• Nenhum resultado encontrado

OAB/MS traz Tribunal de Justiça para conversa direta com advogados

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "OAB/MS traz Tribunal de Justiça para conversa direta com advogados"

Copied!
20
0
0

Texto

(1)

INFORMATIVO DA OAB MATO GROSSO DO SUL

MAIO/2013 - 008

ESA debate temas de interesse social

e amplia discussão com a sociedade

nos Cafés Jurídicos.

PÁG. 10

CAAMS realiza programação

voltada para mulher.

PÁG. 12

OAB/MS traz Tribunal de Justiça

para conversa direta com advogados

COnvErSA

(2)

EXPEDIEnTE

ESTA VERSÃO ESTARÁ DISPONÍVEL ON-LINE, EM PDF, NO SITE WWW.OABMS.ORG.BR Av. Mato Grosso, 4.700 - Carandá Bosque - 79.031-901 - Campo Grande/MS

Fone: (67) 3318-4700 - Fax: (67) 3318-4716

Ordem dos Advogados do Brasil

Seccional de Mato Grosso do Sul

OAB/MS

Júlio Cesar Souza Rodrigues

Presidente

André Luis Xavier Machado

Vice-presidente

Denner de Barros e Mascarenhas Barbosa

Secretário Geral

Jully Heyder da Cunha Souza

Secretário Geral Adjunto

Jayme da Silva Neves Neto

Diretor Tesoureiro ESA/MS

Rachel de Paula Magrini Sanches

Diretora Geral

Leonardo da Costa Rosa

Vice Diretor Geral

Nilton César Antunes da Costa

Secretário Geral

Lidiane Vilhagra de Almeida

Tesoureira

Ademar Amâncio Pereira Machado

Secretário Geral Adjunto

Assumimos uma Ordem seguindo no rumo certo. Apesar dos bons ventos e de muitos caminhos trilhados, sabíamos da grande responsabilidade e da urgência das demandas. Fomos conduzidos para uma ges-tão que prima por estar presente no dia a dia dos advogados, defendendo as prerrogativas, lutando pela valorização profissional, buscan-do honorários dignos e seguimos aceleranbuscan-do em busca dessas conquistas. Em pouco mais de 100 dias de gestão, muito já fizemos, e os frutos, tenho certeza, serão colhidos.

Trabalhamos para ter uma Ordem com uma força institucional efetiva, que interfira não apenas no crescimento e na valorização da advocacia, como também na construção de uma cidadania plena. Para isso, temos amplia-do as discussões, com a parceria da ESA e da CAAMS. Estamos nos posicionando como devemos ser: protagonistas da sociedade.

Vejo estes primeiros meses de gestão com grande satisfação. Já conseguimos im-plementar algumas ações discutidas com os colegas durante o período de campanha,

de-100 dias de gestão: o início de uma grande caminhada.

EDITOrIAl

Júlio Cesar Souza Rodrigues Presidente OAB/MS

CAA/MS

Solange Bonatti

Diretora Presidente

Regina Iara Ayub Bezerra

Vice-presidente

Regis Santiago de Carvalho

Secretário Geral

Janete Galando Gonçalves

Secretária Adjunta

Simone Ferreira Leal

Tesoureira

CONSELHEIROS SECCIONAIS

Alcindo Cardoso do Valle Junior Alcindor Mascarenhas Neto Carlos Magno Couto

Cesar Augusto Rasslan Câmara Danilo Gordin Freire

Diego Neno Rosa Marcondes Gabriel Abrão Filho

Gustawo Adolpho de Lima Tolentino Guynemer Junior Cunha

Iluska Regina Bastos Jordelino Garcia de Oliveira Khálid Sami Rodrigues Ibrahim Leopoldo Fernandes da Silva Lopes Luciana Branco Vieira

Luís Gustavo Romanini

mos andamento e aprimoramos outras e, por isso, seguimos firmes diante da urgência no atendimento de importantes demandas. Para essa missão, contamos com o empenho de 46 comissões, o maior número da história da OAB/MS. São grupos coesos, que dedicam seus esforços na fiscalização da garantia dos direitos, no acompanhamento e na promo-ção de ações para a classe e para a sociedade.

Nesta primeira edição de 2013 do jornal Mais OAB, a primeira da atual diretoria, está publicado um apanhado de nossas ações. Este é um instrumento importante para que o advogado e a advogada possam acompa-nhar as principais atividades da gestão. Aqui, registramos as mais relevantes atuações. Tra-ta-se de uma prestação de contas da Ordem com a classe advocatícia e com todos os cida-dãos sul-mato-grossenses.

Sinto-me honrado em poder me dirigir aos meus colegas e poder, de forma direta, explanar sobre nossa caminhada. Mais uma vez quero reafirmar que esta Presidência está sempre aberta ao diálogo, a sugestões e a

Luiz Eduardo Ferreira Rocha Luiz Renê Gonçalves do Amaral Marcelo Marroni Vieira de Faria Marta Porto de Aragão

Renata Corona Zuconelli Renato Rodrigues dos Santos Rogerson Rímoli

Roseli Martins de Queiroz Sidnei Escudero Pereira Tatiana Azambuja Ujacow Wilmar Nunes Lopes

CONSELHEIROS FEDERAIS

Afeife Mohamed Hajj

Carlos Alberto de Jesus Marques Leonardo Avelino Duarte

MAIS OAB Luciane Mamoré Jornalista responsável | DRT 082/MS Luciana Modesto Edição | DRT 142/MS Karla Lyara Redação | MTB 937/MS Michelle Araújo Redação | DRT 268/MS

Denis Borat - Redação Wandir Filiu - Fotógrafo

críticas que elevem a conduta e contribuam para nosso percurso, firmemente trilhado por uma OAB cada vez mais ativa, forte, co-laborativa e presente no dia a dia da advoca-cia e da sociedade. Boa leitura!

(3)

Advogados abrem diálogo com TJ/MS para reduzir a Morosidade da Justiça

MOrOSIDADE

O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, tomou como prioridade a busca incessante por acelerar a prestação jurisdicional em Mato Grosso do Sul. Já na posse da atual diretoria do Tribunal de Jus-tiça evidenciou a necessidade, urgente, de providências para reduzir a morosidade dos processos. Num discurso veemente apontou as angústias da advocacia. “O advogado não suporta mais esperar por meses para expedi-ção de um simples alvará, não suporta mais esperar anos para a decisão final do proces-so”, afirmou na oportunidade.

Júlio Cesar posicionou o advogado como agente protagonista em busca de solução. “É o advogado que está no dia a dia enfrentan-do os entraves e precisa ser ouvienfrentan-do”, afir-mou. A agilidade da prestação jurisdicional está diretamente ligada à valorização pro-fissional, uma das principais metas da atual gestão da OAB/MS. A diretoria da Ordem tem claro que, para que a profissão seja mais valorizada, é preciso, antes de tudo, garantir condições adequadas para a atividade. Por isso, o trabalho nesse sentido tem sido di-ário, toda a diretoria da Ordem está voltada para essa conquista.

A posição firme, sensata e aberta ao di-álogo adotada pela diretoria da Ordem en-controu eco no Tribunal, e o seu presidente,

desembargador Joenildo Chaves, abriu um canal inédito com a Ordem e esteve pessoal-mente, acompanhado por assessores, além do desembargador Luiz Tadeu Barbosa Silva, em reunião com a advocacia sul-mato-grossense na sede da OAB/MS, em Campo Grande.

A reunião trouxe em pauta questões ins-titucionais, como a exigência intransigente de que as prerrogativas dos advogados sejam respeitadas em todas as comarcas de Mato Grosso do Sul, até assuntos operacionais como o sistema do processo eletrônico, o fornecimento ao advogado de áudio e vídeo das audiências e que sejam feitas as degra-vações, a necessidade de criação e instala-ção de varas nas Comarcas do MS, criainstala-ção da 2ª Vara de Sucessões e de mais uma vara da Execução Fiscal Municipal em Campo Grande, a morosidade no Juizado Especial,

a demora na expedição de alvarás, a fixação de honorários sucumbenciais ínfimos, a criação da turma recursal do juizado em Dourados, entre outras solicitações da categoria.

Enquanto as dificuldades para acelerar a pres-tação jurisdicional não cessam, o SOS Morosida-de tem sido o melhor instrumento para agilizar as demandas. Nos três primeiros meses de 2013, a OAB/MS teve êxito em 60% das reclamações feitas no SOS Morosidade. O programa foi cria-do para tratar a lentidão cria-do andamento cria-dos pro-cessos judiciais. Das 85 notificações, 51 recebe-ram encaminhamento.

