• Nenhum resultado encontrado

Sistemas Eco para a instalação de pisos

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Sistemas Eco para a instalação de pisos"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

C.P

(2)

MAPEI ajudam a contribuir com pontos valiosos para projetos com certificação LEED.

Durante muitos anos a MAPEI tem focado suas

pesquisas na direção de produtos seguros para

o meio ambiente, instaladores e usuários finais

Infelizmente, em muitos países não há normas e padrões específicos para identificar corretamente e comercialmente produtos “ecológicos”. Muitas vezes, instaladores e empreiteiros são enganados por slogans amigáveis e cativantes e tendem a escolher produtos que não respeitam o meio ambiente e nossa saúde.

O principal problema ao usar estes produtos é a emissão de compostos orgânicos voláteis, tais como solventes, biocidas e plastificantes, que podem causar consideráveis problemas de poluição do ar em áreas habitadas, a chamada poluição interna.

Na década de 1970, a MAPEI trouxe produtos em dispersão aquosa e com baixos níveis de solventes para o mercado, produtos que não exigem certificados de proteção contra incêndios para substâncias inflamáveis.

Nestes produtos, mesmo que a porcentagem seja baixa, há ainda uma certa quantidade de solventes presente, e este problema é particularmente encontrado em países que são altamente comprometidos com o uso de produtos químicos mais seguros.

O compromisso da MAPEI, portanto, foi reforçado por programas de pesquisa para o desenvolvimento de produtos livres de solventes com um nível extremamente baixo de emissão de compostos orgânicos voláteis (COV), para melhorar o bem-estar nos edifícios onde são utilizados. Assim nasceu a linha “ECO” da MAPEI.

Os produtos da linha ECO foram inicialmente lançados pela MAPEI no mercado americano na década de 1990. Eles então foram introduzidos no mercado europeu, e rapidamente substituíram a maioria dos produtos com uma base de dispersão convencional.

EMISSÕES

O que e COV?

Estamos todos conscientes dos perigos da poluição ambiental e todos sabemos, por exemplo, os danos que o benzeno emitido por carros pode fazer para nossa saúde.

Há também outro tipo de poluição à nossa volta, a chamada poluição “INTERNA”. Na verdade, a qualidade do ar ao nosso redor é diretamente influenciada por todos os compostos orgânicos voláteis (COV) emitidos por móveis, adesivos e tinta. Todos já nos deparamos com um forte cheiro depois de aplicar um produto, montar uma peça de mobilia ou pintar as paredes de nossa casa, e todos tivemos que abrir as janelas por um certo tempo, no intuito de eliminar esse cheiro estranho ou apenas ao limpar os pisos de nossa casa, podemos as vezes sentir fortes cheiros que podem causar irritação. Todos esses odores são devidos à volatilidade de certos compostos contidos na madeira usada para fabricar móveis, ou vernizes e detergentes. Estes compostos são chamados COV, ou Compostos Orgânicos Voláteis. Os COV podem ser cancerígenos, tal como o benzeno emitido pelos carros. Certos tipos de móveis são notórios por emitir o formaldeído, enquanto a madeira de pinho libera certas substâncias que podem até ter um cheiro agradável, mas que também podem causar irritações.

Como os COV influenciam o nosso dia-a-dia em nossas casas? Essa pergunta é bastante instigante se considerarmos que, de acordo com estudos recentes, até mesmo em cidades altamente poluídas, como Atenas e Milão, o ar pode ser menos poluído com COV do que o ar em nossas casas. Passamos cerca de 90% do nosso tempo em ambientes fechados: no trabalho, em casa, na escola, no cinema...

É fato amplamente conhecido que a maioria dos compostos orgânicos voláteis podem ser irritantes para nossas membranas mucosas. Muitos deles contém uma ação

1997 1980 1970

1965

% 0 20 40 60 80 100

CONTEÚDO DE SOLVENTES NOS ADESIVOS “ECO” Adesivos Adesivos em dispersão Adesivo de base polivinilica Adesivo de contato rodutos P

(3)

o nosso comportamento e usando produtos que emitem a menor quantidade possível de compostos orgânicos voláteis.

