• Nenhum resultado encontrado

Bem-vindo à IEC. Comissão Eletrotécnica Internacional

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Bem-vindo à IEC. Comissão Eletrotécnica Internacional"

Copied!
36
0
0

Texto

(1)

®

Bem-vindo à IEC

(2)

Fato

(3)

3

Índice

Um papel vital

Plataforma de conhecimento global

Mantendo a energia ligada

Facilitando o comércio mundial

Casa da indústria

Segurança

Sustentabilidade

Fazendo as coisas funcionarem juntas com segurança

Avaliação da Conformidade

Equipamentos e dispositivos médicos, domésticos

e de escritório

Segurança em áreas perigosas

Componentes eletrônicos mais seguros e ecológicos

Estabilidade e segurança das energias renováveis

Alcance global

Estrutura da IEC

Mais informações

04

06

08

10

12

14

16

18

20

22

24

26

28

30

32

34

(4)

Milhões de produtos e sistemas elétricos e eletrônicos em residências, escritórios, instalações médicas, fábricas, espaços públicos, na geração de energia, no transporte, além de muitos outros, dependem das Normas Internacionais e Sistemas de Avaliação da Conformidade (CA em sua sigla em inglês) da Comissão Eletrotécnica Internacional (IEC).

A IEC é a principal organização global que elabora e publica Normas Internacionais para todas as tecnologias elétricas, eletrônicas e afins, prestando apoio a todos os sistemas de avaliação da conformidade, incluindo a administração de sistemas de avaliação de terceiros.

Coordenamos o trabalho de milhares de especialistas que representam os interesses das partes interessadas nacionais na IEC. Eles elaboram os vários documentos técnicos que definem ensaios, interoperabilidade, segurança e outros requisitos essenciais. Tais documentos são necessários para as indústrias e apoiam o crescimento e o avanço das economias.

Designers, fabricantes, laboratórios de ensaio, reguladores e formuladores de políticas dependem do trabalho da IEC para garantir que os dispositivos funcionem juntos, de modo seguro e eficiente, em qualquer lugar do mundo.

Um papel vital

Fazendo a eletrotecnologia trabalhar... para todos

Mais eficiente

A IEC é diferente por também administrar Sistemas de Avaliação da Conformidade de terceira parte, a fim de verificar se componentes, equipamentos e sistemas atendem às Normas Internacionais da IEC. Os Sistemas de CA da IEC, que são os maiores acordos multilaterais em vigor globalmente, têm como base um único ensaio de produtos. Eles reúnem milhares de laboratórios de ensaio que, juntos, já emitiram mais de um milhão de certificados aceitos e utilizados na maioria dos países do mundo. Com eles, os fabricantes conseguem ofertar produtos de forma muito mais rápida e com menor custo para muito mais mercados.

Mais segura

Cada governo usa as Normas Internacionais da IEC, ao lado da avaliação de conformidade, para verificar a segurança e o desempenho de bens que entram no país. Isto possibilita uma melhor proteção para as populações locais e para o meio ambiente.

(5)

5

Principais números

Fato

Mudando a forma como Normas são desenvolvidas para sistemas cada vez mais complexos

1906

A IEC foi fundada em 1906

170

A IEC reúne 170 países: 84 membros e 86 países afiliados (nações em desenvolvimento que participam gratuitamente do Programa de Países Afiliados da IEC)

20 000

especialistas das indústrias, laboratórios de ensaio e pesquisa, governos, grupos acadêmicos e de consumidores > 212 comitês técnicos

9 000

Normas Internacionais no catálogo

1 milhão

Certificados de Avaliação da Conformidade emitidos

(6)

A soma de muitas vozes

A IEC oferece uma plataforma global onde milhares de especialistas de todo o mundo podem cooperar para desenvolver os serviços de Normas Internacionais ou de avaliação de conformidade necessários para indústrias, reguladores e formuladores de políticas, laboratórios de ensaio e pesquisa, universidades, investidores ou seguradoras. As Normas Internacionais da IEC representam um consenso global entre conhecimento e experiência de ponta. Elas incorporam as necessidades dos interessados em todos os países participantes. Cada país membro, representado através do seu Comitê Nacional da IEC, tem voz e voto na elaboração de uma norma internacional da IEC.

Representando necessidades nacionais globalmente

Cada Comitê Nacional da IEC é responsável por selecionar os especialistas que representam a nível global os interesses dos grupos nacionais na área de eletrotecnologia. Junto com seus pares de outros países, eles elaboram milhares de documentos técnicos que definem metodologias de medição e classificação, bem como critérios de segurança, interoperabilidade e desempenho. Todas estas atividades são necessárias para permitir o comércio global, aumentar a eficiência de design, fabricação, operação, ensaios e avaliação da conformidade de dispositivos e sistemas eletrotécnicos, bem como a reciclagem e eliminação dos mesmos ao fim da vida útil.

Plataforma de conhecimento

global

(7)

7

Voluntário, baseado em consenso

As Normas Internacionais da IEC são baseadas no consenso de muitos especialistas de diferentes países ao redor do mundo. A adoção e utilização delas são sempre voluntárias.

