• Nenhum resultado encontrado

Relatório Final de Estágio do 6º Ano

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Relatório Final de Estágio do 6º Ano"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Relatório Final de Estágio do

6º Ano

MESTRADO INTEGRADO EM MEDICINA| NOVA

MEDICAL SCHOOL

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

6º ANO- ANO LECTIVO 2015/2016

Maria Helena Araújo Abreu Fidalgo de Oliveira,

N.º 2010350

(2)

1

ÍNDICE

INTRODUÇÃO………..…2

DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS………….…3

1. Medicina Interna………...……….…..3

2. Cirurgia……….……..3

3. Medicina Geral e Familiar………...……4

4. Pediatria……….…...………….4 5. Ginecologia e Obstetrícia………...……….5 6. Saúde Mental………...………..5 7. Estágio Opcional………..……….6 8. Actividades Extra-curriculares………...………..6 POSICIONAMENTO CRÍTICO………...………..6 ANEXOS………10

(3)

2

INTRODUÇÃO

O estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina (MIM), é composto por seis estágios parcelares independentes, entre os quais, Medicina Interna, Cirurgia, Medicina Geral e Familiar, Pediatria, Ginecologia e Obstetrícia e Saúde Mental.

Os objectivos gerais deste estágio profissionalizante prendem-se com uma transição adequada de autonomia e responsabilidades muito próximas do ambiente profissional futuro, no qual, o estudante e futuro médico tem oportunidade de aplicar, sob tutela, os conhecimentos científicos e clínicos adquiridos ao longo dos cinco anos anteriores de formação. Deste modo, proporciona um ambiente pedagógico em que o futuro médico deve cimentar as suas competências no que diz respeito a: avaliar um doente quanto à sua história clínica, exame objectivo, requisição de exames complementares de diagnóstico adequados e uma correcta interpretação dos resultados dos mesmos. Para além destas competências, é importante que o médico recém-licenciado tenha capacidade para realizar procedimentos práticos nas diferentes áreas de intervenção e prescrever fármacos de forma consciente e apropriada bem como, tenha capacidade de comunicar com os doentes, familiares e colegas, abordando cada caso de uma forma completa e integrada. Durante o estágio procurei adquirir estas competências, tentando colmatar falhas que pudessem persistir de anos anteriores, por forma a enriquecer a minha formação e capacitar-me para o exercício da melhor prática médica para com os meus doentes, no futuro profissional que se avizinha.

No presente relatório, apresento de forma sucinta e sistemática os diferentes estágios parcelares realizados, bem como, actividades realizadas durante o 6º ano,

(4)

3 que não constam do estágio profissionalizante, nomeadamente, a Unidade Curricular Opcional e activades extra-curriculares.

Por fim, será efectuada uma reflexão crítica global sobre o 6º ano, procurando-se fazer um balanço dos objectivos alcançados, assim como, uma autoavaliação do trabalho desenvolvido, nos seus pontos fortes e condicionalismos.

DESCRIÇÃO DAS ACTIVIDADES DESENVOLVIDAS

1. Medicina Interna

O estágio Parcelar de Medicina Interna, sob regência do Prof. Doutor Fernando Nolasco, decorreu no Hospital das Forças Armadas (HFAR) - Lumiar, de 14 de Setembro a 6 de Novembro de 2015, sob tutela da Dra. Ana Suarez. Durante as oito semanas, para além das sessões clínicas do HFAR e da participação nos seminários semanais na Faculdade de Ciências Médicas, participei ainda em atividades na Enfermaria, nas Consultas externas de Medicina Interna e no SU do Hospital de São José (HSJ). No âmbito deste estágio, apresentei um Journal Club subordinado ao tema “Antibioterapia na Pneumonia da Comunidade” e realizei uma exposição oral relativa a “Anemia Perniciosa”, inserida no contexto de um caso clínico.

