• Nenhum resultado encontrado

PASSEIO EM FAMÍLIA O casal Mercedes e Álvaro, natural de Sevilha, aproveita o verão em Marbella com as filhas pequenas

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "PASSEIO EM FAMÍLIA O casal Mercedes e Álvaro, natural de Sevilha, aproveita o verão em Marbella com as filhas pequenas"

Copied!
7
0
0

Texto

(1)
(2)
(3)
(4)

s ondas que batem na areia são de um tom verde-esmeralda, mas o mar que se abre para o Atlânti-co é azul profundo. Embora seja cedo, alguns banhistas já se arris-cam a entrai- na água. Outros pre-ferem aproveitar as primeiras ho-ras da manhã para passear entre as ruínas da cidade romana de Baelo Claudia. Não é preciso ne-nhum transporte especial para isso: as minas ficam ali mesmo, na praia, compondo um inusitado museu ao ar livre. A praia se chama Bolonia, e fica na província de Cádiz.

Essa é apenas uma das surpresas que o sul da An-daluzia oferece ao visitante. Nessa região da Espa-nha, é muito fácil programar um passeio a uma cida-de cheia cida-de história e, na sequência, dar um mergu-lho no mar. Vilarejos antigos e praias desertas ficam a poucos quilómetros de distância, e as estradas são impecáveis, com pouco ou nenhum trânsito.

Os espanhóis gostam de dividir o seu litoral sul em

PASSEIO EM FAMÍLIA O casal Mercedes e Álvaro, natural de Sevilha, aproveita o verão em Marbella com as filhas pequenas

duas regiões distinas: a Costa de La Luz, entre as cida-des de Cádiz e Tarifa, e a Costa Del Sol, de Tarifa a Má-laga. Faz sentido, já que as duas áreas têm característi-cas e públicos bem diferentes. Em comum, o tempo sempre bom, com muito calor entre junho e outubro, e a ausência de chuva. Além disso, as duas costas têm uma farta bagagem histórica: passaram por ali fenícios, romanos e árabes, entre outros. Assim como em toda a Andaluzia, a influência dos árabes é a mais forte, das casas caiadas de branco aos pátios decorados com azu-lejos coloridos, passando pelas mesquitas e fortalezas. A Costa da Luz, toda localizada na província de Cá-diz, é ideal para quem gosta de praias pouco explora-das, mas com conforto. Frequentada por um público jo-vem e animado, essa faixa do litoral encanta amantes da natureza, las de esportes aquáticos e descolados de todas as idades. A tónica é a preocupação com o meio ambiente: qualquer tentativa de construir um resort en-contra forte resistência. Ainda há várias praias selva-gens, mas a maioria conta com uma infra-estrutura simples e agradável, com bons e pequenos hotéis.

No outro extremo fica a Costa do Sol, localizada dentro da província de Málaga. É o paraíso dos resorts e condomínios fechados. Celebridades e endinheira-dos em geral compõem o seu público-alvo, que ado-ra passeai- pelas mazinhas de Mercedez-Benz. Paado-ra boa parte dos turistas que se aventuram por lá, a maior diversão é tentar descobrir como vivem os fa-mosos, já que tomar sol mesmo é meio difícil —fora das praias particulares, é tudo lotado.

Uma boa ideia paia quem quer explorar o sul da Es-panha é começar em Jerez de la Frontera, a oeste, ir descendo até Tarifa, no extremo sul, e depois subir até Málaga. A maior parte das atrações fica bem perto do li-toral —alugar um carro pode ser a melhor alternativa.

Paradas obrigatórias: a praia de Zahara de los Atunes, uma das mais lindas da Europa, e o piieblo Manco de Ronda, uma cidade branca erguida sobre uma rocha íngreme.

Um clima de cidade de interior domina as mas de Jerez de la Frontera, também co-nhecida como a capital mundial do xerez —um vinho branco fortificado típico da região, que é tomado gelado, geralmente com tapas (petiscos espanhóis). É uma de-lícia passear pelas mas largas do centro his-tórico e conhecer alguns marcos da cidade, como a plaza de la Asunción ou a belíssi-ma catedral de Jerez. Mas a belíssi-maioria das pessoas prefere mesmo fazer visitas guia-das às adegas da região, como González Byass e Pedro Domecq. Outra atração

(5)
(6)

viagem I espanha

muito procurada são as apresentações da Real Escuela Andaluz de Arte Equestre. No espetáculo, cavalos e cavaleiros encenam uma dança inusitada e elegante.

