• Nenhum resultado encontrado

Sumário INTRODUÇÃO/SOBRE O CONCURSO... 2 Concurso DETRAN/CE MANUAL DO CONCURSEIRO... 5 Plano de Estudos Completo... 5 PLANO DE ESTUDOS...

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sumário INTRODUÇÃO/SOBRE O CONCURSO... 2 Concurso DETRAN/CE MANUAL DO CONCURSEIRO... 5 Plano de Estudos Completo... 5 PLANO DE ESTUDOS..."

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Sumário

INTRODUÇÃO/SOBRE O CONCURSO ... 2

Concurso DETRAN/CE – 2017 ... 2

MANUAL DO CONCURSEIRO ... 5

Plano de Estudos Completo ... 5

PLANO DE ESTUDOS ... 9

Concurso – DETRAN/CE ... 9

PERGUNTAS FREQUENTES ... 13

(2)

INTRODUÇÃO/SOBRE O CONCURSO

Concurso DETRAN/CE – 2017

Concurseiros Alfartanos este planejamento de estudo é simplesmente a “profissionalização do estudo para concursos públicos”. Aqui, tentamos tirar o seu máximo, isso se faz aprimorando as formas de otimização do tempo! Sabemos que a vida é corrida, mas sabemos também que a dedicação, força de vontade e uma preparação focada fazem qualquer um passar em um bom concurso!

.

Revisando os pontos do Edital:

Inscrições: O ponto importante que muitos concurseiros deixam para “última hora”. A internet pode cair, algo vai te distrair... Não perca tempo quando estiverem abertas as inscrições.

09/10/2017 a 22/11/2017 - (Informação Exclusiva – ALFACON) Obs.: Taxa: R$ 90,00

Provas: Não carregue a pressão ou obrigação em ter que passar, mas sim dar sempre o seu melhor.

Ainda a ser divulgado até o dia 22/09/2017 Período de aplicação: Ainda a ser divulgado

(3)

MATÉRIAS

.

Língua Portuguesa Informática

Ética

Legislação do Servidor Público Estadual Conhecimentos Específicos (Legislação de Trânsito e Transportes)

(4)

Este plano de estudo é acordar você para vida, aqui você “comerá” concurso público e o que é melhor: não preparamos você para passar, prepararemos você para que você consiga dar o seu

melhor! Assim, se você não passar agora, com toda certeza esse impulso fará você passar em outro concurso e por vezes até melhor que o planejado!

Por fim, pensem que as horas de estudo, de dedicação e de “sofrimento” serão compensadas com a estabilidade financeira, com o seu conforto e o de sua família e isso, prezados, “NÃO TEM

PREÇO”! Dessa maneira, apresento a vocês não um planejamento de estudo, mas um planejamento de vida, pois é isso que fazemos aqui no ALFACON – MUDAMOS VIDAS.

(5)

MANUAL DO CONCURSEIRO

Plano de Estudos Completo

A Escolha da Banca Examinadora e Delimitação do Concurso

Concurseiro(a),

Esse passo é de extrema necessidade, pois é aqui que você deve conhecer a banca examinadora e identificar suas tendências. Bancas como a CESPE/UNB seguem tendências que são previsíveis. O melhor aqui é que você tenha o suporte de um bom cursinho preparatório, pois os professores costumam conhecer muito bem a banca examinadora. Essas tendências – os professores do AlfaCon – conhecem muito bem, pois fazemos exercícios constantemente e nos atualizamos. O importante é que você tenha uma linha de pensamento e não estude errado ou estude demais. Dei como exemplo a CESPE/UNB, mas o seu foco pode ser a FCC, FGV, ESAF e tantas outras bancas que estão no mercado “abocanhando” os concursos Brasil afora.

É nesse passo que você também deve delimitar a escolha do concurso. Por exemplo, delimitar é escolher concursos que tenham editais pelo menos 80% compatíveis. Assim, se você está estudando para Polícia Federal, poderá sem problema algum se dedicar bastante a PRF ou a Agepen FEDERAL, bem como aos concursos de Polícia Civil dos Estados e tantos outros que tenham editais e bancas parecidas.

Dessa forma, no exemplo acima eu escolhi a área policial, esses concursos coadunam muito do edital, pense assim: Matérias como PORTUGUÊS, RLM, CONHECIMENTOS GERAIS, INFORMÁTICA, CONSTITUCIONAL, ADMINISTRATIVO, PENAL, PROCESSO PENAL, LEIS EXTRAVAGANTES são chamadas de matérias coringas para essa área, pois caem em todos os concursos. O que você deve se atentar é para as matérias que diferenciam um concurso do outro. Para se ter uma ideia se você estiver estudando para a Agente PF você deverá acrescentar, por exemplo, CONTABILIDADE, AFO E MICROECONOMIA, para PRF você deve acrescentar TRÂNSITO e para AGEPEN FEDERAL você acrescenta apenas direitos humanos.

