• Nenhum resultado encontrado

7º Relatório Gerencial (Resultados) Período Avaliatório

N/A
N/A
Protected

Academic year: 2021

Share "7º Relatório Gerencial (Resultados) Período Avaliatório"

Copied!
24
0
0

Texto

(1)

I Termo Aditivo ao Termo de Parceria nº 20/2008 celebrado entre a

Fundação Estadual do Meio Ambiente e a OSCIP Ambiente Brasil

Centro de Estudos.

7º Relatório Gerencial

(Resultados)

Período Avaliatório

06 de dezembro de 2009 a 06 de março de 2010

Data de entrega do relatório: ____ /____ / 2010

Data da Reunião da CA: ____/____ / 2010

(2)

Sumário:

1 INTRODUÇÃO ... 3

2 COMPARATIVO ENTRE METAS PREVISTAS E REALIZADAS ... 4

2.1 Detalhamento da realização das metas ... 6

3 COMPARATIVO ENTRE AÇÕES PREVISTAS E REALIZADAS ... 13

3.1 Detalhamento da realização das ações ... 14

4 DEMONSTRATIVO DE RECEITAS E DESPESAS DO PERÍODO ... 15

4.1 Análise das receitas e despesas ... 17

5 CONSIDERAÇÕES FINAIS ... 18

6 COMPROVANTES DE REGULARIDADE TRABALHISTA, PREVIDENCIÁRIA E FISCAL ... 19

7 DECLARAÇÃO DO DIRIGENTE DA OSCIP E DO SUPERVISOR DO TERMO DE PARCERIA ... 24

(3)

1 - INTRODUÇÃO

Este relatório de atividades é o mecanismo de acompanhamento e avaliação do I Termo Aditivo ao Termo de Parceria nº 20 firmado entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente e a OSCIP Ambiente Brasil Centro de Estudos, em 06/06/2009. Visa demonstrar o desempenho da OSCIP no desenvolvimento das atividades previstas no Termo de Parceria, no período de 06 de dezembro de 2009 a 06 de março de 2010, a fim de permitir verificar se os resultados previstos nesta parceria estão sendo alcançados.

O Termo de Parceria tem como objeto o desenvolvimento do Programa Ambientação por meio do monitoramento e aperfeiçoamento nas instituições que o desenvolvem e a implementação desse Programa em órgãos, entidades e edificações da administração pública de Minas Gerais.

Trata-se de um projeto de grande relevância, pois visa inserir valores socioambientais na administração pública estadual, possibilitando mudança de comportamento dos servidores, permitindo que o Estado se torne referência em boas práticas ambientais a partir do consumo consciente e da gestão de resíduos nos prédios públicos. Observa-se ainda como benefícios a diminuição dos desperdícios e de custos, o aumento da vida útil dos aterros sanitários, a geração de trabalho e renda para associações de catadores de materiais recicláveis com a doação dos materiais.

Em obediência ao parágrafo primeiro da Cláusula Sétima do Termo de Parceria e considerando a relevância da demonstração dos resultados obtidos, será apresentado nesse relatório o comparativo entre as metas pactuadas e os resultados obtidos na condução das atividades propostas, sendo fornecidas informações complementares acerca dessas atividades, considerando o Quadro de Indicadores e Metas e o Quadro de Ações previstas no Programa de Trabalho.

Ainda em consonância com a legislação pertinente, será apresentado o demonstrativo integral das receitas e despesas realizadas na execução do Termo de Parceria e suas notas explicativas.

De maneira complementar, serão anexados a este relatório os comprovantes de regularidade trabalhista, previdenciária e fiscal da OSCIP.

(4)

2 – COMPARATIVO ENTRE AS METAS PREVISTAS E REALIZADAS - 7º TRIMESTRE

VO Metas por período

avaliatório 2010

Realizado

Área Temática Indicador Unidade

Valor Período Peso

Jan-Mar 5.1 Percentual de Comissões Setoriais

capacitadas. %

Não existe

Não

existe 3 - -

5.2 Grau de acompanhamento junto às

comissões setoriais. % Não existe Não existe 2 100 100% 5.3 Percentual de atividades de

educação ambiental realizadas. %

Não existe Não existe 2 - - 5 Conscientização dos trabalhadores e qualificação das Comissões Setoriais.

