• Nenhum resultado encontrado

REGRAS DO CONCURSO VIVER EM CONCRETO 2017

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "REGRAS DO CONCURSO VIVER EM CONCRETO 2017"

Copied!
12
0
0

Texto

(1)

REGRAS DO CONCURSO

“VIVER EM CONCRETO 2017”

FICEM-FIHP

Organizadores:

(2)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

2

ORGANIZADORES:

FEDERACION INTERAMERICANA DEL CEMENTO:

A “Federación Interamericana del Cemento” (FICEM) representa a maioria das empresas, institutos e associações de cimento na Ibero-América, Caribe, Espanha e Portugal. A FICEM tem como função a divulgação e o fortalecimento entre suas associadas dos enunciados da agenda global de cimento, tais como a proteção climática, a eficiência energética, a substituição do uso de combustíveis fósseis e as boas praticas de segurança industrial e saúde ocupacional. A FICEM também promove o uso de sistemas construtivos à base de cimento e concreto, consolida as boas práticas relacionadas aos modelos de responsabilidade social e tecnologias amigáveis ao meio ambiente, procurando o progresso e bem-estar para as comunidades onde atuam suas associadas.

Para mais informações visite: www.ficem.org

FEDERACION IBEROAMERICANA DEL HORMIGÓN PREMEZCLADO:

A “Federación Iberoamericana del Hormigón Premezclado” (FIHP) é uma organização sem fins lucrativos que reúne instituições, associações e empresas na Ibero-América, Caribe, Portugal e Espanha com atividades no Concreto Dosado em Central. Ela promove o relacionamento com os organismos correlatos, almejando o desenvolvimento sustentável e posicionando o setor como um gerador de valor para a indústria da construção civil e da sociedade.

(3)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

3

EM PARCERIA COM

Structuralia é uma Escola Internacional de Formação Especializada para Engenheiros e Arquitetos nas áreas de infraestrutura, engenharia, energia, indústria e arquitetura; fundada em 2001 pela Universidade Politécnica da Catalunha e os grandes grupos empresariais OHL, Dragados (atual Grupo ACS) e Santander Central Hispano (atual Grupo Santander). Conta com sedes na Espanha, Chile, Mexico, Colombia, e Peru, com presença e alunos em 22 países. É líder internacional e pioneira no campo de formação especializada no aprendizado e em incorporar novas tecnologias em suas soluções integrais de formação. Desenvolve por iniciativa própria ou por terceiros, conteúdos em colaboração com os maiores especialistas internacionais –mais de 500 autores– capacitando por ano, na modalidade presencial, e-learning ou conjunta, a milhares de profissionais de mais de 300 empresas/clientes em todo o mundo. Para mais informações visite: http://www.structuralia.com/lat

(4)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

4

REGRAS DO CONCURSO: VIVER EM CONCRETO 2017

A "Federación Interamericana del Cemento" (FICEM) e da "Federación Iberoamericana del Hormigón Premezclado” (FIHP), por meio de sua Comissão de Habitação e Urbanismo, convocam a primeira edição do Premio "Viver en Concreto".

ARTIGO 1. OBJETIVO

O prêmio visa reconhecer a capacidade profissional, criativa e inovadora dos estudantes das universidades da Ibero-América e Caribe apresentando propostas relacionadas com a construção de habitações de interesse social que tenham como material principal o concreto (seja ela concreto preparado na obra, concreto dosado em central, pré-fabricados ou blocos de concreto) ou materiais à base de cimento (argamassas ou solo cimento, entre outros).

As propostas inscritas devem se destacar por sua qualidade, inovação, desempenho, economia, versatilidade e estética; bem como a otimização de recursos, economia de energia, conservação e proteção do entorno físico e do meio ambiente, e o seu impacto positivo na economia e na sociedade.

ARTIGO 2. PARTICIPANTES

Poderão participar estudantes de arquitetura, construção e engenharia civil de universidades da Ibero-América e Caribe que estejam cursando os últimos dois anos do curso ou fazendo a sua tese ou trabalho de graduação. Os participantes do concurso poderão apresentar suas propostas individualmente ou em grupos de dois. Uma vez realizada a inscrição não será possível alterar os nomes dos participantes.

