• Nenhum resultado encontrado

O Livro de Jó nos ajuda a compreender essa questão, apresentando-nos três explicações:

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "O Livro de Jó nos ajuda a compreender essa questão, apresentando-nos três explicações:"

Copied!
5
0
0

Texto

(1)

1 Série: FÉ À PROVA DE FOGO – O Testemunho de Jó | Sermão 5/5 Pregado à IBCC em 11/01/2009 (Noite)

Pr. Leandro B. Peixoto

JÓ: AS RECOMPENSAS DO SOFRIMENTO

Tiago 5.11 / Jó 42.1-17

O PROPÓSITO DO SOFRIMENTO

Se Deus é bom e ama o seu povo, como sabemos que ele ama, por que Ele nos faz passar pelo sofrimento? Por que os filhos de Deus devem se alegrar no sofrimento?

O Livro de Jó nos ajuda a compreender essa questão, apresentando-nos três explicações:

1. No sofrimento o nós podemos exibir a glória e o valor de Deus acima de todas as coisas

O SENHOR o deu e o SENHOR o tomou; bendito seja o nome do SENHOR! (Jó 1.21, ARA)

2. No sofrimento nós somos purificados para podermos ver e conviver com Deus no céu

17

Ele fala com a gente (pela Palavra e pelo sofrimento) para que deixemos de pecar e para que não nos tornemos orgulhosos. 18 Assim, ele nos livra da morte e não deixa que nos joguem na sepultura. (Jó 33.17-18, NTLH)

3. No sofrimento nós temos a chance de conhecer mais intimamente a Deus, aqui e agora

Eu te conhecia só de ouvir, mas agora os meus olhos te vêem. (Jó 42.5)

No sofrimento, Deus aguça a nossa alma de forma a podermos provar e ver que ele é bom (Sl 34.8).

JÓ PROVOU E VIU QUE O SENHOR É BOM

Os amigos de Jó falaram e Jó respondeu com debates (Jó 3 a 31) Eliú falou e Jó se calou, reconhecendo os seus pecados (Jó 32 a 37)

Deus falou e Jó respondeu em louvor! (Jó 38 a 42) Os seus olhos agora o viam (Jó 42.5). O sofrimento tem o poder de nos fazer provar e ver quem Deus é – Vemos que ele é bom!

(2)

2 Série: FÉ À PROVA DE FOGO – O Testemunho de Jó | Sermão 5/5 Pregado à IBCC em 11/01/2009 (Noite)

Pr. Leandro B. Peixoto

JÓ FOI TRANSFORMADO PELO SOFRIMENTO

Antes dessa experiência com Deus, apesar de justo (Jó 1.1), ou, pelo menos, mais justo do que a maioria dos homens de seu tempo, Jó vivia de auto-afirmar a sua justiça e piedade. O sofrimento revelou isso. Mas agora, depois de ver a Deus (Jó 42.5), Jó lamenta pelos seus pecados!

4

Tu me mandaste escutar o que estavas dizendo e responder às tuas perguntas.

5

Antes eu te conhecia só por ouvir falar, mas agora eu te vejo com os meus próprios olhos. 6 Por isso, estou envergonhado de tudo o que disse e me arrependo, sentado aqui no chão, num monte de cinzas. (Jó 42.4-6, NTLH)

É justamente aqui que reside o maior problema do homem moderno (e também de nossas igrejas carnais). Nós conhecemos a Deus só de ouvir falar. Nossos olhos não viram a santidade de Deus, e isso nos permite continuar vivendo da mesma maneira de sempre. Ou seja: pecando e pecando...

Todos aqueles que viram a santidade de Deus, prostraram-se diante dEle. Por exemplo... Foi assim com Isaías:

Então, disse eu: ai de mim! Estou perdido! Porque sou homem de lábios impuros, habito no meio de um povo de impuros lábios, e os meus olhos viram o Rei, o SENHOR dos Exércitos! (Isaías 6.5)

Foi assim com Pedro:

Vendo isto, Simão Pedro prostrou-se aos pés de Jesus, dizendo: Senhor, retira-te de mim, porque sou pecador. (Lucas 5.8)

Foi assim com o centurião romano:

Então, Jesus foi com eles. E, já perto da casa, o centurião enviou-lhe amigos para lhe dizer: Senhor, não te incomodes, porque não sou digno de que entres em minha casa. (Lucas 7.6)

Ouçam o que João Calvino, o reformador de Genebra, disse sobre tudo isso:

A Escritura nos informa com regularidade que homens santos foram acometidos de temor e espanto, somente depois de vislumbrarem a presença de Deus... Os homens jamais serão devidamente tocados e impressionados pela convicção de sua insignificância, enquanto ficarem olhando para si mesmos. Eles não serão transformados até que tenham contrastado a si mesmos com a majestade de Deus.

