• Nenhum resultado encontrado

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2019

Share "UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA"

Copied!
10
0
0

Texto

(1)

UNIVERSIDADE NOVA DE LISBOA

Nova Medical School / Faculdade de Ciências Médicas

Mestrado Integrado em Medicina

6º ano

RELATÓRIO FINAL

João Filipe Monteiro Pinto de Almeida

Aluno nº 2008117

(2)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

1

Índice

Introdução ... 2

Síntese das atividades desenvolvidas ... 2

- Estágio de Medicina Geral e Familiar ... 2

- Estágio de Pediatria ... 3

- Estágio de Cirurgia Geral ... 4

- Estágio de Medicina Interna ... 4

- Estágio de Saúde Mental ... 5

- Estágio de Ginecologia e Obstetrícia ... 6

- Estágio opcional de Medicina de Emergência e Catástrofe ... 6

Reflexão crítica final ... 6

(3)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

2

I- Introdução e objetivos gerais

O presente relatório final destina-se à avaliação do trabalho realizado durante o estágio profissionalizante do 6º ano do Mestrado Integrado em Medicina da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa. Tem este relatório como objetivos gerais: 1) Fazer uma síntese descritiva da atividade realizada em cada um dos estágios parcelares; 2) Efetuar uma reflexão crítica sobre o cumprimento dos objetivos estabelecidos e proceder à avaliação do contributo deste ano profissionalizante na minha formação.

Este último período de formação pré-graduada teve a duração de 34 semanas e foi constituído por seis estágios curriculares e por um estágio opcional.

Pretende-se: 1) Ajudar o aluno a consolidar os conhecimentos adquiridos anteriormente e a aperfeiçoar as suas atitudes e aptidões que deste modo, lhe permitam vir a tornar-se um médico empenhado na abordagem humana e competente da ciência da prática da medicina em geral; 2) Desenvolver a habilidade de comunicação com doentes, família e médicos, partilha de conhecimentos e interação com os restantes profissionais de saúde; 3) Demonstrar comportamento profissional a nível pessoal e interpessoal tendo consciência do potencial impacto que esse comportamento pode ter nos doentes e outras pessoas; 4) Adquirir, sempre sob a supervisão dos seus tutores, a desejada autonomia na análise e solução dos problemas clínicos mais comuns, através da colheita cuidada da história clínica abrangente, exame físico detalhado, identificação dos problemas médicos dos doentes e posterior discussão clínica sobre o diagnóstico e terapêutica; 5) Estimular a auto-aprendizagem, e a melhoria contínua das aptidões clínicas.

II- Síntese das atividades desenvolvidas

- Estágio de Medicina Geral e Familiar -

Regente: Prof. Doutora Isabel Santos. O

(4)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

3

sob a orientação da Dra. Cátia Duarte Costa. Durante este estágio, foi-me possível pôr em prática os meus conhecimentos sobre grandes síndromes clínicos. É importante sensibilizar o doente para a adoção de um estilo de vida ativo e hábitos alimentares saudáveis e para a adesão à terapêutica prescrita, considerando o doente específico que temos diante de nós, a sua consciencialização da doença, o seu percurso e os seus desejos, para definirmos a atitude mais adequada a tomar. É também importante ter em conta a capacidade económica do doente.

Procurei exercitar o meu desempenho prático dentro da consulta. Foi ainda uma experiência muito boa poder participar como ajudante em algumas pequenas cirurgias realizadas na sala de tratamentos da USF. Tive ainda a oportunidade de elaborar uma história clínica completa a proceder à sua apresentação e discussão.

A Medicina Geral e Familiar marcou-me, entre outros aspetos, pelo facto de exigir uma flexibilidade muito grande em lidar com patologias de áreas muito diversas da Medicina e com outros assuntos não estritamente médicos. Do ponto de vista humano, foi muito gratificante poder formar-me e desempenhar serviço na terra de onde sou, colocando-me como médico diante de pessoas com quem estou familiarizado do ponto de vista cultural.

