• Nenhum resultado encontrado

Anais 5º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (21 a 23 de junho 2016) Sessão Temática: Saúde e Meio Ambiente

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "Anais 5º Simpósio de Gestão Ambiental e Biodiversidade (21 a 23 de junho 2016) Sessão Temática: Saúde e Meio Ambiente"

Copied!
6
0
0

Texto

(1)

Sessão Temática: Saúde e Meio Ambiente

AVALIAÇÃO DA OPINIÃO PÚBLICA SOBRE O SERVIÇO DE SANEAMENTO BÁSICO DO MUNICÍPIO DE TRÊS RIOS-RJ

Alexandrina Juscélia Feitosa de Souza1; Jessica da Silva Correa1; Maíra Pecegueiro do Amaral2

(Instituto Três Rios, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, Avenida Prefeito Alberto da Silva Lavinas, 1847, Três Rios – RJ, CEP 25802-100. ju-feit@hotmail.com;

1

Discente do Curso de Bacharelado em Gestão Ambiental; 2Docente do Departamento de Ciências do Meio Ambiente³)

RESUMO

O objetivo desse trabalho foi avaliar a opinião pública sobre os serviços de saneamento básico do município de Três

Rios-RJ, situado na região centro-sul fluminense do estado do Rio de Janeiro. Foram realizadas entrevistas aos moradores na faixa etária de 25 (vinte e cinco) a 50 (cinquenta) anos, de ambos os sexos e residentes há mais de 5 (cinco) anos no município. As entrevistas ocorreram com pessoas de diversas ruas e bairros da cidade, que demonstraram interesse em participar, expondo suas opiniões sobre os serviços prestados. Com o resultado das entrevistas, foi possível observar uma grande satisfação com a limpeza pública, mas também muitos problemas enfrentados pela população com a falta de drenagem em algumas ruas, pela falta de água e pelo deficiente sistema de coleta de esgoto, causando mau cheiro nas residências.

Palavras-chave: limpeza pública, opinião pública, saneamento básico. INTRODUÇÃO

O expressivo desenvolvimento e o crescimento econômico do Brasil ocasionaram um grande aumento populacional de algumas cidades, devido à migração de pessoas das zonas rurais para zonas urbanas para se adequarem ao mercado de trabalho, mantendo assim, uma concentração populacional nos grandes centros urbanos, nas capitais e municípios desenvolvidos. Com a falta de planejamento e de estrutura de muitas cidades, nota-se as preocupações com as questões do saneamento básico, devido aos problemas enfrentados diariamente, ocasionando danos para a saúde e para o bem estar da população, assim como consequências para o meio ambiente.

Esse cenário se caracteriza em muitas cidades brasileiras e este trabalho de pesquisa visou avaliar o serviço de Saneamento Básico do município de Três Rios, localizado no estado do Rio de Janeiro na região centro sul fluminense, com sua população estimada em 77. 432 habitantes (IBGE 2010).

O município de Três Rios-RJ foi fundado em 1938 é atualmente uma cidade empreendedora. As instalações de fábricas de diversos setores contribuem para a economia local, que atrai a mão de obra de pessoas de outras cidades e estados. Com a expansão da população, o município, que não foi planejado, atualmente enfrenta dificuldades vivenciadas por moradores nos seus respectivos bairros, que necessitam cada vez mais da implementação dos serviços de infraestrutura como o saneamento básico.

A Lei 11.445/2007 define Saneamento Básico como o “conjunto de serviços, infraestruturas e instalações operacionais de abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo de resíduos sólidos, drenagem e manejo das águas pluviais urbana”. Diante desse contexto, foram avaliadas as condições dos serviços prestados de saneamento básico no município de Três Rios-RJ, por meio de entrevistas aos moradores que expressaram as suas opiniões com base no que vivem diariamente. Assim, podemos avaliar as dimensões dos impactos causados por este tipo de serviço público, apresentando o resultado obtido sobre os principais problemas e as principais necessidades com a limpeza pública, com a drenagem, com o fornecimento de água e o sistema de esgoto, bem como outros problemas enfrentados pelos moradores.

(2)

MATERIAL E MÉTODOS

Esta é uma pesquisa descritiva de forma qualitativa, realizada no município de Três Rios, localizado no centro-sul fluminense no estado do Rio de janeiro, com uma população de 77.432 habitantes (IBGE 2010) e uma área de 326,135 Km². Localizado à margem do Rio Paraíba do Sul, Três Rios têm como municípios vizinhos Paraíba do Sul, Areal, Comendador Levy Gasparian, Sapucaia e São José do Vale do Rio Preto (Figura 1).