O consenso não significa a necessidade de unanimidade. Entretanto, no decorrer do trabalho técnico, é necessário considerar todos os argumentos científicos ou de engenharia e a oposição prolongada em todas as questões fundamentais deve ser superada.

Assim que os peritos chegam a um acordo, os Comitês Nacionais da IEC (um por país membro) votam e a IEC publica a norma internacional resultante.

Este processo específico de elaboração faz com que as Normas Internacionais da IEC sejam excepcionais, conferindo a elas uma grande relevância.

Fato

(8)

Invisível, indispensável e quase despercebida

É impossível conceber a vida moderna sem energia elétrica, algo que literalmente transforma vidas. A eletricidade é usada para iluminar casas, escritórios e espaços públicos. Ela alimenta as tecnologias de informação e comunicação, permite transações financeiras e de outras naturezas, a fabricação, o transporte, a saúde e muito mais. Milhões de dispositivos exigem eletricidade para carregar baterias, ou simplesmente precisam de uma tomada para funcionar. A energia elétrica é tão onipresente que só a percebemos quando ela falta devido a falhas de abastecimento, como durante tempestades ou desastres naturais.

Milhões ainda não têm acesso

Literalmente, milhões de pessoas ainda não têm acesso a um abastecimento estável de eletricidade. A IEC é parceira da SE4ALL (Energia Sustentável para Todos), uma iniciativa global da ONU para ajudar a enfrentar as barreiras do mercado para o acesso universal à energia. Nossa contribuição abrange o fornecimento da base técnica sólida necessária para lançar amplamente várias tecnologias de energia sustentável, por exemplo, para expandir a geração de energia por sistemas não ligados à rede elétrica ou lâmpadas solares.

Toda a cadeia de abastecimento

O trabalho da IEC abrange todas as facetas da geração, distribuição e consumo de energia. Ele inclui a geração de energia a partir de combustíveis fósseis, como o carvão, gás e o petróleo; a produção de energia renovável a partir da água, sol, vento e mar, além de fontes nucleares e geotérmicas. A energia gerada é, em seguida, transmitida através da rede elétrica e de milhões de quilômetros de cabos e fios para fábricas, cidades, espaços públicos, edifícios, hospitais, meios de transporte, fazendas e casas, onde é usada para alimentar várias máquinas, dispositivos e sistemas que dependem de eletricidade.

Rede inteligente – a chave para a energia estável no futuro

A rede elétrica é altamente complexa: o consumo e a produção de energia precisam estar em equilíbrio constante. Se houver muito consumo ou produção demais, a rede pode entrar em colapso. As interrupções do fornecimento de energia têm um custo econômico muito alto e, em geral, muito pouca aceitação.

Com fontes de energia intermitentes (eólica, solar) cada vez mais presentes na equação e com uma descentralização maior dos locais de produção, equilibrar esta rede é um desafio. Para modernizar e aumentar a

Mantendo a energia ligada

Fato

— Energia para aeroportos, segurança para

aviões, segurança para as pessoas eficiência da rede, todo o sistema precisa ser revisado, sendo também necessária a integração de tecnologia da informação. Atualmente, a IEC fornece a grande maioria das normas técnicas para a rede inteligente, além de dar apoio às várias tecnologias que tornam as cidades mais inteligentes.

Um ingrediente chave da vida moderna

O trabalho da IEC fornece a base que permite à indústria construir e pôr em circulação os componentes, dispositivos e sistemas dos quais nossas economias dependem para funcionar de forma eficiente.

Com eles, podemos refrigerar e processar alimentos, executar tarefas cotidianas, tais como lavar roupa ou limpar a casa, além de estudar, trabalhar e nos divertir quando a noite cai.

Graças a este trabalho, os médicos podem monitorar com segurança a nossa saúde, usar instrumentos médicos para tratar nossas doenças e realizar intervenções complexas durante a noite. As cidades podem iluminar espaços públicos e ruas, aumentando nossa segurança e bem-estar. Não há um único aspecto de nossas vidas que não seja afetado pela eletricidade, e o trabalho da IEC ajuda a manter a energia circulando.

(9)
(10)

Regras técnicas para o comércio global

As Normas Internacionais são regras técnicas que facilitam o comércio de produtos em muitos países.

A indústria e outros grupos interessados elaboram e adotam as Normas Internacionais para chegar a um acordo sobre o uso de soluções comuns para problemas mútuos. Isso ajuda a todos a nivelar o campo de atuação e a limitar vantagens desleais.

Atuando em cadeias de valor globais

Os mercados estão cada vez mais interdependentes. Aparelhos e componentes elétricos e eletrônicos representam uma grande porcentagem dos produtos comercializados globalmente. Eles geralmente transitam por vários países antes de serem montados e, por fim, consumidos. Atualmente, esses produtos já não são mais “feitos em um país”, mas “feitos no mundo”. Basicamente, todas as peças usadas para construir um produto precisam se ajustar umas às outras e funcionar juntas com segurança. Regras harmonizadas, como as que são incorporadas nas Normas Internacionais da IEC, permitem que países e indústrias participem de forma mais eficaz em tais cadeias de valor globais.