5.4 Índice de satisfação com as

atividades de educação ambiental %

Não existe

Não

existe 3 - -

6.1 Proporção de resíduos sólidos

enviados para reciclagem. Média². % 22,44

ago (2008)

fev (2009)

3 66 70,06

6.2 Consumo de Papel A4 per capita. Média². Folha per capita 238,67 Nov08 Abr09 2 226,74 138,35

6.3 Consumo de energia elétrica per capita. Média². kWh per capita 77,16 Nov08 Abr09 2 74,85 88,15 6 Instituições com o Programa Ambientação

implantado até dez/08 e que não irão para a Cidade Administrativa. 6.4 Percentual de diagnósticos ambientais realizados. % Não existe Não existe 1 100 100% 7 Instituições com o Programa 7.1

Proporção de resíduos sólidos

enviados para reciclagem. Média². %

Não existe

Não

(5)

VO Metas por período avaliatório

2010

Realizado

Área Temática Indicador Unidade

Valor Período Peso

Jan-Mar 7.2 Consumo de Papel A4 per capita.

Média². Folha per capita 214,34 1 Nov08 Abr09 2 203,62 116,80 Ambientação implantado em 2009 e que não irão para a Cidade Administrativa.

7.3 Consumo de energia elétrica per capita. Média². kWh per capita 93,427 Nov08 Abr09 2 90,62 80,33

8.1 Proporção de resíduos sólidos

enviados para reciclagem. %

Não existe Não existe 3 - - 8.2 Percentual de diagnósticos ambientais realizados. % Não existe Não existe 1 - - 8 Ambientação na Cidade Administrativa.

8.3 Percentual de eventos oficiais de

lançamento realizados. % Não existe Não existe 1 - -

(6)

2.1 – Detalhamento da realização das metas

Área Temática - 5 Conscientização dos trabalhadores e qualificação das comissões setoriais

5.1 PERCENTUAL DE COMISSÕES SETORIAIS CAPACITADAS

Não se aplica nesse Trimestre.

5.2 GRAU DE ACOMPANHAMENTO JUNTO ÀS COMISSÕES SETORIAIS

RESULTADO

A Equipe Técnica da OSCIP Ambiente Brasil realizou, no período avaliado, 50 visitas de acompanhamento nas Instituições, o que representa 100% da meta estabelecida.

As atividades podem ser comprovadas por meio de relatórios contendo listas de presença. No período, foram desenvolvidas capacitações e reuniões com foco nos itens descritos abaixo:

- Gestão de resíduos: O acompanhamento da gestão dos resíduos nas Instituições é feito de forma sistemática, considerando que há uma tendência em negligenciar a separação correta dos resíduos com o passar do tempo. Ações sistemáticas são estabelecidas durante as visitas, para garantir a adequada segregação dos resíduos. Essas ações incluem: intervenções face-a-face, exposições mostrando formas corretas de segregação de resíduos, material educativo mostrando os diferentes tipos de materiais recicláveis e não recicláveis, etc.

- Consumo Consciente: O grande desafio do consumo consciente é encontrar o ponto de equilíbrio entre as demandas de nossa sociedade e os limites naturais do planeta. Um dos trabalhos do Programa é estar sempre reforçando essa proposta de estabelecer entre os funcionários práticas de consumo consciente. Isso acontece através das capacitações, das atividades de mobilização e do material educativo distribuído entre as Instituições.

- Comunicação e padronização visual do Programa: As Instituições são orientadas a utilizar os instrumentos de comunicação criados pela Equipe de Comunicação do Programa e incentivadas a criar o seu próprio material. O material informativo produzido pelas Instituições são disponibilizados para conhecimento das Instituições, através da Rede Ambientação. Também, utilizando-se a Rede

(7)

Ambientação, informações de sensibilização são veiculadas entre as Instituições numa proposta de reforçar princípios de boas práticas ambientais.

5.3 PERCENTUAL DE ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL REALIZADAS.

Não se aplica nesse Trimestre.

5.4 ÍNDICE DE SATISFAÇÃO COM AS ATIVIDADES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL.

Não se aplica nesse Trimestre.

Área temática - 6 Instituições com o Programa Ambientação implantado até dez/2008 e que não irão para a Cidade Administrativa.

(Serviço de Assistência Voluntária Social – SERVAS, Centro Mineiro de Referência em Resíduos – CMRR, Prefeitura de Araxá, Universidade do Estado de Minas Gerais – UEMG, Fundação João Pinheiro

– FJP, Fundação Ezequiel Dias – FUNED, Ministério Público Estadual – MPE, Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais – FAPEMIG, Fundação de Educação para o Trabalho de Minas Gerais –

UTRAMIG e Instituto de Pesos e Medidas – IPEM).

