• Nenhum resultado encontrado

ÍNDICE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 2 CONTROLOS 3 MENU PRINCIPAL 6 CAMPANHA 7 COMBINED ARMS 9 MULTIJOGADOR 10 AJUDA 16 PRECISAS DE AJUDA?

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ÍNDICE INTRODUÇÃO INTRODUÇÃO 2 CONTROLOS 3 MENU PRINCIPAL 6 CAMPANHA 7 COMBINED ARMS 9 MULTIJOGADOR 10 AJUDA 16 PRECISAS DE AJUDA?"

Copied!
18
0
0

Texto

(1)
(2)

2

ÍNDICE

INTRODUÇÃO 2 CONTROLOS 3 MENU PRINCIPAL 6 CAMPANHA 7 COMBINED ARMS 9 MULTIJOGADOR 10 AJUDA 16 PRECISAS DE AJUDA? 18

INTRODUÇÃO

Soldados, marinheiros e aviadores!

O nosso desafio era regressar aonde tudo começou.

A segunda guerra mundial parece ter possibilidades infinitas. Fomos obrigados a escolher em que nos deveríamos inspirar, que locais visitar e o que devíamos executar. Antes de termos mergulhado neste oceano de investigação, tínhamos apenas uma única missão: levar os jogadores a um local absolutamente novo. Visitar campos de batalha inéditos. Contar histórias jamais contadas. Destruir convenções. Criar novas experiências. E agora, estamos aqui. De regresso ao início do Battlefield™. Prepara-te para embarcar numa nova aventura. Juntos. Obrigado por te juntares a nós.

(3)

CONTROLOS

GERAL

Olhar manípulo direito

Disparar Botão R

Apontar Botão W (manter) Mudar de arma Botão D

Dispositivo 1 Botão Z Dispositivo 2 Botão X Detetar (apenas em multijogador) Botão E Mensagens ao Esquadrão

(apenas em multijogador) Botão E (manter) Ver Mapa (apenas em multijogador) Botão do painel tátil Menu de jogo Botão OPTIONS Classificações (apenas em multijogador) Botão OPTIONS (manter)

(4)

4

A PÉ

Movimento manípulo esquerdo Saltar/Transpor/Abrir paraquedas Botão S Recarregar/Interagir Botão F Recolher Botão F (manter)

Agachar Botão A

Deitar Botão A (manter)

Sprintar Botão B

Luta corpo-a-corpo Botão N

Granada Botão Q

Binóculos (apenas em um jogador) Botão E Espreitar por cima/pelo lado (coberto) Botão W (manter) Caixa de Ferramentas Botão V

Curativos Botão C

Dispositivo 1 Botão Z Dispositivo 2 Botão X Modo de tiro Botão D (manter) Atirar Distração (apenas em um jogador) Botão C

(5)

NO VEÍCULO

Conduzir manípulo esquerdo Mudar de lugar Botão S Recarregar Botão F

Sair Botão F (manter)

Mudar de arma Botão D Mudar câmara Botão N Travar/Marcha-atrás manípulo esquerdo V Acelerar manípulo esquerdo C Ampliar/reduzir (apenas em um jogador) Botão W Equipamento 3 Botão V

Reparação automática Botão Q (manter) Engatar/desengatar rebocável Botão A

NO AVIÃO

Guinada manípulo esquerdo Z/X Acelerar/Reduzir manípulo esquerdo C/V Inclinação vertical manípulo direito C/V Rolar (multijogador)/Virar (um jogador) manípulo direito Z/X Mudar de lugar Botão S

Sair Botão F (manter)

Reparação automática Botão Q (manter)

ESPECTADOR

Ver esquema de controlos Botão E + botão Q + botão do painel tátil

(6)

6

MENU PRINCIPAL

Jogar Começa a jogar Battlefield V no modo Histórias de Guerra para um jogador ou experimenta uma das opções Multijogador online A tua companhia Escolhe, personaliza e melhora soldados, armas, dispositivos

e veículos que levarás para o combate. Arsenal Recebe expedições e compra artigos decorativos. Missões Completa Missões Especiais e Ordens Diárias. Perfil Acompanha as tuas estatísticas e conquistas. Mais Vê Opções, Créditos e mais.

(7)

CAMPANHA

HISTÓRIAS DE GUERRA

A campanha do Battlefield V apresenta o vasto alcance da Segunda Guerra Mundial numa antologia de Histórias de Guerra.

