• Nenhum resultado encontrado

Interacção com instituições via Web 2.0

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Interacção com instituições via Web 2.0"

Copied!
25
0
0

Texto

(1)

Interacção com instituições via Web 2.0

Quais a instituições privadas que adoptam tecnologias Web

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Departamento de Engenharia

Rua Roberto F

teracção com instituições via Web 2.0

Quais a instituições privadas que adoptam tecnologias Web

2.0

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Departamento de Engenharia Informática e Computação e de Engenharia

Industrial e Gestão

Rua Roberto Frias, s/n, 4200-465 Porto, Portugal

19 de Outubro de 2009

teracção com instituições via Web 2.0

Quais a instituições privadas que adoptam tecnologias Web

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Informática e Computação e de Engenharia

(2)
(3)

Interacção com instituições via Web 2.0

Quais a instituições privadas que adoptam tecnologias Web

2.0

Pedro Simões;David Rego;Ana Ramôa;José Dias;José Ribeiro;José

Pinto;Bruno Sousa

Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação e Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão

Trabalho realizado no âmbito da unidade curricular Projecto FEUP, do 1º semestre do 1º ano do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação e Mestrado Integrado em

Engenharia Industrial e Gestão

Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto

Departamento de Engenharia Informática e Computação e de Engenharia

Industrial e Gestão

Rua Roberto Frias, s/n, 4200-465 Porto, Portugal

(4)

Resumo

Este trabalho realizado no âmbito da unidade curricular Projecto FEUP, pretende demonstrar um estudo sobre como as empresas nacionais privadas (divisão por sectores) aproveitam as diferentes aplicações da WEB 2.0 para obterem dela um aumento da sua produtividade, marketing e consequente rentabilidadeSendo assim, analisou-se um conjun-to de empresas representativo dos diferentes secconjun-tores de actividade económica e conclui-se, para cada sector, os proveitos retirados da utilização da WEB 2.0.

(5)

Índice

1. Introdução 9

2. Objectivos 11

3. Introdução ao Tema 13

3.1 Definição de WEB 2.0 ... 13

3.2 Ferramentas Principais da WEB 2.0 ... 13

3.2.1 Blogues ... 13

3.2.2 Wikis ... 13

3.2.3 Sites Sociais ... 13

3.2.4 Partilha de vídeos e fotos ... 13

3.3 Tecnologias Utilizadas ... 14

3.3.1 RSS ... 14

3.3.2 Web Services ... 14

3.4 Inquérito de Aferição de Conhecimentos ... 15

4. Exposição de Dados 17 4.1 Sector Primário ... 17

4.1.1 Pesca ... 17

4.1.2 Mineração ... 17

4.2 Sector secundário ... 18

4.2.1 Empresas do sector civil ... 18

4.2.1.1 Tecnologias Utilizadas ... 18 4.2.2 Empresas de vestuário ... 18 4.2.2.1 Tecnologias utilizadas ... 18 4.3 Sector Terciário ... 19 4.3.1 Banca ... 19 4.3.1.1 Tecnologias Utilizadas ... 19 4.3.2 Imprensa ... 19 4.3.2.1 Tecnologias Utilizadas ... 19 5. Conclusão 21 6. Bibliografia 23

(6)
(7)

Lista de Ilustrações

ILUSTRAÇÃO 1-VÁRIAS APLICAÇÕES DA FERRAMENTAS WEB2.0... 14 ILUSTRAÇÃO 2-GRÁFICO COMPROVATIVO DO CONHECIMENTO DO CONCEITO DE WEB2.0... 15

(8)

Lista de Tabelas

TABELA 1-EMPRESAS PESCA ... 17

TABELA 2-EMPRESAS MINERAÇÃO ... 17

TABELA 3-EMPRESAS SECTOR CIVIL ... 18

TABELA 4-EMPRESAS VESTUÁRIO... 18

TABELA 5-EMPRESAS BANCA ... 19

(9)

1.

