• Nenhum resultado encontrado

Logística Empresarial Integrada

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Logística Empresarial Integrada"

Copied!
17
0
0

Texto

(1)

Logística Empresarial Integrada

Administração de Recursos e

Logística em Retrospectiva

Profº José Carlos de Sousa Lima

(2)

Administração de Recursos e Logística em Retrospectiva

Objetivo

Discutir o conceito da administração de recursos materiais e sua relação com a logística empresarial, fazendo uma retrospectiva histórica da logística, desde a década de 1950 até os dias atuais.

Eentendendo o Significado dos Recursos

Segundo Martins & Alt (2007), as empresas têm a sua disposição cinco tipos de recursos: materiais, patrimoniais, de capital ou financeiros, humanos e tecnológicos, como ilustra a figura 1.

Figura 1 - Recursos à disposição das organizações

Adaptado de Martins & Alt (2007:4)

Cada um desses recursos é estudado por disciplinas específicas nas escolas de administração (Administração de Recursos Humanos, Administração Financeira e

Orçamentária, Administração de Sistemas de Informação etc), Contabilidade, Economia e Engenharia.

(3)

Entende-se por recurso tudo aquilo que gera ou tem a finalidade de gerar riqueza, no sentido econômico do termo. Dessa forma, os clássicos fatores de produção (capital, terra (ou natureza) e trabalho) são recursos e, com tal, devem ser administrados. Assim, um item de estoque é um recurso, pois, agregado a um produto em processo, irá constituir-se em um produto acabado, que deverá ser vendido por um preço superior ao somatório de todos os custos incorridos em sua fabricação. De modo análogo, um edifício que abriga as instalações de uma empresa é um recurso, já que é essencial ao seu funcionamento. As pessoas que trabalham na empresa também constituem recursos, pois com seu conhecimento geram novas ideias, que são transformadas em novos produtos, novos métodos de trabalho, serviços cada vez mais adequados ao uso dos consumidores. O capital, sob forma de numerário, é o recurso mais facilmente reconhecido, por sua característica de liquidez, que faz com que ele possa ser utilizado inclusive na aquisição de outros recursos. A tecnologia é um recurso que ganha importância a cada dia. Tecnologias mais avançadas produzem um diferencial em relação às anteriores, normalmente traduzido em menores custos, ou outro diferencial que possa ser transformado em algum tipo de vantagem econômica, com maior lucro.

Os bens, por transmitirem a ideia de que são capazes de gerar produtos e serviços e,

portanto, produzir riquezas, são muitas vezes considerados como sinônimos de recursos. Um automóvel, considerado como um bem móvel pode ser utilizado na prestação de um serviço com valor econômico, e como tal é um recurso.

O patrimônio pode ser conceituado como o conjunto de bens, valores, direitos e obrigações de uma pessoa física ou jurídica que possa ser avaliado pecuniariamente e que seja utilizado na consecução de seus objetivos sociais. Administrar o patrimônio significa gerir os direitos e obrigações, ou, de outro modo, os ativos e passivos da empresa.

(4)

Com relação aos recursos tecnológicos, praticamente todos os teóricos da área de administração de materiais são unânimes em considerar a tecnologia como um fator de produção, ao lado dos recursos clássicos natureza, trabalho e capital. Dessa forma, nada mais oportuno que uma análise pouco mais detalhada dos recursos tecnológicos. Ao ouvir a palavra tecnologia, em geral a associamos como algo intangível incorporado a entidades concretas, a bens físicos, como máquinas, ferramentas e produtos químicos. Na realidade, a tecnologia abrange bem mais do que isso – ela é o corpo de conhecimentos com o qual a empresa conta para produzir produtos ou serviços. Então, da mesma forma que temos de gerenciar materiais, patrimônio, recursos humanos e capital, temos de gerir o conhecimento dentro das empresas. Isso significa saber como ele é adquirido, como se aprimora e como é transmitido, aplicado e preservado.

