Controle estatístico de qualidade

Top PDF Controle estatístico de qualidade:

Qualidade das operações de preparo de solo por controle estatístico de processo.

Qualidade das operações de preparo de solo por controle estatístico de processo.

RESUMO: A concorrência em escala mundial obriga as empresas a buscar maior eficiência administrativa e operacional. As técnicas de controle estatístico de processo (CEP) são uma das ferramentas que permitem a melhoria da qualidade e produtividade nas empresas. Desenvolvido e largamente aplicado nas indústrias, o CEP tem grande potencial de utilização na agropecuária. Tendo em vista o desenvolvimento desse potencial, esse trabalho tem por objetivo avaliar os efeitos da utilização do controle de qualidade em operações agrícolas de preparo do solo para a cultura do milho utilizando-se como ferramenta de análise o CEP. A utilização do controle na operação de escarificação proporcionou redução da variabilidade de dados de profundidade de trabalho média em 38,4% e aumento de 45,0% dos dados desejados. Na gradagem, houve redução de 9,8% dos dados médios de tamanho de torrões, e um aumento de 75,0% de torrões aceitáveis.
Mostrar mais

6 Ler mais

Utilização do controle estatístico de processo atrelado às ferramentas da qualidade no monitoramento do peso das embalagens do produto final: um estudo de caso em uma indústria química / Use of statistical process control linked to quality tools in monito

Utilização do controle estatístico de processo atrelado às ferramentas da qualidade no monitoramento do peso das embalagens do produto final: um estudo de caso em uma indústria química / Use of statistical process control linked to quality tools in monitoring the weight of final product packaging: a case study in a chemical industry

O objetivo deste artigo é demonstrar a aplicação do controle estatístico de processo (CEP) no monitoramento do peso de embalagens de produtos químicos, atrelando os resultados à utilização de ferramentas da qualidade, que busca o entendimento, análise e solução de problemas. Neste estudo, utilizou-se de algumas ferramentas do CEP e com base nestas informações associadas às ferramentas da qualidade como: Gráfico de Pareto, Folha de Verificação e Ishikawa, pôde-se encontrar as possíveis causas e buscar as soluções para os desvios apresentados. Após a implantação das medidas corretivas, novamente se analisou estatisticamente os valores de peso das embalagens e se comprovou uma melhoria nos resultados, que agora, estão sob controle e dentro das faixas de especificação.
Mostrar mais

17 Ler mais

Modelagem, previsão de séries de tráfego e controle estatístico de indicadores de qualidade em redes celulares

Modelagem, previsão de séries de tráfego e controle estatístico de indicadores de qualidade em redes celulares

Todos os elementos e interfaces possuem contadores que possibilitam a construção de formulações para o acompanhamento do desempenho da rede. Os indicadores estatísticos, como são denominados, permitem verificar o estado da rede sob diversas ópticas (MISHRA, 2004): cobertura, pela investigação da potência em relação ao Avanço Temporal (TA – Timing Advance), por exemplo; capacidade, pelo exame de bloqueios e de tempos de congestionamento, entre outros; e qualidade-configuração, pela inspeção das taxas de quedas de chamadas, de sucessos de handover 2 , etc. Deve-se observar que, especialmente no âmbito da cobertura, é necessária a utilização de outras ferramentas para a operação do sistema, como testes realizados em campo com dispositivos e softwares que permitam a visualização e o armazenamento de informações relacionadas a esta.
Mostrar mais

116 Ler mais

Utilização de controle estatístico do processo para a análise de qualidade da água em um município adjacente ao Parque Nacional do Iguaçu

Utilização de controle estatístico do processo para a análise de qualidade da água em um município adjacente ao Parque Nacional do Iguaçu

Conforme Brasil, 2006 é importante informar que todo o processo de tratamento que a água passa desde, o tratamento, a reservaaço, a distribuiaço e o consumo, nço garante a condiaço de potabilidade da mesma. Cabe destacar que sço várias as substâncias, como metais pesados e agrotóxicos que nço sço efetvamente removidas em processos convencionais de tratamento. Por isso, a importância de se manter um sistema com mais enfoque no controle e na vigilância da qualidade da água para consumo humano, considerando a dinâmica da água desde o manancial até o consumo.
Mostrar mais

23 Ler mais

Gráfico de controle da média móvel exponencialmente ponderada: aplicação na operação e monitoramento de uma estação de tratamento de esgoto.

