• Nenhum resultado encontrado

ENFOQUE CTS SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2020

Share "ENFOQUE CTS SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

467 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012

ENFOQUE CTS SOBRE AS TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E

COMUNICAÇÃO NO DESENVOLVIMENTO DE ANGOLA

CTS FOCUS ABOUT THE INFORMATION AND COMMUNICATION TECHNOLOGIESON THE DEVELOPMENT OF ANGOLA

Gilberto Patrocínio

Universidade Cruzeiro do Sul / gilpatrocinio20@yahoo.com.br

Orlando Ferreira

Universidade Cruzeiro do Sul/ oaorf@ig.com.br

Juliano Schimiguel

Universidade Cruzeiro do Sul/ schimiguel@gmail.com

Ismar Silveira

Universidade Cruzeiro do Sul/ ismarfrango@gmail.com Resumo

O presente artigo tem como objetivo, elaborar uma análise sistematizada sobre as Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs) e o Ensino à Distância no desenvolvimento da República de Angola. Atualmente Angola, como um dos mais importantes países africanos, protagonista da União Africana (UA), se encontra em amplo desenvolvimento e reconstruindo-se social, econômica e politicamente. Nesse processo, a Educação torna-se elemento essencial e, aliada a uma proposta de inserção por intermédio das Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs), prossegue para a conquista de um futuro, processo onde a Ciência e Tecnologia se aplicam em benefício de uma sociedade, uma verdadeira ação CTS. Neste esforço foram analisados os aspectos mais sensíveis da realidade angolana, procurando identificar os principais pontos que demandam a dependência de importações no setor das TICs, foram expostas também as iniciativas e estratégias fundamentais para a implementação de uma indústria das TICs na República de Angola. Foi apresentado também o centro principal da rede angolana de Ensino à Distância (EAD) e seus principais parceiros. E como proposta de aplicação, foi levado em consideração a indicação de parcerias entre a Universidade Cruzeiro do Sul e a Universidade Agostinho Neto (UAN) para a Educação à Distância.

(2)

468 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012 Abstract

This paper aims at developing a systematic analysis on the Information and Communication Technologies (ICT) and Distance Learning in the development of Angola. Currently Angola as one of the most important African countries, the protagonist of the African Union (AU), is in extensive development and rebuilding themselves socially, economically and politically. In the process, Education becomes essential and, together with a proposal to insert through the Information and Communication Technologies (ICTs), proceeds to the achievement of a future process where science and technology apply in favor of a society, a real action CTS. In this effort we analyzed the most sensitive aspects of the Angolan reality, trying to identify the main points that require dependence on imports in the ICT sector, were also exposed fundamental strategies and initiatives for the implementation of an ICT industry in Angola. It also presented the main center of the Angolan Network for Distance Learning (NDL) and its major partners. And as a proposed application, was taken into consideration the statement of partnership between Southern Cross University and the University Agostinho Neto (UAN) for Distance Education.

Introdução

Angola, país do sudoeste da África (África Ocidental) que possui muitas afinidades com o Brasil, como históricas, culturais e religiosas. Colonizada durante quatro séculos (1575) por Portugal, conquistou sua independência em 11 de novembro de 1975, não sem antes passar por 41 anos de sangrenta luta armada. Posteriormente, entre 1975 e 2002, uma genocida guerra civil vitimou aproximadamente 500.000 angolanos, mas que não foi o suficiente para romper com a dignidade de um povo. Após sair de um período de 25 anos (1975-2002) de guerra civil 25 anos, a República de Angola deparou-se com graves dificuldades nas infraestruturas básicas (energia, transporte, água e saneamento), inclusive de telecomunicações e de informação.

Pela conquista de um futuro melhor, Angola estabeleceu como oito Objetivos do Milênio (Planeta Vida, 2011):

1. Erradicar a extrema pobreza e a fome; 2. Atingir o Ensino Básico Universal;

3. Promover a igualdade entre os sexos e a autonomia da mulher; 4. Reduzir a mortalidade infantil;

5. Melhorar a saúde materna;

6. Combater o HIV/AIDS, a malária e outras doenças; 7. Garantir a sustentabilidade ambiental;

(3)

469 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012 8. Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento.