O conhecimento é parte da cultura da empresa e os fatos têm demonstrado que ele não é de nenhuma forma ilimitado, isto porque cada empresa tem competências básicas que lhe permitem ser líder em determinados campos, mas não em todos. O negócio essencial – também conhecido como core business, ou foco da atividade – é fundamental para a competitividade. Isso precisa ser bem entendido, já que não significa uma atitude drástica: não é necessária nem a superespecialização – que restringe o campo de atuação – nem a extrema diversificação – que enfraquece a consecução os objetivos. Fala-se cada vez mais na organização que aprende (learning organization), isto é, que dedica uma parcela considerável de seus esforços no sentido de utilizar as experiências do cotidiano como fonte de feedback de seu conhecimento acumulado, possibilitando acertos de rumo em função de novos conhecimentos adquiridos.

O ciclo PDCA (plan, do, control and act) de Edward Deming, um dos principais gurus da qualidade, é uma forma de agir que resume de maneira simples o ciclo de renovação e acumulação. Ele serve tanto para a implementação de novas ideias como para a resolução de problemas.

(5)

Os recursos tecnológicos da empresa devem ser planejados (P), desenvolvidos ou adquiridos (D), controlados (C) e ter ações (A) sobre eles tomadas de acordo com informações geradas interna ou externamente à empresa. Só se sai do ciclo depois de atingidos os objetivos. A figura 2 ilustra esse ciclo.

Figura 2- Ciclo PDCA

Extraído de Martins & Alt (2007:7) Administração de Recursos

Administrar recursos escassos tem sido a preocupação dos gerentes, engenheiros, administradores e praticamente todas as pessoas direta ou indiretamente ligadas às atividades produtivas, tanto na produção de bens tangíveis quanto na prestação de serviços. O espectro de recursos administráveis é bem amplo, podendo desdobrar-se em uma infinidade de disciplinas, cada uma delas com características peculiares, necessitando profissionais especialmente formados e treinados para tal.

(6)

A administração de recursos materiais constitui-se como uma atividade que planeja, executa e controla, nas condições mais eficientes e econômicas, o fluxo de material, partindo das especificações dos artigos a comprar até a entrega do produto terminado ao cliente. Engloba a sequência de operações que tem seu início na identificação do fornecedor, na compra do bem, em seu recebimento, transporte interno e acondicionamento, em seu transporte durante o processo produtivo, em sua armazenagem como produto acabado e, finalmente, em sua distribuição ao consumidor final.

A administração de recursos patrimoniais trata da sequência de operações que, assim como a administração de recursos materiais, tem início na identificação do fornecedor, passando pela compra e recebimento do bem para depois lidar com sua conservação, manutenção ou, quando for o caso, alienação.

Trata da administração do ativo imobilizado que compreende todo ativo de natureza relativamente permanente, em geral mantido na empresa para utilização na produção de mercadorias ou prestação de serviços.

Três afirmações importantes devem coexistir para que seja possível classificar um ativo como fixo ou imobilizado:

• Ter natureza relativamente permanente. • Ser utilizado na operação do negócio. • Não ser destinado à venda.

A figura 3 ilustra os conceitos de administração de recursos materiais e patrimoniais de forma geral.

(7)

Figura 3 - Visão geral da Administração de Recursos Materiais e Patrimoniais

História e Tendência da Logística

De acordo com Pozo (2002), a logística empresarial trata de todas as atividades de

movimentação e armazenagem que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição de matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que

(8)

colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável. A abordagem logística tem como função estudar a maneira como a administração pode aperfeiçoar os recursos de suprimento, estoques e distribuição dos produtos e serviços com que a organização se apresenta ao mercado por meio de planejamento, organização e controle efetivo de suas atividades correlatas, flexibilizando os fluxos dois produtos. A logística é vital para o sucesso de uma organização. É uma nova visão empresarial que direciona o desempenho de empresas, reduzindo o lead time entre pedido, produção e demanda, de forma a fornecer ao cliente bens e serviços no momento que este desejar e de acordo com as especificações.

