• Nenhum resultado encontrado

ACTA Nº 14/ Aos oito dias do mês de Julho de dois mil e nove, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Cuba, sob a presidência do Senhor

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "ACTA Nº 14/ Aos oito dias do mês de Julho de dois mil e nove, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Cuba, sob a presidência do Senhor"

Copied!
16
0
0

Texto

(1)

ACTA Nº 14/09 08-07-09

Aos oito dias do mês de Julho de dois mil e nove, na sala de reuniões da Câmara Municipal de Cuba, sob a presidência do Senhor Vice-Presidente, Francisco Manuel Orelha Pólvora, realizou-se a décima quarta reunião ordinária deste Órgão Executivo, com a participação dos Senhores Vereadores João Manuel Casaca Português e Francisco Xavier Candeias Fitas.---Faltaram à reunião por se encontrarem no gozo de férias o Senhor Presidente Francisco António Galinha Orelha e o Senhor Vereador Joaquim José Landum Soudo, pelo que as faltas foram justificadas. ---A reunião teve início às nove horas e trinta minutos, depois de todos os membros da Câmara terem tomado os seus lugares e se verificar existir quórum.---PERÍODO DE ANTES DA ORDEM DO DIA:---O Vereador Francisco Fitas solicita que seja colocado no ponto 10 da ordem de trabalhos da reunião de Câmara do dia 24/06/09 que a sua abstenção se deve ao facto de há 4 anos atrás, aquando da distribuição dos pelouros, os vereadores da CDU se abstiveram, pelo que volta a tomar a mesma decisão. --- Outras das questões colocadas pelo Vereador Francisco Fitas refere-se a uma chamada de atenção por parte do Sr. Luís Ribeiro relativamente à falta de iluminação junto ao Bar do Jardim dos Combatentes e às más condições das máquinas de frio existentes no estabelecimento que o mesmo explora. O Vereador Francisco Pólvora refere que irá tomar todas as diligências nesse sentido. ---BALANCETE DE TESOURARIA REFERENTE AO DIA 07 DE JULHO DE 2009: € 235.093,10 --- DELIBERAÇÕES DIVERSAS: ---1- ALTERAÇÕES Nos 7 AO ORÇAMENTO E ÀS GOP’S PARA O ANO DE 2009.---Foram presentes à Câmara as alterações nos 7 ao Orçamento e às GOP’s para o ano de 2009, nos termos do ponto 8.3.1.5 do DL 54-A/99, de 22/02, com as alterações que lhe foram posteriormente introduzidas.---A Câmara, por maioria com a abstenção dos Vereadores da CDU, aprova as alterações nºs. 7 ao Orçamento e às GOP’s para o ano de 2009.

(2)

---2 – GRUPO CORAL FEMININO “FLORES DO ALENTEJO” – PEDIDO DE CEDÊNCIA DE MATERIAL. ---Solicita o Grupo Coral Feminino “Flores do Alentejo” a montagem de um palco no Largo da Bica, a cedência de som e iluminação para o referido espaço bem como a colocação de uma gambiarra no percurso entre o Posto da GNR até ao largo da Bica para a realização de um programa cultural de Cante alentejano por ocasião das comemorações do seu aniversário no próximo dia 18 de Julho de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação jurídica nº 68/09, ao abrigo do disposto na alínea f) do nº 2 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera ceder ao Grupo Coral “Flores do Alentejo” o material solicitado para o dia pretendido. ---3 – IGREJA EVANGÉLICA DE CUBA – PEDIDO DE LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO E ISENÇÃO DE TAXAS – RATIFICAÇÃO. ---Foi presente à Câmara para ratificação, Informação da Secção Administrativa com a menção do despacho do Sr. Presidente que deferiu o pedido de licença especial de ruído apresentado pela Igreja Evangélica de Cuba, para a realização de uma reunião de fiéis no passado dia 27 e 28 de Junho de 2009 no horário compreendido entre as 21h e as 23h, no Largo da Bica, em Cuba bem como a isenção total das taxas devidas. ---A Câmara, por unanimidade, ao abrigo do nº 3 do artº 68º da Lei nº 169/99, de 18/09, alterada pela Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera ratificar o referido despacho. ---4 – CONCELHIA DE CUBA DO PARTIDO SOCIALISTA - PEDIDO DE CEDÊNCIA DO PAVILHÃO DE EXPOSIÇÕES E MATERIAL DIVERSO. ---Solicita a Concelhia de Cuba do Partido Socialista, a cedência do Pavilhão de Exposições, a título gratuito, bem como a disponibilização de uma tela, projector de vídeo, leitor de CD´s e som, 2 grelhadores e 4 garfos grandes, 10 mesas grandes e 100 cadeiras para a realização de uma reunião/jantar de trabalho a realizar no próximo dia 11 de Julho. ---A Câmara, por unanimidade, com base na Informação Jurídica nº 70/09, ao abrigo da alínea f) do nº 2 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, na redacção que lhe foi introduzida pela Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera ceder o Pavilhão de Exposições à Concelhia de Cuba do Partido Socialista bem como o material solicitado no dia pretendido, a título gratuito.