Facilitando o comércio

mundial

(11)

11

Superando barreiras ao comércio

Uma das principais parcerias da IEC é com a Organização Mundial do Comércio (OMC), cujos 160 países-membros reconhecem, através do Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio (conhecido como TBT, na sigla em inglês), que as normas internacionais e a avaliação da conformidade desempenham um papel fundamental para melhorar a eficiência industrial e ajudar a desenvolver o comércio internacional.

A IEC é uma das três organizações globais (IEC, ISO e ITU) que desenvolvem Normas Internacionais para o mundo. A IEC também tem acordos de cooperação com várias organizações regionais e internacionais, a fim de limitar a duplicação e incentivar a ampla utilização do seu trabalho para superar, de fato, as barreiras ao comércio.

Fato

(12)

Reduzindo a duplicação, eliminando desperdícios

Muitas das principais empresas multinacionais, como a Bosch, Corning, Haier, Hitachi, Philips, Rockwell, Samsung, além de centenas de outras organizações de grande, médio e pequeno portes em todo o mundo, participam ativamente do trabalho da IEC através dos respectivos Comitês Nacionais.

Elas assim o fazem porque isso as ajuda a reduzir a duplicação, a minimizar o desperdício de recursos e de tempo, além de proporcionar muita economia de dinheiro ao mesmo tempo.

Foco claro

A participação ativa fornece às empresas informações prévias sobre a evolução da tecnologia; incentiva e focaliza o próprio processo de inovação; facilita a concepção de produtos; simplifica ensaios e certificações e, geralmente, ajuda a nivelar o campo de atuação, reduzindo a concorrência desleal.

Casa da indústria

Resultados consistentes

Através da participação ativa, as empresas acham mais fácil construir produtos competitivos com qualidade e segurança consistentes, proteger sua propriedade intelectual e divulgar novas tecnologias. No processo, elas conseguem tranquilizar compradores, investidores, reguladores e seguradoras.

Quando se sentam à mesa onde as regras técnicas de comércio global são elaboradas, as empresas podem influenciar o futuro da indústria em que atuam, tendo a certeza de que suas tecnologias serão levadas em consideração. Essas empresas entendem que, se não participarem do processo, elas deixam que a concorrência defina as regras que terão de cumprir no futuro.

Satisfazendo as necessidades da indústria

A IEC observa tecnologias e tendências constantemente. Todos os anos, uma ou duas das principais tecnologias são sujeitas a uma análise aprofundada, feita por

especialistas internacionais em cooperação com proeminentes centros de investigação mundiais. Esta análise é publicada sob a forma de White Paper, disponível para download no site da IEC. O objetivo destas publicações é orientar o trabalho da IEC e antecipar-se às necessidades de normalização e avaliação de conformidade.

Todo o trabalho da IEC está enraizado nas necessidades dos interessados declarados. Qualquer empresa ou organização, em qualquer lugar do mundo, pode apresentar um pedido de uma nova Norma Internacional através do respectivo Comitê Nacional da IEC, de um Comitê Técnico, de uma organização ligada à IEC, ou até mesmo diretamente ao Secretário-Geral da IEC. O trabalho tem início se a necessidade for compartilhada por vários outros países ao redor do mundo, e se eles estiverem dispostos a enviar especialistas.

Altamente econômico

A IEC opera a mais econômica plataforma para a normalização eletrotécnica do mundo, oferecendo um processo de A a Z totalmente transparente e gerido rigorosamente.

(13)

13

O trabalho da IEC também abrange

Segurança

Interoperabilidade

Compatibilidade

eletromagnética

Terminologia e

símbolos

Gestão de resíduos

e meio ambiente

Sustentabilidade

e eficiência

energética

Fato

(14)

A eletricidade é perigosa

Em se tratando de eletricidade, não há lugar para tentativa e erro, pois cada erro pode ser fatal. Em todas as fases, desde a produção até o abastecimento, passando por reparos, deve-se tomar precauções de segurança ao lidar com a eletricidade.

Protegendo os seres humanos e a propriedade

O trabalho da IEC em segurança elétrica e mecânica ajuda a proteger os seres humanos, animais e patrimônio. Na IEC, alguns dos maiores especialistas do mundo desenvolvem Normas Internacionais de segurança que levam em conta a integridade de instalações e sistemas. A IEC também administra Sistemas de AC (Avaliação da Conformidade), que verificam se os componentes e aparelhos estão em conformidade com as normas relevantes. Juntos, eles permitem que os compradores construam a confiança para com o cliente, e os governos a aumentar a segurança pública.

Reduzindo os riscos de responsabilidade

As Normas Internacionais da IEC são reconhecidas globalmente por fornecer a mais alta garantia de qualidade. Usar as Normas Internacionais da IEC no processo de design e fabricação de dispositivos elétricos traz fortes evidências de que o produto é razoavelmente seguro e demonstra que conhecimento de ponta foi aplicado. Por sua vez, isso pode ajudar a reduzir possíveis riscos de responsabilidade.