NOTA:

Completar Desafios opcionais e encontrar objetos escondidos irá proporcionar-te modificações visuais de armas e veículos para usares no modo multijogador.

My Country Calling

Uma aventura dinâmica e emocionante que engloba as várias vertentes da Segunda Guerra Mundial e o ritmo de evolução da guerra.

Nordlys

1943: A Noruega vive sob ocupação há três anos. Mas não vive em paz. Junta-te à resistência e resgata um dos seus soldados.

Under No Flag

1942: Torna-te num dos primeiros voluntários do Esquadrão Especial Náutico e entra 500 milhas atrás das linhas inimigas de canoa. Destrói as pistas da Luftwaffe com explosivos, truques sujos e humor negro.

Tirailleur

1944: Combate em alta intensidade com a infantaria da OPERAÇÃO DRAGÃO: Os desembarques esquecidos no sul de França. Luta no papel de um soldado colonial e liberta uma pátria que nunca viste.

(8)

8

ECRÃ DE JOGO

Mira

O retículo no centro do ecrã indica para onde estás a apontar. O seu aspeto muda conforme o tipo de arma que tiveres equipado.

Equipamento

Os dispositivos atualmente equipados e o modo de tiro selecionado para a tua arma atual.

Estado do jogador

Aqui vais encontrar o teu carregador atual, total de munições, modo de tiro, contagem de granadas e vida.

Equipamento Estado do jogador Mira

(9)

COMO JOGAR

Deteção

Toca no botão E para detetares inimigos permanentemente na tua mira (apenas em multijogador). Ou prime o botão E para usares os teus Binóculos para obteres capacidades de deteção de longo alcance (apenas para um jogador).

Perceção do inimigo, distração e

furtividade

Quando um inimigo ganha perceção de um jogador, verás um indicador de perceção na tua mira e na direção do inimigo. Quanto maior ficar o indicador de perceção, maior será a perceção do inimigo em relação ao jogador, até que decida investigar. Se isso acontecer, o indicador de perceção fica intermitente. Se o indicador de perceção ficar vermelho, significa que o inimigo te encontrou. Os inimigos perdem o interesse passado algum tempo. Mantém-te agachado e longe da vista, move-te lentamente para evitares a deteção ou prime o botão C para atirares um cartucho noutra direção para distrair os inimigos. 

Por vezes, um inimigo poderá estar interessado noutra coisa que esteja na tua direção. Se um inimigo investigar algo na tua zona, verás uma marca à volta da tua mira e do teu inimigo que desaparecerá rapidamente se não forem detetados.

COMBINED ARMS

O novo modo cooperativo Combined Arms é um modo de jogo do Battlefield V para até quatro jogadores em que terás de enfrentar diferentes tipos de objetivos desafiantes. Para sobreviver, precisarás de uma coordenação perfeita entre ti e o teu esquadrão.

Exemplos de tipos de objetivos

Assassina Mata o alvo indicado.

Destrói Destrói um número definido de objetos indicados.

Elimina Mata uma determinada percentagem de soldados inimigos numa dada área.

Rouba Rouba um determinado artigo num local designado.

Assim que os objetivos forem concluídos, o teu esquadrão terá de se dirigir até ao ponto de extração e sobreviver a todos os ataques para obter o máximo de recompensas possível.

(10)

10

MULTIJOGADOR

NOTA:

as funcionalidades de multijogador online requerem a utilização de uma conta PlayStation®Plus.

ECRÃ DE JOGO

Mira

Localizada no centro do ecrã, a mira indica para onde estás a apontar. O seu aspeto muda conforme o tipo de arma que tiveres equipado.

Esta mira indica a precisão geral da tua arma quando disparas ao nível da cintura. Como poderás ver, o formato e tamanho mudam com base em determinadas condições do jogo.

Estado da partida

Este é teu objetivo atual, o tempo restante e a pontuação da partida. Por vezes, também encontrarás aqui informações adicionais específicas do modo de jogo.