“Isso comprova a eficiência da Seccional na contribuição fundamental de dar celeridade aos processos em trâmite que, em alguns casos, ficam por anos sem andamento”, aponta o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

Campo Grande lidera o ranking de reclama-ções no SOS Morosidade, com 34 registros, segui-da por Dourados, com nove reclamações. A maior parte das queixas é sobre a lentidão dos processos pelo rito ordinário, mas há ainda registros quanto aos processos previdenciários, entre outros.

As queixas no SOS Morosidade podem ser feitas por meio do site www.oabms.org.br/or-dem/sosmorosidade ou pelo telefone (67) 9987-9231, ambos disponíveis 24 horas.

“... para que a profissão seja mais valorizada é preciso, antes de tudo, garantir condições adequadas para a atividade.”

SOS Morosidade ainda

é o caminho de solução

Todos os pontos foram devidamente de-batidos e encaminhados. O presidente do Tribunal de Justiça, Joenildo Chaves de Sou-za, afirmou que as demandas serão aprecia-das para que sejam encontrados caminhos de solução. “Reuniões como essa nos dão suporte para potencializar nossa administra-ção. Estamos elaborando uma radiografia da atual situação da prestação de serviços juris-dicionais no Estado e a conversa direta com os advogados nos auxilia para sermos mais assertivos”, falou o presidente do TJ/MS, Joenildo Chaves, sinalizando que pretende realizar encontros mensais com a advocacia.

“a conversa direta com os advogados nos auxilia para sermos mais assertivos na gestão”

Presidente do TJ/MS, Joenildo Chaves.

Joenildo ouviu as principais queixas dos advogados

Debate durou mais de três horas no auditório de OAB/MS

(4)

Presidente da Ordem apresenta demandas

da advocacia na posse do TJ/MS

Durante a posse da nova diretoria do Tribunal de Justiça de MS, o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, re-latou as principais demandas da advocacia sul-mato-grossense. Falando em nome dos quase 11 mil advogados do Estado, o presi-dente destacou a lentidão da justiça, o que, segundo ele, é um desânimo para qualquer cidadão na busca de seus direitos, principal-mente para os advogados que vivenciam a morosidade no seu dia-a-dia.

Assim Júlio Cesar afirmou em discurso: “... registro o desabafo da classe, pois ainda hoje vivemos uma dura realidade para traba-lhar! O advogado não suporta mais ficar em fila para ser atendido nos cartórios; o advo-gado não suporta mais esperar meses para expedição de um simples alvará; o advogado não suporta mais esperar anos no aguardo de uma sentença de mérito; o advogado não suporta mais algumas Varas e Cartórios que tem a responsabilidade da tramitação de mais de cinco mil feitos; o advogado não suporta mais não ser atendido por alguns magistrados, quando isso é obrigação legal; o advogado não suporta mais ver seus hono-rários sucumbenciais, após anos de trabalho processual, ser arbitrados, fora do

parâme-DEMAnDAS

tro legal, de maneira vil; o advogado não su-porta mais a instabilidade do sistema do pro-cesso eletrônico. Esse desabafo da advocacia sul-mato-grossense toca em alguns pontos que precisam mudar! É por isso que estamos

reunião de Colegiado trata de Prerrogativas e morosidade do judiciário

COlEGIADO

A primeira reunião ordinária do Colégio de Presidentes das Subseções da OAB/MS reuniu, na sede em Campo Grande, 29 dos 31 presiden-tes das Subseções do Estado com a Diretoria Executiva da Ordem. Foram nove horas de dis-cussões intensas em torno dos assuntos pertinen-tes à advocacia de Mato Grosso do Sul, desde es-trutura de trabalho até o respeito às prerrogativas dos advogados.

A morosidade do Judiciário foi o principal tema. Os presidentes reiteraram sobre o acúmu-lo de processos e propuseram que seja pleiteado junto ao Tribunal de Justiça um mutirão para a expedição de alvarás e ainda que o TJ institua um período para que os servidores dediquem-se, exclusivamente, a essa demanda. Outra reivin-dicação é que os processos físicos, que correm em segredo de justiça, possam ser acompanha-dos pelos advogaacompanha-dos através do sistema on-line, e que a senha seja disponibilizada pelo cartório, mediante requerimento por e-mail, com os de-vidos documentos de identificação profissional. O sistema eletrônico, que torna virtual toda a tramitação dos processos judiciais em Mato Grosso do Sul, foi outra pauta de discussões durante a reunião. O Colégio de Presidentes relembrou a inconstância do serviço e ressaltou que no sistema denominado ‘infoseg’, apenas o Ministério Público e a Defensoria têm acesso,

tornando impossível a consulta pelos advogados. O Colégio de Presidentes requer ainda que o TJ instale um sistema de gravação de áudio e vídeo das audiências, já que hoje o procedimento está sob a responsabilidade do advogado.

Toda a fragilidade do sistema eletrônico, se-gundo o Colégio de Presidentes, fica ainda mais evidente nas comarcas do interior com a deficiên-cia do sinal disponibilizado pelas concessionárias de telefonia. Assim, os presidentes argumentam que é necessário, como alternativa, a elaboração de relatório físico que identifique a indisponibili-dade de acesso.

Os assuntos debatidos no Colégio de Pre-sidente compuseram a pauta de reivindicações apresentadas pelo presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, ao presidente do TJ/MS, desembargador Joenildo Chaves, durante sua vi-sita à Ordem.

...

irmanados em fazer com que as angústias da advocacia, comungadas pela Magistratu-ra e pelo Ministério Público, sejam o esteio para as soluções que haveremos de encon-trar juntos!...”

Júlio Cesar na cerimônia de posse do TJ/MS

(5)

OAB/MS lança campanha de valorização de

honorários e apresenta ferramenta de denúncia

A fixação de honorários mais dignos para os advogados e a defesa nos casos de tentativas de aviltamento das verbas devidas aos profissionais de Direito são as frentes de trabalho que a Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Mato Grosso do Sul, estabeleceu para a campanha “OAB/MS na Luta por Honorários Advocatícios mais Jus-tos”, lançada em abril. O evento que marca a estratégia de atuação da Seccional contou com a presença do vice-presidente do Con-selho Federal da Ordem, Cláudio Pacheco Prates Lamachia, que coordena a campanha da Ordem em todo o Brasil.

“Unificamos hoje essa bandeira que re-presenta nossa maior premissa: a luta pela defesa das prerrogativas dos advogados. Agora seremos cerca de 900 mil advogados que vão dar mais peso na luta de valoriza-ção do nosso trabalho. A remuneravaloriza-ção jus-ta garante um atendimento de qualidade ao jurisdicionado e uma Justiça mais eficaz”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues. No lançamento, a Seccio-nal anunciou a nova ferramenta de registro de denúncia de fixação de honorários irrisó-rios. O canal SOS Honorários é um serviço gratuito, oferecido no site da instituição, que pretende dar resposta imediata nos casos de violação e aviltamento dos valores pagos para os profissionais da classe.

Para Cláudio Lamachia, Mato Grosso do Sul é exemplo para o País. A iniciativa de lançar a campanha e compor as ações do Conselho Federal demonstra a preocupação dos advogados sul-mato-grossenses pela dignidade no exercício da profissão. “Aviltar os honorários é aviltar a cidadania. Quan-do se enfraquece o advogaQuan-do, estamos, na verdade, enfraquecendo a própria sociedade. Somos indispensáveis na administração da Justiça e na garantia da cidadania. Isso só se faz com um advogado valorizado”, aponta Lamachia.

A campanha nacional foi lançada no dia 3 de abril, com Lamachia na coordenação das atividades que devem ser realizadas em todo o Brasil. No lançamento em Campo Grande (MS), o vice-presidente anunciou, entre as medidas já conquistadas, a decisão da Cor-regedoria Nacional de Justiça de pagamento direto dos honorários aos advogados e não para o cliente, que até então recebia o va-lor e repassava ao profissional que defendeu sua causa. A determinação do corregedor, o ministro Francisco Falcão, foi anunciada ao

vAlOrIZAÇÃO

presidente nacional da OAB, e atende pleito do Conselho Federal.

O presidente da Comissão de Fiscaliza-ção de Honorários Advocatícios, Ricardo Trad Filho, à frente da campanha em MS defende a equiparação da fixação de hono-rários contratuais e sucumbenciais ao paga-mento de salários para a classe. “Nosso tra-balho é a defesa do patrimônio, da vida, da liberdade e da honra das pessoas e, por isso, nosso trabalho tem valor”, diz o advogado.

A cerimônia de lançamento em Campo Grande (MS) contou ainda com a presen-ça do conselheiro federal Carlos Marques, presidentes e membros das Comissões da OAB/MS, presidentes das Subseções do interior e diretoria da OAB/MS, composta pelo vice-presidente André Luis Xavier Ma-chado, o secretário-geral Denner de Barros e Mascarenhas Barbosa, o secretário-geral adjunto Jully Heyder da Cunha Souza e o di-retor tesoureiro Jayme Neves Neto.

