• Nenhum resultado encontrado

RODEIO NACIONAL PROFISSIONAL

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "RODEIO NACIONAL PROFISSIONAL"

Copied!
11
0
0

Texto

(1)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 1

GUIA DE MÍDIA

Novembro / Dezembro - 2014

RODEIO

NACIONAL

PROFISSIONAL

O RNP – Turnê Colorado 2015 é uma parceria entre a Bolfer Eventos, empresa que atua desde 1996 na organização e assessoria de eventos e a Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado, maior evento do gênero no estado do Paraná. O objetivo do projeto é padronizar uma série de eventos dentro e fora do estado, fazendo com que os mesmos possam contar com o que há de melhor no rodeio nacional, desde estruturas de arena, arquibancada e camarote, passando pelos diversos profissionais necessários para a composição de um grande rodeio, até projetos especiais de publicidade e divulgação.

BOLFER

EVENTOS

A Bolfer Eventos juntamente com a marca RNP são pautadas no profissionalismo. Promover rodeios de qualidade, respeitando os bons tratos aos animais e a valorização do trabalho de cowboys e touros são compromissos levados a sério. Hoje o rodeio é muito mais do que uma grande festa, é também a integração da comunidade, ação cultural, possui significativa influência na geração de empregos e renda para o município, além de ser fonte geradora de divulgação e representação da cidade. Portanto, a Bolfer Eventos também busca proporcionar através dos seus rodeios novas perspectivas sociais e o desenvolvimento econômico da região

.

FINAL

A edição final do Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 irá acontecer entre os dias 20 e 22 de março de 2015, durante a 41ª Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado. Cada cidade que sediar uma edição do RNP – Turnê Colorado 2015 será representada pelo atleta campeão do seu evento na arena de Colorado. Estarão na arena, além dos campeões de cada edição, apenas os melhores atletas rankeados ao longo do ano, disputando o cobiçado título de primeiro campeão do RNP.

(2)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 2

CINTURÃO

O campeão de cada edição do RNP – Turnê Colorado 2015 recebe o Cinturão RNP/Sumetal, que fica em seu poder até a próxima edição. No evento seguinte, o atleta deve colocá-lo em jogo e caso não consiga uma nova vitória, deve passá-lo ao novo campeão. O Cinturão passará de mãos em mãos até ser conhecido o campeão da edição final, que ficará com ele permanentemente. Fabricado pela Sumetal, o Cinturão do RNP é idêntico aos usados nas competições de artes marciais, mas no seu centro há uma arena de rodeio e uma cinta onde é colocada a fivela do campeão de cada edição.

PONTUAÇÃO

O Ranking Oficial do RNP – Turnê Colorado 2015 é baseado em três critérios, que somados resultam na pontuação parcial de cada atleta:

Notas obtidas: toda nota obtida por cada atleta em suas montarias é acrescentada ao Ranking;

Bônus diário: são distribuídos de acordo com a colocação em cada Round (noite) de rodeio, contemplando os 10 primeiros colocados, conforme tabela a seguir;

Bônus final: são distribuídos após o final de cada evento, contemplando os 10 primeiros colocados, conforme tabela a seguir.

Bônus - Por noite Bônus - Colocação Final

500 250 1000 500

450 200 900 400

400 150 800 300

350 100 700 200

300 10° 50 600 10° 100

BEM

ESTAR

ANIMAL

As edições do RNP são realizadas em conformidade com a Lei Federal 10.519 de 17 de julho de 2002, conhecida como a Lei do Rodeio, que regulamentou o mesmo como esporte. Sendo assim, o RNP segue todas as normas referentes ao bem estar animal, desde o transporte, acomodações, até a participação direta nos eventos. Além do juiz de brete, que entre outras funções tem o dever de averiguar os equipamentos usados nas montarias, o RNP, através dos seus diretores faz uma intensa fiscalização, afim de conscientizar todos os profissionais a respeito do cumprimento das leis e o bem estar dos animais usados na competição.