(3)

---5 – JOSÉ JOAQUIM CORREIA XERÊS – CERTIDÃO DE ENQUADRAMERNTO EM PDM - PEDIDO DE AVERBAMENTO - RATIFICAÇÃO. ---Foi presente à câmara o despacho do Sr. Presidente que ratificou o pedido de averbamento em nome de José Joaquim correia Xerês do requerimento de enquadramento em PDM referente à acção de arranque de 350 oliveiras no prédio rústico artº 188-E, sito em “Cordeira”, Secção E, do Concelho de Cuba apresentado pela Sociedade Agropecuária, Lda. e que foi deliberado favoravelmente na reunião de 09 de Junho de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, ao abrigo do nº 3 do artº 68º da Lei nº 169/99, de 18/09 na sua redacção actual, delibera ratificar o referido despacho. ---6 – PROPOSTA DE ALTERAÇÃO ÀS NORMAS DE FUNCIONAMENTO DA FEIRA ANUAL DE CUBA – EDIÇÃO 2009. ---Foi presente à Câmara proposta do Sr. Presidente para alteração do ponto 4.2. das Normas de Funcionamento da Feira anual de Cuba no que respeita aos Bares nos espaços da Tenda de diversão nocturna. ---A Câmara, por unanimidade, delibera aprovar a proposta de alteração às Normas de Funcionamento da Feira Anual de Cuba – Edição 2009. --- 7 – CANDIDATURA AO PROJECTO “SENSIBILIZAR PARA CONCILIAR – IGUALDADE E DIVERSIDADE - RATIFICAÇÃO. ---Foi presente à Câmara para ratificação, Informação do Sector Sócio-Cultural com a menção do despacho do Vice-Presidente que deferiu a aprovação da candidatura ao Projecto “Sensibilizar para conciliar – igualdade e diversidade”, no âmbito do Programa Operacional Potencial Humano (POPH), medida 7.2 – Planos para a Igualdade, documento que se anexa à presente minuta e se dá por integralmente reproduzido. ---A Câmara, por unanimidade, ao abrigo do nº 3 do artº 68º da Lei nº 169/99, de 18/09, alterada pela Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera ratificar o referido despacho. ---8 – VOLUNTARIADO JOVEM PARA AS FLORESTAS 2009 – CANDIDATURA DE PROJECTOS. ---Foi presente à Câmara, informação do Serviço de Acção Social Projecto de Bem-Estar Social “De Mãos Dadas” referente à candidatura ao Projecto de “Voluntariado Jovem para as Florestas 2009”, documento que se anexa à presente minuta e se dá por integralmente reproduzido.

(4)

---A Câmara, por unanimidade, com base na informação do Serviço de ---Acção Social Projecto de Bem-Estar Social “De Mãos Dadas”, delibera aprovar a candidatura ao referido projecto. ---\ 9 – CLUBE CUBA AVENTURA – PEDIDO DE MATERIAL - RATIFICAÇÃO. --Foi presente à Câmara, para ratificação, despacho do Sr. Presidente que cedeu ao Clube Cuba Aventura o material indicado no ofício remetido à Câmara para a realização de um almoço convívio no passado dia 04 de Julho de 2009, documento que se anexa à presente minuta e dá por integralmente reproduzido. --- A Câmara, por unanimidade, com base na informação jurídica nº 73/09 e ao abrigo do nº 3 do artº 68º da Lei nº 169/99, de 18/09, na sua redacção actual, delibera ratificar o referido despacho. ---10 – CONCELHIA DE CUBA DO PARTIDO SOCIALISTA – PEDIDO DE MATERIAL. ---Solicita a Concelhia de Cuba do Partido Socialista que lhe seja cedido a título gratuito, apoio técnico, equipamento de som, um palco pequeno e respectiva montagem para dar cumprimento às actividades previstas no âmbito da campanha às Autárquicas/2009 do Partido Socialista nos dias 13 de Setembro em Faro do Alentejo, 20 de Setembro em Vila Alva e 04 de Outubro em Vila Ruiva. ---A Câmara, por unanimidade, com base na Informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 13/09, delibera ceder à Concelhia de Cuba do Partido Socialista o material solicitado no dia pretendido, a título gratuito. ---11 – CONCELHIA DE CUBA DO PARTIDO SOCIALISTA – PEDIDO DE CEDÊNCIA DE ESPAÇO. ---Solicita a Concelhia de Cuba do Partido Socialista que lhe seja cedido a título gratuito, o Espaço Multiusos de Albergaria dos Fusos no próximo dia 03 de Outubro de 2009 para dar cumprimento às actividades previstas no âmbito da campanha às Autárquicas/2009 do Partido Socialista, em Albergaria dos Fusos. ---A Câmara, por unanimidade, com base na Informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 15/09, delibera ceder à Concelhia de Cuba do Partido Socialista o Espaço Multiusos de Albergaria dos Fusos no dia pretendido, a título gratuito. ---12 – CONCELHIA DE CUBA DO PARTIDO SOCIALISTA – PEDIDO DE CEDÊNCIA DE ESPAÇO E EQUIPAMENTO.