Introdução

Este relatório consiste num elemento de avaliação inserido na unidade curricular Projecto FEUP do Mestrado Integrado em Engenharia Informática e Computação e no Mestrado Integrado em Engenharia Industrial e Gestão da Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e foi realizado pelo grupo 406.

Sendo assim, este elemento de avaliação abordará o tema da WEB 2.0 e o seguin-te problema:”Que empresas privadas usam as diferenseguin-tes aplicações da WEB 2.0?”. A abordagem considerada propõe uma divisão das empresas pesquisas por sectores de acti-vidade tendo assim uma perspectiva mais global de todos os tipos de empresas e indús-trias.

A apresentação deste relatório coincidirá com a Semana da FEUP e com o respec-tivo Congresso Projecto FEUP.

(10)
(11)

2.

Objectivos

Neste trabalho realizado no âmbito do Projecto FEUP, pretende-se explorar a Web 2.0 e as suas diferentes tecnologias, demonstrando que esta forma mais dinâmica da Web está cada vez mais presente no nosso quotidiano. Estabeleceu-se como objectivo reconhe-cer e identificar empresas privadas de origem nacional, que recorram a esta nova versão da Web. Procura-se também saber distinguir as várias ramificações da Web 2.0, isto é, quais as formas encontradas pelas empresas investigadas de conseguir criar um ambiente de interacção entre empresa e usuário e aproveitá-lo para seu benefício (recurso ao Twitter, blogue, RSS Feed, etc…). No final, apresentam-se conclusões acerca das principais vanta-gens e desvantavanta-gens que o uso desta nova tecnologia pode eventualmente trazer às empre-sas que se mantiveram a par desta segunda geração da Web.

(12)
(13)

3.

Introdução ao Tema

3.1

Definição de WEB 2.0

O conceito Web 2.0 foi criado em 2004 pela empresa O'Reilly Media que designa uma segunda geração de tecnologias, tendo como conceito a "Web como plataforma". Sendo assim, a partilha de informação de uma forma quase automática revela-se o concei-to geral de uma nova forma de encarar a WEB e não de uma actualização drástica de espe-cificações técnicas.

3.2

Ferramentas Principais da WEB 2.0

3.2.1

Blogues

Os Blogues, quando surgiram, eram basicamente diários online, onde os utilizado-res registavam o seu dia-a-dia. Actualmente os verifica-se uma maior diversidade de con-teúdos, onde reinam as notícias e artigos de opinião.

3.2.2

Wikis

São sites onde os conteúdos se encontram dividos por categorias permitindo assim uma procura mais fácil ao utilizador.A utilização de wikis tem como grande objectivo a partilha de informação.

3.2.3

Sites Sociais

Os sites sociais permitem a um determinado utilizador possuir um perfil pes-soal onde exponha os seus gostas, actividades e hábitos diários. Sendo assim, estes sites permitem a quem os utiliza conhecer outras pessoas que partilham os mesmos interesses.

3.2.4

Partilha de vídeos e fotos

Este tipo de sites permitem aos seus utilizadores uma partilha fácil de vídeos e fotos ordenando-os pelas diferentes categorias. (Ex: Youtube, SapoVídeos, etc.)

(14)

Ferramentas Exemplos Wikis Mediawiki Wikipedia Redes sociais Facebook Twitter Vídeos e fotos Youtube; Flickr Flickr Blogs Blogger Live journal Wordpress

Ilustração 1- Várias aplicações da ferramentas WEB 2.0

3.3

Tecnologias Utilizadas

3.3.1

RSS

A tecnologia RSS (Really Simple Syndication) é usada para a publicação de informação através de um método de processamento/formatação fácil. Mais uma vez, a categorização de conteúdos revela-se importante pois permite ao utilizador através do seu leitor de RSS, escolher os feeds que deseja receber e consequentemente a informação que deseja consultar.

