• Nenhum resultado encontrado

Ministro conhece projetos de contenção de enchentes em AL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Ministro conhece projetos de contenção de enchentes em AL"

Copied!
124
0
0

Texto

(1)

Ministro conhece projetos de

contenção de enchentes em AL

pREVENçãO

Ação vai resguardar, ainda, as cidades situadas às margens do estuário lagunar, como pilar e Marechal Deodoro

Texto de Severino Carvalho

O governo de Alagoas apre-sentou ao ministro da Integra-ção Nacional, Hélder Barbalho, ontem (7), em Brasília (DF), os projetos para contenção de enchentes nas bacias dos rios Mundaú e Paraíba e de prevenção de deslizamentos de encostas em Maceió. De acordo com o governador, o mi-nistro sinalizou positivamente e disse que, nos próximos dias, apresentará o caminho para disponibilizar os recursos des-tinados às obras.

“São obras de alto custo, estruturantes, que o Governo do Estado e as prefeituras so-zinhas não conseguiriam fazê -las, mas, com o apoio do go-verno federal, conseguiremos.

Essas obras são importantes para solucionar definitivamen-te um problema recorrendefinitivamen-te em Alagoas, que são tragédias anunciadas: enchentes que ocorrem de tempos em tempos e os deslizamentos de encostas na capital, onde vivem cerca de 250 mil pessoas”, disse o governador.

Entre os planos de ações traçados pelo Governo de Alagoas para prevenir novas tragédias está a implantação de barragens reguladoras em quatro pontos crônicos nos municípios de Quebrangulo, Viçosa, Capela e São José da Laje.

Embora seja implantado nessas quatro localidades, o projeto, elaborado pela Secre-taria de Estado da

Infraestru-tura (Seinfra), também benefi-ciará as populações de Santana do Mundaú, União dos Palma-res, Branquinha, Murici, Rio Largo, Atalaia, Cajueiro, Paulo Jacinto e Palmeira dos Índios.

A ação vai resguardar, ainda, as cidades situadas às margens do estuário la-gunar, como Pilar e Marechal Deodoro. A ideia do projeto é minimizar os impactos das enxurradas provocadas pelas fortes chuvas na região Norte do Estado, da divisa com Per-nambuco até a zona metropoli-tana, controlando a passagem da água dos rios.

De acordo com a proposta, as intervenções devem ocorrer no riacho do Bálsamo (Que-brangulo) e nos rios Caçamba (Viçosa), Paraibinha (Capela)

e Canhoto (entre São José da Laje e União dos Palmares).

Juntas, as quatro barra-gens estão orçadas em R$ 1,3 bilhão e, depois de concluídas, permitirão a implantação de projetos de irrigação e abas-tecimento humano e animal, a partir do excedente de água acumulado em seus sistemas.

Recuperação de escolas

Hoje (8), o governador Re-nan Filho recebe o ministro da Educação, Mendonça Filho, às 15h, no Palácio República dos Palmares, em Maceió. O ministro assinará o ato de li-beração de recursos para a recuperação emergencial das escolas atingidas pelas chuvas no Estado.

Ed Ferreira/MI

(2)

Estado aposta em projeto-piloto

criado por universitários alagoanos

pARCERIA

Com o auxílio da Secretaria do planejamento, alunos da Ufal terão mais informações para produção de matérias

Texto de Igor Gouveia

Estreitar laços com a acade-mia e mostrar, na prática, que o serviço público pode ser um fomentador do conhecimento é uma das principais diretri-zes do Governo de Alagoas. E é pensando nisso que, cada vez mais, a Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patri-mônio (Seplag) tem procurado exercer um papel junto a estu-dantes universitários em prol do desenvolvimento local.

Um bom exemplo disso é a parceria que a Superin-tendência de Produção da In-formação e do Conhecimento (Sinc), vinculada à pasta, tem feito com estudantes do curso de jornalismo da Universidade Federal de Alagoas (Ufal), que desenvolveram a Agência Tatu, primeiro portal alagoano de no-tícias voltado, exclusivamente, para produções que envolvem dados abertos.

“É muito bom saber que temos o apoio do Governo do Estado no projeto, pois sabe-mos que há, principalmente por parte da Seplag, uma fonte de dados abertos muito segura sobre informações do Estado. A Agência Tatu é a primeira no segmento em Alagoas e, por isso, baseia-se na extração, estruturação, análise e visua-lização de dados. Esse tipo de parceria é fundamental para o desenvolvimento do jornalismo local e, claro, da disponibiliza-ção de informações confiáveis para a população”, conta Gra-ziela França, aluna de Jorna-lismo e uma das fundadoras da agência.

E, de fato, essa disponibi-lização de dados já é algo que tem sido entendido pela equipe da Seplag como um compromis-so. Atualmente, a pasta conta

com diversas plataformas que possuem justamente o papel de dar ainda mais informações – sejam elas socioeconômicas ou orçamentárias – de forma livre e facilitada. Um exemplo é o Alagoas em Dados e Informa-ções, portal que há cinco anos é a principal referência em te-mas ligados, principalmente, a economia do Estado.

“Projetos como a Agência Tatu devem e precisam ser apoiados não só pelo Governo do Estado, mas também pela sociedade. É importante que a utilização desse tipo de mate-rial seja fomentado, sobretudo em assuntos que são de grande relevância para a população. Nos colocamos a disposição da Tatu primeiramente por acredi-tarmos no projeto e segundo por sabermos que a publicidade e a transparência das informações públicas é algo fundamental para o fortalecimento de um estado democrático“, explica o superintendente de Produção

da Informação e do Conheci-mento da Seplag, Thiago Ávila. A agência Tatu de Jor-nalismo de Dados tem como prioridade temas de interesse e relevância para a sociedade alagoana, como economia, polí-tica, educação, sustentabilida-de, segurança, saúsustentabilida-de, direitos humanos e ciência e tecnologia. O projeto, conforme os alunos, é estruturado no trabalho con-junto entre jornalismo e dados abertos.

“Começamos timidamente e, aos poucos, estamos buscan-do novidades para a Tatu. Agora, com os dados disponibilizados no Alagoas em Dados, podere-mos ter uma gama ainda maior de informações para compor as matérias produzidas”, conta uma das participantes do pro-jeto, Micaelle Moraes.

E se engana quem pensa que dados abertos é coisa de outro mundo ou algo que está tão distante da nossa realida-de. Atualmente, Alagoas é

re-conhecido nacionalmente por ser a 3ª maior fonte de dados abertos do País. De acordo com o Portal Brasileiro de Dados Abertos, o Estado possui 118 conjuntos de dados publicados, com destaque para indicadores socioeconômicos, mapas, infor-mações gerais dos municípios alagoanos, bem como diversos outros índices sobre a região.

“É importante frisar que todos os dados estão dispo-nibilizados em formato que pode ser tratado por pessoas e máquinas. A ideia é que qual-quer cidadão possa utilizá-los livremente, reutilizá-los e redistribuí-los, seguindo, no máximo, a exigência de cre-ditar a autoria. Além de tra-zer melhorias para o serviço público, a política de dados abertos incentiva a criação de novas ferramentas, aumenta a transparência e ajuda na elaboração de projetos para diversos setores econômicos do Estado”, completa Ávila.

Minne Santos

(3)

Servidores da Segurança recebem

orientação sobre saúde no trabalho

TRABALHADOR

Sesau disponibiliza vacinação, teste de glicemia, orientação nutricional e confecção de Cartão SUS aos funcionários

Texto de João Victor Barroso

O trabalho exercido pelos servidores da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) deixa os profissionais em constante alerta, ocasionando altos níveis de estresse, além de provocar doenças ocupacio-nais. Para conscientizá-los so-bre a necessidade de cuidar do próprio bem-estar, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) rea-lizou uma ação de saúde ontem (7), no prédio sede da SSP, no centro de Maceió.

A ação foi realizada por técnicos do Centro Estadual de Referência em Saúde do Traba-lhador de Alagoas (Cerest/AL), que disponibilizou vacinas para imunizar os servidores contra influenza, hepatite B, tétano e tríplice viral, além de consultas com médicos do trabalho.

Segundo Gardênia San-tana, supervisora do Cerest/ AL, esses servidores recebem uma carga de estresse muito

Programa Farmácia Viva: Hortas de plantas

medicinais são implantadas no Sertão

BENEFíCIOS

Texto de Ronaldo Lima

Alunos, técnicos e pro-fessores do município de São Brás participaram, ontem (7), da implantação da horta comu-nitária medicinal com o plantio de mudas de diversas espécies. O Programa “Farmácia Viva” é uma parceria da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuá-ria, Pesca e Aquicultura (Sea-gri) e a Universidade Federal de Alagoas (Ufal).

A Escola Municipal José Ta-vares de Castro foi escolhida

para a confecção dos canteiros para o plantio das mudas de 17 espécies de plantas medicinais, e contará com a ajuda de pro-fessores, técnicos e alunos na produção das plantas.

Como explica o secretário da Seagri, Álvaro Vasconcelos, a finalidade da horta comuni-tária de plantas medicinais é fazer a doação de mudas aos agricultores, escolas, casas de idosos, creches e pessoas interessadas.

“Essa iniciativa da Ufal e do Governo de Alagoas visa

incen-tivar a cultura do uso de plan-tas medicinais e a implantação de farmácias vivas para chás medicinais na comunidade”, afirma Vasconcelos.