Gráfico de controle da média móvel exponencialmente ponderada: aplicação na operação e monitoramento de uma estação de tratamento de esgoto.

Uma técnica para verificar se o tratamento do esgoto é ou não eficaz é a aplicação de métodos estatísticos do controle de qualidade. Apesar de essas técnicas serem amplamente utilizadas em processos industriais, Montgomery (2004) cita que as técnicas estatísticas de controle da qualidade podem ser aplicadas em processos industriais ou não industriais. Corbett e Pan (2002) utilizaram essas técnicas para avaliar o desempenho ambiental visando à implantação de sistemas de gestão ambiental utilizando como banco de dados emissões de nitrato. Os mesmos autores apontam que as técnicas de controle estatístico de qualidade podem ser aplicadas em vários trabalhos para a avaliação de desempenho ambiental, porém, precisa de estudos para a escolha apropriada do gráfico a ser utilizado.
Mostrar mais

8 Ler mais

Utilização de controle estatístico de processo na avaliação do desempenho acadêmico

Utilização de controle estatístico de processo na avaliação do desempenho acadêmico

Concordando com Stuart, Mulins e Drew (1996), considera-se que os gráficos de controle são ferramentas muito importantes para o CEP, que se fundamentam em uma ideia surpreendentemente simples: se você acompanhar o seu processo de fabricação regularmente, você vai saber como ele deve e não deve se comportar. Concordando com Woodall (2000), considera-se que essas ideias extremamente simples, envolvidas nas atividades de monitoramento e controle, talvez tenham sido um dos fatores determinantes do sucesso do controle de qualidade. Embora tenham sido desenvolvidas muitas técnicas sofisticadas, o uso de procedimentos simples parece ter resultado satisfatório.
Mostrar mais

20 Ler mais

Avaliação bayesiana de inspetores no controle estatístico de atributos.

Avaliação bayesiana de inspetores no controle estatístico de atributos.

m controle de qualidade para atribu- tos, os erros de classificação dos ins- petores podem causar um significati- vo impacto nas conclusões sobre o processo. Por isso mesmo, antes de analisar o processo de produção deve-se avaliar a capacidade dos inspetores em distinguir produtos confor- mes e não-conformes com o padrão. Associ- ada a esta questão, e até por conseqüência dela, surge a necessidade de treinamentos intensivos ou não dos inspetores.

9 Ler mais

CONTROLE ESTATÍSTICO APLICADO DA COLHEITA MECANIZADA DE CAFEEIROS IRRIGADOS

CONTROLE ESTATÍSTICO APLICADO DA COLHEITA MECANIZADA DE CAFEEIROS IRRIGADOS

De acordo com Matiello et al. (2004), em região de temperatura média elevada, o efeito da face de exposição da linha de cafeeiros, ocasiona escaldadura nas folhas e superbrotamento de ramos terciários, de modo que a face dos cafeeiros voltada para o sol da tarde sempre permanece mais amarelada. Por outro lado, Alves et al. (2004) avaliando a influência da exposição de cafeeiros sobre a produtividade e qualidade do café, encontraram efeito positivo da face oeste sobre a produtividade e a qualidade do café, porém em região de menor temperatura média. Oliveira (2008) cita que em regiões predominantemente quentes o lado do cafeeiro que recebe maior insolação produz menos, já em regiões frias, a produção é menor no lado do cafeeiro que recebe menos insolação e essa variação na produção em faces opostas numa linha de plantio pode ser atribuída aos diferentes níveis de energia radiante interceptada por essas faces na planta.
Mostrar mais

9 Ler mais

Um modelo de tráfego de rede para aplicação de técnicas de controle estatístico de...

Um modelo de tráfego de rede para aplicação de técnicas de controle estatístico de...

