• Nenhum resultado encontrado

RELATÓRIO. Apresentadas e aprovadas na FLUC com a classificação mais elevada:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RELATÓRIO. Apresentadas e aprovadas na FLUC com a classificação mais elevada:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

RELATÓRIO

Tendo usufruído, nos termos previstos por lei e correspondendo a necessidades docentes do Grupo de Estudos Românicos, do regime de licença sabática no 2º semestre do ano lectivo de 2007-2008 (e não, como seria de meu interesse estritamente pessoal, durante todo o ano escolar), venho apresentar o relatório regulamentar das actividades por mim desenvolvidas ao longo desse período.

1. Investigação científica

O trabalho de pesquisa do 2º semestre de 2007-2008 foi naturalmente programado na sequência dos estudos e objectivos dominantes nos anos escolares precedentes, durante os quais, em congruente relação com as tarefas docentes e pedagógicas, e bem assim com a condição de membro de duas Unidades I&D (Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e Centro de Literatura Portuguesa) e de outras instituições científicas, prosseguira e aprofundara durante os meus estudos de Teoria da Literatura – agora com maior incidência nos domínios da Antropologia Literária, da Mitocrítica e das Intersemioses Artísticas –, de Literatura Comparada – agora estendendo os meus trabalhos de periodologia aos Modernismos – e de Literatura Portuguesa – privilegiando agora a problemática de Camões e de Fernando Pessoa.

Conforme indicara no documento de solicitação da licença sabática, empenhei-me especialmente em pesquisas de estudos camonianos e pessoanos e secundariamente noutros trabalhos de teoria, crítica e história literárias. Dessa investigação então realizada, e que em parte trouxe a público em conferências e artigos, dão conta algumas das publicações abaixo elencadas.

Todavia, os resultados mais substanciais do meu trabalho em regime sabático estão concentrados em duas obras no prelo: Crise e Plenitude – Uma leitura

estruturante da lírica de Camões (Coimbra, Imprensa da Universidade de Coimbra,

2010) e Roteiro de Estudos Pessoanos (Lisboa, Nova Ática/ Babel, 2010).

2. Orientação de dissertações académicas

No semestre em causa, diferir para o início do ano lectivo seguinte a aceitação de

novos encargos como Orientador científico de doutorandos e mestrandos, mas compreensivelmente não pude deixar de prosseguir com o acompanhamento final da elaboração de algumas dissertações.

2.1. Dissertações de Doutoramento

Na FLUC, orientação científica do doutorando Paulo Jorge Pedrosa Santos Gomes, com co-orientação do Prof. Doutor José Augusto Cardoso Bernardes, na preparação de tese sobre Definição crítica da Poesia (Uma fundamentação teórica

para a didáctica do texto poético

2.2. Dissertações de Mestrado

Apresentadas e aprovadas na FLUC com a classificação mais elevada:

- Eduarda Maria da Silva Ribeiro Mota, Diálogos Modernistas com a Cidade: Mário de

Andrade e Bernardo Soares (Proposta de leitura comparativa).

(2)

- João Paulo Almeida, Sentimento e conhecimento em Camilo Pessanha.

- Maria José Ventura, Espelho dos Dentidos – O fazer poético em Fernando Pinto do

Amaral.

- Ália Rosa C. Rodrigues, João de Castro Osório e a cosmovisão trágica em A Trilogia

de Édipo (Co-orientação partilhada com a Prof. Doutora Maria do Céu Z. Fialho).

3. Orientação de Programas de Pós-Doutoramneto

- Em 2007-2008. torna-se orientador, reconhecido pela FCT, do programa pós-doutoramento “Rumos do teatro poético – dos impulsos novistas às viragens modernistas” da bolseira Doutora Maria de Jesus Quintas Reis Cabral.

4. Participação em júris de provas académicas

4.1. Provas de Doutoramento

Em Julho, na Universidade de Lisboa fui um dos arguentes da tese Edgar Allan

Põe em translação – Entre Textos e Sistemas, visando as rescritas na Lírica moderna em Portugal, no júri das provas de Doutoramento em Literatura e Cultura

Norte-Americana da Mestre Margarida Isabel de Oliveira Vale de Gato

4.2. Provas de Mestrado

Em Fevereiro de 2008, integrei o júri das provas de Mestrado em Literaturas Românicas Modernas e Contemporâneas da Licª Susana Maria Russo Neves, na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas da Universidade Nova de Lisboa, cabendo-me arguir a tese «O mito de Fausto e a figura do Diabo na ficção de Eça de Queirós». Em Abril, a convite do Reitor da Universidade Aberta, e após indigitação pelo respectivo Conselho Científico, integrei o júri das provas de Mestrado em Estudos Portugueses Interdisciplinares da Lic.ª Maria José Lopes Azevedo Domingues, cabendo-me arguir a dissertação Fernando Pessoa e «A Nova Poesia Portuguesa»:

da teoria à concretização poética em «Pauis».