Clemens Fortes, professor do Centro de Ciências Agrárias da Ufal e coordenador do pro-jeto, destaca a parceria com o Governo de Alagoas, por meio da Seagri, uma vez que sig-nifica um avanço no projeto, envolvendo as prefeituras do interior. “A consolidação dessa parceria vai contribuir demais com o sucesso do projeto em

Alagoas e conscientizar as pessoas da importância dos medicamentos fitoterápicos”, afirma o professor.

Fernanda Moura, diretora da Escola Municipal José Tava-res de Castro, reconhece a inicia-tiva do Programa e destaca que servirá para conscientizar toda comunidade sobre as plantas medicinais. “Essa horta comu-nitária medicinal servirá também para curar as pessoas e ainda para aulas práticas dos alunos nos assuntos dados em sala de aula”, afirma a professora. alta, inerente às condições de

trabalho, e podem desenvol-ver algumas doenças. “Entre os profissionais da SSP en-contramos diversas situações de doenças cardíacas, úlceras osteomusculares e algumas

doenças mentais”, salientou Gardênia Santana.

O cabo do Corpo de Bom-beiros Militar de Alagoas (CBM/ AL), Helton Magno, 32 anos, trabalha no Setor de Rádio Es-cuta da SSP. Ele aproveitou a

Olival Santos

Ação foi realizada por técnicos do Cerest/AL na sede da SSP

oportunidade para atualizar o cartão de vacinação e verificar a pressão arterial e os níveis de glicemia.

“A única anormalidade detectada foi durante a ava-liação nutricional, onde as nutricionistas constataram um leve sobrepeso pelo IMC [Índice de Massa Corpórea]. Agora, com essa informação, já liguei o alerta para mudar alguns hábitos alimentares e aumentar o ritmo nos meus exercícios físicos diários”, contou o bombeiro.

“Pelo ritmo do nosso traba-lho diário, temos pouco tempo para cuidar da saúde e, geral-mente, só procuramos alguma orientação quando estamos doentes. Com esta ação pude-mos orientar os profissionais para que tenham uma melhor qualidade de vida e possam cuidar do cidadão alagoano”, afirmou o coronel Jaírison Melo, superintendente de In-tegração da SSP.

(4)

Governo de Alagoas promove chamada

pública para São João 200 anos

FOMENTO

Parceria exige ainda a contrapartida em serviços, que devem estar, obrigatoriamente, identificados na proposta da Secult

Texto de Daniel Borges

Os interessados em participar da seleção da entidade que ficará responsável pela organização e execução do projeto Alagoas 200 Anos - São João em Alagoas deve-rão comparecer à sede da Secreta-ria de Estado da Cultura (Secult), na Praça dos Martírios, centro de Maceió, amanhã (9), às 10h.

A chamada pública visa promover o fomento e a difusão das apresentações artísticas e culturais das quadrilhas juninas em todo o Estado, incentivando a valorização das tradições nordes-tinas e alagoanas e repassando, de forma democrática, os recursos de apoio a essas manifestações.

Poderão participar do cha-mamento público organizações da sociedade civil sem fins lucra-tivos que sejam representativas de quadrilhas juninas alagoanas sediadas ou com representação atuante e reconhecida no Estado.

As organizações deverão apresentar certidões negativas referentes à Receita Estadual, Municipal e Federal, FGTS, Tra-balhista e Previdenciária, no intuito de verificar, nos termos do regulamento, a regularidade jurídica e fiscal.

A parceria exige ainda a con-trapartida em serviços, que devem estar, obrigatoriamente, identifica-dos na proposta, constando uma apresentação gratuita a toda so-ciedade, com acessibilidade para pessoas com deficiência ou com mobilidade reduzida e idosos.

As propostas serão julgadas por uma comissão de seleção, embasada em parecer técnico, de acordo com critérios estabe-lecidos no edital.

O valor previsto para a reali-zação da parceria é de R$ 120 mil, oriundos de dotação orçamentária própria, prevista no orçamento do Estado para o exercício de 2017.

Adailson Calheiros

Poderão participar organizações sem fins lucrativos que sejam representativas de quadrilhas juninas

Encontro para coordenadores de

Cras discutirá orientações técnicas

VISITAS DOMICILIARES

Texto de Renata Bello

O II Encontro Estadual para Coordenadores de Centros de Referência da Assistência Social (Cras) em Alagoas ocorre amanhã (9), em Maceió. O evento será no Centro Cultural e de Expo-sições Ruth Cardoso, de 8h às 17h, e tem como objetivo oferecer orientações técnicas sobre a atuação dos coorde-nadores do Cras nos 102 mu-nicípios alagoanos.

O encontro será coorde-nado pela Secretaria do Es-tado de Assistência e Desen-volvimento Social (Seades) e contará com a participação de técnicos do Ministério do Desenvolvimento Social

(MDS) que passarão orien-tações acerca das visitas do-miciliares realizadas pelos assistentes sociais e demais instrumentos e técnicas ne-cessárias para intervenção do profissional no enfren-tamento das demandas dos serviços ofertados pelo Cras.

Em um segundo momen-to do encontro será abordado o papel do Cras no Programa Criança Feliz, desenvolvido pelo MDS, que tem como ob-jetivo promover o desenvolvi-mento integral de crianças de 0 a 6 anos, além de gestantes. A execução das ações previs-tas no Criança Feliz se dará por meio de visitas domici-liares, realizadas por

profis-sionais capacitados, seja de nível médio ou nível superior, com supervisão e referência do Cras de cada município.

Cras

O Cras é uma unidade de proteção social básica do Sistema Único de Assistência Social (Suas), que tem por ob-jetivo prevenir ocorrência de situação de vulnerabilidade e riscos sociais nos territórios por meio de potencialidades e aquisições, do fortalecimento de vínculos familiares e co-munitários e da ampliação do acesso aos direitos de ci-dadania. Atualmente Alagoas possui 137 Cras distribuídos nos 102 municípios.

(5)

Poder Executivo

. .

ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

DECRETO Nº 53.721, DE 7 DE JUNHO DE 2017.

O GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS, no uso de suas atribuições, e tendo em vista o que consta no Processo Administrativo nº 1101-2215/2017, RESOLVE designar a servidora JULIANE CALHEIROS WANDERLEY DE OLIVEIRA, matrícula nº 82.156, da Secretaria de Estado da Fazenda para, no período compreendido entre 5 de junho a 4 julho do corrente ano, responder, interinamente, pela Gerencia de Educação Fiscal, referido Órgão, em virtude da ausência da Titular, por motivo de férias, não lhe sendo atribuída qualquer remuneração pelo exercício, de forma interina, do referido cargo.

PALÁCIO REPÚBLICA DOS PALMARES, em Maceió, 7 de junho de 2017, 200 anos da Emancipação Política e 128 anos da República.

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO Governador

============================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 309338 O EXCELENTÍSSIMO SENHOR JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO, GOVERNADOR DO ESTADO, EM DATA DE 7 DE JUNHO DE 2017, DESPACHOU O SEGUINTE PROCESSO: PROC.1101-2215/17, da SEFAZ = De acordo. Lavre-se o Decreto. Em

seguida, remetam-se os autos à SEFAZ para conhecimento e arquivamento, por se tratar de evento relacionado à servidores de seu Quadro de Pessoal.

============================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 309339

. . . .

Gabinete Civil

SECRETÁRIO-CHEFE DO GABINETE CIVIL, FÁBIO LUIZ ARAÚJO LOPES DE FARIAS, EM DATA DE 7 DE JUNHO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC.1101-2198/17 da SSP = DESPACHO Nº 2.430/17 - Considerando o teor do Ofício nº 730/2017-GCG/ASS, de fls. 02 e anexos, de fls. 03-08, evoluam os autos à SEFAZ para ciência e análise do Titular da pasta e demais providências que julgar pertinentes quanto ao assunto em tela.

PROC.1206-2150/17 da PM/AL = DESPACHO Nº 2.431/17 - Retornem os autos à PGE para conhecimento e manifestação sobre o teor do Despacho PGE/PJ/PMAL nº 43/2017, de fls. 10, em conformidade

com o disposto nos arts. 40 e 45, § 2º, do Decreto Estadual nº 4.804, de 24 de fevereiro de 2010, e no art. 1º, I, da Portaria PGE nº 300/2016, de 27 de julho de 2016. Após, retornem para superior consideração governamental.

PROC.1101-2236/17 do GC = DESPACHO Nº 2.432/17 - Considerando o teor do MEMO/SUPAD nº45/2017, de fls. 02/03, encaminhem-se os autos ao SERVEAL para ciência e adoção das medidas necessárias no sentido de atender a solicitação presente no citado memorando.Voltando, com brevidade.

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE GESTÃO INTERNA DO GABINETE CIVIL, FRANKLIN ADRIANO C. DE BARROS, EM DATA DE 7 DE JUNHO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS: PROCs.1101-2148/17 do GC = DESPACHO Nº 2.408/17; 1101-2146/17 do GC = DESPACHO Nº 2.409/17; 1101-2140/17 do GC = DESPACHO Nº 2.410/17; 1101-2190/17 do GC = DESPACHO Nº 2.411/17; 1101-2157/17 do GC = DESPACHO Nº 2.412/17; 1101-2153/17 do GC = DESPACHO Nº 2.413/17; 1101-2141/17 do GC = DESPACHO Nº 2.414/17; 1101-2145/17 do GC = DESPACHO Nº 2.415/17; 1101-2155/17 do GC = DESPACHO Nº 2.416/17; 1101-2154/17 do GC = DESPACHO Nº 2.417/17; 1101-2152/17 do GC = DESPACHO Nº 2.418/17; 1101-2143/17 do GC = DESPACHO Nº 2.419/17; 1101-2149/17 do GC = DESPACHO Nº 2.420/17; 1101-2150/17 do GC = DESPACHO Nº 2.421/17; 1101-2156/17 do GC = DESPACHO Nº 2.422/17; 1101-2142/17 do GC = DESPACHO Nº 2.423/17; 1101-2144/17 do GC = DESPACHO Nº 2.424/17; 1101-2191/17 do GC = DESPACHO Nº 2.425/17; 1101-2151/17 do GC = DESPACHO Nº 2.426/17; 1101-2185/17 do GC = DESPACHO Nº 2.427/17; e 1101-2205/17 do GC = DESPACHO Nº 2.428/17.