6.1 PROPORÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENVIADOS PARA RECICLAGEM. (Média)

Com a taxa de 70,06 % dos materiais potencialmente recicláveis enviados para sua valorização através da reciclagem, o Programa superou a meta estabelecida de 66%.

Na Fundação João Pinheiro, no mês de fevereiro houve uma diminuição na taxa de envio de materiais para reciclagem, devido à Associação responsável pelo recolhimento se recusar a coletar outros materiais além do papel. Foi realizado contato com a Associação, que se justificou, informando que o material plástico estava muito contaminado e o volume grande de copos descartáveis onerava o transporte e o preço pago por esses materiais não era significativo. Na busca por uma solução para o problema, ficou acordado que as embalagens PET continuarão a ser recolhidas e será discutida uma alternativa para os copos descartáveis.

O Ministério Público tem tido dificuldades em estabelecer a segregação e o monitoramento dos resíduos. Somente o papel fragmentado está sendo disponibilizado para recolhimento pela Associação de Catadores, todo o resíduo restante está sendo recolhido pela Superintendência de Limpeza Urbana – SLU e

(8)

enviado para aterragem. As equipes de limpeza foram capacitadas a proceder de forma correta, mas entenderam o Programa como uma atividade provisória, portanto assumiram que as ações deveriam ser interrompidas no final de 2009. O problema da mistura dos resíduos foi detectado e novas capacitações serão agendadas para evitar que o problema persista. Os funcionários têm utilizado coletores coletivos de forma individualizada, comprometendo a qualidade da coleta seletiva e provavelmente, foi um dos motivos que levou o pessoal da limpeza a interpretar o Programa como uma atividade provisória. O coordenador do Programa Ambientação junto ao técnico responsável, participará do processo de retomada do Programa na Instituição, com o objetivo de garantir a sua efetividade.

Cada uma das outras Instituições, considerando-se as suas particularidades, mantiveram índices de desempenhos equivalentes durante os três meses.

6.2 CONSUMO DE PAPEL A4 PER CAPITA. (Média)

O indicador foi cumprido, pois o consumo per capita de papel foi de 138,35 folhas, ficando abaixo da meta estabelecida de 226,74 per capita.

As três Instituições de ensino (UEMG, FJP e Utramig) que fazem parte desse grupo tiveram o consumo reduzido durante os meses do trimestre, isso se deu por se tratar de período de férias e, conseqüentemente, a diminuição na demanda de consumo de papel.

A maioria das Instituições apresentou consumo abaixo do valor de referência proposto. Somente o IPEM (238,2) e ARAXÁ (316,27) tiveram o seu consumo médio, durante os três meses, acima da meta estabelecida, porém não interferiu no resultado positivo desse grupo de instituições.

O Ministério Público, não informou os dados sobre o consumo de papel, por estar tendo dificuldades em definir uma forma de acompanhamento nos três prédios, que tem o Programa implantado.

6.3 CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PER CAPITA. (Média)

Apesar do desempenho satisfatório da maioria das Instituições desse grupo, houve um consumo maior do que a meta estabelecida de 74,85 KWh, apresentando um resultado de 88,15 KWh per capita.

O fato se deve por dois motivos especiais:

- A FUNED é uma indústria farmacêutica, atualmente em constante processo de ampliação de suas atividades produtivas, o que tende naturalmente ao aumento do

(9)

consumo de energia proporcional à capacidade produtiva da instituição. É importante destacar que este consumo energético está implícito às máquinas e equipamentos, não às mudanças comportamentais quanto ao desperdício de energia.

- Outra instituição com alto consumo foi a FJP – Av.Brasil, onde o responsável relatou que o período onde se esperava um baixo consumo foi justamente o mais elevado constatado pelas contas. Informou ainda que houve alterações nas 3 últimas contas, provavelmente, por erro de leitura por parte da fornecedora de energia. A instituição registrou o fato e espera a regularização nas próximas faturas.

(Em anexo justificativas das referidas instituições)

O Ministério Público não informou os dados sobre o consumo de energia, pela dificuldade em definir uma forma de comunicação e de acompanhar os três prédios onde o Programa está implantado.

6.4 PERCENTUAL DE DIAGNÓSTICOS AMBIENTAIS REALIZADOS

Meta cumprida com 100% de aproveitamento. Foram realizadas 09 caracterizações de resíduos, com o objetivo de se fazer uma avaliação da segregação dos resíduos nas instituições que tiveram o Programa implantado até dez/08 e que não irão para a Cidade Administrativa.