O compromisso da Mapei

Por mais de 10 anos, o trabalho do laboratório de análises de P&D da MAPEI tem sido o de avaliar a ecossustentabilidade dos produtos da MAPEI usando as técnicas prescritas pelos padrões vigentes e os instrumentos aos quais somente os laboratórios mais bem equipados têm acesso.

Existem atualmente doze câmaras de simulação ambiental nos laboratórios de P&D da MAPEI dedicadas a avaliar o teor de COV encontrado em produtos para a indústria da construção civil, comparando-os com as normas contidas na ISO 16000 (Ar Interno) (Figura 1).

O produto a ser testado é colocado em uma placa de vidro não absorvente com uma área de superfície definida, pesado e imediatamente transferido para uma das câmaras de simulação ambiental disponível em nosso laboratório (Figuras 2 e 3). A relação entre a área da amostra e o volume da câmara é muito importante, pois simula a situação real encontrada em um apartamento (relação do volume do ambiente com a área do piso).

A temperatura e umidade relativa nas câmaras são rigorosamente controladas (T = +23°C e R.H. = 50%), e elas são limpas com ar purificado. O fluxo de ar significa que todo o ar na câmara é trocado a cada duas horas.

Após 3 e 28 dias, uma amostra é recolhida da câmara por meio de bombas especiais e cartuchos que será acondicionado todos os COV.

compostos orgânicos voláteis emitidos pelo produto devem ser medidos. Com uma câmara de simulação ambiental, a emissão de compostos orgânicos voláteis é medida após 3 e 28 dias. Este parâmetro é chamado TCOV (total de compostos orgânicos voláteis). Ele é expresso em 1Jg/m³ e é a soma das concentrações de todos os compostos voláteis.

Depois de 3 dias, o nível de compostos cancerígenos também deve ser medido, tais como o benzeno (limite = 2.1Jg/m³), formaldeído (limite = 50 1Jg/m³, assim como quaisquer monômeros residuais. Depois de 28 dias, por outro lado, o nível de compostos semivoláteis é medido e então, todas as concentrações são somadas juntas. Este parâmetro é chamado TCOSV (total de compostos orgânicos semivoláteis). Os compostos semivoláteis são todas essas substâncias de alta ebulição, tais como certos tipos de plastificantes, que permanecem no ambiente por um longo tempo e que diminuem muito lentamente.

Apesar de quase todas essas substâncias não serem tóxicas e nem prejudiciais à saúde, é muito importante que se meçam as emissões, pois elas têm um efeito sobre a qualidade do ar interno por muito tempo.

A seguinte tabela contém os limites estabelecidos pelo GEV a fim de classificar um produto com a etiqueta EMICODE,

μg/m³ depois de 3 días TVOS μg/m³ depois de 28 días TVOS / TSVOS EC 1 PLUS 750 60 / 40

(4)

Mapei e a Sustentabilidade

...Qualidade Certificada

Todos os produtos

MAPEI ECO

são certificados e

rotulados EMICODE EC1 e EMICODE EC1 PLUS

“produtos com muito baixas emissões de compostos

orgânicos voláteis”, em conformidade com as diretrizes

estabelecidas pela GEV (órgão alemão que monitora as

emissões de materiais de construção).

DER BLAUE ENGEL

Esse programa de rotulagem ecológica alemão foi

criado para promover produtos ecologicamente corretos

que pudessem ser comparados com outros da mesma

categoria.

LEED

LEED é um sistema voluntário para o projeto, construção

e gestão de alto desempenho de edifícios sustentáveis.

O sistema de certificação LEED indica os requisitos para

a construção de edifícios ambientalmente sustentáveis

em termos de energia e o consumo de recursos naturais

envolvidos no processo da construção. O protocolo LEED

foi criado nos Estados Unidos e atualmente é aplicado em

mais de100 países.

GREEN INNOVATION

Este logotipo identifica os produtos MAPEI que, graças às

suas diversas características, ajuda no projeto, construção

e manutenção de edifícios ecossustentáveis.