(5)

---Solicita a Concelhia de Cuba do Partido Socialista que lhe seja cedido a título gratuito, o Auditório e o Anfiteatro do Centro Cultural de Cuba, bem como a cedência de um palco e respectivo montagem no espaço exterior ao Centro Cultural, equipamento de som e apoio técnico, no próximo dia 09 de Outubro de 2009 para dar cumprimento às actividades previstas no âmbito da campanha às Eleições Autárquicas/2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na Informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 14/09, delibera ceder à Concelhia de Cuba do Partido Socialista o Auditório e o Anfiteatro do centro Cultural bem como o material solicitado no dia pretendido, a título gratuito. ---13 – GRUPO CORAL DE SÃO LUÍS DE FARO DO ALENTEJO – PEDIDO DE CEDÊNCIA MATERIAL. ---Solicita o Grupo Coral de São luís de Faro do Alentejo que lhe seja cedido a título gratuito, um palco grande, luzes, som, mesas e cadeiras para 200 pessoas, no próximo dia 01 de Agosto de 2009 para a realização do 11º Encontro de Grupos Corais nessa localidade. ---A Câmara, por unanimidade, com base na Informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 16/09, delibera ceder ao Grupo Coral de São Luís de Faro do Alentejo o material solicitado no dia pretendido, a título gratuito. ---14 – JUNTA DE FREGUESIA DE CUBA – PEDIDO DE OCUPAÇÃO DE ESPAÇO PÚBLICO (LARGO CONDE DA ESPERANÇA). ---Foi presente à Câmara um requerimento da Junta de Freguesia de Cuba, solicitando a cedência do espaço público – Largo Conde da Esperança – para que possa proceder à realização de actividade cultural bem como solicita um palco no próximo dia 17 de Julho de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na Informação Jurídica nº 75/09 e ao abrigo da alínea f) do nº 2 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/20023, de 11/01, delibera ceder à Junta de Freguesia de Cuba o respectivo espaço no dia pretendido. ---15 - LUÍS FILIPE CALHEGAS RIBEIRO – PEDIDO DE LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO - RATIFICAÇÃO. ---Foi presente à Câmara, para ratificação, despacho do Sr. Presidente que deferiu o pedido de licença especial de ruído apresentado por Luís Filipe Calhegas Ribeiro, para a realização de uma sessão de Karaoke no Bar do Jardim dos Combatentes, em Cuba,

(6)

no passado dia 03/07/2009 com o horário compreendido entre as 22h 00m e as 02h 00m. ---A Câmara, por unanimidade, ao abrigo do nº 3 do artº 68º da Lei nº 169/99, de 18/09, na sua redacção actual, delibera ratificar o referido despacho. ---16 – ESCOLA BÁSICA INTEGRADA C/JI FIALHO DE ALMEIDA DE CUBA – ELEIÇÃO DE MEMBROS PARA O CONSELHO GERAL. ---Foi presente à Câmara ofício da Escola Básica Integrada C/JI Fialho de Almeida de Cuba solicitando a designação de 3 representantes do Município no Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Cuba. ---A Câmara, por maioria com a abstenção do Vereador Francisco Fitas, delibera designar como representantes do Conselho Geral do Agrupamento de Escolas de Cuba o Vice-Presidente, a Presidente da Assembleia Municipal e a Presidente da Junta de Freguesia de Cuba. --- 17 – COMISSÃO NACIONAL DE ELEIÇÕES – SUBSTITUIÇÃO DO PRESIDENTE DA CÂMARA EM OPERAÇÕES ELEITORAIS. ---Foi presente à Câmara, ofício circular da Comissão Nacional de Eleições dando conhecimento do teor da deliberação tomada em reunião plenária de 2 de Junho, relativa à substituição do Presidente da Câmara em operações eleitorais. ---A Câmara toma conhecimento. --- 18 – LUIS FILIPE CALHEGAS RIBEIRO – PEDIDO DE AUTORIZAÇÃO PARA ADIAMENTO DA DATA DE PAGAMENTO DE RENDAS DE EXPLORAÇÃO DE BARES REFERENTE AO MÊS DE JUNHO. ---Foram presentes à Câmara o pedido de Luís Filipe Calhegas Ribeiro, na qualidade de cessionário da exploração dos Bares das Piscinas e do Jardim dos Combatentes, de autorização para efectuar o pagamento das rendas dos referidos bares referentes ao mês de Junho no final do contrato, uma vez que tendo apenas decorrido 12 dias sobre o inicio de funcionamento dos mesmos os lucros foram muito diminutos bem como a Informação Jurídica nº 74/09 sobre o mesmo proferida, documentos que se anexam à presente minuta e se dão por integralmente reproduzidos. ---A Câmara, por unanimidade, delibera notificar o requerente de que foi deferida a pretensão nos moldes expressos na Informação Jurídica nº 74/09. ---19 – SERVIÇO DE ACÇÃO SOCIAL – PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL “DE MÃOS DADAS” – APOIOS PARA CARTÃO SOCIAL.