DESPACHO: Autorizo. Lavre-se a portaria e, em seguida, vão os autos à SUPOFC, para as providências cabíveis.

PROC.1101-2217/17 da SEPLAG = DESPACHO Nº 2.429/17 - Com a republicação do Decreto nº 53.511, de 31 de maio de 2017, no DOE do dia 7/6/2017, na forma solicitada, retornem os autos à SEPLAG para ciência e demais providências a seu cargo. PROC.1101-1477/17 do GC = DESPACHO Nº 2.433/17 - Considerando

o teor do DESPACHO de fls. 69, evoluam-se os autos à AMGESP para atendimento do item 7 da DILIGÊNCIA PGE/PLIC nº 1104/2017 de fls. 67.

O SECRETÁRIO EXECUTIVO DE INTEGRAÇÃO POLÍTICA E SOCIAL DO GABINETE CIVIL, ADRUALDO CATÃO, EM DATA DE 7 DE JUNHO DE 2017, DESPACHOU OS SEGUINTES PROCESSOS: PROC.1101-2170/17 da CÂM MUN DE ARAPIRACA = DESPACHO

Nº 2.434/17 - Encaminhem-se os autos à SETRAND para ciência e pronunciamento conclusivo de seu Titular, quanto à indicação nº 415/2017, encaminhada mediante OFÍCIO Nº 260/2017, fls. 02. PROC.1101-2011/17 da ALE = DESPACHO Nº 2.435/17 -

(6)

de seu Titular, quanto à indicação nº 339/2017, encaminhada mediante OFÍCIO Nº 160/2017 - EXP - ALE, fls. 02.

PROC.1101-2012/17 da ALE = DESPACHO Nº 2.436/17 - Encaminhem-se os autos ao DER para ciência e pronunciamento conclusivo de seu Titular, quanto à indicação nº 340/2017, encaminhada mediante OFÍCIO Nº 162/2017 - EXP - ALE, fls. 02,.

PROC.1101-1992/17 da ALE = DESPACHO Nº 2.437/17 - Evoluam os autos à SESAU para, ciência e pronunciamento conclusivo de seu Titular, quanto à indicação nº 331/2017, encaminhada mediante OFÍCIO Nº 123/2017 - EXP - ALE, fls. 02.

PROC.1101-2014/17 da ALE = DESPACHO N

º 2.438/17 - Encaminhem-se os autos à SEDUC para, ciência e análise de seu Titular quanto à indicação nº 342/2017, encaminhada mediante OFÍCIO Nº 165/2016-EXP-ALE, fl. 02.

PROC.1101-2013/17 da ALE = DESPACHO Nº 2.439/17 - Encaminhem-se os autos ao DER para ciência e pronunciamento conclusivo de seu Titular, encaminhada mediante OFÍCIO Nº 163/2017 - EXP - ALE, fls. 02.

PROC.1101-2082/17 da CÂM MUN DE ARAPIRACA = DESPACHO Nº 2.440/17 - Encaminhem-se os autos à SEMARH para ciência e pronunciamento conclusivo de seu Titular quanto à indicação nº 379/2017, encaminhando mediante OFÍCIO Nº 232/2017. PROC.1101-2083/17 da CÂM MUN DE ARAPIRACA = DESPACHO

Nº 2.441/17 - Encaminhem-se os autos à SEDETUR para ciência e pronunciamento conclusivo de seu Titular quanto à indicação nº 357/2017, encaminhando mediante OFÍCIO Nº 232/2017. PROC.1101-2208/17 da ABBC = DESPACHO Nº 2.442/17 - Considerando

o teor do Ofício de fls. 02/03, evoluam os autos à SEPLAG para ciência do titular daquela pasta e demais providências que julgar pertinentes.

PROC.1101-2235/17 da ASFORRAL = DESPACHO Nº 2.443/17 - Considerando o teor do Ofício de fls. 02-04, evoluam os autos à SECULT para ciência, análise e demais providências que julgar pertinentes.

PROC.4406-168/17 do ITERAL = DESPACHO Nº 2.444/17 - Encaminhem-se os autos à PGE para, com fundamento na Lei Complementar nº 7, de 18 de julho de 1991, análise e parecer acerca da minuta de decreto proposta às fl. 35/37.

============================================== JOSÉ ROBERTO SANTOS WANDERLEY

Gerente de Documentação e Publicação de Atos Governamentais Protocolo 309340

. .

Procuradoria Geral do Estado

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

O PROCURADOR GERAL DO ESTADO, FRANCISCO MALAQUIAS DE AL-MEIDA JUNIOR, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 07 DE JUNHO DE 2017 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

PROC: 4105-000377/2017 - INTERESSADO: AMGESP. - ASSUNTO: PRO-CESSO LICITATÓRIO. - DESPACHO PGE/ GAB. N° 1401/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE-PLIC-CD nº 1391/2017, da lavra da Coordenação da Pro-curadoria de Licitações, Contratos e Convênios, o qual acolheu o Despacho PGE/ PLIC nº 1332/2017, conclusivo pela possibilidade jurídica de prosseguimento do presente certame licitatório em virtude da aprovação de sua fase interna, ensejando a realização dos atos de convocação e julgamento das propostas, desde que aten-didas as condicionantes exaradas no sobredito despacho de fls. 68/68v. Reitero a recomendação de que, tendo o parecerista optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decor-rente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das reco-mendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Destarte, evoluam os autos à AMGESP para adoção das medidas pertinentes.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Maceió/AL, 07 de junho de 2017. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela resenha

O SUBPROCURADOR GERAL DO ESTADO, JOSÉ CLÁUDIO ATAIDE ACIOLI, NO USO DE SUAS ATRIBUIÇÕES, DESPACHOU EM DATA DE 07 DE JUNHO DE 2017 O(S) SEGUINTE(S) PROCESSO(S):

*PROC: 1800.000029/2017. - INTERESSADO: JOSEFA SANTANA LEITE - AS-SUNTO: RETORNO AO QUADRO FUNCIONAL DO ÓRGÃO - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1173/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA-560/2017, já apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, entendendo inexis-tir dúvida jurídica a ser dirimida, com as observações ali constantes. À SEDUC, para as providências ulteriores.

*Republicado por incorreção.

PROC: 4101-8104/2014. - INTERESSADO: SILVANA LUIZA DE SOUZA FER-RO. - ASSUNTO: RETROATIVO DE MUDANÇA DE CLASSE. - DESPACHO SUB PGE/ GAB. N° 1197/2017 - Conheço e aprovo o Despacho PGE/PAI/CD Nº 364/2017, da lavra da Coordenação da Procuradoria de Controle Técnico dos Ser-viços Jurídicos da Administração Indireta, o qual acolheu o Parecer COJUR/UNCI-SAL nº 116/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito, com efeitos financeiros a partir de 26 de novembro de 2013, data de protocolo do requerimento. Desta forma, remetam-se os autos à SEPLAG para adoção das providências cabíveis.

PROC: 1101.1880/2016. - INTERESSADO (A): SSP - SECRETARIA DE ESTA-DO DA SEGURANÇA PÚBLICA. - ASSUNTO: INQUÉRITO ADMINISTRATI-VO. - DESPACHO SUB PGE/GAB N° 1196/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/CD-2676/2017, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrati-va, conclusivo pela possibilidade de aplicação da penalidade de demissão, ressal-tando que, entende-se justificável a publicação de novo ato de demissão, o qual teria sua eficácia suspensa até que, porventura, a demissão efetuada anteriormente seja desconstituída na esfera judicial. Vão os autos à SSP/AL, para as providências que lhes são afetas.

PROC: 4799.4965/2016. - INTERESSADO: JOSÉ RENILDO GOMES DA SIL-VA - ASSUNTO: SOLICITAÇÃO DE REVISÃO DOS PROVENTOS DO IRPF E CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1188/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA -601/2017, já apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pelo encaminhamento dos autos à Coordenação da Procuradoria da Fazenda Estadual, para análise conclu-siva, por competente, nos termos do art. 25, IV do Decreto Estadual nº 4.804/2010. PROC: 5502-911/2015 - INTERESSADO (A): PGE – PROCURADORIA JUDI-CIAL. - ASSUNTO: CONVITE – FASE INTERNA. - DESPACHO SUB PGE/ GAB N° 1119/2017 - Atendida a Diligência de fls. 95, conforme declaração de con-formidade acostada ao presente processo (fls. 96), retornem os autos ao Procurador vinculado na Subunidade SEINFRA, para as providências que lhes são afetas. PROC: 4799.2063/2017. - INTERESSADO: MARLENE SANTOS DO NASCI-MENTO. - ASSUNTO: DECISÃO JUDICIAL. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1195/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA 602/2017, devidamente aprecia-do pela Coordenação da Procuraaprecia-doria Administrativa, conclusivo pelo encaminha-mento dos autos à Procuradoria Judicial, por competente.