FAST TRACK

Os produtos da MAPEI com a tecnologia Fast Track Ready

eliminam etapas e/ou agilizam os processos para realizar

uma instalação mais rapidamente do que as tecnologias

atuais.

BIO BLOCK

O Selo de tecnologia BioBlock da MAPEI se dá a produtos

selecionados para ajudar a proteger da formação de

fungos e mofo.

(5)

ECO PRIM PU 1K EC1 R

ECO PRIM PU 1K

+ QUARZO 0,5 MM EC1 R

MAPECONTACT

MAPECRYL ECO EC1

NIVORAPID CT-C40-F10-A2fl-s1 EC1 R Plus

NIVORAPID

+ LATEX PLUS CT-C40-F10-A2fl-s1

PLANIPREP SC

PLANISEAL VS FAST

+ ECO PRIM T EC1 Plus

PRIMER G EC1

TOPCEM EC1 R Plus

ULTRABOND ECO 170 EC1 Plus

ULTRABOND ECO 4 LVT EC1 Plus

ULTRABOND ECO 520 EC1 Plus

ULTRABOND ECO 711

ULTRABOND ECO 810

ULTRABOND ECO CONTACT EC1 Plus

ULTRABOND ECO TACK LVT EC1

ULTRABOND ECO V4 SP

CONDUTIVO EC1 Plus

(6)

01

Sistemas para a instalação de carpete sobre granilite existente com resíduo

de adesivo

1 Piso existente com resíduo de adesivo

2 Primer

Eco Prim Grip

3 Argamassa de regularização Ultraplan Eco 2 C25-F7 LEVELLING COMPOUNDS EN 13813 4 Adesivo Ultrabond Eco 170 5 Carpete 1 2 3 4 5 2 3 4

(7)

02

Sistema para instalação de carpete modular sobre contrapisos aquecidos

1 Contrapiso aquecido Topcem 2 Primer Primer G 3 Argamassa autonivelante Ultraplan Eco 2 C25-F7 LEVELLING COMPOUNDS EN 13813 4 Adesivo Ultrabond Eco 810 5 Carpete em placa

(8)

03

Sistema para instalar PVC tecido sobre granilite

1 Granilite em placa

2 Primer

Eco Prim Grip

3 Argamassa autonivelante Ultraplan Eco 2 C25-F7 LEVELLING COMPOUNDS EN 13813 4 Adesivo Mapecryl Eco

5 Piso de PVC tecido em placa

1 2 3 4 5 2 3 4

(9)

04

Sistema para a instalação de pisos vinílicos acústicos em manta

1 Substrato 2 Painel isolante 3 Barreira de vapor 4 Contrapiso Topcem EN 13813 5 Primer Primer G 6 Argamassa autonivelante Ultraplan Eco 2 C25-F7 LEVELLING COMPOUNDS EN 13813 7 Adesivo

Ultrabond Eco V4 SP Fiber

8 Piso vinílico acústico

(10)

05

05

Sistema rápido para a instalação de LVT (piso vinílico em régua) sobre

cerâmica existente

1 Ceramica existente

2 Primer

Eco Prim Grip

3 Argamassa de preparo

Planiprep SC

4 Adesivo

Ultrabond Eco 4 LVT

5 Revestimento LVT

6 Adesivo para Rodapés

Ultrabond Super Grip

2 3 4 6 1 2 3 4 5 6

(11)

06

Sistema para a instalação de pisos de borracha sobre bases com alto teor

de umidade residual

1 Laje de concreto

2 Barreira de vapor de umidade

Planiseal VS Fast +

Eco Prim Grip

3 Argamassa de regularização Ultraplan Eco 2 C25-F7 LEVELLING COMPOUNDS EN 13813 4 Adesivo

Ultrabond Eco V4 SP Fiber

(12)

07

Sistema para rápida instalação de pisos vinílicos em ambientes hospitalares

com isolamento acústico

1 Laje de concreto

2 Isolamento acustico

Mapesilent Roll

3 Fita adesiva isolante

Mapesilent Tape 4 Camada separadora 5 Contrapiso Topcem 6 Primer Primer G 7 Argamassa autonivelante Ultraplan Eco 2 C25-F7 LEVELLING COMPOUNDS EN 13813 8 Adesivo Mapecryl Eco