Cláudio Lamachia, vice-presidente do Conselho Federal, na cerimônia de lançamento

(6)

OAB/MS entrega 249 carteiras no Estado em três meses

Somente nos três primeiros meses do ano, a OAB/MS entregou 249 carteiras profissionais em todo o Estado. Em Campo Grande foram 171 advogados que receberam o registro para atuação profissional. O presidente da Seccional, Júlio Cesar Souza Rodrigues, destaca a defesa incondicional pela liberdade do ser humano, pregada por Joaquim Nabuco, comparando essa missão com a do advogado de hoje. “Ele teve coragem para enfrentar o poder e defender os oprimidos. A Ordem se identifica com essa incumbência. Ser advogado é exercer uma ativi-dade missionária com pacto moral e institucio-nal pela defesa das pessoas”. Para ele, o novo ad-vogado deve manter a independência. “Procure exercer as atividades com ética e compromisso, mas sejam livres nessa jornada. A OAB sempre lutará pela liberdade de pensamento”, destaca.

Em fevereiro, a Seccional entregou a cartei-ra profissional ao advogado cego mais jovem do país, Bruno Duarte Mello, que perdeu a visão aos seis anos de idade. Exemplo de determina-ção e foco, ele conta que passou no Exame de Ordem no primeiro semestre de 2012, quando ainda estava no 9º período do curso - prazo

per-CArTEIrAS

Presidência da Ordem vai até os escritórios de advocacia

O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, está percorrendo os escri-tórios de advocacia de Campo Grande. A ação é inédita e será feita de forma aleatória, semanalmente, sem qualquer agendamento, durante toda a gestão. A intenção é fazer visita informal e cordial no maior número possível de escritórios para estreitar o diálogo e ouvir as principais reclamações e necessidades da classe.

“Em nome dos 11 mil advogados sul-ma-to-grossenses, verificamos a necessidade de

vISITA

O secretário-geral, Denner de Barros e Mascarenhas Barbosa, na cerimônia de entrega de carteiras

. . . .

OAB/MS leva ação contra dengue

ao comércio de Campo Grande

Para orientar os comerciantes e a população que circula no centro de Campo Grande (MS) sobre o combate à dengue, a OAB/MS levou, em março, um grupo de advogados pelas ruas. Foram mais de 60 profissionais que esclarece-ram sobre os direitos diante do não cumpri-mento de providências do poder público sobre as denúncias de focos do mosquito Aedes ae-gypti, transmissor da doença, que colocou Mato Grosso do Sul em primeiro lugar no ranking de registros de casos nos primeiros meses de 2013, com mais de 49 mil notificações. O objetivo da ação também foi de levar informação sobre os direitos dos pacientes sob suspeita da doença,

DEnGuE

como atendimento, diagnóstico e tratamento da dengue.

“A população precisa denunciar os focos e nosso papel é orientar quando essa denúncia não é atendida. Buscamos conscientizar a socie-dade que o dever de prevenção contra a doença é de todos nós, mas que a OAB atua, acima de

Grupo de advogados levou informação à população

tudo, como fiscalizadora frente ao não cumpri-mento das obrigações do poder público”, disse o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues.

A ação partiu de iniciativa da Comissão de Direito à Saúde da OAB/MS. “Todos nós pre-cisamos nos armar contra a dengue para não vi-vermos essa epidemia no próximo ano”, disse a presidente da Comissão, Flávia Proença.

Denúncia

Durante a mobilização, a OAB/MS identifi-cou um imóvel em situação de abandono, com mato crescente e lixo exposto. A Comissão pro-tocolou a denúncia do terreno, situado na rua Cândido Mariano, entre Treze de Maio e Quar-torze de Julho. A Prefeitura informou sobre as providências e a OAB/MS irá acompanhar o caso.

mitido para prestar a prova. O advogado expli-ca que sua trajetória não foi fácil e que contou com o apoio da família, principalmente da tia, a cirurgiã-dentista, Sonia Yara Mello, que o criou desde um ano de idade, e do pai, Osmar Felinto de Mello, que é deficiente auditivo. “Sou fruto do necessário apoio da minha família. Estudei com a ajuda da minha mãe (tia) que convertia os livros para braille e também usei programas de

voz do computador”, conta.

A carteira profissional é entregue somente àquele bacharel em Direito que teve aprovação no Exame de Ordem, realizado três vezes ao ano. Em Mato Grosso do Sul, no IX Exame, dos 2276 inscritos apenas 226 passaram na se-gunda fase, em resultado preliminar, o que re-presenta 9,9% de aprovação.

buscarmos uma administração descentraliza-da e queremos estar cadescentraliza-da vez mais perto dos advogados e das advogadas. Tivemos uma boa receptividade e isso mostra que os colegas an-seiam por essa aproximação”, diz o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar.

No interior, as visitas já vinham sendo fei-tas durante a realização da Caravana das Prer-rogativas. O objetivo é facilitar o acesso dos advogados à presidência e ampliar o diálogo e o debate com a classe. “Estando ao lado dos advogados, conseguiremos identificar quais as

suas necessidades emergenciais”, complemen-ta.

As prerrogativas dos advogados também são tratadas nas visitas, com informações so-bre os direitos do profissional e a importância da denúncia diante a violação do exercício da advocacia. A atuação da OAB/MS se estende, nesse caso, no acompanhamento e auxílio nos casos em que o advogado vivencie situações de impedimento ou constrangimento por parte de membros do judiciário, Ministério Público, ou qualquer instituição pública e privada.

(7)

OAB/MS e Ministério Público debatem

prerrogativas dos advogados

A valorização das prerrogativas dos advo-gados foi pauta de reunião em março entre a OAB/MS e o Ministério Público do Estado. O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar de Souza Rodrigues, levou ao procurador geral de Justiça, Humberto de Matos Brittes, as ações que a ins-tituição tem feito para garantir o exercício pleno dos advogados na defesa de seus jurisdicionados.

“A visita tem como objetivo a manutenção de uma relação harmoniosa entre a Ordem e o Ministério Público. Precisamos da adesão de todas as esferas do poder público e judiciário para garantir os direitos da classe”, disse Júlio

PrErrOGATIvAS

OAB/MS apura prisão

abusiva de advogados

A OAB/MS acompanha a apuração da prisão de um grupo de advogados de Navi-raí, realizada em março. A prisão teria sido feita sob acusação dos profissionais de fraude ao Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS). Segundo informações da Subseção de Naviraí, a prisão se deu de forma abusiva, sem acompanhamento de representante da Seccional ou da Subseção, e não obedeceu os critérios do estatuto da Ordem.

De acordo com o presidente da Comis-são de Defesa e Assistência das Prerrogativas (CDA) da OAB/MS, Marco Antônio Fer-reira Castello, a Polícia Federal fez busca e apreensão nos escritórios dos advogados. O presidente da Subseção de Naviraí, Emanuel Ricardo Marques, alega que só tomou ciência da ação após os policiais terem realizado as apreensões e prisões, em flagrante violação às prerrogativas e desobedecendo ao estabeleci-do na ordem judicial.

Outra irregularidade levantada pela OAB/ MS é de que a prisão de advogado só pode ser efetivada em Sala de Estado Maior e, na sua ausência, a prisão deve ser domiciliar. No caso, os policiais, após a prisão, recambiaram os advogados para a cidade de Dourados. A CDA, através da advogada Silmara Salamaia Hey Silva, fez requerimento ao Juiz Sérgio Bonachella para cumprir a ordem legal, de-terminando o cumprimento da prisão em regime domiciliar. Diante da recusa do pedi-do, a CDA entrou com recurso no Tribunal Regional Federal que foi negado e, com isso, a comissão entrou com recurso no Supremo Tribunal de Justiça.

ABuSO

Três lagoas sedia primeira Caravana das Prerrogativas

A cidade de Três Lagoas sediou a primei-ra Caprimei-ravana das Prerrogativas. A ação é uma iniciativa da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados (CDA) da OAB/MS e visa levar informação às autorida-des do interior sobre a importância da garantia do exercício pleno dos advogados e conscien-tizar a classe advocatícia para o registro de de-núncias de violação dos direitos profissionais.

O presidente da OAB/MS e membros da CDA visitaram o Poder Judiciário, a Polícia Civil da cidade e escritórios. O presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, res-saltou que a intenção é estar ao lado do advo-gado para defender seus interesses, desde que sejam cumpridos seus deveres. “Os

profis-PrErrOGATIvAS

sionais do Estado precisam saber que têm o apoio da Ordem e da CDA para os amparar. A caravana também tem o papel de despertar nas autoridades esse compromisso de respeito à classe advocatícia”.

