• Nenhum resultado encontrado

SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR GERÊNCIA DE ENSINO - GEBM

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "SECRETARIA DA SEGURANÇA PÚBLICA E JUSTIÇA CORPO DE BOMBEIROS MILITAR GERÊNCIA DE ENSINO - GEBM"

Copied!
19
0
0

Texto

(1)

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES PARA MELHORIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E MENTAL NA FORMAÇÃO DOS

FUTUROS OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Anderson Louis Gomes Cavalcante de Freitas

Goiânia - GO 2011

(2)

ANDERSON LOUIS GOMES CAVALCANTE DE FREITAS.

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES PARA MELHORIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E MENTAL NA FORMAÇÃO DOS

FUTUROS OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Goiânia - GO 2011

(3)

ANDERSON LOUIS GOMES CAVALCANTE DE FREITAS.

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES PARA MELHORIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E MENTAL NA FORMAÇÃO DOS

FUTUROS OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Trabalho elaborado para fins de avaliação final do Curso de Formação de Oficiais da Academia Bombeiro Militar do Estado de Goiás.

De domínio público, este trabalho pode ser copiado, reproduzido e exposto em páginas da internet livremente, desde que não seja alterado e seja citado o autor.

Orientador: Ms. José dos Reis Júnior - 1º Ten. PM.

Goiânia – GO 2011

(4)

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO... 01

2 DESENVOLVIMENTO... 02

2.1 HISTÓRIA DO MÉTODO PILATES... 02

2.2 OS SEIS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MÉTODO PILATES... 05

2.2.1 Princípio 1: Respiração... 05

2.2.2 Principio 2: Concentração... 05

2.2.3 Principio 3: Centro ou Centralização... 07

2.2.4 Principio 4: Precisão... 07

2.2.5 Principio 5: Fluidez... 08

2.2.6 Principio 6: Controle... 08

2.3 FATOR A SER CONSIDERADO ANTES DE SE INICIAR QUALQUER EXERCÍCIO DE PILATES... 09

2.4 OS OBJETIVOS DO MÉTODO PILATES... 09

2.5 BENEFÍCIOS... 10

2.6 QUEM PODE PRATICAR... 12

2.7. PILATES TAMBÉM É PREVENÇÃO... 12

2.7. PROFISSIONAIS HABILITADOS INSTRUTORES DO MÉTODO PILATES 13 3 OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES PARA O PROFISSIONAL BOMBEIRO MILITAR... 13

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS... 14

(5)

AVALIAÇÃO DA VIABILIDADE DE IMPLANTAÇÃO DO MÉTODO PILATES PARA MELHORIA DO CONDICIONAMENTO FÍSICO E MENTAL NA FORMAÇÃO DOS FUTUROS OFICIAIS DO CORPO DE BOMBEIROS MILITAR

Anderson Louis Gomes Cavalcante de Freitas

1

RESUMO:

O Método Pilates constitui-se de um sistema único de exercícios de alongamento e fortalecimento, com sequências de movimentos controlados e precisos. É um condicionamento total que integra a mente e o corpo para melhorar a precisão do controle muscular, a força e a flexibilidade.

O presente estudo teve como objetivo estudar os possíveis benefícios que a pratica de exercícios pilates poderia acarretar no melhoramento físico e mental caso fosse implantado nas turmas de formação de oficial da Academia de Bombeiros Militar do Estado de Goiás.

PALAVRAS CHAVES: método pilates, condicionamento, bombeiro militar.

1 INTRODUÇÃO

Pilates é um método de condicionamento físico e mental que desenvolve força, flexibilidade, resistência e controle motor do corpo. Através de uma multiplicidade de exercícios, o método prioriza o fortalecimento da musculatura abdominal e alongamento da parte posterior do corpo

1

Anderson Louis Gomes Cavalcante de Freitas, aluno do terceiro ano do Curso de Formação de Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Goiás, pertencente ao Corpo de Bombeiros Militar do Estado de Alagoas.

(6)

proporcionando um bom equilíbrio, alinhamento e postura corporal (GALLAGHER E KRYZANOWSKA, 2000).