9 Piso vinilico em manta

2 3 5 6 7 8 6 7 8 1 2 3 4 5 9

(13)

08

Sistema para a instalação de linóleo em ambientes hospitalares

1 Contrapiso Topcem EN 13813 2 Primer Primer G 3 Argamassa autonivelante Ultraplan Maxi EN 13813 C35-F7 LEVELLING COMPOUNDS A2 -s1fl 4 Adesivo Ultrabond Eco 520 5 Linóleo

(14)

09

Sistema para instalação de pisos condutivos sobre bases com alto teor

de umidade residual

1 Supporto Base desnivelada 2 Primer Eco Prim PU 1K + Quarzo 0,5 mm 3 Argamassa de regularização Ultraplan Maxi EN 13813 C35-F7COMPOUNDSLEVELLING A2 -s1fl 4 Adesivo Ultrabond Eco V4 SP Conductive

5 Piso Vinílico Condutivo

2 3 4 1 2 3 4 5

(15)

10

Instalação de pisos vinílicos sobre cerâmica existente

1 Piso cerâmica existente

2 Primer adesivo

Eco Prim Grip

3 Argamassa de preparo Ultraplan Eco 2 C25-F7 LEVELLING COMPOUNDS EN 13813 4 Adesivo Ultrabond Eco 4 LVT

(16)

11

Adesivo para instalação de pistas de atletismo

1 Asfalto 2 Adesivo Adesilex G19 3 Pista de atletismo 2 1 2 3

(17)

12

Sistema para instalação de pisos esportivos de borracha em ginásios

1 Calcestruzzo 2 Primer Primer G 3 Argamassa autonivelante Ultraplan Eco 2 C25-F7 LEVELLING COMPOUNDS EN 13813 4 Adesivo Adesilex G20

5 Piso esportivo em borracha

(18)

ONDE USAR BASES

Certificação Área Interna Área Externa Pisos Pisos

Térreos

Parede Concreto Contra

piso cimentício

Concreto verde

*

Cerâmica existente Granilite existente

Eco Prim PU 1K

InnovationGreen

Planiseal VS Fast

InnovationGreen

1

1

Triblock P

2

1

- Concreto Verde é concreto novo como mínimo de 7 dias de cura. Para obter informaçoes adicionais, aconselha-se consultar a ficha tecnica

2

- Granilite existente deve ser devidamente preparado, consultar o departamento técnico

ONDE USAR BASES

Certificação Área Interna Área Externa Pisos Parede Concreto

Absor vente Contra piso absor vente Concreto Não Absor vente

Cerâmica Existente Pedra na

tural

Granilite Existente Pisos em resinas epóxi ou PU Aço e Chumbo Compensado Na

val e Pisos de

madeira Resíduo de adesivo Não solúvel em á

gua

Pa

viflex ou

VCT Existente

Outras camadas de autonivelantes MAPEI

Primer G

InnovationGreen

Eco Prim Grip

InnovationGreen

Primer SN

Primers para controle de umidade

e consolidação de contrapiso

Há muito tempo os pisos colados sofrem resultados negativos

devido ao excesso de umidade na base. O departamento de

pesquisa e desenvolvimento da MAPEI tem inovado ao longo dos

anos e desenvolveu soluções perfeitas para as diversas situações

encontradas em obras. Os Primers da MAPEI para controle de

umidade são práticos rápidos e ecologicamente corretos.

Primers

Os Primers e pontes de aderência MAPEI facilitam o

trabalho e dispensam o uso de solventes e materiais

perigosos no canteiro de obras. São formulados

especificamente para reduzir os tempos de instalação

e aprimorar a performance dos produtos usados

posteriormente como as argamassas autonivelantes da

linha

Ultraplan.