(3)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 3

EDIÇÕES

REALIZADAS

COLORADO

A edição de Colorado foi realizada nos dias 21 e 22 de março, durante a abertura da 40ª Festa do Peão de Boiadeiro de Colorado, dando início ao projeto do Rodeio Nacional Profissional. O evento foi do início ao fim dominado por Anderson da Silva Francisco, primeiro dono do Cinturão RNP / Sumetal. O atleta de Santo Inácio-PR iniciou a competição com a maior nota do Round 1, montando o touro Efeito (Estância Alvorada), com 87,75 pontos. No Round 2, que valeu como semi-final, Anderson venceu novamente ao montar o touro Dalmore (CCP), com 89,00 pontos. A final, foi totalmente dominada pelos touros, que não deixaram nenhum competidor permanecer os oito segundos. Sendo assim, Anderson da Silva Francisco confirmou o primeiro lugar e a vaga na Final do RNP – Turnê Colorado 2015.

MANDAGUARI

A edição de Mandaguari contou com uma acirrada disputa entre Adriano Ventura, Jackson Lamim e Ismael Geardele, sendo decidida pelos detalhes. Ventura assumiu a liderança da competição logo na segunda noite de competições, mas foi ultrapassado por Ismael Geardele, que chegou na final liderando e fez uma montaria estratégica de 83,00 pontos, que lhe garantiu a vitória e o Cinturão RNP/Sumetal. Adriano Ventura terminou o evento na segunda colocação e assumiu a liderança do Ranking, que mantém até hoje. Jackson Lamim venceu dois dos quatro Round’s disputados na Expomandaguari, mas como caiu de um touro terminou a competição em terceiro lugar, assumindo também a vice-liderança do Ranking.

MARINGÁ

A edição de Maringá teve início com a vitória de Alex Trindade no touro Auto-estima (CCP), que marcou 91,25 pontos, maior nota do RNP até agora. Na segunda noite, a maior nota foi de Paulo Ricardo Beraldi, que montou o touro Van Gogh (Bull Champions / AR) e obteve 88,75 pontos. Apenas cinco atletas permaneceram invictos após duas noites e a liderança ficou com Jeferson de Souza Silva, que somou 173,00 pontos. O Round Final foi vencido pelo paulista Jonathan Billiato, que montou Novo Amor (Bulls Champions / AR) com 87,75 pontos. Mas a vitória no evento ficou com Ricardo Rosseto, único atleta que parou nos três touros que montou em Maringá e somou 249,25 pontos.

(4)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 4

SÃO TOMÉ

O 10° São Tomé Rodeio Show reuniu os principais peões e os principais atletas do RNP em três noites de muita emoção na arena. Na primeira noite, muito equilíbrio e vitória de João Paulo de Souza, com 86,75 pontos. No sábado, Márcio Roberto dos Santos obteve a maior nota, 88,50 pontos, mas na soma geral a liderança ficou com Ricardo Rosseto, que defendia o Cinturão RNP/Sumetal conquistado em Maringá. Rosseto entrou na final liderando, mas acabou caindo de seu touro e o título foi parar nas mãos de Celso Ricardo Pereira, que somou 258,25 pontos em três noites e é o novo dono do Cinturão.

CIDADE GAÚCHA

A 5ª edição do RNP – Turnê Colorado 2015 também foi recheada de emoções. Logo na segunda noite de competições, Celso Ricardo Pereira, que havia vencido o evento anterior e defendia o Cinturão RNP/Sumetal, assumiu a liderança da competição. Nos dias seguintes, o veterano administrou o primeiro lugar e chegou a grande final com uma excelente vantagem de sete pontos a frente dos demais concorrentes. Dependendo apenas de si próprio, Celso Ricardo fez outra grande montaria no Round decisivo e manteve o Cinturão, tornando-se o primeiro competidor a vencer dois eventos consecutivos.