ARTIGO 3. REQUISITOS PARA PARTICIPAR

Os participantes deverão apresentar os seguintes documentos:

• Ficha de inscrição com todos os seus dados pessoais e expressa declaração de aceitação destas bases.

• Cópia digital do Documento de Identidade ou Passaporte do participante ou participantes.

• Certificado emitido pela universidade informando que o aluno está matriculado e que está cursando as matérias correspondentes aos dois últimos anos do curso.

(5)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

5

ARTIGO 4. CARACTERISTICAS DO PROJETO

Os projetos apresentados devem ser inéditos, ou seja, que não tenham sido previamente publicados ou submetidos a outros Concursos.

Também não devem ter sido patenteados.

As propostas deverão ser desenvolvidas sob os parâmetros estabelecidos nessas regras do concurso, considerando-se uma "Habitação Tipo" com a possibilidade de ser replicado de acordo com as condições de cada país.

As propostas de projeto habitacional apresentadas devem atender aos seguintes requisitos:

1. Tipo e área da unidade habitacional: nova, de interesse social, uni familiar com um ou dois pavimentos. O participante pode escolher uma das seguintes opções:

a) Unidade Habitacional com crescimento progressivo (opção horizontal ou vertical), em duas fases, começando com uma área mínima de 36 m² na primeira fase e terminando com uma área total de 80 m² contando com a segunda fase.

b) Unidade habitacional concluída em uma única etapa com uma área total de 80 m².

Considerar:

- Para os fins deste concurso não é feita qualquer referência à área do lote, apenas a área útil ou área construída habitação.

- Será concedida melhor pontuação para aqueles participantes que escolheram o sistema de habitação, com crescimento progressivo. 2. Localização: A localização do projeto é livre, os participantes devem propor

a localização do seu projeto em uma área específica do seu país (zona rural ou urbana).

3. Materiais: A solução para o entorno e a estrutura de apoio deve ser executada em uma solução à base de cimento (por exemplo, concreto executado na obra, concreto dosado em central, elementos pré-fabricados, blocos de concreto, argamassa, entre outros.). Além disso, terá melhor pontuação projetos que utilizem com mais frequência elementos arquitetônicos à base de cimento nas habitações.

(6)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

6

4. Tipo e condições gerais do terreno e do solo: serão definidas pelo participante de acordo com o local escolhido. O tipo de fundação será em função das condições do solo do local selecionado.

5. Especificações climáticas: o projeto de habitação deve considerar as condições climáticas reais do local escolhido.

6. Projeto arquitetônico: o projeto da habitação deve integrar os conceitos da arquitetura bioclimática e atender as exigências de conforto, salubridade, iluminação e habitabilidade.

7. Especificações estruturais: o projeto e a construção da habitação devem ser resistentes a terremotos, no país em que seja o caso, de acordo com as normas técnicas vigentes em cada país.

8. Disponibilidade de serviços públicos: deve se escolher uma área onde haja acesso a redes básicas de serviços públicos: abastecimento de água, esgotos, drenagem e energia elétrica.

ARTIGO 5. ESPECIFICAÇÕES E REQUERIMENTOS PARA A

APRESENTAÇÃO DO PROJETO

Os participantes devem apresentar o seu projeto de forma escrita usando o "Formulário do Memórial Descritivo" que devem preencher no site oficial do concurso: www.ficem-fihp.org/premiovivirenconcreto/ Do mesmo modo os projetos também devem ser apresentados graficamente por uma planta que deve ser anexada no mesmo site.

Memorial Descritivo (Informação escrita):

Deve se incluir os seguintes campos constantes no “Formulário do Memorial Descritivo”. O participante deve consultar no Formulário o número máximo de palavras para cada uma das perguntas (geralmente são 400 palavras, no máximo):

1. Título do projeto proposto.

2. Descrição geral das condições de localização, proximidade às populações, se é rural ou urbana. Além disso, explicar as condições socioeconômicas da região escolhida.