Diante disso, o mais importante é não sair “rifando” por todos os lados. Não caia na tentação de ficar traçando de foco o tempo todo. Não adianta ficar estudando um ano para Polícia Federal e quando sair o edital enveredar para a área fiscal. Isso só vai fazer detonar sua confiança, pois você estará indo para um campo totalmente diferente de sua preparação.

(6)

Local Apropriado De Estudo

Esse passo é primordial para uma preparação em “paz”. Digo isso pois não tem como estudar com interferência externa. E, acreditem, tudo é interferência externa! Dessa forma, não dá para estudar com alguém da família assistindo televisão ou estudar escutando música. Assim, você dever ter em mente que qualquer lugarzinho reservado com uma mesa, uma luminária e uma cadeira que não “empene” você pode se transformar no verdadeiro “cantinho do concurseiro”.

Diante disso, esse passo não é muito complicado e com boa imaginação e boa vontade, você conseguirá transformar um cantinho da sua casa em um verdadeiro “santuário” de estudo!

O Plano de Estudos

Alfartano(a)s, vamos explicar neste passo como montar uma tabela de estudo e o porquê é tão importante realizar esse procedimento. Uma tabela de estudo é uma ferramenta indispensável para maximizar o estudo do concursando. Quem nunca teve aquela sensação de não saber o que vai estudar no dia? #TristeSensação. Assim, pegar qualquer livro de qualquer matéria e sair folheando sem critério algum é loucura. E é ai que o plano de estudo entra. Temos a mania de estudar o que sabemos mais, porque é mais simples relembrar o que já dominamos e estudar a menos o que sabemos menos, concordam? Diante disso, o plano de estudo é a salvação para o concursando desorganizado – diga-se de passagem: 99% dos concursandos são extremamente desorganizados.

Exemplo de uma tabela de estudo e passo a passo vou explicar como montaremos. Obs: A tabela é exemplificativa.

Adapte-a para a sua realidade!

Quadro Exemplificativo

(7)

Pois bem, a tabela funciona da seguinte forma:

⇒ A linha de cima marca as horas que você deve estudar cada matéria e a coluna marca as fases;

⇒ Você deve começar a estudar a primeira fase e ir passando até chegar na última. ⇒ Separamos as matérias de forma que você estude pelo menos duas matérias por dia. Mas ai você se pergunta ”por que duas matérias por dia?”

Estuda-se duas matérias por dia porque em um planejamento como do INSS (por exemplo) a cada 04 dias você tem a possibilidade de rever a matéria. Dessa forma, o que foi estudado está sendo sempre relembrado. Nesse sistema, o ciclo de estudo se renova toda semana, você estuda e o que foi aprendido não sai da cabeça. Legal, não é mesmo?

“Faz o simples que dará certo”

Outro fator positivo é que você estuda todas as matérias e pode colocar uma carga em matérias que tem um peso maior. Essa tabela tem como carga total 48 horas. Assim você vai estudando e pode ir voltando até completar o edital.

Exemplo referente a tabela de estudos acima:

A cada ciclo completo de 48 horas o concursando estuda as horas postadas nessa tabela. Veja que foi programado mais horas para português, pois é a matéria que tem mais peso, geralmente, em quase todos os concursos. Assim o aluno pode aumentar a carga das matérias que tem mais dificuldade e diminuir a carga das matérias que mais domina.

(8)

O importante é respeitar a sua tabela e carga horária

Imagine que você comece a estudar segunda-feira. Separe o material de estudo e comece, quando der às duas horas de estudo pare imediatamente e passe para RLM. Marque onde parou para poder começar de novo quando a tabela alcançar novamente o português. Faça isso com todas as matérias até chegar ao fim do ciclo, depois disso analise se está a contento, faça as alterações na carga horária que achar necessário e comece tudo de novo. Lembre-se, estudar é continuidade, não podemos ser peritos em uma matéria e leigos em outras. Os concursos querem os medianos em todas as matérias.

“Entrar em uma rotina é difícil, mas difícil será também ao tentar sair dela

quando se acostumar com o seu novo modo de vida.