RONDON

A 22ª Festa do Peão de Rondon colocou os principais competidores do Ranking em disputa na arena. O líder do Ranking, Adriano Ventura saiu na frente e marcou a maior nota na primeira noite do evento. Já na segunda noite, Jackson Lamim assumiu a liderança da competição, brigando por seu primeiro título, mas uma lesão na perna não o permitiu montar como de costume. Na Final, a vitória foi de João Cristiano de Oliveira, representante de Itaguajé-PR e que montou pela primeira vez no RNP. O competidor garantiu sua vaga para a grande Final do RNP – Turnê Colorado 2015 e ainda subiu para um lugar entre os 20 melhores do Ranking.

(5)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 5

PRINCIPAIS

COMPETIDORES

ADRIANO VENTURA PAES

Perfil: Paranaense de Nova Olímpia, Adriano Ventura Paes tem apenas 23 anos de idade e lidera o Ranking do RNP – Turnê Colorado 2015. Compete profissionalmente desde os 17 anos e considera 2014 como o melhor ano de sua carreira até agora. Adriano Ventura sempre foi apaixonado por animais e apesar de nunca ter morado na zona rural começou a montar na infância, quando sua diversão favorita era ir ao sitio dos amigos e estar em contato direto com os animais. Atualmente, quando não está nos rodeios, sua atividade favorita é domar cavalos xucros em sua cidade, onde é um dos mais respeitados e requisitados na área.

RNP: A liderança no ranking veio após a edição de Mandaguari, onde ele terminou em segundo lugar pela segunda vez consecutiva. Desde então, Ventura administra a boa vantagem que tem sobre os demais competidores, garantindo a liderança no ranking por pelo menos mais uma edição do RNP. Classificado para o Round Final de cinco das seis edições realizadas até agora, o competidor mantém um excelente retrospecto sobre os touros, tendo sido derrotado por apenas seis dos 20 animais que desafiou: aproveitamento de 70%.

CELSO RICARDO PEREIRA

Perfil: Conhecido entre os amigos pelo apelido de “Gazo”, o atleta é natural de Florai, na região noroeste do Paraná, cidade onde iniciou sua carreira. Celso Ricardo sempre foi ligado ao mundo rural e desde muito novo já “brincava” de montar em bezerros. Um dia, assistindo um rodeio pela televisão, ele decidiu que era aquela a profissão que queria seguir. Hoje, depois de mais de 15 anos desafiando touros por todo o Brasil e 36 anos de idade, o competidor acumula além de experiência, dezenas de títulos, incluindo uma camionete, dois carros e 14 motos.

RNP: Após duas vitórias consecutivas (São Tomé e Cidade Gaúcha), Celso Ricardo Pereira não conseguiu defender o Cinturão com sucesso na edição realizada em Rondon e terminou o evento na terceira colocação. Mesmo assim, ele permanece invicto no RNP – Turnê Colorado 2015, tendo obtido nota em todos os 11 touros que desafiou. Com isso, ele mantém a segunda colocação no Ranking.

(6)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 6

JACKSON LAMIM DE OLIVEIRA

Perfil: Aos 30 anos de idade, o competidor nascido e criado no norte do Paraná acumula uma experiência de quase 15 anos de trabalho em fazendas, onde sua atividade principal era a “lida com gado”. Apesar de montar desde a infância foi somente a dois anos que ele se profissionalizou e passou a viver somente do rodeio. Em sua curta carreira Jackson Lamim já acumula elogios, admiração e títulos nos estados do Mato Grosso do Sul, Rio de Janeiro e Paraná.

RNP: O competidor foi finalista em todas as cinco edições em que competiu no RNP (em Cidade Gaúcha não esteve presente). Assim, ele se manteve por três edições como o vice-líder do Ranking e agora está na terceira colocação, a pouco mais de 2.500 pontos do líder, o que o ainda mantém na briga pelo título de campeão da temporada.

M

ARCOS

M

AURÍCIO

M

IRANDA

Representante de Nova Esperança, o competidor assumiu a quarta colocação no Ranking após a edição de Rondon, onde foi finalista pela quarta edição seguida. Dos 14 touros que montou até agora, Marcos Maurício Miranda obteve nota em 10 deles, aproveitamento de 71%, um dos melhores do RNP

J

EFERSON DE

S

OUZA

S

ILVA

Outro competidor que não participou de todas as edições, mas mantém um excelente aproveitamento. Jeferson de Souza Silva não competiu em Mandaguari, mas em todas as outras edições não passou em branco, obtendo pelo menos uma nota. Este bom desempenho inclui o terceiro lugar em Maringá, sétimo em São Tomé e quinto em Cidade Gaúcha.