(15)

15

Respostas de segurança automatizadas

Embora a segurança absoluta seja uma meta inatingível, existem, nos dias de hoje, muitas áreas onde a detecção de condições perigosas ativa mecanismos automáticos de proteção. Por exemplo, sensores acionam um sistema de pulverização de água ao detectar fumaça; válvulas de alívio fecham automaticamente quando se atinge um determinado nível de líquido ou pressão. São inúmeros os exemplos onde o trabalho da IEC ajuda na proteção da infraestrutura, das pessoas e do meio ambiente.

A segurança é fundamental para o trabalho da IEC

A IEC tem um comitê consultivo técnico dedicado à segurança (ACOS), que orienta e coordena o trabalho da IEC nesta área. Existem também vários Comitês Técnicos que elaboram Normas Internacionais de segurança. Elas abrangem temas como a necessidade de isolamento de superfícies quentes (como portas de fornos, especificando faixas máximas de temperatura); a segurança de brinquedos; se partes eletrificadas ou móveis estão ao alcance de dedinhos infantis, dentre outros.

Fato

(16)

Uso mais inteligente da energia

O aumento de populações e a industrialização demandam uma necessidade enorme de energia elétrica, cujo consumo deve triplicar até 2050, segundo projeções.

A eletricidade é a forma mais facilmente controlável de energia. Além da possibilidade de ser produzida livre de emissões com métodos renováveis, ela converte a energia em energia útil com perdas mínimas e pouca poluição.

A fim de fazer melhor uso da energia bruta disponível, sempre que possível, técnicas de combustão devem ser substituídas por tecnologias limpas de energia elétrica. Atualmente, mais de 10% em média da renda familiar na África são gastos em querosene para iluminação. No futuro, a eletrificação inteligente através de lâmpadas solares, por exemplo, vai melhorar a saúde de milhões de pessoas, reduzindo as emissões e os custos.

Dispositivos eficientes energéeticamente

A indústria é responsável por cerca de 42% do consumo mundial de energia elétrica. Deste total, dois terços são usados para abastecer motores elétricos. Aumentar os níveis de eficiência de tais motores em alguns pontos percentuais pode ter um impacto significativo no uso de energia, o que não só reduz os custos de produção como também as emissões de gás carbônico.

Sustentabilidade

Fato

— Reduzir o consumo de energia de milhões

de motores elétricos A IEC desenvolveu um sistema de

classificação para motores industriais elétricos amplamente utilizado atualmente por fabricantes de todo o mundo. O sistema, que estimula a concorrência, já gerou grandes melhorias tecnológicas.

Aumentando a eficiência através de uma abordagem de sistemas

A IEC estabelece as bases técnicas para a eletrificação inteligente e promove uma abordagem de sistemas para otimizar ganhos globais de eficiência energética. O emprego de sistemas de automação e controle inteligente em edifícios e fábricas pode, por exemplo, ajudar a melhorar a eficiência energética, assegurando que a eletricidade seja consumida somente quando e onde for necessária.

Reduzindo o desperdício de energia

A necessidade de reduzir o desperdício de energia através do modo de espera é hoje amplamente conhecida, sendo que ambos, fabricantes e órgãos reguladores, empenham-se ativamente para tanto. Foi a IEC quem desenvolveu muitos dos processos e métodos de ensaio que fundamentam a implementação a nível mundial dos regulamentos de energia de um watt quando em modo de espera. Da mesma forma, os programas de classificação de energia, como o Energy Star, dependem implicitamente das

Normas Internacionais da IEC para controlar o consumo de energia de aparelhos como máquinas de lavar, televisores e outros equipamentos.

Muitos países em todo o mundo usam as métricas da IEC para implementar os programas de sustentabilidade que adotam.

Gestão ambiental e de substâncias perigosas

O uso de substâncias perigosas na fabricação é cada vez mais regulado e algo altamente complexo. O descumprimento, ainda que inadvertidamente, pode afetar seriamente a reputação corporativa e ter um alto custo financeiro.

O trabalho da IEC reduz os riscos de responsabilidade para os fabricantes e melhora a proteção do ambiente.

Reciclagem e gestão de resíduos

A reciclagem ao fim da vida útil é importante e o trabalho da IEC nesta área é extenso. No entanto, o objetivo final é evitar totalmente o desperdício. A IEC já padronizou o carregador universal para celulares e notebooks, sendo que está atualmente trabalhando em uma abordagem semelhante para outros dispositivos.

(17)
(18)

Interoperabilidade

Nos dias de hoje, compradores e consumidores esperam cada vez mais que produtos, sistemas e soluções técnicas de diferentes fornecedores sejam capazes de se interligar e operar uns com os outros. Além de reduzir o custo operacional e a complexidade, isso também simplifica a manutenção a longo prazo, já que é mais fácil encontrar e substituir componentes padronizados.

As Normas Internacionais da IEC oferecem interoperabilidade “embutida” que simplifica a fabricação e o fornecimento.

EMC

(compatibilidade eletromagnética)

Você já se perguntou o porquê do pedido para desligar os telefones celulares e jogos eletrônicos em aviões ou hospitais? Intrinsecamente, por causa da eletricidade que usam, todos os equipamentos eletrônicos geram emissões de rádio indesejadas que podem interferir e perturbar o bom funcionamento de outros dispositivos próximos. É por isso que tais perturbações eletromagnéticas devem ser limitadas e controladas. A compatibilidade eletromagnética descreve a capacidade dos sistemas ou componentes elétricos e eletrônicos de funcionar corretamente quando estão próximos uns dos outros. A IEC é a principal autoridade do mundo em compatibilidade eletromagnética, fornecendo as especificações técnicas para locais fechados, materiais de embalagem e outras medidas de contenção e proteção.