Aviso de Morte

É exibida uma notificação quando um jogador for morto durante uma partida multijogador, mostrando o atacante, o jogador morto e o tipo de arma. Esta opção está oculta por predefinição. Podes escolher várias opções, como ver apenas o ícone de arma, só o nome da arma ou ambos. Estado do jogador Vida do jogador/ veículo Equipamento Mira Minimapa Estado da partida

(11)

Minimapa

O minimapa mostra a posição dos objetivos, dos colegas de equipa, dos inimigos e dos veículos numa partida multijogador. Os inimigos apenas aparecerão no minimapa se os detetares ou se tiverem sido detetados por um dos teus aliados. Também podem ser apresentados outros ícones relacionados com dispositivos ou jogabilidade.

A bússola acima do minimapa ajuda a indicar a localização de inimigos.

Membros do esquadrão

Mostra a classe, vida e o estado atuais dos membros destacados para o teu esquadrão. Um ícone de estrela indica o atual Líder do Esquadrão no topo da lista.

Estado do jogador

Aqui encontrarás as tuas munições atuais, granadas, modo de tiro e vida.

Equipamento

Os dispositivos atualmente equipados e o modo de tiro selecionado para a tua arma atual. Também indica se um dispositivo estiver em tempo de espera. Mantém o botão D premido para alterar entre disparo normal/rajada/automático.

Vida do jogador e do veículo

Indica o estado atual da vida do teu soldado ou veículo. A barra de vida também indica quanta vida pode ser regenerada automaticamente.

Lista de missões

A lista de missões indica as ordens diárias e as missões especiais. Serve para não te esqueceres da tua missão atual e apresenta a progressão.

NPX/Dicas

A NPX (Experiência de Novo Jogador) orienta-te, ajuda-te e recorda-te de várias funcionalidades do jogo. As dicas ajudam-te a compreender como funciona uma dada funcionalidade.

Registo de pontuação

O registo de pontuação aparece sempre que ganhares EXP (sempre que matares alguém, capturares um objetivo, etc.) Também indica o tipo de morte (normal/tiro na cabeça/apoio) e se a morte eliminou um esquadrão.

(12)

12

ECRÃ DE POSICIONAMENTO

O ecrã de posicionamento fornece uma descrição geral do mapa para a partida atual. Seleciona um membro do esquadrão, base ou veículo utilizando o manípulo esquerdo e, em seguida, prime o botão S para começares nessa localização.

Podes escolher rapidamente a tua classe e equipamento através da barra de menu na parte inferior do ecrã, ou abrir o ecrã Personalizar para configurar as tuas armas, equipamento e função em combate.

(13)

ECRÃ A TUA COMPANHIA

O ecrã A tua companhia serve para selecionares o que queres levar para uma batalha. Podes fazer tudo, desde personalizar o teu soldado a melhorar veículos.

Soldado

Cada soldado tem uma função específica em combate. Lê as descrições e escolhe a que se adequar melhor ao teu estilo de jogo. Também podes personalizar o visual do teu soldado.

NOTA:

Joga partidas multijogador para “subires de patamar” numa classe de soldado. Cada patamar desbloqueia diferentes recompensas, tal como novas armas, dispositivos, funções de combate ou missões especiais.

Armas

Encontra a arma que melhor se adequa ao teu estilo de combate, modificando-a como quiseres. As armas podem ser personalizadas de forma visual e mecânica através de especializações de armas.

Arma secundária e luta corpo a corpo

Podes selecionar uma arma secundária e um tipo de luta corpo a corpo para cada um dos teus soldados.

Dispositivos e granadas

Consulta e seleciona novos dispositivos e granadas.

Veículos

Seleciona os veículos disponíveis em combate. Agora, no Battlefield V podes obter Especializações para melhorar as capacidades dos teus veículos.

Configuração do esquadrão

Escolhe um esquadrão ou muda de equipas.

Deteção

Prime o botão E para marcar uma localização no minimapa para ti e para os teus colegas de equipa. Os marcadores podem ser utilizados para indicar zonas perigosas. O marcador ficará vermelho se for colocado diretamente num inimigo.

(14)

14

Mensagens ao Esquadrão

O sistema de Mensagens ao Esquadrão (Commo Rose) permite-te enviar rapidamente comandos e pedidos básicos aos teus colegas de equipa. Mantém o botão E premido para aceder ao menu de Mensagens ao Esquadrão, desloca o manípulo direito para selecionar uma mensagem e, em seguida, solta o botão E para a enviar. Os jogadores também podem enviar mensagens contextuais no jogo, apontando para um colega de equipa e premindo o botão E. Avisa os teus colegas de equipa quando precisares de munição, vida ou de boleia com esta funcionalidade.