(7)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 7

RESULTADOS

TOP 10 – COLORADO

1 Anderson da Silva Francisco Santo Inácio-PR 176,75 Pontos

2 Adriano Ventura Paes Nova Olímpia-PR 175,25 Pontos

3 Fábio Pereira da Silva Guaraci-PR 173,50 Pontos

4 Jackson Lamim de Oliveira Novo Itacolomi-PR 171,50 Pontos

4 Paulo Ricardo Beraldi Nova Olímpia-PR 171,50 Pontos

6 Ricardo Silva Duarte Tuneiras do Oeste-PR 166,75 Pontos

7 Roberto Alves de Souza Nossa Sra. das Graças-PR 165,00 Pontos

8 Rodrigo Fernandes Itaguajé-PR 162,75 Pontos

9 Francisco Galvão Barbosa Silva Presidente Bernardes-SP 162,50 Pontos

10 Alexandre dos Santos Pesth Pérola-PR 162,00 Pontos

TOP 10 – MANDAGUARI

1 Ismael Geardele Soares Centenário do Sul-PR 326,50 Pontos

2 Adriano Ventura Paes Nova Olímpia-PR 325,00 Pontos

3 Jackson Lamim de Oliveira Novo Itacolomi-PR 254,50 Pontos

4 Edmar Aparecido dos Santos Uraí-PR 241,50 Pontos

5 Alexandre Gomes de Oliveira Iporã-PR 235,75 Pontos

6 Danilo da Silva Oliveira Ribeirão do Pinhal-PR 163,50 Pontos

6 Fábio Pereira da Silva Guaraci-PR 163,50 Pontos

8 Alan da Silva Moraes Cidade Gaúcha-PR 162,75 Pontos

9 Denis Rodrigues Mandaguari-PR 158,25 Pontos

10 Talisson Henrique Arapongas-PR 157,25 Pontos

TOP 10 – MARINGÁ

1 Ricardo Rosseto Colorado-PR 249,25 Pontos

2 Jhonatan Biliato Bady Bassit-SP 175,00 Pontos

3 Jeferson de Souza Silva Perobal-PR 173,00 Pontos

4 Marcos Maurício Miranda Nova Esperança-PR 172,75 Pontos

5 João Paulo de Souza S. C. Monte Castelo-PR 172,50 Pontos

6 Sérgio Antônio Sobral Casa Verde-MS 172,25 Pontos

7 Jackson Lamim de Oliveira Novo Itacolomi-PR 169,50 Pontos

8 Adriano Ventura Paes Nova Olímpia-PR 168,25 Pontos

9 Leandro Aparecido da Silva Tapejara-PR 168,00 Pontos

(8)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 8

TOP 10 – SÃO TOMÉ

1 Celso Ricardo Pereira Floraí-PR 258,25 Pontos

2 Paulo Alan Alves Pérola-PR 257,50 Pontos

3 Leandro Aparecido da Silva Tapejara-PR 253,75 Pontos

4 Diego Gonçalves Rosar Xambrê-PR 252,75 Pontos

4 Márcio Roberto dos Santos São Carlos do Ivaí-PR 248,50 Pontos 6 João Paulo de Souza Sta. Cruz do Monte Castelo-PR 246,50 Pontos