Fazendo as coisas

funciona-rem juntas com segurança

(19)

19

Evitando mal-entendidos

Descrições aproximadas são impossíveis na engenharia. Para garantir que todos os engenheiros em todo o mundo “falem” a mesma língua, a IEC padroniza a terminologia para muitas áreas técnicas diferentes e, às vezes, indústrias inteiras. A indústria eólica, por exemplo, usa a terminologia desenvolvida pela IEC para gerenciar as expectativas dos compradores, investidores e seguradoras. Todo mundo entende o que cada pessoa está falando, sem deixar espaço para mal-entendidos. A IEC também publicou o Electropedia, um dicionário online de acesso livre a termos eletrotécnicos, traduzidos em mais de 17 idiomas.

Fato

(20)
(21)

21

Colocando normas em prática

A tecnologia está se tornando mais e mais complexa. Cada vez mais, os utilizadores e consumidores dependem de produtos cuja concepção e construção eles não entendam. A avaliação da conformidade fornece a garantia da qual eles precisam. A avaliação da conformidade refere-se a qualquer atividade para determinar se um produto, sistema ou serviço corresponde aos requisitos contidos em uma especificação. Uma especificação, muitas vezes um padrão, é uma descrição técnica das características às quais um determinado produto, serviço ou objeto precisa corresponder.

A IEC sustenta todas as formas de avaliação da conformidade, sendo a única que também administra quatro Sistemas de Avaliação da Conformidade (CA da sua sigla em inglês). Tais sistemas reúnem milhares de laboratórios que emitem relatórios de ensaio e certificados de conformidade para dispositivos, sistemas, processos e, às vezes funcionários. Eles ajudam a estabelecer se um produto ou processo é confiável e atende às expectativas em termos de desempenho, segurança, eficiência, durabilidade e outros critérios, ou se uma determinada pessoa tem a competência necessária para realizar instalações, manutenção ou reparos.

Reduzindo custos e barreiras ao comércio

As Normas Internacionais da IEC, em conjunto com avaliação da conformidade, ajudam a reduzir as barreiras comerciais causadas por diferentes critérios de certificação em diferentes países. Os sistemas de CA da IEC também ajudam a remover despesas e atrasos significativos causados por vários ensaios e aprovação múltiplas. Isso permite que a indústria tenha acesso a mais mercados, de forma mais rápida e com um custo menor.

Tranquilizando os consumidores

A avaliação da conformidade oferece aos consumidores a confiança de que produtos elétricos e eletrônicos sejam seguros para o uso e apresentem o desempenho esperado.

Mercados globais: um grande passo mais perto

Cada um dos sistemas de CA da IEC – IECEE, IECEx, IECQ e IECRE – cobre um segmento especial da electrotécnica. O objetivo final é facilitar a aceitação global do produto, sempre que possível, por meio de um ensaio, certificação e, quando for o caso, uma marca válida em todos os mercados.

Cada um dos sistemas oferece Esquemas de CA baseados nas Normas Internacionais da IEC e em outras especificações, quando aprovadas pelo Conselho de Gerenciamento de Avaliação da Conformidade da IEC.

Fato

Desenvolvendo as ferramentas e protocolos para verificar que os produtos cumprem o que prometem

(22)

IECEE – Sistema de Ensaios de Conformidade e Certificação de Equipamentos Eletrotécnicos e Componentes

O IECEE abrange a segurança, o desempenho e a interoperabilidade de uma ampla variedade de equipamentos e componentes usados em casas, escritórios, oficinas, instalações de saúde, por parte da indústria, dentre outros. Participam do sistema cerca de 500 laboratórios de ensaios independentes e milhares de laboratórios de ensaios de fabricantes em 54 países. Os certificados do IECEE são mutuamente reconhecidos por todos os Membros do Sistema. Um produto que tenha sido testado por um membro do mercado geralmente não precisa ser novamente testados por outro. Isso facilita muito a aprovação e a certificação a nível nacional, além de reduzir custos.

Âmbito do IECEE

Membros do IECEE prestam serviços de avaliação da conformidade para uma ampla variedade de bens de consumo elétricos, dentre os quais geladeiras, microondas, lâmpadas, brinquedos, aparelhos de televisão; equipamentos de escritório, como impressoras ou computadores portáteis; equipamentos elétricos e eletrônicos utilizados na prática médica; veículos elétricos, automação de fábricas, Smart Grid e muitos outros. O IECEE abrange também os vários componentes, cabos, interruptores, carregadores e baterias embutidos em dispositivos. Ele fornece serviços de eficiência de energia elétrica e gestão de substâncias perigosas..

Certificados que abrem muitos mercados

Em muitos países, certificados e relatórios de ensaio da IECEE CB (Organismo de Certificação da sua sigla em inglês) são considerados como prova de conformidade com os requisitos regulamentares, sendo que muitos varejistas, compradores e vendedores ficam satisfeitos ao importar produtos elétricos que tenham um certificado de ensaio da IECEE.