Força Concurseiro(a)”

Fizemos uma tabelinha para ser seguida por quem tem o dia todo para estudar. Organização é tudo. Se o concursando seguir esses passos por um prazo de 6 meses a 2 anos, pode ter certeza, passará em qualquer concurso público.

Agora se você não possui, digamos, muito tempo para estudar (principalmente por estar trabalhando) o que fazer?

Agora, uma coisa é fato: Muita gente não pode seguir esse ritmo, pois as tarefas do dia simplesmente impedem. Assim, a palavra de ordem é adaptar a realidade!

Sobre essa ótica vamos apresentar no próximo tópico o plano de Estudos específico para o Concurso PM/AL, e logo perceberá que teremos horários para quem tem o tempo disponível e para aqueles em que o tempo é restrito (seja por qual motivo for).

Não podemos esquecer que os exercícios são importantes, assim você pode reservar horários específicos só para resolução de questões da banca examinadora.

Conclusão:

Esse método é muito funcional e ao contrário do que muita gente pensa ele dá um rumo ao concursando. Temos que ter em mente que um planejamento deve ser feito de médio a longo prazo e que de certo demoramos um pouco a “pegar o jeito” de estudar, mas depois que embalamos não paramos mais. Tanto é verídico que os verdadeiros concursandos e concurseiros passam em vários concursos públicos. O perfeito é ter continuidade nos estudos e não ficar ansioso pela publicação do edital. Esqueça o edital e vá estudando, pois quando ele sair você estará no topo da cadeia alimentar e engolirá todos os seus concorrentes.

(9)

PLANO DE ESTUDOS

Concurso – DETRAN/CE

Entendendo O Plano De Estudos

1. As matérias foram distribuídas de uma maneira que você estude todas uniformemente! Resumos aos sábados e Simulados aos domingos.

2. O estudo está organizado em ciclos (lembra sobre o que falamos agora pouco, não é?), no qual ao terminar a última semana retornará ao início da tabela.

3. Ao final do ciclo, você perceberá que, além de passar por todas as matérias, terá uma carga horária satisfatória dos conteúdos estudados.

4. Dedique-se forte e vá seguindo o plano de estudo e fazendo muitos exercícios. Quando você sentir que está dominando muito uma matéria e se complicando em outras, troque o quadro e retire o que você sabe mais e acrescente o que sabe menos!

Aqui, vale a velha máxima:

“Sem exercícios e simulados você não vai chegar a lugar algum, assim, detone com os exercícios e não perca um simulado sequer!”

(10)

Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Domingo Semana 1 Português + Conhec. Específicos + Exercícios Informática + Legislação do Ser. Público Estadual + Exercícios Ética + Português + Exercícios Conhecimentos Específicos + Informática + Exercícios Legislação do Ser. Público Estadual + Ética + Exercícios Resumos + Exercícios (TODOS da semana + outros) Simulado + Organização Semana 2 Conhecimentos Específicos + Português + Exercícios Legislação do Ser. Público Estadual + Informática + Exercícios Português + Ética + Exercícios Informática + Conhecimentos Específicos + Exercícios Ética + Legislação do Ser. Público Estadual + Exercícios Resumos + Exercícios (TODOS da semana + outros) Simulado + Organização Semana 3 Português + Conhec. Específicos + Exercícios Informática + Legislação do Ser. Público Estadual + Exercícios Ética + Português + Exercícios Conhecimentos Específicos + Informática + Exercícios Legislação do Ser. Público Estadual + Ética + Exercícios Resumos + Exercícios (TODOS da semana + outros) Simulado + Organização Semana 4 Conhecimentos Específicos + Português + Exercícios Legislação do Ser. Público Estadual + Informática + Exercícios Português + Ética + Exercícios Informática + Conhecimentos Específicos + Exercícios Ética + Legislação do Ser. Público Estadual + Exercícios Resumos + Exercícios (TODOS da semana + outros) Simulado + Organização

(11)
(12)

QUADRO EXPLICATIVO DOS HORÁRIOS

Importante

Seguindo o plano FIELMENTE, até o dia da sua prova, você conseguirá atingir os conteúdos previstos no edital.

Com isso, será possível, além de estudar bastante os conteúdos, ter feito vários simulados e vários dias para fazer suas fichas com resumos.

Por isso, com um plano e seguindo-o à risca (como um verdadeiro concurseiro) as chances de aprovação aumentam consideravelmente.

SÓ DEPENDE DE VOCÊ!!!

