• Nenhum resultado encontrado

Guia de Meditação. Uma viagem de autodescoberta. Semana 3

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Guia de Meditação. Uma viagem de autodescoberta. Semana 3"

Copied!
14
0
0

Texto

(1)

Guia de

Meditação

Uma viagem

de

auto-descoberta

Semana 3

(2)

Meditar no coração espiritual

If you think you have problems

With your mind,

Then immediately try to feel

The ready-made solution

Inside your hearty

Se pensa que tem problemas

Com a sua mente,

Então tente sentir imediatamente

A solução já pronta

Dentro do seu coração

− Sri Chinmoy

Objectivos:

Nesta 3ª semana vai ser capaz de:

- continuar com a sua meditação regular no seu local destinado a tal - aprender sobre a extrema importância do seu coração espiritual - aprender técnicas para o ajudar a “entrar” no seu coração espiritual

Notas

A sua verdadeira casa

Durante os exercícios de concentração das aulas anteriores, descobriu uma percepção superior que está separada da sua mente. Todos nos sabemos onde a nossa percepção mental vive, algures acima dos nossos ombros e entre as nossas orelhas. :-) Mas onde é que esta percepção superior vive??...

A sua percepção superior vive no seu coração espiritual. Mas o que é e onde está o seu coração espiritual? Vamos iniciar com onde está. Feche os seus olhos por um momento (ou seja, após terminar este parágrafo :-) ). Com o seu dedo indicador, aponte para si próprio enquanto diz “eu”. Faça isto várias vezes. Onde é que o seu dedo indicador terminava de apontar? No seu coração espiritual. Agora que falamos sobre onde é, vamos falar sobre o que é.

(3)

It is only with the heart the one can see rightly;

What is essential is invisible to the eye.

É só com o coração que se consegue ver bem;

O que é essencial é invisível ao olho.

- Antoine de Saint-Exupéry

Uma fonte interior

Através do livro meditação, e nos apontamentos do curso, vai ouvir falar do coração espiritual ou simplesmente “o coração”. Tal como pode ter adivinhado, o coração espiritual não tem nada a ver com o músculo a bater no seu peito. Mas tem tudo a ver com as qualidades de que necessitamos para sermos mais felizes, e mais preenchidos como seres humanos.

Quais são as qualidades do coração? Intuitivamente já sabe. Por favor veja as qualidades expressas nas seguintes afirmações:

Oh, ela é tão carinhosa e atenciosa. Ela tem um coração de ouro!

Amo-te com todo o meu coração.

Magoa-me o coração ao ver-te sofrer assim.

Foi tão simpático dos nossos vizinhos ajudar-nos nesta hora de necessidade. Que pessoas de bom coração!

Não sei o que dizer, a não ser que agradeço a todos do fundo do meu coração.

Carinhoso, bondoso, amor, simpatia, união, compaixão, gratidão, generoso – estas são as qualidades do coração espiritual. Vamos explorar estas qualidades um pouco mais. Por favor pegue num papel e desenhe um grande círculo com um ponto no centro, tal qual como o que vê abaixo.

(4)

Imagine que o circulo representa o seu ser. O ponto no meio é o seu coração espiritual; onde está e vive o seu mais elevado, e ideal “eu” - a sua alma. Quanto mais se distancia do centro, mais longe se encontra da sua realidade mais elevada.

Agora, por favor escreva as qualidades listadas abaixo, quer dentro do círculo ou fora do círculo. Escreva dentro do círculo, se entender que essa qualidade faz parte do seu “eu” ideal. Escreva fora do círculo se não fizer.

amor frustração raiva compaixão inveja bondade ganancia depressão paz alegria paciência generosidade ódio felicidade presunção sabedoria

A seeker's true friends

Are those who always try

To bring to the fore

His pure, good

And divine qualities.

O verdadeiro amigo de um aspirante

São aqueles que sempre tentam

trazer à tona

As sua qualidades,

Puras e divinas.

− Sri Chinmoy

Estão todas as qualidades positivas dentro do círculo, e todas as qualidades negativas fora do circulo? Olhe bem para a imagem que acabou de desenhar. Acha que a sua vida iria mudar dramaticamente, se experimentasse em abundância as qualidades dentro do círculo, e experimentar pouco ou nenhumas das qualidades fora do círculo? Seguramente! :-)

É exactamente por isto que está a meditar no coração. O seu coração, o centro do circulo, é uma fonte infinita de onde fluem todas as qualidades positivas que gostaria de ter.