Como conclusão pode-se avaliar que o sucesso da coleta seletiva e de outras práticas ambientalmente sustentáveis depende, diretamente, do envolvimento das pessoas. No entanto, mesmo com a capacidade de muitos funcionários de se envolver, abraçando movimentos de mudança em benefício do meio ambiente, muitas pessoas se mantêm passivas diante do processo e não se comprometem com o sucesso das atividades. Portanto, considera-se como grande desafio a persistência pela inserção de valores socioambientais, sensibilizando todos os grupos envolvidos no processo para a mudança de comportamento e a internalização de atitudes ecologicamente corretas em seu cotidiano.

Sinopse dos resultados de algumas instituições

IPEM

“Com esta caracterização tivemos a oportunidade de comprovar que o Ipem está enviando uma média mensal de 80% dos resíduos potencialmente recicláveis para a associação.”

(10)

CMRR

“Constatou se que dos 5,800 Kg de materiais não recicláveis, 1,200 Kg foram descartados de forma incorreta, pois deveriam estar acondicionados nos coletores de materiais recicláveis, para posterior envio para reciclagem. Portanto, essa mistura representou 21% de perda de materiais recicláveis.”

FJP

“A grande quantidade de Resíduos não-recicláveis gerados (41%), na sua maioria foram resíduos orgânicos e resíduos contaminados por alimentos (papel, plástico e metal), isso acontece devido aos cursos realizados pela Instituição, onde fornecem alimentação, lanches, refrigerantes e caixas de suco. Foi sugerido realizar ações de sensibilização e mobilização com os visitantes, para que os mesmos conscientizem de seu papel na contribuição do correto descarte desses materiais.”

Área temática - 7 Instituições com o Programa Ambientação implantado em 2009 e que não irão para a Cidade Administrativa.

{Fundação Helena Antipoff – FHA, Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais – EMATER, Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia do Estado de Minas Gerais - HEMOMINAS, Tribunal de Justiça Militar, Academia de Polícia Militar,Defensoria Pública, Administração

de Estádios de Minas Gerais – ADEMG, Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais – IEPHA}

7.1 PROPORÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENVIADOS PARA RECICLAGEM. (Média)

Com a taxa de 57,71% dos materiais potencialmente recicláveis enviados para sua valorização através da reciclagem, o Programa superou a meta estabelecida de 45%.

No Tribunal de Justiça Militar houve uma regressão na taxa de materiais enviados para reciclagem, devido a problemas com a Associação que realizava o recolhimento dos resíduos nessa Instituição. Depois de algumas tentativas de adequação, sem resposta satisfatória, foi decidido iniciar trabalhos com outra Associação. Será desenvolvido também, um trabalho paralelo de divulgação do recolhimento dos resíduos, para garantir aos funcionários que a coleta está sendo realizada, evitando assim a perda de credibilidade das atividades realizadas na instituição. Apesar dessa regressão, a meta definida para o trimestre não ficou comprometida.

(11)

Todas as outras instituições mantiveram as suas taxas de envio para reciclagem, acima da meta estabelecida.

A Academia de Polícia Militar recebeu o equipamento para coleta seletiva com um grande atraso, o que impossibilitou a instituição iniciar os trabalhos de gestão de resíduos no trimestre considerado. Os equipamentos somente foram entregues no mês de março e já foi marcada uma reunião para distribuição dos equipamentos no espaço físico da instituição e será realizado também, um evento para início das atividades. A falta de dados da Academia de Polícia Militar não comprometeu o resultado positivo desse indicador.

7.2 CONSUMO DE PAPEL A4 PER CAPITA. (Média)

Com a taxa de consumo de folhas de papel A4 de 116,80, o Programa cumpriu a meta estabelecida de 203,62.

Nas instituições Fundação Helena Antipoff e IEPHA houve uma diminuição no consumo de papel durante o período correspondente às férias dos alunos.

Na Academia de Polícia Militar, também foi observado um baixo consumo de papel, devido, principalmente, ao período de férias dos cadetes.

Na EMATER, no mês de janeiro, houve uma queda no consumo de papel, devido ao grande número de funcionários em período de férias.

7.3 CONSUMO DE ENERGIA ELÉTRICA PER CAPITA. (Média)

Resultado positivo constatando 80,33 Kwh per capita, para uma meta de 90,62 Kwh per capita.

A Fundação Helena Antipoff teve o seu consumo reduzido, coincidindo com período de férias na Instituição.

A maioria das Instituições manteve o seu consumo abaixo da meta estabelecida, o que garantiu o cumprimento da meta.