PROC: 1203.438/2017. - INTERESSADO: ROSÂNGELA DOS SANTOS BAR-ROS. - ASSUNTO: INFORMAÇÃO DE DOCUMENTOS. - DESPACHO SUBP-GE/GAB Nº 1183/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA-598/2017, já apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pelo en-tendimento que se o pedido de averbação na Administração Pública Estadual (CB-MAL) ocorrer antes da formalização (publicação) do ato de inatividade da bom-beiro militar, o tempo de serviço/contribuição averbado poderá ser recepcionado e incidirá nos cálculos dos proventos. Ao CBMAL, para as providências cabíveis. PROC: 1101.3638/2016. - INTERESSADO: UNIVERSIDADE ESTADUAL DE CIÊNCIAS DA SAÚDE DE ALAGOAS. - ASSUNTO: CESSÃO DE SERVIDOR. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1156/2017 - Ao Gabinete Civil, para as provi-dências ulteriores.

PROC: 2000.3165/2017. - INTERESSADO: FAPEAL. - ASSUNTO: REQUE-RIMENTO. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1154/2017 - Aprovo o Parecer PGE/PA nº 1353/2017, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pelo indeferimento do pleito, com a seguinte ementa: ADMINISTRATIVO. SERVIDOR PÚBLICO. CESSÃO. CARÊNCIA. INTELI-GÊNCIA DO Art. 3º do Decreto nº 36.618/95. IMPOSSIBILIDADE. INDEFERI-MENTO. À SESAU, para providências pertinentes.

(7)

Estado de Alagoas DIÁRIO OFICIAL

SECRETÁRIO - CHEFE DO GABINETE CIVIL FÁBIO LUIZ ARAÚJO LOPES DE FARIAS PROCURADOR - GERAL DO ESTADO

FRANCISCO MALAQUIAS DE ALMEIDA JÚNIOR CONTROLADORA - GERAL DO ESTADO

MARIA CLARA CAVALCANTE BUGARIM

SECRETÁRIO DE ESTADO DA AGRICULTURA, PECUARIA, PESCA E AQUICULTURA ÁLVARO JOSÉ DO MONTE VASCONCELOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA ASSISTÊNCIA E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FERNANDO SOARES PEREIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA CIÊNCIA, DA TECNOLOGIA E DA INOVAÇÃO PABLO VIANA DA SILVA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA COMUNICAÇÃO ÊNIO LINS DE OLIVEIRA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA CULTURA MELLINA TORRES FREITAS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA PAULO DOMINGOS DE ARAÚJO LIMA JUNIOR - Cel. PM SECRETÁRIO DE ESTADO DA RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DA EDUCAÇÃO JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

SECRETÁRIA DE ESTADO DO ESPORTE, LAZER E JUVENTUDE CLÁUDIA ANICETO CAETANO PETUBA

SECRETÁRIO DE ESTADO DA FAZENDA GEORGE ANDRÉ PALERMO SANTORO SECRETÁRIA DE ESTADO DA INFRAESTRUTURA MARIA APARECIDA DE OLIVEIRA BERTO MACHADO

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRANSPORTE E DESENVOLVIMENTO URBANO MOSART DA SILVA AMARAL

SECRETÁRIO DE ESTADO DO MEIO AMBIENTE E DOS RECURSOS HÍDRICOS CLÁUDIO ALEXANDRE AYRES DA COSTA

SECRETÁRIA DE ESTADO DA MULHER E DOS DIREITOS HUMANOS CLAUDIA ELIZABETH SOUZA SIMÕES - Respondendo interinamente. SECRETÁRIO DE ESTADO DO PLANEJAMENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO FABRÍCIO MARQUES SANTOS

SECRETÁRIO DE ESTADO DE PREVENÇÃO À VIOLÊNCIA ESVALDA AMORIM BITTENCOURT DE ARAÚJO SECRETÁRIO DE ESTADO DA SAÚDE

CARLOS CHRISTIAN REIS TEIXEIRA

SECRETÁRIO DE ESTADO DO TRABALHO E EMPREGO ARTHUR JESSÉ MENDONÇA DE ALBUQUERQUE

SECRETÁRIO DE ESTADO DO DESENVOLVIMENTO ECONOMICO E TURISMO HELDER GONÇALVES LIMA

GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ RENAN VASCONCELOS CALHEIROS FILHO

VICE-GOVERNADOR DO ESTADO DE ALAGOAS

JOSÉ LUCIANO BARBOSA DA SILVA

PODER EXECUTIVO

ÍNDICE

PODER EXECUTIVO

Marcos José Dantas Kummer

Diretor-presidente

Jarbas Pereira Ricardo

Diretor administrativo-financeiro José Otílio Damas dos SantosDiretor comercial

www.imprensaoficialal.com.br

Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió / AL - CEP: 57080-000 Tel.: (82) 3315.8334 / 3315.8335

Preço

Pagamento à vista por cm² R$ 6,16 Para faturamento por cm² R$ 7,18

Publicações

Os textos deverão ser digitados em Word (normal), em fonte Times New Roman, tama-nho 8 e largura de 9,3 cm, sendo encaminhados diretamente ao parque gráfico à Av. Fernandes Lima, s/n, Km 7, Gruta de Lourdes - Maceió/AL, no horário das 08h às 15h ou pelo e-mail materias@cepal-al.com.br.

Reclamações sobre matérias publicadas deverão ser feitas no prazo máximo de 10 dias.

Atos e Despachos do Governador... 01

Gabinete Civil ... 01

Procuradoria Geral do Estado ... 02

Sec. de Estado da Segurança Pública ...06

Sec. de Estado da Ressocialização e Inclusão Social ...07

Sec. de Estado da Educação ... 09

Sec. de Estado do Esporte, Lazer e Juventude ...09

Sec. de Estado da Fazenda ...10

Sec. de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio ...16

Sec. de Estado da Infraestrutura ...18

Sec. de Estado do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos ... 19

Sec. de Estado da Mulher e dos Dir. Humanos ...20

Sec. de Estado de Prevenção à Violêcia ...21

Sec. de Estado da Saúde ...22

Sec. de Estado do Desenvolvimento Econômico e Turismo ... 35

Perícia Oficial de Alagoas - PO/AL ...35

Delegacia Geral da Polícia Civil ...35

Comando Geral da Polícia Militar ...60

Comando Geral do Corpo de Bombeiros Militar ...60

Coordenadoria Estadual de Defesa Civil ...61

Conselho Estadual de Educação ...61

ADMINISTRAÇÃO INDIRETA ...62

EVENTOS FUNCIONAIS ...79

PODER LEGISLATIVO ...110

DEFENSORIA PÚBLICA ESTADUAL ...111

MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL ...115

PREFEITURAS DO INTERIOR ...116

(8)

PROC: 4799.2774/2017. - INTERESSADO: DPE – DEFENSORIA PÚBLICA DO ESTADO DE ALAGOAS. - ASSUNTO: IMPLANTAÇÃO. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1193/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA-00-615/2017, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclu-sivo pelo encaminhamento dos autos à Procuradoria Judicial, por competente. PROC: 4799.1392/2017. - INTERESSADO: GERALDO LIMA. - ASSUNTO: DI-VERSOS ASSUNTOS. - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1194/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA 614/2017, devidamente apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pelo encaminhamento dos autos à Pro-curadoria Judicial, por competente.

PROC: 4799.1337/2017. - INTERESSADO: JOSÉ BATISTA DA SILVA - AS-SUNTO: IMUNIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA - DES-PACHO SUB PGE/GAB. N° 1189/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA -611/2017, já apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclu-sivo pelo encaminhamento dos autos à Coordenação da Procuradoria da Fazenda Estadual, para análise conclusiva, por competente, nos termos do art. 25, IV do Decreto Estadual nº 4.804/2010.

PROC: 4799.1223/2017. - INTERESSADO: JOÃO MOURA ZUZA - ASSUNTO: ISENÇÃO DE IR EM PENSÃO - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1190/2017 - Aprovo o Despacho PGE/PA -609/2017, já apreciado pela Coordenação da Procu-radoria Administrativa, conclusivo pelo encaminhamento dos autos à Coordenação da Procuradoria da Fazenda Estadual, para análise conclusiva, por competente, nos termos do art. 25, IV do Decreto Estadual nº 4.804/2010.

PROC: 4799.2610/2017. - INTERESSADO: GERALDO SOARES DE CARVA-LHO - ASSUNTO: RESSARCIMENTO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁ-RIA - DESPACHO SUB PGE/GAB. N° 1187/2017 - Aprovo o Despacho PGE/PA -606/2017, já apreciado pela Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclu-sivo pelo encaminhamento dos autos à Coordenação da Procuradoria da Fazenda Estadual, para análise conclusiva, por competente, nos termos do art. 25, IV do Decreto Estadual nº 4.804/2010.

PROC: 1800.14525/2005. - INTERESSADO (A): SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO - ASSUNTO: PROCEDIMENTO DISCIPLINAR - DESPA-CHO SUB PGE/GAB N° 1191/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/CD-2678/2017, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pelo arquivamento do presente processo em face da incidência da prescrição, com as observações ali contidas. Sendo assim, vão os autos à SEDUC, para as provi-dências de cabíveis.