O reconhecimento do conceito de logística empresarial ajuda a melhorar a estrutura

organizacional, dinamizando o fluxo de informações e de produtos e serviços. A organização precisa de mudanças para atuar ante ao mercado globalizado, em função dos avanços tecnológicos, alterações na legislação e na economia, para enfrentar a briga por mercados. A logística empresarial é um campo fascinante e em plena expansão, com potencial para a obtenção de resultados extraordinários para a organização. Não o era nos anos da década de 1950 e, também, pouco utilizada até os anos da década de 1970.

Até os Anos 1950

Nessa época os mercados eram restritos, e locais, estavam e estado de tranquilidade, e não um nível de serviço e a plena satisfação do cliente. Na estrutura das organizações da época, a distribuição era geralmente subordinada ao Marketing e o Planejamento e Controle da Produção (PCP) estava sob o comando da Diretoria Industrial nas empresas. A atividade logística militar na Segunda Guerra Mundial foi o ponto de partida para muitos dos

conceitos logísticos utilizados atualmente. Logística era a denominação dada pelos gregos à arte de calcular.

(9)

Essa definição serviu de parâmetro para os militares norte-americanos utilizarem como forma de designar a arte de transporte e distribuição e suprimento de tropas em operações.

Figura 4 – Foto de logística militar em tempos de paz (exemplo)

Fonte: http://www.10rm.eb.mil.br/arq/Braco_forte/logistica_index.php (acesso em 28.12.2010)

De 1950 a 1975

Considerado como de desenvolvimento, esse período representa a época de evolução da teoria e prática da logística empresarial. Segundo Ballou (1987), citado por Pozo (2002), eventos importantes modificaram as condições econômicas e tecnológicas encorajando a logística empresarial como disciplina, a saber:

(10)

Alterações nos padrões e atitudes da demanda dos consumidores

Durante os anos de formação da logística empresarial existiram mudanças populacionais com substancial impacto nos custos logísticos. Houve migração das áreas rurais com direção aos centros urbanos já estabelecidos, surgindo os subúrbios. Varejistas seguiram a população para os subúrbios criando pontos de vendas adicionais e maiores estoques. Servir com entregas uma maior área metropolitana e manter maiores estoques totais requeridos pelas filiais adicionais incrementaram o custo da distribuição.

Pressão por custos nas indústrias

A nova situação econômica do pós-guerra, e principalmente no início dos anos 50, era um forte instrumental para fomentar o interesse em logística. O crescimento econômico substancial que decorreu das novas atitudes e concepções após a Segunda Guerra foi

(11)

seguido de recessão e um período de prolongada pressão nos ativos das empresas e de seus lucros. Os novos conceitos logísticos ofereciam a oportunidade de melhorar os resultados das empresas. Por outro lado, os setores de produção da maioria das corporações norte-americanas já buscavam uma melhoria e já tinham sido examinados, durante muitos anos, pelos engenheiros de manufatura que percebiam que as atividades promocionais e de vendas não se rendiam muito às tentativas de incremento da produtividade e ganho de competitividade. Conforme Steward (1965), citado por Pozo (2002), a administração podia olhar para a logística com a última fronteira para redução de custos nas empresas americanas. Começou-se a reconhecer que os custos logísticos eram substanciais. Em meados dos anos 50, poucas empresas tinham uma ideia clara de quanto eram seus custos logísticos.

Avanços da tecnologia

Com o desenvolvimento da tecnologia, os problemas logísticos tornam-se cada vez mais complexos, exigindo visão sistêmica da organização e do mercado. Os diversos sistemas de serviços de transporte e seus custos e, principalmente, o nível de serviço esperado direcionam-se para uma seleção adequada de seu projeto. A proliferação de variedade de produtos leva a uma grande diversidade e quantidade de itens que nos conduz a uma situação complexa de administração de estoques e da demando dos consumidores por melhores níveis de serviço, que muitas vezes resulta em maior quantidade de depósitos no sistema logístico. Essa complexidade começa a ser tratada efetivamente, por novas tecnologias surgidas em meados da década de 50 e da de 60.

