• Nenhum resultado encontrado

NÃO SABEMOS NADA AGORA

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "NÃO SABEMOS NADA AGORA"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

57

ANOS

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

CONGREGAÇÃO EM SANTANA DE PARNAÍBA

BOLETIM INFORMATIVO • ANO IX • Nº 315 • 4 DE ABRIL DE 2010

NÃO SABEMOS

NADA AGORA

“Respondeu-lhe Jesus: O que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois. (João 13.7)

J

esus lavava os pés dos seus discípulos. Pedro, sem compreen-der o propósito daquele gesto, não quis permitir que o Mestre se humilhasse diante dele daquela forma. Respondeu-lhe, en-tão, Jesus: “o que eu faço não o sabes agora; compreendê-lo-ás depois”. Quem pode explicar o que Deus está fazendo em sua vida agora? Quem pode compreender a natureza dos acontecimentos que lhe sobrevêm? É impossível ao homem dissecar os propósitos do Se-nhor: seus caminhos são inescrutáveis. Diante dEle toda lógica é loucura e todo conhecimento é ignorância. Não nos é dado saber no momento o significado dos acontecimentos.

Somos ignorantes dos propósitos divinos. Nunca sabemos antecipa-damente os planos que Deus tem para nós, a menos que o Espírito Santo nos revele. Mas deve ficar bem claro que seja de fato o Espí-rito de Deus falando. O Senhor manifesta seu desagrado contra os que pregam a sua própria palavra e afirmam: “Deus disse” (Jr 23.31). O profeta que tem sonho conte-o “como apenas sonho” (Jr 23.28), nada mais.

O que fazer, então, com as pro-fecias das quais muitas vezes so-mos objetos? Não faça nada. Re-ceba as palavras, medite nelas e guarde-as no coração, como fez Maria (Lc 2.19). Se for de Deus, e estiver de acordo com o espí-rito da Palavra, haverá de cum-prir-se. Só no devido tempo ha-verá de manifestar se veio do Alto ou do coração humano. Muito cristão imaturo cor-re atrás de cor-revelações para sua vida. O perigo está que ele co-meça a ficar mais dependentes

(2)

destas – que podem falhar – que na Palavra de Deus que não falha nunca. Parece-me que quanto mais neófito na fé a pessoa é, mais inclinada se sente a buscar tais coisas. São as mesmas inseguranças existentes nos pagãos que buscam certezas na vida através de previ-sões – não importando de onde venham.

Nos caminhos de Javé não há certezas, nem garantias que tudo o que nos acontecerá será bom aos nossos olhos. Ao contrário, nos caminhos do Senhor sobram perplexidades: a doença do filho, o resultado positivo do exame, o fim do relacionamento, a promo-ção negada, os exíguos recursos financeiros... A única garantia dada está no poder Daquele que pode transformar coisas ruins em coisas boas e “tornar o mal em bem” (Gn 50.20). Perplexos sim, porém não desanimados (2Co 4.8).

Diante dAquele que é Insondável, nada quero saber. Diante do Rei me calo. Nenhuma palavra ou pregação pode ser boa se do Alto não lhe for dada. Por isso pouca relevância tem retórica convincen-te, frases de efeito, bordões triunfalistas, ou promessas mirabolan-tes. Se não provém de Deus, mas vem das estratégias de marketing ou da psicologia de massa, por mais belo e agradável que seja, trata-se de lixo, com embalagem cristã é verdade, mas ainda assim inútil. Muitos já me perguntaram: “se fiz tudo certo, porque deu tudo erra-do”? A resposta nem sempre é fácil. Vivemos num mundo decaído onde as contingências da vida atingem a todos nós. O “deus deste século”, apesar de derrotado, continua sua ação. O que Deus faz – ou permite que se suceda – escapa de nossa compreensão. Jó nun-ca soube da reunião no céu que o deixou pobre, enlutado e ferido de tumores malignos desde a planta do pé até ao alto da cabeça. Ele não compreendeu os “porquês”, mas reconheceu que vem de Deus tanto o mal como o bem (Jó 2.10).