Não importa o local de produção, quando um produto é fabricado de acordo com as Normas Internacionais da IEC e testado segundo o Sistema da IECEE, ele vai manter um nível elevado de segurança. Essa abordagem ajuda a reduzir atrasos e os custos com múltiplos testes e aprovações, uma vez que, muitas vezes, produtos ou processos precisam ser certificados apenas uma vez. A certificação resultante pode então ser aceita por muitos outros países, geralmente sem a necessidade de um novo ensaio. Desta forma, produtos podem ter acesso a muitos mais mercados.

Mais informações: www.iecee.org

Equipamentos e dispositivos

médicos, domésticos e de

escritório

Fato

— Protegendo a vida de pacientes e

(23)
(24)

Segurança em áreas

perigosas

IECEx – Sistema de Certificação para Normas para Equipamentos para Atmosferas Explosivas

O IECEx abarca todas as necessidades de certificação da indústria de atmosfera explosiva. O uso de equipamentos, especialmente elétricos e eletrônicos, em ambientes explosivos é altamente regulado para assegurar que tanto os funcionários que trabalham nesses locais como as populações circunvizinhas tenham a máxima segurança possível. O IECEx oferece uma série de Programas de Avaliação da Conformidade que fornecem a garantia de que os equipamentos e sistemas sejam fabricados, operados, instalados, conservados e reparados de acordo com os mais elevados padrões internacionais de segurança.

Âmbito do IECEx

Os ambientes explosivos estão presente em muitas indústrias. As mais conhecidas são as refinarias de petróleo e gás, fábricas de processamento, reabastecimento automotivo e de aviação, mineração de carvão e fábricas de processamento químico. No entanto, áreas explosivas podem ser encontradas em qualquer lugar onde estejam presentes gases e líquidos inflamáveis, ou partículas de combustíveis. Por exemplo, em indústrias de impressão, papel e têxteis, de manuseio e armazenamento de grãos, áreas de carpintaria, refinarias de açúcar, indústrias de revestimento de superfície e pintura, tratamento de resíduos e instalações de esgoto.

Acesso a produtos seguros em qualquer lugar

A Organização das Nações Unidas, através da UNECE (Comissão Econômica das Nações Unidas para a Europa), aprova o IECEx como o melhor modelo do mundo de melhores práticas para verificação de conformidade com as Normas Internacionais em áreas de atmosferas explosivas (EX). Ela publica um Marco Regulatório Comum que incentiva os países a usar o IECEx a fim de facilitar o acesso nacional a dispositivos seguros em ambientes de atmosfera explosiva.

Mais informações: www.iecex.com

É possível verificar imediatamente todos os certificados do IECEx on-line ou off-line através de um aplicativo móvel..

Fato

— Protegendo áreas explosivas

(25)
(26)

Componentes eletrônicos

mais seguros e ecológicos

IECQ – Sistema de Avaliação de Qualidade para Componentes Eletrônicos

Produtos elétricos e eletrônicos são formados por muitos, às vezes centenas, de componentes individuais e circuitos integrados. O IECQ é um sistema de aprovação e certificação mundial que abrange o fornecimento de componentes eletrônicos, bem como materiais e processos associados. O Sistema permite que os fornecedores de componentes demonstrem consistentemente que seus produtos apresentam alta qualidade. Os fabricantes conseguem minimizar os custos de controle de entrada e eliminam a necessidade de auditoria de qualidade para fornecedores.

Âmbito do IECQ

O sistema garante a segurança e confiabilidade de componentes eletrônicos usados em eletrônica, aviônica, fabricação de automóveis e muito mais. Ele também monitora e testa o uso de substâncias perigosas em equipamentos elétricos e eletrônicos, além de fornecer avaliação e certificação de fábricas que manipulam dispositivos sensíveis à descarga eletrostática (ESD de sua sigla em inglês). Com o IECQ, fabricantes conseguem atender mais facilmente as regulamentações de substâncias perigosas, que estão cada vez mais rígidas. Várias indústrias, a exemplo da aviônica, dependem do sistema para avaliar fornecedores e gerenciar com segurança a cadeia de suprimentos de seus componentes, a fim de evitar a falsificação de mercadorias. O IECQ abrange os seguintes elementos: componentes ativos e passivos; circuitos integrados; componentes eletromagnéticos, eletromecânicos e electro-ópticos; placas impressas; fios e cabos.

(27)

27

Fato

(28)

Estabilidade e segurança das

energias renováveis

IECRE – Sistema da IEC para Certificação de Normas Relacionadas a Equipamentos para Uso em Aplicações de Energia Renovável

O IECRE foi criado em reconhecimento do rápido desenvolvimento e crescimento do setor de energia renovável, causados pela crescente demanda por eletricidade e pela necessidade de reduzir a quota de combustíveis fósseis na geração de energia. A intenção é fornecer ensaios, inspeção e certificação para sectores como os de energia eólica, energia marinha e energia solar fotovoltaica.

O IECRE visa facilitar o comércio internacional de equipamentos e serviços para uso em setores de energias renováveis, mantendo o nível de segurança exigido.