Indicado para qualquer faixa etária, este método contêm as modificações e considerações adequadas para os diferentes corpos respeitando as características e limitações de cada pessoa. Pilates é uma massagem do corpo em movimento. É a arte do controle do corpo e do movimento (KUHNERT, 2002).

Para Gallagher e Kryzanowska (2000), o Método Pilates (MP) gera vários benefícios, tais como: tornar o corpo mais firme e mais bonito, melhorar resistência física e mental, melhorar força muscular, aliviar a maior parte das dores nas costas, corrigir coordenação e postura e, também, melhorar a flexibilidade muscular e a mobilidade das articulações.

Assim sendo, este estudo foi realizado com a proposta de uma revisão de literaturas com o intuito de avaliar os possíveis benefícios que a prática do MP poderia causar no condicionamento físico e mental de uma turma de formação de oficiais.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 HISTÓRIA DO MÉTODO PILATES

Segundo Camarão (2004) o criador do MP, Joseph Hubertus Pilates, nasceu na cidade de Dusseldorf, na Alemanha, em 1880, o mesmo praticou muitos esportes em sua adolescência como ginástica, esqui, mergulho e boxe. Em 1912, ele tornou-se boxeador profissional e começou a lecionar autodefesa para detetives da Scotland Yard. No período da I Guerra, no ano de 1914, ele foi exilado, mandado para uma ilha inglesa onde trabalhou em um hospital com exilados e mutilados. Lá ele iniciou o uso de molas no tratamento médico, o que seria a base para mais tarde

(7)

o ajudar no desenvolvimento de um sistema de exercícios e equipamentos. Alguns anos depois ele retornou à Alemanha, onde permaneceu pouco tempo.

Disposto a cuidar da saúde física e mental da população, Joseph Hubertus Pilates conseguiu disseminar um treinamento geral, praticado, inclusive, por funcionários e soldados ingleses. Sem serem repetitivos nem extenuantes, os exercícios que ele propunha se adequavam às necessidades de cada um (UNGARO, 2005).

Após a guerra, Pilates continuou com os programas de treinamento de condicionamento físico em Hamburgo, Alemanha, onde aperfeiçoou seus métodos trabalhando com a força policial da cidade. Em 1926, desiludido com o trabalho no exército alemão, migrou para os Estados Unidos. Na viagem para a América, Pilates conheceu sua futura esposa, Clara. Quando chegou, o casal fundou um estúdio na cidade de New York, que funciona ate hoje. Pilates e sua esposa supervisionaram pessoalmente seus clientes naquele estúdio até a década 60 (GALLAGHER e KRYZANOWSKA, 2000).

Pilates praticava o que pregava e viveu uma vida longa e saudável. Ele morreu em 1967, aos 87 anos. Hoje, seus métodos e exercícios são utilizados em todo o mundo por companhias de dança, times de atletas profissionais, clientes de spas e entusiastas da cultura física em clubes e academias. Os exercícios vêm se tornando cada vez mais populares entre o público em geral (UNGARO, 2005).

Conforme Gallagher e Kryzanowska (2000) e Camarão (2005), o MP tem como beneficio à saúde em alguns pontos relevantes, pois ele incentiva hábitos saudáveis, estimulando a concentração e o equilíbrio físico e mental e, com isso, é possível controlar melhor o estresse. Além de aliviar a maior parte das dores nas costas, melhora a postura, que está diretamente ligada à saúde e ao bem-estar físico, psíquico e emocional. Também reduz a fadiga, o desconforto e a dor, melhorando a flexibilidade muscular e a mobilidade das articulações. Deste modo, Pilates é sinônimo de bem-estar, relacionado à harmonia entre mente, corpo e espírito. Sua prática aumenta a autoconfiança e auto-estima. Como benefícios para o corpo, o método, quando devidamente aplicado, proporciona um melhor

(8)

condicionamento físico, aumentando a força, a flexibilidade, a resistência e o controle motor.