3 HORAS DE ESTUDO/DIA

1 H (Matéria 1)

1 H (Matéria 2)

1 H (Exercícios: 30 min cada matéria)

4 HORAS DE ESTUDO/DIA

1,5 H (Matéria 1)

1,5 H (Matéria 2)

1 H (Exercícios: 30 min cada matéria)

5 HORAS DE ESTUDO/DIA

2 H (Matéria 1)

2 H (Matéria 2)

1 H (Exercícios: 30 minutos cada matéria)

8 HORAS DE ESTUDO/DIA

3 H (Matéria 1)

3 H (Matéria 2)

(13)

PERGUNTAS FREQUENTES

Dúvidas da maioria dos Concurseiros

Pergunta 01: A tabela realmente funciona?

Resposta: Com certeza ela é 100% confiável, mas para isso você deve segui-la fielmente! Não precisa ser exatamente essa, ela é uma sugestão, assim, você pode mudar, mas cuidado: Não coloque somente as matérias que você gosta de estudar, coloque principalmente as que você não gosta, pois tendemos a gostar mais o que dominamos mais!

Pergunta 02: Como faço para não errar questões no dia da prova?

Resposta: Fazer e refazer os exercícios é fundamental. Imprima mais de uma lista (duas iguais) e refaça assim que der, isso reforçará seu estudo e impedirá que você erre na prova!

Pergunta 03: Como faço com as aulas online, será que preciso assistir as mesmas aulas dos dias de planejamento de estudo?

Resposta: Não necessariamente! Você pode se programar para maximizar seu estudo, visto que a concorrência está extremamente alta! Aqui vai a dica: Planeje-se da melhor forma possível e vá tirando as dúvidas em nosso blog! www.equipealfaconcursos.com.br

Pergunta 04: Reduzir muito a minha carga de sono a noite não irá atrapalhar a compreensão da matéria?

Resposta: Lógico que não, reserve 05 a 6 horas de sono que você vai muito bem! O sucesso é construído à noite!

Pergunta 05: Fico com um sono sobrenatural, o que faço para consertar isso?

Resposta: Deu aquele sono de outro mundo, em que você não consegue fazer mais nada, a solução é: Deita e dorme por 30 ou 40 minutos, lave o rosto, tome café e volta para estudar, com o tempo isso passa. É questão de costume!

(14)

Pergunta 06: Como devo fazer os simulados?

Resposta: No dia que tiver simulado você deve ficar exclusivamente por conta dele e agir como se no dia da prova estivesse, ou seja, reserve as horas determinadas no edital do simulado e remeta o gabarito no tempo correto, depois disso espere sair o gabarito e reveja todas as questões, até mesmo os que acertaram, assim não darão problema de acontecer de acertarmos exatamente uma questão no simulado e você errá-la na prova porque não lembrava que tinha feito no simulado!

Pergunta 07: Eu não consigo estudar e fico me desconcentrando, o que faço para resolver isso? Resposta: Aqui depende pura e exclusivamente de você, pois ninguém fará a prova no seu lugar, assim motivação é a chave de tudo! Ache sua motivação e vá com força, isso a equipe ALFACON pode te ajudar! Coloque nosso site como sua página inicial, espelhe-se em casos de sucesso, inscreva-se nas nossas redes sociais e todos os dias de sua preparação estaremos de uma forma ou de outra empurrando você rumo à aprovação!

FOCO, FORÇA E FÉ RUMO À APROVAÇÃO!

Referências

Documentos relacionados

[PDF | ePub | MOBI] Crianças francesas não fazem manha Author

Especialmente em relação à situação de mulheres trans e travestis, é importante lembrarmos que se pelo conjunto da sociedade essas pessoas são tratadas como

 Todo o texto deve ser digitado em espaço 1,5 cm, exceto: citações de mais de 3 linhas, notas de rodapé, referências, legendas e fontes das ilustrações e das tabelas,

Após o término da redação deste artigo, outro neonato com atresia pulmonar e septo íntegro com características clínicas e morfo-funcionais semelhantes aos casos já des- critos

Foram realizados a determinação de produtividade de massa (PROD) através do peso corrigido das amostras secas, as características morfológicas foram determinadas

Está prevista a redução do Conselho de Administração para 5 membros, dos quais 3 executivos e os restantes dois não executivos.. Os administradores executivos e não

Caso o produto não tenha sido totalmente utilizado nesse prazo, e ainda esteja dentro do prazo de validade, será permitida a devolução da embalagem em até 6 meses após o término

Neste contexto e por uma perspectiva histórico-cultural, o presente trabalho apresenta uma discussão sobre dois impressos de coleções pedagógicas que circularam no