3. Descrição geral das condições climáticas, topografia e do terreno da área considerada no projeto.

(7)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

7

4. Explicação do por que é uma solução de habitação de interesse social. Descrição geral das condições socioeconômicas dos usuários finais da habitação.

5. Descrição dos custos associados ao projeto (não incluindo os custos de terrenos e obras de urbanismo) e um valor estimado da "Habitação Tipo" nos termos da proposta (em dólares norte americanos).

6. Descrição das considerações estruturais (tipo de fundação e da estrutura prevista), instalações elétricas e hidráulicas e as suas correspondentes Normas Técnicas Nacionais pertinentes que em cada caso deve atender o projeto apresentado.

7. Descrição e justificação do uso do material escolhido.

8. Descrição do sistema de construção. Para as propostas de habitação com crescimento progressivo explicar o sistema construtivo das etapas 1 e 2. 9. Descrição geral das condições de habitabilidade, conforto hidrotérmico e

arquitetura bioclimática.

10. Justificação do por que é uma solução inovadora.

11. Explicar os critérios de sustentabilidade que têm a habitação proposta.

Nota: Não serão necessários levantamentos topográficos, estudos do solo, projeto estrutural, projeto de elétrica e hidráulica, orçamento e cronograma. Na documentação escrita devem ser explicadas, de uma maneira geral, as especificações técnicas, climáticas, sociais e econômicas consideradas.

Memorial gráfico:

Os participantes devem fazer o upload para o site do concurso um mural arquitetônico em formato pdf, tamanho A0 (84,1 cm x 118,9 cm) na vertical e com tamanho de máximo de 10 MB.

O mural deve conter na parte inferior o rótulo ou etiqueta do concurso (faça o download do rótulo aqui). Esse rótulo deve ser de 84,1 cm x 6 cm e incluir os logos correspondentes ao concurso (faça o download dos logos aqui). Todos os participantes receberão um código de projeto que deve ser indicado no rótulo.

(8)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

8 O mural deve incluir as seguintes informações:

1. Mapa de localização do projeto (indicar coordenadas).

2. Planta(s) de distribuição arquitetônica com respectivas cotas 3. Planta(s) de distribuição arquitetônica com proposta de mobiliário. 4. Cortes de elevação interna.

5. Elevações frontais, laterais e traseiras.

6. Vistas tridimensionais coloridas ou renders exteriores e interiores da habitação.

7. Detalhes construtivos

Notas:

• Incluir a barra de escala em cada um dos projetos e desenhos para permitir uma leitura clara e compreensão da proposta.

• Se a habitação é de crescimento progressivo indicar no projeto arquitetônico cada uma das etapas (Etapa 1 e 2).

• Não há necessidade de incluir projeto e detalhes estruturais e nem redes de distribuição elétrica e hidráulica.

ARTIGO 6. FORMULÁRIO DE INSCRIÇÃO

Os participantes devem previamente fazer a sua inscrição no concurso (inscrição gratuita).

O prazo para enviar o formulário de inscrição é de 01 de março de 2017 até 19

de maio de 2017 através do site oficial do concurso:

www.ficem-fihp.org/premiovivirenconcreto/.

O Comitê de Habitação e Urbanismo informará aos candidatos sobre a aceitação da sua participação, no mais tardar duas semanas após o envio do formulário.

ARTIGO 7. ENVIO DAS PROPOSTAS

Após a aprovação do pedido de inscrição dos participantes, deverão ser enviadas as propostas dos projetos até 31 de julho de 2017 através do site oficial do concurso.

(9)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

9

ARTIGO 8. DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS

Os resultados serão divulgados no dia 15 de setembro de 2017 no site oficial do concurso. Os participantes serão informados também através de seus e-mails.

ARTIGO 9. PREMIAÇÃO

Todos os participantes que apresentaram seus projetos em conformidade com as regras deste concurso receberão um certificado de participação neste prêmio internacional.