A Revisão Bibliográfica é composta de duas partes. Na primeira delas, é feito um levantamento pormenorizado de aspectos de monitoramento de redes, tráfego e ferramentas, com base na literatura. Procura-se dar ao leitor uma visão geral da problemática envolvida, dos padrões e do estado das pesquisas na área, informes comerciais dos fabricantes de equipamentos e programas neste segmento são usados para mostrar quais os recursos atualmente disponíveis à administração da rede e reforçar o aspecto original desta pesquisa, visto que a abordagem aqui adotada não pôde ser encontrada nas fontes disponíveis. Na segunda porção do capítulo, apresenta-se e conceitua-se o CEP, discorrendo-se sobre seu interesse, atualidade e sua relação com o controle de qualidade da indústria. Ilustra- se a sua aplicação em áreas diversas e fazem-se os devidos alertas em relação ao uso inadeqüado do mesmo. Estabelece-se o vínculo entre a área de redes e o controle estatístico.
Mostrar mais

106 Ler mais

GESTÃO E CONTROLE ESTATÍSTICO DE PRAGAS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

GESTÃO E CONTROLE ESTATÍSTICO DE PRAGAS NA INDÚSTRIA ALIMENTÍCIA

É notório que a discussão e levantamento de dados traz visibilidade ao tema aqui tratado. Para a indústria tabagista, é relevante ao passo que serve como um guia de como visualizar, planejar e agir sob a incidência de bicho de tabaco em suas plantas industriais. Para o meio acadêmico, traz oportunidades de estudos avançados e um pouco da complexa realidade das indústrias perante a manutenção e constante busca pela qualidade total de seus produtos. Para a sociedade e demais interessados, mostra a interação e multiplicidade de parâmetros que, de certa forma, revelam a constante preocupação das empresas sob a integridade e entrega de bens que atendam as expectativas dos consumidores.
Mostrar mais

51 Ler mais

Estudo da capacidade do processo de uma semeadora pneumática analisando a distribuição longitudinal de sementes / Study of process capacity of an air seeder analyzing longitudinal distribution of seed

Estudo da capacidade do processo de uma semeadora pneumática analisando a distribuição longitudinal de sementes / Study of process capacity of an air seeder analyzing longitudinal distribution of seed

Ademais, habitualmente algumas ferramentas muito eficientes para monitoramento das áreas de cultivo da cultura são utilizadas, destacando-se softwares estatísticos para aplicação de técnicas desenvolvidas para maior controle de qualidade e redução de perdas, destacado o controle estatístico de processo (CEP) (Silva Alves et al. 2020).

7 Ler mais

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

UNIVERSIDADE FEDERAL DE UBERLÂNDIA FACULDADE DE CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM CIÊNCIA DA COMPUTAÇÃO

que representam a medida da característica de um determinado processo de interesse [Costa 2005] [Montgomery 2009]. O gráfico de Shewhart padrão, também conhecido como X&barra, é plotado considerando a média das amostras aleatórias (saídas do processo monitorado) coletadas periodicamente, em ordem, para monitorar o processo sob controle estatístico. Em adicional ao gráfico X&barra, o gráfico individual é outro tipo de gráfico de controle de Shewhart, que é usado para monitorar variáveis, onde se torna impraticável obter um tamanho de amostra, n, maior que uma observação (n > 1) [Montgomery 2009]. O monitoramento da qualidade das predições de tráfego de rede normalmente requer apenas os gráficos de controle de Shewhart individuais, uma vez que as variáveis monitoradas são valores comumente individuais que representam um resíduo de predição. Na sequência, o gráfico de controle de Shewhart para observações individuas é apresentado. Uma descrição mais detalhada de toda a família dos gráficos de controle de Shewhart pode ser obtida em [Montgomery 2009].
Mostrar mais

125 Ler mais

Aplicação do controle estatístico de processo na indústria farmacêutica

Aplicação do controle estatístico de processo na indústria farmacêutica

O controle estatístico de processo (CEP) é uma das mais poderosas metodologias desenvolvidas visando auxiliar no controle eficaz da qualidade. Através das cartas ou gráficos de controle, podem-se detectar desvios de parâmetros representativos do processo, reduzindo a quantidade de produtos fora de especificações e com isso os custos da produção. O controle estatístico de processo embora pouco utilizado na indústria farmacêutica, é uma ferramenta de grande utilidade, pois incorpora também o conceito de boas práticas de fabricação, além de fornecer informações imprescindíveis para a validação de processos, uma vez que permitem a investigação detalhada de todos os pontos críticos de controle, diagnosticando as possíveis não conformidades em todas as etapas do processo, além de sinalizar as possíveis fontes desses desvios de qualidade possibilitando correções e interações com o processo. Apesar de não existir muitas publicações do CEP na indústria farmacêutica, os exemplos de aplicações desta ferramenta provam sua grande importância para a compreensão dos processos que envolvem a obtenção de medicamentos.
Mostrar mais