Ao final do dia, foi realizada palestra aber-ta a profissionais e estudantes. “A leitura do estatuto da Ordem é necessária para todo ad-vogado. Conhecer as legislações e doutrinas dos tribunais de Justiça e órgãos competentes é fundamental porque muitas vezes o profis-sional desconhece suas prerrogativas”, disse o membro da CDA e palestrante Rodrigo Cor-rea do Couto.

A caravana contou com a participação do presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, do presidente da Subseção de Três Lagoas, Luiz Henrique de Lima Gusmão, do diretor tesoureiro da OAB/MS, Jayme Ne-ves Neto e da secretária geral da Comissão de Defesa e Assistência das Prerrogativas dos Advogados (CDA), Carolyne Garcia Terra Dittmar Duarte.

Poder Judiciário e Polícia Civil

Na Justiça Federal, o presidente da OAB/ MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, foi recebido Cesar. O procurador geral anunciou apoio à campanha de valorização das prerrogativas.

No encontro, também foram debatidas a legalidade da contratação de escritórios de ad-vocacia por parte de prefeituras do Estado e a PEC 37/2011, proposta de emenda que pre-tende retirar poderes investigatórios do Minis-tério Público e estabelecer a exclusividade da investigação criminal para a Polícia Civil e Fe-deral. O presidente da OAB/MS também foi recebido pelo promotor de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, chefe de gabinete da Procuradoria Geral de Justiça.

pelo juiz Gustavo Catunda Mendes. “A valori-zação das prerrogativas é necessária para atua-ção do advogado e garante o respeito da Justiça para esses profissionais. Aqui em Três Lagoas, por exemplo, estamos de portas abertas para recebê-los, sem restrições”, disse Gustavo. A caravana visitou também a Delegacia da Polí-cia Civil. “O advogado precisa ser reconhecido para que a sociedade tenha sempre o amparo desse profissional”, disse o delegado Vitor José Fernandes Lopes. No Fórum da Justiça Co-mum, a caravana foi recebida pela juíza e di-retora do Fórum Janine Rodrigues de Oliveira Trindade. Em seguida, o presidente da OAB/ MS, Júlio Cesar, seguiu para o Fórum da Jus-tiça do Trabalho, onde se reuniu com o juiz Marco Antonio de Freitas, diretor do Fórum, e os juizes José Luciano Leonel e Tomas Baw-den. “Em todas as reuniões, houve manifesta-ção de apoio à campanha”, relata Júlio Cesar.

. . . .

Palestra orienta quanto às prerrogativas dos advogados

(8)

As principais conquistas e os desafios de uma gestão que completa 100

dias estão nesta entrevista com o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza

Rodrigues. Em seu depoimento, Júlio Cesar fala dos avanços e aponta o

caminho que a presidência deve seguir nos próximos meses. Confira, na

íntegra, a entrevista exclusiva concedida ao Jornal Mais OAB.

Falando que o ritmo não foi quebrado, o senhor acredita que já pode falar de avan-ços com tão pouco tempo de gestão?

Com certeza podemos contabilizar avanços. Nosso Colégio de Presidentes tem sido extrema-mente produtivo. Fizemos uma reunião com a participação massiva. Angariamos sugestões que impactam principalmente na gestão do Poder Judiciário e na prestação jurisdicional em Mato Grosso do Sul. Com isso fizemos diversas indicações ao Tribunal de Justiça e assumi-mos o papel de provocar essas melhorias. Assim podemos pensar na advocacia como um todo, desde a menor Subseção até a Ca-pital. Estamos ampliando todos os canais de discussão e encaminhamento, queremos estar presentes em todas as reivindicações dos advogados, por isso precisamos ouvir o que os colegas têm a dizer. Isso tem sido nossa postura desde o primeiro dia, dialogar e estar perto dos advogados. Estamos traba-lhando para valorizar, cada vez mais, nossa

profissão. Para isso, precisamos alterar algu-mas situações que já se perpetuam. Como eu disse na posse da atual diretoria do TJ, o advogado está cansado de aguardar meses pela expedição de um simples alvará, não aguenta mais ficar em filas para ser atendido nos cartórios, não suporta mais esperar anos no aguardo de uma sentença de mérito. Al-gumas varas e cartórios têm a responsabili-dade da tramitação de mais de cinco mil fei-tos. Os advogados não suportam mais não serem atendidos por alguns magistrados, já que isso é obrigação legal, prerrogativa sine qua non de nossa profissão. Isso sem falar dos honorários sucumbenciais arbitrados fora dos parâmetros legais. Essas são situ-ações que enfrentamos no cotidiano e que exaure a categoria como um todo, inclusive a sociedade que depende de nosso trabalho. A Ordem está atenta e trabalhando com fir-meza em reduzir todo este desgaste.

100 dias

EnTrEvISTA

Dr. Júlio Cesar, o senhor está comple-tando 100 dias de gestão. Após esse pri-meiro período é possível afirmar que os desafios encontrados eram os esperados?

Completamente. Eu estava bastante se-guro do que iria encontrar à frente da OAB/ MS. Fizemos uma discussão, durante o perí-odo da campanha, focada fundamentalmente na realidade, tínhamos total ciência dos fatos e das necessidades da advocacia. Eu já vinha da experiência da vice-presidência, junto com demais colegas que também haviam partici-pado da gestão anterior. Isso foi fundamental para que a gente não paralisasse nada. Segui-mos num bom ritmo desde a posse. Claro que tivemos algumas adaptações: nas comissões, na comunicação, nas Subseções com os novos presidentes. Tivemos aquele momento de par-ticipar das posses no interior, mas mesmo aí já iniciamos uma aproximação com cada uma das subseções e a expectativa é de um trabalho cada vez mais estreito e com grande sinergia.

“os advogados estão cansados de aguardar meses pela expedição de um simples alvará, não aguentam mais ficar em filas para ser atendidos nos cartórios, não suportam mais esperar anos no aguardo de uma sentença de mérito. Os advogados não suportam mais não serem atendidos por alguns magistrados, já que isso é obrigação legal, prerrogativa sine qua non de nossa profissão. Isso sem falar dos honorários sucumbenciais arbitrados fora dos parâmetros legais”

(9)

Parece que esse discurso encontrou eco no TJ/MS. Pela primeira vez, um presi-dente do Tribunal esteve na sede da Or-dem para conversar com a Advocacia. O senhor considera isso um avanço?

Isso foi um feito inédito. Nunca um pre-sidente de Tribunal havia estado na Casa da Advocacia, por mais de três horas, para ou-vir o que temos a dizer, para colher suges-tões. Avalio como uma sinalização de von-tade de solucionar questões que hoje são um entrave para toda a prestação jurisdicional. Chamamos os advogados e tivemos auditó-rio cheio para falar diretamente à diretoria do TJ nossas reivindicações. Agora vamos acompanhar e cobrar que os avanços sejam efetivamente estabelecidos. Acredito que esse encontro, além da importância por si só, tenha também outro grande significado. É a realização do que afirmamos aos advo-gados de como seria a nossa administração. Dissemos que iríamos oportunizar a partici-pação de todos e é o que estamos fazendo, dissemos que iríamos enfrentar diariamente as dificuldades da advocacia e estamos fir-mes nesse propósito. Não há um dia que não estejamos em alerta e sabemos que os frutos logo serão colhidos.

O senhor apresentou 72 propostas para a gestão 2013-2015 e recebeu algumas crí-ticas. Agora, na prática, o senhor acredi-ta que será viável a implanacredi-tação de acredi-tanacredi-tas ações?

Não tenho dúvida nenhuma. Como já disse, sabíamos exatamente o que a advo-cacia precisava e estamos com metas de im-plantação para cada uma delas. Pelo menos 20 já foram implantadas nesses primeiros 100 dias de gestão, uma das que priorizamos foi a Caravana das Prerrogativas, fizemos a primeira logo no segundo mês de mandato, já que precisamos que cada um dos advoga-dos entenda, definitivamente, seus direitos profissionais e não aceite em hipótese ne-nhuma que eles sejam feridos em detrimento de toda a categoria de toda a cidadania. As-sim fomos a Três Lagoas e, recentemente em Dourados, iremos pessoalmente a todas as subseções acompanhando a CDA, discutin-do nossas prerrogativas que são a base para a valorização profissional.

Outra importante ação foi o lançamento da Campanha “OAB/MS na luta por Hono-rários Advocatícios mais Justos”. O coorde-nador nacional da campanha e vice-presiden-te do Conselho Federal, nosso colega Cláudio Pacheco Prates Lamachia, veio pessoalmente fazer o lançamento e nos parabenizou pela iniciativa. Saímos na frente e lançamos um canal de denúncia, o ‘SOS Honorários’. Isso demonstra que estamos em sintonia com as lutas constantes da advocacia.