Na verdade nunca sabemos ao certo o que é de fato “bem” ou o que é de fato “mal”. Quantas situações choramos no passado, murmu-ramos contra Deus e duvidamos que Ele estivesse presente, e hoje confessamos satisfeitos que Ele sempre esteve no negócio.

Ninguém sabe nada agora! Na verdade, um ca-minho termina e outro começa, uma porta se fe-cha, outra se abre. Estejamos satisfeitos simples-mente em viver o momento presente e nele cres-cer... Um dia não mais veremos em espelho ou obscuramente. Por ora, basta-nos saber que a nossa vida está escondida em Cristo. E viva feliz!

(3)

PROVAS DA RESSURREIÇÃO

Pra quem Jesus mostrou-se pessoalmente após sua ressurreição? a) A Maria Madalena (Mc 16.9-11; Jo 20.18).

b) A algumas mulheres (Mt 28.9,10)

c) A Pedro, no domingo da ressurreição (Lc 24.34; 1 Co 15.5). d) Aos dois discípulos, no caminho de Emaús (Mc 16.12; Lc 24.13-35). e) Aos discípulos (Mc 16.14; Lc 24.36-43; Jo 20.19,20).

f) Aos onze discípulos com Tomé (Jo 20.26). g) Aos sete discípulos, no Mar da Galiléia (Jo 21.1). h) A mais de quinhentos irmãos (1 Co 15.6). i) A Tiago (1Co 15.7).

PANOS CAÍDOS E LENÇO DOBRADO

Maria Madalena havia ido ao se-pulcro de madrugada. Chegan-do lá viu que a pedra fora remo-vida. Assustada, corre de volta e encontra Pedro e João e diz-lhes: “Tiraram do sepulcro o Se-nhor”. Correram todos para lá. João chega primeiro , viu os len-çóis de linho ali deixados, toda-via não entrou. Logo em segui-da chega Simão Pedro, entrou

no sepulcro e também viu os lençóis, “e o lenço que estivera sobre a cabeça de Jesus, e que não estava com os lençóis, mas deixado num lugar à parte” (Jo 20.7).

Se o corpo de Jesus tivesse sido furtado, provavelmente as morta-lhas também teriam sido levadas. Se os amigos de Jesus tivessem desejado levar o seu corpo, não é provável que tivessem se preocu-pado em deixar no sepulcro os panos que tinham envolvido o corpo do Senhor. Se os adversários de Jesus tivessem querido levar o cor-po, e quisessem deixar ali as mortalhas, não é muito provável que tivessem usado de “tanta paciência” e ordem a ponto de desenrola-rem as mortalhas, tiradesenrola-rem o corpo e depois tornado a dobrá-los, dei-xando em lugar escolhido no interior do túmulo.

Não, ninguém furtou o corpo de Jesus. A ressurreição do nosso Se-nhor foi ordeira, sem precipitação. Sem pressa, o Mestre se livrou dos panos que compunha a sua mortalha (passou por entre eles?) e dobrou o lenço que lhe envolvera a cabeça, e deixou tudo em ordem. O ros-to não era enfaixado, mas coberros-to com um lenço (chamado sudário). Há uma história (que infelizmente eu ainda não tive como compro-var) de que na tradição familiar judaica, o servo após preparar a mesa do amo, o assiste de longe. Então, estando saciado, pega o len-ço, limpa seus lábios e seus dedos, e joga o lenço em cima da mesa, como que dizendo: ‘estou satisfeito’.

(4)

Contudo, se o amo, por circunstâncias diversas, precisasse sair da mesa, então, deveria deixar o lenço ao lado do prato, significando que ainda não havia acabado a refeição, transmitindo a seguinte mensagem: eu ainda não acabei!

Talvez as perguntas que passaram pela cabeça de João e Pedro, na-quele momento, foram respondidas com um simples lenço deixado num lugar à parte! “Filhinhos, eu ainda não acabei! Eu voltarei...” Como disse, não tenho como comprovar isso, mas por todo o Evan-gelho vemos um claro recado de Jesus: “Preparem-se, eu voltarei!” Pr. Daniel

AINDA QUER UNÇÃO?