12 Ler mais

Controle estatístico aplicado ao processo de colheita mecanizada de sementes de amendoim

Controle estatístico aplicado ao processo de colheita mecanizada de sementes de amendoim

O amendoim é uma cultura que possui o seu fruto sob a superfície do solo, exigindo que sua colheita seja realizada em duas etapas denominadas arranquio e recolhimento. Neste processo ocorrem perdas de grau variado, as quais variam espacialmente e temporalmente, com influência direta sobre a qualidade da semente produzida. Pressupondo que as perdas na colheita mecanizada de amendoim apresentem variabilidade temporal e que, portanto, o local de amostragem possa interferir na determinação dos valores obtidos, este trabalho teve como objetivo avaliar, por meio do controle estatístico de processo, as perdas quantitativas no arranquio e recolhimento do amendoim, bem como, avaliar estatisticamente a qualidade das sementes após a colheita. Para a coleta dos dados foi montada uma malha de 42 pontos amostrais, nos quais foram avaliadas as perdas visíveis, invisíveis e totais no arranquio, as perdas na plataforma, as perdas visíveis totais e perdas totais na colheita. Também foram determinados parâmetros de caracterização da colheita do amendoim, tais como teor de água do solo e das vagens, matéria seca, dimensões da leira, cobertura vegetal, fluxo de material colhido, bem como foram realizadas avaliações da qualidade fisiológica das sementes. O teor de água das vagens e do solo foi adequado à operação de arranquio. As perdas visíveis, invisíveis e totais no arranquio apresentaram distribuição assimétrica e instabilidade segundo o controle estatístico. Somente as perdas totais na colheita de amendoim tiveram distribuição normal no recolhimento. Todas as variáveis de caracterização do material recolhido (exceto impurezas minerais) e o índice da velocidade de germinação para a qualidade fisiológica das sementes apresentaram distribuição normal.
Mostrar mais

100 Ler mais

O controle estatístico de processos no monitoramento da fabricação em uma empresa no ramo colchoeiro / The statistical control of processes in manufacturing monitoring in a company of mattress

O controle estatístico de processos no monitoramento da fabricação em uma empresa no ramo colchoeiro / The statistical control of processes in manufacturing monitoring in a company of mattress

Em síntese, observou-se que a empresa pode conseguir a melhoria contínua através da aplicação do controle estatístico de processos, aumentando assim a qualidade, confiabilidade e satisfação dos clientes, além de reduzir os custos e tempos por retrabalho. A aplicação do CEP possibilita trilhar um caminho para sanar problemas com a utilização de ferramentas apropriadas. Assim sendo, fica evidente que esta metodologia propicia não somente uma cultura de gestão proativa para a organização com base nas falhas oriundas nos processos, mas também contribui como pivô de uma aplicabilidade futura em outros processos produtivos ou até mesmo em outras pesquisas.
Mostrar mais

21 Ler mais

Utilização de gráficos de controle estatístico na irrigação

Utilização de gráficos de controle estatístico na irrigação

e na irrigação que todos os valores apresentaram menores que 1 e segundo Werkema (1995) a capacidade do processo é inadequada à especificação exigida considerando uma variação de vazão no sistema de 10%, os melhores resultados foram alcançados com a fertirrigação a 200kPa de pressão de entrada, entretanto o resultado indica a necessidade de intervenção no processo afim de que as vazões reduzam sua variabilidade entre si, para então aumentar a qualidade do processo. O parâmetro de condutividade apesar admitir uma variação maior entre os limites, não possui capacidade satisfatória para ambas as alturas avaliadas. Já o pH apresentou índice C p >1,33 sendo capacidade do processo é adequada à especificação exigida.
Mostrar mais

12 Ler mais

Estudo de caso de controle estatístico de processo: levantamento estatístico de defeitos em molduras

Estudo de caso de controle estatístico de processo: levantamento estatístico de defeitos em molduras