Influências da logística militar

As forças armadas norte-americanas, por intermédio de seus estrategistas, foram as primeiras organizações a utilizar as atividades logísticas de forma abrangente e como um todo dentro de sua estrutura. Esses estrategistas sabiam da importância de uma atitude coordenadora integrada das atividades logísticas. A logística utilizada pelos militares

(12)

nas décadas de 40 e 50 incluía atividades de compras e aquisições, armazenagem, especificações e codificações, transportes e distribuição, planejamento e administração global. Em meados da década de 50 as idéias e metodologias logísticas passaram a ser discutidas nos meios acadêmicos com maior intensidade.

Dos Anos 80 aos Dias Atuais

Nos anos 70, os diversos fatores que afetaram a economia mundial, em especial (USA), que, queira ou não, afeta a comunidade mundial, proporcionaram a busca de novas ações administrativas, para fazer frente à nova era mercadológica em andamento (competição mundial de produtos, crise do petróleo de 1973, entre outros, marcaram essa época). Atualmente, a logística é tomada e considerada como perfeita quando há integração da administração de materiais em sua totalidade e distribuição física dos produtos e serviços com plena satisfação do cliente e dos acionistas. São elaboradas grandes quantidades de definições de Logística, porém, uma das mais bem aceitas é a formulada por Ballou (1987):

“A Logística Empresarial trata das atividades de movimentação e armazenagem, que facilitam o fluxo de produtos desde o ponto de aquisição da matéria-prima até o ponto de consumo final, assim como dos fluxos de informação que colocam os produtos em movimento, com o propósito de providenciar níveis de serviço adequados aos clientes a um custo razoável”.

Atividades da Logística

A atividade logística deve ser vista por meio de duas grandes ações que são denominadas de primárias e de apoio.

Atividades Primárias

São as atividades de importância fundamental para a obtenção dos objetivos logísticos de custo e nível de serviço que o mercado deseja, e essas atividades são consideradas primárias

(13)

porque contribuem com a maior parcela do custo total da Logística ou são essenciais para a coordenação e para o cumprimento da tarefa logística:

• Transporte – Absorve a maior parte dos custos; é fundamental por movimentar materiais e insumos; e envolve modelos disponíveis para se movimentar matéria-prima, materiais, produtos e serviços: rodoviário, ferroviário, dutoviário e aeroviário.

• Manutenção de estoques – determinam o grau de disponibilidade do produto; manter estoques como reguladores da demanda representa 2/3 dos custos logísticos. Enquanto o transporte adiciona valor de lugar ao produto, o estoque agrega valor de tempo. Há uma preocupação em manter os níveis de estoque mais baixos possíveis. • Processamento de pedidos – elemento crítico em termos de tempo necessário para

levar bens e serviços aos clientes; envolve a perfeita administração dos recursos logísticos disponíveis; dá partida ao processo de movimentação de materiais e produtos bem como a entrega desses serviços.

Atividades de Apoio

São as atividades adicionais, que dão suporte ao desempenho das atividades primárias, para que possamos ter sucesso na empreitada organizacional, que é manter e criar clientes com pleno atendimento do mercado e satisfação total do acionista em receber seu lucro.

• Armazenagem – refere-se a administração dos espaços para manter estoques na fábrica e em locais externos. Envolvem fatores de localização, dimensionamento de área, arranjo físico, equipamentos de movimentação, recuperação de estoque, projeto de docas ou baias de atracação, necessidades de recursos financeiros e humanos.

• Manutenção de materiais – associada a armazenagem e manutenção de estoques. Envolve a movimentação do material no local de estocagem. Transferência de materiais do estoque para o processo produtivo ou deste para o estoque de produtos acabados. Transferência de um depósito para outro.

(14)

• Embalagem – objetiva movimentar produtos com proteção sem danificá-los além do economicamente razoável. Um bom projeto de embalagem garante a perfeita e econômica movimentação sem desperdícios. Dimensões adequadas de empacotamento encorajam manuseio e armazenagem eficientes.