3.3.2

Web Services

Os Web Services são um conjunto de tecnologias que permitem, a diferentes empresas, trocarem informação usando para isso a mesma língua, ou seja, diferentes máquinas em diferentes empresas podem comunicar desde que se socorram de Web Servi-ces para que a informação seja compreendida por ambas.

(15)

3.4

Inquérito de Aferição de Conhecimentos

• Foram inquiridas 65 pessoas pertencentes à comunidade de um dos

ele-mentos do grupo;

• A faixa etária encontra-se definida pelo intervalo [16;28];

• 60% dos inquiridos (39 pessoas) pertencem ao sexo masculino enquanto

que os restantes 40% pertencem ao sexo feminino(26 pessoas)

• O inquérito tem como objectivo perceber, perante a amostra considerada,

o conhecimento que as pessoas têm do conceito de WEB 2.0 e das suas principais aplicações.

Nota-se, apesar de a amostra ser pequena, e como o gráfico o demonstra que a comunida-de ainda não domina completamente o conceito comunida-de WEB 2.0.

Ilustração 2- Gráfico Comprovativo do conhecimento do conceito de WEB 2.0

Após uma breve análise do gráfico, percebe-se que o conceito de WEB 2.0 ainda não está presente na maioria dos inquiridos.

Pórem, se se abordar a utilização de certas aplicações da WEB 2.0 como as redes sociais, conclui-se que, apesar de o conceito ainda não estar cimentado, a WEB 2.0 é bas-tante usada pelos membros da comunidade inquirida.

Conhecido Desconhecido

(16)

Ilustração 3- Gráfico comprovativo da utilização de aplicações WEB 2.0

Utiliza Não Utiliza

(17)

4.

Exposição de Dados

A exposição de dados seguirá uma abordagem da divisão de empresas analisadas pelos diferentes sectores de actividade( primário, secundário, terciário).

Dentro de cada um dos sectores, analisaram-se diferentes empresas, características desse sector de actividade, as tecnologias por elas utilizadas e os benefícios retirados por cada uma das aplicações usadas.

4.1

Sector Primário

4.1.1

Pesca

A pesca, tal como o resto do sector primário, não recorre ainda ao uso de novas tecnologias para suportar e facilitar o seu crescimento pois a sua base é a produção/captura de materiais.

4.1.2

Mineração

Tal como a pesca, a mineração não recorre a aplicações WEB 2.0 para a divulgação da sua actividade e dos seus produtos pois trabalha para um grupo já bem definido de empresas e indústrias.

Pesca Newsletter Área Cliente/login Redes Socias RSS Chat/forum Pascoal Sim Não Não Não Não Ipimar Não Não Não Não Não Cofaco Açores Não Não Não Não Não

Tabela 1 -Empresas Pesca

Mineração Newsletter Área Cliente/login Redes Socias RSS Chat/forum Minas e Barqueiros Não Não Não Não Não Amandi Carvalos Não Não Não Não Não Brechal Não Não Não Não Não

(18)

4.2

Sector secundário

4.2.1

Empresas do sector civil

4.2.1.1

Tecnologias Utilizadas

Newsletter:A aposta das empresas do sector civil assenta principalmente no uso de Newsletters para contactar com os seus clientes e comunicar a realização de novos projectos.

4.2.2

Empresas de vestuário

4.2.2.1

Tecnologias utilizadas

Nesta actividade são priviligiadas as tecnologias que abordam a comunica-ção com clientes (Newsletter) e que premeiam determinados utilizadores com contéudos exclusivos aquando do acesso a uma área de cliente (Área Clien-te/login).