Este trabalho de graduação aborda o estudo do Controle Estatístico de Processo – CEP, em uma das etapas de produção de uma indústria de molduras, tendo como objetivo utilizar a ferramenta de controle estatístico de processo (CEP) para avaliar a capacidade do processo. Onde o processo necessita de melhorias já que não atendem bem as especificações. Avaliando as necessidades que a empresa necessita para a melhoria da gestão da qualidade, bem como as dificuldades que apresentam durante a implantação do CEP. O presente estudo tem como método a utilização do estudo de caso. Os resultados são apresentados através do estudo do nível de defeitos utilizando os diagramas de Pareto e gráfico de controle por - (p) fração defeituosa, e verificando a capacidade e estabilidade do processo utilizando os gráficos de controle XbarraR e histogramas. O processo demonstrou a necessidade de melhorias no processo e na gestão da qualidade. Ao final do trabalho sugestões são apresentadas para melhorar o sistema de qualidade da empresa.
Mostrar mais

132 Ler mais

Open Detecção de outlier como suporte para o controle estatístico do processo multivariado: um estudo de caso em uma empresa do setor plástico.

Open Detecção de outlier como suporte para o controle estatístico do processo multivariado: um estudo de caso em uma empresa do setor plástico.

O gráfico de controle multivariado T 2 serve para mostrar o retrato atual de como a empresa se apresentou com relação ao produto produzido, ou seja, diagnostica a situação atual de produção das garrafeiras. Essa ferramenta gráfica indica, entre outras informações, os pontos de alerta do processo de produção. Tais pontos devem ser examinados mais detalhadamente, no sentido de investigar se esses são apenas flutuações aleatórias de medições dos parâmetros da linha produtiva ou são observações extremas que, nesse caso, deveriam gerar ações estratégicas protetivas por parte do analista da qualidade do processo.
Mostrar mais

87 Ler mais

O CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO NA MANUFATURA DE AUTOPEÇAS DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2681

O CONTROLE ESTATÍSTICO DE PROCESSO NA MANUFATURA DE AUTOPEÇAS DOI: http://dx.doi.org/10.5892/ruvrd.v14i1.2681

era apropriado, pois, foi observado bastante contaminação ou sujeira (Figura-1), o que pode interferir nos resultados de medições, assim antes da coleta de dados foi feito a adequação das condições de uso de tal ferramenta. O local ou posição da coluna eletropneumática era inapropriado por estar a uma grande distância dos usuários, além disso, foi observado que não havia a instrução de uso para o relógio comparador. Os gráficos de controle utilizados para cada uma das características da qualidade avaliadas foram respectivamente, gráfico média e amplitude com tamanho de subgrupo igual a três e gráfico medida individual e amplitude móvel com subgrupo 1, devido ao fato da taxa de produção ser muito lenta e não convém esperar acumular uma quantidade de peças para estar amostrando. Verificou se os gráficos utilizados para monitorar cada processo eram utilizados de forma correta, ou seja, se, para determinada característica da qualidade, o tipo de gráfico empregado era o ideal. Foram construídos os gráficos de controle para as variáveis analisadas.
Mostrar mais

16 Ler mais

Controle estatístico aplicado ao processo de colheita mecanizada de cana-de-açúcar.

Controle estatístico aplicado ao processo de colheita mecanizada de cana-de-açúcar.

O início da produção em empresas e indústrias começa no término da produção de matéria- prima que, no caso da cana-de-açúcar, é representado pela colheita. Esse é o ponto fundamental para avaliar a qualidade do material que será processado, por isso estudos avaliando as perdas na colheita são importantes. Segundo BONILLA (1995), algumas ferramentas destacam-se no Controle Estatístico de Processo (CEP), sendo elas: histogramas, cartas de controle por variáveis, medidas de tendência central (média aritmética, mediana e moda), medidas de dispersão (amplitude, desvio-padrão e coeficiente de variação) e medidas de assimetria e de curtose. Diversos autores utilizam a carta de controle em seus experimentos, possibilitando observar variações ou oscilações em operações agrícolas que estejam fora dos padrões especificados para o processo. A carta de controle é composta por uma linha média e outras duas linhas (superior e inferior), que representam os limites de controle e os valores característicos do processo. Os limites de controle são estimados pelo valor médio, somado ou subtraído a três vezes o desvio-padrão. Quando todos os pontos do gráfico se localizam entre os limites de controle, considera-se que o processo está sob controle. Quando, no mínimo, um ponto se localiza fora desses limites, considera-se que o processo está fora de controle.
Mostrar mais

13 Ler mais

Show all 10000 documents...