Sabe como se faz azeite de oliva? Meu querido irmão, somente azei-tona madura dá óleo. Azeiazei-tona verde dá um suco ácido e em pe-quena quantidade. As azeitonas são prensadas, o azeite é tirado sob pressão. Aprendamos com esta lição. Se queremos de fato verter unção do óleo do Espírito, precisamos aceitar a pressão do esmaga-mento que faz o óleo escorrer e precisamos estar maduros. Pressão sempre lembra tribulação, prova, teste, trato, dificuldade. A mesma pressão que transforma carvão em diamante é a que faz da batata o purê. Reconheça que Deus pode colocar pressão sobre sua vida para que a unção apareça e procure desfrutar disso.

Ser maduro não é ser velho nem ser experiente. Ser maduro é ser transformado. Conheço gente com idade para ser meu pai e que se comporta de modo infantil, tanto na fé como na vida prática. Co-nheço irmãos que são convertidos, estão na igreja faz mais de 30 anos, mas nunca amadureceram.

A junção de pressão e maturidade produz azeite, mata o ego, ensina a negar-se a si mesmo, aponta para um evangelho de cruz, direcio-na para um caminho estreito e sinuoso, fala sobre vencer depois de ter lutado, trata de caminhar cuidando de um dia de cada vez não tendo nada por propriamente seu.

Alguém aí ainda quer ser ungido?

“Pai de misericórdia, nunca me dei conta do quanto o Senhor me ama mesmo quando estou sob pressão. Ensina-me a caminhar se-gundo Tua Palavra para amadurecer.”

Mário Fernandez (dica da Daniela)

CADA METODISTA UM MISSIONÁRIO, CADA LAR UMA IGREJA

Abra o seu coração, Abra as portas de sua casa, Seja um divulgador da Palavra Seja um cooperador de Deus na Obra

(5)

PIONEIROS DE ITABERABA, ANO 57

Cumprimentamos cada membro, cada criança, cada professor, cada oficial, cada servo que tem se ocupado com o Reino de Deus neste lugar. Queremos aqui homenagear aqueles irmãos mais anti-gos, que sempre foram colunas fortes em nossa história, e que até hoje demonstram seu carinho para com este lugar. São eles: Herodias Dias da Silva; Maria de Lurdes Gutierrez; Zilde de Brito; Lourdes Gomes de Brito; Juracy Camargo; Maria da Penha Luís; Ge-neton Almeida Ferro; Domitila Ladeia Gomes; Olívio Manoel Paes; Lucélia Paes Dias; Laudicéia Paes Sanguin.

E também agradecemos a todos que vieram depois, e ficaram para nos ajudar a erigir uma igreja forte e agradável a Cristo.

ORA QUE MELHORA

Continuemos a interceder pelos nossos irmãos enfermos ou enfren-tando dificuldades em sua vida.

1) Elpídio: passsará por cirurgia 3ª feira;

2) Miriam (filha da Eunice): continua em coma na UTI; 3) Matheus Nunes: se recupera em casa da cirurgia no braço. “E será que antes que clamem, eu responderei; estando eles ainda falando, eu os ouvirei” (Is 65.24)

AGENDA DE PROGRAMAÇÃO

04/04 – domingo

9:00h: Culto da Ressurreição com a partici-pação do coral.

19:00h: Culto de Páscoa 09, 10 e 11/04 Acampadentro Juvenis

17/04 – sábado, 19h 1º Encontro de Casais de Itaberaba em 2010. Reserve esta data!

NOTÍCIAS RÁPIDAS

... inscreva-se no curso “Casados para Sempre” que teremos em

nossa igreja ministrados pelo casal Emerson e Fernanda. São apenas 6 casais e o dia e horário será na Escola Dominical, uma classe especial.

... Se você ainda não foi recebido oficialmente na igreja com todos

os direitos e deveres que um membro tem, fale com o pastor.

... Faleceu nesta 2ª feira o Pr. João Pereira da Silva, aos 97 anos (ele

já esteve conosco por diversas vezes).