Figura 15 Localização do município de Três Rios-RJ (Fonte: Espaço do Agricultor, 2016) As entrevistas ocorreram no período de março a maio de 2016. Foram feitas perguntas aos moradores sobre os serviços de saneamento básico prestados à população, como o sistema de limpeza pública, drenagem, qualidade da água e rede de esgoto, se essas demandas realmente estão sendo supridas e como é a qualidade desses serviços.

RESULTADOS E DISCUSSÃO

Os moradores entrevistados são residentes há mais de 5 (cinco) anos no município de Três Rios-RJ, pessoas das faixas etárias entre 25 (vinte e cinco) e 50 (cinquenta) anos de idade, de ambos os sexos (Quadro 1). Durante as entrevistas foram contextualizados os problemas e dificuldades vivenciados por esses moradores e seus familiares, que citaram as necessidades e demandas de melhores recursos para o bem da população.

Limpeza pública

Resíduos são produzidos diariamente, mesmo em atividades mais simples, como, por exemplo, ao se fazer um almoço ou podas no jardim. Ao tratarmos de limpeza pública lidamos com as questões desses resíduos gerados, desde coleta até o destino para onde é levado. É importante levar em consideração que existem diferentes formas de destinação para os resíduos como a coleta seletiva, reciclagem e o reaproveitamento, que contribuem para a redução de volume final a ser tratado. Outras opções como a compostagem, que trata dos resíduos orgânicos, ou a incineração também são formas de tratamento dos resíduos.

Os serviços de limpeza pública são realizados pela própria prefeitura de Três Rios-RJ, responsáveis pela varredura, coleta e descarte dos resíduos diariamente. Os dados coletados por meio das entrevistas, no que se refere à limpeza pública, estão resumidos no Quadro 2.

Os moradores que classificaram os serviços de saneamento básico prestados pela prefeitura como excelentes, argumentaram que os serviços funcionam corretamente e diariamente. Os moradores que classificaram os serviços como Bom ou Ruim, apresentaram o

(3)

fato de não haver capinagem nas suas ruas e explicaram que muitos destes trabalhos costumam funcionar apenas em épocas de campanhas eleitorais. Os moradores afirmaram que colaboram com a limpeza urbana colocando o lixo em locais adequados nos dias de coleta. Quadro 1. Moradores entrevistados, as vias públicas e os bairros no quais foram feitos os levantamentos dos dados.

Quadro 2. Avaliação dos Serviços de Limpeza Pública.

Avaliação do serviço de limpeza pública: Porcentagem

Excelente 70%

Bom 20%

Ruim 10%

Drenagem

O ciclo hidrológico é o elemento chave na definição do saneamento urbano e da drenagem. É muito importante que haja uma correta gestão dos impactos do meio urbano sobre o meio ambiente hidrológico e isto transcende a um simples receituário de obras padrão e remete a uma abordagem mais complexa incluindo aspectos técnicos de engenharia, sanitários, ecológicos, legais e econômicos, além de exigir uma conexão muito mais estreita com a concepção e gestão dos espaços urbanos (SILVEIRA, 2002).

A implantação de sistema de drenagem urbana é de responsabilidade do município e é de grande importância principalmente em períodos de chuvas, para direcionar o escoamento das águas, evitando assim inundações e riscos à população. Uma cidade com a maior parte de território plana como Três rios-RJ precisa ter bons sistemas de drenagem para o escoamento da água. No Quadro 3 são mostrados os resultados da pesquisa sobre a satisfação desse serviço prestado aos moradores entrevistados.

QUANTIDADE DE MORADORES

VIA PÚBLICA BAIRRO

03 Rua vereador Delmiro Vila Isabel

05 Rua Saminacea Palmital

07 Rua G Vila Isabel

02 Rua João Francisco Samuel Vila Isabel

06 Rua Carmelita dos Anjos Vila Isabel

01 Rua Belmiro José de Lima Morada do Sol

02 Rua São José Triângulo

04 Av. Zoelo Sola Triângulo

01 Rua Henrique de Macedo Purys

01 Rua Santa Efigênia Pilões

02 Rua Antero Fonseca Jaqueira

01 Rua Joaquim Galdino Ponte das Garças

03 Rua Duque de Caxias Centro

02 Rua Presidente Vargas Centro

05 Rua Remo Righi Vila Isabel

02 Rua Teixeira Godói Moura Brasil

01 Rua Benjamin Constant Portão Vermelho

01 Rua São João Batista Caixa d’água

02 Av. Castro Alves Portão Vermelho

01 Rua João de Souza Ponto Azul

(4)

Quadro 3. Qualidade do serviço de drenagem.