PROC: 1204.1279/2017. - INTERESSADO: CORREGEDORIA-GERAL DA POLÍCIA MILITAR - ASSUNTO: PROCEDIMENTO DICIPLINAR - DESPA-CHO SUB PGE/GAB. N° 1192/2017 - Aprovo o Despacho Jurídico PGE/PA/CD -2677/2017, emanado da Coordenação da Procuradoria Administrativa, conclusivo pelo encaminhamento dos autos à Coordenação da Procuradoria Judicial, para aná-lise conclusiva, por competente.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Maceió/AL, 07 de junho de 2017. MAILSON LUIZ PEREIRA DOS SANTOS

Responsável pela resenha

A COORDENADORA, DA PROCURADORIA ADMINISTRATIVA CLÁUDIA MUNIZ DO AMARAL DESPACHOU EM DATA DE 07.06.2017, O(S) SEGUIN-TE(S) PROCESSO(S):

PROCESSO Nº 1800 – 10060/2016 - INTERESSADO: MARISTELA DOS SAN-TOS FERREIRA - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2721/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1459/2017, con-clusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível II da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 10467/2016 - INTERESSADO: JOÃO IVALDO SILVA BOMFIM - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDI-CO PGE/PA/CD–00–2722/2017 - Nos termos da delegação conferida pela POR-TARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1455/2017, conclusi-vo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível III da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 11057/2016 - INTERESSADO: JOSÉ GILBERTO DA SILVA - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2723/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA

PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1457/2017, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível AEES da res-pectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO: 1800-9727/2016 - INTERESSADO: EDNEUZA LIMEIRA DA SILVA - ASSUNTO: ENQUADRAMENTO - DESPACHO JURÍDICO PGE/ PA-CD– 2712/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, conheço e concordo com o DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-00-628/2017, fls. 19/20, conclusivo pelo deferimento do pleito de enquadramento do(a) servidor(a) no nível I da Classe A da respectiva carreira, com as razões nele contidas. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 20105 – 1585/2017 - INTERESSADO: MARCOS ANDRÉ DO NASCIMENTO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CON-TRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2725/2017 - Nos ter-mos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PERE-CER PGE/PA-00-1456/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG. PROCESSO Nº 2000 – 5424/2017 - INTERESSADO: ANA LÚCIA ROMUAL-DO DE OLIVEIRA - ASSUNTO: DESAVERBAÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2731/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1461/2017, de fls. 13/14, con-clusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 4187/2010 - INTERESSADO: MARIA CRISTINA FER-REIRA SILVA - ASSUNTO: EXONERAÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/ PA/CD–00–2730/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA–00-1444/2017, conclusivo pelo deferi-mento do pleito. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO Nº 20105 – 1821/2017 - INTERESSADO: MARLY LEIL DA SIL-VA - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUIÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2729/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PERECER PGE/PA-00-1465/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 3136/2017 - INTERESSADO: LIDIOMAR ALVES SILVA ARAÚJO - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO/CONTRIBUI-ÇÃO. - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2728/2017 - Nos termos da de-legação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PERECER PGE/ PA-00-1462/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito. À SEPLAG.

PROCESSO Nº 1800 – 12057/2016 - INTERESSADO: MAURICIO SILVANO DOS SANTOS - ASSUNTO: PROGRESSÃO FUNCIONAL. - DESPACHO JU-RÍDICO PGE/PA/CD–00–2724/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1453/2017, con-clusivo pelo deferimento da progressão funcional do(a) servidor(a) para o Nível V da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO: 1800-3745/2016 - INTERESSADO: WAGNER RODRIGUES SILVA - ASSUNTO: EXONERAÇÃO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–2710/2017 - Nos termos da delegação conferida pela Portaria PGE nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1450/2017, conclusivo pelo deferi-mento do pedido de exoneração, com fundadeferi-mento no. artigo 41, da Lei Estadual n° 5.247/1991. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO: 1800-3142/2017 - INTERESSADO: CLÊRIA NÚBIA PEREIRA FERRO SANTANA - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO JU-RÍDICO PGE/PA/CD–00–2711/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1445/2017, con-clusivo pelo deferimento da progressão funcional da servidora da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO: 34000-502/2017 - INTERESSADO: ANA PAULA CABRAL DE ARAÚJO - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2714/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1453/2017, conclusivo pelo deferimento da progressão funcional da servidora da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. À SEPLAG.

PROCESSO: 34000-0407/2017 - INTERESSADO: MÁRCIA DUARTE DE OLI-VEIRA - ASSUNTO: MUDANÇA DE CLASSE - DESPACHO JURÍDICO PGE/ PA/CD–00–2713/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1446/2017, conclusivo pelo defe-rimento da progressão funcional da servidora da Classe “B” para a Classe “C” da respectiva carreira. À SEPLAG.

(9)

PROCESSO Nº 1206-257/2017 - INTERESSADO: JOSÉ DA CRUZ AMORIM - ASSUNTO: AVERBAÇÃO DE TEMPO DE SERVIÇO - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA/CD–00–2715/2017 - Nos termos da delegação conferida pela PORTARIA PGE Nº 300/2016, aprovo o PARECER PGE/PA-00-1377/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito, com as razões nele contidas. À PMAL.

PROCESSO Nº 1206 – 4338/2016 - INTERESSADO: DJALMA ANDRÉ NU-NES - ASSUNTO: RESERVA REMUNERADA (A PEDIDO). - DESPACHO JU-RÍDICO PGE/PA-CD–00-2706/2017 - Nos termos do artigo 2º da Portaria PGE 257/2016, conheço e aprovo o PARECER PGE/PA/SUBUNIDADE PREVI-DENCIÁRIA nº 1020/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito. Ao Gabinete Civil.

PROCESSO Nº 1206 – 5845/2016 - INTERESSADO: CLAUDIONOR APA-RECIDO DA SILVA - ASSUNTO: RESERVA REMUNERADA (A PEDIDO). - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–00-2707/2017 - Nos termos da delegação conferida pela Portaria PGE nº 300/2016, conheço e aprovo o PARECER PGE/ PA-00-1452/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito. Ao Gabinete Civil. PROCESSO Nº 1206 – 6008/2016 - INTERESSADO: RILDO ALVES CORREIA - ASSUNTO: RESERVA REMUNERADA (A PEDIDO). - DESPACHO JURÍDICO PGE/PA-CD–00-2705/2017 - Nos termos da delegação conferida pela Portaria PGE nº 300/2016, conheço e aprovo o PARECER PGE/PA-00-1451/2017, conclu-sivo pelo deferimento do pleito. Ao Gabinete Civil.

Procuradoria Geral do Estado, Maceió/AL, 07 de Junho de 2017. LINDOMAR JOSÉ ALBUQUERQUE LUNA ALMEIDA

Responsável pela Resenha

A COORDENADORA DA PROCURADORIA DA FAZENDA ESTADUAL EMMANUELLE DE ARAÚJO PACHECO MARROQUIM, DESPACHOU EM DATA DE 7 DE JUNHO DE 2017, O(S) SEGUINTES PROCESSO(S): PROC: 1204-1168/2017 (apenso ao 1500-035542/2015) INTERESSADO: OSÓRIO CRISTÓVÃO DA SILVA ASS: SOLICITAÇÃO DE EXCLUSÃO DO SÓCIO DA CDA DESPACHO PGE/PFE-CD nº 0890/2017 Trata-se de Processo Administrativo onde o interessado solicita retificação da CDA para exclusão do só-cio da CDA nº 0000298-1/2017, referente ao Processo Fiscal nº 1500-035542/2015 ( débito nº 1018938). Esta Coordenação conhece do Despacho PGE/PFE nº 287/2017 de lavra do ilustre Procurador de Estado MAURICIO DE CARVALHO RÊGO, e, sanada a questão da legitimidade do procurador ali levantada, bem como considerando as informações e documentos acostados no autos deste Processo Administativo nº 1204-001168/2017, que comprovam o falecimento e retirada do interessado do quadro societário da empresa executada antes da ocorrência do fato gerador, retifica o DESPACHO PGE/PFE-CD Nº 853/2017, para determinar a exclusão do sócio Osório Cristovão da Silva (CPF nº 060.033.704-91) da CDA nº 298/1/2017, Desta feita, remetam-se os autos ao setor da Dívida Ativa desta Procuradoria da Fazenda Estadual, para as providências de sua alçada.

PROC: 4799-0012505/2017 INTERESSADO: ADEMIR PEREIRA DOS SAN-TOS ASS: SOLICITAÇÃO DE ISENÇÃO DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDÊN-CIARIA DESPACHO PGE/PFE-CD nº 0961/2017 - EMENTA: SOLICITAÇÃO DE IMUNIDADE DE CONTRIBUIÇÃO PREVIDENCIÁRIA. ART. 40, § 21 DA CF. PATOLOGIA ELENCADA NO ART. 77 DA LEI ESTADUAL Nº 7.751/2015. PELO DEFERIMENTO. CONCORDÂNCIA. Trata-se de Processo Administra-tivo onde o interessado solicita imunidade da Contribuição Previdenciária pelo dobro do teto do regime geral de Previdência Social. Conheço e concordo com o Parecer PGE/PA/SUBUNIDADE PREVIDENCIÁRIA Nº 961/2017, conclusivo pelo deferimento do pleito do interessado, com as razões e conclusões nele conti-das. Em face do exposto, sigam os autos ao Alagoas Previdência órgão de origem, para conhecimento e providências que entender necessárias para o prosseguimento do feito.