Conforme Williams e Jansen (2005) e Kuhnert (2002), o ideal para praticar Pilates deve ser três vezes por semana, em aulas de uma hora cada. Porém, duas aulas semanais já trazem ótimos resultados. Ao contrário de outras atividades físicas, Pilates é um método de fitness que procura se adequar às necessidades de cada praticante, todavia não deixa de ser um método totalmente sistematizado, que atua com segurança e eficácia.

O MP originalmente se divide em exercícios de solo e em aparelhos. Exercícios de solo: são feitos no chão, deitado, sentado ou em pé. Exercícios com aparelhos: São feitos com os aparelhos criados por Joseph Pilates, os quais utilizam molas, que assistem e resistem aos movimentos.

É inegável que a importância do legado deixado por Joseph Pilates tem contribuído no aperfeiçoamento das técnicas. Seu método foi revolucionário, e chega o terceiro milênio com as técnicas e aparelhos criados por ele. Hoje, com o avanço em todas as áreas e com maior conhecimento científico, existe a possibilidade de aproveitar a herança deixada por Joseph Pilates e acrescentar modificações adequadas aos tempos de hoje. Neste caso citamos a HidroPilates e Pilates na Bola, que são os aperfeiçoamentos do MP deixados por Joseph Pilates.

Segundo Camarão (2004), o método original trabalhava com a retificação da coluna, contração do abdômen, dos glúteos e do assoalho pélvico – que Joseph Pilates chamava de “power house” (casa do poder). Ele dizia que todo movimento deve sair do abdômen. Estava correto. Porém, na parta do momento em que se faz uma retificação da coluna, você está forçando a sua fisiologia. Com a evolução científica o Pilates moderno não trabalha mais com a coluna retificada – procura preservar e restaurar as curvas fisiológicas.

De acordo com Joseph Pilates, após as 10 primeiras aulas, o praticante sente que o corpo muda; cerca de 20 aulas depois do início, que as mudanças são visíveis; e após 30, as demais pessoas começam a notar as mudanças.

(9)

2.2 OS SEIS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO MÉTODO PILATES

2.2.1 Princípio 1: Respiração

Para Gallagher e Kryzanowska (2000) e Camarão (2005), a respiração é fundamental para conseguir alcançar os benefícios dos exercícios. Ela é enfatizada pela importância de manter a circulação do sangue pura. A pureza é o resultado de uma respiração adequada durante os exercícios, oxigenando o sangue e eliminando os gases nocivos. Joseph H. Pilates determinou que a melhor técnica de respiração para eliminar o que faz mal é inspirar o que é bom e expirar com toda a força e, em seguida, encher totalmente os pulmões, inspirando o ar profundamente. Como regra geral, você deve inspirar quando se prepara para fazer um movimento, e expirar quando o executa.

Para Ungaro (2004), no MP, a respiração melhora o desempenho de várias formas. Em geral, expirar na parte difícil do exercício não só ajuda no movimento, como também o torna mais ágil. A respiração ainda pode ser usada para marcar o tempo nos exercícios em que a própria determina o ritmo. A respiração é um movimento puramente muscular e não esquelético. Coordenar respiração e movimento deve reforçar sua habilidade de contração.

Já para Kuhnert (2002), a respiração é de muita importância ao exercício para nutrir o corpo com o máximo de oxigênio possível. A afirmação faz sentido quando percebemos que os dois pulmões ficam na caixa torácica. Quando, então, expandimos a parte baixa do tórax para trás e para os lados, usamos melhor a capacidade pulmonar e assimilamos mais oxigênio.

2.2.2 Principio 2: Concentração

Segundo Ungaro (2004), não há dúvida nenhuma de que todos os exercícios beneficiam o nosso corpo, mas o exercício focado pode

(10)

transformá-lo completamente. O método Pilates requer todo o seu foco e sua concentração a cada movimento. Joseph Pilates tomou emprestado das filosofias orientais o princípio de condicionamento corporal, físico e mental. Ele reconheceu a importância de limpar a mente para realizar qualquer atividade física. Padrões de movimentos disfuncionais e más posturas podem levar a queixas físicas e problemas potenciais, e, com isso, prejudicar o aperfeiçoamento físico. Sem aprender a se concentrar torna-se impossível modificar padrões disfuncionais.