Nessas ações e mesmo em outras, temos uma atuação alinhada com os colegas da Di-retoria Executiva que também estão

empe-nhados. Meus colegas André Xavier, Denner Mascarenhas Barbosa, Jully Heyder Cunha e Jayme Neves Neto estão demonstrando na prá-tica o que esperávamos deles: dedicação e extre-mo comprometimento com a advocacia. Sem falar das comissões que dão capilaridade às nossas ações. Nossa gestão é uma gestão plural, de muitos. Eu vou capitaneando um grupo de homens e mulheres que sabem onde a Ordem precisa estar.

Estamos protagonizando inclusive ações ligadas à sociedade como um todo como a questão da dengue que assola Campo Grande e todo o Mato Grosso do Sul. Estamos usando a força da Ordem para informar a população

so-permanente da Corregedoria da OAB/MS para garantir agilidade na tramitação dos processos administrativos na entidade.

Temos alguns benefícios que pretendemos ofertar aos advogados como a manutenção da anuidade progressiva sem contrapartida, a criação do programa de Anuidade Regressiva e a viabilização de uma linha de crédito para o novo advogado, com a finalidade de aquisi-ção de móveis e materiais de escritório. Ainda teremos a finalização da entrega do prédio da ESA, agora equipado com aparelhos moder-nos e recursos audiovisuais que vão agregar na transmissão do conhecimento que o advogado precisa, e a criação de um sistema para que os

bre os canais de denúncia de falta de assistência. Precisamos provocar a sociedade para que esta busque seus direitos e os advogados são agentes nesse processo. A ESA/MS e a CAA/MS sob o comando das minhas companheiras de gestão, as colegas Rachel Magrini e Solange Bonatti, estão ampliando estas discussões nos eventos do Café Jurídico que ocorre uma vez por mês. Já falamos sobre segurança na diversão notur-na, já discutimos sobre o papel da mulher no poder. Assim, com diálogo e debates, uma a uma nossas propostas serão implantadas.

O senhor pode adiantar alguma ação que ainda está sendo elaborada e será coloca-da em ancoloca-damento nos próximos meses?

Sim, claro. São vinte as propostas que traba-lharemos e podemos citar, entre as principais, a criação da Comissão Permanente de Combate à Corrupção que irá encabeçar, no próximo se-mestre, a Marcha contra a Corrupção, e o lança-mento, em junho, da campanha de valorização do advogado perante a sociedade. Também va-mos postular, junto ao TRF, a criação de uma Turma Julgadora dos recursos e processos no nosso Estado, nos moldes do que já tem no Jui-zado Especial Federal. Na nossa Seccional, da-remos continuidade na implantação do progra-ma de Qualidade e queremos progra-manter vigilância

advogados possam obter certidão negativa de débito e de processos éticos pela internet junto à OAB.

Iremos, ainda, lutar pela extinção do jus postulandi na Justiça do Trabalho e reivindi-car ao TRT da 24ª Região que normatize os procedimentos da execução, nos termos da lei, determinando a aplicação dos mesmos por to-dos os juízes, como forma de levar segurança jurídica aos jurisdicionados. Nossa atuação será focada ainda na fiscalização da qualidade de ensino dos cursos jurídicos no Estado. Em ju-nho, realizaremos o primeiro encontro com to-das as universidades para tratar to-das normativas apontadas pelo acordo entre MEC e OAB, bem como as novas regras para realização de vesti-bulares para os cursos de Direito. Buscaremos a criação de um corpo permanente de professo-res voluntários visando à viabilização de cursos de extensão e qualificação dos advogados.

Aproveito ainda para deixar uma mensagem aos meus colegas. Tenham a certeza de que, juntamente com a Diretoria e com o Conselho Estadual, lutaremos sempre para construirmos com firmeza, sensatez, temperança, urbanidade e diálogo, uma ponte com a sociedade e com o judiciário, contribuindo para uma advocacia sul-mato-grossense de vanguarda e contempo-rânea, comprometida, sobretudo, com a conso-lidação da democracia.

(10)

Adequações ao Código Florestal são debatidas em Jardim

Mais de 200 pessoas incluindo advogados, produtores rurais, engenheiros e estudan-tes participaram da palestra sobre o Código Florestal atualizado, em Jardim. A cidade foi a primeira do Estado a receber o programa “ESA vai ao interior”, feito pela atual gestão.

Um dos temas abordados foi o Cadastro Ambiental Rural (CAR), inscrição obrigatória para os produtores rurais e que ajudará os ór-gãos ambientais no mapeamento da situação ambiental em todo o Estado. “O evento su-perou nossas expectativas com a participação em peso não só de advogados como da socie-dade em geral. Existiam muitas dúvidas so-bre a mudança do Código Florestal e foi uma grande oportunidade para esclarecê-las”, ex-plica a advogada e coordenadora regional da ESA/MS, Aida Escudero Leite.

A subseção de Jardim, que abrange ainda os municípios de Porto Murtinho, Nioaque e Guia Lopes da Laguna, conta com 78 advo-gados. De acordo com a presidente da Subse-ção de Jardim, Daniela Peixoto Coinete, por conta das características ambientais da região, é natural que haja mais demandas em Direi-to Ambiental para os profissionais daquelas

Café Jurídico abrange temas de interesse

social e amplia discussões com a sociedade

A participação da mulher nas esferas de poder e as medidas de segurança na diver-são noturna foram os temas dos dois even-tos de Café Jurídico organizado pela ESA/ MS e pela CAA/MS, com o apoio da OAB, na sede em Campo Grande. Os eventos estão sendo realizados no segundo sábado de cada mês e é aberto ao público, sempre com temas que estejam em voga na sociedade. Assim, em fevereiro, a tragédia de Santa Maria alterou a agenda preestabelecida e impulsionou a orga-nização do evento a discutir o assunto com

demais setores do segmento, uma vez que a Ordem ocupa a posição de vigilante da so-ciedade.

Segundo a diretora-geral da ESA/MS, advogada Rachel Magrini, que coordenou os debates, as discussões são fundamentais para ouvir os diversos aspectos relacionados com a segurança das casas noturnas para compre-ender os entraves e auxiliar nas melhorias. “Precisamos analisar a situação atual e pro-por alterações, mas principalmente acompa-nhar de perto a aplicação e o cumprimento das leis”, enfatizou.

Participaram da reunião membros do Conselho Regional de Engenharia e Agro-nomia (Crea-MS), Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU/MS), Ministério Público do Trabalho, Associação Brasileira de Bares e Boates (Abrasel/MS), Câmara Municipal de Campo Grande, Corpo de Bombeiros e representantes de proprietários de casas no-turnas.

O segundo Café Jurídico reuniu represen-tantes da luta pela conquista dos direitos da mulher. A organização de evento convidou a doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP), Zaira de Andrade Lopes, para falar sobre “Participações das Mulheres nos Espaços de Poder”, ressaltando que elas

representam menos de 20% dos cargos de maior nível hierárquico no poder legislativo e executivo.

Segundo Zaira Lopes, a questão é cultural. As mulheres não são educadas para assumir posição de mando. “Mesmo que as mulheres tenham um nível de escolaridade superior ao dos homens, ainda ocupam cargos subordi-nados e salários menores”, afirma.

Para a desembargadora Maria Isabel de Matos Rocha, que também participou do evento, ainda há dificuldade no acesso aos cargos mais relevantes no poder. “São espa-ços mais hostis e reservados, que não há a ambiência familiar que a mulher ainda bus-ca”, diz Maria Isabel que é a quarta mulher a fazer parte da mais alta corte do judiciário de Mato Grosso do Sul.

Na OAB/MS, dos 10.831 mil profissio-nais ativos, as mulheres representam 42,6%. Nos cursos de Direito, a igualdade é maior: homens e mulheres dividem os espaços pro-porcionalmente.

Também participaram da mesa de de-bates a vereadora de Campo Grande, Luiza Ribeiro, a presidente da ABMCJ e membro da Comissão da Mulher Advogada, Luciana Branco Vieira, e a vice-presidente da CAA/ MS, Regina Iara Ayub Bezerra.

comarcas. “Esse projeto tem um grande dife-rencial, é democrático, pois além de prestigiar os advogados do interior também proporcio-na conhecimento aos interessados pelo assun-to”, ressaltou.

A palestrante, advogada, mestre e douto-randa de Direito na Universidade Gama Fi-lho, Giselle Marques, destacou a importância da população de Jardim em se interessar pelo assunto. “Acredito que irá contribuir para uma nova consciência ambiental não só para os advogados, mas para toda sociedade. Está aberto um novo mercado para os advogados, que vão auxiliar os produtores rurais em relação à regularização de suas atividades”, afirma.

