• Nenhum resultado encontrado

Introdução ao estudo do SNIS Série Histórica

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Introdução ao estudo do SNIS Série Histórica"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

MINISTÉRIO DAS CIDADES

Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental

Introdução ao estudo do SNIS –

Série Histórica

(2)

1

Int roduç ão a o es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

I

NTRODUÇÃO AO ESTUDO DO

SNIS

S

ÉRIE

H

ISTÓRICA

Curso a distância de Autoinstrução / Unidade 5

MUNICÍPIOS

Introdução

O SNIS – Municípios inclui os dados de Água e Esgotos (consolidados por município) e os de Resíduos Sólidos.

A base consolidada de Água e Esgotos contém os dados coletados nos formulários desagregados dos prestadores de serviços regionais e microrregionais, mais os dados agregados dos prestadores locais. Nesta base, quando um município possui mais de um prestador de serviços, os dados de cada prestador são somados. Por exemplo, em Belém/PA há dois prestadores que operam os serviços de água e esgotos, sendo um regional (COSANPA/PA) e outro local (SAERB). Neste caso, os dados dos dois prestadores são somados em cada campo. Outro exemplo: em Mauá/SP há um prestador de serviços para água (SAMAE) e outro para esgotos (Foz do Brasil). Também nesta situação, na base municipal os dados dos dois prestadores são somados. Vale lembrar que existem muitos casos em que o município é atendido por água pela companhia estadual e por esgotos pela Prefeitura Municipal.

Em relação aos serviços de Manejo de Resíduos Sólidos, não é necessária a consolidação dos dados, visto que para cada município há apenas um prestador de serviços.

A base municipal possui as mesmas famílias de informações e indicadores de Água e Esgotos e de Resíduos Sólidos. A diferença é que a pesquisa é feita por município, e não há opção por prestador de serviços, como nos casos estudados nas unidades anteriores. A pesquisa de dados municipais do SNIS pode ser feita a partir de duas lógicas distintas: por

(3)

Int roduç ão ao es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

Informações e indicadores municipais consolidados e por Agrupamento dinâmico de indicadores e informações por ano de referência.

Informações e indicadores municipais consolidados

Nesta consulta os dados são consolidados para cada município. Como explicado anteriormente, nesta base, sempre que determinado município é atendido por dois ou mais prestadores de serviços, seus dados são consolidados em uma base única e a totalização é incluída na base municipal.

O primeiro filtro que esta consulta permite fazer é sobre o tipo de serviço a que a informação se refere. Pode-se escolher entre as seguintes opções:

Após escolhido o universo das informações, o sistema permite realizar os seguintes filtros:

• Todos os municípios do Brasil

• Somente municípios com

informações de água e esgotos

• Somente municípios com

informações de resíduos sólidos

• Somente municípios com

informações de água e esgotos e

resíduos sólidos

Família de informa- ções e indicadores; Informações e indicadores Ano de referência Região; Estado; Município

(4)

3

Int roduç ão a o es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

Exemplo de aplicação

Deseja-se fazer uma comparação entre os municípios de Florianópolis – SC e de Joinville – SC, no ano de 2011, em relação às seguintes características:

 Qual a relação percentual entre o volume de esgotos coletados nestes municípios e a água que foi consumida em cada um deles?

 Qual o volume médio de água consumido por habitante?

 Que percentual da população urbana é atendido com abastecimento de água?

 Qual o percentual de população atendida com a coleta de resíduos domiciliares? Para iniciar esta consulta, devemos primeiro selecionar os filtros. No “Tipo de informação”, como temos que pesquisar informações de água e esgotos e de resíduos sólidos, podemos selecionar o item “Somente municípios com informações de água e esgoto e resíduos sólidos”, para eliminar da consulta aqueles municípios que não possuam informação de algum destes componentes (já que, após consultar os Diagnósticos, sabemos de antemão que os dois municípios forneceram informações sobre ambos os tipos de serviços ao SNIS).