PROCURADORIA GERAL DO ESTADO, em Maceió (AL), 7 de junho de 2017. Flávia Aurora Rodrigues de Lima Silva

Responsável pela Resenha

A COORDENADORA DA PROCURADORIA DE LICITAÇÕES, CONTRATOS E CONVÊNIOS, SAMYA SURUAGY DO AMARAL, DESPACHOU EM 07 DE JUNHO DE 2017 OS SEGUINTES PROCESSOS:

PROC Nº: 23999/2015, 23981/2015, 23996/2015, 23995/2015, 32007/2015, 17211/2016, 32009/2015, 2000-28071/2015, 2000-32001/2015, 2000-32012/2015, 2000-31986/2015, 2000-32002/2015, 2000-32008/2015, 2000-8041/2016, 2000-25379/2015, 2000-27553/2015, 2000-23988/2015, 2000-17732/2015, 2000-8689/2016, 2000-23980/2015, 2000-20668/2015, 2000-23990/2015, 2000-29781/2015, 2000-20254/2015, 2000-20670/2015, 2000-12851/2016, 2000-31984/2015, 2000-5446/2016, 2000-23968/2015, 2000-8691/2016, 2000-21362/2015, 2000-23998/2015, 2000-20255/2015, 2000-23989/2015, 2000-31985/2015, 2000-31989/2015, 2000-32004/2015, 2000-30105/2015, 2000-31990/2015, 32000/2015, 31998/2015, 32011/2015, 31993/2015, 2000-31992/2015 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SESAU/AL - ASS: CONSULTA. CONTRATAÇÃO DIRETA. RESTOS A PAGAR. REMESSA À CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1415/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1345/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. À CGE/AL.

PROC Nº: 3738/2016, 20591/2015, 25904/2015, 27321/2015, 29807/2015, 29796/2015, 3739/2016, 2000-25430/2015, 2000-25353/2015, 2000-25901/2015, 2000-25429/2015, 2000-25381/2015, 2000-25392/2015, 2000-24209/2015, 2000-25354/2015, 25900/2015, 24210/2015, 23428/2015, 25902/2015, 2000-3735/2016, 2000-25384/2015, 2000-25389, 2000-3736/2016, 2000-21635/2015, 2000-29808/2015, 2000-29797/2015, 2000-19930/2016. - INTERESSADO: SE-CRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE - SESAU/AL - ASS: CONSULTA. CON-TRATAÇÃO DIRETA. RESTOS A PAGAR. REMESSA À CONTROLADORIA GERAL DO ESTADO. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1416/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1347/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. À CGE/AL.

PROC Nº: 140.566-019/2017 - INT: INSTITUTO DE INOVAÇÃO PARA O DESENVOLVIMENTO RURAL SUSTENTÁVEL – EMATER - ASS: FASE INTERNA. PREGÃO ELETRÔNICO. LOCAÇÃO DE ÔNIBUS - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1410/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1313/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. À EMATER. PROC Nº: 1101-2727/2016 - INT: GABINETE CIVIL - ASS: LICITAÇÃO. BANDEIRAS E CORDA. FASE INTERNA. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1409/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1325/2017, presen-te nos autos, com as razões nele contidas. Alerto que, no caso dos autos, presen-tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. Ao Gabinete Civil.

PROC Nº: 1207-000331/2017 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DA SEGU-RANÇA PÚBLICA - ASS: ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1395/2017 - Conheço e aprovo o PARECER PGE/ PLIC Nº 1067/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas, conclusivo pela viabilidade jurídica de adesão à ata pretendida. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente res-ponde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Defesa Civil.

PROC Nº: 1207-000334/2017 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DA SEGU-RANÇA PÚBLICA - ASS: ADESÃO À ATA DE REGISTRO DE PREÇOS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1394/2017 - Conheço e aprovo o PARECER PGE/ PLIC Nº 1065/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas, conclusivo pela viabilidade jurídica de adesão à ata pretendida. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente res-ponde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Defesa Civil.

PROC Nº: 1500-16239/2017 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA – SEFAZ/AL. - ASS: CONTRATAÇÃO DIRETA. AUTORIZAÇÃO DE CAPACI-TAÇÃO. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1411/2017 - Conheço e aprovo o PA-RECER PGE/PLIC Nº 1051/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. A Secretaria de Estado da Fazenda – SEFAZ/AL.

PROC Nº: 1700-2874/2015 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJA-MENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO- SEPLAG/AL. - ASS: PROCEDIMENTO DE APURAÇÃO DE RESPONSABILIDADE FUNCIONAL. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1404/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1340/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. A Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio - SEPLAG/AL.

PROC Nº: 1700-2876/2016 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DO PLANEJA-MENTO, GESTÃO E PATRIMÔNIO- SEPLAG/AL. - ASS: ENCARGOS FI-NANCEIROS – SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA INVESTIGATIVA. -

(10)

DES-PACHO PGE-PLIC-CD Nº 1414/2017 - Conheço e aprovo o DESDES-PACHO PGE/ PLIC Nº 1343/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. A Procurado-ria Administrativa – PGE – PA/AL.

PROC Nº: 2000-000709/2017 - INT: SECRETARIA DA MULHER E DOS DI-REITOS HUMANOS – SEMUDH - ASS: PEDIDO DE RECONSIDERAÇÃO - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1390/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO JURÍDICO PGE/PLIC Nº 1273/2017, presente nos autos, com as razões nele con-tidas. A Secretaria LIC/PGE.

PROC Nº: 2000 001081/2017 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU. - ASS: CONSULTA. PAGAMENTO DE DESPESA ILEGALMEN-TE CONTRATADA. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1408/2017 - Conheço o PARECER PGE/PLIC Nº 1056/2017, porém, preliminarmente entendo necessária prévia manifestação da CGE. A CGE, após retornem os autos a PGE/PLIC para manifestação conclusiva.

PROC N.º: 2000-002115/2017 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE – SESAU/AL - ASS: CONTRATAÇÃO EMERGENCIAL. DECISÃO JUDICIAL - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1412/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE-PLIC Nº 1333/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a au-toridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomenda-ções, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Secretaria de Estado da Saúde - SESAU.

PROC Nº: 2100-417/2016 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURANÇA PÚBLICA. - ASS: LICITAÇÃO. PREGÃO ELETRÔNICO. FASE EXTERNA. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1418/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1336/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. À Se-cretaria de Estado da Segurança Pública.

PROC Nº: 2100-1148/2016 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DA SEGURAN-ÇA PÚBLICA. - ASS: BAIXA DE BENS PÚBLICOS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1405/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1322/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. À Secretaria de Estado da Segu-rança Pública.

PROC Nº: 2102-179/2017 - INT: PERICIA OFICIAL DO ESTADO DE ALA-GOAS - ASS: FASE INTERNA. PREGÃO ELETRÔNICO. AQUISIÇÃO DE BENS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1397/2017 - Conheço e aprovo o PARE-CER PGE/PLIC Nº 1314/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas, conclusivo pela regularidade dos atos da fase interna, devendo os autos prosse-guirem para fase externa. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. A Pericia Oficial do Estado de Alagoas.

PROC Nº: 2102-720/2015 - INT: PERÍCIA OFICIAL DO ESTADO DE ALA-GOAS. - ASS: LICITAÇÃO. PREGÃO ELETRÔNICO. FASE EXTERNA. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1417/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1341/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. À Pe-rícia Oficial.

PROC Nº: 4105-488/2017 - INT: AGÊNCIA DE MODERNIZAÇÃO DA GES-TÃO DE PROCESSOS – AMGESP - ASS: FASE INTERNA. REGISTRO DE PREÇOS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1392/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO JURÍDICO PGE/PLIC Nº 1323/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas, conclusivo pela regularidade dos atos da fase interna, deven-do os autos prosseguirem para fase externa. Alerto que, no caso deven-dos autos, tendeven-do o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. A Agência de Modernização da Gestão de Processos – AMGESP.

PROC Nº: 4105.332/2016 - INT: AGÊNCIA DE MODERNIZAÇÃO DA GES-TÃO DE PROCESSOS – AMGESP - ASS: FASE INTERNA. REGISTRO DE PREÇOS. AQUISIÇÃO DE MEDICAMENTOS - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1400/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1335/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas, conclusivo pela possibilidade de modifica-ção do modelo de Edital destinado a ME e EPP. À AMGESP.

PROC Nº: 4105-49/2014 - INT: AGÊNCIA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROCESSOS – AMGESP - ASS: CONSULTA. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1402/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1337/2017, pre-sente nos autos, com as razões nele contidas. À AMGESP.

PROC Nº: 4105-000055/2017 - INT: AGÊNCIA DE MODERNIZAÇÃO DA GESTÃO DE PROCESSOS. - ASS: AQUISIÇÃO DE SUPRIMENTO DE IN-FORMÁTICA. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1407/2017 - Conheço e aprovo o PARECER PGE/PLIC Nº 1064/2017, presente nos autos, com as razões nele conti-das. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicio-nada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Agência de Modernização da Gestão de Processos.

PROC Nº: 20105-035/2017 - INT: DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL – DGPC/AL. - ASS: CONSULTA. AQUISIÇÃO DIRETA DE BEM. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1398/2017 - Conheço e aprovo o DESPACHO PGE/PLIC Nº 1047/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas, desde que satisfeitas condições contidas no despacho retro. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimen-to sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimenprocedimen-to é requisiprocedimen-to do ato de aprovação. A Delegacia Geral de Polícia Civil – DGPC/AL.