Portanto, iremos nos ater aos segundo e oitavo Objetivos do Milênio para Angola. Iniciando pelo oitavo Objetivo, qual seja, “Estabelecer uma parceria mundial para o desenvolvimento”, no atual processo de reconstrução nacional, o investimento em Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) passa a ser um projeto de governo para o desenvolvimento sustentável e bem-estar da população, permitindo acesso mais democrático à informação e ao conhecimento, essenciais nas sociedades modernas e no mudo global. Entretanto, cabe à República de Angola um longo caminho a percorrer e que lhe permita deixar de ser tão dependente das importações no setor das TICs.

O setor das TICS em Angola: situação atual e o papel do estado

As TICs são indispensáveis ao desenvolvimento sustentável de qualquer país, algo comprovado pelo enorme impacto que têm causado em todos os segmentos (social, político, econômico, etc.). Torna-se essencial democratizar e massificar o acesso digital, criando-se, assim, as bases necessárias à aquisição, consolidação e divulgação de conhecimentos, os quais se refletem na qualidade de vida, bem como construir novas formas de desenvolvimento e de organização socioeconômica e de governo.

De acordo com o Livro Branco sobre a Política das Telecomunicações em Angola, aprovado pelo Conselho de Ministros (abreviadamente denominado Livro Branco das Telecomunicações), em 2002 foi um organismo executivo – a Comissão Nacional de Tecnologias de Informação (atualmente, Centro Nacional de Tecnologias de Informação) – responsável pela delineação de um conjunto de iniciativas em prol do desenvolvimento da sociedade de informação na República de Angola, sendo que Governo tem sido um dos grandes fomentadores e investidores na transformação da República de Angola numa verdadeira sociedade de informação. Dentre diversas iniciativas, se destacam:

 Criação do Portal do Governo;

 Elaboração do projeto de massificação das TICs;  Criação do Projeto de E-government;

Criação do Data Center (Centro Nacional de Dados de Angola);  Realização anual do Fórum Internacional sobre Tecnologias da Informação (Livro Branco das Telecomunicações, 2007).

No entanto, as TICs ainda estão acessíveis apenas para algumas pessoas. Dados disponibilizados pelo Ministério das Telecomunicações e Tecnologias da Informação (MTTI) em 2007 informam que por volta de três milhões de pessoas estavam ligadas à Internet e telefonia móvel, situação que melhor habilita o país para se tornar

(4)

470 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012 uma sociedade de informação. Embora o número de pessoas que possuem computadores seja bastante reduzido, já se faz presente a existência de ciber-cafés em quase todos os bairros da capital, Luanda, e em todas as províncias do país (Livro Branco das Telecomunicações, 2007).

Corroborando as afirmações oficiais anteriormente expostas quanto aos programas de metas governamentais, encontramos avanços quantitativos e qualitativos quanto às TICs em Angola, conforme podemos constatar:

“ANGOLA PREPARA INTRODUÇÃO DO SISTEMA DIGITAL DE DADOS:

Angola ultima os preparativos para, a partir do primeiro trimestre de 2012, proceder à migração do sistema analógico para o digital de transmissão de dados, voz e imagens no país, garantiu, ontem, o ministro do sector.

José Carvalho da Rocha disse que o estudo sobre as opções técnicas, riscos e vantagens do sistema de digitalização a adoptar na migração do sistema analógico para digital no país está concluído.

O ministro das Telecomunicações e Tecnologias de Informação revelou que a pesquisa incidiu sobre aspectos “teórico, práticos, técnicos e comerciais e sobre os efeitos, a médio e longo prazo, deste processo na economia nacional e na integração de uma indústria global em que Angola deseja ser participante”.