- Estágio de Pediatria -

Regente: Prof. Doutor Luís Varandas. O estágio decorreu no

Hospital Dona Estefânia entre 13 de Outubro e 7 de Novembro de 2014, sob a orientação do Dr. Luís Ribeiro da Silva. Participei nas dinâmicas das atividades habituais do Serviço, nomeadamente a enfermaria de pediatria geral onde passei a maior parte do período de estágio, assistindo e participando na avaliação dos doentes e procedendo ao registo clínico diário dos mesmos assim como à elaboração de notas de entrada e de alta e uma história clínica detalhada. Participei ainda na atividade da consulta externa, urgência pediátrica, consulta de imunoalergologia e, enfermaria de cardiologia pediátrica.

(5)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

4

Sociedade para Formação de Internos e Alunos (SOFIA), aulas teóricas de Imunoalergologia e dos seminários apresentados pelos alunos do estágio.

Não se tratando de uma especialidade médica de órgão, mas antes de uma faixa etária específica, com uma fisiopatologia e clínica próprias, (pois «uma criança não é um adulto em ponto pequeno») penso que seria importante dedicar mais tempo do que quatro semanas a este estágio curricular.

- Estágio de Cirurgia Geral -

Regente: Prof. Doutor Rui Maio. O estágio decorreu no

Serviço de Cirurgia Geral do Hospital das Forças Armadas – Lisboa entre 14 de Setembro e 6 de Novembro de 2015, sob a orientação do Dr. Bruno Ferreira e Dr. Pedro Campos.

Na primeira semana, tiveram lugar, no Hospital Beatriz Ângelo, aulas teóricas, teórico-práticas e teórico-práticas sobre temas de medicina mas também de comunicação, gestão, enfermagem, psicologia, etc. No tempo restante, no HFAR, participei na atividade de enfermaria, consulta externa, bloco operatório, pequena cirurgia, serviço de urgência, reuniões multidisciplinares de decisão terapêutica e sessões clínicas.

Resultante de um trabalho de grupo, apresentei no mini congresso dos alunos deste

estágio, o trabalho “Cancro colo-retal: Reavaliação pós QRT Neoadjuvante Abordagem

Whatch and Wait”.

A participação ativa em cirurgias permitiu-me uma familiarização com o campo cirúrgico e com a atividade aí realizada. No âmbito deste estágio de Cirurgia Geral pudemos descobrir a importância da avaliação diagnóstica e da atitude perante complicações no pós-operatório, pondo em relevo a ideia de vigilância no seio da Cirurgia Geral, que mostra que a especialidade é mais do que somente operar.

- Estágio de Medicina Interna -

Regente: Prof. Doutor Fernando Nolasco. O estágio

(6)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

5

O trabalho de enfermaria foi a base do estágio. Assisti ás visitas clínicas ao Serviço com o diretor do serviço, o Prof. Doutor José Malhado. Integrei com autonomia as atividades assistenciais da enfermaria, aprendendo a trabalhar em equipa e em articulação com os outros profissionais de saúde. Foi-me permitido treinar ferramentas de organização do pensamento e de trabalho, ao avaliarmos, acompanharmos e discutirmos diariamente cada doente. Assisti também à consulta externa e ao serviço de urgência. Como atividades de formação participei nas sessões clínicas e aulas teórico-práticas do serviço. Frequentei também os seminários teórico-práticos na FCM.

Em conjunto com outros colegas elaborei o trabalho de revisão “Estados Pró

-Trombóticos”. Este trabalho foi apresentado em sessão clínica dos Serviços Ia e Ib. Foi

também elaborado na forma destinada a publicação.

- Estágio de Saúde Mental -

Regente: Prof. Doutor Miguel Xavier. O estágio decorreu

na Clínica 4 – Alcoologia e Novas Dependências, do Hospital Júlio de Matos entre 25 de Janeiro e 19 de Fevereiro de 2016, sob a orientação da Dra. Teresa Mota.