Para Gallagher e Kryzanowska (2000), a concentração ajuda o sistema nervoso central a escolher a combinação correta de músculos para executar os exercícios. O praticante deve prestar atenção aos seus movimentos enquanto executa. Pense sempre sobre cada passo e começará a notar como todos os movimentos do seu corpo estão relacionados. Quando sua mente e seu corpo trabalham juntos, você consegue fazer um programa de exercício ideal.

O método Pilates segue uma abordagem holística para os exercícios, ou seja, considera o corpo e a mente como um todo. Por exemplo: só se pode corrigir a postura do pescoço se for observada a postura global dos pés à base do crânio. Nunca há um músculo que funcione incorretamente por si só, existe sempre uma cadeia muscular envolvida (WILLIAMS E JANSEN, 2005).

Há outro motivo para a concentração ser um dos seis princípios do Pilates. Para aumentar o efeito da atividade e economizar esforços, precisa-se aprender a concentrar e relaxar a mente. A vida anda cada vez mais tumultuada. Atualmente, viver em tal correria gera problemas de concentração, dificultando a atenção em uma só coisa de cada vez. Todos nós gostaríamos de paz, sossego e tranqüilidade. A prática do Pilates pode ser vista como uma forma de meditação, pela qual as pessoas utilizam exercícios físicos para acalmar a mente (KUHNERT, 2002).

(11)

2.2.3 Principio 3: Centro ou Centralização

O corpo humano tem um centro físico onde se originam todos os movimentos. Joseph H. Pilates chamou esta área de – Centro de força (Powerhouse): o abdômen, a parte de baixo das costas e as nádegas. O método Pilates concentra-se em reforçar este centro. Os músculos, associados ao centro de força, sustentam a coluna vertebral, os órgãos internos e a postura. Praticamente todos os exercícios de Pilates têm o seu foco no centro de força. Movimentos centrados levam a uma cintura mais delgada e um abdômen mais definido, a uma postura correta que pode prevenir dores nas costas e vários outros males (GALLAGHER E KRYZANOWSKA, 2000).

Segundo Ungaro (2004), o centro de força é que controla o resto do corpo. Ao se exercitar, muitas vezes, as pessoas não dão a devida atenção ao inicio de cada movimento. O resultado disso é que acabam se movimentando incorretamente e provocando danos. Devemos utilizar seu centro de força para começar cada exercício, encaixando-o antes dos outros grupos musculares.

2.2.4 Principio 4: Precisão

Todos os exercícios têm uma estrutura clara, uma forma precisa e uma dinâmica adequada. Foram planejados com objetivo de se obter o máximo de beneficio de cada um deles. Deve-se prestar muita atenção aos detalhes, já que a qualidade, nos movimentos, é mais importante que a quantidade. A precisão ajuda a aumentar o controle, além de combater hábitos e padrões de movimento não desejados. Pilates disse: “concentre-se nos movimentos corretos cada vez que se exercita, ou os fará de maneira incorreta e eles perderão seu valor“ (APARICIO EPEREZ, 2005).

(12)

2.2.5 Principio 5: Fluidez

Joseph Pilates gostava de resumir seu método como um movimento fluido a partir do centro de força para fora. Qualquer movimento tem que ser realizado da forma mais harmônica possível. Os movimentos devem ser contínuos e ritmados. O aluno deverá estar sempre em uma posição de alinhamento corporal, estando atento para possíveis compensações, que poderão levar a exercícios inadequados, sendo possíveis causadores de lesões (KUHNERT, 2002).

Ungaro (2004) define fluidez como a síntese de todos os outros princípios de Pilates. Se você controlar seus movimentos, iniciando-os a partir de seu centro, concentrar-se em sua precisão e respirar completa e profundamente, tudo irá fluir. Os movimentos do Pilates, em geral, sairão naturalmente. De forma sutil, Pilates é a poesia em movimento, uma magnífica coreografia para o corpo e para a mente.