Na abertura do Fórum da SADC sobre a migração da radiodifusão digital, realizado no princípio do mês, em Luanda, o ministro referiu ser pretensão do Executivo que o processo de migração da radiodifusão digital seja suave, seguro e garanta o cumprimento dos compromissos regionais e internacionais assumidos. Por isso, sublinhou, existe uma comissão especial multissectorial criada, em 2009, para assegurar a transição dessas matérias. [...]” (Jornal de Angola, 17 de outubro de 2011)1.

Dessa maneira, foram traçadas diretrizes e estratégias, bem como metas de curto, médio e longos prazos pelo governo angolano para o setor das TICs no país, como podemos constatar a seguir:

1

http://www.info-angola.ao/index.php?option=com_content&view=article&id=3440:angola-prepara-introducao-do-sistema-digital-de-dados&catid=660:noticias-ciia-e-tecnologia&Itemid=1741.

(5)

471 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012 Figura 1: As 3 Grandes Ondas para o Desenvolvimento da Província de Benguela no

Médio Prazo 2009-2013.2

Tabela1 - Estatísticas de Angola.

Nome oficial República de Angola

Capital Luanda (cidade mais populosa)

Idioma oficial Português

Idiomas regionais umbundu, quimbundo, quicongo, ovimbundo, fiote, cokwe, n’gangela, nyaneka, kwanyama e kicongo

Regime de governo Presidencialismo

Independência de Portugal 11/11/1975 Área territorial 1.246.700 km² Províncias 18 Municípios 163 2

Gabinete de Estudos, Planejamento e Estatística da Província de Benguela - Programa Provincial de

Desenvolvimento Econômico e Social 2009-2013 (Apud: S. JÚNIOR, Xisto A.; CHOMA, André A.;

RANGEL, Dumilde das Chagas S. Angola - Planejamento estratégico e gestão de projetos na

reconstrução do país. In: Revista MundoPM - Project Management, seção: Notícias e o Mercado. Angola,

(6)

472 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012

Comunas 475

Principal produto de exportação (90%)

Petróleo (principais bacias em Cabinda e Zaire) População (estim. 2009) 18.498.000 hab. (12.531.357 hab., em julho/2008) (Censo de 1970: 5.646.166 hab.) Crescimento demográfico

(2005-2010) 2,81%

Taxa de fecundidade 6,54

População urbana 57%

População abaixo da linha de

pobreza (2003) 68%

População empregada

(2007) 8.800.000, entre 15 e 64 anos.

Densidade demográfica 14,8 hab./km²

PIB (estimativa 2010) US$ 114.343.bilhões

Renda per capita (2007) US$ 7.800,00

IDH (2010) 0,403 (146º)

Expectativa média de vida

42,75 anos (190º) Homem: 41,2 anos Mulher: 44,3 anos

Taxa de natalidade (2008) 44,9 por mil habitantes.

Mortalidade infantil 131,9/mil (2006)

Alfabetização 67,4%

Moeda Kwanza (AOA)

Fuso horário TUC+1

Fonte: Banco Mundial, Index Mundi, CIA - The World Factbook, Unicef, Planeta Vida e Wikipédia).

Como podemos observar, Angola detêm índices sociais e econômicos preocupantes. No entanto, o país está se empenhando no seu processo de reconstrução. Por exemplo, na área da educação, estatísticas governamentais informam que existem:

 34.000 funcionários atuam no sistema educacional;

 32.000 crianças, em 2011, estão fora do sistema educacional em Luanda;

 1.512.000 estudantes, em 2011, estão matriculados no ensino primário, primeiro e segundo ciclos;

 80% de índice (2011) de aproveitamento no ensino primário, primeiro e segundo ciclos;

(7)

473 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012  20.000 novos estudantes, em 2011, se encontram matriculados 11 escolas, ou seja, 10 do ensino primário e uma do primeiro ciclo, conforme afirmado pelo Setor de Educação de Luanda, em 05/12/20113.