Um fato que pode ser considerado um dificultador para o indicador em questão é o monitoramento da ADEMG, que possui uma característica peculiar e suas taxas de consumo de energia elétrica estão relacionadas à realização de eventos esportivos, religiosos, culturais em seu espaço físico, podendo apresentar variações significativas de consumo.

(12)

Área temática - 8 Ambientação na Cidade Administrativa

A mudança para a Cidade Administrativa acontecerá de forma gradativa entre as Secretarias e Órgãos do Estado e o Programa Ambientação evoluirá com suas atividades, acompanhando a chegada do funcionalismo público. A previsão é de que, a cada mês, 1.800 a 2.000 pessoas chegarão “de mudança” para a Cidade

Administrativa.

No dia 22 de fevereiro mudaram a Secretaria de Planejamento, a Secretaria de Governo e o Gabinete Militar. Na primeira semana de março algumas secretarias iniciaram a sua mudança, entre elas o Sistema Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos – Sisema.

8.1 PROPORÇÃO DE RESÍDUOS SÓLIDOS ENVIADOS PARA RECICLAGEM.

Não se aplica nesse Trimestre.

8.2 PERCENTUAL DE DIAGNÓSTICOS AMBIENTAIS REALIZADOS.

Não se aplica nesse Trimestre.

8.3 PERCENTUAL DE EVENTOS OFICIAIS DE LANÇAMENTOS REALIZADOS.

(13)

3 – COMPARATIVO ENTRE AS AÇÕES PREVISTAS E REALIZADAS

QUADRO 2 – COMPARATIVO ENTRE AS AÇÕES PREVISTAS E REALIZADAS – 7º TRIMESTRE

Duração

Área Temática Ação Peso

Início Término Resultado

2

1.1

Realizar 1 seminário para apresentar resultados alcançados em cada instituição, trocar experiências e planejar ações futuras (3º FIA).

3 Jun-09 Dez-09 Executado

1.2

Realizar 1 seminário para apresentar resultados alcançados em cada instituição, trocar experiências e planejar ações futuras (4º FIA).

3 Jun-10 Dez-10 Não executado

1.3 Realizar Prêmio Ambientação (2º Prêmio). 2 Jun-09 Dez-09 Executado

1.4 Realizar Prêmio Ambientação (3º Prêmio). 2 Jun-10 Dez-10 Não executado

1.5 Criar e realizar curso à distância sobre o Programa

Ambientação (2009). 2 Jun-09 Dez-09 Executado

1.6 Criar e realizar curso à distância sobre o Programa

Ambientação (2010). 2 Jun-10 Dez-10 Não executado

1

Divulgação dos princípios do Programa Ambientação

1.7 Criar vídeo institucional do Programa Ambientação. 1 Jun-09 Mar-10 Executado

2.1 Elaborar relatório de indicadores de desempenho das

instituições participantes. 3 Out-09 Nov-09 Executado

2

Aperfeiçoamento do Programa Ambientação

2.2 Elaborar proposta de planejamento de ações para o ano de

2011. 2 Out-10 Nov-10 Não executado

2 - Há três possibilidades que podem ser colocadas neste campo: executado, executado com atraso ou não executado. Cada uma dessas situações receberá nota conforme metodologia de avaliação adotada.

(14)

3.1 Detalhamento das realizações das Ações

Área Temática 1: Divulgação dos princípios do Programa Ambientação

1.1 Realizar 1 seminário para apresentar resultados alcançados em cada instituição, trocar experiências e planejar ações futuras (3º FIA).

Executado em novembro de 2009.

1.2 Realizar 1 seminário para apresentar resultados alcançados em cada instituição, trocar experiências e planejar ações futuras (4º FIA).

Prazo para execução dezembro de 2010.

1.3 Realizar Prêmio Ambientação (2º Prêmio).

Executado em novembro de 2009.

1.4 Realizar Prêmio Ambientação (3º Prêmio).

Prazo para execução dezembro de 2010.

1.5 Curso a distância

O curso a distância aconteceu no período de novembro a dezembro de 2009. Foram 10 turmas com 30 alunos em cada, perfazendo um total de 300 participantes. Desse total, 58 não concluíram o curso. Portanto, foi constatado 80,67% de aproveitamento do curso, considerando que não houve reprovados entre os 242 que concluíram o curso.

A demanda para novos cursos foi grande e ficou registrada uma lista de espera de 300 interessados.

1.7 Criar vídeo institucional do Programa Ambientação.

Ação finalizada em fevereiro de 2010.

Em função da qualidade do material apresentado pela empresa prestadora de serviço, que não atendeu às expectativas da OSCIP, a ação ficou atrasada. Entretanto, no trimestre em questão houve alterações que melhoraram a qualidade final do produto e o mesmo já se encontra disponível para uso.