Se caminhar num quarto escuro e aceder uma vela, o que acontece? A vela ilumina a escuridão. Exactamente da mesma forma, à medida que o seu coração abre com a meditação, a luz da sua alma vai iluminar mais e mais o seu ser.

(5)

We must not cease from exploration.

And the end of all our exploring will be to arrive where we began

And to know the place

For the fisrt time.

Não devemos parar de explorar

E o fim de toda a nossa exploração, será chegar onde iniciamos

E conhecer o local

Pela primeira vez.

- T.S. Eliot

Leituras

- No livro meditação, por favor ler os capítulos 5 e de 9 a 11.

- Como sempre, leia estes capítulos cuidadosamente. À medida que pratica meditação no seu coração espiritual, eles ficam mais significativos.

Exercícios

Antes de iniciar os exercícios, tenha a certeza que está familiarizado com o capítulo 5 do livro meditação. Além disso, lembre-se de juntar as mãos durante a meditação, tal como descrito na semana 2.

Exercícios recomendados

Capítulo 6, exercício 1 na página 83 do livro Meditação.

- (5 a 10 minutos) inicie a meditação realizando uns exercícios de respiração da semana 1 e realizando também uns exercícios de concentração da semana 2.

- (5 minutos) experimente o exercício de meditação 1 na página 83 do livro Meditação. (“Coração de Rosa”). Pode achar útil tocar a localização do seu coração espiritual, o centro do coração, à medida que faz esta visualização.

Exercícios opcionais

Capítulo 6, exercícios 1 a 5, páginas 79 à 82 do livro Meditação (10 a 15 minutos).

- (5 minutos) Uma variação ao exercício 1 é imaginar uma pequena ponta de luz no interior

profundo do seu coração. Agora imagine uma espécie de luz suave, que suavemente preenche todas as partes do seu corpo. Como a fragrância, o cheiro de uma rosa, esta luz dourada transporta a fragrância da sua alma, paz, luz, alegria e tranquilidade, para todas as partes do seu ser. Pode terminar este exercício, quando sentir que todo o seu ser está inundado com luz dourada que flui desde o seu coração.

(6)

- (5 minutos) Se aprecia o exercício de luz dourada, pode-o levar ainda mais longe. Uma vez que a luz dourada preenche todo o seu ser, imagine que a luz está a fluir para fora do seu corpo para o quarto. Continue a expandir a sua luz cada vez mais longe, até que tenha abraçado todo o mundo. À medida que expande, imagine que a sua luz dourada se está a fundir, a unir, com a luz de todos os seres humanos na terra. Finalmente, uma vez que sinta que a sua luz está a abraçar todo o mundo, imagine que o próprio mundo está dentro do seu radiante coração espiritual.

- (5 minutos) Se acha que é difícil imaginar o coração espiritual, pode começar por imaginar que está a inspirar e a expirar através de um pequeno orifício no centro do seu peito. Inspire paz, amor, alegria, energia, vastidão ou outra qualidade que queira. Após alguns minutos pode sentir uma sensação agradável de calor no seu peito.

Uma vez que esteja familiarizado com os exercícios recomendados, mais tarde pode experimentar os exercícios 2 até ao 5.

To be the one of God´s very best.

Always follow the heart-road

And always keep your soul

As you only Guide.

Para ser um dos melhores de Deus

Segue sempre a estrada do coração

E mantêm sempre a tua alma

Como o teu único guia.

- Sri Chinmoy

Sumário

Durante esta semana vai ser capaz de:

- Ler os capítulos 5 e de 9 a 11 do livro Meditação.

- Praticar os exercícios recomendados, durante pelo menos 10 minutos diariamente, preferencialmente sempre à mesma hora do dia.

- Registe as suas experiência no seu diário de meditação.

Passaram já vários dias e sessões de meditação semanal, desde que começou. Notou alguma diferença em como fica mais “suave” durante o dia? Faça uma revisão dos acontecimentos das últimas semanas e dias. As situações que o incomodavam anteriormente já não o afectam tanto? Sentiu geralmente um maior sentimento de paz interior e equilíbrio?