2. Cirurgia

O Estágio Parcelar de Cirurgia, com regência do Prof. Doutor Rui Maio, decorreu no HFAR, de 9 de Novembro de 2015 a 15 de Janeiro de 2016, sob orientação do Dr. Pedro Maurício. O estágio está organizado em componentes teórica, teórico-prática e prática. A primeira semana de estágio, decorreu no Hospital Beatriz Ângelo (HBA), onde foram lecionadas sessões teóricas e

(5)

teórico-4 práticas que englobaram temas de Cirurgia Geral, e também, relativos à prática clínica em geral. A componente prática, que decorreu no Serviço de Cirurgia Geral do HFAR, incluía as seguintes áreas: enfermaria, consulta, internamento, bloco operatório, pequena cirurgia, serviço de urgência e reuniões de decisão terapêutica.

Na sequência do trabalho desenvolvido durante o estágio clínico foi ainda realizado um Minicongresso de Cirurgia, no qual o meu grupo de trabalho realizou uma exposição oral relativa a “Pólipos do cólon- Abordagem: Polipectomia ou Colectomia.”

3. Medicina Geral e Familiar

O estágio Parcelar de Medicina Geral e Familiar (MGF), com regência da Prof. Doutora Isabel Santos, decorreu na Unidade de Saúde Familiar de Santo Condestável, de 25 de Janeiro a 19 de Fevereiro de 2016, sob tutela da Dra. Carolina Resende. Ao longo das 4 semanas, participei em consultas de Saúde Infantil, Saúde Materna, Diabetes, Hipertensão e de Doença Aguda. Durante a minha permanência na USF de Santo Condestável, realizei procedimentos na Sala de Tratamentos e ainda tive a oportunidade de participar em consultas no domicílio.

4. Pediatria

O estágio parcelar de Pediatria, com regência do Prof. Doutor Luís Manuel Varandas, decorreu de 22 de Fevereiro a 18 de Março de 2016, no Hospital Dona Estefânia, no Serviço de Pneumologia, sob tutela da Dra. Ana Casimiro. Durante este período, tive a oportunidade de acompanhar a Dra. Ana Casimiro nas diferentes actividades inerentes não só à especialidade de Pneumologia, nomeadamente, no apoio à enfermaria, consulta externa, Broncofibroscopia e área da ventilação, mas também no âmbito da especialidade de Pediatria Geral, no

(6)

5 Serviço de Urgência, reuniões e sessões clínicas. Integrado no estágio de Pediatria, esteve também incluído um período de consultas de Imunoalergologia e duas sessões teóricas relativas a temas da área de Imunoalergologia. Por fim, apresentei em conjunto com o meu grupo um trabalho relativo a “Bronquiectasias-não Fibrose Quística”.

5. Ginecologia e Obstetrícia

O estágio parcelar de Ginecologia e Obstetrícia, com regência da Prof. Doutora Teresa Ventura, decorreu no Hospital Lusíadas, de 28 de Março a 22 de Abril de 2016, sob tutela da Dra. Ana Paula Maia. Ao longo das 4 semanas de estágio, passei por valências de Ginecologia como a consulta de Infertilidade, ecografia, exames de ginecologia, consulta de Patologia da Colo, urgência e bloco operatório; e pelas valências Obstétricas como consulta de obstetrícia, enfermaria, ecografia obstétrica e ainda pelo serviço de urgência. No âmbito deste estágio, apresentei um trabalho relativo a “Síndrome de Hiperestimulação ovárica”.

6. Saúde Mental

O estágio Parcelar de Saúde Mental, sob regência do Prof. Doutor Miguel Xavier decorreu, de 24 de Abril a 20 de Maio de 2016, perfazendo um total de quatro semanas. Na sua organização constaram uma componente teórico-prático, lecionada na Faculdade de Ciências Médicas, em que foram abordados temas relativos a Síndrome de Abstinência, Tentativa de suicídio e Agressividade e uma componente de prática clínica na Equipa Comunitária de Cascais (ECC). Na ECC, tive a oportunidade de acompanhar a Dra. Dóris na área de Psiquiatria de Adultos e a Dra. Graciete Carvalho na área de Pedopsiquiatria. Neste contexto, assisti a consultas de Psiquiatria e de Pedopsiquiatria, reuniões de Pediatria do

(7)

6 Desenvolvimento e ainda, tive oportunidade de realizar um trabalho teórico subordinado ao tema “Depressão na Infância e na Adolescência”.