Este concurso vai premiar os três primeiros colocados: 1º Lugar:

a) Viaje com todas as despesas pagas para apresentar o projeto no II Congresso Latinoamericano de Habitação: "VIVER EM CONCRETO" a ser realizado em Salvador-Brasil, em 09 e 10 de Novembro de 2017 (inclui despesas de viagem, alojamento, alimentação e inscrição para o Congresso nos dias do evento). Caso o projeto vencedor for de uma equipe de duas pessoas, a viagem será para ambos.

b) Bolsa de Estudos de 100% da STRUCTURALIA para "Master Internacional Online", a escolher, no valor entre US$ 6.000 e US$ 7.100 y com diplomação da Universidade Politécnica da Cataluña ou da Universidade Internacional Isabel I da Espanha (conforme o Master escolhido). Se o projeto tiver uma participação individual o vencedor receberá 100% da bolsa concedida; se o projeto vencedor for de uma equipe de dois participantes, será atribuída uma bolsa de estudos de 50% para cada participante. Consulte AQUÍ alternativas "Master" e as condições da Bolsa de Estudos.

c) Pôster do Projeto no II Congresso Ibero-Americano de Habitação: "VIVER EM CONCRETO" 2017.

d) Reconhecimento na revista "CEMENTO & CONCRETO da FICEM.

e) Placa de reconhecimento para o(os) vencedor(es) e para a Universidade a que pertencem.

f) Inclusão no site e redes sociais FICEM e FIHP durante 2017-2018.

g) US$ 1.200,00 (Se o projeto vencedor for um grupo de duas pessoas, cada integrante receberá US$ 600,00).

(10)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

10 2º Lugar:

a) Bolsa de Estudos de 100% da STRUCTURALIA para o "Curso Internacional Online" a ser escolhido no valor entre US$ 400,00 e US$ 600,00. Se o projeto tiver uma participação individual o vencedor receberá 100% da bolsa concedida; se o projeto vencedor for de uma equipe de dois participantes, será atribuída uma bolsa de estudos de 50% para cada participante. Veja as alternativas de Cursos AQUÍ e as condições da Bolsa de Estudos

b) Pôster do Projeto no II Congresso Ibero-Americano de Habitação: "VIVER EM CONCRETO" 2017.

c) Reconhecimento na revista "CEMENTO & CONCRETO” da FICEM. d) Inclusão no site e redes sociais FICEM e FIHP durante 2017-2018.

e) US$ 1.000 (Se o projeto vencedor for um grupo de duas pessoas, cada integrante receberá US$ 500).

3º lugar:

a) Bolsa de Estudos de 100% da STRUCTURALIA para o "Curso Internacional Online" a ser escolhido no valor entre US$ 400,00 e US$ 600,00. Se o projeto tiver uma participação individual o vencedor receberá 100% da bolsa concedida; se o projeto vencedor for de uma equipe de dois participantes, será atribuída uma bolsa de estudos de 50% para cada participante. Veja as alternativas de Cursos AQUI e as condições da Bolsa de Estudos

b) Pôster do Projeto II Congresso Ibero-Americano de Habitação: “VIVER EM CONCRETO” 2017

c) Reconhecimento na revista "CEMENTO & CONCRETO” da FICEM. d) Inclusão no site e redes sociais FICEM e FIHP durante 2017-2018.

e) US$ 800,00 (Se o projeto vencedor for um grupo de duas pessoas, cada integrante receberá US$ 400,00).

(11)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

11

ARTIGO 10. CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

O Júri avaliará os projetos participantes, com especial atenção aos seguintes fatores:

1. Estética e funcionalidade do projeto

2. Inovação em design, uso de materiais e sistema construtivo 3. Facilidade e eficiência na construção

4. Sustentabilidade do projeto (sociais, ambientais e econômicos).

5. Aspectos bioclimáticos: resposta do material e do design para o clima. A pontuação para cada um dos critérios de avaliação é de 1 a 5, sendo 1 a menor nota e 5 a maior nota. Cada projeto terá uma nota final calculada pela média das classificações dos cinco critérios (todos os critérios têm o mesmo peso).

Numa primeira etapa serão selecionados os três projetos vencedores. A definição das posições será feita de acordo com uma apresentação que os participantes farão virtualmente através do Skype para os jurados.