... Agradecemos ao Min. Libertação que acompanhou o pastor,

jun-tamente com o grupo “Em Tua Presença” na I.M. Santo Ama-ro na última 6ª feira. Foram momentos edificantes para as nos-sas vidas.

(6)

NOSSA MISSÃO

Esforçarmo-nos para espalhar a Santidade bíblica sobre a Terra.

NOSSA VISÃO

Somos uma igreja intercessora, que celebra e adora ao Deus vivo, tem amor à Palavra, acolhe aos que se achegam e busca a cura e restauração do corpo, da alma e do espírito.

R. Mestras Pias Fillipini, 161 São Paulo - SP - 02736-010

Fone: 3977-0571

Pastor: Daniel Rocha Fone: 3858-7522

Res: 4899-3020

e-mail: dadaro@uol.com.br

IGREJA METODISTA EM ITABERABA

VISITE NOSSO SITE: www.metodistaitaberaba.com.br

ATENDIMENTO PASTORAL

2ª feira 3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira

Descanso Pastoral Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete: 14h às 18h Gabinete / Visitação OBS.: ESTES HORáRIOS SãO FLExíVEIS E PODEM SER ALTERADOS DE ACORDO COM AS NECESSIDADES.

SE DESEJAR FALAR COM O PASTOR, BASTA AGENDAR PELO FONE: 9745-0815

PROGRAMAçãO SEMANAL

3ª feira 4ª feira 5ª feira 6ª feira domingo

Tarde de Oração

14h30 Mentoria Espiritual20h Fogueirinha20h Culto de Libertação20h Esc. Dominical - 9hCulto Solene - 19h

ANIVERSARIANTES DA SEMANA

05/04 amanhã Luciana Pereira Torres 08/04 5ª feira Maria do Carmo Meireles 09/04 6ª feira Daniel Pereira Torres 09/04 6ª feira Eunice Pereira Leite 10/04 sábado Adamison Luiz Correa 10/04 sábado Manoel Batista Oliveira

ESCALA DE SERVIÇO

SERVIÇO HOJE PRÓx. DOMINGO

INTERCESSãO CARLA / SyLVIO NURIMAR / MANOEL LOUVOR ITABERABA GERAÇãO ELEITA NOVA ALIANÇA CULTO INFANTIL PáSCOA DANIELA / MARIANA OPERADOR SOM DANILO / TIAGO JOSÉ FENNER OPERADOR DATASHOw BEATRIZ IZABEL

Cantata de Páscoa

Jesus, o autor

e consumador

de nossa fé !

Dia 04/Abril - 09h00 e 19h00

Referências

Documentos relacionados

esse teu corpo quente Quero, quero tanto ter você pra mim Pensei demais, e resolvi tirar você Quando você me olha, amor fico Só quero um homem que me dê.... Se me amas abra logo

Segundo dados de relatório da Comissão Pastoral da Terra – CPT, entre os anos de 1985 e 2004 morreram no Brasil 1.399 trabalhadores rurais e somente no Pará, foram mortos

c) O Contrato Organizativo de Ação Pública de Saúde observará diretrizes básicas para fins de garantia da gestão participativa, como o estabelecimento de

Creio que tenho febre; é, talvez, também a gripe, que ronda agora de porta em porta, e isso seria o melhor, porque assim partiria com o meu filho, e não seria obrigada a fazer nada

192 A relação pessoal não significa que você esteja unido a alguém; a relação pessoal significa que agora já não existe nada entre você e a outra pessoa,

Então, às vezes é importante respirar também, até porque acho que uma coisa que a gente tem aprendido na nossa geração, que já tá virando uma geração passada, né, tem

A rubrica “Aplicações para garantia de depósitos” enquadra os ativos fi nanceiros que servem de garantia dos depósitos constituídos nas CCAM participantes no FGCAM, de acordo com

A pergunta é: como igreja (clubes), o que estamos fazendo ou como estamos fazendo para que as pessoas sintam-se membros da Igreja, do corpo de Cristo. Como Igreja