A apenas 35 quilómetros dali, já no litoral, está a en-cantadora Cádiz, uma das cidades mais antigas do con-tinente. Fundada pelos fenícios no século 11 a.C, pare-ce uma prinpare-cesa vestida de branco e azul. O ar medi-terrâneo é garantido pelas fileiras de casas caiadas, em contraste com as águas muito azuis. O melhor jeito de conhecer a cidade é percorrendo os caminhos que margeiam a praia, decorados com fontes, bancos azu-lejados e luminárias de feno trabalhado. Mas a estrela máxima da capital é a Catedral Nueva —sua cúpula de azulejos dourados pode ser admirada de toda a cidade. Se a ideia é ir à praia, uma das mais bonitas é La Galeta, bem pertinho do centro. Curiosidade: ali foi fil-mada boa parte do mais recente filme de James Bond, "Um Novo Dia para Morrer". Outra opção de praia, já fora da cidade, é a quase selvagem Roche. Sem ne-nhum hotel por perto, mas com casas para alugar, a praia fica na base de um desfiladeiro e se divide em pequenas faixas de areia, todas encantadoras.

DUAS MARBELLAS Enquanto a maior parte dos turistas se diverte na praia, alguns escolhem caminhar pelo centro histórico

A cidade é famosa também por seu Carnaval de ma. Todos os anos, em fevereiro, Cádiz pára por dez dias para dar espaço a bailes de máscaras, concursos de fan-tasias e festivais inusitados, em que grupos de músicos amadores cantam sátiras ao cotidiano e aos políticos.

ARCOS E FLORES

D

izem que Vejer de la Frontera é o paraíso dos pintores: cada curva traz uma surpre-sa. Localizado sobre uma pequena colina no vale do rio Barbate, é um dos mais ele-gantes piieblos blancos da Espanha. Exis-tem urna dezena deles, espalhados pelas montanhas da Andaluzia como manchas brancas na paisagem. Construídos em sua maioria pe-los árabes, são vilarejos encantadores, com ruas mui-to estreitas, casinhas caiadas e flores coloridas.

Nenhum outio pueblo blanco é tão bem localizado: Vejer fica a poucos quilómetros do litoral. Em dez mi-nutos de viagem, chega-se a algumas das praias mais bonitas e menos exploradas da costa. El Palmar é mui-to tranquila, com um mar azul de dar inveja ao Cari-be. Já Canos de Meca tem o pôr-do-sol mais sensacio-nal do litoral sul. Todos os dias, amantes da natureza se reúnem na passarela em torno do farol de Trafalgar para assistir em silêncio ao espetáculo único. Um pou-co mais ao sul está a praia de Bolonia, pou-com as impres-sionantes minas da cidade romana Baelo Claudia.

Descendo um pouco mais, chega-se à melhor sur-presa da viagem: Zahara de los Atunes. A beleza épi-ca da praia lembra um pouco Fernando de Noronha, mas o charme é totalmente europeu. É a cidade com maior estrutura em toda a Costa da Luz: tem até mes-mo um resort bem equipado, o Melia Atlanterra.

A estrada entre Zahara e Tarifa é uma atração à par-te. Para olhos estrangeiros, a visão de cen-tenas de moinhos de vento rasgando os ares com suas hélices metálicas é algo inesquecível. Altos, brancos e longilíneos, os moinhos parecem seres de outro plane-ta, que dançam ao ritmo do vento. Na prá-tica, são uma importante fonte de energia renovável, especialmente em Tarifa —um dos lugares onde mais venta no mundo.

É ali, na pontinha da Espanha, onde o Atlântico encontra o Mediterrâneo, que mi-lhares de privilegiados se reúnem para aproveitar o clima especial da região. Além da ausência de nuvens no céu, Tarifa traz um atrativo irresistível para esportistas e simpatizantes: os ventos fortes, perfeitos para windsurf. Na praia de Los Lances, o

(7)

Bosco, uma típica residência senhorial andaluz —o pátio e os jardins são de uma beleza única. E o me-lhor: da varanda, a vista da ponte é incrível.

Para encenar um roteiro pelo sul da Espanha, nada melhor do que uma parada em Málaga, consi-derada a capital da Costa do Sol. Uma boa ideia é co-meçar por Gibralfaro, um antigo castelo construído a 130 metros de altitude —de lá, fica fácil enxergar as outras atrações e planejar o passeio. É impossível não dar uma passadinha na Alcazaba, uma impres-sionante fortaleza árabe. Entre as novidades, está o Museu Picasso, aberto em 2003: foi em Málaga que nasceu o mais famoso pintor espanhol —sua antiga casa também está aberta para visitação. Não há praias interessantes em Málaga, mas a natureza mos-tra sua força na Finca de la Concepción, o segundo maior jardim botânico da Europa. É um lugar ideal para relaxar depois da jornada, ou até mesmo para

se despedir das belezas da Espanha. • Marisa Adán Gil e Iara Venanzi viajaram a convite