(19)

Certificação Área interna Área externa Pisos Pisos Parede Concreto Contra Concreto verde Cerâmica existente Granilite existente

Eco Prim PU 1K

InnovationGreen

Planiseal VS Fast

InnovationGreen

1

1

Triblock P

2

1

- Concreto Verde é concreto novo como mínimo de 7 dias de cura. Para obter informaçoes adicionais, aconselha-se consultar a ficha tecnica

2

- Granilite existente deve ser devidamente preparado, consultar o departamento técnico

ONDE USAR BASES

Certificação Área interna Área externa Pisos Parede Concreto

absor vente Contra piso absor vente Concreto n ão absor vente

Cerâmica existente Pedra na

tural

Granilite existente Pisos em resinas epóxi ou PU Aço e chumbo Compensado na

val e pisos

Resíduo de adesivo Paviflex ou

VCT existente

Outras camadas de autonivelantes MAPEI

Primer G

InnovationGreen

Eco Prim Grip

InnovationGreen

o solúvel em á

gua

(20)

Argamassas Autonivelantes

As argamassas autonivelantes da MAPEI

uma vez misturadas com água produzem

uma mistura ultra fluída e fácil de aplicar.

São transitáveis em apenas 3 horas e

fornecem uma superfície totalmente

lisa, plana e altamente resistente sem a

necessidade de lixar. Utilize as argamassas

autonivelantes da MAPEI para eliminar

desníveis na base desde 1 mm até

30 mm de espessura antes de instalar

revestimentos.

Argamassas espatuladas

de secagem rápida

Planiprep SC, Planiprep Fast Track e Nivorapid

são argamassas de preparo que permitem realizar

regularizações desde camadas finas até 25 mm

numa única aplicação e com secagem últra rápida,

no mesmo dia.

Planiprep SC dispensa da necessidade

de primer sobre a maioria das bases comuns.

ESPESSURA ONDE USAR SUBSTRATOS TEMPO DE ESPERA ANTES DA COLAGEM Á TRANSITOLIBERAÇAO RESISTÊNCIA Á COMPRESSÃO CLASSIFICAÇÃOEN 13813

1-10 mm 3-30 mm Áreas internas Pisos Contra pisos cimentícios Pisos aquecidos Concreto Cerâmica,

granilite e

pedra na

tural

Cerâmica e pedra Resilientes Madeira Pedestres Após 1 dia Após 7 dias Após 28 dias

Ultraplan Eco

1

2

1

3 12 horas 12 horas 24 horas 3 horas 12 N/mm² 20 N/mm² 26 N/mm² CT C25 F7 A2fl-s1

Ultraplan Maxi

1

2

1

3 1 dias 1-3 dias 1-3 dias 3 horas 20 N/mm² 27 N/mm² 35 N/mm² CT C30 F7 A2fl-s1

1

- recomendamos aplicação de

Primer G o Eco Prim T diluído em 1:3 de água.

2

- antes de iniciar o ciclo da planta.

3

- recomendamos a aplicação de

Eco Prim Grip sem diluir sobre bases não porosas antes da aplicação de argamassas autonivelantes da MAPEI.

4

- aguardar 24 horas após a instalação para ligar o aquecimento.

ESPESSURA ONDE USAR SUBSTRATOS ESPERA ANTES TEMPO DE DA COLAGEM

LIBERAÇAO

Á TRANSITO RESISTÊNCIA Á COMPRESSÃO CLASSIFICATIONEN 13813

1-10 mm 1-20 mm Áreas internas Paredes Pisos Contra pisos cimentícios Pisos aquecidos Concreto Cerâmica,

granilite e

pedra na

tural

Piso de madeira colado,

OSB,

compensado na

val

Aço e metais Reboco cimentício Reboco de gesso Cerâmica e pedras Resilientes Madeira Pedestres Após 1 dia Após 7 dias Após 28 dias

Planiprep SC

• •

• • •

• •

2

• • •

1 30

min min60 min90 30 min N/mm²12 16 N/mm² 20 N/mm²

Nivorapid

• • •

• •

2

• •

1 4-6

horas12-24 horas horas24 2 horas N/mm²30 N/mm²37 N/mm²40 CT C40 F10 A2fl

Nivorapid +

Latex Plus

• • •

• •

2

• • •

1 horas4-6 12-24 horas horas24 2 horas 16 * 21 * 25 *

1

- Aderência melhorada com a prévia aplicação de

Primer G

2

-

Astes de iniciar o ciclo da planta para ligar o aquecimento.