(7)

---Foi presente à Câmara informação do Serviço de Acção Social – Projecto de Bem-Estar Social “De Mãos Dadas” relativa à análise sócio-económica dos agregados familiares dos utentes que requereram apoio para Cartão Social, documento que se anexa à presente minuta e se dá por integralmente reproduzido. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação do Serviço de ---Acção Social delibera atribuir apoio para Cartão Social aos utentes indicados no quadro anexo à referida informação. ---Mais delibera a Câmara alterar a alínea d) do nº 1 do artigo 2º do Regulamentos para atribuição do Cartão Social Municipal, no sentido de a existência de propriedades só produzirem efeitos eliminatórios quando estas atingirem áreas que pressupõem rendimentos significativos para o agregado familiar. --- 20 – SERVIÇO DE ACÇÃO SOCIAL – PROJECTO DE BEM-ESTAR SOCIAL “DE MÃOS DADAS” – ATRIBUIÇÃO DE APOIOS DIVERSOS NO ÂMBITO DO PROJECTO. ---Foi presente à Câmara informação do Serviço de Acção Social – Projecto de Bem-Estar Social “De Mãos Dadas”, referente a um pedido de apoio efectuado pela D. Célia Guerreiro Galinha, para o seu pai que se encontra na situação de reformado vivendo com muitas dificuldades, pelo que solicita a transferência do apoio que havia sido atribuído ao Sr. Joaquim Grade Bate Pedro, já falecido, para o Sr. Adelino José Conceição Guerreiro, documento que se anexa à presente minuta e se dá por integralmente reproduzido. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação do Serviço de ---Acção Social delibera atribuir o referido apoio ao Sr. Adelino José Conceição Guerreiro. ---21 – MARIA JOANA CRUJELA GATINHO MOURATA – PEDIDO DE REDUÇÃO DE TAXA E DE PAGAMENTO EM PRESTAÇÕES DA MESMA. -Foi presente à Câmara o pedido de Maria Joana Crujela Gatinho Mourata, na qualidade de viúva do funcionário aposentado desta Câmara Municipal José Joaquim Mourata Bicho, solicitando a redução do valor da taxa devida pela sepultura de seu marido, uma vez que os seus parcos rendimentos não lhe permitem saldar esta quantia de uma única vez bem como a Informação Jurídica nº 72/09 sobre o mesmo proferida, documentos que se anexam à presente minuta e se dão por integralmente reproduzidos.

(8)

---A Câmara, por unanimidade, com base na Informação Jurídica delibera conceder à D. Maria Joana Crujela Gatinho Mourata a possibilidade de efectuar o pagamento em 9 prestações do valor das taxas devidas pela sepultura que serão reduzidas em 50%. ---22 – RITA HETSEL – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DO DIREITO DE OCUPAÇÃO DE BANCA NO MERCADO MUNICIPAL DE CUBA. ---Foram presentes à Câmara o pedido da D. Rita Hetsel solicitando que lhe seja concedido o direito de ocupação das bancas de hortaliças nos 5 e 6 do Mercado Municipal de Cuba com efeitos a partir do mês de Agosto de 2009 bem como a Informação da Secção Administrativa sobre o mesmo proferida, documentos que se anexam à presente minuta e se dão por integralmente reproduzidos. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da Secção ---Administrativa delibera atribuir à D. Rita Hetsel o direito de ocupação das bancas de hortaliças nos 5 e 6 do Mercado Municipal de Cuba a partir do mês de Agosto de 2009. ---23 – JUNTA DE FREGUESIA DE FARO DO ALENTEJO – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO. ---Solicita a Junta de Freguesia de Faro do Alentejo, subsídio destinado a fazer face às despesas com a realização do encontro dos poetas, realizado no passado dia 23 de Maio de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 01/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir à Junta de Freguesia de Faro do Alentejo um subsídio no valor de € 100, destinado ao fim pretendido. ---24 – JUNTA DE FREGUESIA DE VILA RUIVA – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO. ---Solicita a Junta de Freguesia de Vila Ruiva, subsídio destinado a fazer face às despesas com a realização das festas de Stª Maria nos próximos dias 14 e 15 de Agosto de 2009, naquela localidade. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 02/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir à Junta de Freguesia de Vila Ruiva um subsídio no valor de € 750, destinado ao fim pretendido. ---25 – JUNTA DE FREGUESIA DE VILA RUIVA – TRANSFERÊNCIA DE VERBA.