2.2.6 Principio 6: Controle

Na prática, controle significa que os movimentos feitos de maneira incorreta não geram bons resultados nem satisfação. O exercício nada mais é que o processo de condicionar o corpo para as atividades cotidianas. Durante suas atividade, você terá sempre que ajustar seus membros de onde estão para onde devem estar. Sua tarefa é identificar desequilíbrio e assimetrias e, então, fazer os ajustes necessários (KUHNERT, 2002).

Para Gallagher e Kryzanowska (2000), é fundamental no MP que todos os movimentos físicos sejam completamente controlados pela mente. Em outras palavras, movimento e atividade sem controle levam a um conjunto de exercícios sem objetivos.

(13)

Para Williams e Jansen (2005), é importante conseguir o controle do corpo em movimento, da mente sobre o corpo e do padrão de respiração. Nada no MP é casual; o controle é a chave essencial para se conseguir a qualidade desejada do movimento, que tem de ser preciso.

2.3 FATOR A SER CONSIDERADO ANTES DE SE INICIAR QUALQUER EXERCÍCIO DE PILATES

O relaxamento - como o MP exige controle e concentração, vários iniciantes tendem a ficar tensos e se enrijecerem enquanto executam os exercícios. Para evitar esta tendência de controle excessivo, devemos relaxar os músculos, mas manter o tônus suficiente para poder executar as posições do exercício. Vamos perceber quando ficarmos tensos, uma vez que nossos músculos tenderão a se tornarem rígidos e tremer. Será bom relaxar um pouco essa tensão para atingir uma boa posição intermediária entre a rigidez e o colapso total (GALLAGHER E KRYZANOWSKA, 2000).

2.4 OS OBJETIVOS DO MÉTODO PILATES

Para Stanmore (2008) o exercícios pilates buscam objetivos importantes no processo de condicionamento e fortalecimento da musculatura e correção da postura, são eles:

1. Relaxamento – trabalhar sem tensionar excessivamente a musculatura e diminuir os padrões de contração muscular.

2. Concentração – executar cada exercício com precisão e treinar os músculos para trabalhar automaticamente. Isto é, mecanicamente e de forma correta.

3. Alinhamento – reeducar a postura e o equilíbrio de vários músculos que envolvem as articulações.

(14)

4. Coordenação – redefinir o controle do cérebro sobre os movimentos do corpo e seu funcionamento estático e dinâmico.

5. Respiração – permitir a liberação de qualquer tensão na coluna e auxiliar no controle dos movimentos respiratórios.

6. Movimentação fluida – focar o movimento a partir do centro do corpo e executar os moviemntos lenta e delicadamente.

7. Centralização – em todos os exercícios, a musculatura profunda abdominal e vertebral trabalha em conjunto e de forma eficiente para estabilizar a coluna e manter controle lombo-pélvico (da parte inferior das costas).

8. Resistência – desenvolver o equilíbrio e a integração dos músculos nas atividades do cotidiano, do trabalho e do esporte.

9. Visualização – desenvolver uma percepção visual internalizada do corpo tanto no alinhamento postural como na movimentação funcional; isso aumentará a qualidade e a eficiência dos movimentos.

10. Integração – desenvolver a consciência de modo que os movimentos sejam executados com o corpo todo para equilibrar os esforços dos músculos e dos óssos e articulações.

2.5 BENEFÍCIOS

Os exercícios realizados nas aulas de Pilates conseguem trabalhar efetivamente a musculatura mais profunda, melhorando significativamente o equilíbrio muscular, o realinhamento da postura, a concentração, a respiração, o alongamento e a descarga de peso para membros inferiores e superiores (CRAIG, 2004).

Conforme Penteado (2006), a técnica dá resultados rápidos e duradouros, em dez sessões já é possível sentir a diferença na flexibilidade. Em três meses, os músculos estão mais definidos e o condicionamento físico tem uma melhora significante.

(15)

Para Kuhnert (2002), os benefícios começam a partir de 10 semanas. Depois desse tempo melhora a postura, o corpo fica mais firme e elástico e o abdômen torna-se mais definido e bonito.