O ensino à distância em Angola

O investimento em Educação tornou-se uma das prioridades para a reconstrução social e desenvolvimento humano de Angola. Um dos caminhos considerados passou a ser o Ensino à Distância, como podemos atentar em matéria jornalística:

GOVERNO DE ANGOLA QUER IMPLEMENTAR EAD NO PAÍS.

[...] o poder Executivo de Angola vai implantar a EAD no país. [...] a modalidade de EAD é uma estratégia para desenvolver os recursos humanos do país.

[...] ainda não está convenientemente desenvolvido em Angola, realçando que ele permite o aumento do acesso à educação e ao ensino daqueles que vivem em localidades as quais a educação formal não chega.

[...] no âmbito Projecto de Ensino aberto e à distância da SADC, os peritos do Comité Técnico se encontram no país para transmitir, durante três dias, as suas experiências sobre a utilização das tecnologias modernas de informação e comunicação.

O objectivo é capacitar os representantes do sector de instituições públicas e privadas para que possam transmitir o conhecimento a um grande número de pessoas, de forma integrada, contínua e sem causar prejuízos.

[...] ao apropriar-se da tecnologia de ensino aberto e à distância, o sistema educativo mune-se de instrumentos e ferramentas para atender, em curto prazo, à procura e às novas necessidades de formação de recursos humanos. [...] as tecnologias de informação e comunicação são chamadas a colaborar com os órgãos executivos dos sistemas públicos, no aprimorar dos seus recursos humanos e das suas tecnologias.

[...] as tecnologias transformam-se em ferramentas indispensáveis à formação dos profissionais da educação e ao desenvolvimento de pesquisas que poderão nortear a implementação do sistema de educação público.

[...] O projecto de Ensino aberto e à distância da SADC foi lançado em junho de 2007 com objectivo de contribuir para o desenvolvimento e aplicação de ensino à distância eficaz e harmonizado, tendente a aumentar

3

(8)

474 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012 o acesso à educação e a formação de qualidade, apoiando a integração regional.” (JORNAL DE ANGOLA apud PORTAL UNIVERSIDADE).)4 Dentro dessa proposta se destaca a atuação do Centro de Ensino à Distância (CEAD) da Universidade Agostinho Neto (UAN). Utilizando a videoconferência (VC) como o meio de comunicação principal nas atividades de EAD, o CEAD-UAN dispõe de duas salas, uma para 44 pessoas, com sistema de áudio e videoconferência, equipamento de tradução simultânea, multimídia, computadores e internet; e outra para 30 pessoas, com multimídia, computadores e internet. Entre os serviços do CEAD-UAN, se destacam:

 Aluguel da sala e equipamentos;

 Apoio técnico à utilização dos equipamentos;

 Organização de eventos (cursos, seminários, conferências);

 Apoio pedagógico, científico e técnico no desenvolvimento de conteúdos;  Formação e aconselhamento em metodologias, técnicas e software de EaD;  Prospecção de produtos, conteúdos e parceiros de formação à escala mundial;  Tradução consecutiva e simultânea (Fonte: cead@uan.ao).

REDE GLOBAL DE APRENDIZAGEM PARA O DESENVOLVIMENTO (GLOBAL DEVELOPMENT LEARNING NETWORK - GDLN)

“A Rede Global de Aprendizagem para o Desenvolvimento (Global

Development Learning Network - GDLN) é uma associação global de

centros tecnológicos de aprendizagem que oferece o uso de avançadas Tecnologias de Informação e Comunicamão (TIC’s) para conectar pessoas que trabalham com a temática do desenvolvimento em diversas partes do mundo. [...].” (Fonte: www.gdln.org.br)

A GDLN possui parceria mundial com 120 afiliados e une os cinco continentes por intermédio de uma rede de Centros de EAD (CEAD), favorecendo a integração espacial das redes locais, regionais e a emergência de uma verdadeira comunidade global para partilha de conhecimentos.