(9)

---Solicita a Junta de Freguesia de Vila Ruiva verba para pagamento dos serviços efectuados na zona envolvente do Polidesportivo daquela localidade. ---A Câmara, por unanimidade, delibera efectuar a transferência para a Junta de Freguesia de Vila Ruiva no valor de € 1.020 destinado ao fim pretendido. ---26 – GRUPO CORAL AMIGAS DO CAMPO DE FARO DO ALENTEJO – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO ANUAL. ---Solicita o Grupo Coral Amigas do Campo de Faro do Alentejo, subsídio destinado a fazer face às despesas de manutenção e funcionamento no ano de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 03/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir ao Grupo Coral Amigas do Campo de Faro do Alentejo um subsídio no valor de € 1.250, destinado ao fim pretendido. ---27 – ASSOCIAÇÃO DOS ANTIGOS COMBATENTES DO ULTRAMAR DO CONCELHO DE CUBA – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO. ---Solicita a Associação dos Antigos Combatentes do Ultramar do Concelho de Cuba, subsídio destinado a fazer face às despesas com aquisição de material didáctico e outros por forma a poderem apetrechar a parte do secretariado da referida Associação. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 04/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir à Associação dos Antigos Combatentes do Ultramar no Concelho de Cuba um subsídio no valor de € 150, destinado ao fim pretendido. ---28 – CENTRO CULTURAL E DESPORTIVO DE VILA ALVA – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO. ---Solicita o Centro cultural e Desportivo de Vila Alva, subsídio destinado a fazer face às despesas de manutenção e funcionamento no ano de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 06/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir ao Centro Cultural e Desportivo de Vila Alva um subsídio no valor de € 2.750, destinado ao fim pretendido. 29 – PARÓQUIA DE SÃO VICENTE DE CUBA – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO.

(10)

---Solicita a Paróquia de São Vicente de Cuba, subsídio destinado a fazer face às despesas com a realização de um jantar para comemoração da celebração da 1ª missa celebrada em Cuba pelo Presbítero Nuno de Sousa no passado dia 05 de Julho de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 07/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir à Paróquia de São Vicente de Cuba um subsídio no valor de € 150, destinado ao fim pretendido. ---30 – GRUPO CORAL FEMININO “FLORES DO ALENTEJO” – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO. ---Solicita o Grupo Coral Feminino “Flores do Alentejo”, subsídio destinado a fazer face às despesas com a realização de um encontro de Corais por ocasião das comemorações do seu aniversário no próximo dia 18 de Julho de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 08/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir ao Grupo Coral Feminino “Flores do Alentejo” um subsídio no valor de € 250, destinado ao fim pretendido. ---31 – ASSOCIAÇÃO DE PAIS E ENCARREGADOS DE EDUCAÇÃO DAS ESCOLAS DO CONCELHO DE CUBA – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO. ---Solicita a Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Cuba, subsídio destinado a fazer face às despesas inerentes à realização de um passeio convívio entre pais e filhos ao Concelho de Mourão e Reguengos de Monsaraz no passado dia 04 de Julho de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 09/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir à Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas do Concelho de Cuba um subsídio no valor de € 100, destinado ao fim pretendido. ---32 – TERTULIA DO GRUPO DE FORCADOS AMADORES DE CUBA – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO. ---Solicita a Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Cuba, subsídio destinado a fazer face às despesas de manutenção e funcionamento no ano de 2009.

(11)

---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 11/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir à Tertúlia do Grupo de Forcados Amadores de Cuba um subsídio no valor de € 1.250, destinado ao fim pretendido. ---33 – SPORTING CLUBE DE CUBA – PEDIDO DE ATRIBUIÇÃO DE SUBSÍDIO. ---Solicita o Sporting Clube de Cuba, subsídio destinado a apoiar as actividades desenvolvidas ao abrigo do Plano de Actividades da referida colectividade. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 12/09 e ao abrigo do disposto na alínea a) do nº 4 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera atribuir ao Sporting Clube de Cuba um subsídio no valor de € 1.000, destinado ao fim pretendido.