PROC Nº: 20105-0250/2017 - INT: DELEGACIA GERAL DE POLÍCIA CIVIL – DGPC/AL. - ASS: FASE INTERNA. REGISTRO DE PREÇOS. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1403/2017 - Conheço e aprovo o PARECER PGE/PLIC Nº 1057/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas, conclusivo pela regu-laridade dos atos da fase interna, devendo os autos prosseguirem para fase externa. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condiciona-da, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida observância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. A Agência de Modernização da Gestão de Processos – AMGESP.

PROC N.º: 30004-429/2016 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DE PREVEN-ÇÃO À VIOLÊNCIA – SEPREV - ASS: LICITAPREVEN-ÇÃO. PREGÃO ELETRÔNICO. FASE INTERNA. - DESPACHO PGE-PLIC-CD Nº 1413/2017 - Conheço e apro-vo o DESPACHO PGE-PLIC Nº 1330/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. Alerto que, no caso dos autos, tendo o relator optado pela aprovação condicionada, a autoridade consulente responde de forma pessoal e exclusiva pela omissão decorrente de eventual realização de procedimento sem a devida obser-vância das recomendações, cujo cumprimento é requisito do ato de aprovação. À Secretaria de Estado de Prevenção à Violência - SEPREV.

PROC Nº: 35032-229/2016 - INT: SECRETARIA DE ESTADO DE TRANSPOR-TE E DESENVOLVIMENTO URBANO – SETRAND - ASS: CONTRATAÇÃO DE EMPRESA DE SOFTWARE DE SISTEMAS DE ORÇAMENTOS - DESPA-CHO PGE-PLIC-CD Nº 1399/2017 - Conheço e aprovo o DESPADESPA-CHO PGE/PLIC Nº 1320/2017, presente nos autos, com as razões nele contidas. À SETRAND. PROCURADORIA DE LICITAJÇÕES E CONTRATOS E CONVÊNIOS, 07 DE JUNHO DE 2017

CRISTIANO JOSÉ DE SOUZA CARDOSO. Responsável pela resenha

. .

Secretário de Estado da Segurança Pública de Alagoas - SSP

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

PROCESSO Nº 20105.0004780/2015

INTERESSADO: Álvaro Lucas Nascimento de Oliveira ASSUNTO: Indenização por apreensão de arma de fogo

DESPACHO Nº 1070/GS/AE/2017

1. Trata-se de processo referente a despesas de natureza eventual relativas à con-cessão de indenização por apreensão de arma de fogo, com despesas de exercício anterior, disciplinada pelo Decreto nº 51.828, de 27 de janeiro de 2017, cabendo destacar que, devido ao fechamento do Sistema Integrado de Administração Fi-nanceira – SIAFEM, no mês de novembro de 2016, não houve tempo hábil para executar todos os pagamentos no exercício anterior.

(11)

2. Sendo assim, em atenção ao que preconiza o art. 48 do mencionado diploma legal, reconheço a dívida referente ao procedimento relacionado ao seguinte pro-grama de trabalho:

PT: 06.183.0004.2351.0000 – Manutenção das Atividades de Políticas da Segu-rança Pública

PTRES: 190014 PI: 000939

Natureza da Despesa: 33.90.92 – Despesa de Exercício Anterior

Sub Elemento: 62 – Premiação cult/cien/art/desp/e outras não reconhecidas Fonte: 0100

3. Ademais, saliento que este reconhecimento é compatível com a execução orça-mentária e financeira para o exercício vigente e que o seu impacto não impedirá ou prejudicará o funcionamento das atividades desta Secretaria de Estado até o final do exercício sem a necessidade de aumento na dotação disponível.

4. Outrossim, a manifestação positiva acerca da dotação orçamentária e da estima-tiva do impacto orçamentário-financeiro da dívida encontra-se juntada aos autos. 5. Cumpra-se o § 3º do art. 48 do Decreto nº 51.828/2017, publicando este Despa-cho no DOE e, em seguida, sigam os autos à Controladoria Geral do Estado para que se manifeste nos termos do V, §1º, art. 48, do Decreto nº 51.828/2017. 6. Após, manifestação positiva da CGE, sigam os autos à SUPOFC/SSP, para pa-gamento.

Maceió/AL, 05 de junho de 2017.

PAULO DOMINGOS DE ARAÚJO LIMA JÚNIOR – CEL QOC PM R/R Secretário de Estado da Segurança Pública

. .

Secretaria de Estado de Ressocialização e

Inclusão Social - SERIS

EVENTOS FUNCIONAIS ATOS E DESPACHOS DO GOVERNADOR

PORTARIA Nº 327/SERIS/2017

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SO-CIAL, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, com supedâneo na Lei Delegada n° 47, publicada no Diário Oficial em 10 de agosto de 2015, bem como nas atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 145 da Lei Estadual nº 5.247 de 26 de setembro de 1991, com fulcro no art. 150 da mesma lei, RESOLVE: Art. 1º Instaurar SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA e constituir a 1ª comissão com a finalidade de apurar irregularidades Administrativas, autoria e materialidade constantes no Ofício 632/2017 – 16ª VEP.

Art. 2º Determinar que a referida apuração seja realizada no prazo de 30 (trinta) dias, nos termos da Lei, pela 1ª comissão composta pelos seguintes servidores: Weider Muritiba Nunes Pereira – matrícula nº 29.620-1, Thaysa Karla de Andrade Pereira – matrícula nº 53.203-7 e Indira Carla de Freitas – matrícula nº 46.710-3, respectivamente, presidente e membros, todos estáveis e em exercício na Correge-doria da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social.

Art. 3º É garantido ao(s) investigado(s) o pleno exercício dos direitos preceituados no art. 5º, incisos LIII, LIV e LV da Constituição da República Federativa do Bra-sil, tais como a ampla defesa e o contraditório.

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZA-ÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, em, Maceió 05 de junho de 2017.

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social

PORTARIA Nº 328/SERIS/2017

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SO-CIAL, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, com supedâneo na Lei Delegada n° 47, publicada no Diário Oficial em 10 de agosto de 2015, bem como nas atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 145 da Lei Estadual nº 5.247 de 26 de setembro de 1991, com fulcro no art. 150 da mesma lei, RESOLVE: Art. 1º Instaurar SINDICÂNCIA ADMINISTRATIVA e constituir a 1ª comissão com a finalidade de apurar irregularidades Administrativas, autoria e materialidade constantes no Memo. nº 130/2017/CHEFIA/EPSMPCDS.

Art. 2º Determinar que a referida apuração seja realizada no prazo de 30 (trinta) dias, nos termos da Lei, pela 1ª comissão composta pelos seguintes servidores: Weider Muritiba Nunes Pereira – matrícula nº 29.620-1, Thaysa Karla de Andrade Pereira – matrícula nº 53.203-7 e Indira Carla de Freitas – matrícula nº 46.710-3,

respectivamente, presidente e membros, todos estáveis e em exercício na Correge-doria da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social.

Art. 3º É garantido ao(s) investigado(s) o pleno exercício dos direitos preceituados no art. 5º, incisos LIII, LIV e LV da Constituição da República Federativa do Bra-sil, tais como a ampla defesa e o contraditório.

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZA-ÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, em, Maceió 05 de junho de 2017.

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social

PORTARIA Nº 329/SERIS/2017

O SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SO-CIAL, no uso de suas atribuições e prerrogativas legais, com supedâneo na Lei Delegada 47, publicada no Diário Oficial em 10 de agosto de 2015, bem como nas atribuições que lhe foram conferidas pelo art. 145 da Lei Estadual nº 5.247 de 26 de setembro de 1991, com fulcro no art. 158 da mesma lei, RESOLVE:

Art. 1º Instaurar PROCESSO ADMINISTRATIVO DISCIPLINAR e constituir a 1ª comissão com a finalidade de apurar irregularidades Administrativas, autoria e materialidade constantes no Memo 410/2017-CEGP/SERIS.

Art. 2º Determinar que a referida apuração seja realizada no prazo de 60 (sessenta) dias, nos termos da Lei, pela 1ª comissão composta pelos seguintes servidores: Weider Muritiba Nunes Pereira – matrícula nº 29.620-1, Thaysa Karla de Andrade Pereira – matrícula nº 53.203-7 e Indira Carla de Freitas – matrícula nº 46.710-3, respectivamente, presidente e membros, todos estáveis e em exercício na Correge-doria da Secretaria de Estado de Ressocialização e Inclusão Social.

Art. 3º É garantido ao(s) investigado(s) o pleno exercício dos direitos preceituados no art. 5º, incisos LIII, LIV e LV da Constituição da República Federativa do Bra-sil, tais como a ampla defesa e o contraditório.

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZA-ÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, em, Maceió 05 de junho de 2017.

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social

AVISO DE LICITAÇÃO Modalidade: Pregão Eletrônico SERIS n.º 013/2017. Processo n.º 34000 185/2015

Tipo: Menor preço por item.

Objeto: Aquisição de medicamentos elenco básico, conforme condições, quantida-des e exigências estabelecidas no Edital e seus anexos.

Data de realização: 27 de junho de 2017, às 09hs (horário de Brasília/DF). Informações: Fone/Fax: (82) 3315-1744 ramais 2021

Disponibilidade: Endereço eletrônico: http://www.licitacoes-e.com.br e http:// www.seris.al.gov.br

Licitação nº 673682

Lucas Raphael Lopes Cabral Pregoeiro

EXTRATO DO CONTRATO SERIS Nº 36/2017, PARA AQUISIÇÃO DE BENS, QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE ALAGOAS, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SO-CIAL - SERIS, E A EMPRESA F.I. COMÉRCIO EM GERAL EIRELI - EPP. PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 2101.0928/2013.

MODALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO SERIS Nº 004/2017

CONTRATANTE: O Estado de Alagoas, por intermédio da SECRETARIA DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL - SERIS, CNPJ nº 20.279.762/0001-86.

CONTRATADO: A empresa, F.I. COMÉRCIO EM GERAL EIRELI - EPP, CNPJ nº 07.999.951/0001-65.

OBJETO: Aquisição de material permanente para a implementação da Escola de Gestão Penitenciária do Estado de Alagoas.

VALOR GLOBAL: R$ 10.240,00 (dez mil duzentos e quarenta reais). VIGÊNCIA: 31.12.2017.

DATA DA ASSINATURA: 07.06.2017.

SIGNATÁRIOS: Sr. Marcos Sérgio de Freitas Santos, pela Contratante, e o(a) Sr(a). Farad dos Santos Mercês, pela Contratada.

Fabiano Reis da Cunha Pinto Responsável pela resenha

(12)

EXTRATO DO CONTRATO SERIS Nº 37/2017, PARA AQUISIÇÃO DE BENS, QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE ALAGOAS, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SO-CIAL - SERIS, E A EMPRESA LICITA DISTRIBUIDORA, COMÉRCIO E SER-VIÇOS EIRELI - EPP.

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 2101.0928/2013. MODALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO SERIS Nº 004/2017

CONTRATANTE: O Estado de Alagoas, por intermédio da SECRETARIA DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL - SERIS, CNPJ nº 20.279.762/0001-86.

CONTRATADO: A empresa, LICITA DISTRIBUIDORA, COMÉRCIO E SERVI-ÇOS EIRELI - EPP, CNPJ nº 21.278.884/0001-10.

OBJETO: Aquisição de material permanente para a implementação da Escola de Gestão Penitenciária do Estado de Alagoas.

VALOR GLOBAL: R$ 18.850,00 (dezoito mil oitocentos e cinquenta reais). VIGÊNCIA: 31.12.2017.

DATA DA ASSINATURA: 07.06.2017.

SIGNATÁRIOS: Sr. Marcos Sérgio de Freitas Santos, pela Contratante, e o(a) Sr(a). Frederico de Oliveira Rosa, pela Contratada.

Fabiano Reis da Cunha Pinto Responsável pela resenha

EXTRATO DO CONTRATO SERIS Nº 40/2017, PARA AQUISIÇÃO DE BENS, QUE ENTRE SI CELEBRAM O ESTADO DE ALAGOAS, POR INTERMÉDIO DA SECRETARIA DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SO-CIAL - SERIS, E A EMPRESA D. PEIXOTO INFORMÁTICA E COMÉRCIO DE BEBIDAS- ME.

PROCESSO ADMINISTRATIVO Nº 2101.656/2017.

MODALIDADE: PREGÃO ELETRÔNICO SERIS Nº 016/2016

CONTRATANTE: O Estado de Alagoas, por intermédio da SECRETARIA DE ESTADO DE RESSOCIALIZAÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL - SERIS, CNPJ nº 20.279.762/0001-86.

CONTRATADO: A empresa, D. PEIXOTO INFORMÁTICA E COMÉRCIO DE BEBIDAS- ME, CNPJ nº 20.906.617/0001-88.

OBJETO: Aquisição de material de material de informática.

VALOR GLOBAL: R$ 30.132,00 (trinta mil e cento e trinta e dois reais). VIGÊNCIA: 31.12.2017.

DATA DA ASSINATURA: 07.06.2017.

SIGNATÁRIOS: Sr. Marcos Sérgio de Freitas Santos, pela Contratante, e o(a) Sr(a). André Luiz Peixoto de Vasconcellos, pela Contratada.

Fabiano Reis da Cunha Pinto Responsável pela resenha

JULGAMENTO

Procedimento: Processo Administrativo Disciplinar Processo nº 34000 000769/15 – Portaria nº 573/15

Autoridade Julgadora: MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM

Vistos e examinados os autos do processo em epígrafe, instaurado para apurar pos-sível conduta de extravio de arma de fogo, juntamente com 01 (um) cartucho e 12 (doze) munições, acostado às fls. 05 dos autos.

1. ACATO o relatório da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, às fls. 85 a 93, conforme o art. 157, inciso I, da Lei nº 5.247/91;

2. DECIDO pela aplicação da medida de ADVERTÊNCIA do presente Procedi-mento Administrativo, por infringir o artigo 118, I c/c arts 129, I e 131, da lei nº 5.247 de 26 de julho de 1991.

3. DETERMINO que os autos sejam encaminhados ao Coordenador Setorial Fi-nanceiro Administrativo, para que seja promovido o processo de ressarcimento da pistola Taurus, calibre 40, modelo SEN61219, juntamente com 01 (um) cartucho e 12 (doze) munições.

4. DETERMINO o envio dos autos ao Núcleo de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas – NGDP, para que a punição seja devidamente anotada na ficha funcional do servidor Gilson Mendonça da Silva Sobral – matrícula 53149-9.

5. DETERMINO o arquivamento dos autos do referido Processo Administrativo Disciplinar nesta Pasta.

DÊ-SE CIÊNCIA, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZA-ÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, em, Maceió 26 de setembro de 2016.

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social

JULGAMENTO

Procedimento: Processo Administrativo Disciplinar Processo nº 34000-1392/2014 – Portaria nº 1634/2014

Autoridade Julgadora: MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM

Vistos e examinados os autos do processo em epígrafe, instaurado para apurar pos-sível suposto descumprimento ao Inciso IX, do art. 118 da Lei nº 5.247, de 26 de julho de 1991, cometido por Agente Penitenciário lotado no Presídio de Segurança Média Professor Cyridião Durval e Silva.

1. ACATO o relatório da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, confor-me o art. 147, da Lei nº 5.247/91;

2. DECIDO pelo ARQUIVAMENTO do presente Procedimento Administrativo de acordo com o disposto no art.147, da lei nº 5.247 de 26 de julho de 1991, na esfera desta Corregedoria.

3. ARQUIVE-SE os autos do referido Processo Administrativo Disciplinar nesta pasta.

DÊ-SE CIÊNCIA, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZA-ÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, em, Maceió 11 de novembro de 2016.

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social

JULGAMENTO

Procedimento: Processo Administrativo Disciplinar Processo nº 34000 001395/15 – Portaria nº 1697/SERIS/14

Autoridade Julgadora: MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM

Vistos e examinados os autos do processo em epígrafe, instaurado para apurar pos-sível conduta de abandono de cargo por Agente Penitenciário, anunciada no Rela-tório de Afastamentos do Trabalho, acostado às fls. 13 e 14 dos autos.

1. ACATO o relatório da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar, às fls. 25 a 28, conforme o art. 147, da Lei nº 5.247/91;

2. DECIDO pelo ARQUIVAMENTO do presente Procedimento Administrativo de acordo com o disposto no art.157, I, da lei nº 5.247 de 26 de julho de 1991, na esfera desta Corregedoria.

DÊ-SE CIÊNCIA, PUBLIQUE-SE E CUMPRA-SE.

GABINETE DO SECRETÁRIO DE ESTADO DE RESSOCIALIZA-ÇÃO E INCLUSÃO SOCIAL, em, Maceió 21 de outubro de 2016.

MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM Secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social

JULGAMENTO

Procedimento: Processo Administrativo Disciplinar Processo nº 2101-2361/2012 – Portaria nº 603/SGAP/12

Autoridade Julgadora: MARCOS SÉRGIO DE FREITAS SANTOS – Ten. Cel. QOC PM

Vistos e examinados os autos do processo em epígrafe, instaurado para apurar e dar continuidade de fato noticiado na Sindicância Administrativa nº 2100-0295/2011, sobre acidente automobilístico envolvendo o veículo FIAT/UNO de placa NMF-9256, ocorrido no dia 26 de janeiro de 2011.

1. ACATO o relatório da Comissão de Processo Administrativo Disciplinar às fls. 88 a 95 conforme o art. 161, inciso II da Lei nº 5.247 de 26 de Julho de 1991; 2. DECIDO pelo ARQUIVAMENTO do presente Processo Administrativo Disci-plinar em analogia ao disposto no art.157, I da Lei nº 5.247 de 26 de julho de 1991, na esfera desta Corregedoria.

Referências

Documentos relacionados

volver competências indispensáveis ao exercício profissional da Medicina, nomeadamente, colheita da história clínica e exame físico detalhado, identificação dos

Oncag, Tuncer & Tosun (2005) Coca-Cola ® Sprite ® Saliva artificial Compósito não é referido no estudo 3 meses 3 vezes por dia durante 5 minutos Avaliar o efeito de

da equipe gestora com os PDT e os professores dos cursos técnicos. Planejamento da área Linguagens e Códigos. Planejamento da área Ciências Humanas. Planejamento da área

O fortalecimento da escola pública requer a criação de uma cultura de participação para todos os seus segmentos, e a melhoria das condições efetivas para

Não obstante a reconhecida necessidade desses serviços, tem-se observado graves falhas na gestão dos contratos de fornecimento de mão de obra terceirizada, bem

Além desta verificação, via SIAPE, o servidor assina Termo de Responsabilidade e Compromisso (anexo do formulário de requerimento) constando que não é custeado

De acordo com o Consed (2011), o cursista deve ter em mente os pressupostos básicos que sustentam a formulação do Progestão, tanto do ponto de vista do gerenciamento

Na experiência em análise, os professores não tiveram formação para tal mudança e foram experimentando e construindo, a seu modo, uma escola de tempo