Em Maio, fui arguente, na Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, da dissertação “Escrever-se” e/ou “Outrar-se” – Escrita e revelação em “Páginas do diário

íntimo” de José Régio, apresentada pelo Licº Carlos Manuel da Costa Teixeira em

provas de Mestrado em Ensino da Língua e da Literatura Portuguesas.

5. Coordenação de publicações

- Direcção da revista Estudos (Coimbra, CADC).

5. Trabalhos publicados.

5.1. Edições críticas e para-críticas

- Afonso Duarte, Obra Poética. Lisboa, IN-CM, 2008 (edição crítica, com estudo introdutório e notas).

(3)

- Trindade Coelho, Os Meus Amores, In Illo Tempore, O Senhor Sete. Porto, Edições Caixotim, 2008 (com estudos introdutório, «numa só edição extremamente cuidada e organizada com grande rigor científico», segundo recensão crítica do Prof. Doutor Álvaro Manuel Machado).

5.2. Ensaios e artigos

- «Para o estudo da antropologia torguiana. Alguns vectores dos contos.», in Maria de Fátima Marinho (Org.), Actas do Colóquio Comemorativo do Nascimento de Miguel

Torga. Porto/Munchen, Martin Meidenbauer, 2008, pp. 235-250.

- «Introdução» a Afonso Duarte, Obra Poética. Lisboa, IN-CM, 2008, pp. 7-42.

- «Uma escrita boémia contra o esquecimento», prefácio a Trindade Coelho, In Illo

Tempore. Porto, Edições Caixotim, 2008, pp.7-27.

- «Estriga de luz que se vai desfiando», prefácio a Trindade Coelho, Os Meus

Amores. Porto, Edições Caixotim, 2008, pp.7-53.

- «Os vínculos do coração do povo», prefácio a Trindade Coelho, O Senhor Sete. Porto, Edições Caixotim, 2008, pp.7-40.

- «Blitzkrieg pessoano no campo literário português», in Rosa Maria Goulart, Maria do Céu Fraga e Paulo Meneses (org.), O Trabalho da Teoria. Ponta Delgada, Universidade dos Açores, 2008, pp.211-217.

- «Dor e morte, ternura e esperança na literatura contemporânea», in Revista

Portuguesa de Bioética – Suplemento Nº 1, 2008, pp. 19-22.

6. Conferências e comunicações, palestras e alocuções

Em Março de 2008, proferi a conferência de abertura do Colóquio de homenagem a Agustina Bessa-Luís, organizado no Porto pela Universidade Fernando Pessoa - «Agustina: a suspeita magia ou efeitos de leitura de O Princípio da

Incerteza» - , e apresentei ao simpósio multidisciplinar “Utopias & Distopias”,

organizado em Coimbra pelo Grupo de Estudos Clássicos da FLUC, a comunicação de encerramento «Alotropia e desejo de plenitude na modernidade ocidental».

Proferi, logo depois, a conferência «Nova largada, remorsos redimidos – Portugal e África na moderna literatura portuguesa» na Cidade da Praia, Cabo Verde, no âmbito das I Conferências Lusófonas, promovidas pela Fundação Luso-Africana para a Cultura, com o apoio do Instituto Camões.

Em Abril, colaborei em sessão do Centro de Literatura Portuguesa da FLUC com a apresentação da edição da Mensagem pessoana pelo Prof. Doutor António Apolinário Lourenço.

Participei no Centre d’Études Lusophones da Universidade de Genève no “I Colóquio Internacional de Literatura e Filologia Portuguesas”, apresentando uma comunicação sobre «A pena da escrita e o canto – de Camões a Pessoa».

Em Maio, dissertei sobre «Ruy Belo – uma poesia a que Deus morreu?» no II Seminário “Poesia e Transcendência” que, com organização do Centro Regional do Porto da Universidade Católica Portuguesa, teve lugar no Clube Literário Portuense.