---34 – EMPREITADA DE REQUALIFICAÇÃO DO PARQUE MANUEL DE CASTRO – CONCURSO PÚBLICO DA EMPREITADA – CÓDIGO DOS CONTRATOS PÚBLICOS – NOVAS REGRAS INERENTES À APRESENTSAÇÃO DAS LISTAGENS DE ERRROS E OMISSÕES – APRECIAÇÃO, ACEITAÇÃO E/OU REJEIÇÃO DAS LISTAGENS DE ERROS E OMISSÕES EM CONFORMIDADE COM OS PARECERES DOS PROJECTISTAS.

---Foi presente à Câmara Informação do chefe da DAG nº 63/09 referente à Empreitada de Requalificação do Parque Manuel de Castro para apreciação, aceitação e/ou rejeição das listagens de erros e omissões em conformidade com os pareceres dos projectistas. --A Câmara, por unanimidade, com base na informação do Chefe da D--AG delibera aceitar expressamente os erros e omissões onde existe parecer favorável dos

projectistas, em conformidade com o anexo I ao presente documento, considerando-se rejeitados todos os restantes. ---Mais delibera a Câmara notificar esta sua deliberação, na tarde de 08 de Julho, a todos os interessados que adquiriram das peças do concurso, dando-lhes também conhecimento que os prazos do procedimento passam a ser os seguintes: ---a) - Data em que o prazo para recepção de propostas é retomado: 09 de Julho; ---b) – Data limite para recepção de propostas apenas em formato de papel: 17h00m do dia 13 de Julho;

(12)

---c) – Acto público do concurso: 10h00m do dia 14 de Julho;

--- ---OBRAS PARTICULARES: ---Foi requerido ao abrigo do Decreto-Lei nº 555/99, de 16 de Dezembro, na redacção dada pelo Decreto-Lei nº 177/2001, de 4 de Junho, a aprovação dos projectos e o licenciamento das seguintes obras particulares: ---INFORMAÇÃO PRÉVIA: ---35 – MARIA DE FÁTIMA BOSSA DA SILVA BORRALHO DEE CARVALHO – PROCESSO Nº 33/09. ---Viabilidade de construção de um edifício destinado a habitação própria, no prédio 26-F – Águas de Lebre de Cima, em Vila Alva. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação técnica, delibera deferir o presente pedido desde que o requerente cumpra os requisitos expressos na citada informação, designadamente que a implantação da habitação seja feita fora das áreas de RAN e de REN, sob pena de a mesma estar sujeita a obtenção dos pareceres favoráveis referidos na citada informação. ---PROJECTO DE ARQUITECTURA: ---36 – JOSÉ MANUEL CORREIA FRAÚSTO – PROCESSO Nº ---36/09. ---Legalização da construção de moradia no prédio sito na Rua Nova, nº 9 em Albergaria dos Fusos. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação técnica, delibera aprovar o projecto de arquitectura, devendo o requerente, no prazo de 6 meses a contar da sua notificação, apresentar os projectos das especialidades indicados na referida informação. ---37 – JOSÉ JOAQUIM PATINHA FIALHO – PROCESSO Nº 32/09. ---Construção de um anexo destinado a garagem no prédio sito na Rua de Lisboa, nº 11, em Vila Ruiva. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação técnica, delibera aprovar o projecto de arquitectura, devendo o requerente, no prazo de 6 meses a contar da sua notificação, apresentar os projectos das especialidades indicados na referida informação. ---DELIBERAÇÃO FINAL: -38 – JOAQUIM DOMINGOS GASPAR ROCHA – PROCESSO Nº 70/08.

(13)

