uma festa muito bonita, com todos reunidos no celeiro a fazerem muito barulho quando chegou a meia-noite. O Fagundes que estava muito divertido, desatou a mostrar as suas habilidades imi-tando as vozes dos seus companheiros. E não queiram saber!, ele imitava quase na perfeição o cacarejar da galinha Carapuça e os mé-més da Tété. Até imitou o primo Manuel a assobiar e o Tio João a tossir! Foi uma festa muito divertida com toda a gente a rir com as imitações do Fagundes.

No dia de Ano Novo, apesar de o tempo não estar quente, estava um dia bonito com Sol, e o Tio João deixou os nossos amiguinhos irem brincar para a quinta com a recomendação de não andarem a passar por cima das hortas ou dos canteiros de flores para não estragarem nada e terem cuidado com as brincadeiras para ninguém se aleijar. Bem podia o Tio João recomendar cuidados! Lá andavam todos a correr e a saltar, muito

con-tentes, quando a Patareca propôs jogarem “às escondidas”. A ideia foi recebida com entu-siasmo e calhou ao Xoné ser o primeiro a contar enquanto os outros se escondiam.

Esconderam-se todos muito bem enquanto o Xoné contava até trinta, com os olhos fecha-dos. Depois, lá foi o Xoné a correr de um lado para o outro à procura deles.

(4)

Nunca mais descobria ninguém até que viu o gato Bigodes muito bem escondido atrás duma árvore. Lá vinham os dois a correr tanto que tinha que dar asneira! O Xoné tropeçou numa pedra, com tanta velocidade que até parecia um avião a voar, só que o desgraçado do “avião Xoné”, foi aterrar na horta onde estão planta-dos os pepinos e as alfaces, ficando com uma perna toda arranhada e pondo o pepino Verdinho e a alface

Rendinhas aos gritos a ralharem com ele.

Lá foi o Xoné para casa para ser tratado pois não conseguia andar por ter ficado aleijado.

Quem não ficou muito contente foi o Tio João e o primo Manuel, pois tinham recomendado que tivessem cuidado com as brincadeiras para não se aleijarem e não estragarem nada e aconteceu exacta-mente o contrário: o Xoné aleijou-se e ainda estragou um bocadinho da horta.

Para castigo ficou com dores e de

cama uns dias. Os companheiros da Quinta iam todos visitá-lo mas a Tété, que é muito boazinha, é que lhe levava os remédios, que o Tio João tinha

dado, para que ele se pusesse bom depressa.

Estão a ver meus queridos. Esperamos que isto também vos sirva de lição - nada de brincadeiras e correrias desastradas para não se aleijarem, não aleijarem os outros e não estragarem nada.

Entretanto, o Xoné já pediu des-culpa ao Tio João e prometeu para a próxima ter mais cuidado. Vamos lá ver se é verdade.

(5)

Soluções

provérbios,

adivinhas,

curiosidades

da Pimpim

Como estamos no início de um novo ano vamos lá a saber o que é que vocês percebem destas coisas. I – Quais são as Estações do ano.

II – Estamos agora no Inverno, qual é a próxima Estação do ano?

III – Acabámos de festejar o Natal e o Ano Novo, quais são as próximas festas? IV – Quantas semanas tem um ano? E meses?

E dias?

V – Os anos bissextos são diferentes dos anos normais, porquê?

VI – Quantas horas tem uma semana?

Charada

1) E__P__ M__N__ __ (bebida) 2) __ __D__ __E__ __Â__ __O (mar) 3) __AR__ __I__A (objecto) 4) __AL__ __I__ __O (serra)

5) __E__ __C__N__ (ave) 6) __R__ __ -__S- __O__ __E__ (região) 7) __ __N__ __A (… para escrever) 8) __R__ __N__A (país da Europa)

9) __ __N__ __R__ (mês) 10) __N__ __B__ __ (desporto)

Bom Ano!

Olá rapaziada então o Natal foi bom, o Pai Natal trouxe presentes? E portaram-se bem? Pois nós, lá na Quinta, fizemos uma festa de Natal muito bonita e a passagem de ano foi muito engraçada com o pateta do Fagundes a fazer imitações. Bem cá estou eu com as minhas adivinhas e charadas e com os votos de um Ano Novo cheio coisas boas para todos. BOM ANO!!!

A

s

A

d

i

v

i

n

h

a

s

A) Vejam lá se adivinham É varinha de condão Quando toca na caixinha Vai embora a escuridão.

B) Somos três lindos irmãos Não comemos, nem bebemos Mas foi para dar de comer Que nós os três nascemos.

C) Somos mais de mil irmãs Pretinhas como o carvão Trabalhamos, sempre, sempre! É essa a nossa missão.

(6)

Comedouros para Aves

Alimentar as aves no Inverno, quando a comida é escassa,

ajuda-as a sobreviver e dá a oportunidade de ajuda-as observar. Vamos

ensi-nar-vos a fazer um bolo para as aves e fiadas de amendoim.

Ingredientes do bolo: margarina, amendoins, nozes, avelãs,

flo-cos de aveia, sementes para aves, migalhas de pão seco ou arroz

c o z i d o .