Tabela 3 -Empresas Sector Civil

Sector Civil Newsletter Área Cliente/login Redes Socias RSS Chat/forum Pinto & Cruz Sim Não Não Não Não

JPAB Sim Não Não Sim Não AF Imobiliária Sim Não Não Não Não

Vestuário Newsletter Área Cliente/login Redes Socias RSS Chat/forum Throttleman Sim Sim Não Não Não Cheyenne Não Não Não Não Não Salsa Jeans Sim Sim Não Não Não Lanidor Não Não Não Não Não

(19)

4.3

Sector Terciário

4.3.1

Banca

4.3.1.1

Tecnologias Utilizadas

Newsletter: Nos sites é possível subscrever uma newsletter, dando apenas o nome e o E-mail. Assim receberá informações sobre a economia actual e sobre os novos produtos que vão sendo lançados pelo banco.

Área Cliente/Login: É possível a cada utilizador, previamente registado, aceder à sua área de cliente, onde pode consultar a sua conta quando e onde quiser, obtendo cotações da bolsa com um atraso mínimo e pode aplicar o seu dinheiro da melhor forma que entender.

4.3.2

Imprensa

4.3.2.1

Tecnologias Utilizadas

Newsletter:A imprensa escrita sempre foi, de alguma forma, uma espécie de newsletter, na medida em que se trata de publicações distribuídas regularmente e visam informar o assinante (ou comprador) acerca de um tema do seu interesse. Subs-crever uma newsletter a empresas ligadas à comunicação social, permite ao assinante receber a informação que pretendia na sua conta de correio-electrónico.

RSS Feed:O RSS Feed é, muito provavelmente, a forma mais comum na área da comunicação social da utilização da tecnologia de Web 2.0. Isto deve-se ao facto de na imprensa existir uma constante actualização das notícias e do seu conteúdo no

Banca Newsletter Área Cliente/login Redes Socias RSS Chat/forum Banco BPI Sim Sim Não Não Não Banco BCP Sim Sim Não Não Não Banco BES Sim Sim Não Não Não

Tabela 5 -Empresas Banca

Imprensa Newsletter Área Cliente/login Redes Sociais RSS Chat/fórum Jornal

Sim Não Sim (twitter) Sim Sim Correio da Manhã

Jornal

Não Não Sim (twitter) Não Sim Diário de notícias

Jornal Público Não Não Sim (twitter) Sim Sim Jornal Expresso Não Não Sim (twitter) Sim Sim

(20)

website do órgão de comunicação social em questão. Por isso, surgiu a necessidade de criar o RSS, que permite ao utilizador manter-se informado das diversas actualizações que ocorram no site sem precisar visitar as páginas da Web uma a uma.

Twitter: O Twitter tem sido introduzido nas empresas como uma forma de promover o dinamismo entre estas e o cliente. A sua simplicidade, aliada ao facto de se ter tornado extremamente popular no mundo da Internet, tornou esta tecnologia numa das mais requisitadas pela imprensa para informar os seus utilizadores, visto que se trata de uma rede social de microblogguing onde uma empresa (neste caso, de comunicação social) partilha uma informação actualizada que é recebida instantanea-mente pelos seus seguidores.

Chat/Blog: A imprensa (principalmente a escrita), desde que passou a apresen-tar as notícias em websites teve uma grande evolução. Inicialmente, o usuário apenas podia observar a informação que era apresentada na Internet. Contudo, a maioria dos sites da comunicação social contém actualmente uma secção para comentar as notí-cias que são publicadas no site, podendo inclusive dialogar com o autor do artigo e até mesmo corrigir algum erro que possa existir na notícia.

(21)

5.

Conclusão

Apesar do conceito ainda não ser dominado pela grande parte da comunidade, veri-fica-se que as aplicações WEB 2.0 são cada vez mais utilizadas e aproveitadas pela popu-lação.