---Remodelação de anexos do prédio sito na Rua Miguel Bombarda, nº 26 A, em Cuba.----A Câmara, por unanimidade, com base na informação técnica, defere o licenciamento, fixando o prazo de 3 meses para execução da obra. --- ---A Câmara, por unanimidade, ao abrigo do disposto no artº 83º da Lei nº 169/99, de 18/09, com as alterações que lhe foram introduzidas pela Lei nº 5-A/2002, de 11/01, delibera incluir na ordem do dia, dada a urgência da deliberação, os seguintes assuntos: 39 - SANTA CASA DA MISERICÓRDIA DE VILA ALVA – PEDIDO DE CEDÊNCIA MATERIAL. ---Solicita a Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva que lhe seja cedido a título gratuito, um palco com cobertura e respectiva montagem, iluminação do recinto, 30 mesas grandes e respectivos bancos, 70 cadeiras e 3 grelhadores, no próximo dia 25 de Julho de 2009 para a celebração do seu 351º Aniversário e do 23º aniversário da Fundação do Lar de Santo António. ---A Câmara, por unanimidade, com base na Informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 19/09, delibera ceder à Santa Casa da Misericórdia de Vila Alva o material solicitado, sendo que no que respeita à questão do som e dos grelhadores ficarão condicionados à disponibilidade dos mesmos, para o dia pretendido, a título gratuito. --- 40 - CDU – COMISSÃO CONCELHIA DE CUBA – PEDIDO DE CEDÊNCIA DE ESPAÇOS PÚBLICOS E MATERIAL. ---Solicita a CDU – Comissão Concelhia de Cuba que lhe seja cedido a título gratuito, um palco, 1 palanque, material de som, 100 cadeiras, 6 mesas, 3 grelhadores, iluminação exterior (gambiarras) bem como os Espaços Públicos ao ar livre, nas freguesias, onde habitualmente são realizados este tipo de eventos, respectivamente, em Faro do Alentejo, Vila Alva, Albergaria dos Fusos e Vila Ruiva, nos dias 25/07/09, 15/08/09, 28/08/09 e 29/08/09. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 20/09, delibera ceder à CDU – Comissão Concelhia de Cuba o material solicitado, sendo que no que respeita à questão do som e dos grelhadores ficarão condicionados à disponibilidade dos mesmos, para o dia pretendido, a título gratuito. ---41 – LUIS FILIPE CALHEGAS RIBEIRO – PEDIDO DE MATERIAL. ---Solicita Luís Filipe Calhegas Ribeiro que lhe seja cedido a título gratuito, 4 mesas grandes, 40 cadeiras e iluminação de esplanada com gambiarras, para a realização de

(14)

uma sessão de Karaoke no Bar do Jardim dos Combatentes, em Cuba, no próximo dia 10 de Julho de 2009. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da D---AG/---Apoio Instrumental nº 21/09 delibera ceder a Luís Filipe Calhegas Ribeiro o material solicitado no dia pretendido, a título gratuito. ---42 – LUÍS FILIPE CALHEGAS RIBEIRO – PEDIDO DE LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO. ---Solicita Luís Filipe Calhegas Ribeiro, licença especial de ruído para realização de uma sessão de Karaoke no Bar do Jardim dos Combatentes, em Cuba, no próximo dia 10/07/2009 com o horário compreendido entre as 22h 00m e as 04h 00m. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da Secção ---Administrativa e ao abrigo do disposto no artº. 15º do DL 9/2007, de 17/01, delibera emitir a licença especial de ruído no horário compreendido entre as 22h 00m e as 02h 00m, devendo o requerente tomar todas as medidas necessárias para a prevenção e redução de ruído. ----43 – PROTOCOLO ESPECÍFICO A CELEBRAR ENTRE O INSTITUTO POLITÉCNICO DE BEJA E A CÂMARA MUNICIPAL DE CUBA. ---Foi presente à Câmara, informação do Serviço Sócio-Cultural referente ao Protocolo Específico a ser celebrado entre o Instituto Politécnico de Beja (IPB) e a Câmara Municipal de Cuba, documento que se anexa à presente minuta e se dá por integralmente reproduzido, que visa a organização de um evento de carácter cultural, cuja temática será “Encantos do Cante alentejano”, que terá lugar na sede do Concelho de Cuba no próximo dia 3 de Setembro do corrente ano. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação do Serviço Sócio-Cultural delibera aprovar o protocolo específico a celebrar entre o Instituto Politécnico de Beja e a Câmara Municipal de Cuba. ---44 - ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DE VILA ALVA – PEDIDO DE LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO. ---Solicita a Associação de Jovens de Vila Alva, licença especial de ruído para realização de uma noite à antiga que terá lugar no exterior do Salão de Festas de Vila Alva, no próximo dia 18/07/2009 com o horário compreendido entre as 21h 30m e as 03h 00m. -A Câmara, por unanimidade, com base na informação da Secção -Administrativa e ao abrigo do disposto no artº. 15º do DL 9/2007, de 17/01, delibera emitir a licença