Preparação: misturem todas as aparas numa tigela e deixem

de parte algumas sementes para aves. Derretam a margarina

e deitem-na na tigela sobre as aparas, mexendo tudo muito

bem. Encham uma embalagem de iogurte com este bolo e

depois enfiem um pequeno galho no bolo. Deixem o bolo

repousar até endurecer, retirem-no da embalagem pelo galho

e rolem-no sobre sementes para aves. Atem um bocado de

cordel à outra ponta do galho e pendurem no jardim. Agora é

só esperar para ver o que acontece...

Outro exemplo é arranjarem uma pinha grande e inserirem a

massa de bolo nas aberturas da pinha. Depois pendurem-na

num bocado de cordel.

Fiada de amendoim e nozes

Ingredientes: amendoins com casca e

bocados grandes de nozes (sem casca).

Preparação: Com uma agulha furem os amendoins com casca e

as nozes (podem pedir ajuda a um adulto para não se picarem).

Dêem um nó na ponta de um cordel e depois enfiem os frutos

no cordel, alternadamente. Para variar nesta ementa podem

incluir outros frutos secos como amêndoa, figos, etc.

Pendurem os comedouros onde possam vê-los com facilidade, e verifiquem se

ficam fora do alcance dos gatos. Depois divirtam-se a observar as aves que

vão aparecendo para petiscar nos vossos comedouros!

Colaboração especial da nossa amiguinha Joana Andrade

e também do Bernardo Carvalho com os seus bonitos desenhos

(7)

José (10 anos) Alvações do Corgo

Adriana (8anos) - Esposende

Débora (8anos) - Esposende

Maurício (9anos) - Cinfães Marta (9 anos) - Lourinhã

Nelson (6 anos) - Carção

Pedro - Bombarral

Bruna (6 anos) - Carção

Raquel (6 anos) - Beja

PARABÉNS!!!

O Leandro de 7 anos vai receber uma t-shirt com o seu

desenho e nome e para a EB1 Nº 2 de Lamego, vai um

puzzle com o desenho da capa do Jornalinho do Campo de

Dezembro.

Com o patrocínio da empresa de material desportivo BulSport, amiguinha do Jornalinho, todos os meses tiramos à sorte – porque todos os desenhos são bonitos – um dos desenhos publicados nessa edição. O autor do desenho premiado recebe, como oferta, uma T-shirt com o seu desenho e nome impressos. A escola, jardim-de-infância, ou outra entidade a que pertença – para que todos se possam divertir – receberá um pequeno puzzle com a imagem da capa do Jornalinho. Na edição seguinte é sempre publicado quem teve a sorte pelo seu lado. Não esqueçam de enviar sempre o vosso nome e a idade.

Magali (12 anos)

Hospital da Cova da Beira Emanuel (6 anos) - Esposende

Inês - Bombarral Andreia (9 anos) - Carção Joana (4 anos) - Cinfães Ana Miguel (5 anos) - Guarda João (7 anos) - Cinfães

(8)

Cupão de Assinatura Anual do Jornalinho do Campo (10¤)

Nome______________________________________________________________ Morada_____________________________________________________________ Cód. Postal _________-______ Localidade__________________________________ Concelho _______________________ Tel. ___________ NIF _________________ Nome do destinatário da assinatura _______________________________________

Os pagamentos devem ser endereçados à CAP – Jornalinho do Campo Av. do Colégio Militar, Lote 1786 • 1549-012 Lisboa

Vale Postal Cheque Dinheiro NIB 003 300 000 148 014 198 007 (obrigatório o talão de dep. ou transf. junto do cupão) Data ____/____/____ Assinatura _________________________________ Obrigado, em nome de todos os nossos amiguinhos espalhados pelo País!

Referências

Documentos relacionados

No entanto, maiores lucros com publicidade e um crescimento no uso da plataforma em smartphones e tablets não serão suficientes para o mercado se a maior rede social do mundo

Esse discurso revela a dificuldade que está presente na aceitação de uma nova realidade de produção e divulgação de imagens fotográficas, que agora se circunscreve sob

Isso significa que os Xukuru estão assumindo uma política de saúde interna de valorização da medicina tradicional, mas como o Estado não tem essa política como meta, mas apenas

A pesquisa incluiu estudos publicados em português e inglês, utilizando os seguintes termos e suas combinações: marketing supplements, marketing nutricional, proteínas do

O Kipupa Malunguinho é um encontro que já faz parte do calendário cultural pernambucano, criado em 2006 pelo Quilombo Cultural Malunguinho (organização

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Este segmento é composto pelas microempresas, empresas de pequeno porte, empreendedores individuais, grupos de economia solidária, pequenas cooperativas, grupos de produção,

O EMPREENDEDOR BRASILEIRO POSSUI NÍVEL EDUCACIONAL BAIXO, MESMO QUANDO QUANDO COMPARADO A EMPREENDEDORES DE PAÍSES DE RENDA PER CAPITA BAIXA. COMPARADO A EMPREENDEDORES DE PAÍSES