(15)

Área Temática 2: Aperfeiçoamento do Programa Ambientação

2.1 Elaborar relatório de indicadores de desempenho das instituições participantes.

Executado em novembro de 2009.

2.2 Elaborar proposta de planejamento de ações para o ano de 2011

Prazo para execução novembro de 2010.

4- DEMONSTRATIVO DE RECEITAS E DESPESAS DO PERÍODO

QUADRO 3 – COMPARATIVO DE RECEITAS E DESPESAS NO PERÍODO

MÊS/ANO

PREVISTO (R$) REALIZADO (R$)

CATEGORIA3

CONTÁBIL Dezembro/2009 Janeiro/2010 Fevereiro/2010 TOTAL Dezembro/2009 Janeiro/2010 Fevereiro/2010 TOTAL

1. RECEITAS 1.1. Termo de Parceria 268.285,13 268.285,13 268.285,13 1.2.Rendimentos 2.587,12 1.194,70 1.056,65 4.838,47 1.3. . Saldo do mês anterior 576.307,83 264.935,09 124.163,19 576.307,83 1.4. Estorno/Devoluções 350,00 42,00 392,00 1.5 Devolução de outro convênio ref. a

PIS pago na conta TP – Guia Única

655,15 655,15

1.6 – Devolução de valor pago na conta do TP ref. a rateio

2.370,05 3.554,57 5.924,62

Total das Receitas 582.270,15 269.684,36 393.546,97 856.403,20

2. DESPESAS 116.978,36 80.961,71 108.461,71 306.401,78 317.335,06 145.521,17 123.271,70 586.127,93 2.1.Despesas de pessoal 106.171,65 60.505,00 59.505,00 226.181,65 133.003,90 98.940,92 89.221,47 321.196,29 2.1.1 – Salários 81.666,65 35.000,00 35.000,00 47.638,12 47.857,39 22.525,29 2.1.2 – Encargos 17.150,00 17.150,00 17.150,00 79.052,41 44.856,00 30.956,94 2.1.3 - Benefícios 7.355,00 8.355,00 7.355,00 6.313,37 6.227,53 5.679,24 2.1.4- Provisão 13º e Férias 30.060,00 2.2-Serviços de Terceiros 500,00 6.400,00 36.900,00 43.800,00 8.215,50 6.371,00 14.424,45 29.010,95

(16)

MÊS/ANO

PREVISTO (R$) REALIZADO (R$)

CATEGORIA3

CONTÁBIL Dezembro/2009 Janeiro/2010 Fevereiro/2010 TOTAL Dezembro/2009 Janeiro/2010 Fevereiro/2010 TOTAL

2.3- Despesas Operacionais 250,00 0,00 0,00 250,00 139.845,56 27.455,00 159,90 167.460,46 2.4- Despesas Não-Operacionais 10.056,71 14.056,71 12.056,71 36.170,13 32.445,10 11.711,25 19.130,88 63.287,23 2.5- Investimentos/Bens Permanentes 0,00 0,00 0,00 3.825,00 1.043,00 335,00 5.203,00

Total das despesas 116.978,36 80.961,71 108.461,71 306.401,78 317.335,06 145.521,17 93.211,70 586.127,93

(17)

4.1 – Análise das receitas e despesas

A composição da receita apresentada é referente ao saldo de novembro somado as devoluções e rendimentos da aplicação financeira durante o período e a 6ª (quinta) parcela do recurso financeiro estabelecido no I Aditivo do Termo de Parceria creditado em novembro, totalizando o valor de R$ 856.403,20 (Oitocentos e cinqüenta e seis mil quatrocentos e três reais e vinte centavos).

As despesas foram executas observando os princípios da economicidade e da eficiência, o total da despesa no período foi de R$ 586.127,93 (Quinhentos e oitenta e seis mil cento e vinte e sete reais e noventa e três centavos), o saldo do trimestre é de R$ 270.275,27 (Duzentos e setenta mil duzentos e setenta e cinco reais vinte e sete centavos).

As despesas pagas com recursos do Termo de Parceria como encargos e rateios, serão reembolsadas com correção de juros da aplicação financeira na qual o recurso esta aplicado.

As despesas que excederão o valor previsto no orçamento foram alocadas dentro da planilha orçamentária e emitido uma justificativa para a OEP.