Segundo Isaías, é por não se importar com a majestade de Deus que a sociedade se corrompe:

Ainda que se mostre favor ao perverso, nem por isso aprende a justiça; até na terra da retidão ele comete a iniqüidade e não atenta para a majestade do SENHOR. (Isaías 26.10)

(3)

3 Série: FÉ À PROVA DE FOGO – O Testemunho de Jó | Sermão 5/5 Pregado à IBCC em 11/01/2009 (Noite)

Pr. Leandro B. Peixoto

Ou nós encaramos, pela Palavra, a majestade e soberania absoluta do Senhor, sobre todas as coisas, ou não há esperança para a família, para a igreja e, por fim, para a sociedade. Pois enquanto não encaramos a majestade de Deus com admiração e louvor, como vemos em Jó, nós ficamos encantados conosco mesmo, vivendo na trivialidade e na carnalidade.

O sofrimento de Jó foi o instrumento de Deus para a transformação de Jó.

DUAS OUTRAS AÇÕES DE DEUS NO SOFRIMENTO DE JÓ

Antes de reverter a sorte de Jó e restituir-lhe a fortuna, os filhos e a saúde, Deus tem duas outras ações para realizar, através desse seu sofrimento.

(1) Humilhar os amigos de Jó; e (2) Confirmar o arrependimento de Jó. Vejamos...

1. Humilhar os três amigos de Jó

7 ¶ Tendo o SENHOR falado estas palavras a Jó, o SENHOR disse também a Elifaz, o

temanita: A minha ira se acendeu contra ti e contra os teus dois amigos; porque não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 8 Tomai, pois, sete novilhos e sete carneiros, e ide ao meu servo Jó, e oferecei holocaustos por vós. O meu servo Jó orará por vós; porque dele aceitarei a intercessão, para que eu não vos trate segundo a vossa loucura; porque vós não dissestes de mim o que era reto, como o meu servo Jó. 9 Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó. (Jó 42.7-9, ARA)

Deus diz que a teologia deles estava errada, e por isso eles precisavam de perdão divino (Jó 42.7-8). Deus diz que eles precisavam do perdão de Jó e Jó precisava orar por eles (Jó 42.8-9).

Se ironia divina ou não, nós não sabemos, mas aquele vilão, Jó, agora tornava-se o seu sacerdote!

2. Confirmar o arrependimento de Jó

9

Então, foram Elifaz, o temanita, e Bildade, o suíta, e Zofar, o naamatita, e fizeram como o SENHOR lhes ordenara; e o SENHOR aceitou a oração de Jó. 10 ¶ Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. (Jó 42.9-10)

Quando os três amigos chegam a Jó, pedindo-lhe que interceda por eles, não é apenas a humilhação deles que está em jogo, mas também a confirmação do arrependimento de Jó.

(4)

4 Série: FÉ À PROVA DE FOGO – O Testemunho de Jó | Sermão 5/5 Pregado à IBCC em 11/01/2009 (Noite)

Pr. Leandro B. Peixoto

A prova de que alguém reconheceu o seu pecado e arrependeu-se dele, é que há perdão conferido para com aqueles que pecaram contra ele.

Se o perdão que um pecador professa ter recebido de Deus não fluir da sua vida, na direção daqueles que pecam contra ele, a sua profissão de fé é uma ilusão. Ele ainda está em pecado.

14

Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai celeste vos perdoará; 15 se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, tampouco vosso Pai vos perdoará as vossas ofensas. (Mateus 6.14-15)

Deus colocou Jó em um último teste! (muitos de nós provam não ser salvos exatamente aqui)

 Irá Jó abaixar as suas armas da revanche e aceitar os termos de paz estabelecidos por Deus, estendendo anistia aos seus três amigos ofensores?

 Sim! Jó passa no teste. Ele é sim um homem transformado. Ele mostra isso pelo perdão.  E enquanto Jó orava e intercedia pelos três amigos, Deus o restituiu do que ele havia perdido.