Em cada país, os centros GDLN se firmam como pólos de difusão e recepção de conhecimento, facilitando o intercâmbio entre especialistas e o desenvolvimento das capacidades à promoção de um desenvolvimento sustentável. Diversidades crescentes de parceiros de formação públicas e privadas colaboram com a GDLN, utilizando a sua rede mundial para difundir diversos tipos de atividades, das quais se destacam cursos e seminários interativos, diálogos globais e programas de e-learning.

(9)

475 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012 Para o desenvolvimento de suas propostas e projetos, o CEAD-UAN estabeleceu parcerias:

 Global Development Learning Network (GDLN)  Rede Africana de Centros de Ensino a Distância  Rede Lusófona de Ensino a Distância

 Centro de Ensino a Distância da Universidade Aberta (CEAD). (Fonte: cead@uan.ao )

Sobre a plataforma de Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) utilizada, em entrevista a distância via Skype (Brasil-Angola), o Dr. Manoel Pegado, vice-presidente do CEAD-UAN, declarou aos autores (dezembro/2011) que:

“O CEAD-UAN utiliza apenas o Moodle. Ele é administrado por professores portugueses e brasileiros, os quais têm ampla experiência na utilização dessas ferramentas”.

[...]Sempre que realizamos cursos em Portugal e Brasil, nossos formandos são cadastrados no Moodle e podem aceder a conteúdos didáticos, fóruns de discussões, chats, video-aulas ao longo da formação.

[...]“Pensamos na implementação de AVAs para o enriquecimento do país na área de Ensino à Distância.” (Fonte: cead@uan.ao ).

Considerações finais

Angola, após o estabelecimento da paz definitiva em 2002, praticamente nos últimos 10 anos está conseguindo demonstrar que está vencendo seus problemas históricos, algo que, como observado, possui origens em remotas raízes. Isto somente se tornou possível devido à união de uma nação e de um povo que, no seu processo de recosntrução nacional, observou atentamente que a Educação e o desenvolvimento das Tecnologias de Comunicação e Informação (TICs) se tornam os caminhos mais viáveis e com resultados perenes.

No aspecto educacional, consideramos, portanto, que se torna essencial a implementação e aprimoramento de AVAs e de Objetos de Aprendizagem (OAs) nos sistemas de ensino, de forma a prover melhorias para a República de Angola na área de educação com o objetivo, entre muitos outros, do desenvolvimento humano e social.

Indicamos a elaboração de uma análise sobre as experiências bem sucedidas da Universidade Cruzeiro do Sul na área das TICs, com objetivo de melhorar e possibilitar o estabelecimento de vínculos com Universidade Agostinho Neto (UAN), não só por meio de intercâmbio entre os docentes e discentes, mas, principalmente, para exportar serviços para o reforço do EAD em Angola.

(10)

476 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012 Referências

AFRICA 21 DIGITAL. Brasil e Angola fazem parceria na educação. Africa 21,

21/06/2009. Disponível em:

http://www.africa21digital.com/noticia.kmf?cod=8576925&indice=300&canal=407. Acessado em: 30/11/2011.

ANGOP - Agência Angola Press. Estudantes enaltecem esforços do governo na

melhoria do ensino. Angola, 07/12/2011. Disponível em:

http://www.portalangop.co.ao/motix/pt_pt/noticias/sociedade/2011/11/49/Estudantes-

enaltecem-esforcos-governo-melhoria-ensino,f2f5fe56-c5be-4252-8dc3-9fbb76f5b1cb.html. Acessado em: 07/12/2011.

ALMEIDA, E.C. Angola, potência regional em emergência. Lisboa: Colibri, 2010.

ALONSO, P.C.M. O Ensino Superior e a colaboração Brasil-Angola. São Paulo: UniverCidade, 2004.

DAMARTINI, Z. B. F. Educação nos deslocamentos entre Brasil e Angola: Memórias

dos que lá vieram, dos que ficaram e dos que foram. In: X Congresso Luso-Afro-Brasileiro de Ciências Sociais, 7 a 10 de agosto de 2011. Salvador: UFBA, 2011.