* - misturado com 36% de Latex Plus

(21)

1-10 mm 3-30 mm Áreas internas Pisos Contra pisos cimentícios Pisos aquecidos Concreto Cerâmica, pedra na Cerâmica e pedra Resilientes Madeira Pedestres Após 1 dia Após 7 dias Após 28 dias

Ultraplan Eco

1

2

1

3 12 horas 12 horas 24 horas 3 horas 12 N/mm² 20 N/mm² 26 N/mm² CT C25 F7 A2fl-s1

Ultraplan Maxi

1

2

1

3 1 dias 1-3 dias 1-3 dias 3 horas 20 N/mm² 27 N/mm² 35 N/mm² CT C30 F7 A2fl-s1

1

- recomendamos aplicação de

Primer G o Eco Prim T diluído em 1:3 de água.

2

- antes de iniciar o ciclo da planta.

3

- recomendamos a aplicação de

Eco Prim Grip sem diluir sobre bases não porosas antes da aplicação de argamassas autonivelantes da MAPEI.

4

- aguardar 24 horas após a instalação para ligar o aquecimento.

ESPESSURA ONDE USAR SUBSTRATOS ESPERA ANTES TEMPO DE DA COLAGEM

RESISTÊNCIA A

COMPRESSÃO EN 13813

1-10 mm 1-20 mm Áreas internas Paredes Pisos Contra pisos cimentícios Pisos aquecidos Concreto Cerâmica,

granilite e

pedra na

tural

Piso de madeira colado,

OSB,

compensado na

val

Aço e metais Reboco cimentício Reboco de gesso Cerâmica e pedras Resilientes Madeira Pedestres Após 1 dia Após 7 dias Após 28 dias

Planiprep SC

• •

• • •

• •

2

• • •

1 30

min min60 min90 30 min N/mm²12 16 N/mm² 20 N/mm²

Nivorapid

• • •

• •

2

• •

1 4-6

horas 12-24 horas horas24 2 horas N/mm²30 N/mm²37 N/mm²40 CT C40 F10 A2fl

Nivorapid +

Latex Plus

• • •

• •

2

• • •

1 horas4-6 12-24 horas horas24 2 horas 16 * 21 * 25 *

1

- Aderência melhorada com a prévia aplicação de

Primer G

2

CLASSIFICAÇÃO LIBERAÇAO

(22)

Adesivos para pisos resilientes

VINÍLICO

LVT - VINILICO EM

RÉGUA E PLACA

LINÓLEO

BORRACHA

CARPETE E TEXTEIS

PERFÍS E ACCESORIOS

Vinílico heterogêneo Semi flexível em placa (VCT ou P

aviflex)

Multi Layer - Sportivo Manta com base acústica dissipa

tivo Tecido de PVC em placa Autportante acústico Em ambientes molhados

e externos LVT em régua 2 mm LVT em régua 3 mm LVT de c

ortiça com ca

pa

LVT

AutoP

ortante

Em ambiente molhados e externos Linóleo em manta com base de juta Linóleo em manta com base sintética Linóelo em Placa Borracha em manta Borracha em placa lisa Borracha condutiva e dissipa

tiva

Borracha em placa pastilhada Borracha recic

lada em Manta

e placa Borracha autoportante em placa Agulhado Agulhado ambiente externo Tufted com