10 ¶

Mudou o SENHOR a sorte de Jó, quando este orava pelos seus amigos; e o SENHOR deu-lhe o dobro de tudo o que antes possuíra. (Jó 42.10)

O ESTADO FINAL DE JÓ

11

Então, vieram a ele todos os seus irmãos, e todas as suas irmãs, e todos quantos dantes o conheceram, e comeram com ele em sua casa, e se condoeram dele, e o consolaram de todo o mal que o SENHOR lhe havia enviado; cada um lhe deu dinheiro e um anel de ouro. 12 Assim, abençoou o SENHOR o último estado de Jó mais do que o primeiro; porque veio a ter catorze mil ovelhas, seis mil camelos, mil juntas de bois e mil jumentas. 13 Também teve outros sete filhos e três filhas. 14 Chamou o nome da primeira Jemima, o da outra, Quezia, e o da terceira, Quéren-Hapuque. 15 Em toda aquela terra não se acharam mulheres tão formosas como as filhas de Jó; e seu pai lhes deu herança entre seus irmãos. 16 Depois disto, viveu Jó

cento e quarenta anos; e viu a seus filhos e aos filhos de seus filhos, até à quarta geração. 17 Então, morreu Jó, velho e farto de dias. (Jó 42.11-17)

 Jó é abençoado materialmente. Isso é claro no trecho que lemos.  Mas, não percam de vista a principal bênção que Jó recebeu.

(5)

5 Série: FÉ À PROVA DE FOGO – O Testemunho de Jó | Sermão 5/5 Pregado à IBCC em 11/01/2009 (Noite)

Pr. Leandro B. Peixoto

(1) O orgulho, escondido no coração de Jó e disfarçado pela sua piedade, é expurgado por Deus

através do sofrimento.

(2) A ignorância bíblica dos amigos de Jó também é curada por Deus, através do sofrimento de Jó

 Elifaz vivia de experiências  Bildade vivia de tradicionalismo  Zofar vivia de suposições

O nosso sofrimento nos faz crescer, além de abençoar a vida daqueles que nos cercam. Jó tornou-se exemplo de paciência e perseverança não só para a sua geração, mas para todas (Tiago 5.11).

RECAPITULANDO OS PROPÓSITOS DO LIVRO DE JÓ

 Deus é glorificado em nós através da nossa satisfação nele (e não nas coisas que perdemos)  Deus nos santifica para podermos habitar com ele no céu (só verão a Deus os limpos de coração)  Deus nos permite conhecê-lo de modo especial através do sofrimento – nossos olhos o vêem  Deus abençoa a vida dos outros através das nossas feridas (como foi com os amigos de Jó)

8

Irmãos, queremos que saibam das aflições pelas quais passamos na província da Ásia. Os sofrimentos que suportamos foram tão grandes e tão duros, que já não tínhamos mais esperança de escapar de lá com vida. 9 Nós nos sentíamos como condenados à morte. Mas isso aconteceu para que aprendêssemos a confiar não em nós mesmos e sim em Deus, que ressuscita os mortos. 10 Ele nos salvou e continuará a nos salvar desses terríveis perigos de morte. Sim, nós temos posto nele a nossa esperança, na certeza de que ele continuará a nos salvar, (2 Coríntios 1.8-10, NTLH)

2 ¶

Meus irmãos, sintam-se felizes quando passarem por todo tipo de aflições. 3 Pois vocês sabem que, quando a sua fé vence essas provações, ela produz perseverança. 4 Que essa perseverança seja perfeita a fim de que vocês sejam maduros e corretos, não falhando em nada! 5 Mas, se alguém tem falta de

sabedoria, peça a Deus, e ele a dará porque é generoso e dá com bondade a todos. 6 Porém peçam com fé e não duvidem de modo nenhum, pois quem duvida é como as ondas do mar, que o vento leva de um lado para o outro. 7 Quem é assim não pense que vai receber alguma coisa do Senhor, 8 pois não tem firmeza e nunca sabe o que deve fazer. (Tiago 1.2-8, NTLH)

Referências

Documentos relacionados

Fala aqui de dois tipos de coisas: As coisas que nós necessitamos para podermos ver a operação de Deus na nossa vida, e que não estão referidas.. Deus manifesta-se

Pacientes que estão recebendo agentes betabloqueadores sistêmicos e B-TABLOCK® devem ser observados para a ocorrência de potenciais efeitos aditivos com betabloqueadores,

Há alunos que freqüentarão o AEE mais vezes na semana e outros, menos. Não existe um roteiro, um guia, uma fórmula de atendimento previamente indicada e, assim sendo, cada aluno terá

Toda a energia produzida pelas eólicas do Rio Grande do Sul será conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por uma linha de transmissão de 500 quilômetros de extensão Está

Tendo em vista os aspectos observados, é possível concluir que: (1) há variações na preferência profissional em alunos prestes a ingressar no mercado de trabalho,

A monitoria é uma modalidade onde há um aluno monitor e alunos monitorados e há uma relação de ensino, aprendizagem e facilitação de conteúdo que

É importantíssimo que seja contratada empresa especializada em Medicina do Trabalho para atualização do laudo, já que a RFB receberá os arquivos do eSocial e

[r]