Segue seguintes observações:

O saldo de R$ 270.275,27 do 7º trimestre está provisionado para:

Folha de pagamento e encargos Março e Abril R$ 80.000,00 Material Gráfico R$ 50.000,00 Fantasia Bileco R$ 15.000,00 Parceria CMRR/Ambientação R$ 40.000,00 Despesas não operacionais R$ 26.113,42 Jogos Ambientação R$ 55.000,00

Totalizando o valor de R$ 266.113,42 (Duzentos e sessenta e seis e mil cento e treze reais e quarenta e dois centavos).

Portanto, o saldo menos as provisões é de 4.161,85 (Quatro mil cento e sessenta e um reais e oitenta e cinco centavos).

(18)

5 – CONSIDERAÇÕES FINAIS

Durante o 7º trimestre além do foco nas metas e ações previstas a OSCIP também desenvolveu atividades não pactuadas no TP, acreditando que desempenha papel fundamental de agregar ainda mais valor à iniciativa. Como ações não previstas no Termo de Parceria destacam-se:

 Realizada implantação do Programa em mais uma unidade da Secretaria de Estado de Saúde – SES, com a participação de 161 funcionários, representando cerca de 15% do total de funcionários da edificação.

 Realizada apresentação oral do programa Ambientação no X Sibesa – Simpósio Ítalo Brasileiro de Engenharia Sanitária e Ambiental, em Maceió/AL.

O Ambientação tenta, de maneira persistente, uma mudança positiva no comportamento dos funcionários, além disso, a participação e o compromisso dos envolvidos no programa proporciona bem estar no ambiente de trabalho, na vida pessoal de cada um, além de poupar o ambiente natural.

É fundamental a contribuição individual. Para tanto, a divulgação dos princípios do programa e o monitoramento sistemático dos indicadores se torna necessário para garantir a manutenção das conquistas alcançadas e evoluir dentro de uma proposta de melhoria contínua.

(19)

6 – COMPROVANTES DE REGULARIDADE TRABALHISTA, PREVIDENCIÁRIA E FISCAL

MINISTÉRIO DA FAZENDA

Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional Secretaria da Receita Federal do Brasil

CERTIDÃO CONJUNTA NEGATIVA

DE DÉBITOS RELATIVOS AOS TRIBUTOS FEDERAIS E À DÍVIDA ATIVA DA UNIÃO

Nome: AMBIENTE BRASIL CENTRO DE ESTUDOS CNPJ: 03.106.147/0001-59

Ressalvado o direito de a Fazenda Nacional cobrar e inscrever quaisquer dívidas de

responsabilidade do sujeito passivo acima identificado que vierem a ser apuradas, é certificado que não constam pendências em seu nome, relativas a tributos administrados pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a inscrições em Dívida Ativa da União junto à Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN).

Esta certidão, emitida em nome da matriz e válida para todas as suas filiais, refere-se

exclusivamente à situação do sujeito passivo no âmbito da RFB e da PGFN, não abrangendo as contribuições previdenciárias e as contribuições devidas, por lei, a terceiros, inclusive as inscritas em Dívida Ativa do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), objeto de certidão específica.

A aceitação desta certidão está condicionada à verificação de sua autenticidade na Internet, nos endereços <http://www.receita.fazenda.gov.br> ou <http://www.pgfn.fazenda.gov.br>.

Certidão emitida com base na Portaria Conjunta PGFN/RFB no 3, de 02/05/2007. Emitida às 15:15:48 do dia 25/01/2010 <hora e data de Brasília>.

Válida até 24/07/2010.

Código de controle da certidão: C9D5.7353.5127.1E43 Certidão emitida gratuitamente.

(20)

Certificado de Regularidade do FGTS - CRF

Inscrição: 03106147/0001-59

Razão Social: AMBIENTE BRASIL CENTRO DE ESTUDOS

Nome Fantasia: AMBIENTE BRASIL

Endereço: RUA VERANO FARIA 53 / CENTRO / VICOSA / MG / 36570-000

A Caixa Econômica Federal, no uso da atribuição que lhe confere o Art. 7, da Lei 8.036, de 11 de maio de 1990, certifica que, nesta data, a empresa acima identificada encontra-se em situação regular perante o Fundo de Garantia do Tempo de Serviço - FGTS.

O presente Certificado não servirá de prova contra cobrança de quaisquer débitos referentes a contribuições e/ou encargos devidos, decorrentes das obrigações com o FGTS. Validade: 09/03/2010 a 07/04/2010 Certificação Número: 2010030923205145583018 Informação obtida em 18/03/2010, às 10:05:52.