O Ano de Referência que estamos investigando é 2011.

Os municípios pertencem à região Sul, estado de Santa Catarina. Visualize ao lado a escolha dos filtros.

O próximo passo é selecionar as informações que se deseja consultar. Os dados acima dizem respeito às seguintes Famílias de Indicadores:

 Indicadores operacionais – água;

 Indicadores operacionais – esgotos;

 Indicadores sobre Coleta Domiciliar e Pública.

Dentre os indicadores disponibilizados, aqueles que são correspondentes às informações que se deseja consultar têm os seguintes códigos:

(5)

Int roduç ão ao es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

 IN022_AE: Consumo médio per capita de água;

 IN023_AE: Índice de atendimento urbano de água;

 IN015_RS: Taxa de cobertura do serviço de coleta de RDO (resíduos domiciliares) em relação à população total do município.

A análise dos resultados obtidos com esta consulta mostra que a coleta de esgoto em Florianópolis é significativamente maior do que em Joinville; que, no primeiro município, cada habitante consome quase 206 litros de água por dia, enquanto no segundo, este número não chega a 155 litros. A consulta também informa que o atendimento de água é praticamente completo nos dois municípios e que a coleta de resíduos domiciliares beneficia toda a população residente em cada um deles.

Agrupamento dinâmico de indicadores e informações por ano de referência

Esta é a busca que permite agrupar dinamicamente os dados dos municípios para cada ano de referência. Em todas as situações de agrupamento é fornecida a totalização e, no caso dos indicadores, o resultado de cálculo do indicador médio. O agrupamento dinâmico para os municípios obedece às mesmas regras e condições que o SNIS – Série Histórica estabelece para Água e Esgotos e Resíduos Sólidos.

Na aba Municípios, pode-se realizar um agrupamento dinâmico com os dados de Água e Esgotos e de Resíduos Sólidos concomitantemente. O sistema irá calcular, da mesma maneira, os indicadores que representem corretamente o grupo escolhido.

(6)

5

Int roduç ão a o es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

Permite filtrar por Tipo de informação, Ano de referência, Região, Estado, Região metropolitana, Municípios, Famílias de informações e indicadores e Informações e Indicadores propriamente ditos.

Exemplo de aplicação

Para o nosso último exemplo, vamos ler a seguinte reportagem, publicada no Portal Portela Online, em 1º de março de 2012 (consultar referências bibliográficas), referente a uma enxurrada no município de Três Passos - RS:

Enxurrada causa problemas com o abastecimento

de água em Três Passos

CLIMA | 01/03/2012 | 14:13

Devido à chuva que ocorreu durante a noite de ontem e a madrugada de hoje, a central de abastecimento da Corsan de Três Passos, está enfrentando problemas. Um deles é a falta do abastecimento de água no município.

Segundo informações da Companhia Riograndense de Saneamento, folhas, galhos, e resíduos foram levados com a enxurrada, o que causou o acumulo de sujeira no filtro. Desde a madrugada, a Corsan está trabalhando para retirar os resíduos. Hoje pela manhã, uma máquina da prefeitura foi deslocada para auxiliar no serviço. Não há previsão para a volta do abastecimento de água no município, mas a Corsan e a prefeitura estão trabalhando para que isso aconteça o mais breve possível.

Na região, as chuvas tiveram grande variação entre a noite de ontem e o dia de hoje. Em alguns pontos, a precipitação pluviométrica foi de 19 mm e em outros 130 milímetros.

A reportagem fala sobre a paralisação do abastecimento de água no município de Três Passos – RS após a ocorrência de uma enxurrada.

Com base na reportagem acima e utilizando o agrupamento dinâmico para municípios disponível no SNIS – Série Histórica, vamos investigar os seguintes itens:

(7)

Int roduç ão ao es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

Antes de começar a realizar as consultas, precisamos identificar quais informações estão sendo solicitadas e onde vamos encontrá-las no SNIS – Série Histórica. A seguir apresentaremos as explicações sobre as consultas de cada item individualmente, entretanto cabe ressaltar que todos os itens podem ser consultados de uma única vez, selecionando-se no menu de informações e indicadores os dados requeridos.