Disponível em:

http://www.xiconlab.eventos.dype.com.br/resources/anais/3/1306878746_ARQUIVO_Artig oparaoXIConlab2011Salvador-1.pdf. Acessado em: 30/11/2011.

HOUAISS, A. et al. Dicionário eletrônico Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Instituto Antônio Houaiss e Objetiva, 2002.

JORNAL DE ANGOLA, Angola prepara introdução do Sistema Digital de dados.

Angola, 17 de outubro de 2011. Disponível em:

http://www.infoangola.ao/index.php?option=com_content&view=article&id=3440:angola-

prepara-introducao-do-sistema-digital-de-dados&catid=660:noticias-ciia-e-tecnologia&Itemid=1741. Acessado em: 06/12/2011.

KASSAI, J. B.; SAKUGAWA, S. S. Estudo comparativo entre Brasil e Angola:

aspectos sócio-econômicos, contábeis, e de Responsabilidade Social e Empresarial. XI Encontro Nacional e I Encontro Internacional sobre Gestão Empresarial e

Meio Ambiente (Emgema), 3 a 5 de novembro de 2009. Disponível em:

http://www.unifor.br/docs/engema/apresentacao_oral/ENGEMA2009_147.pdf. Acessado

em: 30/11/2011.

PACHECO, C. Angola, um gigante com pés de barro - E outras reflexões sobre a

(11)

477 Anais do II Seminário Hispano Brasileiro - CTS, p. 467-477, 2012 ROCHA, J. Livro Branco das Telecomunicações – Versão Final. 6ªed. Luanda, 2007 RIBEIRO, B.B.; JORGE, C. S.; ALVIM, E. T.; FREITAS, L. A.; PATRIA, M. M. P. I; TILIO NETO, P. (orientador). Angola: Mercado potencial para as exportações brasileiras. Disponível em:

http://mackenzie.br/dhtm/seer/index.php/jovenspesquisadores/article/viewFile/963/437. Acessado em: 30/11/2011.

S. JÚNIOR, X. A.; CHOMA, A. A.; RANGEL, D. C. S. Angola - Planejamento estratégico

e gestão de projetos na reconstrução do país. In: Revista MundoPM - Project

Management, seção: Notícias e o Mercado. Angola, 10/06/2010. Disponível em: http://www.mundopm.com.br/noticia. jsp?id=307. Acessado em: 06/12/2011.

Imagem

Figura 1: As 3 Grandes Ondas para o Desenvolvimento da Província de Benguela no  Médio Prazo 2009-2013

Referências

Documentos relacionados

pouca presença de receptores opióides mu, em tartarugas pode justificar uma menor interferência na ação do propofol e do etomidato, permitindo que esses fármacos

O presente trabalho teve a preparação de um programa experimental para realização do estudo da durabilidade do concreto com a utilização de resíduo da queima do caroço de açaí

Para isso, foram avaliadas a evolução do preço das ações no mercado de capitais e a gestão da dívida frente às oscilações do Dólar Americano frente ao Real,

Verificou que as condições da água são feitas diariamente nos períodos mais quentes do ano, porque a água é fundamental para o crescimento e desenvolvimento

Após a colheita, normalmente é necessário aguar- dar alguns dias, cerca de 10 a 15 dias dependendo da cultivar e das condições meteorológicas, para que a pele dos tubérculos continue

Os resultados revelam que os estudantes apresentaram dificuldades na elaboração dos mapas conceituais devido a não utilização deste instrumento no processo de ensino, porém

Para preparar a pimenta branca, as espigas são colhidas quando os frutos apresentam a coloração amarelada ou vermelha. As espigas são colocadas em sacos de plástico trançado sem

Como material vegetal, utilizou-se as cascas do Croton urucurana , que foram submetidas a macerações exaustivas com n-hexano, acetato de etila e etanol,