(15)

especial de ruído solicitada, devendo o requerente tomar todas as medidas necessárias para a prevenção e redução de ruído. ---45 – ASSOCIAÇÃO DE JOVENS DE VILA ALVA – PEDIDO DE LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO. ---Solicita a Associação de Jovens de Vila Alva, licença especial de ruído para realização de uma festa da Sagres que pretende realizar no exterior do Salão de Festas de Vila Alva, no próximo dia 24/07/2009 com o horário compreendido entre as 21h 30m e as 08h 00m. ---A Câmara, por unanimidade, com base na informação da Secção ---Administrativa e ao abrigo do disposto no artº. 15º do DL 9/2007, de 17/01, delibera emitir a licença especial de ruído no horário compreendido entre as 21h 30m e as 06h 00m, devendo o requerente tomar todas as medidas necessárias para a prevenção e redução de ruído. ----46 – ANESPO – PEDIDO DE LICENÇA ESPECIAL DE RUÍDO E ISENÇÃO DE TAXAS, CEDÊNCIA DE ESPAÇOS PÚBLICOS E APOIO LOGÍSTICO. ----Solicita a Anespo – Associação Nacional de Escolas Profissionais a cedência do Largo Conde da Esperança e respectiva licença especial de ruído para a realização de um Encontro Nacional de Alunos de Escolas Profissionais, nos próximos dias 17 e 18 de Julho de 2009, com o horário compreendido entre as 00h 00m e as 05h 00m. ---Solicita também a entrada gratuita dos alunos inscritos neste encontro nas Piscinas Municipais nos dias 18 e 19 de Julho de 2009 e a utilização do auditório do Centro Cultural de Cuba apenas no dia 18. ---A Câmara por, unanimidade, com base na informação da Secção ---Administrativa delibera ao abrigo da alínea f) do nº 2 do artº 64º da Lei nº 169/99, de 18/09, com a redacção da Lei nº 5-A/2002, de 11/01, ceder à Anespo, o Largo Conde da Esperança, no dia pretendido bem como ao abrigo do disposto no artº. 15º do DL 9/2007, de 17/01, delibera emitir a licença especial de ruído solicitada, devendo o requerente tomar todas as medidas necessárias para a prevenção e redução de ruído bem como ao abrigo do disposto no artº 10º do Regulamento de Liquidação e Cobrança de Taxas e Outras Receitas Municipais, isentar a Anespo do pagamento das taxas devidas. ---Mais delibera a Câmara facultar a entrada dos alunos inscritos no Encontro Nacional de Alunos de Escolas Profissionais, nas Piscinas Municipais bem como ceder o Auditório do Centro Cultural de Cuba nos dias pretendidos, a título gratuito.

(16)

---47 – GAVINO PAIXÃO, ADVOGADO - PEDIDO DE DECLARAÇÃO DE INTERESSE ECONÓMICO E SOCIAL PARA O CONCELHO DE CUBA. ---Foi presente à Câmara Informação do Serviço de Acção Social relativa ao pedido de declaração de interesse económico e social para o Concelho de Cuba, efectuado pelo Sr. Gavino Paixão, Advogado, em representação da empresa Aromas do Alentejo, Lda., em virtude do não pagamento por parte do IEFP de duas prestações no âmbito de um contrato celebrado entre ambos relativo ao Projecto FAIA – Fundo de Apoio ao Investimento no Alentejo. ---A Câmara, por unanimidade, delibera reconhecer o interesse económico e social da empresa para o Concelho de Cuba atentas as razões expostas na informação do Serviço de Acção Social. --- APROVAÇÃO DA ACTA: ---E nada mais havendo a tratar o Senhor Presidente deu por encerrada a reunião, da qual para constar, se lavrou a presente acta que foi aprovada em minuta, no final da reunião, por unanimidade, depois de lida em voz alta na presença dos membros da Câmara, que a rubricaram. ---E eu, Maria Jacinta Cardoso Grilo, Assistente Técnica da Câmara Municipal, a redigi e assino com, o Senhor Presidente. ---O Presidente da Câmara,

Referências

Documentos relacionados

libras ou pedagogia com especialização e proficiência em libras 40h 3 Imediato 0821FLET03 FLET Curso de Letras - Língua e Literatura Portuguesa. Estudos literários

A degradação ambiental do Rio São Francisco tem agravado a situ- ação de pobreza das populações ri- beirinhas, considerando que desde a década de 60 com o advento

O objetivo deste trabalho foi realizar o inventário florestal em floresta em restauração no município de São Sebastião da Vargem Alegre, para posterior

A gama de riscos regulatórios potenciais varia, mas pode ser resumida em tetos para a taxa de desconto comercial (MDR) em cartões de crédito e débito, a diminuição do período

esses resultados indicam que os programas de exercício físico possivelmente atuem positivamente sobre a capacidade funcional e a qualidade de vida dos indivíduos com

São estabelecidos canais para o tráfego de mensagens (chat), para tráfego de informação sobre o slide mostrado pelo editor (Slide), para informações sobre possíveis votações

A contaminação pela AIDS traz conseqüências físicas (lipodistrofia e disturbios metabólicos, por exemplo) e psicológicas, como ansiedade, depressão, sentimentos de

Através de consultas a materiais bibliográficos disponíveis, professores e técnicos atuantes no setor, foi realizada uma coleta documental com fotos de equipamentos, processos