Os Líderes de Esquadrão têm uma funcionalidade adicional: atribuir objetivos para o seu esquadrão cumprir. Completar estas ordens do esquadrão recompensa os jogadores com pontos extra, por isso atribui estes objetivos frequentemente.

Mensagens de Reforço ao Esquadrão

As Mensagens ao Esquadrão servem para o líder do esquadrão comprar e solicitar reforços. Mantém o botão Q e o botão E premidos para ver o menu.

Reanimar

Podes interagir com membros do esquadrão abatidos para reanimá-los. Se jogares como Medic, podes reanimar qualquer membro da tua equipa.

MODOS DE JOGO

Grand Operations

As Grand Operations dão aos jogadores a oportunidade de participarem numa guerra em grande escala em múltiplas frentes durante quatro dias. Nas Grand Operations, o resultado final da ronda atual é transposto para o mapa seguinte, dando ao teu esquadrão a oportunidade de lutar numa sequência de batalhas interligadas.

Esta mistura de vários modos de jogo faz com que os jogadores lutem pelo controlo de diferentes setores. Se ocorrer um empate no último dia, os jogadores enfrentam-se num momento chamado Final Stand que irá decidir quem vencerá a Grand Operation.

Airborne

Agora, no Battlefield o Airborne coloca duas equipas, de agressores e defensores, em luta por um grupo de canhões de artilharia. Os agressores surgem numa vaga interminável de aviões que sobrevoam o mapa e decidem onde e quando devem ejetar-se. Quando chegarem ao solo, os agressores têm de localizar as bombas largadas e usá-las para destruir os canhões de artilharia. Os defensores surgem no mapa junto aos canhões de artilharia. Para vencer, os agressores terão de destruir todos os canhões de artilharia, enquanto que os defensores terão de eliminar os agressores antes que os canhões sejam destruídos.

(15)

Final Stand

O Final Stand é mais um novo modo de jogo do Battlefield onde terás de pôr a tua capacidade de sobreviver à prova, sem reanimações e com armas, dispositivos e munições limitadas. Aqui, duas equipas surgem em lados opostos da zona de combate, que será reduzida ao longo do tempo. Uma equipa será declarada vencedora quando todos os jogadores adversários forem eliminados.

NOTA:

Os modos Airborne e Final Stand fazem parte das Grand Operations.

Conquest

Em Conquest, um modo clássico do Battlefield, cada equipa deve capturar e controlar vários pontos chave em cada mapa. Mantém-te no raio de alcance do ponto de captura para capturá-lo para a tua equipa. Controla a maioria das bandeiras e derrota inimigos para assegurares a vitória da tua equipa.

Domination

O Domination é muito parecido com o modo Conquest, mas os jogadores têm menos locais de recolocação e não têm acesso a veículos.

Breakthrough

No modo Breakthrough, o mapa é dividido em vários setores que no início pertencem aos defensores. Os agressores têm de capturar e cumprir todos os objetivos em cada setor. Para vencer, os agressores têm de capturar o último setor. Os defensores vencem quando eliminarem todos os agressores antes que o último setor seja capturado.

Combate de Equipas

Estas partidas colocam equipas de infantaria em luta umas contra as outras em mapas pequenos. Não existem objetivos específicos além de derrotar a outra equipa.

MODO ESPECTADOR

Assiste a batalhas intensas entre exércitos rivais. Experimenta assistir em primeira e terceira pessoa para fazeres parte da ação ou usa o controlo total da câmara para veres a carnificina a partir de qualquer ângulo. É uma experiência visceral que mostra a escala massiva da Segunda Grande Guerra.

(16)

16

AJUDA

PERGUNTAS MAIS FREQUENTES DO

BATTLEFIELD V

P: Onde posso ficar a saber como iniciar a sessão

no servidor, mudar o meu soldado ativo e

aceder a equipamentos e outras opções de

personalização?

Visita Battlefield.com para consultares as tuas estatísticas, o que podes desbloquear a seguir, verificar os resultados das partidas, personalizar os teus equipamentos, ver onde estás na classificação e desafiar os teus amigos.

P: Porque não consigo ligar-me ao jogo?

Se tiveres problemas para entrar no jogo, verifica primeiro a página do Battlefield V na Ajuda da EA: https://help.ea.com/pt/battlefield/battlefield-v/. Lá poderás descobrir mais acerca dos problemas investigados pela equipa de Ajuda da EA, as alternativas para os problemas atuais e outras informações úteis que podem melhorar a tua experiência no jogo.