A utilização deste Certificado para os fins previstos em Lei está condicionada à verificação de autenticidade no site da Caixa: www.caixa.gov.br

(21)

MINISTÉRIO DA FAZENDA

Secretaria da Receita Federal do Brasil

CERTIDÃO NEGATIVA

DE DÉBITOS RELATIVOS ÀS CONTRIBUIÇÕES PREVIDENCIÁRIAS E ÀS DE TERCEIROS

Nº 014272010-11025050

Nome: AMBIENTE BRASIL CENTRO DE ESTUDOS CNPJ: 03.106.147/0001-59

Ressalvado o direito de a Fazenda Nacional cobrar e inscrever quaisquer dívidas de responsabilidade do sujeito passivo acima identificado que vierem a ser apuradas, é certificado que não constam pendências em seu nome relativas a contribuições administradas pela Secretaria da Receita Federal do Brasil (RFB) e a inscrições em Dívida Ativa da União (DAU).

Esta certidão, emitida em nome da matriz e válida para todas as suas filiais, refere-se exclusivamente às contribuições previdenciárias e às contribuições devidas, por lei, a terceiros, inclusive às inscritas em DAU, não abrangendo os demais tributos administrados pela RFB e as demais inscrições em DAU, administradas pela Procuradoria-Geral da Fazenda Nacional (PGFN), objeto de Certidão Conjunta PGFN/RFB.

Esta certidão é valida para as finalidades previstas no art. 47 da Lei nº 8,212 de 24 de julho de 1991, exceto para:

- averbação de obra de construção civil no Registro de Imóveis;

- redução de capital social, transferência de controle de cotas de sociedade limitada e cisão parcial ou transformação de entidade ou de sociedade sociedade empresária simples;

- baixa de firma individual ou de empresário, conforme definido pelo art.931 da Lei nº 10.406, de 10 de Janeiro de 2002 - Código Civil, extinção de entidade ou sociedade empresária ou simples.

A aceitação desta certidão está condicionada à finalidade para a qual foi emitida e à verificação de sua autenticidade na Internet, no endereço

<http://www.receita.fazenda.gov.br>.

Certidão emitida com base na Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 01, de 20 de janeiro de 2010.

Emitida em 25/01/2010. Válida até 24/07/2010.

Certidão emitida gratuitamente.

(22)
(23)
(24)

7 – DECLARAÇÃO DO DIRIGENTE DA OSCIP E DO SUPERVISOR DO TERMO DE PARCERIA

Declaro, para todos os fins, que são verídicas todas as informações contidas no 7º Relatório Gerencial do Termo de Parceria firmado entre a Fundação Estadual do Meio Ambiente e a OSCIP Ambiente Brasil Centro de Estudos.

Belo Horizonte, ____de _______________ de 2010.

__________________________________ José Rubens Ferreira Fontes

Secretário Executivo da OSCIP Ambiente Brasil Centro de Estudos

Declaro ter supervisionado as ações realizadas pela OSCIP neste período avaliatório e, diante das informações assim obtidas, ratifico e atesto a fidedignidade das informações contidas neste relatório.

Belo Horizonte, ____de _______________ de 2010.

__________________________________ Mirian Cristina Dias Baggio

Supervisora do Termo de Parceria, representante da Fundação Estadual do Meio Ambiente

Referências

Documentos relacionados

Nessa situação temos claramente a relação de tecnovívio apresentado por Dubatti (2012) operando, visto que nessa experiência ambos os atores tra- çam um diálogo que não se dá

De seguida, vamos adaptar a nossa demonstrac¸ ˜ao da f ´ormula de M ¨untz, partindo de outras transformadas aritm ´eticas diferentes da transformada de M ¨obius, para dedu-

Equipamentos de emergência imediatamente acessíveis, com instruções de utilização. Assegurar-se que os lava- olhos e os chuveiros de segurança estejam próximos ao local de

6 Consideraremos que a narrativa de Lewis Carroll oscila ficcionalmente entre o maravilhoso e o fantástico, chegando mesmo a sugerir-se com aspectos do estranho,

A disciplina de Língua Portuguesa é distribuída em quatro aulas semanais para os alunos surdos das séries finais do Ensino Fundamental, já a disciplina de

A ideia é observar o sistema por muitos períodos para poder prever probabilisticamente o estado no próximo período de observação.... Cadeias

Segundo Bowersox e Closs (2001), os sistemas de informação logística são a interligação das atividades logísticas para criar um processo integrado. Essa integração baseia-se

Entre 2003 e 2012, passa-se do caso isolado da UnB para a adesão de mais 27 universidades federais até 2011, ano anterior à aprovação da lei federal que tornou as cotas