Realizei o meu estágio no Serviço de Alcoologia. Participei na consulta e área de dia de alcoologia (UTRA) onde sedesenvolvem atividades através de grupos de apoio a doentes e familiares, grupos de autoajuda, grupos de treino de aptidões e dinamização e organização de diversos atliers. Todas as atividades são acompanhadas por profissionais que promovem e orientam as diversas tarefas. Acompanhei a atividade assistencial de internamento de alcoologia, sessões clínicas, palestras no CHPL assim como os seminários teórico-práticos na FCM. Tomei melhor consciência deste problema social e familiarizei-me com esta patologia do foro psiquiátrico.

Participei também num trabalho de grupo de investigação, em que colaborei numa pesquisa bibliográfica sobre o tema Tailored interventions for evidence based care

(7)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

6

Saúde Mental da FCM-UNL. Aprendi desta forma como usar ferramentas de pesquisa em trabalhos de investigação clínica.

- Estágio de Ginecologia e Obstetrícia -

Regente: Profª. Doutora Teresa Ventura. O

estágio decorreu no Serviço de Ginecologia e Obstetrícia do Hospital Vila Franca de Xira entre 26 de Abril e 20 de Maio de 2016, sob a orientação do Dr. Jorge Carvalho da Costa.

A minha integração na atividade assistencial do serviço foi programada de modo a que pudesse contactar com as diversas áreas da especialidade de uma forma abrangente. Acompanhei o trabalho diário médico na enfermaria, cirurgia de ambulatório, bloco operatório, bloco de partos, serviço de urgência, técnicas diagnósticas (ecografia e colposcopia) e nas consultas externas: Ginecologia, Infertilidade, Patologia do colo e vulva, Obstetrícia, Gravidez de alto risco e Interrupção voluntária de gravidez (IVG). No final do estágio foi organizado um Workshop no serviço, no qual, em equipa com um colega, apresentei um trabalho de revisão sobre “Doença Trofoblástica Gestacional”.

- Estágio opcional de Medicina de Emergência e Catástrofe -

Regente: Prof.

Doutor Rui Moreno. Com este estágio, tomei consciência da organização que existe nos bastidores para coordenação de situações críticas, por meio da planificação e gestão de recursos. Aprendi os vários protocolos estabelecidos em situação de catástrofe, nomeadamente os sistemas de triagem START e Manchester e as transformações que os hospitais podem e devem sofrer para se adaptarem a situações de exceção, integrando-se com planos locais, regionais e nacionais.

Despertou em mim o interesse para uma atividade médica de bastidores, não tanto uma medicina em contacto com o doente, mas fundamental para a mesma.

III- Reflexão crítica final

(8)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

7

bem. Ver o exemplo dos nossos mestres é uma das formas de aprender. Não ter medo de demonstrar o pouco que sabemos com o objetivo de sermos corrigidos por eles, inseridos no trabalho em equipa, é outra forma, complementar à primeira. Este era o meu principal objetivo pessoal que considero ter atingido na totalidade.

Em todos os estágios procurei integrar-me e aprender e fui sempre bem recebido e apoiado. Treinei repetidamente a avaliação dos doentes por meio de colheita da história clínica e do exame físico, a formulação e discussão de hipóteses diagnósticas e participação, pelo menos em parte, no respetivo plano terapêutico. Assim, consolidei os conhecimentos teórico-práticos adquiridos e desenvolvi as minhas aptidões clínicas.

A relação docente-discente de um para um, que me foi oferecida, favoreceu muito o alcance desta minha meta e ajudou-me a ultrapassar o temor e a insegurança inicial.

Compreendi a importância da comunicação verbal e não verbal em medicina, não só para veicular e receber informação entre profissionais, mas também como base da confiança e da relação médico-doente, e o seu valor como instrumento terapêutico.