do Centro Oficial de Turismo Espanhol e da Ibéria

• JEREZ DE LA FRONTERA Prestige Palmera Plaza Hotel: bem localizado e muito confortável, tem ótimo res-taurante. Diárias a partir de 140 euros. Pizarro, 1, tel. 34-956-031-500, www.prestigehotels.com. «VEJER DE LA FRONTERA Convento de San Francisco: os móveis do convento original garantem o charme do botei rústico. Diárias a partir de 43 euros. La Plazuela, s/n* tel. 34-956-45-1001. • ZAHARA DE LOS ATUNES Ho-tel Melia Atlanterra: conta com todas as facilidades de um resort, incluindo spa. Diárias a partir de 118 eu-ros. Bahia de la Plata, s/n*, tel. 34-952-868-771. TA-RIFA Hotel dos Mares: o melhor é a localização, já que os quartos são pequenos. Diárias a partir de 82 eu-ros. Carretem Nacional, km 300, tel. 34-956-684-035, www.dosmareshotel.com. • MARBELLA Puente Romano: o resort cinco estrelas é o máximo em ele-gância na Costa do Sol. Diárias a partir de 3 70 eu-ros (alta temporada) e 270 eueu-ros (baixa temporada). Carretem de Cádiz, km 177, tel. 34-952-820-900, www.puenteromano.com. • RONDA Parador de Ronda: tem vistas maravilhosas do desfiladeiro. Diárias a partir de 120 euros. Plaza da Espana, 29-400, tel. 34-952-877-500. • MÁLAGA Parador Gibralfaro: além de ficar do lado do castelo de mesmo nome, ganha pontos pela tranquilidade. Diárias a partir de 123 euros. Castillo de Gibralfaro, s/n3, tel. 34-952-221-902.

• CÁDIZ La Comercial: num ambiente moderno, serve pratos deliciosos com frutos do mar. José dei Toro, 8,

tel, 34-956-21-914. • VEJER DE IA FRONTERA El Refectorio: fica dentro do antigo Convento de San Francisco. La

Plazuela, s/n* 34-956-45-1001. • ZAHARA DE LOS ATU-NES António: Pescados sempre frescos são o trunfo do restaurante, que fica na beira da praia. Atlanterra, km 1, tel. 34-956-43-9542. • TARIFA Souk Bar Restau-rante: lugar aconchegante, com ambientação e co-mida asiática. Mar Tirreno, 46, tel. 34-956-62-7065. • MARBELLA El Santiago: sentar nas mesas da

calçada, com vista para o mar, é uma ex-periência inesquecível. Paseo Marítimo, 5,

tel. 34-952-77-0078. • RONDA Pedro Romero: o melhor e mais típico restaurante da ci-dade fica em frente à plaza dos Toros.

Virgen de la Paz, 18, tel. 34-952-87-1110. • MÁLAGA El Chinitas: restaurante com jeito de boteco e atendimento de primeira. Mo-reno Monroy, 4, tel 34-952-21-0972.

• A Ibéria (www.ibéria.com.br) tem voos diários para Jerez de La Frontera e Málaga (com conexão em Madri), saindo de São Paulo ou Rio. As passagens de ida e volta em classe económica custam US$ 1.025 (Jerez) e US$ 938 (Málaga), até 10/12, e US$ 1.194 (para as duas cidades), a partir de 11/12.

Referências

Documentos relacionados

Promovido pelo Sindifisco Nacio- nal em parceria com o Mosap (Mo- vimento Nacional de Aposentados e Pensionistas), o Encontro ocorreu no dia 20 de março, data em que também

1 Instituto de Física, Universidade Federal de Alagoas 57072-900 Maceió-AL, Brazil Caminhadas quânticas (CQs) apresentam-se como uma ferramenta avançada para a construção de

(grifos nossos). b) Em observância ao princípio da impessoalidade, a Administração não pode atuar com vistas a prejudicar ou beneficiar pessoas determinadas, vez que é

O objetivo do curso foi oportunizar aos participantes, um contato direto com as plantas nativas do Cerrado para identificação de espécies com potencial

Se você vai para o mundo da fantasia e não está consciente de que está lá, você está se alienando da realidade (fugindo da realidade), você não está no aqui e

Este trabalho se justifica pelo fato de possíveis aportes de mercúrio oriundos desses materiais particulados utilizados no tratamento de água, resultando no lodo

3.1) Existe um projeto, em parceria com a FEI, visando a implantação de um Laboratório Lean nessa faculdade de engenharia. Ferro tem um ótimo contato com o

Então eu acho também bacana, Evelyn, de você trazer essa rede colaborativa para esse nível de escola de você trocar com seus pares, que não é aquela coisa nas portas, ficar