Para a diretora-geral da ESA/MS, Rachel Magrini, a prioridade do programa é expan-dir a rede de informações que dispõe. “Va-mos permitir que os profissionais do interior tenham mais acesso ao conhecimento que a ESA/MS difunde”, explica. Conforme ela, a meta para este ano é aumentar o número de cidades atendidas pelo projeto, o que vai am-pliar a quantidade de profissionais atendidos. Também participaram do evento o secre-tário-adjunto da ESA/MS, Ademar Amanio,

o conselheiro da OAB/MS, Sidnei Escudero Pereira, vice-prefeito de Jardim, Ernei Barbo-sa, vereador do município, Guilherme Mon-teiro, e representantes da Polícia Florestal, Militar e do Exército.

CAFé JuríDICO

...

CóDIGO FlOrESTAl

Evento reuniu mais de 200 pessoas

O evento, que é realizado mensalmente, debate assuntos relevantes e aponta soluções de cada tema discutido

(11)

Diretoria da OAB/MS acompanha solicitações de Três lagoas e Amambai

Representantes do Poder Judiciário e Legislativo de Três Lagoas e da OAB/MS estiveram em março no Tribunal de Justi-ça de Mato Grosso do Sul para formalizar a solicitação de elevação da Comarca de Três Lagoas, que é de Segunda Entrância, para Entrância Especial. O pedido foi feito ao presidente do TJ/MS, Joenildo Chaves, pela prefeita da cidade, Márcia Moura, pelo pre-sidente da 2ª Subseção de Três Lagoas, Luiz Henrique de Lima Gusmão, pelo vice-presi-dente da OAB/MS, André Luis Xavier Ma-chado, e pelo diretor tesoureiro da OAB/ MS, Jayme Neves Neto, e acompanhado por juízes, promotores, defensores públicos e delegados.

“Mais de 50% da exportação de celulo-se sai de Três Lagoas. Um município que cresce rápido e tem peso na economia de todo o Estado precisa de respaldo do poder judiciário para oferecer segurança aos seus moradores e investidores”, disse a prefeita Márcia. Para o vice-presidente da OAB/MS, a transformação irá promover maior celeri-dade na justiça da região. “Todo progresso precisa de amparo jurídico para crescer em bases mais sólidas. Nosso papel é colaborar com o desenvolvimento da cidade e buscar a garantia dos direitos da população”, diz André.

O presidente da Subseção de Três Lagoas explica que a atual organização judiciária da Comarca de Três Lagoas conta com oito varas, com uma nona a ser instalada nos próximos meses. “A Justiça deve evoluir junto com o crescimento da cidade”, diz Gusmão. Ape-nas as cidades de Campo Grande e Dourados possuem Comarca de Entrância Especial. Em outros estados, o número de comarcas dessa categoria são superiores. No estado de São Paulo, são 30. Em Minas Gerais, 18 e no esta-do vizinho, Mato Grosso, são três.

Em Amambai, a solicitação é para cria-ção da 3ª Vara da Comarca do município. A

SOlICITAÇõES

Comarca de Amambai, que agrega a cidade de Coronel Sapucaia, atende cerca de 48 mil habitantes e conta apenas com duas varas de competência mista, que registra, atualmente, mais de 9 mil processos judiciais. O pedido para criação da 3ª Vara tem como objetivo, nesse sentido, de agilizar o grande acúmulo de processos, principalmente em razão das prisões em flagrante feitas na região de fron-teira. A solicitação foi feita pela OAB/MS e a 10ª Subseção da OAB/MS de Amambai .

“Por se tratar de uma região de fronteira seca, há um grande registro de inquéritos e procedimentos. Nesse sentido, a criação de mais uma vara irá desafogar a Justiça local e acelerar o julgamento dos processos”, ana-lisa o vice-presidente da OAB/MS, André Xavier. Para o presidente da Subseção de Amambai, André Vicentim Ferreira, a cria-ção da terceira vara irá beneficiar todos os jurisdicionados da região. “Quem ganha é a sociedade que terá mais celeridade”, diz.

O presidente do TJ/MS, Joenildo Cha-ves, afirmou que está realizando levanta-mento da situação de atendilevanta-mento em todos

Seccional investe

na modernização

da tecnologia de

informática

A OAB/MS iniciou o ano de 2013 com a meta de modernizar o sistema de infor-mática da Seccional, em Campo Grande, e ampliar serviços de reestruturação dos

equi-rEFOrMulAÇAO InFOrMÁTICA

os municípios, mas que irá analisar a solicita-ção de Amambai. “Somos referência frente a outras regiões do País, mas entendemos que todo nosso Estado precisa de maior estrutu-ra”, apontou. O desembargador lembrou de sua atuação no município, há 31 anos. “Na-quela época, tínhamos mais de 1.800 pro-cessos em julgamento e apenas uma Vara. Caminhamos para a evolução constante”, disse Joenildo.

trutura adequada para facilitar os processos eletrônicos. Quanto ao novo site, além de destinar espaços para divulgação dos tra-balhos das comissões, outros serviços serão disponiblizados, como o banco de currícu-los, um canal para ampliar a oferta de tra-balho, servindo de busca aos escritórios que estejam necessitando preencher vagas.

Em relação ao site, entre as funcionali-dades que estão sendo trabalhadas ainda no primeiro semestre, está a destinação de es-paços para divulgação dos trabalhos das Co-missões. “Teremos links específicos para di-vulgação da composição das comissões, das atas, dos eventos e, dessa forma, facilitar a disposição de informações pontuais de cada área de atuação”, complementa Denner. pamentos no interior. Além disso, a Ordem

trabalha na reformulação do site institucio-nal com a ampliação dos serviços ofertados aos advogados e a sociedade.

“Essas melhorias buscam facilitar a vida do advogado que precisa de informação pontual, rápida e acessível. Nosso trabalho também contempla necessidade da atualizar o conhecimento dos nossos colaboradores e por isso buscamos melhorar a estrutura físi-ca da Seccional”, diz o secrretário geral da OAB/MS, Denner de Barros e Mascarenhas Barbosa. A reestrutução física visa também promover maior segurança de dados.

No interior, a OAB/MS dá continuidade a troca de equipamentos visando atender à necessidade de oferecer aos advogados

es-OAB/MS acompanhou solicitações ao TJ/MS

“Nosso papel é colaborar com o desenvolvimento da cidade e buscar a garantia dos direitos da população”, diz André

(12)

Caixa de Assistência promove eventos do Mês da Mulher

A Caixa de Assistência dos Advogados promoveu, em março, o Mês da Mulher. A programação “Mulher, a estrela é você” teve palestras, bazar cultural, desfile e ser-viços de beleza e bem-estar, do dia 18 a 22 de março.

“Os eventos do Mês da Mulher foram elaborados para atender as advogadas e mulheres contemporâneas, principalmen-te por conta de sua rotina”, explica Solan-ge Bonatti, presidente da CAA/MS.

As advogadas puderam escolher ser-viços como cursos de automaquiagem, design de sobrancelha, salão de beleza e ainda fotos em estúdio. No dia 21, foi a vez de um desfile, onde as modelos na pas-sarela eram advogadas.

De acordo com a secretária-adjunta da CAA/MS e organizadora dos eventos, Ja-nete Galando Gonçalves, o desfile foi um sucesso: “Agradecemos a participação das nossas colegas e modelos e a presença de todos que prestigiaram o evento, que é para todas as mulheres”, comenta.

Juntamente com a ESA/MS, também foram oferecidas palestras sobre diversos temas, como saúde, direitos femininos e o papel da mulher na sociedade moder-na. O filme “A Condenação”, que trata da jornada de uma mulher que abre mão de sua vida pessoal por conta de uma prisão indevida, foi apresentado como tema de debates no “ESA Cine”.

“A CAA/MS se preocupou em criar uma programação para agradar ao público feminino, colando à disposição das advo-gadas diversos serviços gratuitos e para garantir a saúde e bem-estar, essenciais para uma vida agradável”, ressalta Solange Bonatti.

MêS DA MulhEr

Advogado, conheça a Livraria e a Farmácia da CAA/MS

Preços e descontos especiais

MATO GROSSO DO SUL

ORDEM DOS ADVOGADOS D

O BRASIL

CAA

...

Palestra com Cleusa Casarotto Palestra com Iluska Bastos

(13)

Seccional de MS apresenta

demandas ao TrF3

A criação de Varas Federais nas cida-des de Mundo Novo, Nova Andradina, Jardim, Paranaíba e Campo Grande e a implantação da Câmara Recursal Regional são apontadas pela OAB/MS como uma das medidas para contribuir na melhoria da prestação de serviços no Estado. A so-licitação foi feita em fevereiro pelo presi-dente da Seccional, Júlio Cesar Souza Ro-drigues, ao Tribunal Regional Federal da 3ª Região, em São Paulo (SP).