7. Estágio Opcional

No período de 23 de Maio a 3 de Junho, optei por realizar a Unidade Curricular Opcional em Medicina de Emergência e Catástrofe, sob regência do Prof. Doutor Rui Moreno. A minha escolha, prendeu-se com o facto de ter interesse na área de Emergência Médica e por este estágio me dar oportunidade de conhecer de perto as actividades do Instituto Nacional de Emergência Médica. Na sua organização constaram uma componente teórica, que consistiu em seminários relativos à Emergência Médica e à Catástrofe e uma componente teórico-prática que decorreu no Serviço de Urgência do Hospital de São José, no Centro de Orientação de Doentes Urgentes de Lisboa e na Unidade de Cuidados Intensivos Neurocríticos do Hospital de São José.

8. Actividades Extra-Curriculares

Ao longo deste ano tive a oportunidade de assistir a exposições de âmbito médico e cirúrgico, entre as quais, as 1ªs Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia, II Jornadas Médicas da NOVA, Controlo Sintomático e Medicina da Dor, Congresso Português de Cardiologia 2016, 4ªs Jornadas do Departamento de Cirurgia do HBA e Workshop: Imobilização no Trauma Cervical, cujos certificados de participação se encontram nos anexos.

POSICIONAMENTO CRÍTICO

Uma vez terminado o 6º do MIM, estou em condições de fazer uma reflexão relativamente às actividades desenvolvidas e aos objectivos estabelecidos inicialmente.

(8)

7 Ao longo do estágio profissionalizante, foi-me concedida autonomia e responsabilidade na execução das tarefas propostas, foi possível participar activamente na prática médica, dentro das várias valências das diversas especialidades, tendo acompanhado os doentes na conduta diagnóstica e terapêutica a tomar em cada caso.

O facto de ter passado por diversas especialidades, teve o benefício de consolidar conhecimentos teóricos e práticos em todas elas, tendo os estágios parcelares de Medicina Geral e Familiar e Saúde Mental sido de extrema importância, para colmatar lacunas de estágios anteriores, uma vez que, foram especialidades médicas com menor contacto em anos anteriores.

No estágio de Medicina Geral e Familiar tive a oportunidade de colaborar na prestação de cuidados de saúde primários em diferentes contextos, nomeadamente, em Saúde Infantil, Saúde Materna, Diabetes, Hipertensão e de Doença Aguda. Deste modo, concedeu-me uma visão abrangente não só da casuística encontrada na prática da MGF, como também, das limitações inerentes no que diz respeito ao controlo sintomático, medidas preventivas e gestão de recursos de saúde. Por outro lado, a realização de domicílios alertou-me para a importância do contexto social e familiar na gestão da doença.

Quanto ao estágio de Ginecologia e Obstetrícia acredito que existem patologias e gestos clínicos básicos e específicos desta especialidade que devem fazer parte da formação médica geral de qualquer médico. Ao longo deste estágio tive oportunidade de conhecer e tomar contacto com várias áreas da Ginecologia e Obstetrícia, o que me deu uma visão abrangente desta área. No entanto, foi um estágio de carácter mais observacional e menos prático do ponto de vista técnico.

(9)

8 O estágio de Pediatria foi dedicado essencialmente à abordagem do doente respiratório crónico, no âmbito da Pneumologia Pediátrica. Considero um dos estágios que mais me marcou, essencialmente, porque me alertou para o doente crónico em Pediatria, no que diz respeito às suas especificidades, limitações, estabelecimento de prioridades, importância do acompanhamento dos cuidadores e envolvimento de uma equipa multidisciplinar.

Quanto ao estágio de Saúde Mental, considero que neste momento tenho uma visão mais realista e abrangente da Psiquiatria e da Pedopsiquiatria. A diversidade da casuística, bem como a oportunidade de participar e sentir-me parte integrante de uma equipa proporcionaram-me a aquisição de conhecimentos no que diz respeito ao doente psiquiátrico e às patologias psiquiátricas mais prevalentes. Analisando retrospetivamente, foi uma vantagem estagiar na ECC, pela oportunidade única de poder acompanhar a Psiquiatria de Adultos e a Pedopsiquiatria, o que nem sempre é possível noutros locais de estágio.