ARTIGO 11. IDIOMAS

Desde que o prêmio é destinado a estudantes da Ibero-América e do Caribe, as propostas podem ser apresentadas em Espanhol ou Português.

ARTIGO 12. PERGUNTAS

Os participantes podem fazer perguntas por escrito ao Comitê de Habitação e Urbanismo da FICEM-FIHP pelo email: premio-vivirenconcreto@ficem.org

ARTIGO 13. JÚRI

Os membros do júri serão pessoas de reconhecida experiência e prestígio no campo da arquitetura, engenharia e construção na nossa região, que terão a responsabilidade de escolher os projetos vencedores.

A decisão do júri é inapelável por parte dos participantes.

ARTIGO 14. DISPOSIÇÕES GERAIS

a) O Comitê de Habitação e Urbanismo reserva-se o direito de aceitar pedidos de inscrição que não cumpram os requisitos estabelecidos no artigo 3º deste regulamento.

(12)

Regras Do Concurso: Viver Em Concreto 2017

12

b) Qualquer trabalho que não cumpra os requisitos estabelecidos neste regulamento será excluído.

c) Os participantes declaram que seus projetos são próprios e resultado da sua legítima criatividade. Ou seja, eles não incorrem na violação dos direitos de propriedade autoral e intelectual de terceiros, tais como a imitação, reprodução, plágio, etc. Também declaram que os seus projetos são inéditos, que não foram anteriormente publicados ou apresentados a outros concursos e nem são objeto de patentes.

d) Sem prejuízo do reconhecimento do direito de autor, a documentação apresentada para este concurso não será devolvida aos participantes.

e) A organização reserva-se o direito de utilizar os projetos apresentados para reproduzi-los em publicações, cartazes, ou revistas, fazendo menção de seu(s) autor(es) e proprietário(s).

f) O Comitê de Habitação e Urbanismo da FICEM-FIHP e membros do júri esclarecerão todos os aspectos não contemplados neste Regulamento que possam surgir durante o andamento do concurso.

g) O Comitê de Habitação e Urbanismo da FICEM-FIHP e membros do júri se reservam o direito de solicitar informações adicionais não contempladas neste Regulamento.

h) O Comitê de Habitação e Urbanismo da FICEM-FIHP pode, a qualquer momento e sem invocar qualquer motivo, suspender e / ou terminar este concurso, sem que essa decisão outorgue algum direito aos participantes para reclamar qualquer indenização ou reembolso de despesas que podem ter sido incorridos.

i) A participação neste concurso supõe a aceitação deste Regulamento

ARTÍGO 15. CRONOGRAMA GERAL

Inscrições 01 de março a 19 de maio de 2017 Entrega das propostas Até 31 de julio de 2017

Referências

Documentos relacionados

novo medicamento, tendo como base para escolha as necessidades de cada segmento do mercado farmacêutico; e c) licenciamento do produto, o processo mais demorado

Os espectros de absorção obtidos na faixa do UV-Vis estão apresentados abaixo para as amostras sintetizadas com acetato de zinco e NaOH em comparação com a amostra ZnOref. A Figura

È importante que o gerenciamento do custo total veja a empresa como uma interface entre os fornecedores e os clientes, sendo que esta deve identificar, coletar, organizar e analisar

Neste estudo, nos seis anos avaliados, ficou evidenciada a redução consecutiva do quantitativo de leitos hospitalares, em progressões diferentes, e contraditórias do que

O romance Usina, diferentemente dos demais do conjunto da obra pertencente ao ciclo-da-cana-de-açúcar, talvez em função do contexto histórico em que se insere, não

13 Assim, a primeira fase no momento da dispensa de um MSRM é a validação da receita, por isso, independentemente do modo de disponibilização da prescrição, a receita

(...) o controle da convencionalidade em sede internacional seria um mecanismo processual que a Corte Interamericana de Direitos Humanos teria para averiguar se o direito

Desta forma alcançou-se o objetivo da pesquisa de adquirir o conhecimento matemático, científico e tecnológico necessário para desenvolver sistemas de determinação de