Em todos os estágios fui estimulado para realizar e apresentar trabalhos de revisão, estudos de casos-clínicos ou pesquisa de investigação, o que foi uma oportunidade privilegiada para adquirir aptidões e experiência de auto-aprendizagem, de grande valor, uma vez que a formação pré-graduada termina, mas inicia-se de imediato a formação pós-graduada contínua.

Considero talvez o mais importante da minha formação no sexto ano ter podido descobrir a importância dos valores humanos de respeito, empatia, integridade, honestidade e compaixão no trato com o doente, mediante uma atitude, gestos e conhecimentos profissionais, independentemente da idade, sexo, raça ou cultura do doente.

(9)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

8

aquela falta acabou por ser compensada por um maior treino na elaboração de diários clínicos, notas de entrada, notas de alta e histórias clínicas. É uma lacuna parcial que terei de compensar posteriormente.

Marcou-me, particularmente, a constatação da elevada importância do apoio sócio-familiar no sucesso terapêutico e evolução do doente. Assim foi na generalidade dos estágios, contudo mais marcado na área concreta da Saúde Mental.

Terminei o estágio profissionalizante com o estágio de Ginecologia e Obstetrícia. Descobri na consulta de IVG um ponto de intervenção onde um médico, com o seu conhecimento, delicadeza e atenção, pode ter uma palavra de apoio e esclarecimento que algumas vezes contribui para se evitar este triste desfecho de uma gravidez não planeada, ou pelo menos, com a sua sensibilidade, atenuar o sofrimento da mulher que o pratica.

Por motivos de saúde fui forçado a interromper este estágio profissionalizante no ano 2014/2015. O longo período de pausa tornou algo difícil retomar a minha formação, mas com o necessário esforço, a dedicação da família e amigos, e a ajuda dos meus tutores, estou a chegar ao fim da minha formação pré-graduada.

Como síntese final, faço uma avaliação positiva do meu percurso académico e pessoal. Analisando os meus objetivos iniciais, julgo que os consegui cumprir na sua maioria.

IV- Outras atividades

- iMed Conference 7.0 – Centro Cultural de Belém, Lisboa, 17 a 20 de Setembro de 2015

- 4º Curso de Abordagem do Doente Urgente: Introdução à abordagem do trauma Hospital Beatriz Ângelo, 7 de Novembro de 2015

- Curso Prático – Publicação de Artigos Científicos: da pesquisa à apresentação –

Laboratórios da Janssen, 12 de Dezembro de 2015

(10)

João Filipe Almeida (aluno 2008117)

Referências

Documentos relacionados

(Flipped Classroom). Um dos pontos essenciais para a constante melhoria dos cursos oferecidos nesta modalidade é, sem dúvida, pensar uma organização curricular

Numa quinta dimensão também relativa ao tipo de fruição musical, a distribuição dos entrevistados revela que a maioria destas pessoas também se situa no tipo misto, o

A finalidade do estudo foi compreender as condições de trabalho, como são realizados os processos de produção e realizar um mapeamento de risco no setor produtivo, para propor

On a first playback treatment (silence vs sound) we found that subject males would significantly approach nests associated with conspecific sounds more frequently than

A pesquisa sobre a viabilidade do Curso Técnico em Agrimensura iniciou-se a partir do levantamento de dados a respeito da localização e quantidade de técnicos, engenheiros e

Em primeiro lugar gostaria de agradecer à minha família por me apoiar e incentivar a frequentar o ensino superior. Sem eles nada seria possível e não poderia estar onde

sendo lícito ao julgador exigir mais do que um concessionário normalmente prudente e zeloso. O juiz deverá bastar-se com a demonstração pela concessionária de

As doenças neurodegenerativas como a doença de Parkinson, Alzheimer, ELA, demência frontotemporal e a doença de Huntington estão associadas a várias condições