Âmbito do IECRE

Em termos práticos, o sistema do IECRE está sendo organizado em setores e esquemas. Atualmente, foram definidos três setores:

Energia solar fotovoltaica Energia eólica

Energia marinha

Cada um destes setores pretende operar esquemas que cobrem:

Produtos, como componentes e sistemas

Serviços, como instalações e outras ofertas relacionadas ao setor Funcionários, abrangendo a competência dos trabalhadores do setor, por exemplo.

Potencial futuro

Enquanto o IECRE incide sobre estes três setores, por hora, a porta permanece aberta para análise de outras tecnologias, como energia solar concentrada (CSP da sua sigla em inglês), energia geotérmica e células de combustível.

Mais informações: www.iecre.org

Fato

— Facilitar o comércio internacional de equipa-mentos e serviços de energia renovável

(29)
(30)

Membros

Todos os países reconhecidos pela ONU podem solicitar a adesão à IEC. Cada membro da IEC é representado por um Comitê Nacional (NC da sua sigla em inglês). O NC coordena todos os interesses nacionais em eletrotecnologia, representando a indústria local, entidades governamentais, universidades, associações comerciais, usuários finais e desenvolvedores nacionais de normalização dentro da IEC. Cada país é responsável pela estrutura e quadro institucional do seu NC. Existem dois níveis de adesão:

Membros plenos

Países que têm indústria desenvolvida e podem tirar proveito de uma participação plena no trabalho da IEC.

Podem participar de todas as

atividades, gestão e trabalho técnico da IEC

Têm o direito de votar e comentar sobre todos os assuntos: um voto por país Podem participar ativamente em qualquer Comissão Técnica (TC da sua sigla em inglês) de sua escolha (Membros - P votam em todas as fases e participam de todas as reuniões) ou como observadores (Membros - O votam na versão final das Normas Internacionais)

Podem votar e ter acesso total a todas as Normas Internacionais e documentos da IEC

Membros associados

O status de Membro Associado permite que países com uma indústria desenvolvida, mas com meios financeiros limitados, participem ativamente do trabalho da IEC.

Podem participar activamente das atividades da IEC e de um número definido de TCs

Podem votar e comentar sobre um determinado número de documentos – um voto por país

Tem acesso total a todas as Normas Internacionais e documentos da IEC

A família da IEC

170

países

83

membros

87

afiliados

Países em desenvolvimento que participam do Programa de Países Afiliados gratuita-mente

Alcance global

Fato — Incentivando o desenvolvimento em 87 países

(31)

31

Afiliados

O Programa de Países Afiliados da IEC incentiva países em desenvolvimento que estejam no processo de consolidação de sua infraestrutura e indústria a participarem do trabalho da IEC, oferecendo a oportunidade de adotar as Normas Internacionais da IEC sem que precisem se tornar membros. O Programa, que cumpre todos os requisitos do Acordo sobre Barreiras Técnicas ao Comércio da OMC, não tem taxa de adesão. Os benefícios são:

Gratuitamente, 200 Normas Internacionais da IEC para adoção nacional

Oportunidade de comentar por e-mail os documentos de 10 Comitês Técnicos (TCs) selecionados

Orientações sobre como usar os Sistemas de Avaliação da Conformidade da IEC

Participação nos Sistemas de Avaliação da Conformidade da IEC

Participação das Reuniões Gerais da IEC Apoio no processo de adoção das Normas Internacionais da IEC a nível nacional

Status de Afiliado Plus da IEC

Os países em desenvolvimento que participam do Programa de Países Afiliados, que adotaram pelo menos 50 Normas Internacionais e estabeleceram um Comitê Eletrotécnico Nacional (NEC da sua sigla em inglês) contam com as seguintes vantagens adicionais:

Gratuitamente, mais 200 Normas Internacionais da IEC para adoção nacional (400 no total)

(32)

Estrutura da IEC

Normas Internacionais e outros produtos da IEC

Os produtos ou publicações resultantes do trabalho dos Comitês Técnicos (TCs) e subcomitês (SCs) se dividem em duas grandes categorias:

Normativos

Normas Internacionais Especificações Técnicas Especificações Publicamente Disponíveis

Informativos

Relatórios técnicos Guias Fato

Apoiando o desenvolvimento de novas tecnologias

(33)

33

Estrutura da IEC

O órgão supremo que governa a IEC é o Conselho. Ele define as políticas, estratégia de longo prazo e objetivos financeiros da IEC. Os Membros do Conselho são os presidentes de todos os Comitês Nacionais (NC), que são membros com direito pleno de voto; os oficiais atuais e ex-presidentes da IEC, bem como os membros do Conselho de Administração (CB). O Conselho delega a gestão do trabalho da IEC ao Conselho de Administração (CB). Sob o Conselho de Administração, a gestão de normalização, avaliação da conformidade e estratégia de mercado é assumida respectivamente pelo Conselho de Gerenciamento de Normalização (SMB), o Conselho de Gerenciamento de Avaliação de Conformidade (CAB) e Conselho de Estratégia de Mercado (MSB).