Avaliação do serviço de drenagem: Porcentagem (sim) Porcentagem (não)

A rua em que reside é asfaltada. 60% 40%

Na rua tem rede pluvial. 50% 50%

Após as chuvas há lixo na grade de

drenagem. 20% 80%

Nas residências os moradores

enfrentam problemas com enchentes.

- 100%

Nas entrevistas 60% das pessoas afirmaram que suas ruas estão bem asfaltadas, enquanto 40% afirmaram que o asfalto das ruas em que residem está desgastados precisando de reforma, com isso há problemas como muita poeira e lama em épocas de chuvas.

A metade dos entrevistados afirmou que suas ruas apresentam rede pluvial, para facilidade de escoamento da água durante dias chuvosos. Nas ruas que possuem rede pluvial, 20% dos entrevistados afirmaram que, após as chuvas, fica perceptível o lixo empilhado nesses locais. Todos os entrevistados informaram que não há problemas com enchentes em suas residências.

Qualidade da água

A água que chega à população e que é utilizada, também retorna para a natureza. Captada de córrego, rio, lago ou reservatório, a água é levada até uma Estação de Tratamento de Água (ETA) para ser tratada e se tornar potável. Após o tratamento a água fica armazenada em reservatórios, de onde é distribuída, por meio das redes adutoras, para as residências, comércio, escolas, hospitais, etc (VIEIRA, et al, 2006). É válido ressaltar que durante o armazenamento da água também existe risco de contaminação, devido à rachaduras em tubulações e caixas d’água, além de fechamento inadequado dos locais de armazenamento como tampas improvisadas ou quebradas.

O sistema de abastecimento tem a responsabilidade de fornecer água de qualidade para uso da população, sendo, portanto indispensável o processo de tratamento e os devidos cuidados domésticos antes de consumi-la. No Quadro 4 estão apresentados os resultados sobre a qualidade desse serviço prestado.

Todos os entrevistados informaram que a água das suas residências é proveniente de rede pública de abastecimento e que há falta de água com regularidade. A maioria dos entrevistados alegou serem informados com antecedência sobre a falta de água e poucos entrevistados informaram não serem informados.

Rede de esgoto

A falta de sistemas de coleta, tratamento e destinação final dos esgotos sanitários resultam em formas inadequadas para sua disposição, tais como: lançamento em corpos de água, disposição em terrenos, infiltração no solo e consequentemente poluição da água subterrânea. Com isso, favorece-se o contato, de forma direta e indireta, das pessoas com os dejetos, ocasionando a proliferação de doenças (ZANTA et al. 2008).

A rede de esgoto com encanamento direcionado diretamente para o rio traz danos ao meio ambiente e a saúde da população, impactando a qualidade de vida, gerando doenças, levando a escassez de água e desequilíbrio ecológico. Esses impactos de forma tanto pontual quanto difusas são responsáveis pela degradação da qualidade dos cursos d’água, que muitas vezes também recebem efluentes industriais, resíduos sólidos, pesticidas, fertilizantes, percolação dos lixiviados dos depósitos de lixo e águas pluviais urbanas.

(5)

Quadro 4 Avaliação do serviço abastecimento de água.

Serviço de água: Porcentagem (sim) Porcentagem (não)

A água é proveniente da rede pública.

100% -

O problema encontrado nesse serviço é a falta de água com regularidade.

100% -

Quando ocorre falta de água a população é informada

antecipadamente.

90% 10%

De acordo com ZANTA et al. (2008), devido ao lançamento de efluentes de esgoto sem tratamento, com elevada carga de poluição, nos recursos hídricos e suas proximidades, a população fica sujeita a captar água de poços ou de mananciais superficiais, imprópria sanitariamente para consumo humano. Mesmo onde os esgotos são tratados, os sistemas utilizados, muitas vezes, removem os sólidos e a matéria orgânica presentes, mas permanecem elevadas concentrações de organismos patogênicos nos efluentes lançados nos corpos de água.

A falta de uma estação de tratamento de esgoto no município de Três Rios-RJ compromete o meio ambiente e a saúde da população. Os moradores entrevistados demonstram preocupação por não existir, por parte do governo, soluções para descartes de resíduos de forma adequada. O Quadro 5 mostra os resultados da pesquisa sobre coleta e tratamento de esgoto.

Quadro 5. Avaliação da rede de esgoto.

Rede de esgoto: Porcentagem (sim)

O Esgoto é encanado para o rio. 100%

Há mau cheiro desses esgotos. 100%

Atualmente não há projeto da prefeitura para o tratamento do esgoto.

100%

Todos os entrevistados informaram que o esgoto de suas residências é conduzido para o rio sem nenhum tratamento. Além disso, mesmo fora das épocas de chuva a população enfrenta mau cheiro desses esgotos, acreditando vir do mau descarte e desconhecem projetos da prefeitura para melhorar este tipo de serviço. Os moradores entrevistados relataram que nas suas contas de água tem cobrança de taxa de esgoto, apesar do serviço não ser prestado à população.