A primeira pergunta deseja averiguar, entre os habitantes que desfrutavam do atendimento de água no município de Três Passos, quantos ficaram desprovidos de abastecimento deste recurso por causa da enxurrada. Para isso, o SNIS possui a informação AG001-População total atendida com abastecimento de água, que é disponibilizada pelo SNIS – Série Histórica a partir da Família de Informações de água.

Como o abastecimento de água foi paralisado em todo o município, ao realizar adequadamente a consulta de acordo com os dados disponíveis, encontraremos que no município de Três Passos havia

19.131 habitantes que ficaram sem água em seus domicílios devido à enxurrada no suposto ano de 2011, como mostra a figura ao lado:

1- Suponha que o ano de referência da reportagem seja 2011. Admitindo-se

isso, quantos habitantes ficaram sem atendimento de água no município de

Três Passos – RS devido à enxurrada?

2- Para fazermos um agrupamento dinâmico, precisamos delimitar uma região

geográfica. Vamos construí-la com os municípios limítrofes a Três Passos, que

são Humaitá, Bom Progresso e Esperança do Sul. Consulte no SNIS

– Série

Histórica qual a população total e urbana de cada município.

3- Qual era o consumo médio de água no município de Três Passos em 2011

por habitante a cada dia? O consumo de água dos habitantes deste município

era inferior ou superior à média de consumo do grupo que inclui seus

municípios limítrofes?

4- Supondo-se que o serviço de coleta de resíduos domiciliares também tenha

sido interrompido em Três Passos por causa da enxurrada, qual a massa de

resíduos (RDO+RPU) que deixou de ser coletada no município em cada dia?

(8)

7

Int roduç ão a o es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

A segunda demanda é a população total e urbana de cada município do grupo. Nas Informações gerais de água e esgotos, são divulgados os dados do IBGE referentes à população de cada município, sob os códigos POT_TOT e POP_URB. Confira a seguir cada quantitativo:

O próximo passo é encontrar o consumo de água consumido do município de Três Passos, assim como avaliar o indicador do grupo. Para economizar tempo, pode-se fazer de uma vez a consulta de todos os municípios, pois o SNIS – Série Histórica mostrará tanto os resultados individuais como o do grupo.

O indicador IN022_AE, da Família de Indicadores operacionais de água, mostra o consumo médio per capita de água por dia. Procedendo-se à consulta, obtêm-se os seguintes valores:

A análise dos resultados mostra que cada habitante do município de Três Passos tinha um consumo médio de água de 131,3 litros por dia, enquanto que o indicador referente ao grupo informa um consumo médio de 123,7. Portanto, os habitantes do município em questão consumiam maior volume de água por dia que a média de consumo avaliada entre ele e seus municípios limítrofes.

(9)

Int roduç ão ao es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

A quarta questão tem como objetivo conhecer a massa de resíduos (RDO+RPU) que deixaria de ser coletada por causa da enxurrada. Uma maneira de chegar a este valor é fazendo alguns cálculos a partir do indicador IN021, que representa a massa coletada de RDO+RPU per capita em relação à população urbana. A consulta ao indicador traz os valores a seguir:

Como o indicador se refere à população urbana, é esta que será levada em consideração no cálculo da população atingida com a interrupção da coleta de lixo. O resultado da consulta mostra que, em Três Passos, 0,48 kg de lixo é coletado por dia por habitante da área urbana. Como a população urbana deste município é de 19.012 habitantes, em uma conta simples temos que:

0,48 𝑘𝑔

ℎ𝑎𝑏 𝑑𝑖𝑎 𝑥 19.012 ℎ𝑎𝑏 = 9.125,8 𝑘𝑔 𝑑𝑖𝑎

Portanto, pouco mais de 9 toneladas de lixo deixariam de ser coletadas diariamente apenas na área urbana de Três Passos, caso a enxurrada tivesse prejudicado também a coleta de lixo. Uma outra maneira de encontrar esse valor seria consultando diretamente no SNIS – Série Histórica a massa de resíduos coletada. O SNIS fornece este valor em toneladas/ano e a massa total de resíduos é dada pela soma das seguintes informações (verifique-as na fórmula do indicador IN021):

 CO116: Quantidade de RDO e RPU coletada pelo agente público

 CO117: Quantidade de RDO e RPU coletada pelos agentes privados

 CO142: Quantidade de RDO e RPU coletada por outros agentes executores

 CS048: Quantidade recolhida na coleta seletiva executada por associações ou cooperativas de catadores com parceria/apoio da Prefeitura

(10)

9

Int roduç ão a o es tud o d o SN IS – Sé ri e H is tór ic a | Se cr et ar ia N ac ional d e S aneam ent o A m bie nt al

Ao somarmos essas quantidades e fazermos a conversão para kg/dia, encontraremos o valor de 9.173,15 kg/dia de RDO+RPU coletados, que difere ligeiramente do cálculo anterior devido à aproximação de duas casas decimais assumida para o IN021.

Com os exemplos apresentados, foi possível verificar que a aba de Municípios do SNIS – Série Histórica apresenta conjuntamente as informações consolidadas de água e esgotos e de resíduos sólidos para cada município, assim como permite que se delimite uma região geográfica qualquer para que se obtenham os indicadores referentes apenas a esta área.

Documentos auxiliares

A aba dos Municípios disponibiliza ainda a Relação das fórmulas dos Indicadores Municipais de Água e Esgotos e de Resíduos Sólidos separadas por ano de referência, como também os Manuais de Preenchimento dos formulários do SNIS – Coleta de Dados, referentes a ambos os componentes, assim como os Glossários de Informações e de Indicadores. Por fim, torna disponível para transferência de arquivo os Diagnósticos dos Serviços de Água e Esgotos e do Manejo de Resíduos Sólidos referentes ao último ano publicado.

Outros menus

O SNIS – Série Histórica contém ainda os menus “Sobre” e “Contatos”. No primeiro, o usuário poderá conhecer todos os profissionais que fazem parte da equipe do SNIS – Série Histórica. Caso queira entrar em contato, basta acessar o menu correspondente, que informa endereço postal, telefones e endereços eletrônicos para contato.

Referências

Documentos relacionados

Assim sendo o precisar, ainda existe ao longo do processo de escolarização, pois os últimos governos brasileiros estão investido em diversos programas como

Diante do potencial da TRIZ para o processo criativo, que é essencial para empresas que desejam ter êxito no desenvolvimento de produtos, serviços e processos, a área de Educação

Caso fosse verdadeira a manchete do Estadão, seriam 16 milhões o número de ateus no Brasil, o que tornaria ainda mais gritante a invisibilidade na televisão desse enorme contingente

ATO Nº 0062/2011/PEC, DE 03/11/2011- designar o professor NEY SUSSUMU SAKIYAMA, Diretor de Extensão, o servidor FERNANDO ANTÔNIO PEREIRA DA SILVA e a

A) A cirurgia de grande porte, associada à internação hospitalar, pode ter desencadeado uma síndrome depressiva grave, o que justificaria os sintomas. Pode-se

VALDECIR LIMA cumprimentou a todos os presentes e disse que não falará sobre o projeto para a compra de equipamentos para o corpo de bombeiros voluntários porque já o fez na

Direção Geral de Alimentação e Veterinária – DGAMV Última revisão do texto em abril de 2020.. Página 10

O acordo de não persecução penal pretende proporcionar uma maior racionalidade ao sistema penal brasileiro, para que a resposta estatal em relação a prática delitiva seja mais