Action Back

Tufted com base unitária Em Placa com base PVC - Definitiva Em Placa com base PVC - Removível Em placa com base Betuminosa Grama sintética Roda

pé vinílico

Roda

pé poliestireno

Roda

pés em MDF

Escadas em PVC Escadas em borrachas

Mapecryl Eco

1

• • • •

Ultrabond Eco 711

••

Ultrabond Eco 4 LVT

••

•• ••

••

Ultrabond Eco V4SP Fiber

•• ••

••

••

•• ••

• • •• •• ••

•• ••

Ultrabond V4SP Condutivo

••

••

Ultrabond Eco 520

•• ••

Ultrabond Eco Tack LVT

••

••

••

Ultrabond Eco 310

••

Ultrabond Eco 170

••

•• •• ••

••

Ultrabond Eco 810

••

•• ••

Adesilex G20

•• •• ••

••

•• •• •• ••

••

•• ••

•• •• •• •• •• •• •• ••

•• ••

Ultrabond Super Grip

•• •• ••

Ultrabond Eco Contact

••

• •

Mapecontact

•• •• •• •• ••

1

- Use

Mapecryl Eco para manta vinílica homogênea somente com juntas soldadas. No caso de solda química, use Ultrabond Eco V4 SP Fiber

- Indicado

••

- Melhor escolha

(23)

Vínilico Homogêneo Vinílico Heterogêneo Semi Flexível em placa (VCT ou P Multi Layer - Sportivo Manta Com base acústico Vínilico Condutivo e dissipa Tecido de PVc em placa Autportante Em e externos LVT em régua 2 mm LVT em régua 3 mm LVT de Cortiça com ca Vínilico LVT Em ambiente molhados e externos Linóleo em manta com base de juta Linóleo em manta com base sintética Linóleo em Placa Borracha em manta Borracha em placa lisa Borracha condutiva e dissipa Borracha em placa pastilhada Borracha recic e placa Borracha autoportante em placa Agulhado Agulhado ambiente externo Tu Tufa Em placa com base PVC - Definitiva Removível Em placa com base Betuminosa Grama sintética Roda Roda Roda Escadas em PVC Escadas em borrachas

Mapecryl Eco

1

• • • •

Ultrabond Eco 711

••

Ultrabond Eco 4 LVT

••

•• ••

••

Ultrabond Eco V4SP Fiber

•• ••

••

••

•• ••

• • •• •• ••

•• ••

Ultrabond V4SP Condutivo

••

••

Ultrabond Eco 520

•• ••

Ultrabond Eco Tack LVT

••

••

••

Ultrabond Eco 310

••

Ultrabond Eco 170

••

•• •• ••

••

Ultrabond Eco 810

••

•• ••

Adesilex G20

•• •• ••

••

•• •• •• ••

••

•• ••

•• •• •• •• •• •• •• ••

•• ••

Ultrabond Super Grip

•• •• ••

Ultrabond Eco Contact

••

• •

Mapecontact

•• •• •• •• ••

(24)

C.P

. MK 699061 (BR) 10/2015

Sistemas Eco

para a instalação de pisos

RESILIENTES

Documentação técnica

No menu você pode encontrar toda a documentação técnica, dividida por linhas de produtos e tipologias de documentação.

MAPEI Brasil Materiais de Construção LTDA

Avenida Paulista, 1636, cj. 508 Bela Vista, São Paulo - SP CEP 01310-200

Tel. +55 11 3386-5151 www.mapei.com.br info@mapei.com.br

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

Local de realização da avaliação: Centro de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação - EAPE , endereço : SGAS 907 - Brasília/DF. Estamos à disposição

O valor da reputação dos pseudônimos é igual a 0,8 devido aos fal- sos positivos do mecanismo auxiliar, que acabam por fazer com que a reputação mesmo dos usuários que enviam

servidores, software, equipamento de rede, etc, clientes da IaaS essencialmente alugam estes recursos como um serviço terceirizado completo...

da quem praticasse tais assaltos às igrejas e mosteiros ou outros bens da Igreja, 29 medida que foi igualmente ineficaz, como decorre das deliberações tomadas por D. João I, quan-

Não tentarei sintetizar a interpretação de Armindo de Sousa sobre o parlamento medieval, dado que as suas propostas mais fraturantes foram já evidenciadas, de forma incisiva, por

Por exemplo, a nível das novas áreas (em particular a AP) não é fácil porque pede muito mais trabalho dos professores e pede uma nova postura da parte do professor (que passa a

1- Indica com P, se a frase estiver na voz passiva e com A se estiver na ativa. Depois, passa-as para a outra forma. a) Vimos um cisne moribundo.. Assinala com um X o