7 Jeferson de Souza Silva Perobal-PR 173,50 Pontos

8 Ricardo Rosseto Colorado-PR 172,75 Pontos

9 Marciano Vieira dos Santos Pérola-PR 172,25 Pontos

10 Roberto Santos Carraro Cornélio Procópio-PR 171,75 Pontos

TOP 10 – CIDADE GAÚCHA

1 Celso Ricardo Pereira Floraí-PR 337,50 Pontos

2 Jean Carlos Rocha da Silva Nova Olímpia-PR 324,50 Pontos

3 Adriano Ventura Paes Nova Olímpia-PR 324,25 Pontos

4 Alexandre dos Santos Pesth Pérola-PR 322,00 Pontos

5 Jeferson de Souza Silva Perobal-PR 319,25 Pontos

6 Marcos Maurício Miranda Nova Esperança-PR 318,75 Pontos

7 Danilo da Silva Oliveira Ribeirão do Pinhal-PR 318,25 Pontos

8 Allan da Silva Moraes Cidade Gaúcha-PR 250,75 Pontos

9 Ismael Geardele Soares Centenário do Sul-PR 243,25 Pontos

10 Alex Godoy Bezerra Jaguapitã-PR 231,75 Pontos

TOP 10 – RONDON

1 João Cristiano de Oliveira Itaguajé-PR 338,00 Pontos

2 Douglas Ferreira dos Santos Chapadão do Sul-MS 334,00 Pontos

3 Celso Ricardo Pereira Floraí-PR 315,50 Pontos

4 Márcio Roberto dos Santos São Carlos do Ivaí-PR 247,00 Pontos 5 Danilo da Silva Oliveira Ribeirão do Pinhal-PR 244,75 Pontos