O estágio de Cirurgia foi muito proveitoso, uma vez que foi possível efectuar um acompanhamento adequado das patologias cirúrgias mais prevalentes, desde o período pré-operatório, intra-operatório e acompanhamento pós-operatório. Neste contexto, foi possível o treino de várias competências técnicas, assim como a participação como ajudante em diversas cirurgias.

Destaco o estágio de Medicina Interna, como aquele em que tive uma autonomia mais próxima da que se espera num ambiente profissional futuro, com responsabilidades crescentes, mas sempre com o apoio por parte de todos os profissionais de saúde. O facto de o estágio ter tido uma duração de 8 semanas, proporcionou uma integração adequada das várias fases da abordagem ao doente, desde o momento da admissão, realização da nota de entrada, colocação das

(10)

9 hipóteses de diagnóstico e terapêutica, passando pelo evolução e intercorrências do doente e pelo contacto com os familiares. Ainda o facto de ter realizado os estágios de Medicina Interna e Cirurgia no Hospital de Forças Armadas foi importante para mim, enquanto futura médica militar, uma vez que, será o Hospital no qual serei integrada.

Apesar dos progressos que registei, apercebi-me também das minhas limitações, procurando sempre colmatá-las. Também neste sentido, o facto de na maioria dos estágios o rácio aluno/tutor ser em média 2/1, permitiu ter um acompanhamento adequado por parte dos meus tutores, sempre disponíveis para o esclarecimento de dúvidas e discussão de casos clínicos.

Para finalizar, considero ter cumprido os objectivos que me foram propostos e aos quais também me propus para este estágio profissionalizante e, em última análise, para o Mestrado Integrado em Medicina. Sinto que termino o 6º ano mais capaz para honrar o exercício da minha profissão, com o sentimento de que a autonomia e a responsabilidade que acarretam, envolvem formação constante e autocrítica, tendo sempre em vista o melhor para o meu doente.

Deixo o meu especial apreço a todo o grupo docente da Faculdade de Ciências Médicas e a todos os profissionais de saúde que permitiram e fizeram parte da minha formação médica.

(11)

10

ANEXOS

Anexo 1: Certificado de participação nas 1ªs Jornadas Académicas de Ginecologia e Obstetrícia do CHLC_NMS-FCM

Anexo 2: Certificado de participação nas II Jornadas Médicas da Nova

Anexo 3: Certificado de participação no Curso de Controlo Sintomático e Medicina da Dor

Anexo 4: Certificado de participação no Congresso Português de Cardiologia 2016

Anexo 5: Certificado de participação no Curso de Formação Profissional 4ªs Jornadas do Departamento de Cirurgia do HBA

Anexo 6: Certificado de participação no Workshop: Imobilização no Trauma Cervical, organizado pelo Núcleo de Formação da VMER São José.

(12)

11

(13)

12

(14)

13

(15)

14

(16)

15

(17)

16

Referências

Documentos relacionados

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à minha família por me apoiar e incentivar a frequentar o ensino superior. Sem eles nada seria possível e não poderia estar onde

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

O trabalho está sendo realizado em paralelo ao projeto de Lean Seis Sigma que está em andamento no Complexo de Café da empresa em estudo, o qual está embasado na

talvez desejável de iuri condendo, pelas razões apresentadas pelo autor, não pode retirar-se, sem mais, por simples interpretação do conceito de órgão. De facto, muito embora

Como apenas os colaboradores da área de gestão de processos dominavam o conteúdo e os demais colaboradores não tinham conhecimento deste tipo de projeto, o

Este sería el caso de la propia Roma en la Edad Media, ciudad que es bien conocida desde el punto de vista urbano e histórico, pero no tanto de sus fundamentos políticos y

Visto estar provado que o soro de couve estéril é um substituto satisfatório da couve (Stamer et al, 1971), adaptou-se o modelo de produção de chucrute, recorrendo a culturas

Para corrigir estas deformações na imagem é utilizada uma função de transformação de intensidade, como é ilustrado na gura 2.1, onde r representa o eixo de input do nível cinza e