Segundo Gallagher e Kryzanowska (2000) e Ungaro (2004), os benefícios do MP são:

1. Melhora a capacidade cardiovascular respiratória; 2. Oferece um condicionamento físico e mental;

3. Alivia os problemas relacionados ao estresse, diminuindo tensão e fadiga;

4. Melhora a força e elasticidade muscular e mobilidade articular;

5. Melhora a postura, eliminando maus hábitos, levando o corpo a um correto alinhamento;

6. Fortalece a musculatura abdominal;

7. Fortalece as musculaturas paravertebrais, eliminando dores crônicas; 8. Otimiza o desempenho desportivo.

9. Harmonia do corpo;

10. Aumenta a mobilidade das articulações e coluna;

11.Fortalecimento da musculatura geral e principalmente a abdominal; 12.Melhora da saúde, evitando o sedentarismo;

13.Melhora auto-estima e estilo de vida;

14.Combate a osteoporose aumentando a densidade óssea; 15.Aumento da flexibilidade;

16.Diminuição da barriga (devido aos exercícios com o abdome contraídos e melhora da postura).

(16)

2.6 QUEM PODE PRATICAR

O Pilates é uma atividade que, por oferecer possibilidades diferentes para cada exercício, permite que pessoas de todo tipo possam praticá-los, desde cianças acima de doze anos à idosos, dos melhores atletas até sedentários, desde que sejam respeitadas as diferenças individuais e princípios de treinamento desportivo (CRAIG, 2004).

É altamente recomendado à terceira idade, já que produz benefícios nas articulações. Não causa lesões, porque os exercícios são realizados sem impacto.

2.7. PILATES TAMBÉM É PREVENÇÃO

Segundo Stanmore (2008) o MP tanto pode ser ministrado por fisioterapêuta para tratamento de pacientes com síndromes e patologias dolorosas, como por dançarino e educador físico para desenvolver a aptidão física e postural tornando o corpo flexível, equilibrado, coordenado e integrado.

Prevenir doenças osteomusculares independente da formação, da atividade profissional, idade ou sexo, através de exercícios pensantes é buscar a melhoria da qualidade de vida diária e profissional. É, sobretudo, preparar o corpo para se mover sabiamente diante das solicitações e estímulos nervosos, físicos e mentais proveniente da sociedade tecnológica, evitando o estresse, os vícios posturais e a hipocinesia (falta de movimento). É, por excelência, compreender que o movimento inteligente é saúde e a perda ou restrição a doença (CAMARÃO, 2005)

(17)

2.8. PROFISSIONAIS HABILITADOS INSTRUTORES DO MÉTODO PILATES

Somente profissionais fisioterapeutas e educadores físicos registrados nos Conselhos Regionais, habilitados a atuar profissionalmente como condicionador físico, com certificado em curso promovido por instituições idónias e legalizadas, podem exercer a atividade de instrutor do MP, que é uma arte de controle e de condicionamento físico e mental (KUHNERT, 2002).

3. OS BENEFÍCIOS DO MÉTODO PILATES PARA O PROFISSIONAL BOMBEIRO MILITAR

Inúmeros são os benefícios proporcionados pelo MP, os quais pode ser feita uma relação com as necessidades do BM. Um bom exemplo disso é a melhoria na capacidade cardiovascular respiratória, uma vez que constitui um excelente benefício do método que pode perfeitamente ser aplicado à vida castrense, visto que em suas atividades cotidianas o BM é constantimente exigido em seus treinamentos físicos e profissionais e colocado a prova nos atendimentos à sociedade.

O condicionamento físico e mental, necessário à atividade fim do BM, é mais um dos benefícios de grande relevência. São várias as ocasiões em que o BM é exigido em seu condicionamento físico e mental nas ocorrências do dia-a-dia.

Em quase todas as profissões na atualidade o estresse está presente. A vida agitada dos tempos modernos nos leva a situações de tensão e estresse cotidianamente e este fator é agravado ainda mais pelo militarismo, no qual as relações de poder estão presentes. Logo, o praticante do MP é bastante beneficiado neste aspecto, visto que nas aulas o alívio do estresse e diminuição das tensão estão sempre presentes.