Outras pleitos apontados foram a cria-ção de mais uma unidade da Vara do Juiza-do Especial Federal e de Turma Recursal, ambas na Subseção Judiciária de Campo Grande. “Pedimos, também, agilidade no agendamento de perícias no Juizado, bem como mais atenção à remuneração dos peritos”, complementa o presidente da OAB/MS.

Para auxiliar no atendimento das cria-ções das Varas em Mato Grosso do Sul, que precisam ser aprovadas no Conselho da Justiça Federal e Congresso Nacional,

DEMAnDAS

OAB/MS instala sala

dos advogados no TrT

Advogados de Campo Grande e de todo o Estado passam a contar com mais um es-paço para agilizar as atividades dos profis-sionais. Trata-se da nova sala dos advogados instalada na sede do Tribunal Regional do Trabalho (TRT24), a 12ª Sala do Advogado da Capital. O espaço oferece aos advogados infraetrutura que colabora com a agilidade no andamento dos processos. A sala conta com dois computadores novos com internet, fotocopiadora, fax e impressora. O horário de atendimento é das 12h às 18h.

A sede do TRT fica localizada na Rua Delegado Carlos Roberto Bastos, nº 208, Parque dos Poderes - ao lado do prédio da Justiça Federal.

MElhOrIAS

Confirmação do CnJ

suspende cobrança das

salas dos advogados

A confirmação do Conselho Nacio-nal de Justiça (CNJ) feita em março para restabelecer a cessão gratuita das salas dos advogados nos fóruns e tribunais da Justiça Trabalhista é uma grande vitória da Ordem dos Advogados em todo país. A solicitação para suspensão da cobrança foi reforçada pelo presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Rodrigues, junto ao presidente do Conselho Federal da Ordem, Marcos Vinícius Furtado Coêlho. “Esse era um pleito de todas as seccionais e a confirma-ção da suspensão da cobrança é uma gran-de vitória principalmente porque garante o acesso democrático dos nossos profis-sionais para o exercício de sua profissão e na prestação de importantes serviços pú-blicos”, analisa Júlio Cesar.

O Conselho Nacional de Justiça con-firmou a liminar concedida em fevereiro, pelo Tribunal Superior do Trabalho, sus-pendendo a cobrança de taxa de manuten-ção, conservação e vigilância das salas da OAB cedidas na Justiça do Trabalho. A confirmação foi dada pelo ministro Carlos Alberto Reis de Paula.

COBrAnÇA

a Seccional de MS vai convidar a bancada federal do Estado para a próxima reunião do TRF3. “Com o apoio dos nossos depu-tados e senadores, esperamos conquistar essas importantes implantações que vão auxiliar a advocacia e os jurisdicionados”, finaliza Júlio Cesar.

No ofício entregue ao desembargador federal Newton de Lucca, a OAB/MS sinaliza ainda a necessidade de revoga-ção da Portaria nº 8/2012/JEF23/SEJF, do Juizado Especial Federal de Doura-dos, que obriga o advogado a autenticar todas as cópias da ação a ser distribuída; revogação parcial da Portaria número T3--POR-2012/00036 que dispõe sobre o cadastro de advogados para sustentação oral nas sessões de julgamento da Turma Recursal com até 24 horas de antecedên-cia; revogação do art. 43, parágrafos 1 e 2 da Portaria número 10/2009, da 1ª Vara Federal de Três Lagoas, que impede os advogados sem procuração de fazer carga rápida dos autos para extração de cópias.

Cerimônia de entrega da sala dos advogados

Seccional investe em

programa de qualidade

Com o objetivo de melhorar o atendi-mento oferecido aos advogados em Campo Grande e no interior do Estado, a OAB/ MS está investindo na implantação de um programa de qualidade na Seccional com ações que vão se estender às Subseções e salas dos advogados. Dentre as medidas está a aplicação de treinamento de atendi-mento e de noções administrativas.

“O funcionário é a porta de entrada do advogado na instituição. A força de tra-balho precisa estar afinada com o papel da Ordem. A OAB tem, nacionalmente, credibilidade na sociedade e precisamos constatemente buscar a excelência na ofer-ta de nossos serviços”, diz o secretário-ge-ral adjunto, Jully Heyder da Cunha Souza

No início de abril, a OAB/MS promo-veu, em Campo Grande, curso de aten-dimento de qualidade, desenvolvido pelo Senac, para os funcionários da capital e das Subseções do interior. Também foi elaborado treinamento com noções admi-nistrativas. Outra medida foi a reformula-ção da resolureformula-ção 20/2010, que passa a ser 17/2013. A resolução trata da padroniza-çao de atendimento das salas dos advoga-dos em todo o Estado.

Ainda no primeiro semestre, a Seccio-nal lança o caSeccio-nal Controle de Qualidade para registro de reclamações de atendi-mento e de serviços. “Todas essas medidas visam prepapar ainda mais nossos funcio-nários para atender a classe advocatícia”, complementa Jully. O canal disponibiliza o e-mail controledequalidade@oabms. org.br e o telefone (67) 3318-4721.

rEFOrMulAÇAO InFOrMÁTICA

Jully Heyder, secretário-geral adjunto da OAB/MS

(14)

Posse histórica e

planos de atuação

Foram empossados, em janeiro, os presidentes e membros das 46 comissões da OAB/MS. São mais de 430 advogados nomeados, o maior número já visto em uma gestão da instituição do Estado. A solenidade foi realizada no auditório da entidade, em Campo Grande (MS). Fa-zem parte dos trabalhos das comissões a elaboração de pareceres, a promoção de pesquisas e eventos que estimulem o estudo e a defesa dos temas de interesse da sua área de atuação.

Em fevereiro, as comissões estabele-ceram prazo para apresentação das pro-postas de atuação para 2013. A data de entrega dos planos de ação ficou fixada para 23 de maio. A maior parte das Co-missões já está trabalhando na proposi-ção das metas de trabalho.

COMISSõES

Melhoria salarial e

estrutura de trabalho é

foco da advocacia pública

A valorização salarial e busca por me-lhorias na estrutura oferecida aos advo-gados públicos, profissionais que atuam diretamente na execução de trabalhos ou na fiscalização da administração pú-blica, estão entre as principais metas da Comissão do Advogado Público. A Co-missão pretende também realizar ação de divulgação, principalmente à sociedade civil, sobre a relevância do trabalho do advogado público. A luta pelo respeito às prerrogativas e a observância da dig-nidade profissional da Advocacia Públi-ca, bem como o apoio às emendas cons-titucionais, que tramitam no Congresso Nacional, em benefício da carreira na Advocacia Pública são outras metas da Comissão. Outra proposta é divulgar, principalmente à sociedade civil, a rele-vância do trabalho do advogado público.

Desde fevereiro está aprovada a reso-lução que torna permanente a Comissão do Advogado Público. O requerimento foi proposto por Nilton Kiyoshi Ku-rashi, que é presidente da Comissão e membro da Comissão Nacional do Ad-vogado Público. Segundo Niton, somen-te em Mato Grosso do Sul são mais de 400 profissionais ingressados na advo-cacia pública.

COMISSõES

Assessoramento

legislativo fará reuniões

com deputados e

vereadores

A Comissão de Assessoramento Le-gislativo (CAL) fará uma programação de agendas junto à Assembleia Legislati-va e as Câmaras de Vereadores da Capital e municípios do interior para estabelecer uma cooperação mútua na atuação dos trabalhos. “Temos a intenção de acom-panhar Projetos de Lei em andamento e também encaminhar sugestões, auxi-liando também os trabalhos de demais comissões da Ordem”, afirma a presi-dente Carolyne Dittmar.

COMISSõES

Comissões querem

fim de atermação na

Justiça do Trabalho

Uma das propostas da Comissão de Fiscalização de Honorários Advocatí-cios e da Comissão dos Advogados Tra-balhistas é acabar com a atermação na Justiça do Trabalho. A atermação é um dispositivo que desampara o trabalhador quando eventualmente necessita de re-correr à via judicial, já que dispensa a presença de um advogado. “Essa gestão vai notabilizar pelo fim da atermação, que é a possibilidade da pessoa recla-mar sem a presença de um profissional do Direito”, explica o presidente da Co-missão de Fiscalização de Honorários Advocatícios, Ricardo Trad Filho. Para o presidente da Comissão de Advogados Trabalhistas, Mário Cesar Domingos, somente o advogado tem a capacidade de representar um cidadão perante a Justiça. “O cidadão precisa de um pro-fissional que é amparado por lei para representá-lo. Essa é a forma de garan-tir o cumprimento de seus direitos”, diz Mário Cesar.