Se sentiu mudanças na sua vida, é fantástico – especialmente desde que iniciou! Se não sentiu nenhuma mudança, não se preocupe acerca disso, pois ainda agora iniciou!  Em qualquer dos casos, a sugestão é sempre a mesma: medite regularmente, medite sinceramente, e tenha esperança de que está a fazer progresso.

(7)

Quer mudar o mundo??... 

Nesta altura, já deve ter iniciado a partilha de experiências de meditação com os seus amigos e conhecidos, simplesmente para descobrir que nem todos partilham o seu entusiasmo.

Inclusivamente já lhe podem ter dito que o seu desejo de auto-descoberta é egoísta, uma asneira.

Não acredite nem por um segundo.

Se sinceramente quer mudar o mundo, tem duas opções: pode tentar mudar todas pessoas, ou pode tentar mudar-se a si próprio. Considerando que tem muito mais controlo e compreensão, de si próprio do que dos outros, que aproximação acha que é mais efectiva usar do seu tempo e energia disponível?

Do you want to change the world?

Then change yourself first.

Do you want to change yourself?

If so, remain completely silent

Inside silence-sea.

Quer mudar o mundo?

Então modifique-se a si primeiro.

Quer-se modificar primeiro?

Se sim, permaneça em completo silêncio

Dentro do mar de silêncio.

Sri Chinmoy

Existe outra razão para mudar-se a si primeiro: não pode dar o que não tem. Mesmo que tente dar o que não tem, não vai ter poder para tal. Se alguém que é um ladrão lhe diz para roubar, vai escutar isso? Provavelmente não. Por outro lado, se alguém que você acredita que é um santo lhe pede para não roubar, a pureza, humildade e amor do santo vão entrar dentro do seu ser e inspirá-lo a ter uma vida melhor.

Isto significa que tem que atingir a santidade antes de tentar ajudar os outros? Decididamente não. Se esse fosse o caso, não seriamos capaz de criar estes apontamentos para si!!

Mas não tem de ir fazer algo especial para mudar o mundo. Apenas aspire modificar-se, trazer mais paz para o seu ser, e de forma silenciosa oferecer boa vontade a outros. Esta é a mais importante e poderosa coisa que pode fazer para ajudar os outros à sua volta, e o mundo em geral.

Just make tremendous progress And tremendous improvement

In your life.

Others will definitely be inspired By the result

Apenas faça enorme progresso e enorme melhorias

Na sua vida.

Outros vão-se sentir inspirado Pelo resultado.

(8)

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(9)

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(10)

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(11)

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(12)

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(13)

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

(14)

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Diário de meditação

Sessão número: ________ Data:________________________________________ Tempo: ___________________________ Exercícios: ______________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________ Comentários: ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________

Referências

Documentos relacionados

Esta ferramenta de estudo, Comentários sobre o Pratyabhijñā-hṛdayam, o Coração do Reconhecimento, consiste dos sūtras traduzidos e comentários sobre estes sūtras escritos

As disciplinas espirituais Meditação/Contemplação Deus colocou a eternidade no coração do homem (Ec 3:11) A meditação secular e não cristã busca alcançar aquilo que podemos

Tiene una amplia gama de bolsas para colecta y fraccionamiento de sangre, desde las más simples para sangría hasta las más complejas como la bolsa cuádrupla TOP & Bottom

Teixeira 15602 BAIÃO DE DOIS Capitão que moda é essa deixe a trem e a Luiza Possi - Lulu Santos 15631 TEMPO EM MOVIMENTO Somos tantos numa só pessoa somos o Manu Gavassi 15501

A moralidade, em Hegel, opera na esfera subjetiva do indivíduo, aqui chamada de sujeito, isso acontece não apenas para atender a uma demanda metodológica. Trata-se de um

Nós apresentamos para a confirmação desta verdade, que tudo é de fato devido à graça de Jesus, na nossa salvação, e que esta graça é suficiente para nos

Com o intuito de registrar tais alterações, anúncios de revistas premiados pelo 20º Anuário do Clube de Criação de São Paulo são apresentados de forma categórica como

 Coxins do trato de saída são responsá- veis pela separação dos vasos aorta e tronco pulmonar, septação ventricular e formação das valvas semilunares. SEPTAÇÃO DO