Abordando agora a temática das vantagens empresariais da WEB 2.0; uma das grandes vantagens da WEB 2.0 nas empresas é a agilidade. Para contratar um novo fun-cionário, por exemplo, basta aceder a uma rede social e procurar aí o candidato perfeito. Para comunicar com os clientes, basta aceder a um programa de mensagens instantâneas, e poupar assim o custo de uma chamada normal por telefone, interagindo por mensagens escritas ou mesmo por voz (ex.: Windows Messenger, Skype, etc.). Outra grande vanta-gem é a questão do marketing. Com a WEB 2.0, as empresas podem não só ter o seu pró-prio site online, como também uma área de login, onde o cliente pode estar registado no site, aceder às últimas novidades da empresa, à newsletter, podendo também fazer comen-tários e trocar opiniões com outros clientes. Através disto, a empresa passa a conhecer melhor o seu público, o que ele quer e o que pensa. Ou seja, a WEB 2.0 permite uma inte-racção entre a empresa e o cliente/usuário que é muito importante, pois o cliente pode assim esclarecer todas as suas dúvidas e obter diversas informações online, sem ter que se deslocar até ao local da empresa.

Em suma, verifica-se que, principalmente em actividades relacionadas com o sec-tor secundário e terciário, as empresas usam a WEB 2.0 como método de divulgar o seu trabalho e aumentar a sua produtividade e rentabilidade.

(22)
(23)

6.

Bibliografia

• O’Reilly Media.2009.What Is Web 2.0 – O’Reilly Media. http://oreilly.com/web2/archive/what-is-web-20.html (accessed October 2009)

• Author Guidelines for IEEE style format.2009. http://trodrigues.net/stuff/ManuscritoIEEE-Web2.0.pdf (accessed October 2009)

• Pinto & Cruz.2009. http://www.pintocruz.pt/index.php(accessed October 2009)

• JPAB.2009.José Pedro Aguiar Branco&Associados-Sociedade de Advogados,R.L. http://www.jpab.pt/Index.aspx(accessed October 2009)

• Imobiliária AF. 2008. Gestão e Mediação Imobiliá-ria.http://www.afimobiliaria.com/(accessed October 2009)

• SALSAJEANS.2009. http://www.salsajeans.com/#HOME(accessed October 2009)

• Throttleman.2008.Man,Woman,Kids&Funny.

http://www.throttleman.com/(accessed October 2009)

• BPI.2009. http://www.bancobpi.pt/(accessed October 2009)

• Millennium bcp.2009.http://www.millenniumbcp.pt/(accessed October 2009)

• BES.2009. http://www.bes.pt/(accessed October 2009)

(24)
(25)

Referências

Documentos relacionados

Trata-se de recurso ordinário em habeas corpus interposto em face do acórdão do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul - TJRS, que denegou a impetração originária,

(n.º2 do artigo 130.º do RJACSR) 5.7.3 As instalações sanitárias não têm acesso direto com as zonas de serviço, salas de refeição ou salas destinadas ao serviço de bebidas,

Por ser o sertão roseano um locus ficcional (e também geográfico) de dimensões metafóricas muito amplas, o jagunço Riobaldo é muito mais fecundo em questões

MAS A DONA BARATINHA SE ASSUSTOU MUITO COM O BARULHÃO DELE E DISSE: – NÃO, NÃO, NÃO, NÃO QUERO VOCÊ, NÃO, VOCÊ FAZ MUITO BARULHÃO!. E O CACHORRO

PoDeroso, MAs não oMnIPoTenTe Se Mearsheimer e Walt apresentam bases sólidas para realçar a pressão do lobby e de Israel para atacar o Irão, é mais frágil a sua

A qualidade técnica está em satisfazer exigências e expectativas concretas, tais como tempo, finanças, taxa de defeitos, funcionabilidade, durabilidade, segurança e garantia.

Nesta seção também foram inseridas algumas perguntas introdutórias na avaliação acadêmica e profissional, tais como: ano de início e de conclusão da

Após a introdução, no primeiro capítulo tratamos a estrutura dramatúrgica de Bertolt Brecht, discutindo questões a respeito do teatro épico, do gestus, do