COMISSõES

MS terá revista científica e

prêmio para pesquisas de

modernização da Justiça

A revista Direito em Foco sofrerá ajustes para que a publicação torne-se científica. A Comissão de Ensino Jurí-dico está fazendo levantamento sobre os critérios necessários para que a edi-ção seja qualificada como científica. A revista Direito em Foco foi lançada no início de 2012, com distribuição gratuita aos advogados sul-mato-grossenses. O presidente da Comissão de Ensino Ju-rídico, Cláudio Guimarães, explica que outra meta é a criação de uma premiação voltada para professores, acadêmicos e profissionais para o reconhecimento de projetos de pesquisa voltados à moder-nização da Justiça sul-mato-grossense.

A Comissão pretende ainda realizar um Simpósio de Ensino Jurídico, em parceria com a Escola Superior de Advo-cacia (ESA/MS), que deve ser realizado no segundo semestre.

COMISSõES

Comissão de defesa da

criança e adolescente

define metas para 2013

O atendimento aos casos de violência contra menores de idade, de forma a au-xiliar a justiça para dar celeridade na pu-nição dos infratores foi definida como a prioridade de ação da Comissão de De-fesa da Criança e Adolescente (CDCA). Os membros da Comissão farão visitas periódicas a casas de guarda e perma-nência de menores, para orientação jurí-dica dos administradores e dos menores. As medidas foram elencadas no plano de ação da Comissão para este ano.

COMISSõES

Comissão de Meio

Ambiente leva informação

para futuros biólogos

A Comissão de Meio Ambiente (Co-mam) apresentou para acadêmicos do curso de Ciências Biológicas da Univer-sidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), a palestra “A importância do profissional biólogo no Direito Ambien-tal: aspectos práticos”. De acordo com a presidente da Comam, Helena Clara Kaplan, foram abordados temas como licenciamento e perícia ambiental, ética profissional, assistência de acusação ou defesa. “Trata-se de uma orientação aos futuros biólogos a fim de inseri-los na área jurídica”, explica.

A Comissão participou ainda da reu-nião sobre as diretrizes para a 5ª Confe-rência da Cidade de Campo Grande, no Instituto Municipal de Planejamento Ur-bano (Planurb). A Conferência, que será realizada ainda em 2013, tem por obje-tivo propor a interlocução entre autori-dades e gestores públicos sobre assuntos relacionados à Política Nacional, Esta-dual e Municipal de Desenvolvimento Urbano.

COMISSõES

. . . .

. . . .

(15)

Advogados criminalistas contam

com amparo de Comissão

O respeito às prerrogativas no exer-cício profissional é a principal meta da Comissão dos Advogados Criminalis-tas. Os membros da comissão defini-ram plano de ação que prevê atuação em conjunto com outras comissões da Ordem. De acordo com o presidente da Comissão, Luiz Carlos Saldanha, o acompanhamento de casos em que os advogados tenham sido desrespeitados em sua atividade será feito juntamente com a Comissão de Assistência e Defe-sa das Prerrogativas (CDA). Na pauta, a comissão deliberou ainda sobre o estudo de reforma do Código Penal e do Códi-go de Processo Penal. “Iremos promo-ver audiências públicas para ampliar os questionamentos e consultar a socieda-de”, afirma Saldanha.

COMISSõES

Cartilha de Direitos dos

Povos Indígenas terá

divulgação ampliada

Uma das propostas da Comissão de Assuntos Indígenas (Copai) para 2013 é a ampliação da divulgação da Cartilha de Direitos dos Povos Indígenas, elaborada pela Copai. “A saída é a educação, para manter a sociedade informada sobre os direitos do índio”, explicou a presidente da Comissão, Sâmia Roges Jordy Barbie-ri. Para ela, a cartilha tem uma função importante na difusão dessas informa-ções. A presidente acrescentou ainda que o Senado Federal contatou a Comissão com a finalidade de reproduzir o conte-údo da cartilha.

COMISSõES

Comissão organiza evento

voltado a produtores rurais

Os membros da Comissão de As-suntos Agrários e de Agronegócios es-tão organizando seminário destinado a produtores rurais que trará informações sobre o Código Florestal. Também se-rão abordados aspectos tributários e tra-balhistas relacionados às propriedades rurais. Outros pontos ainda serão levan-tados, como a questão dos empregos ru-rais em regime de empreitada, assuntos relacionados à segurança no campo e a invasões de terras. O evento ainda não tem data marcada.

COMISSõES

. . . .

. . . .

OAB/MS solicita participação de advogados do Estado

nas comissões nacionais do Conselho Federal

COMISSõES

A participação de membros da advocacia sul-mato-grossense nas comissões nacionais foi solicitada pelo presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, em março, ao presidente do Conselho Federal da Ordem, Marcus Vinícius Furtado. “Com nossa repre-sentatividade em âmbito nacional podemos reforçar o atendimento às demandas da classe. Temos um trabalho de peso e de referência que certamente contribuirá com as pautas e pleitos nacionais”, analisa Júlio Cesar. O presidente

apontou outras reivindicações que precisam da atenção do Conselho Federal, como o acom-panhamento das preposições no Congresso Nacional, que tratam da advocacia pública e privada, a reformulação do Quinto Constitu-cional (proposta de reforma da Constituição Federal), e a adoção de piso salarial para os advogados. O apoio a construção do auditó-rio para a Escola Supeauditó-rior de Advocacia de MS também fez parte da pauta da reunião.

OAB/MS discute melhorias para a justiça

do trabalho itinerante em Dourados

Os presidentes das subseções de Dou-rados, Felipe Cazuo Azuma, Ivinhema, José André Rocha de Moraes, Nova An-dradina, Gustavo Pagliarini de Oliveira, e Caarapó, Welington Morais Salazar, e o presidente da OAB/MS, Júlio Cesar Souza Rodrigues, estiveram reunidos em Doura-dos (MS), com o presidente do Tribunal Regional do Trabalho da 24ª Região, Fran-cisco das Chagas Lima Filho. Durante o encontro, que aconteceu em janeiro, fo-ram discutidos meios de dar celeridade aos processos que tramitam naquelas comar-cas, como também a implantação de

me-DOurADOS

Reunião trata da necessidade de agilizar os trâmites dos processos

lhorias no trabalho da Justiça Itinerante. Na oportunidade, os presidentes das subseções sugeriram mudanças que po-derão dar mais agilidade nos procedimen-tos, já que há uma previsão do aumento da demanda, uma vez que novas empresas estão em processo de instalação na região. “Esta foi apenas a primeira reunião, para que pudéssemos trocar impressões e ou-vir as reivindicações dos advogados locais. Constatado as reais necessidade vamos implantar as mudanças, a fim de facilitar o trâmite dos processos”, explicou o presi-dente do TRT24.

Estimular projetos que atendam novo advogado é meta de Comissão

Contribuir para o aperfeiçoamento e atender às necessidades do profissional re-cém-formado são atribuições da Comissão do Novo Advogado, presidida por Eduardo Brandão Filho, que tem o maior número de integrantes: 25 no total. O plano de trabalho

COMISSõES

definido para 2013 tem como uma das me-tas a atualização da Cartilha do Novo Advo-gado. “Pretendemos ainda buscar uma linha de crédito, com a finalidade de aquisição de móveis e materiais de escritório”, comple-menta o presidente.

Referências

Documentos relacionados

O presente estudo consiste em um levantamento epidemiológico das patologias respiratórias mais frequentes no ambulatório de fisioterapia de um hospital universitário

Foi então que a Gerência de Suporte Operacional (GSOP) da Liquigás identificou uma oportunidade e desenvolveu uma metodologia prática, de baixíssimo custo e fácil

Na interação entre os tratamentos com os períodos de coleta, para a contagem de fi broblastos, observou-se que os três tratamentos tiveram aumento progressivo da média de

PROJETOS MANTIDOS PELA FUNDAÇÃO VALE DO RIO DOCE (FVRD) Em 14 de junho de 2006, a Fundação Vale do Rio Doce (FVRD) e a Brigada Mirim assinaram um Termo de Parceria pelo qual a

A região centro-leste do Estado de São Paulo (Fig. 1), entre os municípios de Leme e Capivari, expõe praticamente toda a seção neopaleozóica-mesozóica da borda leste da Bacia

Assim, conteúdos de caráter relevantes, impactantes e necessários, como aqueles relativos as desigualdades sociais, na medida em que estão expostos e associados a outras

O homicídio, neste artigo, somente pode ser praticado na forma dolosa, ou seja, a pessoa ao praticar o ato homicida, expressa a vontade de obter a morte da

O metabolismo acelerado provocado pelo alto índice de insulina ocasiona uma maturidade celular mais precoce, o que pode explicar a melhor complacência do ventrículo esquerdo no