(4)

Coube-me apresentar em Coimbra e em Viana do Castelo o livro O

Regicídio de 1908 – Uma lenta agonia da História, da autoria do Prof. Doutor Aníbal

Pinto de Castro.

Em Junho, colaborei no Colóquio “Camões e a Ciência” (co-organizado pelo Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos e pelo Museu da Ciência da Universidade de Coimbra), apresentando a comunicação «Crise de conhecimento na lírica de Camões».

Proferi então, também em Coimbra, a conferência «Três lendas na Sé Velha – hagiografia e literatura».

Em Julho, no âmbito do programa “Universidade de Verão 2008” da Universidade do Porto, dei a lição inaugural do módulo de Literatura e Cultura, consagrado a «Literatura e Cultura de Temática Regional».

Em Coimbra, intervim em mesa-redonda sobre «As Taças da Ira e as Invasões Francesas: Coimbra e o Baixo Mondego», complementando a perspectiva historiográfica da Prof. Doutora Isabel Nobre Vargues com breve palestra de contextualização e análise literárias sobre o romance homónimo de Helena Rainha.

Em Agosto, proferi em Mogadouro uma conferência sobre a personalidade e as várias facetas da obra de Trindade Coelho, em cerimónia comemorativa do centenário da morte desse escritor.

7. Organização de reuniões científicas e de eventos culturais

Em Abril de 2008, co-presidi, com a Coordenadora científica do CEISXX (Prof. Doutora Maria Manuela Tavares Ribeiro), à organização do Colóquio “Religião, Nação e Estado nos 60 anos de Israel: geopolítica e (des)encontro de civilizações”.

8. Cargos académicos e funções administrativas

Atendendo a imperiosas condições de existência Coordenador Científico do Centro Interuniversitário de Estudos Camonianos, continuei a assumir no semestre de licença sabática as responsabilidades de Coordenador Científico dessa Unidade I&D, então em vias de avaliação pelo painel internacional da FCT – Fundação para a Ciência e a Tecnologia. Tendo persistido assim no meu empenhamento na reestruturação orgânica, na redefinição de áreas e linhas de investigação, na reequacionação dos planos de edição, na renovação do quadro de investigadores (integrados e colaboradores), no reforço dos elos de internacionalização e na captação de jovens estudiosos, pude conduzir o CIEC à inédita classificação de “Very Good”.

9. Outras missões científicas universitárias

Voltei a integrar, no período em causa, o painel de avaliadores da FCT nos concursos a Bolsas para Doutoramento e para Pós-Doutoramento

(5)

. Na Fundação Inês de Castro (Coimbra), integrei o júri do seu Prémio Literário anual; e, por decisão desse mesmo júri, falei em seu nome sobre a obra de Teolinda Gersão (2008) na cerimónia de entrega do Prémio.

A convite da Universidade de Évora, fiz parte do júri do “Prémio Vergílio Ferreira - 2008”.

Também fiz novamente parte do júri do Grande Prémio do Conto, promovido pela Associação Portuguesa de Escritores.

11. Outras funções institucionais e cívico-culturais

Em Março de 2008, por honroso convite da Presidência da República, fiz parte da Comitiva Cultural do Chefe do Estado na visita oficial ao Brasil

Referências

Documentos relacionados

Duas novas formulações foram elaboradas com extrato crioconcentrado de 3,1ºBrix até 19,1°Brix visando uma padronização do pH da emulsão e melhoria no sabor,

Nessa seara, o ato tem permitido, desde então, que a Câmara aprecie, sem bloqueio, propostas de emenda constitucional (PEC), projetos de lei complementar (PLC) e projetos de

de lôbo-guará (Chrysocyon brachyurus), a partir do cérebro e da glândula submaxilar em face das ino- culações em camundongos, cobaios e coelho e, também, pela presença

O estágio profissionalizante encontrou-se organizado em sete estágios parcelares: Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia, com quatro semanas

A tendência manteve-se, tanto entre as estirpes provenientes da comunidade, isoladas de produtos biológicos de doentes da Consulta Externa, como entre estirpes encontradas

Os principais objectivos definidos foram a observação e realização dos procedimentos nas diferentes vertentes de atividade do cirurgião, aplicação correta da terminologia cirúrgica,

psicológicos, sociais e ambientais. Assim podemos observar que é de extrema importância a QV e a PS andarem juntas, pois não adianta ter uma meta de promoção de saúde se

Deste modo, o concurso previu: estabelecer a relação do castelo com o jardim ; promover a relação com o restaurante, a Marktplatz (praça no centro da cidade)