• Suprimentos – proporciona o produto ficar disponível, no momento exato, para ser utilizado no sistema logístico. Procedimento de avaliação e seleção de fontes de fornecimento, definição de quantidades a adquirir, programação de compras e forma de comprar. Serve para obter reduções de custos na organização.

• Planejamento – refere-se primariamente às quantidades que devem ser produzidas, onde e por quem devem ser fabricadas. É a base de informação à programação da produção dentro da fábrica. É o evento que permite o cumprimento de prazos exigidos pelo mercado.

• Sistema de informações – permite o sucesso da ação logística dentro da empresa para que ela possa operar eficientemente. Informações necessárias de custo,

procedimentos e desempenho para o correto planejamento e controle logístico. Uma base de dados estruturados, com informações sobre clientes, volumes de vendas, padrões de entregas e níveis de estoques e das disponibilidades físicas e financeiras dão base de apoio para a administração eficaz das atividades primárias e de apoio no sistema logístico.

Conclusão

A Logística empresarial é vital para as organizações e para a economia em sua totalidade. Na atual economia globalizada, torna-se fator-chave de sucesso e incremento dos negócios. A Logística tem como escopo principal prover ao mercado e ao cliente os serviços desejados, com elevado nível, ou seja, providenciar bens ou serviços adequados no momento certo, no local exato, nas condições estabelecidas e no menor custo possível. As atividades logísticas absorvem uma parcela significativa dos custos envolvidos nos processos organizacionais,

(15)

sendo em média 25% das vendas e 20% do Produto Nacional Bruto (PNB). No entanto, para que possamos obter sucesso no processo logístico, é de sua importância que tenhamos um sistema de informação que possa atender a todos os requisitos que compõem sua estrutura, atendendo assim a rapidez das respostas ao desejo do consumidor. A administração de recursos materiais, o planejamento da produção, o suprimento e a distribuição física integram-se para formar este novo conceito de gerenciar os recursos fundamentais para atender aos desejos do cliente que é a Logística Empresarial.

(16)

Bibliografia

MARTINS, Petrôneo Garcia & ALT, Paulo Renato. Administração de Materiais e

Recursos Patrimoniais, Saraiva, São Paulo, 2007.

POZO, Hamilton. Administração de recursos materiais e patrimoniais – uma

(17)

Este documento é de uso exclusivo da Universidade

Anhembi Morumbi, está protegido pelas leis de

Direito Autoral e não deve ser copiado, divulgado

ou utilizado para outros fins que não os pretendidos

Referências

Documentos relacionados

2.1.Constitui objeto do presente Edital a seleção de projetos advindos de iniciativas da Comunicação Popular e Comunitária do Estado de Pernambuco e que sejam propostos por

iv. Desenvolvimento de soluções de big data aplicadas à gestão preditiva dos fluxos de movimentação portuária de mercadorias e passageiros. d) Robótica oceânica: criação

A Tabela 3 apresenta os resultados de resistência ao impacto Izod e as caracterizações térmicas apresentadas em função dos ensaios de HDT, temperatura Vicat e a taxa de queima do

Todavia pode-se concluir que esse relato de caso clínico mostrou efeitos positivos em relação ao tratamento com Toxina Botulínica A para correção de assimetria facial por

Parágrafo Quarto - Caso o FUNDO venha a investir em fundos geridos por terceiros não ligados ao ADMINISTRADOR ou à GESTORA, cujas políticas de investimento

Os interessados em adquirir quaisquer dos animais inscritos nos páreos de claiming deverão comparecer à sala da Diretoria Geral de Turfe, localizada no 4º andar da Arquibancada

(1983) estudaram o efeito da adição de monensina (l00mg) em dietas de novilhas da raça holandesa, recebendo 33% de concentrado e 67% de volumoso, verificaram que houve aumento de

2015.2. A Coordenação de Pesquisa e Extensão da Faculdade Leão Sampaio vem por meio deste Edital torna público aos alunos regularmente matriculados no período letivo 2015.2