O MP, em seus exercícios, proporciona uma melhoria da força e elasticidade muscular geral. Esse benefício é relevante, pois nas atividades fins do BM há a necessidade de um condifcionamento físcio adequado no sentido que o militar deve

(18)

sempre estar preparado para as mais diversas situação em uma ocorrência, proporcionando o melhor serviço possível para a suociedade.

Melhora a postura, um dos principais objetivos do MP, elimina maus hábitos, levando o corpo a um correto alinhamento, constituindo assim um hábito importante na saúde física de todos, além disso favorece uma postura elegante e saudável.

Relacionando ainda os benifícios do MP com as necessidades do bombeiro militar em saus atividades, percebe-se que a otimização do desempenho desportivo constitui fator relevante para o BM. Atividades desportivas devem ser prioridades na vida castrense. O desporto promove condicionamento físico, elimina estresse e favorece a descontração da tropa.

Saúde perfeita é um desejo de todos. Neste aspécto, o pilates melhora a saúde, evitando o sedentarismo. Uma vida saudável e sem o sedentarismo é muito importante para uma boa qualidade de vida e profissional também, acarretando melhoria da auto-estima e estilo de vdia.

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS

A prática de uma atividade física regular é de fundamental importância não só para o BM, mas também para qualquer segmento da sociedade, uma vez que a qualidade de vida constitui uma tendência na atualidade.

Logo, diante do estudo realizado, tendo como base o referencial teórico e considerando a vivência durante três anos como aluno do curso de formação de oficiais, acredito na viabilidade da prática do Método Pilates como uma prática física regular durante a formação dos futuros oficiais da corporação, tendo em vista que o custo benefício que tal prática proporciona para a qualidade física e mental de um futuro oficial é relevante.

(19)

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

APARICIO, E; PEREZ, J. O autêntico método Pilates. São Paulo: Planeta do Brasil, 2005.

CAMARÀO, T. Pilates com bola no Brasil. Rio de Janeiro: Alegro, 2005.

GALLAGHER, S.P; KRYZANOWSKA, R. O método Pilates de condicionamento

físico. 3. ed. São Paulo: The Pilates Studios do Brasil, 2000.

KUHNERT, C. Um corpo perfeito com Pilates. São Paulo: Vitória Régia, 2002. PENTEADO, O. Pilates corpo malhado sem musculação.

www.vivapilates.com.br/viva-pilates-artigos-view.php

UNGARO, A. A promessa de Pilates. São Paulo: Caras, 2004.

WILLIAMS, S; JANSEN, D. Para começar a praticar Pilates. São Paulo: Publifolha, 2005.

CRAIG, C. Pilates com a bola. 2. ed. São Paulo: Phorte editora, 2004. STANMORE, TIA. Pilates para as costas. 1. ed. Barueri: Manole, 2008.

Referências

Documentos relacionados

Como o objetivo deste trabalho é comparar diferentes técnicas econométricas em termos de tamanho da amostra e de viés e estabilidade dos parâmetros de um modelo Novo-Keynesiano, em

Após a conclusão de I acerca da função ideológica do uso da língua em episódio anterior, o falante W tenta dar prosseguimento ao tópico sobre o Chacrinha, avaliado pelos

Carteiras expedidas pelos Ministérios Militares, pelas Secretarias de Segurança Pública, pelos Institutos de Identificação e pelo Corpo de Bombeiros Militar e

Secretaria Municipal de Finanças. Pela inexecução total ou parcial do objeto do Pregão Eletrônico – Sistema Registro de Preços - nº XX/2014, a Prefeitura Municipal de

60 Concessionárias e permissionárias de distribuição de energia elétrica fornecem energia aos consumidores cativos, de acordo com tarifas definidas pela ANEEL, que consideram custos

5.11.1 Considerando que a população fixa (funcionários a serviço do evento) faz parte das atrações e normalmente não estarão permanentemente junto ao público,

nesta mesma tabela, são apresentados os valores de Porcentagem de Solubilização da Pectina presente nos frutos, sendo este parâmetro importante para o estudo do tempo de

1 - O Estado e os institutos públicos podem tomar de arrendamento bens imóveis nos termos das regras de competência para autorizar despesas com arrendamento previstas no regime