Se tens problemas específicos de ligação, verifica o estado do servidor na página do Battlefield V na Ajuda da EA para confirmar se os servidores estão ativos ou em manutenção.

Se achares que o problema é o teu sistema ou ligação, tenta algumas destas etapas comuns de resolução de problemas de ligação:

• Reinicia o teu router. • Limpa a tua cache de DNS.

• Ativa o Universal Plug & Play (UPnP) no teu router.

Visita https://help.ea.com/pt-pt/help/faq/not-able-to-connect-to-online-play/ para mais informações.

(17)

P: Onde posso ficar a saber mais sobre

funcionalidades e detalhes do jogo?

Visita Battlefield.com e consulta as mais recentes notícias, capturas de ecrã e vídeos do Battlefield V, ou conversa com outros jogadores nos fóruns.

P: Para onde posso enviar erros ou comentários?

Os fóruns do Battlefield V são o melhor local para te fazeres ouvir sobre o jogo. Lá podes fazer publicações em quadros de mensagens específicos dependendo da partida, discussão ou plataforma, sobre tópicos como o equilíbrio das armas e muito mais.

Se tiveres um problema que te pareça comum, ou se tiveres conseguido contornar um problema que te incomodava, visita o fórum do Battlefield V no Answers HQ (http://answers.ea.com) e conversa com outros jogadores ou escreve uma solução.

P: Onde posso procurar ajuda?

Se tiveres problemas ou questões com a jogabilidade e precisares de conselhos de outros jogadores e de outros especialistas da EA, visita o Answers HQ. Podes ajudar-nos enviando relatórios de erros e auxiliando os outros jogadores ao partilhar dicas, truques de jogo e passos para a resolução de problemas que tenhas aprendido.

Caso contrário, consulta a ajuda do jogo no menu principal do Battlefield. Também podes consultar a Ajuda da EA para obter dicas de resolução de problemas e alternativas nos nossos artigos, ou contacta um dos nossos conselheiros se precisares de assistência personalizada.

(18)

18

PRECISAS DE AJUDA?

A equipa da Experiência para o Cliente EA está aqui para garantir que tiras o melhor partido do teu jogo–em qualquer momento, em qualquer lugar. Quer seja online, nos fóruns da comunidade, através de chat ou pelo telefone, os nossos especialistas nos jogos estão disponíveis e prontos a ajudar-te.

Apoio Online

Para teres acesso instantâneo a todos os nossos FAQs (Perguntas Mais Frequentes) e artigos de ajuda, visita help.ea.com/pt. Fazemos atualizações diárias, por isso procura aqui os problemas e resoluções mais recentes.

Apoio Telefónico

Também está disponível ajuda 5 dias por semana, das 12 às 21 horas GMT telefonando para

Referências

Documentos relacionados

Hoje. Já morou em países como Holanda, Bolívia e Argentina. Em 2007, publicou seu primeiro livro, Rilke Shake, já traduzido para inglês, francês, es- panhol e alemão. Fez parte

O objetivo principal deste trabalho foi o preparo e a caracterização de membranas de colágeno e gelatina com a adição de resina de jatobá para estudar-se sua influência

36.3 – O servidor que atua com 20 (vinte) horas semanais no diurno e com 20 (vinte) horas semanais no noturno, que desejar remover apenas 20 horas, somente poderá remover/ remanejar

suportem a análise e a tomada de decisões pelas estruturas internas relevantes, em particular no que se refere à monitorização de clientes e operações e ao exame de

É possível ainda perceber o dinamismo temporal presente na obra literária, através do diálogo entre Bisa Bia e Isabel, em que a primeira compara o tempo passado, no qual:

todos os militares (ativos e inativos) já contribuíam para a Pensão Militar e a alteração da sua denominação levaria a um antigo debate sobre a contribuição de inativos para

OBJETO: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA ESPECIALIZADA EM SERVIÇOS DE TOPOGRAFIA COM GPS GEODÉSICO RTK E ESTAÇÃO TOTAL PARA EXECUÇÃO DE LEVANTAMENTOS PLANIALTIMÉTRICOS DE LOTES

Considerando-se a necessidade de se gerar informações a respeito de indicações de cultivar e a contribuição de alguns caracteres para a seleção nos trabalhos