6 João Pedro Leone da Rocha Assis-SP 240,25 Pontos

7 Jonahan Biliato Bady Bassit-SP 225,75 Pontos

8 Fábio Pereira da Silva Guaraci-PR 171,00 Pontos

9 Jhon Elvis Coterli Tamboara-PR 169,75 Pontos

(9)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 9

RANKING

OFICIAL

Competidor Cidade-UF Pontos Diferença

1 Adriano Ventura Paes Nova Olímpia-PR 8086,75

-

2 Celso Ricardo Pereira Floraí-PR 6986,25 -1100,50

3 Jackson Lamim de Oliveira Novo Itacolomi-PR 5585,00 -2501,75

4 Marcos Maurício Miranda Nova Esperança-PR 4780,75 -3306,00

5 Jeferson de Souza Silva Perobal-PR 4646,00 -3440,75

6 Danilo da Silva Oliveira Ribeirão do Pinhal-PR 4445,00 -3641,75

7 Fábio Pereira da Silva Guaraci-PR 4108,00 -3978,75

8 Ismael Geardele Soares Centenário do Sul-PR 4105,25 -3981,50

9 Márcio Roberto dos Santos São Carlos do Ivaí-PR 3958,50 -4128,25

10 Ricardo Rosseto Colorado-PR 3554,75 -4532,00

11 João Paulo de Souza Sta. Cruz Mte. Castelo-PR 3278,50 -4008,25

12 Alexandre dos Santos Pesth Pérola-PR 2823,00 -5263,75

13 Jonathan Biliato Bady Bassit-SP 2800,75 -5286,00

14 Allan da Silva Moraes Cidade Gaúcha-PR 2749,00 -5337,75

15 Anderson da Silva Francisco Santo Inácio-PR 2656,00 -5430,75

16 Alexandre Gomes de Oliveira Iporã-PR 2582,50 -5504,25

17 Leandro Aparecido da Silva Tapejara-PR 2571,50 -5515,25

18 João Cristiano de Oliveira Itaguajé-PR 2563,00 -5523,75

19 Diego Gonçalves Rosar Xambrê-PR 2440,75 -5646,00

(10)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 10

TOUROS

MELHOR TOURO – COLORADO

Animal Propriedade Média

1 Plantão 3 Irmãos – Doca 44,12 Pontos

MELHOR TOURO – MANDAGUARI

Animal Propriedade Média

1 Van Gogh Bulls Champions 21X / AR 44,88 Pontos

MELHOR TOURO – MARINGÁ

Animal Propriedade Média

1 Praieiro 3 Irmãos – Doca 46,00 Pontos

MELHOR TOURO – SÃO TOMÉ

Animal Propriedade Média

1 Bradock 2 RS – Marcelo e Gustavo 45,25 Pontos

MELHOR TOURO – CIDADE GAÚCHA

Animal Propriedade Média

1 Bradock 2 RS – Marcelo e Gustavo 44,62* Pontos

MELHOR TOURO – RONDON

Animal Propriedade Média

1 Ponto Final Máfia do Boi / FR 44,25* Pontos

RANKING PARCIAL - TOUROS

Animal Proprietário Pontos

1 Van Gogh Bulls Champions 21X / AR 463,00 Pontos 2 Praieiro 3 Irmãos – Doca 365,12 Pontos 3 Bradock 2 RS – Marcelo e Gustavo 333,12 Pontos 4 Plantão 3 Irmãos – Doca 272,74 Pontos 5 DHD Bulls Champions 21X / AR 251,13 Pontos 6 Babilônia 2 RS – Marcelo e Gustavo 241,62 Pontos 7 Arsenal Bulls Champions 21X / AR 234,37 Pontos 8 Acrobata Bulls Champions / AR 215,13 Pontos 9 É o Pente 3 Irmãos – Doca 213,01 Pontos 10 Bordado Bulls Champions / AR 205,75 Pontos

(11)

Rodeio Nacional Profissional – Turnê Colorado 2015 11

BOIADAS

MELHOR BOIADA – COLORADO

Boiada Proprietário(s) Média

1 3 Irmãos Dorival (Doca) 42,31 Pontos

MELHOR BOIADA – MANDAGUARI

Boiada Proprietário(s) Média

1 Bulls Champions 21X / AR Nelson Gomes / Betinho 40,09 Pontos

MELHOR BOIADA – MARINGÁ

Boiada Proprietário(s) Média

1 Bulls Champions 21X / AR Nelson Gomes / Betinho 43,32 Pontos

MELHOR BOIADA – SÃO TOMÉ

Boiada Proprietário(s) Média

1 Bulls Champions 21X / AR Nelson Gomes / Betinho 43,41 Pontos

MELHOR BOIADA – CIDADE GAÚCHA

Boiada Proprietário(s) Média

1 Bulls Champions 21X / AR Nelson Gomes / Betinho 41,17 Pontos

MELHOR BOIADA – RONDON

Boiada Proprietário(s) Média

1 Máfia do Boi – FR Rodrigo Machado / Beto Tribulato 42,01 Pontos

RANKING PARCIAL - BOIADAS

Boiada Proprietário(s) Pontos

1 Bulls Champions 21X / AR Nelson Gomes / Betinho 701,89 Pontos

2 3 Irmãos Dorival (Doca) 548,85 Pontos

3 2 RS Marcelo Sichieri / Gustavo Rosseto 334,44 Pontos

www.fb.com/RodeioRNP / www.rodeionp.wordpress.com

Imprensa – primecomm@live.com / Telefone – (43) 9973-4990

Referências

Documentos relacionados

Esse arcabouço conceitual e operacional está na base da diretriz que defi ne a participação social no Sistema Único de Saúde (SUS), assim como da mudança na formação profi

que é o que o ternário normalmente pede, não sei se vocês viram essa questão na História da Música, mas tipo, não sei se vocês lembram que a fórmula de compasso

Partindo de uma concepção construtivista com atenção à diversidade, Zabala (1998) afirma que o professor necessita questionar diferentes sequências didáticas, a fim de

Vous pouvez aussi louer une voiture et faire escale à São João dos Ango- lares (pour la station essence voir page suivante), vous détendre à la plage des Sept Vagues (page

As intervenções efetivas no design tomam corpo não pela divisão simples entre humanos e objetos, mas na junção entre eles e para além deles, espraiando-se para o corpo

Diante da proposição respaldada por grupos culturais da cidade, o Departamento de Educação e Cultura da Prefeitura, receptivo à proposição do Grupo Arco, solicitou estudos

O ensino profissionalizante quase não existia, apenas esteve disponível no Centro Politécnico para uma franja reduzido de alunos (40 alunos de 3 em 3 anos), ao nível da

Com relação às comunidades de Malanza e Sundy, que situam-se respectivamente nas zonas tampão do Parque Natural Obô de São Tomé e do Parque Natural de