CONCLUSÃO

O resultado deste estudo, de acordo com as informações do levantamento qualitativo referente aos serviços de saneamento básicos prestados às diversas ruas e bairros, demostrou que a população do município de Três Rios-RJ mostrou-se satisfeita com o serviço de limpeza pública, apresentando apenas pequenos problemas como a falta de capinagem, que segundo eles costuma funcionar somente em períodos de campanhas eleitorais.

A água que abastece as residências é controlada para uso em algumas épocas, mas a empresa responsável mantem a população informada sobre os dias em que não haverá fornecimento, embora alguns moradores tenham justificado que não recebem essas informações. Os moradores entrevistados demonstraram total insatisfação com o sistema de esgoto, uma vez que não há tratamento adequado, causando o mau cheiro dentro das suas

(6)

residências, além de não acharem justo o valor da taxa de esgoto cobrado na conta de água, tendo em vista que o serviço não é prestado.

AGRADECIMENTOS

Agradecemos o grande apoio da orientadora Maíra P. Amaral, pela dedicação e esforço, por ter nos acompanhado nesse projeto de pesquisa.

REFERÊNCIAS

Cidade Brasil, Município de Três Rios, 2012. Disponível em < http://www.cidade-brasil.com.br/municipio-tres-rios.html>.

Acesso em 21 de maio 2016.Espaço do Agricultor, Areal, 2016 Disponível em

<http://www.espacodoagricultor.rj.gov.br/mapa/areal.asp> Acesso em 21 de maio de 2016.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. (IBGE) 2010. Disponível em< http://cidades.ibge.gov.br/painel/populacao.php?lang=&codmun=330600&search=rio-de-janeiro|tres-rios|infogr%E1ficos:-evolu%E7%E3o-populacional-e-pir%E2mide-et%E1ria>. Acesso em 21 de maio de 2016.

Silveira, A. 2002. DRENAGEM URBANA Aspecto de Gestão: GESTORES REGIONAIS DE RECURSOS HIRDÍCOS. Rio Grande do Sul. 1ª edição. p.09.

Vieira, A. Costa, L. Barrêto, S. 2006. Cadernos de Educação Ambiental Água para Vida, Água para Todos: Livro das Àguas / – Brasília: WWF-Brasil, p. 13. Disponível em< http://www.redeambientalescoteira.org.br/arquivos/wwf_livro_das_aguas.pdf >. Acesso em 27 de maio de 2016.

Zanta, V. Juca, J. Gomes, H. Castro, M. 2008. Esgotamento sanitário: Projetos e construção de sistemas de esgotamento sanitário: guia do profissional em treinamento: nível 2 / Secretaria Nacional de Saneamento Ambiental (org). – Salvador:

ReCESA,. 183p. p. 10-11. Disponível em <

http://www.unipacvaledoaco.com.br/ArquivosDiversos/projeto_e_construcao_de%20_sitemas_de_esgotamento_sanitario.pdf >. Acesso em 27 de maio de 2016.

Referências

Documentos relacionados

Madeira como material em sistemas estruturais. Estruturas de edificações em geral. Estruturas de coberturas: tipos de coberturas; tipos de telhas; trama ou armação; estrutura

(TETRAHIDROCANABINOL) EM URINA POR IMUNOCROMATOGRAFIA DATA DE APROVAÇÃO: 26/10/2015 Ver: 01 Pg.: 3 /6 CONTROLE DE COPIA: ELABORADOR: Luiz Artur Krause.. APROVADOR:

Embora foneticamente os sinais apenas tenham em co- mum o vocábulo «caixa», a sua forma gráfica segue um esquema idêntico e reconhecível, aspecto tanto mais im- portante

Passamos a conduzir reuniões com as equipes de reconstrução provincial (cinco, na área da Divisão Multinacional-Norte) e com as brigadas subordinadas, a cada duas semanas, para

Multi-hazard risk assessment program National Civil Defense Provincial Government Municipal Government People’s Councils Manageme nt Centers for Risk Reduction Ministry of

• 3 projetos de HDT para maior produção de diesel S-10 e HCC do Polo Itaboraí para produção de lubrificantes mais avançados • Aumento da eficiência operacional e da.

Caso necessite entrar na área tratada com o produto antes do término do intervalo de reentrada, utilize os Equipamentos de Proteção Individual (EPI) recomendados para o

1) A ADN do condutor deve verificar se ele tem mais de 18 anos. Deverá ainda constatar que o condutor, nos vinte e quatro meses anteriores à apresentação do