O Comitê Executivo implementa as decisões do Conselho e CB. Ele prepara as pautas e documentos para o Conselho de Administração e supervisiona o funcionamento do Escritório Central da IEC, bem como a comunicação com os Comitês Nacionais (NC).

Além de ser responsável pelas questões financeiras, o Conselho elege os Oficiais da IEC e os membros do CB, SMB e CAB. Ele também aprova pedidos de adesão à IEC, bem como alterações aos Estatutos e Regras de Procedimento da IEC.

Os principais especialistas do mundo

Mais de 20 mil especialistas de empresas, indústria, academias e governos contribuem Escritório central O Executivo Conselho de Gerenciamento de Avaliação da Conformidade (CAB)

gestão de operações e Sistemas de Avaliação da Conformidade Conselho de Estratégia do Mercado (MSB) acompanhamento de tecnologia/ prioridades do mercado Conselho de Gerenciamento de Normalização (SMB) gestão do trabalho de consenso

sobre Normas Internacionais

Comitê Executivo

Oficiais

Conselho

Conselho de Administração

com tempo, conhecimento, compromisso e entusiasmo para garantir a segurança, o desempenho e a confiabilidade de produtos, sistemas e equipamentos que utilizam ou produzem eletricidade, ou que contenham componentes eletrônicos. Muitos desses especialistas desfrutam de uma reputação mundial em seu campo de atuação.

Eles entendem como equipamento devem ser concebidos, produzidos, operados, instalados, mantidos e revistos, e introduzem esse conhecimento nas Normas Internacionais da IEC. Mais de 210 TCs e SCs preparam as Normas Internacionais da IEC, desde regras cobrindo o mundo do “muito pequeno” (TC 113: Nanotecnologia) ao do “muito grande” (TC 4: Turbinas Hidráulicas), passando por todo o resto

As Normas Internacionais da IEC passam por um rigoroso processo de preparação e aprovação. Tais normas, que podem ser usadas com confiança por qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, são consideradas de ponta pela indústria e por governos.

(34)

Mais informações

Sistemas de Avaliação da Conformidade da IEC

IECEE / IECRE

c/o IEC − International Electrotechnical Commission 3 rue de Varembé PO Box 131 CH-1211 Geneva 20 Switzerland T +41 22 919 0211 secretariat@iecee.org secretariat@iecre.org www.iecee.org www.iecre.org IECEx / IECQ The Executive Centre Australia Square, Level 33 264 George Street Sydney NSW 2000 Australia T +61 2 4628 4690 Fax +61 2 4627 5285 chris.agius@iecex.com chris.agius@iecq.org www.iecex.com www.iecq.org Ásia-Pacífico IEC-APRC − Asia-Pacific Regional Centre

2 Bukit Merah Central #15-04/05 Singapore 159835

T +65 6377 5173 Fax +65 6278 7573 dch@iec.ch

América Latina

IEC-LARC − Latin America Regional Centre

Av. Paulista, 2300 – Pilotis Floor – Cerq. César

São Paulo - SP - CEP 01310-300 Brazil

T +55 11 2847 4672 as@iec.ch

América do Norte

IEC-ReCNA − Regional Centre for North America

446 Main Street, 16th Floor Worcester, MA 01608 USA

T +1 508 755 5663 Fax +1 508 755 5669 tro@iec.ch

Visite o site da IEC: www.iec.ch para obter mais informações. Na seção “About the IEC”, entre em contato diretamente com seu Comitê Nacional local da IEC. Alternativamente, entre em contato com o Escritório Central da IEC em Genebra, Suíça, ou com o Centro Regional IEC da mais próximo.

Global

IEC − International Electrotechnical Commission Central Office 3 rue de Varembé PO Box 131 CH-1211 Geneva 20 Switzerland T +41 22 919 0211 Fax +41 22 919 0300 info@iec.ch www.iec.ch

Delegações Regionais da IEC

Africa

IEC-AFRC − Africa Regional Centre 7th Floor, Block One, Eden Square Chiromo Road, Westlands PO Box 856 00606 Nairobi Kenya T +254 20 367 3000 / +254 20 375 2244 M +254 73 389 7000 / +254 70 493 7806 Fax +254 20 374 0913 eod@iec.ch fya@iec.ch

(35)

35

Fato

(36)

® Registered trademark of the International Electrotechnical Commission. Copyright © IEC, Geneva, Switzerland. 2017. ® IEC W elcome:2017-02(pt)

T +41 22 919 0211

info@iec.ch

www.iec.ch

3 rue de Varembé

PO Box 131

CH-1211 Geneva 20

Switzerland

International

Electrotechnical

Commission

® Fato

A IEC ajuda a manter a energia ligada, em todo o mundo

Referências

Documentos relacionados

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto

Aluno do Mestrado de Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia pelo Instituto Superior de Engenharia do Porto. Bruno Miguel da Rocha

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto

A Licenciatura em Engenharia Eletrotécnica – Sistemas Elétricos de Energia forma profissionais com competências nos tradicionais domínios dos sistemas elétricos de energia, mas

Doutor em Engenharia Eletrotécnica e de Computadores, na Área Científica de Sistemas Elétricos de Energia, pela Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto. Professor Adjunto